[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
O marketing é trocar potência por eficiência. Vai perder em trabalhos MT puro e ST puro (como jogos), mas vai ganhar em tarefas mistas, essa informação é antiga já inclusive. Recentemente teve uma live coreana em que o asiático tinha dito exatamente isso, que em jogos o 285K perderá do 14900K e do 13900K, e dependendo do jogo inclusive empata com o 12900K, mas isso apenas no perfil com limite energético (aka, Intel Default / Baseline), pois no ilimitado ele empata com o 13900K e perde do 14900K. Em tarefas comuns é aquilo que a MSI vazou, ganha em ST e empata em MT quando ilimitado, e perde em ambos quando limitado, mas em tarefas que são mistas ele sai na frente e esse caso é complicado de testar em benchmarks, basicamente os ARL-S passarão a impressão de serem melhor no dia-a-dia porque um usuário não fica o dia todo fazendo apenas uma coisa, e sim várias e até ao mesmo tempo mas novamente não dá para esperar uma resposta dessa em um review ou teste.

Esperando cair o embargo para saber como esta a situação da memória e latência dessa nova geração, é a única informação que ainda está faltando e uma das mais importantes para os jogos, fora isso nada mais para se surpreender, é aquilo que deixei em negrito, se quiser diferente vai ter que brincar com OC e tudo isso para ver até onde vai e por quanto consegue ganhar da geração anterior (estão falando que a margem para OC será grande, mas não sei se é suposição ou informação de quem está com ele em mãos, temos que aguardar).

EDIT: Primeiro review vazado (já fora do ar), segue algumas imagens no twitter e/ou essas e outras no tópico oficial... bem, os números são, digamos, intrigantes... perdendo até do 13600K em alguns jogos e com latência >80ns com memórias 8400MT/s em Gear 2 (tem cara de ser bug do AIDA64, imho) :v

Negocio empata / perde pro 5800 X3D, achei que essa geração Intel ia chegar perto do 7800 X3D pelo menos.

Negocio empata / perde pro 5800 X3D, achei que essa geração Intel ia chegar perto do 7800 X3D pelo menos.
Nah, a própria Intel tinha dito que o 285K perderia por 5% do 14900K, então tinha nem esse perigo, a questão é que como qualquer empresa só usa jogos/programas selecionados em seus slides de apresentação, esses -5% tava com cara de ser o melhor caso, e esse review vazado mostra isso, a diferença (perda) vai bem além de apenas 5%. Claro que não sabemos a metodologia do review, se foi no Intel Default ou se foi ilimitado, se foi air-cooler ou WC, e como estava configurado as memórias, mas isso tudo saberemos amanhã, esse leak só deixou claro que teremos um banho de sangue por parte de uns e justificativas "mas vejam só" por parte de outros, quero ver quem vai ser reviewer puxa saco 🤣

PS: Mas estou curioso pelo desempenho no Linux e o quão bem ele se dará em tarefas mistas / dia-a-dia, além da latência vinda da nova abordagem por tiles (não monolítica). Se vier no preço certo será bem competitivo, inclusive os Ultra 7 e Ultra 5 farão sucesso caso desconsideremos o custo extra da migração para uma nova plataforma (inclusive aqui quero ver o que os reviewrs vão falar, pois martelaram a AMD pela troca de socket mesmo o Zen4 oferecendo bons ganhos, imaginando o que dirão pela troca do socket com regressão de desempenho e rumor de uma única arquitetura/geração nele xD).

14700k aqui rodando rodando 17h seguidas cravado em 100% COM overclock, undervolt e air cooler, sem passar de 75c (config da assinatura)
to agora deixando rodar 24h seguidas cravado em 100%, aí deixo 30 minutos desligado e aí rebooto e mais 24h cravados em 100% (todos 28 cores em 100% em aplicação real de bruteforce)

3 máquinas fazendo mesma coisa, com placa mãe vagabunda, zero crashes, zero instablidade, zero problemas

gSJWVLk.png

dúvido mesmo que o 265k seja tão estável quanto, pelo menos agora

geração 14 tá valendo MUITO a pena com os descontos pra quem pode comprar fora

Alguém que tenha e vá desfazer do adesivo Core i9 (12th, 13th ou 14th)?

Video interessante do Jay

E isso aqui hein? Ta parecendo que a Intel esqueceu de conversar com a MS antes do lançamento e o scheduling tá todo zoado...

Video interessante do Jay

E isso aqui hein? Ta parecendo que a Intel esqueceu de conversar com a MS antes do lançamento e o scheduling tá todo zoado...

A solução é a Intel lançar um processador com 24 e-cores :bem:

A solução é a Intel lançar um processador com 24 e-cores :bem:

É justamente um dos últimos rumores do Griffin Cove...

Só que seria lá para 2027 :limo: depois do Cougar Cove (2025) e Coyote Cove (2026).

O chamado Unified Core, usaria os E-Cores atuais como base, esquece a separação e volta a usar um tipo de core só.

É justamente um dos últimos rumores do Griffin Cove...

Só que seria lá para 2027 :limo: depois do Cougar Cove (2025) e Coyote Cove (2026).

O chamado Unified Core, usaria os E-Cores atuais como base, esquece a separação e volta a usar um tipo de core só.
Reação do Windows...

:john:

Pessoal, me digam uma coisa, me deu vontade de pegar um processador mais parrudinho, rs.

Atualmente tenho uma 4070ti, em 1440px. Penso futuramente colocar um 4k pra essa vga, mesmo que seja a 60fps que ela consiga rodar os games.

Um i9 13900F por 2,7k seria muito, desnecessário? Ou um i7 13700F por 2,4k faria o mesmo sem sobra e ainda economizaria uma grana?

Minhas memórias são 4800mhz, também mudaria para 5600mhz que são as frequências máximas desses processadores.

Ou, nenhum upgrade justificaria o gasto em relação ao meu bom 13400f?

Obrigado pessoal.

Pessoal, me digam uma coisa, me deu vontade de pegar um processador mais parrudinho, rs.

Atualmente tenho uma 4070ti, em 1440px. Penso futuramente colocar um 4k pra essa vga, mesmo que seja a 60fps que ela consiga rodar os games.

Um i9 13900F por 2,7k seria muito, desnecessário? Ou um i7 13700F por 2,4k faria o mesmo sem sobra e ainda economizaria uma grana?

Minhas memórias são 4800mhz, também mudaria para 5600mhz que são as frequências máximas desses processadores.

Obrigado pessoal.
2x coisas que vc precisa ter em mente, mais cores com menor clock não ajudará em jogos.
Outra coisa é se os jogos que vc joga são cpubound, ou seja, melhoram e dependem de cpus.

voce poderá ter um ganho saindo de uma versão non-k para K, tipo 13700F para 13700K, simplesmente pq os clocks sao maiores.

Porem o maior ganho em fps
mesmo é a troca por GPU superior.

Colocar memorias mais rapidas (clock) apresentam um ganho muito sutil e irrelevante no todo, o ideal é ter pelo menos as memorias com clock de acordo com a cpu e de menor latencia (CL), por exemplo, é melhor 5600 CL 32 do que 6000 CL 38.
No caso, se ganha 1-2% com 6000 CL 30 ou 6400 CL32, vale o custo adicional ? vai de cada um..

2x coisas que vc precisa ter em mente, mais cores com menor clock não ajudará em jogos.
Outra coisa é se os jogos que vc joga são cpubound, ou seja, melhoram e dependem de cpus.

voce poderá ter um ganho saindo de uma versão non-k para K, tipo 13700F para 13700K, simplesmente pq os clocks sao maiores.

Porem o maior ganho em fps
mesmo é a troca por GPU superior.

Colocar memorias mais rapidas (clock) apresentam um ganho muito sutil e irrelevante no todo, o ideal é ter pelo menos as memorias com clock de acordo com a cpu e de menor latencia (CL), por exemplo, é melhor 5600 CL 32 do que 6000 CL 38.
No caso, se ganha 1-2% com 6000 CL 30 ou 6400 CL32, vale o custo adicional ? vai de cada um..
Entendi amigo, te agradeço pela ajuda.

Nesse meu caso em específico, tenho algumas ressalvas para não pegar um modelo K.
A primeira delas é que uso o case matx, com apenas dois fans fazendo exaustão, então, pegar um 14700k por exemplo, que consome mais e esquenta mais, vai gerar mais calor dentro do case.
O segundo motivo é que não curto mais overclock, meu negócio é tipo plug and play saca, ter algo a um nível bom, sem precisar alterar nada, não tenho paciência mais para mexer com overclock. Ai você vai me falar, mas ninguém é obrigado a fazer overclock e eu vou te dizer, sim, concordo, mas vai ser algo que vai me incomodar bastante, sim, eu tenho toc, não queria ligar pra isso, mas infelizmente não dá.
Quanto as memórias, eu entendo, mas era se fosse o caso de fazer um upgrade em um processador que aguenta frequências maiores e esse processador não é um processador que se faz overclock, as memórias com frequências maiores seriam por isso, tá certo que não sei te dizer se mesmo o processador não sendo um serie k, eu conseguiria subir as frequencias das minhas memórias.
De qualquer forma, valeu ai, vou continuar estudando qual seria a melhor opção, só queria um processador mais robusto que condiz com a vga que tenho atualmente, na resolução que jogo hoje em dia e que pretendo jogar em um futuro (4k).

Fui premiado meu i5 14600kf deu pau . Após apenas 3 meses de uso só em jogos começou a crashar . Processador começou a chegar em temp bem altas quase que imediatamente ao entrar em qualquer jogo e travava a tela . Peguei na Kabum . Abri rma na Intel , forneci todos dados e agora estou no aguardo , estão me enviando outro 14600kf , tava na esperança de receber um K mas não aconteceu. No meu caso msm com a BIOS x129 não teve jeito , o suporte da Intel fez uma recomendação de tentar o novo 0x12B porém a Msi ainda n lançou pra minha mobo , o pq eu n sei já que tem das MAG MEG Z690 , a minha é PRO e não tem disponível ainda . De qualquer forma acredito realmente que não ia funcionar o meu já acredito que tenha sido oxidação msm . Pra quem fica na dúvida aí , achei o RMA bem rápido e eficiente, suporte respondeu consideravelmente rápido e o processo de aprovação de troca foi em menos de 2 dias . Mas fica aí a dica TB , eu hj acho que n pegaria nem os 13 nem 14 , infelizmente depois de mto tempo usando Intel mtos msm , por hora não pegaria . Principalmente pra quem tem msm costume que eu tenho que e ficar uns bons anos na mesma plataforma, msm com a garantia estendida de 5 anos acho arriscado.

Fui premiado meu i5 14600kf deu pau . Após apenas 3 meses de uso só em jogos começou a crashar . Processador começou a chegar em temp bem altas quase que imediatamente ao entrar em qualquer jogo e travava a tela . Peguei na Kabum . Abri rma na Intel , forneci todos dados e agora estou no aguardo , estão me enviando outro 14600kf , tava na esperança de receber um K mas não aconteceu. No meu caso msm com a BIOS x129 não teve jeito , o suporte da Intel fez uma recomendação de tentar o novo 0x12B porém a Msi ainda n lançou pra minha mobo , o pq eu n sei já que tem das MAG MEG Z690 , a minha é PRO e não tem disponível ainda . De qualquer forma acredito realmente que não ia funcionar o meu já acredito que tenha sido oxidação msm . Pra quem fica na dúvida aí , achei o RMA bem rápido e eficiente, suporte respondeu consideravelmente rápido e o processo de aprovação de troca foi em menos de 2 dias . Mas fica aí a dica TB , eu hj acho que n pegaria nem os 13 nem 14 , infelizmente depois de mto tempo usando Intel mtos msm , por hora não pegaria . Principalmente pra quem tem msm costume que eu tenho que e ficar uns bons anos na mesma plataforma, msm com a garantia estendida de 5 anos acho arriscado.

LGA1700 só pegaria de 12700k pra baixo, infelizmente mesmo com BIOS "corrigida" perdi a confiança. Fora que pra repassar esses CPU depois, vai ser uma novela.
Em fim, espero que o novo cpu e não dê problemas.

LGA1700 só pegaria de 12700k pra baixo, infelizmente mesmo com BIOS "corrigida" perdi a confiança. Fora que pra repassar esses CPU depois, vai ser uma novela.
Em fim, espero que o novo cpu e não dê problemas.
Sim se conseguir repassar vai perder uma verba boa . Pelo pouco que tenho lido os 13th são menos problemáticos , os 14th foram os que escancararam o problema. Eu tinha falsa crença que os i5 estavam meio que livres do problema mas não foi o caso , acho que todos são problemáticos e todos tem esse problema com oxidação, essa "correção" pra mim e ao um paliativo sem vergonha.Pior e que vi que os ultra alguns estão com instabilidades TB , n sei se procede. Se acontecer novamente o problema comigo vou acabar migrando pra n ter que ficar esquentando a cabeça com futuras instabilidades. Meu uso e só pra jogo , e uso muito pouco msm , n chegou a 4h dia isso qdo jogo pq Pc tava um tempo parado só voltei pq lançou gow Ragnarok aí tava zerando , meu caso o problema foi do nada, Pc tava liso num dia no outro já n consegui jogar nada ,.só usando na internet , yt lazer . Previsão e que me entreguem na segundo , vou instalar e volto a posta pra ver se tá tudo certo . Será que é válido subir a BIOS de outra z690 MSI ?

Apesar de não ter tido problemas, vendi meu 14700 e 13700, fiquei só com o 12400.
Aguardei os lançamentos do socket 1851 e achei uma bosta, bem decepcionante.
Meu ultimo AMD foi um XP2200+ e mesmo não curtindo muito a ideia, pois acho o conjunto da AMD sempre com bugzinho aqui e ali...meu proximo setup sera com AMD, vendo ainda se pego o 9800X3D ou o 9900X.

Apesar de não ter tido problemas, vendi meu 14700 e 13700, fiquei só com o 12400.
Aguardei os lançamentos do socket 1851 e achei uma bosta, bem decepcionante.
Meu ultimo AMD foi um XP2200+ e mesmo não curtindo muito a ideia, pois acho o conjunto da AMD sempre com bugzinho aqui e ali...meu proximo setup sera com AMD, vendo ainda se pego o 9800X3D ou o 9900X.
Certíssimo, essas gerações são bomba relógio ,não vale o risco , eu infelizmente n tenho condições de migrar pois como precisei trocar combo processador e mobo fica pesado trocar novamente o kit . Mas com certeza teria pego um Ryzen 7.Quem sabe eu arrisque vender , mas vai ser complicado.

Certíssimo, essas gerações são bomba relógio ,não vale o risco , eu infelizmente n tenho condições de migrar pois como precisei trocar combo processador e mobo fica pesado trocar novamente o kit . Mas com certeza teria pego um Ryzen 7.Quem sabe eu arrisque vender , mas vai ser complicado.
Vendi rapido no ML.
Um orçamento por cima:
- 7800X3D ou 7900X = 2800,00
- mobo = 900~1400,00
- 32Gb DDR 5 = 900,00

Eu vou esperar o 9900X abaixar, ja teve corte de preço.
9800X3D vai vir caro e não acho que vale o preço versus retorno.

(*) Em games… mas existem outras utilidades para uma CPU

(*) Em games… mas existem outras utilidades para uma CPU
não vale o investimento para um socket de uma CPU só com muita deficiência.

Fora por baixo ter que gastar 1900,00 com placa-mãe.

Obrigado pessoal.
14700F

Não vai mudar muita coisa na prática.
O 13400F com 4070TI já entrega 60fps em 4K. Se o jogo for pesadão, só ajeitar os settings e usar DLSS se necessário.

Breve atualização sobre o RMA da Intel , recebi o processador dia 04/11 ,sem burocracia, já trocaram quase que de imediato, processador veio com marcas em cima , como se já tivesse sido usado porém caixa veio lacrada , n sei se e por padrão de rma testar ou se realmente veio usado , as marcar que fica na aba que normalmente aquela alavanca pra tavar o processador deixa, não tinha ,somente na base dele uma marca bem fraca . Mandei perguntando essa questão e o suporte disse que todos produtos enviados são novos , enfim n fiz mto caso e aceitei . Zerou as instabilidades que tinha , mas tenho achado n somente esse novo , mas o antigo depois de um tempo bem mais esquentado ,nos jogos normalmente qdo no começo tem aquela porcentagem de renderização no CoD , Gow Ragnarok pelo menos tem , o processador fica na casa dos 80-85 após isso estabiliza prós 60-70 (uso torre) , não sei se é impressão minha mas acredito que tenha sido após o update da BIOS pro x129 , meu modelo de mobo ainda n tem a nova versão então só após pra ter certeza msm. De qualquer forma mesmo com essas altas temperaturas, nenhum crash até o momento ,conseguindo rodar todos jogos normalmente , maaaas acho que e uma questão de tempo , tomare que não . Pra quem fica na dúvida e pode ter tido a mesma situação , no meu caso os crashs o Pc ligava normalmente em idle funcionava perfeitamente ( usando na internet yt etc) , porém qdo abria qualquer jogo e o Pc parava de responder, as vezes a imagem até ficava em movimento porém após alguns segundos congelava e demorava uns 10-15seg para o pc reiniciar sozinho, pelo menos comigo nenhuma vez chegou a dar tela azul nessa situação, ele simplesmente travava e reiniciava e entrava direto na BIOS . Fica dica aí pra quem pode ter o mesmo problema infelizmente. No resto vamo testando e ver oq dá . No aguardo da nova BIOS da msi TB , mandei o ticket pra ver se tinha previsão ,mas ainda nada só lamentaram e disseram que estão trabalhando nela .

Users who are viewing this thread

Voltar