[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Boa tarde, galera. Li varias postagens aqui no topico de pessoas com o mesmo problema que eu, mas nenhum foi conclusivo. Como muitos, migrei minha Claro coaxial para fibra, foi instalado o infame Technicolor TC22232. Assim que o puxador de cabo, que a Claro chama de técnico, foi embora, configurei o modem como bridge, para usar com o meu OPNsense e a conexao parou de funcionar. Assim como muitos relatos aqui, o OPNsense nao recebeu um IPV4 do modem. O atendimento e a ouvidoria ja mandaram o mesmo cara aqui 4 vezes, nem ele e nem o supervisor dele sabem o que é bridge, router, ipv4, ipv6... Nada. Toda visita cai pro mesmo cara e agora ele ta falando que configurar o modem em bridge é proibido (mesmo tendo a opcao no firmware e o passo-a-passo do processo no site oficial da Claro). Ja dei entrada no Reclame Aqui, Consumidor GOV, mas todos dao prazo de 10 dias e eu to com a conexao parada por isso. Alguém conseguiu resolver isso?
Tenta fazer o que o @KILLME escreveu no post anterior que deve dar certo o IPv4 voltar a funcionar.
O que me deixa surpreso de verdade são os relatos dos colegas que passam por esse mesmo problema e chamam o suporte da Claro, seja por telefone ou presencial.
Quando a gente pensa que leu de tudo quando o assunto é bizarrice e despreparo, o próximo relato sempre supera o anterior.
Incrível!
Depois a galera quer justificar preconceito com provedor pequeno, pois nesse nível de incompetência nem provedor de bairro é igual.
 
@KILLME ou @FabianoSR ou outro membro que utilize placa de rede 2.5G, já que alcançam mais de 1 Giga nos PCs de vocês, poderiam por favor indicar uma placa custo-benefício pra eu comprar? Eu tenho certeza que minha conexão da Claro passa de 1Gbps, já que ela trava nos 950, aí tô querendo ver uma placa dessa, mas tô com orçamento apertado por conta das internets. Em algum momento vou ter que fazer uma escolha e ficar apenas com uma. E pra escolher, preciso ver se a Claro realmente entrega 1Gb no plano de 750, pelo valor que pago hoje (104,90). Se ela entregar, tem grandes chances de ser a escolhida.
Aqui eu uso a própria placa de rede da placa mãe que é 2.5Gb. Eu comprei uma placa PCIe 2.5Gb para usar no NAS que ainda não montei então nem sei dizer se vai funcionar direito kkkk.
Foi essa aqui que comprei:
Peguei este modelo por conta do chipset ser I226, o mesmo modelo do MiniPC roteador.
 
Aqui eu uso a própria placa de rede da placa mãe que é 2.5Gb. Eu comprei uma placa PCIe 2.5Gb para usar no NAS que ainda não montei então nem sei dizer se vai funcionar direito kkkk.
Foi essa aqui que comprei:
Peguei este modelo por conta do chipset ser I226, o mesmo modelo do MiniPC roteador.
Eu tenho uma dessa e funciona muito bem.
 
Aqui eu uso a própria placa de rede da placa mãe que é 2.5Gb. Eu comprei uma placa PCIe 2.5Gb para usar no NAS que ainda não montei então nem sei dizer se vai funcionar direito kkkk.
Foi essa aqui que comprei:
Peguei este modelo por conta do chipset ser I226, o mesmo modelo do MiniPC roteador.
Gostei dessa também. Nunca comprei nesse site, demora muito pra chegar? E frete, sai muito caro?
 
O pessoal dos foruns fora do Brasil, estão com uma onda xenófoba com a China e arredores. Nada que vem da China presta ...
Por ridiculo que pareça isso afetou até o chipset 2.5Gb/s da Realtek, o RTl8125. Funciona muito bem e custa 60% do i226.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Gostei dessa também. Nunca comprei nesse site, demora muito pra chegar? E frete, sai muito caro?
Sabendo dribrar o remessa conforme do governo do Brasil, fica rápido e barato. Por rápido, chega em menos de 2 semanas.

Exemplo:
Código:
https://pt.aliexpress.com/item/1005004763719085.html?spm=a2g0o.productlist.main.49.50f8B1fKB1fKpV&algo_pvid=1190b22b-868b-4c0b-9838-2f3a49c41df3&algo_exp_id=1190b22b-868b-4c0b-9838-2f3a49c41df3-24&pdp_npi=4@dis!BRL!265.62!212.49!!!49.99!39.99!@2101fb1a17151717857082125e3280!12000030382560315!sea!BR!4056853376!&curPageLogUid=h7tke298d5ZZ&utparam-url=scene:search|query_from:
frete grátis. 4 portas de 2.5Gb/s RTL8125B.
 
Última edição:
O pessoal dos foruns fora do Brasil, estão com uma onda xenófoba com a China e arredores. Nada que vem da China presta ...
Por ridiculo que pareça isso afetou até o chipset 2.5Gb/s da Realtek, o RTl8125. Funciona muito bem e custa 60% do i226.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sabendo dribrar o remessa conforme do governo do Brasil, fica rápido e barato. Por rápido, chega em menos de 2 semanas.

Exemplo:
Código:
https://pt.aliexpress.com/item/1005004763719085.html?spm=a2g0o.productlist.main.49.50f8B1fKB1fKpV&algo_pvid=1190b22b-868b-4c0b-9838-2f3a49c41df3&algo_exp_id=1190b22b-868b-4c0b-9838-2f3a49c41df3-24&pdp_npi=4@dis!BRL!265.62!212.49!!!49.99!39.99!@2101fb1a17151717857082125e3280!12000030382560315!sea!BR!4056853376!&curPageLogUid=h7tke298d5ZZ&utparam-url=scene:search|query_from:
frete grátis. 4 portas de 2.5Gb/s RTL8125B.
Então, nunca comprei nada da China, não sei os esquemas para não ser taxado. Um amigo comprou uma camisa que veio de lá, chegou aqui no Brasil, tive que ajudar ele a gerar um boleto no app dos Correios, pagou 17 reais pra liberar a saída de lá.
Eu acho que lá tem muito aparelho bom e barato. Placa 2.5G eu pesquisei pra comprar diretamente aqui e passam de 250, essas que o pessoal tá compartilhando aqui, fazem a mesma coisa por muito menos. O preconceito foi colocado na cabeça das pessoas para elas continuarem comprando nos lugares mais caros.
 
Então, nunca comprei nada da China, não sei os esquemas para não ser taxado. Um amigo comprou uma camisa que veio de lá, chegou aqui no Brasil, tive que ajudar ele a gerar um boleto no app dos Correios, pagou 17 reais pra liberar a saída de lá.
Eu acho que lá tem muito aparelho bom e barato. Placa 2.5G eu pesquisei pra comprar diretamente aqui e passam de 250, essas que o pessoal tá compartilhando aqui, fazem a mesma coisa por muito menos. O preconceito foi colocado na cabeça das pessoas para elas continuarem comprando nos lugares mais caros.
Xenofobia a parte... esta placa que listei tem 4 portas e custa R$213,00. O frete grátis aparece em várias compras maiores de R$99,00. N~qao deixe o valore maior que R$ 250,00 pois a taxa de importação atua. Na letra miuda na página mostra o imposeto estimado, nesse caso R$ 43,52 .
Não vale a pena comprar algo muito barato, pois o frete arruina o custo beneficio.
 
O pessoal dos foruns fora do Brasil, estão com uma onda xenófoba com a China e arredores. Nada que vem da China presta ...
Por ridiculo que pareça isso afetou até o chipset 2.5Gb/s da Realtek, o RTl8125. Funciona muito bem e custa 60% do i226.
Brasil é tão ridículo que tem item no Aliexpress que pagando todo o valor do roubo estatal promovido pelo suposto "contrato social" (vulgo Imposto), os 92,7% no acumulado de I.I. e ICMS, ainda sai mais barato importar do que comprar no C*zil zil zil...

Complicado.
 
Brasil é tão ridículo que tem item no Aliexpress que pagando todo o valor do roubo estatal promovido pelo suposto "contrato social" (vulgo Imposto), os 92,7% no acumulado de I.I. e ICMS, ainda sai mais barato importar do que comprar no C*zil zil zil...

Complicado.
Sim.
Já vi vários produtos que enquadram-se nesse caso que tu descreveu.
E não é só no Ali Express.
 
Claro com pau aqui na minha cidade..

16228704014.png


Já perdi as contas de quantos problemas tive com a claro em menos de 3 meses de assinatura, Fibra realmente não é sinônimo de qualidade, se eu pude-se já teria voltado pra vivo faz tempo..
 
Alguém sabe me dizer se o problema é o roteador? Não sei se ele esquenta demais daí para de ter Internet, no celular fica aquela exclamação no wifi dizendo que não tem Internet e no desktop a mesma coisa, daí eu desligo o roteador por um tempo e quando volta tá normal

É um tc3106, coisa que não acontecia com o arris tg1962a
 
Alguém sabe me dizer se o problema é o roteador? Não sei se ele esquenta demais daí para de ter Internet, no celular fica aquela exclamação no wifi dizendo que não tem Internet e no desktop a mesma coisa, daí eu desligo o roteador por um tempo e quando volta tá normal

É um tc3106, coisa que não acontecia com o arris tg1962a
Se o desktop e o celular estiverem via wi-fi tenta colocar um canal fixo.

Verifica os níveis:
 
Gostei dessa também. Nunca comprei nesse site, demora muito pra chegar? E frete, sai muito caro?
Não conhece Aliexpress ??? Em que mundo você vive ?
 
Não conhece Aliexpress ??? Em que mundo você vive ?
Comentário desnecessário. Não contribui em nada neste tópico que já é bem exaltado.
Muitas pessoas tem receio de fazer compras no exterior, especialmente em e-comerce.
 
Isso é um bug do registro do mac. Tem algumas formas de tentar contornar:

1. Tente clonar o MAC WAN da ONT na porta WAN do OPNsense.
2. Outro modo é colocar em modo roteador, entrar nas configurações da ONT, pegar IP, mascara e gateway, colocar em bridge novamente e setar esses dados como estático da WAN do OPNsense, ele vai funcionar até quando o pool DHCP designar esse IP para outra pessoa, quando isso acontecer remova os IP's configurados e deixe ele pegar o IP automáticamente.
3. Outro modo é colocar em bridge e dentro da minha Claro fazer a verificação do sinal de internet, em alguns casos ele força um "restart" do servidor DHCP.
Galera, muito obrigado pelas respostas e pelas dicas. Passei o dia de ontem inteiro seguindo esse passo-a-passo do @KILLME , tentei todos os modos, inclusive mesclando eles entre si. Infelizmente nao consegui nenhum resultado positivo. O OPNsense simplesmente nao pega o IPV4. Tentei com um roteador linksys que tinha jogado por aqui também e foi a mesma coisa. Vocês tem mais alguma dica? Infelizmente a empresa nao retornou o contato das reclamaçoes nos canais de defesa do consumidor ainda e a Anatel só aceita reclamaçao quando acabar o prazo da ouvidoria resolver acabar, que é daqui a 10 dias. Sinceramente nao queria trocar para a Tim, pois o atendimento e o serviço conseguem ser piores. A Claro me tirou do CGnat com apenas um pedido no atendimento e eu sei que a Tim nao vai fazer isso, mas talvez nao reste escolha. Tenho uma casa inteligente rodando em Home Assistant, sao mais de 70 dispositivos wifi online simultaneamente, fora que sao 3 VLANs. É impossivel usar essa bomba que eles dão como roteador.
 
Bom, a claro costuma dar desconto, mas antigamente era melhor. Mas pela retenção/cancelamento normalmente se consegue no mínimo o preço de assinante novo. Em geral, é recomendado ligar quando subir ou após o fim da fidelidade, mas nada impede de ligar antes.

É muito importante que tu nunca fale diretamente que quer cancelar, pois tem risco do atendente cancelar na lata.

Em resumo, vc tem que ligar no SAC, opção cancelamento com atendente e jogar a real, aquela historinha padrão:

"olha sou assinante do plano W, pago X, está muito caro, preciso de um desconto, pois a situacao esta dificil, gosto da claro e quero manter a claro mas preciso de um desconto, isso fora que [minha vizinha paga y/operadora v é mais barata/outra desculpa esfarrapada]. Consegue chegar no valor Z? Sou cliente desde 1945 e gostaria que voces considerassem o tanto de anos que sou assinante" [há um pequeno exagero, mas é mais ou menos deste jeito]

Importante: Se não der certo com um atendente, agradeça, desligue e tente novamente.
Voltando aqui pra informar, eu consegui manter o valor, eles não quiseram diminuir, mas manter o valor com desconto por mais 1 ano, por mim tudo bem pq era o que eu queria, mas se rolasse um desconto maior era melhor ainda, mas só em manter eu aceitei, eu não me importo muito com essa de manter fidelidade porque é quase impossível eu trocar de operadora, só mesmo se a claro for muito 💩 como a Oi foi comigo na época do Oi velox. Agora vou esperar pra ver a próxima fatura… Qualquer coisa volto pra contar aqui.
 
Galera, muito obrigado pelas respostas e pelas dicas. Passei o dia de ontem inteiro seguindo esse passo-a-passo do @KILLME , tentei todos os modos, inclusive mesclando eles entre si. Infelizmente nao consegui nenhum resultado positivo. O OPNsense simplesmente nao pega o IPV4. Tentei com um roteador linksys que tinha jogado por aqui também e foi a mesma coisa. Vocês tem mais alguma dica? Infelizmente a empresa nao retornou o contato das reclamaçoes nos canais de defesa do consumidor ainda e a Anatel só aceita reclamaçao quando acabar o prazo da ouvidoria resolver acabar, que é daqui a 10 dias. Sinceramente nao queria trocar para a Tim, pois o atendimento e o serviço conseguem ser piores. A Claro me tirou do CGnat com apenas um pedido no atendimento e eu sei que a Tim nao vai fazer isso, mas talvez nao reste escolha. Tenho uma casa inteligente rodando em Home Assistant, sao mais de 70 dispositivos wifi online simultaneamente, fora que sao 3 VLANs. É impossivel usar essa bomba que eles dão como roteador.
Uma pena não ter dado certo, cara.
Já que você já abriu uma reclamação, aproveita e pede para trazerem outro modelo de ONT.
Não lembro de ter lido sobre esse problema com bridge com outro modelo de ONT diferente dessa da Technicolor.
Ou seja: já não trocando por outra igual seria o ideal.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Comentário desnecessário. Não contribui em nada neste tópico que já é bem exaltado.
Muitas pessoas tem receio de fazer compras no exterior, especialmente em e-comerce.
A função do botão "Reportar" é justamente para momentos como esse.
Se dirigir publicamente diretamente ao colega que fez um post que você não gostou só ajuda a piorar o mesmo ambiente exaltado que você se queixa.
 
Última edição:
Galera, muito obrigado pelas respostas e pelas dicas. Passei o dia de ontem inteiro seguindo esse passo-a-passo do @KILLME , tentei todos os modos, inclusive mesclando eles entre si. Infelizmente nao consegui nenhum resultado positivo. O OPNsense simplesmente nao pega o IPV4. Tentei com um roteador linksys que tinha jogado por aqui também e foi a mesma coisa. Vocês tem mais alguma dica? Infelizmente a empresa nao retornou o contato das reclamaçoes nos canais de defesa do consumidor ainda e a Anatel só aceita reclamaçao quando acabar o prazo da ouvidoria resolver acabar, que é daqui a 10 dias. Sinceramente nao queria trocar para a Tim, pois o atendimento e o serviço conseguem ser piores. A Claro me tirou do CGnat com apenas um pedido no atendimento e eu sei que a Tim nao vai fazer isso, mas talvez nao reste escolha. Tenho uma casa inteligente rodando em Home Assistant, sao mais de 70 dispositivos wifi online simultaneamente, fora que sao 3 VLANs. É impossivel usar essa bomba que eles dão como roteador.
Cara, quando fiz a migração pra fibra, em junho passado, tive a sorte de ser atendido por um técnico paciente e ter o datacenter da Claro na minha cidade.

Levou um dia inteiro, com o técnico conversando com o datacenter e tentar inúmeros modelos de ONTs diferentes (se me lembro bem, um da Technicolor e dois da Kaon), pra descobrir que todos os ONTs com o firmware custom da Claro NÃO funcionam com bridge, IPV4 e fora do CGNAT.

Absolutamente nenhum.

Precisaram trazer um modelo da Huawei, o HG8245Q, que tinha o firmware original de fábrica pra poder funcionar.

Aí tudo que o @KILLME falou se aplica: o IP é liberado via DHCP, com registro do MAC da ONT no datacenter. Mas acidentalmente registraram o MAC da placa de rede do meu laptop, então tive apenas que clonar o MAC no OPNsense e desde então nunca tive problemas.

O foda é que vou fazer mudança pra outra cidade e ver que ainda não resolveram esse problema me deixa meio preocupado, já que pode haver o risco de não ter essa ONT disponível lá.

Alguém sabe se é possível comprar uma ONT própria e fazer funcionar com a Claro, em bridge e IPV4 válido?
 
Galera, muito obrigado pelas respostas e pelas dicas. Passei o dia de ontem inteiro seguindo esse passo-a-passo do @KILLME , tentei todos os modos, inclusive mesclando eles entre si. Infelizmente nao consegui nenhum resultado positivo. O OPNsense simplesmente nao pega o IPV4. Tentei com um roteador linksys que tinha jogado por aqui também e foi a mesma coisa. Vocês tem mais alguma dica? Infelizmente a empresa nao retornou o contato das reclamaçoes nos canais de defesa do consumidor ainda e a Anatel só aceita reclamaçao quando acabar o prazo da ouvidoria resolver acabar, que é daqui a 10 dias. Sinceramente nao queria trocar para a Tim, pois o atendimento e o serviço conseguem ser piores. A Claro me tirou do CGnat com apenas um pedido no atendimento e eu sei que a Tim nao vai fazer isso, mas talvez nao reste escolha. Tenho uma casa inteligente rodando em Home Assistant, sao mais de 70 dispositivos wifi online simultaneamente, fora que sao 3 VLANs. É impossivel usar essa bomba que eles dão como roteador.

O número 2 era para funcionar, pegar o IP em modo router e adiciona-los manualmente na wan e voltar para bridge.
 
Eu mantenho o Mac do modem na Wan nesse método? Pensando bem, acho que acabei não testando sem apagar o Mac.

Esse é o método 1, clonar o mac, mantem ele na WAN e não troca mais. Não gera problema algum. Na dúvida para confirmar o mac registrado na Claro, no minha claro residencial basta procurar a página de franquia de consumo, lá aparece o mac.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo