Vai sim.Acabei pegando o ilm da thermalright e comprei um lian li galahad ii 240mm
Acho q agora fica de boa.
Vai sim.Acabei pegando o ilm da thermalright e comprei um lian li galahad ii 240mm
Acho q agora fica de boa.
Até onde sei a diferença existe e é perceptível, mas é esperar donos deste processador aparecerem por aquiPessoal boa noite, me surgiu a oportunidade de trocar meu 12600k por um 14600k, alguém que já teve os 2 CPUs notou uma diferença e se vale a pena? Objetivo de GPU é uma 5070Ti no futuro
Eu to na espera kkk mas eu peguei o 14600k por 1600 na Kabum ontem, quando chegar eu vo fazer uns testes aquiAté onde sei a diferença existe e é perceptível, mas é esperar donos deste processador aparecerem por aqui![]()
Vim de um 9900k para o 13600k que é idêntico ao 14600k em performance. E a diferença foi brutal.Até onde sei a diferença existe e é perceptível, mas é esperar donos deste processador aparecerem por aqui![]()
Chegou hoje fui instalar e cara que diferença bizarra pro 12600k, mesmo usando uma 1660Ti em jogos como CS, Vava e LoL ta empurrando muito mais FPS e fora que agora eu consigo usar as minhas DDR4 a 4000Mhz o 12600k só ia até 3600 acima disso ficava meio instavel, fora o maior 1% LOWVim de um 9900k para o 13600k que é idêntico ao 14600k em performance. E a diferença foi brutal.
Em alto FPS qq boost a mais já dá uma boa diferençaChegou hoje fui instalar e cara que diferença bizarra pro 12600k, mesmo usando uma 1660Ti em jogos como CS, Vava e LoL ta empurrando muito mais FPS e fora que agora eu consigo usar as minhas DDR4 a 4000Mhz o 12600k só ia até 3600 acima disso ficava meio instavel, fora o maior 1% LOW
Simm curti, achei que não teria tanta diferença mas teve kkEm alto FPS qq boost a mais já dá uma boa diferença
Bom dia, galera! Alguns donos de i5 13600KF por aqui?
Eis o meu relato.
Em novembro de 2022, comprei um i5 13600KF. Meu Water Cooler era o Cooler Master PL240 Flux Masterliquid, RGB, 240mm. Para resumir: esse processador sempre foi esquentadíssimo, ficando constantemente entre 80-90 graus e chegando muitas e muitas vezes aos 100 graus em jogos como PUBG. Em outubro de 2024, quando fui realizar uma limpeza no PC e acabei atualizando a BIOs da placa mãe, ele simplesmente parou de funcionar.
Depois disso, simplesmente troquei meu kit para AMD (AM5) e não me arrependo. Ok, depois de ficar com preguiça, recentemente entrei em contato com o RMA da intel e eles me mandaram um i5 13600KF novo. Eu estou muito satisfeito com o meu 7800x3D, portanto obviamente não irei trocar nada do meu setup atual.
No entanto, a minha esposa tem um i5 12400F que está funcionando perfeitamente. Agora, como tenho em mãos um i5 13600KF novo, estou muito na dúvida se devo ou não trocar o 12400F pelo 13600KF. Obviamente, em termos de performance, o 13600KF é superior (foco em jogos), mas acho que nem é taaaanto assim, né?
De qualquer forma, a minha maior desconfiança é em relação à temperatura. Até hoje eu não sei se o meu 13600KF original já veio com defeito de fábrica ou se simplesmente o meu water cooler é que não funcionava direito. De qualquer forma, a minha dúvida/desconfiança com a Intel aumentou bastante (principalmente por conta dos relatos negativos em relação à 13ª e 14ª geração) e eu temo trocar o certo pelo duvidoso. Mas, ao mesmo tempo, seria legal dar um upgrade de um 12400F para um 13600KF teoricamente novo em folha.
Pensei em pagar um técnico experiente pra fazer um undervolt já pra me precaver. Também tenho receio em relação à atualização de BIOS, já que acho que isso deveria ser feito, principalmente por conta daqueles microcódigos lançados pela intel no fim do ano passado. Enfim, são muitas dúvidas. Gostaria de saber o que os amigos acham a respeito disso. Devo trocar o 12400F pelo 13600KF? Há donos de 13600KF por aqui que não tiveram/não têm problema com temperatura? Recomendam o undervolt?
OBS: Atualmente, o 12400F da minha esposa tem o Scythe Fuma 3 como air cooler. O 12400F dificilmente passa de 55 graus em jogos, sendo que muitas vezes nem chega a 50. Vi algumas reviews desse air cooler e acredito que ele seria o bastante para manter uma boa temperatura do 13600KF (isso assumindo que o processador que eles me mandaram não possui nenhum problema, obviamente).
Enfim, aguardo a ajuda dos amigos. Abraços!
Às vezes faço esse tipo de "jogada" no PC da minha patroa e já aconteceu de criar problemas que não existiam antes, por vezes demandando gastos extras desnecessários.No entanto, a minha esposa tem um i5 12400F que está funcionando perfeitamente. Agora, como tenho em mãos um i5 13600KF novo, estou muito na dúvida se devo ou não trocar o 12400F pelo 13600KF. Obviamente, em termos de performance, o 13600KF é superior (foco em jogos), mas acho que nem é taaaanto assim, né?
Mas caso opte por ficar com ele não vejo porque pagar alguém para fazer isso, são coisas relativamente simples e com bastante informação pela internet.Pensei em pagar um técnico experiente pra fazer um undervolt já pra me precaver. Também tenho receio em relação à atualização de BIOS, já que acho que isso deveria ser feito, principalmente por conta daqueles microcódigos lançados pela intel no fim do ano passado.
Em seu lugar eu provavelmente já teria realocado esse cooler para o meu PCAtualmente, o 12400F da minha esposa tem o Scythe Fuma 3 como air cooler.
Sua esposa usa o PC para quais finalidades?
Joga nele ou faz tarefas mais pesadas, como edição de vídeo?
Caso negativo, não trocaria. O 12400F vai atendê-la muito bem.
Se fosse você, aproveitaria que o 13600KF está zerado e o venderia.
Mas... Caso opte por ficar com ele, o Scythe Fuma 3 vai dar conta. Tenho um que está dando conta muito bem do meu i7 14700.
É com foco em jogos, mesmo. Ela tem jogado bastante Hogwarts Legacy, por exemplo (12400F + 4070). Se eu trocasse, seria mais "pensando em jogos futuros", já que o 12400F, embora ainda seja um bom processador, receio que em breve ou em jogos futuros ele já vai estar um pouco ultrapassado.
Mas como falei aos senhores, meu receio é realmente que aconteçam problemas imprevisíveis. Estou com aquela sensação de "time que está ganhando não se mexe".
Eu ficaria com o 13600KF, vai te atender por mais tempo que o 12400FBom dia, galera! Alguns donos de i5 13600KF por aqui?
Eis o meu relato.
Em novembro de 2022, comprei um i5 13600KF. Meu Water Cooler era o Cooler Master PL240 Flux Masterliquid, RGB, 240mm. Para resumir: esse processador sempre foi esquentadíssimo, ficando constantemente entre 80-90 graus e chegando muitas e muitas vezes aos 100 graus em jogos como PUBG. Em outubro de 2024, quando fui realizar uma limpeza no PC e acabei atualizando a BIOs da placa mãe, ele simplesmente parou de funcionar.
Depois disso, simplesmente troquei meu kit para AMD (AM5) e não me arrependo. Ok, depois de ficar com preguiça, recentemente entrei em contato com o RMA da intel e eles me mandaram um i5 13600KF novo. Eu estou muito satisfeito com o meu 7800x3D, portanto obviamente não irei trocar nada do meu setup atual.
No entanto, a minha esposa tem um i5 12400F que está funcionando perfeitamente. Agora, como tenho em mãos um i5 13600KF novo, estou muito na dúvida se devo ou não trocar o 12400F pelo 13600KF. Obviamente, em termos de performance, o 13600KF é superior (foco em jogos), mas acho que nem é taaaanto assim, né?
De qualquer forma, a minha maior desconfiança é em relação à temperatura. Até hoje eu não sei se o meu 13600KF original já veio com defeito de fábrica ou se simplesmente o meu water cooler é que não funcionava direito. De qualquer forma, a minha dúvida/desconfiança com a Intel aumentou bastante (principalmente por conta dos relatos negativos em relação à 13ª e 14ª geração) e eu temo trocar o certo pelo duvidoso. Mas, ao mesmo tempo, seria legal dar um upgrade de um 12400F para um 13600KF teoricamente novo em folha.
Pensei em pagar um técnico experiente pra fazer um undervolt já pra me precaver. Também tenho receio em relação à atualização de BIOS, já que acho que isso deveria ser feito, principalmente por conta daqueles microcódigos lançados pela intel no fim do ano passado. Enfim, são muitas dúvidas. Gostaria de saber o que os amigos acham a respeito disso. Devo trocar o 12400F pelo 13600KF? Há donos de 13600KF por aqui que não tiveram/não têm problema com temperatura? Recomendam o undervolt?
OBS: Atualmente, o 12400F da minha esposa tem o Scythe Fuma 3 como air cooler. O 12400F dificilmente passa de 55 graus em jogos, sendo que muitas vezes nem chega a 50. Vi algumas reviews desse air cooler e acredito que ele seria o bastante para manter uma boa temperatura do 13600KF (isso assumindo que o processador que eles me mandaram não possui nenhum problema, obviamente).
Bom dia, galera! Alguns donos de i5 13600KF por aqui?
Eis o meu relato.
Minha opinião, ou melhor, o que eu faria.
Se o uso será para jogos, não tem o que pensar, instala 13600KF e seja feliz.
O pessoal do Tom's Hardware testou o Scythe Fuma 3 e concluiu que ele suporta até 227W, ou seja, bem acima dos 125W-181W do 13600KF .
Agora... eu diria com muita certeza que sua placa estava mandando muita energia para o processador que queimou, suas temperaturas não estavam normais, especialmente jogos (quem dirá jogos leves como o PUBG).
Mano, 15 minutos de youtube e tu aprende a fazer undervolting na sua placa mãe, não precisa chamar ninguém e nem precisa ser um ajuste radical.
Meu 13700K funciona com 1,26v... se deixar que a placa decida, vai para 1,39v, ou seja, dá 100º no Word kkkk.
Eu penso que não faz muito sentido ter algo melhor e não usar por medo de "dar ruim". Ou vende e faz dinheiro ou usa e seja feliz.
Abraços.