[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Cara, foda que esse 7800x3d é 3k. Tem ideia de outro que possa comprar num valor mais ok? Meu monitor é ultrawide 2560x1080p. Aí não sei se devo investir bem num processador visto que a RTX 3070 pra essa resolução tira de letra, não?!

Cara, foda que esse 7800x3d é 3k. Tem ideia de outro que possa comprar num valor mais ok? Meu monitor é ultrawide 2560x1080p. Aí não sei se devo investir bem num processador visto que a RTX 3070 pra essa resolução tira de letra, não?!
Ter tem, 7600 por 1200-1300 ou 7700 por 1800-1900, puramente pra jogos o 7600 vai ser mais CxB, 7800x3D obviamente é melhor mas pelo preço nem faz sentido em boa parte dos casos, acho que pra muita gente é melhor pegar um 7600 da vida e se necessário futuramente aí sim ver algum 7800x3D/9800x3D da vida se os preços colaborarem e realmente faltar performance pra algo, mesmo eles sendo melhores não é como se o 7600 fosse ser sofrível, longe disso mas é bom procurar testes práticos pra ter noção +- do que esperar

Ter tem, 7600 por 1200-1300 ou 7700 por 1800-1900, puramente pra jogos o 7600 vai ser mais CxB, 7800x3D obviamente é melhor mas pelo preço nem faz sentido em boa parte dos casos, acho que pra muita gente é melhor pegar um 7600 da vida e se necessário futuramente aí sim ver algum 7800x3D/9800x3D da vida se os preços colaborarem e realmente faltar performance pra algo, mesmo eles sendo melhores não é como se o 7600 fosse ser sofrível, longe disso mas é bom procurar testes práticos pra ter noção +- do que esperar
Sim! Tô de olho no 7600 também, tenho visto videos dele. Vi que o 7600 é mais frio e consome menos que o 7600x, tá legal o desempenho dele pelo que vejo mas procurava ainda um pouco mais de desempenho, mesmo que um pouco mais caro. Queria chegar nos 50/60 fps em 1080p no FS24

Última edição:
Eu escrevi la, 5700X3D, custa 1400,00 na media.

Sim! Tô de olho no 7600 também, tenho visto videos dele. Vi que o 7600 é mais frio e consome menos que o 7600x, tá legal o desempenho dele pelo que vejo mas procurava ainda um pouco mais de desempenho, mesmo que um pouco mais caro. Queria chegar nos 50/60 fps em 1080p no FS24
Aí complica porque mesmo que tenha opção mais rápida que ele acho que não vai fazer muita diferença se for só 5% mais rápido por exemplo, do lado da AMD restaria só 7800x3D/9800x3D que custam o dobro/triplo porque ir do 7600 pra um 7700/7900 pensando em jogos não faz sentido, do lado da Intel a maioria vai ser similar ou um pouquinho mais rápido, mas a geração 13/14 tem suas ressalvas e se for pegar um high-end delas também é bem acima do preço do 7600, daria pra espremer um desempenho extra no 7600 ajustando os timings da memória mas se seria suficiente aí não sei dizer, não faço ideia como o jogo tá rodando

Esses dois daí estão fora da lista de degradação, os únicos processadores afetados são os com chip H0, então é do 13600/14600 para cima, principalmente os "K/KF". Do 13500/14500 para baixo, nenhum foi afetado.
Então, problema de degradação ok!
Mas e quanto aos problemas de voltagem, cabe também?
Pergunto pois pelo pouco que li, os problemas se expande para processadores que consomem 65w, mas não falam quais.

Então, problema de degradação ok!
Mas e quanto aos problemas de voltagem, cabe também?
Pergunto pois pelo pouco que li, os problemas se expande para processadores que consomem 65w, mas não falam quais.
Todos os problemas recentes só foram confirmados/atribuídos a uma revisão específica de chips: A degradação oriunda da oxidação só afetou os lotes iniciais da 13ª geração (segundo a própria Intel); As degradações por tensão elevada em idle e por sobretensão em turbo também só afetam os processadores da revisão H0, que novamente são apenas dos 13600/14600 para cima, tanto as versões comum/"F" (de 65W) quanto as versões "T" (35W, em menor escala) e "K/KF" (125W, em maior escala).

Os quatro microcódigos que a Intel lançou para minimizar/corrigir esses problemas se aplicam a todos os processadores da 13ª e 14ª geração, então mesmo não estando na lista de afetados as revisões (B0, C0) dos chips abaixo dos 13600/14600 também ganharam redução de vCore e limites menores, fazendo eles funcionarem melhor e mais frios (e creio que na faixa de clocks dele, não haverá perda de desempenho).

OBS: Os processadores i3 13100 e 14100 são da revisão H0, mas estes não foram afetados por qualquer problema porque são rebrand/refresh do Alderlake (12ª geração), e esta arquitetura não sofre de nenhum dos problemas citados (e temidos).

Todos os problemas recentes só foram confirmados/atribuídos a uma revisão específica de chips: A degradação oriunda da oxidação só afetou os lotes iniciais da 13ª geração (segundo a própria Intel); As degradações por tensão elevada em idle e por sobretensão em turbo também só afetam os processadores da revisão H0, que novamente são apenas dos 13600/14600 para cima, tanto as versões comum/"F" (de 65W) quanto as versões "T" (35W, em menor escala) e "K/KF" (125W, em maior escala).

Os quatro microcódigos que a Intel lançou para minimizar/corrigir esses problemas se aplicam a todos os processadores da 13ª e 14ª geração, então mesmo não estando na lista de afetados as revisões (B0, C0) dos chips abaixo dos 13600/14600 também ganharam redução de vCore e limites menores, fazendo eles funcionarem melhor e mais frios (e creio que na faixa de clocks dele, não haverá perda de desempenho).

OBS: Os processadores i3 13100 e 14100 são da revisão H0, mas estes não foram afetados por qualquer problema porque são rebrand/refresh do Alderlake (12ª geração), e esta arquitetura não sofre de nenhum dos problemas citados (e temidos).
Perfeita explicação meu amigo, muito obrigado.

Estava relutando aqui para atualizar o bios. Mas acho que vou fazer do mesmo jeito.

Preguiça de ter que configurar tudo novamente, rs.

É pessoal, mesmo sendo um processador da linha xx400, depois que atualizei aqui o UEFI, pela primeira vez vejo ele ficar com temperatura menor do que da vga, tanto em idle como em full, em idle ele estava ficando acima, uns 7 graus, desde que atualizei, ele está abaixo. Muito bom. Não sei que bruxaria foi essa, atualizei, dei um otimizada no UEFI, ajustei os timings das memos e outras coisas que estavam igual antes.

Falta só configurar mais algumas coisas, para afinar melhor o UEFI.

Obrigado pelas dicas.

Última edição:
Só pra atualizar aí , após receber meu 14600kf fiz instalei e funcionou normalmente por menos de 1 semana , Pc simplesmente desligou , fiz troca desmontei e montei os principais ram mobo e processador e nada , as fans n dava meia volta e parava, isso cada vez que desligava e ligava a fonte na tomada , suspeitando da fonte , pela minha já ter bom tempo de uso troquei ela e nada TB , coloquei no carro pq já saia do pouco que entendo de Pc , qdo colocou na tomada na assistência, o maldito ligou .Desmontando o processador e olhando com mais cuidado o processador estava levemente empenado , bem pouco msm , voltou simplesmente a funcionar depois acredito que balançar no carro e dar algum contato no processador . Resolvi colocar um thermalright pra não correr risco e aparentemente rodando tranquilo, um pouco mais frio que de costume , mas não com as temp que gostaria , estou relevando um pouco devido ao calor aqui de sp esses dias , mas ainda assim pouco acima do normal tenho certeza.
A BIOS da z690 coloquei a 0x12B e por hora TB nenhuma mudança que tenha percebido.
Outra coisa que TB acabei esqueci de comentar foi que qdo recebi o "novo" processador da Intel , na etiqueta em condition estava GOOD e não NEW como esperava , estranhei e questionei o suporte, que foi me passado que todos os processadores enviados são novos e testados , eu acredito que não seja o caso , pq apesar de ele estar com a etiqueta, não foi uma etiqueta padrão que costumam vir em todos Intel que tive sempre mesmo padrão , essa aparentemente foi reembalado, eu realmente já não me importava tanto desde que minha garantia seja válida e o processador funcione bem pro pouco que uso só jogos, só isso . Então acabei ficando com esse msm , mas fica aí o alerta pra questão do empenamento TB , quem tiver problema de oscilação de temperatura e desligamentos aleatórios , no meu caso o thermalright resolveu por enquanto . Esqueci de falar TB , tenho uma foto da etiqueta duvidosa da Intel , e que não manjo mto postar foto , depois posto aqui .

Última edição:
Não deram tempo pro cara e tmb as suas estratégias não estavam surgindo efeito. Isso significa duas coisas: Ou a Intel vai continuar negando sua crise e tentando empurrar tecnologia inferior ou vão buscar uma Lisa Su da vida pra se reestruturar e se for essa a opção eu tenho medo de cancelarem o depto de GPUs
Resultados. A questão é mais financeira do que tecnologica.

Optaram por caminhos que não trouxeram vantagem competitiva e consequentemente a $$$$ esperada não veio.

Sobre o depto. de GPU, a primeira coisa que eu disse lá atras foi, se não der resultado rapidamente (2~3 anos), vão cortar.
XeLP integrado nas CPUs deve continuar, mas se BM dGPU não pegar share do mercado, já era tb.

Não deram tempo pro cara e tmb as suas estratégias não estavam surgindo efeito. Isso significa duas coisas: Ou a Intel vai continuar negando sua crise e tentando empurrar tecnologia inferior ou vão buscar uma Lisa Su da vida pra se reestruturar e se for essa a opção eu tenho medo de cancelarem o depto de GPUs
Eu não acho que deveriam cancelar as GPUs. O mercado precisa de competitividade e a Intel tem ativo pra isso e apoio do governo. Apesar de serem inferiores tem preços decentes e geram competitividade. Foda é que se ela não fizer isso, alguma chinesa vai fazer. Na verdade já estão, embora seja bem inferior. O negócio mesmo são os processadores que deram uma decepcionada.

Cara 7700x e bacana TB ou o 5800x3d , eu tava pensando nesse antes mas como o i5 tava na mesma base e eu desconhecia os problemas dessa geração da Intel optei por ele , infelizmente.

Eu não acho que deveriam cancelar as GPUs. O mercado precisa de competitividade e a Intel tem ativo pra isso e apoio do governo. Apesar de serem inferiores tem preços decentes e geram competitividade. Foda é que se ela não fizer isso, alguma chinesa vai fazer. Na verdade já estão, embora seja bem inferior. O negócio mesmo são os processadores que deram uma decepcionada.

E pensar q a "Azulzinha" lançou os Core 2 e dsd então até msm as 2 1ªs ger. de Ryzens praticamente monopolizou td em cpu's, pra agr estar nessa situação. Não teve nenhuma "✉️ na 🥭" de molho criando uma uArch competitiva do "0" s/ degradar o cpu durante esse tempo :alan:. A resposta foi os Alder, mas aí teve o problema citado.

Só espero q a "vermelhinha" não repita as msms 💩 qnd lançou os fx's e dps vimos oq aconteceu né....................:incri2:.

E pensar q a "Azulzinha" lançou os Core 2 e dsd então até msm as 2 1ªs ger. de Ryzens praticamente monopolizou td em cpu's, pra agr estar nessa situação. Não teve nenhuma "✉️ na 🥭" de molho criando uma uArch competitiva do "0" s/ degradar o cpu durante esse tempo :alan:. A resposta foi os Alder, mas aí teve o problema citado.

Só espero q a "vermelhinha" não repita as msms 💩 qnd lançou os fx's e dps vimos oq aconteceu né....................:incri2:.
Na real, quando vc diz que os Ryzen monopolizaram tudo, vc deve estar se referindo apenas em mercados emergentes ou precários, pois onde a grana importa pra valer a Intel ainda nada de braçada...

E pensar q a "Azulzinha" lançou os Core 2 e dsd então até msm as 2 1ªs ger. de Ryzens praticamente monopolizou td em cpu's,
vc tirou da sua cabeça que AMD monopolizou mercado ?

GYTqQczjjDFR8H6pTrC3RK-1200-80.png.webp

AMD pode ter melhorado ao longo dos anos, mas a Intel tem cerca de 80% de todo o Mercado..

Última edição:
Na real, quando vc diz que os Ryzen monopolizaram tudo, vc deve estar se referindo apenas em mercados emergentes ou precários, pois onde a grana importa pra valer a Intel ainda nada de braçada...
Vendas retail da MindFactory (Alemanha):

GchlOmVWkAA8vzm

A Intel tem muito share no mercado OEM e Server (que está gradativamente piorando).

Users who are viewing this thread

Voltar