[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
alguém aqui pegou o "15900K" dessa geração da Intel? Gostou?
Nem sei qual o nome, alguma coisa Ultra.

alguém aqui pegou o "15900K" dessa geração da Intel? Gostou?
Nem sei qual o nome, alguma coisa Ultra.

Ola, alguem sabe me informar como faço pra travar o clock no i9 14k
Travei meu i5 13600k em 55 na BIOS. Porém em baixa carga, ele reduz normalmente os clocks para até 1500mhz.

Pessoal, qual cfg na z790 gigabyte recomendada pra “esfriar” o i9 14?
Qual CPU? Tenho uma gaming x
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Travei meu i5 13600k em 55 na BIOS. Porém em baixa carga, ele reduz normalmente os clocks para até 1500mhz.
Tem que travar o clok na BIOS , e windows modo energia correto.

Qual CPU? Tenho uma gaming x

Tem que travar o clok na BIOS , e windows modo energia correto.
Prefiro deixar ele assim. Em jogos e benchs, ele mantem o clock em 55x. Quando em baixa carga, entra em modo de economia.

Como resfria esse 14600k? To empurrando ele em um noctua d12s redux só uma ventoinha.

Jogando Indiana Jones q pede bastante da cpu em alguns momentos vai la no pico de 100 graus!

Dei undervolt de 0.125 limitei o tdp 160w e as vezes ainda vai la.

Vou ter q colocar watercooler?

Como resfria esse 14600k? To empurrando ele em um noctua d12s redux só uma ventoinha.

Jogando Indiana Jones q pede bastante da cpu em alguns momentos vai la no pico de 100 graus!

Você usa ThermalRight LGA17XX? esse processadores tem esse problema com tempo empenam.

Eu instalaria o adaptador ILM e baixaria para 150w. Depois analisaria se caiu muito o frame rate.

Qual pasta vc está usando? Deu um aperto firme (sem destruir) o Noctua?

Eu instalaria o adaptador ILM e baixaria para 150w. Depois analisaria se caiu muito o frame rate.

Qual pasta vc está usando? Deu um aperto firme (sem destruir) o Noctua?
Aquela pasta da ts. Vou baixar o tdp para 150w. Na verdade descobri o problema a asus ligou a burrice artificial dela no cooler.

Aquela pasta da ts. Vou baixar o tdp para 150w. Na verdade descobri o problema a asus ligou a burrice artificial dela no cooler.

Tenho um 14600K em um AIO 280mm, ele veio de uma fornada pereba e consegue no máximo apenas -0.06 de UV, deixo ele com PL1/PL2 181W e Core Current Limit 200A, padrão Intel, ele pega no máximo 77~79°C no CB R23. Sempre usei o ILM da Thermalright nele e concordo com os amigos acima que indicaram o uso, é bem possível que o seu processador esteja com o contato com o cooler prejudicado.

Tenho um 14600K em um AIO 280mm, ele veio de uma fornada pereba e consegue no máximo apenas -0.06 de UV, deixo ele com PL1/PL2 181W e Core Current Limit 200A, padrão Intel, ele pega no máximo 77~79°C no CB R23. Sempre usei o ILM da Thermalright nele e concordo com os amigos acima que indicaram o uso, é bem possível que o seu processador esteja com o contato com o cooler prejudicado.
Pensei alem do ilm colocar um watercooler no caso o e360 da msi para ver se segura mais.

Que estranho. Pro meu 13600k com overclock de 5,5 GHz nos PCore / 4,3 GHz nos ECore, só chega perto dos 100°C quando testo o Cinebench R23. Isso que uso aquele adaptador pra não empenar o processador junto com um AK620.

Última edição:
Que estranho. Pro meu 13600k com overclock de 5,5 GHz nos PCore / 4,3 GHz nos ECore, só chega perto dos 100°C quando testo o Cinebench R23. Isso que uso aquele adaptador pra não empenar o processador junto com um AK620.

Quando respondi o colega, lembrei de vc. Alto desempenho em testes sintéticos e zero problemas.

Vai mudando e comente aqui. Ajuda outros colegas.

Pensei alem do ilm colocar um watercooler no caso o e360 da msi para ver se segura mais.

Não tinha me atentado ao cooler que está usando, você mencionou D12S, não seria um D12L ou U12S? Se for o D12L, ele é projetado pra sistemas compactos, ele tanka de boas um 12600K, mas não segura um 13600K/14600K. O U12S também acho insuficiente pro 13600K/14600K. Iria na linha que comentou, usar o ILM e um AIO de 280/360mm 👍

Não tinha me atentado ao cooler que está usando, você mencionou D12S, não seria um D12L ou U12S? Se for o D12L, ele é projetado pra sistemas compactos, ele tanka de boas um 12600K, mas não segura um 13600K/14600K. O U12S também acho insuficiente pro 13600K/14600K. Iria na linha que comentou, usar o ILM e um AIO de 280/360mm 👍
To usando o d12s redux. Aquele cinza. Oq eu fiz foi limitar o tdp a 125w. N senti nenhuma perda perceptivel rodando jogos. Com tdp a 125w n passou de 79c nem em teste de stress.

Acho q vou deixar assim pq essa máquina só uso para jogar. Eu tinha um 12700f assustei mto pq ele n passava de 65-70 graus e n consumia nada tb.

Mas vou comprar esse adaptador para trocar a base da cpu ao longo da semana. Acho q pode dar uma melhorada ja.

Só para deixar ai como dica para galera que tem 14600k. Colocando 0.125 de undervolt no global e no cache e limitando o tdp a 125w no pl1 e pl2, tive resultados melhores nos benchs do 3dmark, returnal, wukong e forza horizon 5 do que deixando o tdp default em 181w ou mesmo 150w.

Acho q aio só deve ser comprado por quem quer MESMO. Os air coolers dão conta de 230w, na boa.

Um peerless assassin, de 350 drex, já cuida, com sobras, do seu processador. O ilm, IMHO, é indispensável.

Edit: uma boa pasta térmica tb. Uso a Noctua nt h2, mas acho q qualquer uma, de boa marca, e que não seja falsificada, atende bem.

Acabei pegando o ilm da thermalright e comprei um lian li galahad ii 240mm
Acho q agora fica de boa.

Intel Core i9-14900KF estabelece novo recorde mundial de frequência em 9121,61 MHz

Core i9-14900KF atinge 9126,61 MHz

qiHsOCz.png

Recordes mundiais de frequência são divertidos, mas não representam cenários do mundo real nem um pouco. Esses recordes são alcançados sob condições específicas e exigem software e hardware especializados. Se alguém acha que pode atingir frequências semelhantes enquanto joga, está enganado.

Em março de 2024, Elmor e sua equipe quebraram o recorde mundial de frequência usando o Core i9-14900KS, uma edição especial da CPU Raptor Lake lançada pela Intel para overclocking. É um chip pré-agrupado com uma chance maior de atingir frequências maiores. Essa conquista ocorreu pouco antes dos problemas de instabilidade do Raptor Lake virarem manchetes, o que subsequentemente colocou todas as tentativas de overclocking em espera.

V9dECCi.jpeg

dBD5Et1.jpeg

O tempo passou, e parece que Raptor Lake está mais uma vez estabelecendo recordes mundiais. Curiosamente, pela primeira vez na história da Intel, o foco da cena de overclocking extremo permanece em uma arquitetura de última geração, em vez da mais recente Arrow Lake. A arquitetura mais nova ainda precisa atingir recordes mundiais de overclocking significativos, além de realizações relacionadas à memória.

2s3mG46.png

Uma equipe chinesa, que incluía cinco overclockers — Markjinli, Crystalright, WestmereX, Ivan_Qu e WytIWX — estabeleceu um novo recorde com o i9-14900KF (nem mesmo a variante KS) ao atingir uma velocidade de clock de 9121,61 MHz.

A CPU foi instalada em uma placa-mãe ASUS Z790 ROG APEX , e hélio líquido foi usado para atingir uma temperatura de -257,8°C . Como de costume, a frequência recorde foi alcançada em um único núcleo com hyper-threading desabilitado.

Skatter Bencher, outro overclocker proeminente, está acompanhando todos os recordes mundiais e já atualizou sua página de estatísticas para refletir a nova conquista. Seu gráfico também mostra a linha do tempo de novos recordes na última década. Notavelmente, o progresso do overclocking só foi retomado com o lançamento da plataforma Intel LGA1700. Vale mencionar que a barreira de frequência de 9 GHz foi quebrada pela primeira vez em dezembro de 2022 com o i9-13900K. Até agora, as CPUs AMD ainda não apareceram na lista de recordes mundiais de frequência.

Fonte: VALIDX86 , HWBOT via Skatter Bencher

Users who are viewing this thread

Voltar