• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Relações de Trabalho - Depoimentos, situações, tretas e dúvidas

Tem dois aqui que todo mundo acha que está se pegando durante o trabalho do serviço.

Vários já foram reclamar para os chefes, que não aceitam que falem dos dois. Dizem que não tem prova, mas já foram flagrados pela própria chefia em movimentos inoportunos, além de poder buscar pelas câmeras de segurança do prédio.

Eles dizem que é só amizade mas mês passado foram encontrados na copa, os dois indivíduos sozinhos, na escuridão, sem nenhuma luz acesa, no maior papo...
 
Não tinha um japonga querendo usar seu corpo nu um tempo atrás? Era você ou outro usuário?
japonga eh giria pro chefe crente dele?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem dois aqui que todo mundo acha que está se pegando durante o trabalho do serviço.

Vários já foram reclamar para os chefes, que não aceitam que falem dos dois. Dizem que não tem prova, mas já foram flagrados pela própria chefia em movimentos inoportunos, além de poder buscar pelas câmeras de segurança do prédio.

Eles dizem que é só amizade mas mês passado foram encontrados na copa, os dois indivíduos sozinhos, na escuridão, sem nenhuma luz acesa, no maior papo...
n sabia que tu trampava com o @Cruscotto e o chefe dele
 
Deve ser por isso que eu seu chefe ainda crê em passar o cerol no seu loló, seja na igreja ou no churras evangélico
vc assume que o chefe dele so esta afim e n comeu ainda
 
Tem dois aqui que todo mundo acha que está se pegando durante o trabalho do serviço.

Vários já foram reclamar para os chefes, que não aceitam que falem dos dois. Dizem que não tem prova, mas já foram flagrados pela própria chefia em movimentos inoportunos, além de poder buscar pelas câmeras de segurança do prédio.

Eles dizem que é só amizade mas mês passado foram encontrados na copa, os dois indivíduos sozinhos, na escuridão, sem nenhuma luz acesa, no maior papo...

Esse negócio de se pegar na copa...me lembra umas histórias cabeludas do último lugar que trabalhei, era uma multinacional, uns 2 ou 3k funcionário na planta....

Era bombeiro comendo operadora de máquina, técnico comendo estagiária, estagiária dando pra chefe kkkkk

As melhores eram das terceirizadas que tinham dentro da planta, peão que guardava o lanche na geladeira quando voltava pra comer o lanche tinha um "creme" especial, escova de dente (que era guardada na gaveta da mesa) que misteriosamente aparecia com cheiro de cu....

Saudades desse inferninho :bwahaha:
 
A semana por aqui já começou "bem"...

Na quarta passada passei para um dos desenvolvedores terceirizados uma demanda para corrigir um problema em um campo de número de CPF de um sistema que está aceitando CPFs inválidos/em branco e, além disso, se o usuário digita um CPF, mesmo que válido, com pontos/traços o CPF não é reconhecido como deveria, pois o sistema retorna erro de "CPF inválido" e o usuário fica sem saber o que o ocorreu porque o sistema não informa que tinha que inserir somente os números do CPF. Na hora o cara disse que a demanda era "mole demais" e que ia concluir rápido. Até ai beleza.

Agora há pouco o cara me chama aqui falando que já tinha concluído a demanda e que podia colocar no ar a correção feita.
- Bom dia! Conclui a correção, pode colocar no ar!
Como a responsabilidade recai sobre mim se eu colocar no ar qualquer mudança sem me certificar de que está ok e quebrar algo no sistema, eu sugeri fazermos uma chamada de vídeo para ele mostrar a correção realizada:
- Excelente! Podemos fazer uma chamada rápida para você mostrar a correção feita e fazermos alguns testes só para ter certeza de que está tudo ok antes de colocar no ar?
- Podemos!

Daí o cara compartilha a tela dele na chamada de vídeo e, logo que bati o olho, percebi que o campo CPF tinha "sumido" da tela:
- Cadê o campo de CPF?
- Então, como estava dando muito problema, eu achei melhor retirar o campo para corrigir a demanda mais rápido e sanar o erro. :facepalm: :facepalm:

Tive que respirar fundo para não falar mais do que devia:
- Mas e ai, como o sistema vai ficar? Você retirou um dos principais campos do sistema que permitem identificar o usuário. A demanda era para CORRIGIR O PROBLEMA DO CAMPO, não retirar 100% o campo do sistema. O que você fez é o mesmo que um cliente levar o carro em uma borracharia com pneu furado para remendar, o borracheiro só retirar o pneu furado e entregar o carro sem o pneu para o cliente.
- Mas você não explicou a demanda direito.
- Cara, na demanda está bem claro que deve ser corrigida a validação do número de CPF no campo e a questão de o sistema não aceitar o CPF com pontos e traço para facilitar para o usuário. Não foi colocado nada sobre retirar o campo do sistema. Não imaginei que teria que explicar algo tão óbvio para alguém que diz ser sênior.
- Beleza, vou ver o que faço aqui. :facepalm::facepalm:
 
Última edição:
- Então, como estava dando muito problema, eu achei melhor retirar o campo para corrigir a demanda mais rápido e sanar o erro.
Ah não kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
- Então, como estava dando muito problema, eu achei melhor retirar o campo para corrigir a demanda mais rápido e sanar o erro. :facepalm: :facepalm:
Esse sim pensa fora da caixa, merece até um aumento kkkkkkkkkkkkkkkkk
 
A semana por aqui já começou "bem"...

Na quarta passada passei para um dos desenvolvedores terceirizados uma demanda para corrigir um problema em um campo de número de CPF de um sistema que está aceitando CPFs inválidos/em branco e, além disso, se o usuário digitasse um CPF válido com pontos/traços o CPF não era conhecido como deveria, o sistema retornava erro de "CPF inválido" e o usuário ficava sem saber o que o ocorreu porque o sistema não informava que tinha que inserir somente os números do CPF. Na hora o cara disse que a demanda era "mole demais" e que ia concluir rápido. Até ai beleza.

Agora há pouco o cara me chama aqui falando que já tinha concluído a demanda e que podia colocar no ar a correção feita.
- Bom dia! Conclui a correção, pode colocar no ar!
Como a responsabilidade recai sobre mim se eu colocar no ar qualquer mudança sem me certificar de que está ok e quebrar algo no sistema, eu sugeri fazermos uma chamada de vídeo para ele mostrar a correção realizada:
- Excelente! Podemos fazer uma chamada rápida para você mostrar a correção feita e fazermos alguns testes só para ter certeza de que está tudo ok antes de colocar no ar?
- Podemos!

Daí o cara compartilha a tela dele na chamada de vídeo e, logo que bati o olho, percebi que o campo CPF tinha "sumido" da tela:
- Cadê o campo de CPF?
- Então, como estava dando muito problema, eu achei melhor retirar o campo para corrigir a demanda mais rápido e sanar o erro. :facepalm: :facepalm:

Tive que respirar fundo para não falar mais do que devia:
- Mas e ai, como o sistema vai ficar? Você retirou um dos principais campos do sistema que permitem identificar o usuário. A demanda era para CORRIGIR O PROBLEMA DO CAMPO, não retirar 100% o campo do sistema. O que você fez é o mesmo que um cliente levar o carro em uma borracharia com pneu furado para remendar, o borracheiro só retirar o pneu furado e entregar o carro sem o pneu para o cliente.
- Mas você não explicou a demanda direito.
- Cara, na demanda está bem claro que deve ser corrigida a validação do número de CPF no campo e corrigir a questão de o sistema não aceitar o CPF com pontos e traço para facilitar para o usuário. Não foi colocado nada sobre retirar o campo do sistema. Não imaginei que teria que explicar algo tão óbvio para alguém que diz ser sênior.
- Beleza, vou ver o que faço aqui. :facepalm::facepalm:
Ainda bem que esse cara não seguiu carreira na medicina.

- Doutor, estou sentindo uma dor nesse braço...
- Peraí que a gente resolve fácil!
[PEGA O SERROTE]
 
Esse sim pensa fora da caixa, merece até um aumento kkkkkkkkkkkkkkkkk

A solução foi genial, nunca vi nada igual. Ele simplesmente arrancou o campo em que se informa a chave primária pra localizar algo em um banco de dados.

Nem fora da caixa foi, esse aí transcendeu a caixa, entrou em um novo estado da matéria que ele e a caixa são um só, uma forma divina em que perguntas e respostas não existem mais - a única coisa que faz sentido nesse paraiso idilico é o silêncio que deve ter dentro da cabeça dele.
 
A solução foi genial, nunca vi nada igual. Ele simplesmente arrancou o campo em que se informa a chave primária pra localizar algo em um banco de dados.
CPF como PK = red flag no design desse banco hein.
 
CPF como PK = red flag no design desse banco hein.

Se for prefeitura ou empresa pequena eu não duvido não. Em alguns desses casos os bancos são legados de alguém que fez duzentos anos atrás e "não mexe aí que tá funcionando" (e as vezes é melhor nem mexer pra não ter taquicardia e crise de ansiedade kkkkk). Aliás, já vi cagada até em grande varejista - e não faz tanto tempo. Aí quando contratam alguém que sabe o que está fazendo de fato o cara pasta dois anos até colocar tudo em ordem, pra depois sair e entrar algum pangaré pra cagar tudo de novo.

Já vi até RG, que provavelmente é o pior candidato possivel pra isso
 
Fui contratado basicamente pra implantar um novo gerenciamento de riscos de investimentos na empresa.

Estabelecendo controles que antes eram bem rudimentares, coisas que as instituições do mercado controlam diariamente com sistemas caríssimos e o pessoal lá só olha mensalmente depois que recebe um relatório meia boca pronto de uma instituição parceira.

A empresa no caso cumpre com todas as obrigações legais e contratuais, mas na intenção de melhorar, superar concorrentes e se destacar no mercado, é importante que seja feito muito mais do que apenas o obrigatório. E como parte desses esforços, me contrataram pra ampliar essa visão da parte de riscos.

Entre essas necessidades, tem algumas coisas um pouco complexas, como cálculos matriciais e uma série de avaliações estatísticas com muitos dados que fica bem complicado de fazer em Excel. Não é impossível, mas porque se matar pra fazer uma planilha monstruosa e pesada, quando podemos usar recursos de programação que já tem uma série de recursos feitos pra isso.

Aí, naturalmente, eu pedi pra instalarem os recursos necessários na minha máquina pra que eu pudesse trabalhar a "ciência de dados" de forma decente sem ficar sofrendo no excel.

Eis que o pessoal barra o pedido. Não porque é um risco de segurança, mas porque "não é meu escopo usar programação".

Se a gente pegar um curso de estatística de qualquer faculdade, o mínimo que usam é um R, mas eu tenho que ficar no Excel, porque não faz parte do meu escopo usar R ou linguagens de programação. :incri2:

É cada uma. Eu já ia lançar um VBA pra automatizar alguns controles ali que o pessoal fazia totalmente manual com vários CtrlC CtrlV, mas VBA é programação, e programação não é meu escopo. Então agora é abrir chamado pro pessoal automatizar pra mim. :pense:
 
Fui contratado basicamente pra implantar um novo gerenciamento de riscos de investimentos na empresa.

Estabelecendo controles que antes eram bem rudimentares, coisas que as instituições do mercado controlam diariamente com sistemas caríssimos e o pessoal lá só olha mensalmente depois que recebe um relatório meia boca pronto de uma instituição parceira.

A empresa no caso cumpre com todas as obrigações legais e contratuais, mas na intenção de melhorar, superar concorrentes e se destacar no mercado, é importante que seja feito muito mais do que apenas o obrigatório. E como parte desses esforços, me contrataram pra ampliar essa visão da parte de riscos.

Entre essas necessidades, tem algumas coisas um pouco complexas, como cálculos matriciais e uma série de avaliações estatísticas com muitos dados que fica bem complicado de fazer em Excel. Não é impossível, mas porque se matar pra fazer uma planilha monstruosa e pesada, quando podemos usar recursos de programação que já tem uma série de recursos feitos pra isso.

Aí, naturalmente, eu pedi pra instalarem os recursos necessários na minha máquina pra que eu pudesse trabalhar a "ciência de dados" de forma decente sem ficar sofrendo no excel.

Eis que o pessoal barra o pedido. Não porque é um risco de segurança, mas porque "não é meu escopo usar programação".

Se a gente pegar um curso de estatística de qualquer faculdade, o mínimo que usam é um R, mas eu tenho que ficar no Excel, porque não faz parte do meu escopo usar R ou linguagens de programação. :incri2:

É cada uma. Eu já ia lançar um VBA pra automatizar alguns controles ali que o pessoal fazia totalmente manual com vários CtrlC CtrlV, mas VBA é programação, e programação não é meu escopo. Então agora é abrir chamado pro pessoal automatizar pra mim. :pense:
Está corretissimo.... depois dá desvio de função... se tem um pessoal pra automatizar é função deles... seu salário é pra vocÊ fazer o que foi contratado... quer ser sócio pow?
 
3ª Mesmo não sendo chefe, nem merda nenhuma, o cara gostava de ficar fiscalizando o horário de trabalho dos outros. Toda vez que via alguém indo embora mais cedo falava algo do tipo:
- Já está indo embora, Ciclano? Mas você chegou era tal hora.
Ah teve um causo aqui que eu achei lindo, parecido com isso.

Tem um grupo de zé aqui que seguem a filosofia do gestor "pelego" deles e adoravam ficar zoando um dos funcionários da equipe que saía sempre as 17 horas, em ponto (que é o horário de todos). Acontece que esse pessoal fica embaçando lá e fazendo nada até o gestor falar "vamos embora", ai eles levantam, limpam a boca, e vão.

Só que aconteceu de uma pessoa desse grupo começar uma faculdade e ter que começar a sair as 17 e, lógico, essa pessoa começou a ser zoada (da mesma forma que zoava os outros). Ela ficou tão pistola que foi no RH e o Pistolito chegou as 17 no setor, viu a zoeira, viu o pessoal encebando lá e mandou todo mundo desligar o PC e ir pra casa pq já tinha dado o horário. Foram justificar, dizendo que os dois estavam saindo cedo, o Pistolito mandou logo um "ou vocês são trouxa e estão desperdiçando seu tempo sem ter o que fazer aqui, ou estão querendo morder hora extra pra ficar de conversinha e ambos estão errados".

Foi lindo.
 
Atendendo o cliente aqui, eu e o patrão.
"...precisa passar as artes pra ele até na quinta por que ele vai entrar de férias."
Ele no caso sou eu, daí já fiquei pensando: "Eu vou?"
"Vamos parar aqui por 10 dias começando pouco antes do carnaval..."
Na minha cabeça: "nós vamos?"
Depois que o cara foi embora confirmei e é verdade, gráfica para por 10 dias no carnaval e vou receber por esses 10 dias, maravilhas de trabalhar em sistema cooperativo de boomers com o boi na sombra.

baby-scream-yeah.gif
 
Atendendo o cliente aqui, eu e o patrão.
"...precisa passar as artes pra ele até na quinta por que ele vai entrar de férias."
Ele no caso sou eu, daí já fiquei pensando: "Eu vou?"
"Vamos parar aqui por 10 dias começando pouco antes do carnaval..."
Na minha cabeça: "nós vamos?"
Depois que o cara foi embora confirmei e é verdade, gráfica para por 10 dias no carnaval e vou receber por esses 10 dias, maravilhas de trabalhar em sistema cooperativo de boomers com o boi na sombra.

baby-scream-yeah.gif
Vai para o bloquinho pegar Msol.
 
Pergunta honesta: pq o CPF como PK seria tão ruim assim?
Eu não usaria, primeiro porque ficaria muito longa para uma chave primária, segundo e mais importante é porque informação pessoal como essa precisa estar criptografada na tabela e não exposta como uma chave primária para qualquer desenvolvedor ver e usar.
 
Pergunta honesta: pq o CPF como PK seria tão ruim assim?
Vou colocar aqui a solução apresentada vs. uma alternativa e você pensa mais sobre:
  • CPF como PK.
  • ID como PK. CPF como coluna + "UNIQUE" constraint + índice.
Qual seria melhor e por quê?
---
De forma resumida:
  1. É uma 'regra de negócio' externa fazendo um papel importante no sistema interno.
  2. PK serve ao banco de dados, não às regras de negócio. Usar o CPF pq o "governo falou que é único" não é uma boa... Se mudar formato, ou qualquer outra coisa, pode afetar teu sistema.
  3. Na minha visão é um problema clássico de "entende a pergunta, mas não a resposta".
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

primeiro porque ficaria muito longa para uma chave primária
Em NoSQL é comum usar uuids. Tamanho não é critério...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo