Meu histórico de processadores conta a favor da Intel também:
Athlon X2 BE-2400 - Foi um dos meus primeiros PCs de trabalho, dava muitas telas azuis. Poderia ser o Windows XP, poderia, mas eu tinha uma outra máquina secundária, que rodava o mesmo sistema, mas usava um Pentium E2160 e não dava nada. Até brincava nele de jogar WoW no very low a 12 fps.
Em outros trabalhos passei por diversas gerações de i5 sem problemas. Atualmente estou com um de 11ª geração.
Montei meu PC com o Phenom II X4 B550 e ele esquentava bastante. Alguns momentos, ele desativava sozinho uns dos núcleos e virava um X3 ou X2.
Sucedi ele com um i7 4770 que segue firme até hoje. O desempenho desse processador é tão bom que eu ainda não sinto necessidade de trocá-lo. Virou uma máquina secundária, onde uso internet e estudo, mas ainda roda muita coisa acima de 60 fps, principalmente jogos da geração PS4.
Montei um PC para minha esposa, com um Ryzen 1600AF. O sistema sofreu com o bug do USB/PCI, onde o sistema dava stutters no uso do desktop. Muito se falava do TPM, mas a culpa era do barramento PCI. Um dispositivo como um controle de Xbox, deixava o sistema com muito stuttering. Até que um dia vi uma dica de mudar o PCI na BIOS para 3.0 e o problema sanou. Quase 2 anos depois, eu vi uma atualização do AGESA, com o changelog corrigindo esse problema. Testei e realmente foi corrigido, mas foram 2 anos...
Atualmente tenho um Ryzen 5600X e ele não parece ter problemas, mas pela primeira vez na história da minha vida, eu perdi uma placa mãe. E do nada. Eu simplesmente fui instalar o Windows 11 na máquina e o sistema ficou em loop. Fiz vários testes, usei o PC da minha esposa para testar e descartei ser o processador, memórias, etc. Era a mobo mesmo. Mandei pro RMA da MSI e eles nem questionaram, me devolveram o dinheiro pago corrigido em coisa de 15 dias. Depois vi no Reddit que esse era um problema conhecido nas B550.
Estou com uma TUFII da Asus e até o momento está tudo normal. Mas não ando forçando o sistema, só estou jogando jogos antigos. Mas quando fui testar o RPCS3, a máquina gerou bastante calor, que me deixou um pouco preocupado. Não cheguei a monitorar a temperatura, achei melhor fechar o jogo, até porque a performance não estava boa, Killzone 2 é muito pesado.