[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
O PC de IA de próxima geração da MSI é oficialmente com GPU GeForce RTX 50 e CPU Core Ultra 200.

PC MEG Vision X AI com Core Ultra 9 285K e GeForce RTX 5090?
A empresa confirma que terá GPU NVIDIA RTX de última geração.

s0q3XPI.png

Na Computex, a MSI exibiu seu novo conceito de PC chamado MEG Vision X AI. O recurso principal aqui é a IA, já que o sistema é anunciado como habilitador de aceleração de NPU e GPU para tarefas como inferência e IA generativa.

Recentemente, a MSI apresentou o MEG PC novamente durante uma turnê especial de imprensa em Taiwan, onde o foco principal foi em novas placas-mãe. Junto com essas atualizações, a MSI anunciou que o novo PC seria equipado com o processador Core Ultra 200. A série Arrow Lake-S será a primeira CPU de desktop da Intel equipada com uma NPU. No entanto, tenha em mente que ela não será particularmente rápida (oferecendo o mesmo desempenho do Meteor Lake, que é três vezes mais lento do que o Lunar Lake).

A MSI está destacando os novos detalhes sobre este sistema, incluindo design sem cabos e a novíssima placa-mãe MEG Z890 Vision:

0eSIlhj.jpeg

rHIHQDC.jpeg

Sem surpresa, esse marketing da MSI foca somente em IA. O PC possui uma HMI (Interface Homem-Máquina) especial suportada por uma tela grande na frente, que atua tanto como um sistema de infoentretenimento quanto como um hub de controle do sistema. Ele ajusta automaticamente o plano de fundo (pode até baixar novos papéis de parede gerados por IA) e mostra opções dependendo da carga de trabalho, seja Autodesk, Skype ou até mesmo jogos.

Especificações do MSI MAG Vision X AI PC​

• CPU : Core Ultra 200 (até Ultra 9 285K)
  • GPU : NVIDIA GeForce RTX 50 (até RTX 5090)
  • Placa-mãe : MEG Vision Z890
  • RAM : DDR5-?
  • Características:
    • Segundo display com AI HMI (Interface Homem-Máquina)
    • Refrigerador líquido de 360 mm (Silent Storm Cooling)
    • Cabeamento Oculto
    • Rede de IA
O detalhe mais importante é que a MSI confirma que o PC MEG Vision X AI usará placas de vídeo de última geração . A empresa declarou anteriormente que ele contaria com gráficos GeForce RTX e, se você olhar de perto, ainda poderá ver o logotipo da GeForce atrás do rótulo de última geração. Isso essencialmente confirma que o PC usará uma placa de vídeo da série RTX 50, provavelmente a RTX 5090 ou RTX 5080.

ibfA286.jpeg

qgkzppl.jpeg

Parece que a MSI está apostando na ideia de que a série RTX 50 e os PCs de 2025 girarão em torno da IA. Vimos esforços significativos da Microsoft, Qualcomm, AMD e Intel, que participaram do lançamento do Copilot+PC este ano. No entanto, parece que a IA ainda não se tornou o recurso ou tecnologia mais crítico que impulsiona as decisões de compra. Em vez disso, os usuários ainda estão focados principalmente no desempenho, na duração da bateria e na qualidade geral do PC.

Fonte: Oveclocking , Cowcotland

Isso ta com cara de que são todos os lotes, se fossem poucos eles abririam para o público e acredito que até um recall seria feito
Eu acredito que seriam um ou dois, no máximo, três lotes com problema de oxidação, mas entendo o lado da Intel não divulgar: Esses processadores vão degradar mais rápido, mas quanto mais? Pode demorar 8 anos ou 8 meses, e o Vmin Shift agilizava a aparição dos problemas, então com este último (conjunto de) problema(s) supostamente corrigido(s), porque trocar todos (os com problemas e os que ainda vão dar) os processadores se eu posso trocar apenas os que derem problema (dentro da garantia)?

É uma medida que está nem ai para o consumidor? Com certeza é, e mesmo que ficar no escuro aumente os pedidos de RMA, não divulgar faz com que esses pedidos sejam espaçados, em ondas leves, dando tempo da Intel repor estoques para possíveis trocas. Se ela informar o(s) lote(s) virá uma tsunami de RMAs em que, mesmo que o CPU funcione até terminar a garantia, ela será obrigada a dar outro, algo que ela não terá dada a demanda e será obrigada a ou oferecer um processador mais novo/forte, ou devolver o dinheiro, e dinheiro é algo que a Intel está precisando muito xD

Novamente, decisão de canalha que ninguém apoia, mas infelizmente ela quem manda em seu mercado, cabe a nós consumidores irmos atrás com processos coletivos (o que estão tentando nos EUA) ou boicotes, mas sei que a grande maioria vai fingir que não viu e continuará comprando porque, no fim das contas, o que importa é desempenho entregue por preço e que não dê problema em sua mão enquanto em uso, depois que passar para frente problema de quem comprar :v

PS: Só imaginando a confiabilidade, e coragem, de quem for comprar chips B0 da 13/14ª geração usados futuramente u.u

Intel Core Ultra 7 265K se aproxima do Core Ultra 9 285K em novos testes vazados.

Ultra 7 265K de 20 núcleos brilha em novos testes
Mais rápido que muitos 285K.

9Eei1xO.png

Caso você não tenha acompanhado as notícias, a Intel está prestes a anunciar seu Core Ultra Series 2, também conhecido como Core Ultra 200 Series, codinome Arrow Lake-S. Esta é a primeira geração de desktops a usar o novo esquema de nomenclatura da Intel, então os nomes dos novos SKUs podem ser confusos às vezes. Os próximos modelos 265K e 265KF não são sucessores da série 14600K(F); na verdade, eles pertencem à camada Core Ultra 7, que é um sucessor do Core i7.

A nomenclatura mudou, assim como o desempenho. Pontuações anteriores para este SKU, especificamente a variante 265KF com gráficos Arc integrados desabilitados, mostraram uma melhoria moderada abaixo de 10% em relação ao seu antecessor, o 14700K. No entanto, o novo benchmark o coloca muito mais alto nas classificações, quase alcançando o nível de desempenho do segmento principal Core Ultra 9 285K.

3tnsDBX.png

O processador foi testado em uma placa de médio porte chamada ASUS TUF Gaming Z890 WIFI, equipada com 64 GB de memória DDR5 de velocidade desconhecida. A CPU possui 8 P-Cores e 12 E-Cores (um total de 20 núcleos), que não suportam hyperthreading. Apesar da falta dessa tecnologia, a CPU é cerca de 15% mais rápida em testes single-core e multi-core em comparação com o 14700K.

Este novo resultado é claramente melhor do que os anteriores. As chances são de que a CPU esteja usando uma configuração não padrão (limite de energia aumentado), mas não parece estar com overclock. Ela ainda está aderindo à frequência de referência de 5400 MHz da Intel, possivelmente com mais núcleos ativos.

CSZgYL3.png

A série Intel Core 200K agora está programada para ser lançada em 24 de outubro. Ainda há muito tempo para novos vazamentos aparecerem. Vale acrescentar que, por enquanto, não há sinal do modelo Core Ultra 5 245K(F) no banco de dados do Geekbench.

XIvCRde.png

Fonte: Geekbench (265K)

Intel Core Ultra 7 265K se aproxima do Core Ultra 9 285K em novos testes vazados.

Ultra 7 265K de 20 núcleos brilha em novos testes
Mais rápido que muitos 285K.

9Eei1xO.png

Caso você não tenha acompanhado as notícias, a Intel está prestes a anunciar seu Core Ultra Series 2, também conhecido como Core Ultra 200 Series, codinome Arrow Lake-S. Esta é a primeira geração de desktops a usar o novo esquema de nomenclatura da Intel, então os nomes dos novos SKUs podem ser confusos às vezes. Os próximos modelos 265K e 265KF não são sucessores da série 14600K(F); na verdade, eles pertencem à camada Core Ultra 7, que é um sucessor do Core i7.

A nomenclatura mudou, assim como o desempenho. Pontuações anteriores para este SKU, especificamente a variante 265KF com gráficos Arc integrados desabilitados, mostraram uma melhoria moderada abaixo de 10% em relação ao seu antecessor, o 14700K. No entanto, o novo benchmark o coloca muito mais alto nas classificações, quase alcançando o nível de desempenho do segmento principal Core Ultra 9 285K.

3tnsDBX.png

O processador foi testado em uma placa de médio porte chamada ASUS TUF Gaming Z890 WIFI, equipada com 64 GB de memória DDR5 de velocidade desconhecida. A CPU possui 8 P-Cores e 12 E-Cores (um total de 20 núcleos), que não suportam hyperthreading. Apesar da falta dessa tecnologia, a CPU é cerca de 15% mais rápida em testes single-core e multi-core em comparação com o 14700K.

Este novo resultado é claramente melhor do que os anteriores. As chances são de que a CPU esteja usando uma configuração não padrão (limite de energia aumentado), mas não parece estar com overclock. Ela ainda está aderindo à frequência de referência de 5400 MHz da Intel, possivelmente com mais núcleos ativos.

CSZgYL3.png

A série Intel Core 200K agora está programada para ser lançada em 24 de outubro. Ainda há muito tempo para novos vazamentos aparecerem. Vale acrescentar que, por enquanto, não há sinal do modelo Core Ultra 5 245K(F) no banco de dados do Geekbench.

XIvCRde.png

Fonte: Geekbench (265K)
Parece uma eternidade o lançamento desses processadores. Eu ia pegar um 7950x3D, mas vou esperar o lançamento da Intel pra ver como ficará o mercado e pegar o melhor combo possível.
Eu não tenho pressa, o problema é que quem tem pressa é minha ansiedade compulsiva consumista!
:bem:

Alguém atualizou a BIOS com o microcode 0x12B?

É nova? Aqui ta 0x129 , gigabyte não liberou mais nasa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Parece uma eternidade o lançamento desses processadores. Eu ia pegar um 7950x3D, mas vou esperar o lançamento da Intel pra ver como ficará o mercado e pegar o melhor combo possível.
Eu não tenho pressa, o problema é que quem tem pressa é minha ansiedade compulsiva consumista!
:bem:
Eu falo todo ano ,esse ano nao vo gastar no pc, preciso esconder o cartão .

Ainda estou na 0x129, aguardando a MSI liberar a nova, oq deve ocorrer em poucos dias. Na verdade nem sei se alguma fabricante já liberou atualização com esse microcode, pois houve a liberação da Intel para as fabricantes, mas devem levar alguns dias de implementação antes de liberar atualização. Segura um pouco a ansiedade por aí kkkkk vc está enfrentando problemas com seu PC?

Ainda estou na 0x129, aguardando a MSI liberar a nova, oq deve ocorrer em poucos dias. Na verdade nem sei se alguma fabricante já liberou atualização com esse microcode, pois houve a liberação da Intel para as fabricantes, mas devem levar alguns dias de implementação antes de liberar atualização. Segura um pouco a ansiedade por aí kkkkk vc está enfrentando problemas com seu PC?
Instalei aqui no meu PC e parece mais estável.

A ASUS liberou uma versão beta. Vou aguardar até lançar a definitiva para testar se vai haver mudanças.

Galera tem um cag*** de usar Bios beta, em pouco mais de um ano dá pra contar nos dedos de uma mão quantas semanas minha mobo passou com uma Bios stable :shrek::limo:

Eu falo todo ano ,esse ano nao vo gastar no pc, preciso esconder o cartão .
Eu queria trocar de celular no final do ano, mas acho que vou focar em fazer upgrades no PC, o celular não é uma coisa que uso sempre.

Eu queria trocar de celular no final do ano, mas acho que vou focar em fazer upgrades no PC, o celular não é uma coisa que uso sempre.
Fiz essa cagada de trocar telefone, peguei um xiaomi atoa, negócio é troca so quando arrebenta mesmo.

Fiz essa cagada de trocar telefone, peguei um xiaomi atoa, negócio é troca so quando arrebenta mesmo.
Eu troquei o meu celular no ano passado, mas vi um telefone com funcionalidades atrativas que nem sei se vou usar, e me deu vontade de comprar.

Boa tarde senhores.

Também estou com a versão 0x129 porque des da primeira versão da bios da minha placa mãe MSI, sempre fiz undervolt e a temperatura sempre ficaram na faixa dos 80ºC.
Essas novas bios só vão limitar a tensão do processador por padrão, algo que já da para fazer manualmente.
Na bios da tem padrão de tensão, power limit da propria MSI e tem padrão da intel, o padrão da Intel não da pra usar ele joga tudo no talo ai o processador esquenta mesmo.
Eu viciado em atualizar a bios :limo:, todo os dias fico abrindo o site do fabricante para saber se tem algo de novo.

Última edição:
Boa tarde senhores.

Também estou com a versão 0x129 porque des da primeira versão da bios da minha placa mãe MSI, sempre fiz undervolt e a temperatura sempre ficaram na faixa dos 80ºC.
Essas novas bios só vão limitar a tensão do processador por padrão, algo que já da para fazer manualmente.
Na bios da tem padrão de tensão, power limit da propria MSI e tem padrão da intel, o padrão da Intel não da pra usar ele joga tudo no talo ai o processador esquenta mesmo.
Eu viciado em atualizar a bios :limo:, todo os dias fico abrindo o site do fabricante para saber se tem algo de novo.
Fica aquela sensação de novidade ne kkkk

E muitas mobos hoje nem precisam mais dar post pra flashar. Eu admito meu vício em trocar de BIOS e SO...satisfatório demais

Cheirinho de novo
LOL,

Sempre to re-instalando o Ruindows...ainda mais que agora leva somente 10min e tá pronto.

Última vez que atualizei bios foi na minha B550 da MSI que tinha um bug tosco que não dava boot sem GPU. A minha atual eu só liguei, funcionou e nem me dei ao trabalho de ver se precisava atualizar algo.

Meu sistema operacional é o mesmo de quase 10 anos atrás, já passou por uns 3 sistemas diferentes (incluindo notebooks), só faço mover o disco de lugar, ou então clonar o disco pra outro :haha:

LOL,

Sempre to re-instalando o Ruindows...ainda mais que agora leva somente 10min e tá pronto.
A paz de espírito que apenas um SO frequinho pode te dar
Bios ok mas formatar com frequência não rola não, trabalho no PC e vai um tempo até deixar tudo redondo, se fosse máquina só pra jogos era bem tranquilo.

Minha instalação atual do W11 deve ter pouco mais de 1 ano e prefiro ficar num meio termo: Nem recauchutando instalação velha mas só fazendo quando troco algum componente de hardware mais relevante (cpu/mobo, disco do sistema, etc.).

A paz de espírito que apenas um SO frequinho pode te dar
E cada vez adiciono um processo.

Agora to bloqueando todas atualizações do OS e do Edge via polices e removendo um arquivo hidden de hibernação que consome 10% do HD (powercfg -h off).

Bios ok mas formatar com frequência não rola não, trabalho no PC e vai um tempo até deixar tudo redondo, se fosse máquina só pra jogos era bem tranquilo.

Minha instalação atual do W11 deve ter pouco mais de 1 ano e prefiro ficar num meio termo: Nem recauchutando instalação velha mas só fazendo quando troco algum componente de hardware mais relevante (cpu/mobo, disco do sistema, etc.).
Eu tenho 2 sistemas em 2 SSDs diferentes, um pra jogos e outro pro trabalho. O do trampo eu não costumo formatar por causa de alguns softwares instalados por terceiros.

Users who are viewing this thread

Voltar