• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Relações de Trabalho - Depoimentos, situações, tretas e dúvidas

Huondil

Embaixador do Mundo Cão
Registrado
Saudações, caros adrenalindos, adrenalindas e adrenelindes,

O objetivo do presente tópico é falar sobre Relações Trabalhistas com chefes, colegas e afins, e demais assuntos relevantes ao âmbito de trabalho, como dúvidas sobre acúmulo de funções.

AdobeStock_206344227-1024x683.jpeg.webp


Assuntos como:

- Meu chefe pediu para fazer algo que considero errado e antiético, o que eu faço?
- Vi meu chefe e o estagiário saírem juntos do banheiro feminino. Devo denunciar?
- Uma vez eu estava no banheiro e vi o diretor sair sem lavar as mãos. Depois desse dia montei uma planilha com a equipe e temos a relação de todas as pessoas que devemos evitar a qualquer custo cumprimentar com um aperto de mão.
- Meu coleguinha passa o dia enchendo meu saco e puxando conversa, atrapalhando minhas atividades, o que fazer?

NÃO SÃO ASSUNTOS DESSE TÓPICO:

- Preciso definir as peças para os computadores da firma, me ajudem. Para isso, recorram ao tópico de dúvidas de configuração de PC.
- Me apaixonei pela recepcionista, é uma boa ideia chamar um carro de telemensagem? Para isso, recorra ao Tópico dos Relacionamentos.

REGRAS

  1. Respeito aos coleguinhas, sem ofensas gratuitas, discriminatórias ou afins. Deveria ser óbvio, mas é bom reforçar;
  2. Favor respeitar o assunto do tópico e fazer o possível para não desviar o assunto de Relações de trabalho;
  3. Não citar nomes de empresas ou nomes reais de pessoas envolvidas em quaisquer depoimentos. Esse tipo de informação não é necessária para nenhum relato e pode ocasionar em problemas legais.
  4. Não discutir política. Se o seu relato é pra falar de uma treta de posicionamento político e tu precisa entrar no detalhe da discussão, vai pro Tópico de Política.
  5. Respeitar as demais regras do fórum.
Ótima semana a todos e de volta ao trabalho, os links não vão se encontrar sozinhos.

all-the-dogs-300x200@2x.jpg
 
Inaugurando o tópico: com a volta ao trabalho presencial há alguns meses, percebemos que há um colega ainda não identificado que simplesmente consome sem autorização as comidas/bebidas dos colegas deixadas na geladeira compartilhada.

Pessoal já está puto com isso, todo dia alguém vai comer e não encontra a comida/bebida deixada na geladeira. Na segunda-feira deixei 2 Danones de chocolate para o lanche da tarde, quando fui procurar encontrei só os 2 potes de danones vazios na geladeira, ou seja, nem para jogar os potes no lixo após comer o verme serviu.

Estou pensando seriamente em deixar novamente alguma coisa lá na geladeira, porém com um "tempero especial" tipo um laxante bem forte para desmascarar o safado quando ele começar a correr para o banheiro, mas temo fazer isso e ter problemas depois.

PS: não há câmeras no local onde a geladeira fica, portanto não há como identificar o autor dos pequenos furtos de comida/bebida.
 
Última edição:
Inaugurando o tópico: agora com a volta ao trabalho presencial há alguns meses, percebemos que há um colega ainda não identificado que simplesmente consome as comidas/bebidas dos colegas na geladeira compartilhada sem autorização.

Pessoal já está puto com isso, todo dia alguém vai comer e não encontra a comida/bebida deixada na geladeira. Na segunda-feira deixei 2 Danones de Chocolate para o lanche da tarde, quando fui procurar encontrei só os 2 potes de danones vazios na geladeira, ou seja, nem para jogar os potes no lixo após comer o verme serviu.

Estou pensando seriamente em deixar novamente alguma coisa lá na geladeira, porém com um "tempero especial" tipo um laxante bem forte para desmascarar o safado quando ele começar a correr para o banheiro, mas temo fazer isso e ter problemas depois.

PS: não há câmeras no local onde a geladeira fica, portanto não há como identificar o autor dos pequenos furtos de comida.
Já aconteceu esse tipo de caso na empresa que eu trabalho, porém, já ouvi casos de "pegadinhas" de funcionários, principalmente com os mais novos.

O colaborador "engraçadinho" chega no outro e fala:
-Viu, trouxe dois danones mas não vou querer comer não, pode pegar lá! Está na prateleira x da geladeira.
O outro vai lá e come/bebe, sendo que os danones eram de outro colaborador, que não estava ciente da "pegadinha"

Acredito que a melhor solução seria a instalação de uma câmera. Sem isso nunca terão certeza do que aconteceu.
 
Última edição:
Estou pensando seriamente em deixar novamente alguma coisa lá na geladeira, porém com um "tempero especial" tipo um laxante bem forte para desmascarar o safado quando ele começar a correr para o banheiro, mas temo fazer isso e ter problemas depois.

PS: não há câmeras no local onde a geladeira fica, portanto não há como identificar o autor dos pequenos furtos de comida/bebida.
Acho que não teria problemas, não. Não tem câmeras no local, então você pode deixar lá de boa com o laxante que ninguém vai saber quem deixou isso lá.
 
Tinha acabado de postar no tópico dos salários e carreiras, mas acho que o assunto "ornou" melhor aqui.

Vou somente copiar o que escrevi:

Idade: 26 anos
Cargo: Supervisor de confecção.
Formação: Administração de Empresas.
Salário atual: R$3.000,00 fixos (realmente são fixos, vou explicar abaixo) + Comissão de 3% sob o faturamento da confecção.

Estou há 2 anos e meio nessa empresa. Entrei muito entusiasmado, mas com o tempo a gente vai sentindo o tamanho do nabo do serviço.
Já pensei em pedir as contas algumas vezes desde que entrei, mas para a minha região, o salário é bem acima da média, considerando a comissão, que gira em torno de 2 à 3k.
A primeira vez que pensei em pedir demissão foi no dissídio do primeiro ano. Tivemos 9% de dissídio, ou seja, meu salário fixo iria de R$3000,00 para R$3270,00 e minha comissão seria reajustada pelo aumento na tabela de valores. Acontece que os R$270,00 que tive de dissídio, são descontados da minha comissão. Esse ano tivemos outro reajuste, meu salário já foi para R$3600 e uns quebrados, e tudo que passa dos R$3000 é descontado da minha comissão.
O argumento que eles usam é que esse foi o combinado, R$3000 "FIXOS" mais 3% de comissão.
Ou seja, todo ano meu salário desvaloriza alguns muitos reais.

Estou em busca de algo melhor, penso seriamente em trabalhar por conta, mas a falta de uma "segurança financeira" ainda me causa um pouco de medo.
 
Inaugurando o tópico: com a volta ao trabalho presencial há alguns meses, percebemos que há um colega ainda não identificado que simplesmente consome as comidas/bebidas dos colegas na geladeira compartilhada sem autorização.

Pessoal já está puto com isso, todo dia alguém vai comer e não encontra a comida/bebida deixada na geladeira. Na segunda-feira deixei 2 Danones de chocolate para o lanche da tarde, quando fui procurar encontrei só os 2 potes de danones vazios na geladeira, ou seja, nem para jogar os potes no lixo após comer o verme serviu.

Estou pensando seriamente em deixar novamente alguma coisa lá na geladeira, porém com um "tempero especial" tipo um laxante bem forte para desmascarar o safado quando ele começar a correr para o banheiro, mas temo fazer isso e ter problemas depois.

PS: não há câmeras no local onde a geladeira fica, portanto não há como identificar o autor dos pequenos furtos de comida/bebida.
O produto tava estragado e azar de quem comeu. Fim
 
Já aconteceu esse tipo de caso na empresa que eu trabalho, porém, já ouvi casos de "pegadinhas" de funcionários, principalmente com os mais novos.

O colaborador "engraçadinho" chega no outro e fala:
-Viu, trouxe dois danones mas não vou querer comer não, pode pegar lá! Está na prateleira x da geladeira.
O outro vai lá e come/bebe, sendo que os danones eram de outro colaborador, que não estava ciente da "pegadinha"

Acredito que a melhor solução seria a instalação de uma câmera. Sem isso nunca terão certeza do que aconteceu.

Sim, o ideal seria haver uma câmera no local. Já conversamos com a chefia sobre a possibilidade de instalação de uma câmera, mas a desculpa é que não há verba para isso. Fizeram uma reunião geral pedindo "encarecidamente" que evitassem consumir o que não for seu e ficou por isso mesmo.

Acho que não teria problemas, não. Não tem câmeras no local, então você pode deixar lá de boa com o laxante que ninguém vai saber quem deixou isso lá.

Pois é.. estou relutando para não fazer algo do tipo porque não acho certo, mas se ocorrer novamente, vou pensar seriamente em aprontar uma boa com o "espertão".

O produto tava estragado e azar de quem comeu. Fim

Do jeito que nesse país gostam de dar razão ao errado, ainda é perigoso o safado sair de vítima na história se tiver algum tipo de infecção/intoxicação alimentar.
 
quando fui procurar encontrei só os 2 potes de danones vazios na geladeira, ou seja, nem para jogar os potes no lixo após comer o verme serviu.
Pqp meu chapa. Eu achando que o cara só tirava um tequin, mas come inteiro e ainda deixa o pote vazio? G-sus. É o cúmulo.

Acho que não teria problemas, não. Não tem câmeras no local, então você pode deixar lá de boa com o laxante que ninguém vai saber quem deixou isso lá.
Também acho que não teria problema. A não ser que o cara tivesse alguma alergia ao laxante e fosse parar no hospital. Mas se o indivíduo tivesse alguma alergia, com certeza não estaria comendo comida alheia.

Fora que, não tem como a pessoa afirmar que tu batizou nada. Ele pode muito bem ter comido algo ruim antes de ir pro trabalho. Enfim, não tem como te acusarem de nada. Foda se for que nem o @edbre falou e a pessoa comendo foi trollada. Mas se isso é algo que se repete com frequência, não faz mt sentido ser esse tipo de brincadeira.

ois é.. estou relutando para não fazer algo do tipo porque não acho certo, mas se ocorrer novamente, vou pensar seriamente em aprontar uma boa com o "espertão".
Errado é roubar dos outros :kidding: Se não quiser meter o loco com laxante, dá pra enfiar uma lasquinha de uma pimentinha braba no lanche. Aí não tem nem como te acusar de nada, porque colocar pimenta na comida não é crime.
 
@leandroO_TM se tiver um bocal de lâmpada bem acima da geladeira ou onde deixam a comida da pra colocar aquelas lâmpadas com câmera escondida.
Digo que precisa ser na mesma direção pq até hoje nunca vi uma câmera dessas com abertura boa, talvez fuçando no Google vc ache.
E mesmo assim não daria pra usar as imagens confrontando o larápio, seria só pra saber quem é mesmo.
Se a diretoria da empresa não quer gastar verba com câmeras de verdade da pra instalar uma câmera falsa e colocar a plaquinha do "sorria vc está sendo filmado" (precisa ter aviso pra não rolar processo), não vai dar o flagra mas pelo menos vai fazer parar.
 
Última edição:
Tinha acabado de postar no tópico dos salários e carreiras, mas acho que o assunto "ornou" melhor aqui.

Vou somente copiar o que escrevi:

Idade: 26 anos
Cargo: Supervisor de confecção.
Formação: Administração de Empresas.
Salário atual: R$3.000,00 fixos (realmente são fixos, vou explicar abaixo) + Comissão de 3% sob o faturamento da confecção.

Estou há 2 anos e meio nessa empresa. Entrei muito entusiasmado, mas com o tempo a gente vai sentindo o tamanho do nabo do serviço.
Já pensei em pedir as contas algumas vezes desde que entrei, mas para a minha região, o salário é bem acima da média, considerando a comissão, que gira em torno de 2 à 3k.
A primeira vez que pensei em pedir demissão foi no dissídio do primeiro ano. Tivemos 9% de dissídio, ou seja, meu salário fixo iria de R$3000,00 para R$3270,00 e minha comissão seria reajustada pelo aumento na tabela de valores. Acontece que os R$270,00 que tive de dissídio, são descontados da minha comissão. Esse ano tivemos outro reajuste, meu salário já foi para R$3600 e uns quebrados, e tudo que passa dos R$3000 é descontado da minha comissão.
O argumento que eles usam é que esse foi o combinado, R$3000 "FIXOS" mais 3% de comissão.
Ou seja, todo ano meu salário desvaloriza alguns muitos reais.

Estou em busca de algo melhor, penso seriamente em trabalhar por conta, mas a falta de uma "segurança financeira" ainda me causa um pouco de medo.
Se seu contrato for CLT tu pode meter no rabo deles sem dó.
 
Só o meu fixo é CLT. Minha comissão é "por fora"
Vai juntando as "provas" no final de tudo pega esse dinheiro que estão te "roubando" na justiça.
Esses caras só fazem isso por que ninguém vai atrás dos seus direitos.
Os impostos são muitos? Sim.

Porem se não consegue pagar o funcionário direito não contrata, melhor que fazer esse tipo de picaretagem.
 
Se seu contrato for CLT tu pode meter no rabo deles sem dó.
Eu acho que o caso dele é pura ganancia dos patrões mesmo, mas fiquei curioso, resolver na justiça como?

Por que eles podem dizer no processo que o salário foi combinado e ele aceitou desde o inicio, e aí? Pergunto de boa fé porque sou bem ruim no que tange a direitos trabalhistas
 
Eu acho que o caso dele é pura ganancia dos patrões mesmo, mas fiquei curioso, resolver na justiça como?

Por que eles podem dizer no processo que o salário foi combinado e ele aceitou desde o inicio, e aí? Pergunto de boa fé porque sou bem ruim no que tange a direitos trabalhistas
O salário "combinado" não isenta a culpa.
Dissidio sendo "descontado":
Tivemos 9% de dissídio, ou seja, meu salário fixo iria de R$3000,00 para R$3270,00 e minha comissão seria reajustada pelo aumento na tabela de valores. Acontece que os R$270,00 que tive de dissídio, são descontados da minha comissão. Esse ano tivemos outro reajuste, meu salário já foi para R$3600 e uns quebrados, e tudo que passa dos R$3000 é descontado da minha comissão.
E se ele está sendo descontado, provavelmente ele não esteja recebendo e descontado INSS, FGTS etc sobre esses valores.

Minha comissão é "por fora"
Comissão sendo por fora, mesmo esquema, influencia no acerto, FGTS, ferias, 13 etc.
Só isso dai já dá uma BOA diferença se for juntar tudo.
O que essas empresas malandas fazem é pagar esse por fora em "dinheiro", porem com uma mensagem confirmando o recebimento desse dinheiro já serve como prova, pois só tu ir depositando na sua conta mes a mes e já era.

Eu trabalhava em uma empresa assim, fizeram isso por anos até uma galera entrar com processo coletivo, tomaram no rabo gostoso.
Eu não entrei na epoca pois quando sai pedi para eles me demitirem (devolvendo o acerto), o que não fiz :olha:
Como eles demoram nem o seguro saquei, pois sai para estagiar em outra empresa e demoram um bom tempo até darem baixa na minha carteira, só fizeram por que eu iria ser efetivado na empresa onde estava estagiando.
No meu caso era safadeza do patrão mesmo, trabalhei lá por mais de 5 anos, viviam trocando de carro, nesse tempo comprou duas casas e mesmo assim fazia sacanagem com os funcionários, não pagava direito, atrasava salario etc.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre o topico, atualmente vivo na empresa dos sonhos, ninguem me enche o saco, trabalho na hora que quiser (o importante é a entrega) e recebo bem.
Já trabalhei em muito emprego merda, mais é a vida... :shrug:
 
Eu acho que seria um péssimo patrão.
Metade dos funcionários que lido já teria rodado se isso dependesse só de mim.
Um deles tem 5 anos de casa, já vestiu a camisa da empresa quando precisamos e, inclusive, eu já banquei a manutenção do emprego desse cara pelo menos 2 vezes que o patrão queria cortar umas cabeças e o nome dele estava na lista.
É uma pessoa confiável, sabemos que não tenta enrolar a empresa e inclusive expõe gente que tenta dar golpe mas passou a deixar de ser confiável profissionalmente quando começou a questionar ordens de serviço e esboçar recusa em atender essas ordens por motivos tipo "isso é cansativo e to exausto", "é muito complexo", "da muito trabalho isso que o cliente quer, se fizer de X forma fica mais fácil pra mim" e até "esse cliente é um pau no cu".
Toda essa bravata de moleque de periferia revoltado passa depois de 5 minutos e ele sempre faz o que precisa ser feito, problema é que como ele subiu de auxiliar para técnico está desfrutando de uma liderança (simbólica) entre os ajudantes e funcionários mais novos, que vez ou outra tentam replicar essa revolta.
Dia desses mandamos um pro espaço pq veio questionar o supervisor e a administradora da empresa, o motivo: mandaram ele atender de moto e naquele dia ele queria sair de carro. Reclamação e forma de se posicionar idênticas ao do carinha em questão.
Aí o patrão chama o cara no Whatsapp, conversa e ele fica tranquilo por umas semanas, até ter algum problema pessoal (que geralmente é dívida) e estragar de novo.
Sério, não tenho esse jogo de cintura. Eu já teria cortado o mal pela raiz faz tempo, apesar de ser um moleque bom de coração e render bem quando está bem ele oscila muito e sempre por fatores externos.
Em uma discussão acalorada ele chegou a reclamar da empresa e eu falei "pq vc não pede as contas então? vai ser feliz, cara!", depois veio me pedir desculpas e alegou ter reclamado da boca pra fora pq tinha brigado com a noiva e estava estressado.
 
Por que eles podem dizer no processo que o salário foi combinado e ele aceitou desde o inicio, e aí? Pergunto de boa fé porque sou bem ruim no que tange a direitos trabalhistas
Essas questões de acordo trabalhista cai sempre no que tá no contrato.

Se o salário inicial era R$ 3.000 e tá sendo aumentado com dissídio, constando no holerite lá o aumento bonitin, até aí beleza.

Se a comissão é de 3%, TEM QUE ESTAR NO CONTRATO e isso vai incidir sobre o salário reajustado normalmente. E faz parte do salário.

Salário base subiu de R$ 3.000 pra R$ 3.300, agora a comissão é 3% de R$ 3.300 e acabou.

Vamos para a lei?


CLT Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. (Redação dada pela Lei nº 1.999, de 1.10.1953)
§ 1o Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador.



Beleza, sabemos agora que POR LEI, a comissão faz parte do salário.

E a alteração do cálculo? Que é o caso do colega com o dissídio.


CLT Art. 468 - Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

Constituição Federal Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
VI - irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo;



Então temos "2 infrações" da empresa aí, APARENTEMENTE.

1) A empresa está alterando as condições de pagamento/salário de forma unilateral, incorrendo em prejuízo ao Sr. @edbre . Se é uma comissão não declarada em contrato, já começa aí o problema.

Agora mesmo que esteja no contrato que o dissídio será descontado da comissão, ainda infringe a CLT por levar a um prejuízo ao empregado, independente do empregado ter feito a cabacisse de assinar. Então nem tem como a empresa se salvar sob o argumento de "mas ele concordou".

2) A redução da comissão, que faz parte do salário, infringe a cláusula de irredutibilidade do salário da Constituição Federal.


Qual a brecha legal que talvez a empresa possa explorar?

Conforme CLT Art. 457 também, [...] prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário.
§ 4o Consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades.


SE a comissão não estiver registrada em contrato nem carteira nem holerite nem nada, o empregador pode meter o louco e falar que é um PRÊMIO por desempenho "extraordinário". Porque isso não entra em salário, portanto não incorreria em redutibilidade salarial.

Porém entretanto todavia, como o meu confrade Shiba @-Kbça- disse, se tu tiver como provar a regularidade desse pagamento extra e provar que realmente é uma comissão regular, e não um prêmio extraordinário, a empresa tá na roça.

É isso, I rest my case.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre o topico, atualmente vivo na empresa dos sonhos, ninguem me enche o saco, trabalho na hora que quiser (o importante é a entrega) e recebo bem.
Já trabalhei em muito emprego merda, mais é a vida... :shrug:
Gratz! Eu ainda não recebo bem, mas cheguei num nível muito bom de dia-a-dia, bom relacionamento com equipe, respondo direto pro diretor, sem gestores intermediário. Também não tenho dor de cabeça com cumprir horário na risca, contanto que eu entregue tudo. Agora só falta receber bem kk

Considerando que já trampei em call center recebendo salário mínimo e vivendo a base de esfiha de R$ 8 no almoço e café de piche. Evolui bem, o importante é continuar se desenvolvendo e buscando novas oportunidades pra chegar mais próximo do nosso trampo ideal. :vai:
 
Última edição:
Eu acho que seria um péssimo patrão.
Metade dos funcionários que lido já teria rodado se isso dependesse só de mim.
Um deles tem 5 anos de casa, já vestiu a camisa da empresa quando precisamos e, inclusive, eu já banquei a manutenção do emprego desse cara pelo menos 2 vezes que o patrão queria cortar umas cabeças e o nome dele estava na lista.
É uma pessoa confiável, sabemos que não tenta enrolar a empresa e inclusive expõe gente que tenta dar golpe mas passou a deixar de ser confiável profissionalmente quando começou a questionar ordens de serviço e esboçar recusa em atender essas ordens por motivos tipo "isso é cansativo e to exausto", "é muito complexo", "da muito trabalho isso que o cliente quer, se fizer de X forma fica mais fácil pra mim" e até "esse cliente é um pau no cu".
Toda essa bravata de moleque de periferia revoltado passa depois de 5 minutos e ele sempre faz o que precisa ser feito, problema é que como ele subiu de auxiliar para técnico está desfrutando de uma liderança (simbólica) entre os ajudantes e funcionários mais novos, que vez ou outra tentam replicar essa revolta.
Dia desses mandamos um pro espaço pq veio questionar o supervisor e a administradora da empresa, o motivo: mandaram ele atender de moto e naquele dia ele queria sair de carro. Reclamação e forma de se posicionar idênticas ao do carinha em questão.
Aí o patrão chama o cara no Whatsapp, conversa e ele fica tranquilo por umas semanas, até ter algum problema pessoal (que geralmente é dívida) e estragar de novo.
Sério, não tenho esse jogo de cintura. Eu já teria cortado o mal pela raiz faz tempo, apesar de ser um moleque bom de coração e render bem quando está bem ele oscila muito e sempre por fatores externos.
Em uma discussão acalorada ele chegou a reclamar da empresa e eu falei "pq vc não pede as contas então? vai ser feliz, cara!", depois veio me pedir desculpas e alegou ter reclamado da boca pra fora pq tinha brigado com a noiva e estava estressado.

Também acho que não seria um patrão tão bonzinho. Eu procuraria pagar o justo, jamais atrasar/falhar com as minhas obrigações como patrão, mas se o funcionário viesse tentar dar uma de espertão/folgado para o meu lado, não teria segunda chance, ele rodava na hora.

Meu pai tem uma mecânica/borracharia e sofre até umas horas com funcionário folgado. Os caras só querem "venha a nós", querem folgar em dias que prejudica a empresa, querem que a empresa libere dias para viajar mesmo não estando de férias, saem sem autorização no meio do expediente para resolver coisas pessoais etc, mas quando a empresa precisa, por exemplo, que fique alguns minutos após o horário para atender clientes que chegaram quando a loja estava fechando, mesmo pagando a mais, os caras tacam o f***-se "deu meu horário, flw!".

Há alguns dias um funcionário pediu para ir buscar um carro que o pai dele tinha dado pra ele em outro estado no Nordeste, daí o combinado foi que ele pegaria o voo na terça-feira (folga dele), chegaria lá, arrumaria o essencial no carro, viria embora e deveria voltar ao trabalho na sexta-feira da mesma semana, porque quarta e quinta a empresa liberaria para ele compensar depois. Acabou que chegando lá o carro estava com o motor fundido e ele quis tentar arrumar o carro, ficou enrolando para vir embora, não dava nenhuma satisfação diretamente para o meu pai (patrão), mas somente para os colegas de trabalho, só foi voltar ao trabalho na quinta-feira da semana seguinte (8 dias fora) porque meu pai arrochou ele, pois ele ainda não queria ir trabalhar na quinta, a ideia dele era ir somente na sexta-feira porque chegaria de madrugada e "estava cansado" da viagem, mesmo depois de 8 dias fora da empresa.

Durante esses dias que ele ficou fora a empresa teve que pagar gente extra para dar um apoio e cobrir ele porque os demais funcionários precisavam folgar, daí, com toda razão, meu pai lançou como falta e descontou na folha dele os 6 dias em que ele ficou fora a mais que o acordado (2 dias - quarta e quinta-feira) e o cara ainda veio todo marrento pagar sapo, falar que não tinha sido combinado que seriam descontados os dias a mais em que ele ficou fora.

Se eu fosse o patrão, era ele chegar e estar com as contas "batidas", chegaria só para pegar a CTPS e dar entrada no seguro-desemprego, mas meu pai é muito besta, fica com dó porque o cara tem filha pequena, paga financiamento da casa etc.
 
Última edição:
Durante esses dias que ele ficou fora a empresa teve que pagar gente extra para cobrir ele porque os demais funcionários precisavam folgar, daí, com toda razão, meu pai lançou como falta e descontou na folha dele os 6 dias que ele ficou fora a mais que o acordado (2 dias - quarta e quinta-feira) e o cara ainda veio todo marrento pagar sapo, falar que não tinha sido combinado que seriam descontados os dias a mais em que ele ficou fora.

Se eu fosse o patrão, era ele chegar e estar com as contas "batidas", chegaria só para pegar a CTPS e dar entrada no seguro-desemprego, mas meu pai é muito besta, fica com dó porque o cara tem filha pequena, paga financiamento da casa etc.
Pqp. Sem condições ... Isso que é foda de empresa familiar, a relação "próxima" de todo mundo ali facilita esse tipo de putaria se o dono não tiver pulso firme.

Falta de consideração do catalho, mesmo que seu pai fosse um chefe ruim ou algo assim e o cara tivesse algum motivo pra querer prejudicar ele, o caráter do cara fica claro quando ele prejudica os próprios colegas numa boa e ainda quer receber pelas faltas, tá louco. Ele não pode sair prejudicado porque tem filho pra criar né, mas todos os demais pais de família que ficaram cobrindo o trampo do bonito que tava viajando que se explodam né.
 
Pqp. Sem condições ... Isso que é foda de empresa familiar, a relação "próxima" de todo mundo ali facilita esse tipo de putaria se o dono não tiver pulso firme.

Falta de consideração do catalho, mesmo que seu pai fosse um chefe ruim ou algo assim e o cara tivesse algum motivo pra querer prejudicar ele, o caráter do cara fica claro quando ele prejudica os próprios colegas numa boa e ainda quer receber pelas faltas, tá louco. Ele não pode sair prejudicado porque tem filho pra criar né, mas todos os demais pais de família que ficaram cobrindo o trampo do bonito que tava viajando que se explodam né.

Pois é.. não é a primeira vez que o safado "dá o perdido". Já aconteceu de ele não ir trabalhar, não avisar nada, não atender telefone e depois já à tarde falar que o celular não despertou, porém no mesmo dia a gente ver fotos dele em cachoeira/lago nos stories de redes sociais de outras pessoas conhecidas.
 
Como lidar com "colegas" flagrantemente burros que, de forma direta, atrapalham o seu rendimento?
 
Pois é.. não é a primeira vez que o safado "dá o perdido". Já aconteceu de ele não ir trabalhar, não avisar nada, não atender telefone e depois já à tarde falar que o celular não despertou, porém no mesmo dia a gente ver fotos dele em cachoeira/lago nos stories de redes sociais de outras pessoas conhecidas.
Aqui a gente passa por essas as vezes.
Teve um cara que na entrevista falou que fazia tudo, era bom pra caralho, melhor profissional do mundo, pica das galáxias, no primeiro dia já deixou claro que só sabia trabalhar com câmeras e mais nada. Patrão falou que ia registrar como ajudante e com o tempo ele poderia passar pra técnico SE estudasse e passasse a resolver mais coisas. O cara aceitou mas ficava soltando gracinha pros outros funcionários sobre o cargo que ele seria registrado, o salário, disse que ganharia mais se trabalhasse por conta própria, aquela ladainha toda.
Na primeira semana já faltou. Deu horário e nada, não avisou, não mandou ninguém avisar, fiz a recepcionista ligar pro cara e ele disse que estava sem dinheiro pro ônibus então tinha ficado em casa. E ainda pediu pra que enviássemos alguém lá pra buscá-lo.
Como tinha um serviço perto da casa dele, um funcionário tinha entrado de férias e outro se afastou por doença acabamos abrindo uma exceção e nesse dia alguém pegou o cara. Tomou um sermão do patrão, disse que ia arrumar grana até cair o dinheiro do vale transporte - pq a empresa que cuida disso na minha cidade demora até 5 dias pra creditar o vale transporte, blz.
Dia seguinte faltou de novo, mesma desculpa. Dispensamos na hora.
No dia seguinte quando ele veio assinar a dispensa apareceu aqui na empresa com uma moto. hahahahaha
Era dele, pra que fique claro. Ninguém emprestou.
Teve um outro que apresentou atestado médico de 2 dias, "preciso ficar de repouso" e os caralhos, apareceu no terceiro dia todo bronzeado. Foram ver no Insta o cara estava na praia bebendo no dia do atestado. Quando confrontado soltou essa pérola:
- O que eu faço no dia do atestado não diz respeito a empresa.
Como lidar com "colegas" flagrantemente burros que, de forma direta, atrapalham o seu rendimento?
Contexto, pf.
 
Contexto, pf.

- Informações/dúvidas vêm de clientes e são passadas para pessoa x, que repassa para mim. Pessoa x não repassa as informações corretamente e tenho que reconferir a fonte original das informações para ver se faltou algo ou se chegou algo errado (retrabalho; perda imensa de tempo). Passo a resposta e a pessoa x responde o cliente, muitas vezes falando algo que eu não falei ou inventando alguma informação;
- Pessoa x deveria saber de coisas pois está há bastante tempo na empresa, mas não sabe de responder quase nada, sempre me perguntando repetidas vezes a mesma coisa (não anota, não aprende, não busca em histórico de conversa)
 
- Informações/dúvidas vêm de clientes e são passadas para pessoa x, que repassa para mim. Pessoa x não repassa as informações corretamente e tenho que reconferir a fonte original das informações para ver se faltou algo ou se chegou algo errado (retrabalho; perda imensa de tempo). Passo a resposta e a pessoa x responde o cliente, muitas vezes falando algo que eu não falei ou inventando alguma informação;
- Pessoa x deveria saber de coisas pois está há bastante tempo na empresa, mas não sabe de responder quase nada, sempre me perguntando repetidas vezes a mesma coisa (não anota, não aprende, não busca em histórico de conversa)
Complicado.
Alguém mais se queixa? Já tiveram uma conversa sobre isso?
Já trabalhei com gente assim, 'felizmente' a chefia observou isso tudo e deu um ultimato, pessoa não desenvolveu e foi dispensada.
 
Teve um cara que na entrevista falou que fazia tudo, era bom pra caralho, melhor profissional do mundo, pica das galáxias
Me lembrou essa cena:

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo