Eu acho que se vc tem dinheiro, pegue as duas HD 5870, ou melhor ainda, uma HD 5970 que está em torno de 1600 reais, saindo mais em conta que as duas HD 5870.
Agora comparando as placas, a GTX 295 tem desempenho bem semelhante ao da HD 5870, com a GTX 295, pois afinal de contas, a HD 5970 é praticamente duas HD 5870 com um leve donwclock. Então vamos pegar comparações de GTX 295 e HD 5870, as duas sozinhas.
A HD 5870 consome cerca de um terço a menos que a GTX 295, e praticamente o mesmo que uma HD 4870, conforme pode ser visto neste
review, e com destaque para o consumo em idle que é de apenas 20 Watts. Mas então alguem vem em e diz, ''Quem tem dinheiro para comprar uma placa dessas, não irá se preocupar com a conta de luz!''. Tá certo, mas não deixa de ser apenas mais um "recurso" interessante, além de que exigiria menos da sua fonte, e consequentemente ela terá uma vida útil mais longa.
Em relação ao desemepenho, pode-se observar, tanto no review que citei anteriormente como no da
Adrenaline, que as duas placas estão com desempenhos muito semelhantes. Esta situação tambem pode ser observada no
Review feito pelo nil_bad, e comparando a HD 5870 dele com a GTX 295, as duas tem desempenhos semelhantes, sem contar ainda o fato de o nil_bad estar com um Q6600 e o japamd com seu Core i7, que é melhor que o Q66, mesmo que em resoluções mais altas o processador já não tenha mais influência em jogos como o Crysis.
Quanto aos recursos que cada uma oferece:
A HD 5870 tem DirectX 11, que apresenta uma melhoria significativa, e que já tem vários jogos de peso que já foram e estão à ser lançados como: Crysis 2, Battleforge, Dirt 2, Alien vs Predator, ArcaniA: A Gothic Tale, Dungeons and Dragons Online: Eberron Unlimited, F1 2010, Race Driver: Grid 2, Stalker: Call of Pripyat, e engines como Unreal Engine 4, FrostBite Engine 2, entre outros titulos e engines.
O DX 11, diferentemente do DX 10, está deslanchando de vez, pois como já mostrei ali em cima, tem vários jogos que estão sendo desenvolvidos para ele, ao contrario do que aconteceu com o DX 10, que demorou um bom tempo para aparecerem jogos com suporte a ela. Os principais motivos que considero para que o DX 11 esteja se saindo bem, é que é mais fácil criar modelos com o uso do Tesselation mesmo eles sendo mais complexos, e tambem pelo próprio fato do Windows Seven estar sendo um sucesso.
Quanto ao Physx presente na GTX 295, ele é um efeito bacana sim, mas não se nota tão fácil assim. Além do mais, acho uma tecnologia que já deu o que tinha que dar, pois ela foi lançada em 2007, e são poucos os jogos que tem suporte a ela. Se vc quiser o Physx, vc pode comprar uma HD 5970 e então comprar uma placa como uma GTS 250 ou até mesmo uma 9600GT para processar a física.
A ATi e a nVidia tem suporte ao uso de óculos 3D, as Geforce utilizam o 3D Vision, e as ATi podem utilizar os fornecidos pela IZ3D, porém dizem que os da nVidia é melhor que os da IZ3D, porém não tem como mostrar se é verdade ou não. Tambem devemos considerar que esta tecnolgia é muitas vezes inviavel, pois necessita de um monitor especial, além de que a performance cai pela metade, apesar de que com duas GTX 295, não seria problema.
A ATi tem o EyeFinity, que possibilita o uso de vários monitores, mas ao invés de a resolução continuar a mesma, ela aumenta proporcionalmente, tendo uma area de trabalho bem maior. Porém, assim como o kit de óculos 3D, o EyeFinity são recurso para poucos pois ambos são caros.
Tambem existe a questão dos drivers, que até a alguns meses atrás, a ATi estava relachamdo em suas atualizações, mas no entanto de uns 4 meses para cá, percebe-se que os drivers estão ficando cada vez melhores, com correção de bugs e melhora na performance.
Resumindo, pegue a HD 5970, ou se preferir duas HD 5870.