Pessoal, qual cfg na z790 gigabyte recomendada pra “esfriar” o i9 14?
alguém aqui pegou o "15900K" dessa geração da Intel? Gostou?
Nem sei qual o nome, alguma coisa Ultra.
Ola, alguem sabe me informar como faço pra travar o clock no i9 14k
Melhor limitar uma temperatura ou um consumo máximo.Ola, alguem sabe me informar como faço pra travar o clock no i9 14k
To com a z790 aorus elite axMelhor limitar uma temperatura ou um consumo máximo.
Fala o modelo da sua mobo, mais fácil para alguém ajudar
Achei esse vídeo aqui com BIOS da Gigabyte, veja se tem essa opção aiTo com a z790 aorus elite ax
Travei meu i5 13600k em 55 na BIOS. Porém em baixa carga, ele reduz normalmente os clocks para até 1500mhz.Ola, alguem sabe me informar como faço pra travar o clock no i9 14k
Qual CPU? Tenho uma gaming xPessoal, qual cfg na z790 gigabyte recomendada pra “esfriar” o i9 14?
Tem que travar o clok na BIOS , e windows modo energia correto.Travei meu i5 13600k em 55 na BIOS. Porém em baixa carga, ele reduz normalmente os clocks para até 1500mhz.
Prefiro deixar ele assim. Em jogos e benchs, ele mantem o clock em 55x. Quando em baixa carga, entra em modo de economia.Qual CPU? Tenho uma gaming x
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Tem que travar o clok na BIOS , e windows modo energia correto.
Você usa ThermalRight LGA17XX? esse processadores tem esse problema com tempo empenam.Como resfria esse 14600k? To empurrando ele em um noctua d12s redux só uma ventoinha.
Jogando Indiana Jones q pede bastante da cpu em alguns momentos vai la no pico de 100 graus!
Dei undervolt de 0.125 limitei o tdp 160w e as vezes ainda vai la.
Vou ter q colocar watercooler?
Eu instalaria o adaptador ILM e baixaria para 150w. Depois analisaria se caiu muito o frame rate.Como resfria esse 14600k? To empurrando ele em um noctua d12s redux só uma ventoinha.
Jogando Indiana Jones q pede bastante da cpu em alguns momentos vai la no pico de 100 graus!
Aquela pasta da ts. Vou baixar o tdp para 150w. Na verdade descobri o problema a asus ligou a burrice artificial dela no cooler.Eu instalaria o adaptador ILM e baixaria para 150w. Depois analisaria se caiu muito o frame rate.
Qual pasta vc está usando? Deu um aperto firme (sem destruir) o Noctua?
Aquela pasta da ts. Vou baixar o tdp para 150w. Na verdade descobri o problema a asus ligou a burrice artificial dela no cooler.
Pensei alem do ilm colocar um watercooler no caso o e360 da msi para ver se segura mais.Tenho um 14600K em um AIO 280mm, ele veio de uma fornada pereba e consegue no máximo apenas -0.06 de UV, deixo ele com PL1/PL2 181W e Core Current Limit 200A, padrão Intel, ele pega no máximo 77~79°C no CB R23. Sempre usei o ILM da Thermalright nele e concordo com os amigos acima que indicaram o uso, é bem possível que o seu processador esteja com o contato com o cooler prejudicado.
Que estranho. Pro meu 13600k com overclock de 5,5 GHz nos PCore / 4,3 GHz nos ECore, só chega perto dos 100°C quando testo o Cinebench R23. Isso que uso aquele adaptador pra não empenar o processador junto com um AK620.Como resfria esse 14600k? To empurrando ele em um noctua d12s redux só uma ventoinha.
Que estranho. Pro meu 13600k com overclock de 5,5 GHz nos PCore / 4,3 GHz nos ECore, só chega perto dos 100°C quando testo o Cinebench R23. Isso que uso aquele adaptador pra não empenar o processador junto com um AK620.
Vai mudando e comente aqui. Ajuda outros colegas.Aquela pasta da ts. Vou baixar o tdp para 150w. Na verdade descobri o problema a asus ligou a burrice artificial dela no cooler.
Pensei alem do ilm colocar um watercooler no caso o e360 da msi para ver se segura mais.
To usando o d12s redux. Aquele cinza. Oq eu fiz foi limitar o tdp a 125w. N senti nenhuma perda perceptivel rodando jogos. Com tdp a 125w n passou de 79c nem em teste de stress.Não tinha me atentado ao cooler que está usando, você mencionou D12S, não seria um D12L ou U12S? Se for o D12L, ele é projetado pra sistemas compactos, ele tanka de boas um 12600K, mas não segura um 13600K/14600K. O U12S também acho insuficiente pro 13600K/14600K. Iria na linha que comentou, usar o ILM e um AIO de 280/360mm![]()
Acho q aio só deve ser comprado por quem quer MESMO. Os air coolers dão conta de 230w, na boa.Não tinha me atentado ao cooler que está usando, você mencionou D12S, não seria um D12L ou U12S? Se for o D12L, ele é projetado pra sistemas compactos, ele tanka de boas um 12600K, mas não segura um 13600K/14600K. O U12S também acho insuficiente pro 13600K/14600K. Iria na linha que comentou, usar o ILM e um AIO de 280/360mm![]()