[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Desconfio que em games pode ter um ganho considerável, especialmente se for com um desses kits CUDIMM 9600+
Desconfio que não, já tem um bom tempo que escuto que as latências estão ruins por causa da metodologia em tiles, e o único vazamento que vi de leitura pelo AIDA64 confirma isso. Os resultados mostrados pela própria Intel já deixam claro que o desempenho em jogos é pior que a geração anterior, mesmo com mais IPC e usando memórias mais rápidas (5600 x 6400). E por fim, até onde tenho lido, não tem como usar módulos CUDIMM em GEAR 1, só em GEAR 2, e neste modo só vai ser possível ir até 8800MT/s, com muita sorte / IMC muito bom dá para colocar até 9000MT/s com apenas dois módulos, mas qualquer valor disso para cima só com GEAR 4, e... bem, nem preciso dizer o que isso significa para latências.

A própria TeamGroup disse que para se utilizar 4 módulos CUDIMM é obrigatório usar GEAR 4, e mesmo assim o limite ficará na casa dos 8800MT/s (ela disse isso para sua linha de memórias CUDIMM DDR5-9600), então ficaria cético quanto a possíveis ganhos perceptíveis em jogos com essas CUDIMM 9000+

Desconfio que não, já tem um bom tempo que escuto que as latências estão ruins por causa da metodologia em tiles, e o único vazamento que vi de leitura pelo AIDA64 confirma isso. Os resultados mostrados pela própria Intel já deixam claro que o desempenho em jogos é pior que a geração anterior, mesmo com mais IPC e usando memórias mais rápidas (5600 x 6400). E por fim, até onde tenho lido, não tem como usar módulos CUDIMM em GEAR 1, só em GEAR 2, e neste modo só vai ser possível ir até 8800MT/s, com muita sorte / IMC muito bom dá para colocar até 9000MT/s com apenas dois módulos, mas qualquer valor disso para cima só com GEAR 4, e... bem, nem preciso dizer o que isso significa para latências.

A própria TeamGroup disse que para se utilizar 4 módulos CUDIMM é obrigatório usar GEAR 4, e mesmo assim o limite ficará na casa dos 8800MT/s (ela disse isso para sua linha de memórias CUDIMM DDR5-9600), então ficaria cético quanto a possíveis ganhos perceptíveis em jogos com essas CUDIMM 9000+
Mas não tem DDR5 em Gear 1 na Intel, isso é só na AMD mesmo. DDR5 sempre foi Gear 2, agora se for Gear 4 acho que vai piorar mesmo se estiver a 10000Mhz... Essa geração está bem decepcionante, devo ir de AMD mesmo, uma pena pois achei a Apex Z890 branca linda e ia casar muito bem com meu setup.

Mas não tem DDR5 em Gear 1 na Intel, isso é só na AMD mesmo. DDR5 sempre foi Gear 2, agora se for Gear 4 acho que vai piorar mesmo se estiver a 10000Mhz... Essa geração está bem decepcionante, devo ir de AMD mesmo, uma pena pois achei a Apex Z890 branca linda e ia casar muito bem com meu setup.
10000 MT/s em gear 2 seria interessante, mas se pegar 9600 MT/s em gear 2 já tá bom. To de olho nessa Z890 Apex, agora todas as placas da Asus com Z890 vem com USB 4 e Thunderbolt 4, antes tinha que abrir mão de placas 2 dimm se quisesse suporte a TB.

Não sabia que GEAR 1 era apenas para DDR4, então na Intel DDR5 só GEAR 2 ou 4, bom saber, agradecido pela info :3

10000 MT/s em gear 2 seria interessante, mas se pegar 9600 MT/s em gear 2 já tá bom. To de olho nessa Z890 Apex, agora todas as placas da Asus com Z890 vem com USB 4 e Thunderbolt 4, antes tinha que abrir mão de placas 2 dimm se quisesse suporte a TB.
Não sei se chega nisso em G2 não ein, tanto a Biwin, quanto a Asgard e TeamGroup dizem que 9000+ só em G4. Inclusive:

"TeamGroup says that those who want to go beyond a DDR5-9000 speed, say, to DDR5-9600, can do so, but only in Gear 4 mode, which means that the Arrow Lake-S memory controller will function at ¼ of memory's speed (2400 MHz), which is not optimal for the majority of applications."

Desconfio que em games pode ter um ganho considerável, especialmente se for com um desses kits CUDIMM 9600+
Só o valor desse kit ai, prefiro 1000x esperar lançarem uma nova geração depois do 1851 + DDR5 6400, que terá mais performance e menor custo.

Nunca achei a relação do custo de memórias super rápidas e o ganho final que trazem, algo significativo que valesse o investimento.

Não tem milagre, a CPU em stock é pior que um 14900k, mesmo que haja esse aumento de RAM, a latência é maior, então vai ficar elas por elas.

Só o valor desse kit ai, prefiro 1000x esperar lançarem uma nova geração depois do 1851 + DDR5 6400, que terá mais performance e menor custo.

Nunca achei a relação do custo de memórias super rápidas e o ganho final que trazem, algo significativo que valesse o investimento.
No Brasil, e se pensar bem mesmo aqui nos EUA não vale a pena mesmo. Mas hobby é hobby e PC ainda é mais barato que outros hobbies como som/audiofilia, carros ou relógios que tem do básico ao infinito $$$.
Não tem milagre, a CPU em stock é pior que um 14900k, mesmo que haja esse aumento de RAM, a latência é maior, então vai ficar elas por elas.
Por enquanto só especulação, certo? Vamos ver quando chegar nas mãoes do povo mais hardcore.

No Brasil, e se pensar bem mesmo aqui nos EUA não vale a pena mesmo. Mas hobby é hobby e PC ainda é mais barato que outros hobbies como som/audiofilia, carros ou relógios que tem do básico ao infinito $$$.

Por enquanto só especulação, certo? Vamos ver quando chegar nas mãoes do povo mais hardcore.
Sim estou de olho no OCnet, lá tem mta gente com a CPU em mãos e fazendo OC de CPU/RAM só esperando sair o NDA para soltarem os resultados, mas eu acho que vai ser bem parecido com o 14900k afinado, visto que em stock ambos são bem próximos.

Não sabia que GEAR 1 era apenas para DDR4, então na Intel DDR5 só GEAR 2 ou 4, bom saber, agradecido pela info :3

Não sei se chega nisso em G2 não ein, tanto a Biwin, quanto a Asgard e TeamGroup dizem que 9000+ só em G4. Inclusive:

"TeamGroup says that those who want to go beyond a DDR5-9000 speed, say, to DDR5-9600, can do so, but only in Gear 4 mode, which means that the Arrow Lake-S memory controller will function at ¼ of memory's speed (2400 MHz), which is not optimal for the majority of applications."

Na screenshot desse artigo da videocardz a memória está em 9600 MT/s gear 2.

@Alessandro1994 @japa

teamgroup t-force xtreem ckd ddr5 2x24gb xmp rated at 8200 (cud5-8200)
- on gear 2, 9000mhz 1.45v mt 200% on 4 dimms
- on gear 4, 9600mhz 1.45v mt 500% on 4 dimms

- "imc_vdd" seems to be suggesting the mobo is asus z890

Na screenshot desse artigo da videocardz a memória está em 9600 MT/s gear 2.
Eu estou vendo como Gear 4, o IMC está como 2400MHz, logo 1/4 de 9600MT/s.
Já na imagem do Uniko, vindo da TeamGroup, está como Gear 2 (IMC em 4500MHz).

... ou eu estou enganado / entendendo errado?

Duvido muito que esse lance de relógios valendo milhões seja apenas um hobby, deve ter algum esquema para salvar dinheiro. Por exemplo, durante a separação itens de uso pessoal não podem ser incluídos na divisão de bens, então nesse aspecto faz todo o sentido ter um relógio que vale mais do que um carro e uma casa. Não sei se tem outros esquemas, só sei que nunca gastaria tanto em um relógio apenas para ver as horas.

@Alessandro1994 @japa

Na verdade Gear 2 o certo é mostrar a relação com a RAM em 1:4, Gear 1 é 1:2, mas deve ser erro do CPUZ não atualizado, pois 9600Mhz em G1 seria impossível...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui um exemplo, Gear 1 fica em 2100Mhz (metade do clock da RAM):

Dt14KCN.png

@Alessandro1994 @japa

No caso de DDR5 e gear 2, com memory controller frequency 2400 Mhz -> RAM frequency 4800 Mhz -> 9600 MT/s. Esses 9600 MT/s em gear 4 foi com mobo 4 dimmer pelo visto, com dual dimmer é capaz de conseguir chegar nisso em gear 2.

Na verdade Gear 2 o certo é mostrar a relação com a RAM em 1:4, Gear 1 é 1:2, mas deve ser erro do CPUZ não atualizado, pois 9600Mhz em G1 seria impossível...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui um exemplo, Gear 1 fica em 2100Mhz (metade do clock da RAM):

Dt14KCN.png
No caso de DDR5 e gear 2, com memory controller frequency 2400 Mhz -> RAM frequency 4800 Mhz -> 9600 MT/s. Esses 9600 MT/s em gear 4 foi com mobo 4 dimmer pelo visto, com dual dimmer é capaz de conseguir chegar nisso em gear 2.
Agradecido meus caros, ainda longe de usar DDR5 então estou por fora dessas engrenagens todas ai :3

265K por US$ 394
Caraca, preço bem justo em!!! Esperar sair benchmarks principalmente de estabilidade pra ver se vale migrar pro 14700k pra ele.. o 14700k apesar de toda treta foi o melhor processador que tivemos na vida em termos de CxB - usamos em máquina EXCLUSIVA de CI/CD pra fazer builds de unity com PL1=PL2=175W cravado tempo todo com undervolt, vcore em load 100% todos cores não passa de 1.35V. Os i9 (12/13/14) sempre pareceram aqueles carros bombadassos pra drag racing mas que não conseguem dar uma voltinha numa rua real - monstro em benchmark mas em uso real sempre foi muito sensível (o que se confirmou na treta dos servidores - óbvio que por burrada da intel).

14700k paguei 395$ em janeiro desse ano - usei ele por literalmente 3314 horas em 100% CRAVADO (todos cores, 10h/dia)
Teria custado aproximadamente 2200$ pra fazer isso online em uma máquina online equivalente da amazon (3k horas numa c5.4xlarge na AWS ECS2).
Temos 4 máquinas idênticas rodando nosso amiguinho jenkins, economia de quase 10k usd em 10 meses, fora que os computadores ficam pra gente (pra uma empresa pequena faz bastante diferença).

Processador se pagou em poucos meses, mesmo com todas burradas que a intel fez.

265k confirmando sendo tão estável quanto o 14700k com gasto energético melhor e com os fixes de agora (0X12B) deve ser ainda mais vantajoso..
Curto muito mais AMD mas pra nosso uso em particular (produtividade high/mid) intel destrói absolutamente tudo que existe.

Qual a diferença dessa CUDIMM para o outro tipo de mem DDR5 ?
to boiando no assunto.

to boiando no assunto.
Tem um redriver de clock pra possibilitar clocks maiores. Só funcionará nos arrow lake, nos AMD vai ser inútil.

Só funcionará nos arrow lake, nos AMD vai ser inútil.
Na verdade, funcionará nos Ryzens, mas apenas nos 8000 e 9000 e sem a função do reclock, basicamente um bypass, logo inútil mas funcionará como um DIMM normal, diferente dos Ryzen 7000, que não irão iniciar por falta de suporte.

to boiando no assunto.
Como o @igormp disse, é um Clocked DIMM, uma memória com IC que regera o clock direto no módulo, evitando perdas e mantendo um sinal mais íntegro, permitindo assim clocks maiores, principalmente quando se utiliza 4 módulos, além de outras vantagens. Caso queira saber mais, aconselho o Anandtech (enquanto ainda der para ler nele):

@Alessandro1994 @japa

Comi bronha, na screenshot do chip hell que postei a RAM está em gear 4 (DRAM:FSB 72:3 -> 24x100 = DRAM 2400Mhz x Gear 4 = 9600 MT/s)

Desculpe pelo vacilo.

A Intel lista o SKU do Core Ultra “295K”, sucessor do 14900KS ou apenas um erro de digitação?

Core Ultra 9 295K provocado
Poderia ser este o novo SKU principal com os maiores clocks entre os processadores Arrow Lake-S?

Ct4iPgD.png

Parece que a Intel listou um SKU 295K em seu site oficial, gerando especulações sobre se este poderia ser o sucessor da série KS. Embora não tenha havido confirmação oficial da Intel, a aparição deste SKU ao lado de outros modelos como o 265KF ou 245K levanta algumas questões.

Dada a aparente lacuna no esquema de nomenclatura, alguns estão sugerindo que o 295K poderia se encaixar na linha Special Edition (as chamadas variantes KS). No entanto, também há a possibilidade de que isso possa ser simplesmente um erro de digitação, com o 285K sendo o modelo pretendido.

FeGRLZo.jpeg

O Core Ultra 9 285K já oferece uma configuração completa de 24 núcleos (8x Lion Cove e 16x Skymont) e será enviado com um clock de boost máximo de 5,7 GHz. O potencial 295K pode apresentar velocidades de clock mais altas e um TDP mais alto, considerando que todos os lançamentos KS anteriores tinham um TDP padrão de 150 W.

SKUs da Intel Special Edition:​

• Core i9-12900KS : preço sugerido de US$ 739, 16 núcleos, até 5,5 GHz, lançado em 5 de abril de 2022
  • Core i9-13900KS: preço sugerido de US$ 699, 24 núcleos de até 6,0 GHz lançado em 12 de janeiro de 2023
  • Core i9-14900KS : preço sugerido de US$ 699, 24 núcleos, até 6,2 GHz, lançado em 14 de março de 2024
  • Core Ultra 9 295K : MSRP
    ❔
    , 24 núcleos, até
    ❔
    GHz
Supondo que o rumor esteja correto, o 295K pode ser lançado no ano que vem, já que todas as variantes KS baseadas em LGA-1700 foram lançadas entre janeiro e abril. Caso contrário, isso pode ser simplesmente um erro de digitação sem significado. Afinal, o principal benefício da nova plataforma não é melhor desempenho em jogos, mas sim eficiência de energia aprimorada.

Fonte: Intel via @momomo_us

alguem pelo amor de Deus pde me recomendar um undervolt bom pro i7 14?
Velho, não tem ciência exata para isso, tem que ir reduzindo aos poucos até achar o ideal para seu processador

A MSI afirma que o Core Ultra 9 285K desbloqueado exigirá menos energia e oferecerá temperaturas mais baixas do que o i9-14900K

Vazamento da MSI no Core Ultra 200
Os slides apresentados pela MSI confirmaram que a Intel está ou estava planejando uma atualização ou Arrow Lake-S.

JeSDl23.png

Voltamos ao vazamento da HardwareLuxx que postou a apresentação embargada da MSI sobre as plataformas Intel e AMD de próxima geração. Esta foi a primeira confirmação do desempenho do Ryzen 9000X3D e uma nova divulgação sobre o Core Ultra 200, incluindo perfis de desempenho e energia.

A MSI apresentou um slide que mostra as configurações de energia do Arrow Lake-S, incluindo o novo Default Profile, Performance Profile e Extreme Profile. Este último é aplicável somente à série Core Ultra 9K, e também significa que a garantia será anulada.

O que aprendemos com este slide é que a série Core Ultra 5K terá uma configuração PL1/PL2 padrão de 125 W e 125 W, respectivamente, mas pode ser atualizada para 125 W/159 W com o Perfil de Desempenho. Da mesma forma, os modelos Core Ultra 7K serão enviados com um perfil Padrão de 125 W/177 W e 125 W/250 W. Enquanto isso, a série Core Ultra 9K oferecerá 125 W/175 W (Padrão), 250 W/250 W (Desempenho) e 250 W/295 W (Extremo).

0LIFPV7.jpeg

Se você olhar atentamente para o lado direito da apresentação, que parece ter se originado da Intel em vez da MSI, ela menciona Arrow Lake-S e Arrow Lake-S Refresh. Esta é a primeira vez que um slide da Intel menciona o Refresh , que, de acordo com rumores, pode já ter sido cancelado.

Talvez a MSI esteja usando um slide antigo, ou o Refresh ainda esteja na mesa. Caso contrário, os planos da Intel para o desktop de próxima geração (Core Ultra 300) são incertos. Alguns acreditam que o chip 8P+32E foi cancelado, enquanto outros sugerem que pode haver um chip Panther Lake planejado para desktops. Nem a Intel nem a MSI confirmaram tais planos.

Agora, falando de limites de energia, a MSI afirma que a configuração de energia desbloqueada levará a um consumo de energia visivelmente maior (a configuração Unlimited em placas-mãe MSI). Ela aumentará a energia do padrão 279W para 349W, enquanto aumenta a temperatura de 64°C para 77°C. Ao mesmo tempo, a MSI está mostrando que, apesar da configuração de energia ilimitada, a CPU Core Ultra 9 285K ainda acabará usando menos energia e oferecerá temperaturas mais baixas do que o Core i9-14900K com energia ilimitada :

H3pO8oU.jpeg

NzWlHi4.jpeg

Com desempenho ilimitado, o Core i9-14900K é dito para oferecer 10% mais desempenho em vários benchmarks sintéticos. Apenas tenha em mente que isso pode não se traduzir em desempenho de jogo.

A3mfvJt.jpeg

A MSI também apresentou seus próprios dados do Cinebench, que supostamente mostram maior desempenho de núcleo único (1T) e múltiplos núcleos (nT) nos benchmarks Cinebench R23.

prcZmWr.jpeg

XFMl8HI.jpeg

Ainda estamos a 20 dias da cobertura oficial da análise, esperançosamente com muito mais detalhes e cobertura sobre perfis de energia. A Intel afirmou que a nova série não será afetada pelos problemas de instabilidade do Raptor Lake, então teoricamente, overclocking ou mudanças no limite de energia não devem ser tão preocupantes quanto nas CPUs de última geração.

Fonte: via QuasarZone

A MSI afirma que o Core Ultra 9 285K desbloqueado exigirá menos energia e oferecerá temperaturas mais baixas do que o i9-14900K

Vazamento da MSI no Core Ultra 200
Os slides apresentados pela MSI confirmaram que a Intel está ou estava planejando uma atualização ou Arrow Lake-S.

JeSDl23.png

Voltamos ao vazamento da HardwareLuxx que postou a apresentação embargada da MSI sobre as plataformas Intel e AMD de próxima geração. Esta foi a primeira confirmação do desempenho do Ryzen 9000X3D e uma nova divulgação sobre o Core Ultra 200, incluindo perfis de desempenho e energia.

A MSI apresentou um slide que mostra as configurações de energia do Arrow Lake-S, incluindo o novo Default Profile, Performance Profile e Extreme Profile. Este último é aplicável somente à série Core Ultra 9K, e também significa que a garantia será anulada.

O que aprendemos com este slide é que a série Core Ultra 5K terá uma configuração PL1/PL2 padrão de 125 W e 125 W, respectivamente, mas pode ser atualizada para 125 W/159 W com o Perfil de Desempenho. Da mesma forma, os modelos Core Ultra 7K serão enviados com um perfil Padrão de 125 W/177 W e 125 W/250 W. Enquanto isso, a série Core Ultra 9K oferecerá 125 W/175 W (Padrão), 250 W/250 W (Desempenho) e 250 W/295 W (Extremo).

0LIFPV7.jpeg

Se você olhar atentamente para o lado direito da apresentação, que parece ter se originado da Intel em vez da MSI, ela menciona Arrow Lake-S e Arrow Lake-S Refresh. Esta é a primeira vez que um slide da Intel menciona o Refresh , que, de acordo com rumores, pode já ter sido cancelado.

Talvez a MSI esteja usando um slide antigo, ou o Refresh ainda esteja na mesa. Caso contrário, os planos da Intel para o desktop de próxima geração (Core Ultra 300) são incertos. Alguns acreditam que o chip 8P+32E foi cancelado, enquanto outros sugerem que pode haver um chip Panther Lake planejado para desktops. Nem a Intel nem a MSI confirmaram tais planos.

Agora, falando de limites de energia, a MSI afirma que a configuração de energia desbloqueada levará a um consumo de energia visivelmente maior (a configuração Unlimited em placas-mãe MSI). Ela aumentará a energia do padrão 279W para 349W, enquanto aumenta a temperatura de 64°C para 77°C. Ao mesmo tempo, a MSI está mostrando que, apesar da configuração de energia ilimitada, a CPU Core Ultra 9 285K ainda acabará usando menos energia e oferecerá temperaturas mais baixas do que o Core i9-14900K com energia ilimitada :

H3pO8oU.jpeg

NzWlHi4.jpeg

Com desempenho ilimitado, o Core i9-14900K é dito para oferecer 10% mais desempenho em vários benchmarks sintéticos. Apenas tenha em mente que isso pode não se traduzir em desempenho de jogo.

A3mfvJt.jpeg

A MSI também apresentou seus próprios dados do Cinebench, que supostamente mostram maior desempenho de núcleo único (1T) e múltiplos núcleos (nT) nos benchmarks Cinebench R23.

prcZmWr.jpeg

XFMl8HI.jpeg

Ainda estamos a 20 dias da cobertura oficial da análise, esperançosamente com muito mais detalhes e cobertura sobre perfis de energia. A Intel afirmou que a nova série não será afetada pelos problemas de instabilidade do Raptor Lake, então teoricamente, overclocking ou mudanças no limite de energia não devem ser tão preocupantes quanto nas CPUs de última geração.

Fonte: via QuasarZone
Esses testes em laboratório fechado no ar gelando , eles testando no Brasil calor infernal, ae acreditaria

Users who are viewing this thread

Voltar