A MSI afirma que o Core Ultra 9 285K desbloqueado exigirá menos energia e oferecerá temperaturas mais baixas do que o i9-14900K
Vazamento da MSI no Core Ultra 200
Os slides apresentados pela MSI confirmaram que a Intel está ou estava planejando uma atualização ou Arrow Lake-S.
Voltamos ao vazamento da HardwareLuxx que postou a apresentação embargada da MSI sobre as plataformas Intel e AMD de próxima geração. Esta foi a primeira confirmação do desempenho do Ryzen 9000X3D e uma nova divulgação sobre o Core Ultra 200, incluindo perfis de desempenho e energia.
A MSI apresentou um slide que mostra as configurações de energia do Arrow Lake-S, incluindo o novo Default Profile, Performance Profile e Extreme Profile. Este último é aplicável somente à série Core Ultra 9K, e também significa que a garantia será anulada.
O que aprendemos com este slide é que a série Core Ultra 5K terá uma configuração PL1/PL2 padrão de 125 W e 125 W, respectivamente, mas pode ser atualizada para 125 W/159 W com o Perfil de Desempenho. Da mesma forma, os modelos Core Ultra 7K serão enviados com um perfil Padrão de 125 W/177 W e 125 W/250 W. Enquanto isso, a série Core Ultra 9K oferecerá 125 W/175 W (Padrão), 250 W/250 W (Desempenho) e 250 W/295 W (Extremo).
Se você olhar atentamente para o lado direito da apresentação, que parece ter se originado da Intel em vez da MSI, ela menciona Arrow Lake-S e Arrow Lake-S Refresh. Esta é a primeira vez que um slide da Intel menciona o
Refresh , que, de acordo com rumores, pode já ter sido cancelado.
Talvez a MSI esteja usando um slide antigo, ou o Refresh ainda esteja na mesa. Caso contrário, os planos da Intel para o desktop de próxima geração (Core Ultra 300) são incertos. Alguns acreditam que o chip 8P+32E foi cancelado, enquanto outros sugerem que pode haver um chip Panther Lake planejado para desktops. Nem a Intel nem a MSI confirmaram tais planos.
Agora, falando de limites de energia, a MSI afirma que a configuração de energia desbloqueada levará a um consumo de energia visivelmente maior (a configuração Unlimited em placas-mãe MSI). Ela aumentará a energia do padrão 279W para 349W, enquanto aumenta a temperatura de 64°C para 77°C. Ao mesmo tempo, a MSI está mostrando que, apesar da configuração de energia ilimitada, a
CPU Core Ultra 9 285K ainda acabará usando menos energia e oferecerá temperaturas mais baixas do que o Core i9-14900K com energia ilimitada :
Com desempenho ilimitado, o Core i9-14900K é dito para oferecer 10% mais desempenho em vários benchmarks sintéticos. Apenas tenha em mente que isso pode não se traduzir em desempenho de jogo.
A MSI também apresentou seus próprios dados do Cinebench, que supostamente mostram maior desempenho de núcleo único (1T) e múltiplos núcleos (nT) nos benchmarks Cinebench R23.
Ainda estamos a 20 dias da cobertura oficial da análise, esperançosamente com muito mais detalhes e cobertura sobre perfis de energia. A Intel afirmou que a nova série não será afetada pelos problemas de instabilidade do Raptor Lake, então teoricamente, overclocking ou mudanças no limite de energia não devem ser tão preocupantes quanto nas CPUs de última geração.
Fonte: via
QuasarZone