[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
9% de IPC nos P-Core e 32% nos E-Core.

116f97690790e68ed3d06b33bf77866e3357e0dd3ce3b2941ff88142e2fa52bf.jpg

92afb52fcc7c68f49d24947a24099ec0bf12d63e99d7f455c5131880ebb5dc0c.jpg

6cf3495c0c085c901c3e199b306b1f7ce41c752c3a45b2a8d053edd0d7cce8d6.jpg

aabbcfe2fe96f1d2bd68d085a787e1c856da3a130c03e14ce24c0af02d78fa20.jpg

foco dos ARL é em eficiencia ao que parece, dito isso os numeros em jogos parecem estar utilizando do APO da Intel

Se o cenário é de regressão ou igual utilizando software de otimização em benchmarks e sendo escolhidos pela Intel imagina em reviews independentes.

Última edição:

foco dos ARL é em eficiencia ao que parece, dito isso os numeros em jogos parecem estar utilizando do APO da Intel

Se o cenário é de regressão ou igual utilizando software de otimização em benchmarks e sendo escolhidos pela Intel imagina em reviews independentes.

Apesar da pouca difierença de performance e consumindo menos esperava que ele ganhasse do 14900K.

Tipo desde a primeira semana/mês? Eu já passado tudo nos cobres :jac1:

Eu não apostaria 100% das fichas ao dizer que o problema é na CPU… o comportamento remete mais à MoBo
O problema é que com outra cpu funciona, tenho um amigo que trabalha em loja de informatica e ele me emprestou outro processador.
To atualizando a bios da placa mae até a ultima versão, vamos ver se atualizando resolva algo.

O problema é que com outra cpu funciona, tenho um amigo que trabalha em loja de informatica e ele me emprestou outro processador.
To atualizando a bios da placa mae até a ultima versão, vamos ver se atualizando resolva algo.
Então já achou o culpado, é a CPU mesmo. Se não resolver com a BIOS (acho meio improvável, mais vai que...) vai ter que acionar o RMA. Pelo visto foi sorteado com a degradação precoce.

Espero que ele consiga se sair bem, mas se for que nem os lunar lake, vai ser triste.
Os Lunar Lake tem single core bom e consumo finalmente perto da concorrência (apesar de ainda ficar atrás dos Zen 4/5 e apple), mas a config de 4p+4e dele deixou MUITO capado em MT, perde até pros alder lake mobile.
Como a config de desktop high-end vai ser um 8p+16e, acho que não vai fazer tão feio assim, vamos ver.

Espero que ele consiga se sair bem, mas se for que nem os lunar lake, vai ser triste.
Os Lunar Lake tem single core bom e consumo finalmente perto da concorrência (apesar de ainda ficar atrás dos Zen 4/5 e apple), mas a config de 4p+4e dele deixou MUITO capado em MT, perde até pros alder lake mobile.
Como a config de desktop high-end vai ser um 8p+16e, acho que não vai fazer tão feio assim, vamos ver.
Acho que só os jogos vão sofrer um pouco, principalmente contra os 7000X3D e 9000X3D.
De resto me parecem CPUs equilibradas...perderam o HT, porém o IPC dos P-Cores e E-cores está ótimo.

Ah sim, claramente a falta do AVX512 também vai impactar nos aplicativos que usam.

Acho que só os jogos vão sofrer um pouco, principalmente contra os 7000X3D e 9000X3D.
De resto me parecem CPUs equilibradas...perderam o HT, porém o IPC dos P-Cores e E-cores está ótimo.

Ah sim, claramente a falta do AVX512 também vai impactar nos aplicativos que usam.
Acho que jogos vai ficar na mesma faixa dos 14th e Zen 7000/9000 non-X3D, então vão ser ótimos pra grande maioria das pessoas e o i5 se vier por preço bom vai ser o novo queridinho e pegar uma baita fatia do mercado, principalmente se não tiver os problemas de temperatura e funcionar bem com cooler barato.
Mas coroa pra jogos deve ficar nos x3D mesmo, e MT em geral pros 9950x (até pelo AVX-512).

Então já achou o culpado, é a CPU mesmo. Se não resolver com a BIOS (acho meio improvável, mais vai que...) vai ter que acionar o RMA. Pelo visto foi sorteado com a degradação precoce.
Atualizando a bios funcionou...
O mais louco é que talvez a bios desatualizada que fosse a causa raiz do problema.
Deixei com esse amigo meu e ele atualizou para ultima versão usando outro processador, e funcionou bala.
Dizendo ele que estava com uma bios muito antiga de antes do suporte a 14th gen, talvez alguma atualização (tipo chipset) tenha cagado o sistema... (Nunca atualizei a bios por que tava funcionando, deixei do jeito que tava kkk)

De qualquer modo ele tinha testado tambem com meu processador e não estava dando boot mesmo, doidera.
Talvez possa ser algo relacionado a essas atualizações da intel, pois fazia alguns meses que não usava o PC, liguei ele para atualizar tudo e depois não ligou mais (ele desligou sozinho enquanto jogava).

Ou seja, a concorrência lançou o Zen 5% e a Intel responderá com o Core Minus 2,00% 🤣🤣

Como vimos com a chegada dos Ryzen 9000 a maioria do mercado (e a com a voz mais ativa) está nem ai para consumir menos (maior eficiência) e desempenho extra em aplicações profissionais (MT), apenas jogos e desempenho ST (clock) importam. Quando lançar vou pegar a pipoca e ver se a reação será a mesma ou se vão inventar desculpas para não criticar esses Arrowlake na forma/intensidade que criticaram os ryzens...

Edit: E quase esquecendo, a AMD apresentou ganhos ""pequenos"" com uma redução de nó pequena (5nm -> 4nm), já a Intel aparentemente apresentará ganhos similares com uma redução de nó grande (10nm -> 3nm)... será que chamarão de refresh também? 🤣🤣🤣

Última edição:
ENDORFY confirma compatibilidade de coolers de CPU com soquete Intel LGA1851

A ENDORFY, fabricante europeia de coolers para CPU, fontes de alimentação, gabinetes para PC e produtos de estilo de vida, anunciou que, de acordo com as últimas informações da Intel, sua linha atual de coolers para CPU, incluindo a série Spartan 5, Fera 5, Fortis 5 e Navis F, será compatível com o próximo soquete Intel LGA 1851, projetado para os processadores Core Ultra 200. Essa compatibilidade garante que os clientes que atualizam seus sistemas possam continuar usando seus coolers ENDORFY existentes, oferecendo excelente desempenho térmico e redução de ruído sem a necessidade de substituição.

O novo soquete LGA 1851 tem mais pinos do que seu antecessor (1851 vs. 1700), mantendo as mesmas dimensões de montagem do LGA 1700. Essa compatibilidade cruzada permite que os coolers ENDORFY se integrem perfeitamente ao hardware Intel mais recente. Como os processadores Arrow Lake devem oferecer melhorias significativas de desempenho, os coolers ENDORFY estão prontos para lidar com o aumento das demandas térmicas, garantindo desempenho e estabilidade ideais do sistema.

YjDtcqc.jpeg

Os clientes que usam o Spartan 5 para montagens compactas, o versátil Fera 5, o Fortis 5 de alto desempenho ou as poderosas soluções de resfriamento líquido Navis F podem confiar que o ENDORFY manterá seus sistemas funcionando de forma refrigerada e eficiente, mesmo com os mais recentes avanços de CPU.

Ou seja, a concorrência lançou o Zen 5% e a Intel responderá com o Core Minus 2,00% 🤣🤣

Como vimos com a chegada dos Ryzen 9000 a maioria do mercado (e a com a voz mais ativa) está nem ai para consumir menos (maior eficiência) e desempenho extra em aplicações profissionais (MT), apenas jogos e desempenho ST (clock) importam. Quando lançar vou pegar a pipoca e ver se a reação será a mesma ou se vão inventar desculpas para não criticar esses Arrowlake na forma/intensidade que criticaram os ryzens...
Pois é, pelas notícias estou pensando em me adiantar e pegar uma mobo am5 X870E. Pq se esses novos Intel não vierem melhores que os rysen 9000, prevejo um aumento no preço das mobos AM5.

Pois é, pelas notícias estou pensando em me adiantar e pegar uma mobo am5 X870E. Pq se esses novos Intel não vierem melhores que os rysen 9000, prevejo um aumento no preço das mobos AM5.
A questão é, melhor em quê? Em eficiência a AMD continuará na frente, em MT quem tiver mais threads levará a coroa e em ST a disputa fica em um empate, com decisão de escolha ficando a cargo de casos específicos de acordo com seu uso (por exemplo programas da Adobe). Só faltam agora informações específicas de até onde vai o IMC em 1:1 (oficialmente é DDR5-6400) e latência (que deverá aumentar pela abordagem não monolítica, fator este que deve ter contribuído para os -2% em jogos em relação aos Raptorlake).

Fora isso vai de cada plataforma, se a AM5 oferecerá mais que a LGA1851, e ai precisa esperar o lançamento das placas e o que cada chipset oferecerá, mas não creio em aumento de preço nas placas-mãe, já que a AMD já lançou sua linha 800, mas vejo que com esses resultados mornos em jogos os chips X3D da AMD poderão vir sim com preços maiores u.u

Acho que qualquer mobo da linha 800, seja AMD ou Intel, vão ser bem mais caros.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ficou assim...Zen 5% e ARL -5% 😆😆😆

A questão é, melhor em quê? Em eficiência a AMD continuará na frente, em MT quem tiver mais threads levará a coroa e em ST a disputa fica em um empate, com decisão de escolha ficando a cargo de casos específicos de acordo com seu uso (por exemplo programas da Adobe). Só faltam agora informações específicas de até onde vai o IMC em 1:1 (oficialmente é DDR5-6400) e latência (que deverá aumentar pela abordagem não monolítica, fator este que deve ter contribuído para os -2% em jogos em relação aos Raptorlake).

Fora isso vai de cada plataforma, se a AM5 oferecerá mais que a LGA1851, e ai precisa esperar o lançamento das placas e o que cada chipset oferecerá, mas não creio em aumento de preço nas placas-mãe, já que a AMD já lançou sua linha 800, mas vejo que com esses resultados mornos em jogos os chips X3D da AMD poderão vir sim com preços maiores u.u
A única coisa que me incomoda nos AMD, é por ser uma plataforma mais "arisca" digamos assim...sempre tem um bugzinho aqui e ali, demanda mais tempo para ajustar e as vezes é mais instável que Intel.

Eu sempre preferi Intel, mas digo que está ficando cada vez mais difícil querer comprar esse novo socket.

Última edição:
Intel admite Ultra 9 285K pior que 14900K em jogos...

Xiiiiiiii Marquinho! Eeeeehhhh parece que não vai ser dessa vez, a coisa ta feia!

Novo sistema de nemória destroçando a Latencia do Chip.
Foco dos Lunar-Lake é em Bateria Tho, não sei MT importa muito na faixa que ele compete (15W).
Desktop vai ter 0 problema quanto a MT muito por causa dos skymont.

Calma... vamos esperar o testes, complicado cravar que ST vai empatar...

Vai ter algum ganho em retirar o HT e a maior esperança é o IMC, ainda mais daqui a pouco com as CUDIMM.

Acho que qualquer mobo da linha 800, seja AMD ou Intel, vão ser bem mais caros.

Ficou assim...Zen 5% e ARL -5% 😆😆😆

A única coisa que me incomoda nos AMD, é por ser uma plataforma mais "arisca" digamos assim...sempre tem um bugzinho aqui e ali, demanda mais tempo para ajustar e as vezes é mais instável que Intel.

Eu sempre preferi Intel, mas digo que está ficando cada vez mais difícil querer comprar esse novo socket.
O Socket da Intel é melhor que o da AMD, problema que é socket de uma Linha, é ARL e mais nada pq MTL não lançou pra desktop.

Calma... vamos esperar o testes, complicado cravar que ST vai empatar...

Algum ganho em retirar o HT, a maior esperança é o IMC, ainda mais daqui a pouco com a CUDIMM
Maior ganho de retirar HT é diminuir em 15% a Área do Core, que já é grande para um caralho mesmo sem HT e AVX-512.

O Socket da Intel é melhor que o da AMD, problema que é socket de uma Linha, é ARL e mais nada pq MTL não lançou pra desktop.
Li que vai ter um refresh após o ARL, serão 2x CPUs nesse socket.

Li que vai ter um refresh após o ARL, serão 2x CPUs nesse socket.
O último rumor que saiu negou isso, disse que a Intel cancelou o Refresh =/

INTEL-ARROW-LAKE-REFRESH-CANCEL.png

No caso a Intel iria seguir a AMD e lançar uma arquitetura a cada dois anos, e não mais anualmente, logo não há necessidade de um refresh (segundo esse rumor, e o leaker tem uma grande taxa de acertos). Até onde se sabia esse refresh teria um novo NPU e clocks maiores, mas apenas isso (porque a versão com mais E-cores já havia sido cancelada antes mesmo de surgir rumores do refresh). A pergunta que fica é, o NovaLake virá no LGA1851 ou em outro socket?

Tudo isso é especulação e rumor por enquanto. Temos que aguardar os testes. Mas, se for igual ao 14900K conforme tem saído nos rumores, COM CERTEZA, a galera vai correr pra AM5, aí os preços vão disparar! Moro no exterior, onde os preços costumam ser mais estáveis, e antes do lançamento da série 9000 os rumores eram que viram melhor que a série 7000 ou no mínimo empatado. Antes do lançamento os preços caíram em média 20%. Quando a AMD adiou o lançamento e surgiram notícias sobre problemas na série 9000, os preços subiram em média 20% do preço normal antes da queda. Isso me refiro tanto processador quanto mobo. Então, sim, é provável que os preços mudem conforme o desenrolar da história.
Hoje mesmo, estou de olho em duas mobos:

- GIGABYTE X870E AORUS PRO (375 euros)
- GIGABYTE X870E A Elite WIFI7 (325 euros)

Dependendo do País onde vê, esse preço está variando de 20 a 70 euros mais caro, esses são os melhores preços que encontrei até agora. Está num preço muito bom, mais barato que muitas X670e.

essa semana tive falando que estava obtendo altas temps no meu pc. voltei a bios e nada, ja percebi que é mais especificadamente quando abro o fifa, no carregamento ja bate 100o e nao volta mais a temps normais. ao iniciar o sistema fica entre 40 e 50… o proc é o i714700. Ja abri o pc 29 x, troquei pasta termica umas 15, nao consigo manter temp estavel. Quando fiz undervolt seguindo um video na net. O jogo crasha. Esses problemas quando dao em pc sao mt chatos

essa semana tive falando que estava obtendo altas temps no meu pc. voltei a bios e nada, ja percebi que é mais especificadamente quando abro o fifa, no carregamento ja bate 100o e nao volta mais a temps normais. ao iniciar o sistema fica entre 40 e 50… o proc é o i714700. Ja abri o pc 29 x, troquei pasta termica umas 15, nao consigo manter temp estavel. Quando fiz undervolt seguindo um video na net. O jogo crasha. Esses problemas quando dao em pc sao mt chatos
Verificou se o contato do dissipador do cooler e a CPU está OK? Se estiver usando AIO veja se a velocidade da bomba está no máximo.

Não acompanhei tudo mas essas histórias de PC esquentar muito (rápido ou aos poucos) e manter a temp lá em cima que já vi quase sempre eram WC morto ou dando pau

O último rumor que saiu negou isso, disse que a Intel cancelou o Refresh =/

INTEL-ARROW-LAKE-REFRESH-CANCEL.png

No caso a Intel iria seguir a AMD e lançar uma arquitetura a cada dois anos, e não mais anualmente, logo não há necessidade de um refresh (segundo esse rumor, e o leaker tem uma grande taxa de acertos). Até onde se sabia esse refresh teria um novo NPU e clocks maiores, mas apenas isso (porque a versão com mais E-cores já havia sido cancelada antes mesmo de surgir rumores do refresh). A pergunta que fica é, o NovaLake virá no LGA1851 ou em outro socket?
Eita, então só uma CPU no socket 1851 ?

Aí fica difícil.

Quando tive problema parecido era o cooler da CPU que não estava encaixado direito no processador. Acontecia exatamente isso aí.

Users who are viewing this thread

Voltar