[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Já está separado aqui.
Estou entre Ryzen 9 9950x3d ou o Core Ultra 9 285. Vou pegar o que for mais equilibrado.
E placa de vídeo será a nova RTX 5080.
O resto já comprei quase tudo, falta só as fans da Lian li.
Não to achando que o Intel será bom nessa primeira gen desse socket novo.
Eu to para pegar o 7800X3D ou Ultra 7, mas esperando os reviews para bater o martelo.

tambem to nessa, mas vou pegar a 5090.
Pois é, tudo vai depender de preço e desempenho. Eu não vou jogar em 4k, vai ser 1440p, mas se a diferença entre a 5080 e a 5090 valer a pena eu pego a 5090. Pelos rumores vai vir bruta a placa, mas se custar o dobro da 5080, aí o preço fica injustificável.
Não to achando que o Intel será bom nessa primeira gen desse socket novo.
Eu to para pegar o 7800X3D ou Ultra 7, mas esperando os reviews para bater o martelo.
Eu não acredito num lançamento ruim, principalmente após tudo o que aconteceu recentemente com a 13ª/14ª geração. Se não, vão perder muita confiança no mercado.
Em breve saberemos.

Pois é, tudo vai depender de preço e desempenho. Eu não vou jogar em 4k, vai ser 1440p, mas se a diferença entre a 5080 e a 5090 valer a pena eu pego a 5090. Pelos rumores vai vir bruta a placa, mas se custar o dobro da 5080, aí o preço fica injustificável.

Eu não acredito num lançamento ruim, principalmente após tudo o que aconteceu recentemente com a 13ª/14ª geração. Se não, vão perder muita confiança no mercado.
Em breve saberemos.
Eu não diria que ruim, mas não será um salto em referência a 14th gen. Algumas melhorias numas áreas e pior em outras. Tiraram o HT e ainda sem suporte a AVX-512.
O ST deve melhorar, e o consumo baixar um pouco, de 3xx Watts para 250Watts, longe da eficiência desejada.

rapaziada, me desculpe a ignorancia, mas como faço undervolt aqui no i7 14700kf. Preciso bem detalhado porque n sei de nd

rapaziada, me desculpe a ignorancia, mas como faço undervolt aqui no i7 14700kf. Preciso bem detalhado porque n sei de nd
ja procurou no YT?
tem varios videos mostrando como se faz, passo a passo.
o processo varia por modelo e marca de placa-mae, de acordo com os menus e opçoes nas BIOS, mas o conceito é o mesmo.
Procurar por vcore, setar offset negativo e colocar um numero que vai diminuir do vcore, normalmente que de 1.2v.

Outra maneira é limitar a potencia em Watts do PL1 e PL2.

MSI tá demorando muito pra liberar a nova BIOS para minha Z690...

Intel Core Ultra 9 285K lidera o ranking de thread único da PassMark

Intel Core Ultra 9 285K é agora a CPU mais rápida no ranking single-core do PassMark
A CPU é 8% mais rápida que o Raptor Lake-S mais rápido.

RhVbwbC.png

A Intel está prestes a anunciar sua nova série de CPUs para desktop, conhecida como Arrow Lake-S. Extraoficialmente, esse anúncio ocorrerá em apenas quatro dias, com o SKU mais rápido sendo o Core Ultra 9 285K. Ao contrário do 265K e do 245K, ele não terá uma variante dedicada sem gráficos (KF).

A nova arquitetura contará com Lion Cove Performance Cores e Skymont Efficient Cores. De acordo com vazamentos, ela terá 8 P-Cores e 16 E-Cores, combinando com a configuração de seu antecessor. No entanto, além das especificações do núcleo, há uma diferença significativa.

Novo líder em desempenho de CPU de thread único. #Intel Core Ultra 9 285K
(observe que esta pode ser uma amostra de engenharia de pré-lançamento, mas os resultados parecem bons) pic.twitter.com/yqLECdl9XE

— PassMark Software (@PassMarkInc) 5 de outubro de 2024

Com uma pontuação de 5268 pontos, o Core Ultra 9 285K é 8% mais rápido que o 14900KS e 11% mais rápido que o 14900K. Embora seja esperado que tenha a mesma contagem de núcleos que ambos os processadores, o novo SKU de desktop não suportará hyper-threading. Como resultado, o 285K é mais de 22% mais lento em desempenho multithread, o que é uma deficiência considerável.

vVKcozH.png

nfelizmente, nem o Ultra 7 265K nem o Ultra 5 245K apareceram no benchmark. Com base neste benchmark, a nova série da Intel seria 11% mais rápida do que o processador Ryzen 9 9950X mais rápido da AMD. No entanto, a AMD também está trabalhando em suas variantes X3D, que provavelmente não se concentrarão nas classificações do PassMark, mas sim no que os entusiastas e jogadores priorizam, que são taxas de quadros mais altas.

Fonte: PassMark

Como resultado, o 285K é mais de 22% mais lento em desempenho multithread,
Isso é o que me incomoda nessa nova geração, qdo tiraram o HT em favor aos e-Cores.
Ia ter uma melhora no ST, nao significativa, pelo que se mostrou até agora, além da perda do MT.

Sei não...

Isso é o que me incomoda nessa nova geração, qdo tiraram o HT em favor aos e-Cores.
Ia ter uma melhora no ST, nao significativa, pelo que se mostrou até agora, além da perda do MT.

Sei não...
Pra gamer importa mais o single não é?

Basicamente sim, a partir de 6 cores (8 em raríssimos casos) já não importa. E mesmo no single, frequência e cache são fundamentais.
Acho que esses Core Ultra vão mostrar valor profissional somente da quarta geração em diante, mas para gamers acho que mesmo essa geração aí vai vir pra brigar com a AMD

no caso, sim. 👍
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que esses Core Ultra vão mostrar valor profissional somente da quarta geração em diante, mas para gamers acho que mesmo essa geração aí vai vir pra brigar com a AMD
to achando que deve bater de frente com AMD 7000X3D, mas se a pessoa joga em 4K, não fará tanta diferença no fim.
aguardar os reviews.
parece que AMD vai antecipar 9000X3D...vamos ver.

Última edição:

Sim, mas racionalmente isso so importa para a turma do FHD (AKA Esports competitivo POTATO 0800 games)

Pq do QHD pra cima a dif cai absurdamente...

1080p

1440p

Última edição:
Basicamente sim, a partir de 6 cores (8 em raríssimos casos) já não importa. E mesmo no single, frequência e cache são fundamentais.
E nessa aí de cache que os modelos X3D da AMD bota o terror né… Estava vendo algumas comparações no Cinebench multicore o i7 praticamente dobra os pontos… Mas em aplicações single usando cache o i7 apanha!

E nessa aí de cache que os modelos X3D da AMD bota o terror né… Estava vendo algumas comparações no Cinebench multicore o i7 praticamente dobra os pontos… Mas em aplicações single usando cache o i7 apanha!
O i7 vai ficar muito na frente mesmo porque tem muito mais cores/threads, foco do 7800x3D é jogos basicamente, desempenho excelente com uma mixaria (40-55w em média) de consumo, se a pessoa vai usar pra trabalho/hobby e faz uso dos threads aí realmente costuma fazer mais sentido pegar outro CPU que não o X3D, mas as vezes também vejo gente preocupada com jogos + "multitask" porque ela quer jogar com o spotify e o navegador aberto achando que um 8/16 vai sofrer kkkkk, vai de caso a caso mas vejo muita gente neurada com Cinebench e afins sendo que não faz absolutamente nenhum uso disso na prática

Vazamento do Intel Core Ultra 5 235 não-K revela 14 núcleos e aumento de 5,0 GHz

Core Ultra 5 235: 14 núcleos e 65 W
Esta é a segunda versão não-K conhecida do Arrow Lake-S a vazar pelo Geekbench.

yfSvNiY.png

O próximo lançamento do Core Ultra 200, planejado para o final de outubro, e o anúncio desta semana não se concentrarão nos SKUs de 65 W TDP. A primeira onda de processadores Arrow Lake-S será a série K, que são modelos desbloqueados com um TDP maior de 125 W. O Core Ultra 5 235, recentemente visto no Geekbench, é tudo menos uma CPU de ponta.

De acordo com a página do Geekbench, este processador tem um total de 14 núcleos : 6 núcleos Lion Cove Performance e 8 núcleos Skymont Efficient. Isso significa que a CPU tem 2 P-Cores a menos e 8 E-Cores a menos em comparação com o processador principal Arrow Lake-S. O que resta a ser confirmado é se este SKU usa o mesmo dado ou algo totalmente diferente. A CPU é relatada como tendo um clock turbo máximo de 4987 MHz , então é seguro assumir que o clock de boost será em torno de 5,0 GHz.

jrVb8BS.png

A Intel está supostamente preparando um Core Ultra 5 245K de ponta (ainda não há rumores sobre uma versão não-K), que sucederia o Core i5-14600K. Este SKU deve ser o sucessor do Core i5-14500 , apresentando a mesma configuração de núcleo, mas com suporte a hyperthreading. Em suma, o Core Ultra 5 235 é 3% mais rápido em testes single-core, enquanto entrega quase o mesmo desempenho em testes multi-core. Não é uma grande atualização, se for esse o caso. Talvez o único detalhe interessante seja que, apesar da falta de hyperthreading, a CPU oferece quase o mesmo desempenho.

De acordo com rumores, a Intel deve revelar a série de CPUs não-K mais tarde, possivelmente por volta da CES 2025, embora isso ainda não tenha sido confirmado. Essas CPUs são destinadas principalmente ao mercado convencional, PCs pré-montados e OEMs. O vazamento se origina da Lenovo, que supostamente está testando seu novo sistema ThinkCenter PCBG1 equipado com tal processador.

Fonte: Geekbench via BenchLeaks

alguem pra me ajudar? ao entrar no SO meu intel i7 14 bate 100o. Nao sei fazer undervolt na placa gigabyte z790 aorus elite ax

alguem pra me ajudar? ao entrar no SO meu intel i7 14 bate 100o. Nao sei fazer undervolt na placa gigabyte z790 aorus elite ax
Com ou sem undervolt não era pra bater 100º no desktop.
Reveja a instalação do seu cooler/composto termico, isso supondo que não tenha algo exótico como um Mining Malware no teu Windows.
Vale também dar um reset na bios.

Com ou sem undervolt não era pra bater 100º no desktop.
Reveja a instalação do seu cooler/composto termico, isso supondo que não tenha algo exótico como um Mining Malware no teu Windows.
Vale também dar um reset na bios.
Ja formatei umas 3x , alem de resetar a bios. Notei q foi apos a ultima update de bios. assim que eu abro algum jogo. Bate 100 no core 5 . Nao sei fazer undervolt e o video q fala sobre isso na minha placa tem 50’ de duracao. De qualquer modo. abri e mudei a posicao das mangueiras do wc . Vou ligar e testar

Vaza imagem da CPU Intel Core Ultra 9 285K “Arrow Lake-S”

Core Ultra 9 285K sem IHS
CodeCommando compartilha a primeira imagem do 285K.

WS87s6g.png

Parece que temos um novo vazador revelando detalhes sobre os próximos lançamentos de produtos da AMD e da Intel. Entre eles está a série Core Ultra 200S, também conhecida como Arrow Lake-S. Uma primeira foto do SKU carro-chefe acaba de ser lançada.

A nova imagem, que mostra a CPU de frente e de trás, tem uma perspectiva distorcida. Comparando a renderização oficial da Intel (acima) com a nova imagem, você pode ver que a cola IHS parece ocupar mais espaço do que normalmente ocuparia. No entanto, o detalhe importante é que o layout do chiplet corresponde ao da renderização, confirmando que este é de fato o processador Arrow Lake-S no pacote LGA-1851.

Intel 285K é muito bom! pic.twitter.com/lPfg3vYWkO

— CodeCommando (@CodeCommando_) 7 de outubro de 2024

Dizem que o Arrow Lake apresenta cinco tiles em um design desagregado para desktops. A Intel vem gradualmente fazendo a transição de seu portfólio para designs baseados em chiplets, e a nova série Core 200 será a primeira a adotar essa abordagem. A Intel está separando os tiles gráficos, o tile SoC, o tile CPU e os tiles I/O, o que permite que a empresa atualize cada chiplet individualmente com base em necessidades específicas. Vale a pena notar que o Arrow Lake-S tem dois tiles fictícios. O layout do chiplet era conhecido pelo menos desde março, quando a primeira imagem vazou pela Moore's Law is Dead.

WHeJQd2.jpeg

Há algum tempo, um diagrama de blocos do Arrow Lake-S foi compartilhado por Jaykihn :

wbszj9Y.jpeg

A flexibilidade de mudar os tiles levou a rumores sobre uma potencial atualização do Arrow Lake-S, que supostamente focaria apenas na atualização do NPU (então apenas o tile do SoC). No entanto, as informações mais recentes sugerem que esse plano agora foi descartado.

A Intel revelará oficialmente a nova série em 10 de outubro. Esta data foi confirmada pela empresa, embora não publicamente, mas apenas para a imprensa. Devemos ter muito mais detalhes em breve.

Fonte: Code Commando

Acho que meu 14600k foi de base…
Ele sempre foi meio instável, as vezes reiniciava o PC, ultimamente ele tem reiniciado bastante, praticamente todo dia.
Agora a noite o pc desligou e não ligou mais, retirei todas as peças e não dá nem vídeo, a placa mãe liga e fica só com os leds ligados…

Vou abrir um ticket do processador primeiro, muito improvável que seja a mobo já que ele reiniciava antes já.

Ja formatei umas 3x , alem de resetar a bios. Notei q foi apos a ultima update de bios. assim que eu abro algum jogo. Bate 100 no core 5 . Nao sei fazer undervolt e o video q fala sobre isso na minha placa tem 50’ de duracao. De qualquer modo. abri e mudei a posicao das mangueiras do wc . Vou ligar e testar
Se foi após o update de bios não rola voltar para a anterior?

Por isso é bom manter um aircooler minimamente razoável de reserva, além das eventualidades que podem ocorrer com wc fica mais fácil focar em outras hipóteses mais relevantes.

Ele sempre foi meio instável
Tipo desde a primeira semana/mês? Eu já passado tudo nos cobres :jac1:

Acho que meu 14600k foi de base…
Ele sempre foi meio instável, as vezes reiniciava o PC, ultimamente ele tem reiniciado bastante, praticamente todo dia.
Agora a noite o pc desligou e não ligou mais, retirei todas as peças e não dá nem vídeo, a placa mãe liga e fica só com os leds ligados…

Vou abrir um ticket do processador primeiro, muito improvável que seja a mobo já que ele reiniciava antes já.
Eu não apostaria 100% das fichas ao dizer que o problema é na CPU… o comportamento remete mais à MoBo

Users who are viewing this thread

Voltar