• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Fala pessoal, blz?
Montei um PC novo, peças da assinatura(gabinete Asus Prime AP201, versão da BIOS 3010 última), nem todas peças são novas, reaproveitei algumas.
Não estou acostumado a fazer ajustes em CPU, mas quero evitar thermal throttling quando for jogar, segurar a temp no máximo em 95ºC.
Muito do que li via de regra a pontuação no Cinebench R23 aumenta quando faz undervolting, no meu caso configuração Default com thermal throttling (>100ºC) faz pontuação 26.000, quando faço o undervolting na BIOS, reduzo as temperaturas, mas a pontuação despenca. Isso é estranho, existe alguma explicação? Percebi que com ajuste no offset do Core Voltage isso afeta bem o consumo de energia. Posso estar enganado, mas considerando minha placa mãe e AIO, acredito que fazer 24.000pts com temperaturas até 93ºC seria justo, estou com esse objetivo.
Ajustes que fiz:
BIOS:
  • Ai Overclock Tuner: XMP I
  • Performance Core Ratio: Sync All Cores
  • All-Core Ratio Limit: 48
  • Efficient Core Ratio: Sync All Cores
  • All-core Ratio Limit 37
  • CPU Load-line Calibration: Level 4
  • Actual VRM Core Voltage: Offset Mode
  • CPU Core Voltage Offset - 0.1000
Windows 11 - modo de energia Melhor desempenho
Resultado com BIOS Default(Auto) e com XMP I:
pnAP2cegp


Resultado com os ajustes, offset - 0.095:
pnAP2cegp


Resultado com os ajustes, offset -0.100:
poMU4vwHj

Resumindo nos testes o melhor ponto que encontrei sem thermal throttling e sem perder muitos pontos foram com esses 2 parâmetros: offset -0.100 com Load Line Lvel 4 ou offset -0.135 Load Line Leve 5, ambos dão por volta de 22.000pts. Qualquer ajuste que aumente o offset negativo cai a temperatura e pontuação, diminuindo o valor de offset negativo tenho thermal throttling e aumenta a pontuação.
Por favor quem puder ajudar, alguma dica de ajuste na BIOS para melhorar um pouco essa pontuação?
 
Fala pessoal, blz?
Montei um PC novo, peças da assinatura(gabinete Asus Prime AP201, versão da BIOS 3010 última), nem todas peças são novas, reaproveitei algumas.
Não estou acostumado a fazer ajustes em CPU, mas quero evitar thermal throttling quando for jogar, segurar a temp no máximo em 95ºC.
Muito do que li via de regra a pontuação no Cinebench R23 aumenta quando faz undervolting, no meu caso configuração Default com thermal throttling (>100ºC) faz pontuação 26.000, quando faço o undervolting na BIOS, reduzo as temperaturas, mas a pontuação despenca. Isso é estranho, existe alguma explicação? Percebi que com ajuste no offset do Core Voltage isso afeta bem o consumo de energia. Posso estar enganado, mas considerando minha placa mãe e AIO, acredito que fazer 24.000pts com temperaturas até 93ºC seria justo, estou com esse objetivo.
Ajustes que fiz:
BIOS:
  • Ai Overclock Tuner: XMP I
  • Performance Core Ratio: Sync All Cores
  • All-Core Ratio Limit: 48
  • Efficient Core Ratio: Sync All Cores
  • All-core Ratio Limit 37
  • CPU Load-line Calibration: Level 4
  • Actual VRM Core Voltage: Offset Mode
  • CPU Core Voltage Offset - 0.1000
Windows 11 - modo de energia Melhor desempenho
Resultado com BIOS Default(Auto) e com XMP I:
pnAP2cegp


Resultado com os ajustes, offset - 0.095:
pnAP2cegp


Resultado com os ajustes, offset -0.100:
poMU4vwHj

Resumindo nos testes o melhor ponto que encontrei sem thermal throttling e sem perder muitos pontos foram com esses 2 parâmetros: offset -0.100 com Load Line Lvel 4 ou offset -0.135 Load Line Leve 5, ambos dão por volta de 22.000pts. Qualquer ajuste que aumente o offset negativo cai a temperatura e pontuação, diminuindo o valor de offset negativo tenho thermal throttling e aumenta a pontuação.
Por favor quem puder ajudar, alguma dica de ajuste na BIOS para melhorar um pouco essa pontuação?
Sync all cores, mata o turbo boost pq trava todos multiplicadores de todos cores num valor menor.
Nao vai atingir pico de 5.1Ghz e nem o max turbo de 5.2Ghz num unico core.
 
  • Curtir
Reações: AGT
Sync all cores, mata o turbo boost pq trava todos multiplicadores de todos cores num valor menor.
Nao vai atingir pico de 5.1Ghz e nem o max turbo de 5.2Ghz num unico core.
Obrigado pela sugestão.
Colocar o ratio limit foi uma dica de um colega que faz overclock. Testei deixando novamente em auto, mas isso só fez a pontuação piorar, mesmo tendo estrangulamento térmico. Parece um indício que deixar ratio auto e fazer só o offset é pior do que deixar tudo auto, inclusive o CPU Core Voltage. Com ratio auto o clock passa dos 5Ghz mas com offset -0.115 ele chega a 96ºC tendo thermal throttling e consegue apenas 18.467 pontos. Já com offset -0.120 fica no máximo 93ºC sem thermal throttling, mas a pontuação piora mais ainda 17.787pts
Isso fez eu ter a ideia de testar mais o ratio, no caso limitei para 47 do Performance e 37 do Efficient, como reduzi o clock, pensei posso reduzir o offset e joguei para 0.085, com isso a pontuação foi 25.798 e temp máx 93ºC, sem thermal throttling. É estranho conseguir maior pontuação com clock mais baixo... ideal era conseguir com clock mais alto, sem fritar tanto
Outra ponto que estava pensando, benchmark é legal para ver a capacidade do sistema, mas na maioria dos jogos não irá forçar dessa forma, até que ponto vale a pena eu manter esses ajustes na BIOS ao invés de deixar tudo no auto ou restringir menos o clock e o offset??
 
Obrigado pela sugestão.
Colocar o ratio limit foi uma dica de um colega que faz overclock. Testei deixando novamente em auto, mas isso só fez a pontuação piorar, mesmo tendo estrangulamento térmico. Parece um indício que deixar ratio auto e fazer só o offset é pior do que deixar tudo auto, inclusive o CPU Core Voltage. Com ratio auto o clock passa dos 5Ghz mas com offset -0.115 ele chega a 96ºC tendo thermal throttling e consegue apenas 18.467 pontos. Já com offset -0.120 fica no máximo 93ºC sem thermal throttling, mas a pontuação piora mais ainda 17.787pts
Isso fez eu ter a ideia de testar mais o ratio, no caso limitei para 47 do Performance e 37 do Efficient, como reduzi o clock, pensei posso reduzir o offset e joguei para 0.085, com isso a pontuação foi 25.798 e temp máx 93ºC, sem thermal throttling. É estranho conseguir maior pontuação com clock mais baixo... ideal era conseguir com clock mais alto, sem fritar tanto
Outra ponto que estava pensando, benchmark é legal para ver a capacidade do sistema, mas na maioria dos jogos não irá forçar dessa forma, até que ponto vale a pena eu manter esses ajustes na BIOS ao invés de deixar tudo no auto ou restringir menos o clock e o offset??
Se o uso é para jogos, deixa o clock em auto, vê até onde consegue ir com o undervolt sem perder estabilidade e já era.

Não fica esquentando muito a cabeça, o Cinebench consome bem mais que qq jogo
 
até que ponto vale a pena eu manter esses ajustes na BIOS ao invés de deixar tudo no auto ou restringir menos o clock e o offset??
Faz teu ajuste. Roda 1-2 dias de teu uso normal e loga as valores de temperatura, etc.
Se tiver satisfeito, mantém. Se não tiver satisfeito, muda. Unica resposta é puro empirismo, benchmark pra quem usa computador principalmente pra jogar é um caso muito fora da realidade.
 
já,


INTEO-CORE-14900KS-HERO-1-2048x1065.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Obrigado pela sugestão.
Colocar o ratio limit foi uma dica de um colega que faz overclock. Testei deixando novamente em auto, mas isso só fez a pontuação piorar, mesmo tendo estrangulamento térmico. Parece um indício que deixar ratio auto e fazer só o offset é pior do que deixar tudo auto, inclusive o CPU Core Voltage. Com ratio auto o clock passa dos 5Ghz mas com offset -0.115 ele chega a 96ºC tendo thermal throttling e consegue apenas 18.467 pontos. Já com offset -0.120 fica no máximo 93ºC sem thermal throttling, mas a pontuação piora mais ainda 17.787pts
Isso fez eu ter a ideia de testar mais o ratio, no caso limitei para 47 do Performance e 37 do Efficient, como reduzi o clock, pensei posso reduzir o offset e joguei para 0.085, com isso a pontuação foi 25.798 e temp máx 93ºC, sem thermal throttling. É estranho conseguir maior pontuação com clock mais baixo... ideal era conseguir com clock mais alto, sem fritar tanto
Outra ponto que estava pensando, benchmark é legal para ver a capacidade do sistema, mas na maioria dos jogos não irá forçar dessa forma, até que ponto vale a pena eu manter esses ajustes na BIOS ao invés de deixar tudo no auto ou restringir menos o clock e o offset??
Auto nos parametros da BIOS vai fazer um OC.
Não vai rodar conforme especificação da Intel e aí vai perder uns recursos (potencial no gerenciamento).
Acho cagada deixar Sync All Cores habilitado.
Eu desligo tudo que faz Auto OC, limito power limit no baixo e longo PLL, faço undervolt. Não da throttle dessa maneira.
Meu 13700 roda mais frio e alcanço mais pontos no R23 do que se ligar o Sync All e o resto de OC.
Fora a economia com o clock mais baixo em tarefa comum, aqui a CPU fica em 1.38 GHz~1.52GHz
Com Sync All Core, em idle vai ficar acima dos 4.2~4.8Ghz o tempo todo, acho puta disperdício para tarefas básicas de office, internet, YT etc...
 
Última edição:
pessoal, a melhor placa mãe pra um 12400f até uns 1000 reais é a B660M mesmo? achei a DS3H por 919 na GKINFO, tá valendo a pena? tb tem a B760M por 880 eu acho, mas não sei o quão boa é ela, se puderem me dar uma dica
 
pessoal, a melhor placa mãe pra um 12400f até uns 1000 reais é a B660M mesmo? achei a DS3H por 919 na GKINFO, tá valendo a pena? tb tem a B760M por 880 eu acho, mas não sei o quão boa é ela, se puderem me dar uma dica
B760M é melhor que B660M.


 
Última edição:
Essa e

https://www.terabyteshop.com.br/pro...ng-ddr4-chipset-b760-intel-lga-1700-matx-ddr4
https://www.pichau.com.br/placa-mae...700-m-atx-chipset-intel-b760-pro-b760m-g-ddr4

Todas elas são os modelos mais simples com menos recursos, mas aceitável. vai variar de 850 a 950.

é só não comprar Maxsun, Biostar etc...marcas horríveis
 
1.498v para 6.2ghz... Depois segura a onda de memes depois...
Meu 13700 e 14700, em mobos diferentes de cara estavam em média 1.37-1.38v, padrão Auto da mobo...já pirei de cara qdo vi isso, tratei de fazer o offset negativo para bater no máximo 1.2v.
Agora, mano do céu...1,5v praticamente nesse 14900KS ?!? tá loco!

14900KS em idle no dia/dia:

intel-core-i9-14900k-if-you-vote-this-up-it-will-show-up-on-v0-koobr9f731vb1.jpg
 
Meu 13700 e 14700, em mobos diferentes de cara estavam em média 1.37-1.38v, padrão Auto da mobo...já pirei de cara qdo vi isso, tratei de fazer o offset negativo para bater no máximo 1.2v.
Agora, mano do céu...1,5v praticamente nesse 14900KS ?!? tá loco!

14900KS em idle no dia/dia:

Primeiro processador que precisa de pelo menos gelo seco para ser usado...

Até bate a vontade de migrar pro 7800X3D, mas ai a gente lembra que é AMD, tem o lance das memórias/timmings, as memos são obrigadas a ficar em 6000mhz, rolo do PBO e 2 dias para fazer boot...

Ai acaba aguentando esse calor das airfryer da Intel mesmo.
 
Meu 13700 e 14700, em mobos diferentes de cara estavam em média 1.37-1.38v, padrão Auto da mobo...já pirei de cara qdo vi isso, tratei de fazer o offset negativo para bater no máximo 1.2v.
Agora, mano do céu...1,5v praticamente nesse 14900KS ?!? tá loco!

14900KS em idle no dia/dia:

intel-core-i9-14900k-if-you-vote-this-up-it-will-show-up-on-v0-koobr9f731vb1.jpg
1.35v na BIOS, sem carregar o Windows ou o Linux e tendo uma refrigeração ruim ou fraca que bata acima de 50°C (na BIOS) já pode causar dano permanente em questão de segundos sem a gente perceber. Os 1.45v dos Ryzen são preocupantes porque não tenho visto dizer que há alta resistência dos transístores a situações de elevado estresse de corrente e temperatura. Então não dá para abusar com clocks tão altos nos Ryzen sem ter uma refrigeração segura e muito forte que permita dissipar tudo o que o processador pode oferecer.
A fusão nuclear finalmente vem
e dor de cabeça com RMA, ainda que seja bem atendido, podemos ficar um tempo sem máquina.
Compre um 14900KS e estara automaticamente ingressado na Seita do Eternal Fire.
será que estariam testando algum material mais resistente para segurar até o ultimo GHz? se o @dayllann puder opiniar...

acho que precisa de uma evolução considerável em refrigeração, essa guerra aí nos coloca em posição desfavorável e perdemos o OC que podíamos fazer para ganhar uma sobrevida e sem que a garantia de ambas as marcas mude a política de excluir o RMA com delid e metal líquido
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Primeiro processador que precisa de pelo menos gelo seco para ser usado...

Até bate a vontade de migrar pro 7800X3D, mas ai a gente lembra que é AMD, tem o lance das memórias/timmings, fica praticamente travado em 6000mhz, são 2 dias para fazer boot...

Ai acaba aguentando esse calor das airfryer da Intel mesmo.
não fica travando em 6000MHz não, dá uma olhada no fórum overclock. Ativando o memory context o boot passa a ser imediato. Tem cara obtendo bons resultados nos Ryzen 7000, mas tem a questão dos chips bons e ruins de DDR5, se achar dos bons aqui vai ser praticamente igual ao Intel e todos os Ryzen x3D não são tão dependentes de timings agressivos nas memórias DDR4 para AM4 ou DDR5 para AM5.
 
não fica travando em 6000MHz não, dá uma olhada no fórum overclock. Ativando o memory context o boot passa a ser imediato. Tem cara obtendo bons resultados nos Ryzen 7000, mas tem a questão dos chips bons e ruins de DDR5, se achar dos bons aqui vai ser praticamente igual ao Intel e todos os Ryzen x3D não são tão dependentes de timings agressivos nas memórias DDR4 para AM4 ou DDR5 para AM5.

Me expressei mal e escrevi correndo... 6000mhz para ficar 1:1 no FCLK:MCLK que é menos pior na estabilidade.
Tem gente usando 1:1 single CCD ou 1:2 e for dual CCD.
Da para dar um gás extra (com sorte, dependendo do chip) subindo o clock do cachemem ou arriscar 1:1.5 mas ai é pura sorte.
O povo está mesmo buscando melhorar os timmings e mantendo em 6000.

Memory Context é tipo band-aid no pilar de concreto, baixa de 43s para 22s... ainda


Tá certo que eu vivo procurando novas dores de cabeça... mas acho que vou esperar a série 9xxx para ver se isso melhora.

Falando em dor de cabeça @Cata, a EK respondeu, fisicamente é compatível, o problema é da dona Intel desenvolver ou não o software, se demorou tudo isso para suportarem a série 14, imagina pro socket novo e a minha desculpa mudou, tinha cupom de 11% de desconto do Valentine's Day.

Sem-t-tulo.png
 
Os 1.45v dos Ryzen são preocupantes porque não tenho visto dizer que há alta resistência dos transístores a situações de elevado estresse de corrente e temperatura.

No caso dos Zen modernos (Zen 2 em diante), eles não sustentam a tensão caso o processador esteja puxando muita corrente.
1.45~1.5V tu só vai ver em idle com correntes mínimas.
 
Me expressei mal e escrevi correndo... 6000mhz para ficar 1:1 no FCLK:MCLK que é menos pior na estabilidade.
Tem gente usando 1:1 single CCD ou 1:2 e for dual CCD.
Da para dar um gás extra (com sorte, dependendo do chip) subindo o clock do cachemem ou arriscar 1:1.5 mas ai é pura sorte.
O povo está mesmo buscando melhorar os timmings e mantendo em 6000.

Memory Context é tipo band-aid no pilar de concreto, baixa de 43s para 22s... ainda


Tá certo que eu vivo procurando novas dores de cabeça... mas acho que vou esperar a série 9xxx para ver se isso melhora.
1:1 é certo que chega na maioria das DDR5 até 6400MHz, alguns podem conseguir 6600MHz e teve um caso de um 7800x3D, se não estou enganado, de que foi até 6800MHz 1:1. Já acima disso é 1:1/2 e isso também conta com a memória sendo boa. No meu caso específico, são 2x 32GiB DDR5 remarcadas de 5600MHz para 6400MHz que, nem em um processador Intel, conseguiu pegar o XMP estável, e isso porque a GeIL de Taiwan não tinha memória de 6000MHz nessa densidade. Já para 16/24/48GiB por módulo, tem sido tranquilo pegar 1:1 até os limites que comentei aqui. Ainda a minha memória sendo 6000MHz forçado, consegui um desempenho superior ao de modelos em 6400MHz mais caros e tenho temporizações extremamente baixas, no entanto, tem que pesquisar para ir encontrando valor por valor com testes diários.

memory context funciona e reduz muito mais do que isso, funciona assim: na primeira vez ele apenas carrega, no segundo boot você também não sente muita diferença, mas no terceiro boot em diante já vai reduzindo o tempo de carga e pode ser quase instantâneo, isso também depende do seu HDD/SSD/M.2, pois, quanto mais rápido for, mais rápido também carrega.

eu peguei o Zen4 porque ele vêm do Zen3 e toda a bagagem de erros e acertos testados, já o Zen5/6 eu acho que somente no Zen7 que vai ficar estável, dado o histórico da AMD e do AM5 começar mea boca na BIOS, embora a placa-mãe seja muito boa, a Asus deixou livre demais a tensão em tudo e isso causou queima de algumas unidades, o que demonstra esse fato de que estamos com processadores cada vez mais sensíveis, a menos que adamantium possa ser usado ou o vibrânio.

Acho importante debater essa problemática de consumo e realidade dessas máquinas, não temos acesso fácil às mesmas soluções dos gringos.

No caso dos Zen modernos (Zen 2 em diante), eles não sustentam a tensão caso o processador esteja puxando muita corrente.
1.45~1.5V tu só vai ver em idle com correntes mínimas.
sabe dizer se o vSoC poderia pegar 1.35v com segurança, eu sei que 1.40v queimou a unidade testada no gamers nexus, então ficou limitado em 1.30v, mas memórias ruins exigem muito desse componente. A Controladora de Memória pega 1.440v aproximadamente e eu coloco em 1.40v no máximo. Já tensões ultra baixas no vSoC somente com uma refrigeração muito boa, tipo usando um WC de 360mm
 
sabe dizer se o vSoC poderia pegar 1.35v com segurança, eu sei que 1.40v queimou a unidade testada no gamers nexus, então ficou limitado em 1.30v, mas memórias ruins exigem muito desse componente. A Controladora de Memória pega 1.440v aproximadamente e eu coloco em 1.40v no máximo. Já tensões ultra baixas no vSoC somente com uma refrigeração muito boa, tipo usando um WC de 360mm

Respondido no tópico dos AM5, pra não desvirtuar mais esse tópico.
 

Intel Core i9-14900KS será lançado em 14 de março​



ODRCU4f.png



O Core i9-14900KS, o mais recente processador para desktop da Intel, está prestes a ser revelado, marcando o último CPU topo de linha para a plataforma LGA-1700 e o último CPU para desktop a utilizar o antigo esquema de nomenclatura.

Abordamos esse processador extensivamente nas últimas semanas, principalmente porque ele já é enviado para distribuidores e overclockers há algum tempo. Este lançamento não é segredo para ninguém, principalmente considerando que a empresa já lançou 12900KS e 13900KS para a série anterior. Como aprendemos, o Core i9-14900KS está programado para ser lançado em 14 de março, daqui a exatamente 8 dias. Aqui está uma análise dos lançamentos anteriores da “Edição Especial” do KS.

SKUs Intel KS para plataforma LGA1700:
Core i9-12900KS : 16 núcleos, até 5,5 GHz (lançado em 5 de abril de 2022)
Core i9-13900KS: 24 núcleos até 6,0 GHz (lançado em 12 de janeiro de 2023)
Core i9-14900KS : 24 núcleos, até 6,2 GHz ( 🆕lançamento em 14 de março de 2024)
Como dito, a plataforma LGA-1700 será efetivamente descontinuada até o final deste ano, já que a Intel está preparada para lançar o soquete LGA-1851, um novo chipset e novas CPUs para desktop da série Arrow Lake. Esta grande mudança na oferta de produtos da empresa também significa que não se espera que o LGA-1700 receba nenhuma atualização importante posteriormente (bem, talvez exceto para a suposta série Bartlett-S , que ainda não foi confirmada).

O Core i9-14900KS é uma pequena atualização do SKU i9-14900K existente. Trata-se de uma configuração de 24 núcleos e 32 threads baseada em 8 P-Cores e 16 E-Cores. Espera-se agora que a CPU atinja 6,2 GHz em dois núcleos, mas pode ser necessária muita voltagem para fazer isso.

A Intel ainda não confirmou o preço de seu SKU 14900KS, mas os dois últimos lançamentos tiveram o mesmo preço sugerido de US$ 739, então este modelo não deve ser diferente.


Wirf1BP.png
 

CPU Intel Core i9-14900KS entregue antes do lançamento: queda de 10°C graus no Cinebench​



O lançamento em 14 de março não pode acontecer em breve.

1pnKsCN.png

A Intel sempre teve problemas com vazamentos de suas novas CPUs para desktop. O novo Core i9-14900KS “Special Edition” não é uma exceção. O processador já foi visto no varejo, nas mãos de overclockers, e aparentemente já foi entregue, enquanto o CPU ainda nem foi anunciado.

O i9-14900KS possui 24 núcleos (8 P-Cores e 16 E-Cores), oferecendo clock de 6,2 GHz e TDP padrão de 150W. Este processador foi projetado para entusiastas e overclockers que irão submeter o processador a testes muito extensos. Foi exatamente isso que aconteceu neste caso.

0DuqgxK.jpeg


ste vazamento vem da mesma pessoa que compartilhou as primeiras fotos do novo processador. Um membro dos fóruns de Overclock “pakhtunov” agora levou a CPU para testes térmicos com IHS (Integrated HeatSpreader) padrão e com a CPU entregue e reaplicada com uma nova solução de metal líquido.

14900KS Delidding Diferença de temperatura (núcleos P de 5,9 GHz)​

  • Estoque Cinebench IHS : 85°C, 376W
  • Delicatessen Cinebench : 75°C, 366W
  • Estoque do triturador Y IHS : 89°C, 432W
  • Triturador em Y : 82°C, 409W
Como os resultados mostraram, a temperatura caiu de 7 para 10 °C dependendo de um teste. Ao mesmo tempo, os usuários relatam uma queda de 10 a 23 watts na potência, que é resultado direto de temperaturas mais baixas. Segundo o autor, o sistema utiliza DeepCool LS720 SE Liquid Cooler com radiador de 360 mm.

PnRqMaB.jpeg


09PTaZk.png


O lançamento do Core i9-14900KS está programado para 14 de março e esperamos que revisores e overclockers compartilhem seus resultados nesse momento. A Intel ainda não confirmou o preço de seu novo processador, mas como já observamos em lançamentos anteriores de “Edição Especial”, sem dúvida custará mais de US$ 700.

ns0wbJd.png


Fonte: Pakhtunov (OCN)
 
Pessoal... Larguem essa vida, o lado azul é sem graça... venham para o lado vermelho da força, é muito mais divertido!!

:coolface: :coolface:
 

CPU Intel Core i9-14900KS entregue antes do lançamento: queda de 10°C graus no Cinebench​



O lançamento em 14 de março não pode acontecer em breve.

1pnKsCN.png

A Intel sempre teve problemas com vazamentos de suas novas CPUs para desktop. O novo Core i9-14900KS “Special Edition” não é uma exceção. O processador já foi visto no varejo, nas mãos de overclockers, e aparentemente já foi entregue, enquanto o CPU ainda nem foi anunciado.

O i9-14900KS possui 24 núcleos (8 P-Cores e 16 E-Cores), oferecendo clock de 6,2 GHz e TDP padrão de 150W. Este processador foi projetado para entusiastas e overclockers que irão submeter o processador a testes muito extensos. Foi exatamente isso que aconteceu neste caso.

0DuqgxK.jpeg


ste vazamento vem da mesma pessoa que compartilhou as primeiras fotos do novo processador. Um membro dos fóruns de Overclock “pakhtunov” agora levou a CPU para testes térmicos com IHS (Integrated HeatSpreader) padrão e com a CPU entregue e reaplicada com uma nova solução de metal líquido.

14900KS Delidding Diferença de temperatura (núcleos P de 5,9 GHz)​

  • Estoque Cinebench IHS : 85°C, 376W
  • Delicatessen Cinebench : 75°C, 366W
  • Estoque do triturador Y IHS : 89°C, 432W
  • Triturador em Y : 82°C, 409W
Como os resultados mostraram, a temperatura caiu de 7 para 10 °C dependendo de um teste. Ao mesmo tempo, os usuários relatam uma queda de 10 a 23 watts na potência, que é resultado direto de temperaturas mais baixas. Segundo o autor, o sistema utiliza DeepCool LS720 SE Liquid Cooler com radiador de 360 mm.

PnRqMaB.jpeg


09PTaZk.png


O lançamento do Core i9-14900KS está programado para 14 de março e esperamos que revisores e overclockers compartilhem seus resultados nesse momento. A Intel ainda não confirmou o preço de seu novo processador, mas como já observamos em lançamentos anteriores de “Edição Especial”, sem dúvida custará mais de US$ 700.

ns0wbJd.png


Fonte: Pakhtunov (OCN)
quantos Watts consumidos!! Se eu puxando o freio de mão até arrancar no meu Ryzen 7950x já continua gastando muito, isso aí não faz o menor sentido.
Pessoal... Larguem essa vida, o lado azul é sem graça... venham para o lado vermelho da força, é muito mais divertido!!

:coolface: :coolface:
kkkk, não mais, está mais estável né, a diversão era bem no começo para alguns teimosos em pegar componente fora do QVL, tipo eu.

Eu queria tirar -30 na tensão do IOD/iGPU, e antes dava na v2412 e, depois que atualizei para a v2413 e tive de voltar para a v2412, não dava mais nem qualquer valor negativo. E WC dá para fazer mais graça, porém ele pode dar pane ou até vazar, já o Air Cooler tá complicado fazer milagre aqui para ter o mesmo desempenho de um WC, uma vaga esperança é de um modelo parrudo da China que tá vindo ae, se não for outro trote...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo