[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Estou estudando um upgrade para um 14700 (Não K). Vale a pena ou aguardo essa próxima geração?

Meu foco é jogo...
se for comprar tudo do zero, esperaria lançamento de outubro da nova geração, mas vem caro o processador e mobo. Sendo que cpu 65W somente em 2025.
ou se ja tem LGA1700, pegaria um 13700 usado (2300-2400,00).

Espera, nem que seja pra ver se abaixa o preço da atual
dificil hein. demora muito no BR para surtir efeito.

12700 está 1900,00 para se ter ideia.
11700K por 2100,00
13700 por 2600,00
13700 usado por 2400,00 no ML
14700K por 2750,00 (mais barato que 14700)

Última edição:
Só passando aqui pra dizer que a pichau testou meu processador e identificou defeito, vai enviar um novo i5 13600k.
Meu processador estava todo zuado, nunca tinha feito overclock , sempre usado com watercooler, começou dando pau em jogos unreal engine, e depois até no windows normalmente, tendo que aumentar a voltagem, e no final mesmo com voltagem alta não estabilizava. Como uso pc pra trabalho já se vai 20 dias nessa história. Agora é aguardar enviarem o novo e torcer pra não vir mais um bixado.

Usando GEAR2 e apenas com CUDIMM, mas mesmo assim, bom saber que diferente da AMD o IMC dos ARL-S aparenta ser decente, quem vai gostar de brincar com esses valores ai vai ser o @Alessandro1994 (caso decida ir para essa plataforma :3).

Estou estudando um upgrade para um 14700 (Não K). Vale a pena ou aguardo essa próxima geração?

Meu foco é jogo...

Consegue encontrar o 14700 por uns 2.500 à vista (comprei o meu por esse preço).
Com certeza vai ter um ganho significativo em games e em qualquer tarefa, especialmente as que necessitam de mais núcleos.
Ou seja, é sim um bom upgrade. Ainda mais vendendo o seu i7 para recuperar parte do valor.

Vou vender um processador que fiz delid (8086k), acham que devo desfazer o delid pra vender? Não sei se isso afasta compradores. Fiz a anos e nunca precisei trocar o metal liquido

Vou vender um processador que fiz delid (8086k), acham que devo desfazer o delid pra vender? Não sei se isso afasta compradores. Fiz a anos e nunca precisei trocar o metal liquido
Hoje em dia não faz tanta diferença, ainda mais que se trata de um processador antigo. É igual a eu, se eu tentar vender meu 9900K. Devo conseguir merrecas nele, mesmo se tratando de uma boa amostra.

Abre o delid que fez, tira a metal liquido, passa uma pasta normal/boa, fecha com a cola silicone, remove o excesso bem certinho e vende sem dizer nada. Foi o que sempre fiz. Desde primeiro delid do 3570K.

Vender cpu antigo, delidado ainda, é uma sofrencia grotesca.

Última edição:
Usando GEAR2 e apenas com CUDIMM, mas mesmo assim, bom saber que diferente da AMD o IMC dos ARL-S aparenta ser decente, quem vai gostar de brincar com esses valores ai vai ser o @Alessandro1994 (caso decida ir para essa plataforma :3).
Eu vou acabar indo pq parece que a Asus não vai lançar uma X870E Gene (2 slots de RAM) e meu bloco de RAM é pra 2 slots... Na Z890 vai ter várias de 2 slots, mas eu sinto que os 3D vão ganhar dos ARL-S

Abre o delid que fez, tira a metal liquido, passa uma pasta normal/boa, fecha com a cola silicone, remove o excesso bem certinho e vende sem dizer nada. Foi o que sempre fiz. Desde primeiro delid do 3570K.

Vender cpu antigo, delidado ainda, é uma sofrencia grotesca.
mas delid devia ser um plus kkkkk ... eu já paguei para um brother aqui do adrena fazer para mim, acho q o breno não sei o q ...

mas delid devia ser um plus kkkkk ... eu já paguei para um brother aqui do adrena fazer para mim, acho q o breno não sei o q ...

O problema é que o publico que busca um cpu antigo, quer custo beneficio e mal sabe oq significa delid. Se falar que tem delid, pode fazer com que o comprador vá pesquisar e se cague todo, perdendo o interesse. Se vc fala que tem delid, pode cativar somente aqueles que sabem do que se trata, mas que são minoria...

Delid só é um plus mesmo quando é em um cpu atual, e/ou com resultados mto acima da média.

Acho q no inicio desse ano eu delidei um 7950X que tive. Foi o delid mais bem feito que fiz na vida, lixei o die e o lado interno do IHS, ambos ficaram totalmente espelhados. O rendimento do cpu subiu mto bem, e bem frio, no meu loop custom o cpu drenava 320w em testes, com 80 a 90c tranquilao sendo que antes do delid era essa temp com 210w

Um amigo que me acompanha nas façanhas que apronto por aqui, me disse: "qnd vc for vender esse cpu, é meu ta?" Uns 3 meses após precisei montar o 7980x e então vendi o 7950x a ele acho q uns 400BRL acima do valor de um novo. Ele so pagou e veio buscar felizão.

Eu vou acabar indo pq parece que a Asus não vai lançar uma X870E Gene (2 slots de RAM) e meu bloco de RAM é pra 2 slots... Na Z890 vai ter várias de 2 slots, mas eu sinto que os 3D vão ganhar dos ARL-S
Eu não estou achando promissor os benchmarks que tem saído do ARL, to com uma sensação de steping back em relação a performance, dependendo do caso de uso.
A retirada do HT, um consumo ainda alto, clocks inferiores...sei lá.
IPC vai ter que compensar muita coisa.

IMC dos ARL-S deve ser melhor que os X3D (oq não é difícil visto que é o mesmo dos Zen 4), aí vai de vc preferir só desempenho final em jogos, ou de poder brincar mais com overclock das memórias.

Vazou o design da caixa do Intel Core Ultra 9 285K.

Primeira olhada na caixa do Core Ultra 9 285K
Caixa suposta para CPU de desktop de última geração.

jKKRsqO.png

O design do primeiro processador Arrow Lake-S supostamente vazou. A nova caixa apresenta um esquema de cores totalmente novo, marcando a transição da Intel de sua série Core i9 para Core Ultra 9. A embalagem é para o modelo Core Ultra 9, que, como sabemos, tem apenas um SKU definido para lançamento no mês que vem: o 285K.

O Core Ultra 9 285K contará com um total de 24 núcleos, consistindo em 8 Lion Cove Performance Cores e 16 Skymont Efficient Cores. Como qualquer processador Arrow Lake-S, ele não suportará hyperthreading, então a contagem de threads será a mesma que a contagem de núcleos. De acordo com as especificações vazadas, espera-se que a CPU tenha um aumento de 5,7 GHz e um TDP de 125 W.

E5MQA4r.jpeg

A série Core Ultra 200K da Intel está programada para ser lançada no mês que vem. A empresa deve anunciar a nova série em 10 de outubro, com o lançamento planejado para 24 de outubro. No entanto, a Intel ainda não confirmou esses planos ou forneceu quaisquer especificações oficiais e detalhes de preço.

O lançamento das CPUs Arrow Lake-S coincidirá com a introdução das placas-mãe da série 800 da Intel (Z890), apresentando o novo soquete LGA-1851, que suportará exclusivamente esses processadores. Além disso, a nova série suportará apenas memória DDR5.

Vazou Intel Core Ultra 200HX Series: Core Ultra 9 285HX com 24 núcleos com aumento de 5,5 GHz.

A linha Intel Core-HX Arrow Lake vazou, o aumento começa em 5,1 GHz
A nova série 'muscle' contará com até 24 núcleos e clock de 5,5 GHz.

oUO3I5N.png

Os sistemas de jogos móveis de ponta e as estações de trabalho premium agora mudaram para a série HX de classe desktop, sejam sistemas Intel Core ou AMD Ryzen. A série é essencialmente chips de desktop reaproveitados em pacotes BGA pré-instalados na placa-mãe do laptop. Embora os usuários não possam substituir a CPU como podem em sistemas de desktop, eles são fornecidos com configurações semelhantes, embora com velocidades de clock e limites de energia reduzidos.

Como lembrete, a Intel está prestes a anunciar a série Core Ultra 200K para desktops, com o modelo principal chamado Ultra 9 285K, apresentando 24 núcleos e um aumento de 5,7 GHz. Esta parte terá um TDP (Processor Base Power) de 125 W. A empresa também está trabalhando em uma variante HX para laptops, que há rumores de apresentar 24 núcleos, mas com clocks mais baixos em aumento de 5,5 GHz e um provável TDP de 55 W.

A programação completa foi publicada por Jaykihn, que compartilhou corretamente as velocidades de clock do Core 200K e Core 200V (Lunar Lake). O gráfico compartilhado pelo vazador inclui todos os estados de clock conhecidos para os P-Cores (Lion Cove) e E-Cores (Skymont), bem como configurações e clocks para gráficos Arc integrados (Xe-LPG).

1ngbICC.jpeg

De acordo com o vazamento, o Core Ultra 9 285HX contará com um clock de boost de até 5,5 GHz, que é 200 MHz menor do que a variante de desktop. O Ultra 7 275HX (também esperado para apresentar 24 núcleos, mas sem uma contraparte direta de desktop) deve ter um clock de boost de 5,4 GHz, enquanto o Core Ultra 7 265HX (supostamente com 20 núcleos) deve ser lançado com um boost de 5,3 GHz. Isso é 100 MHz e 200 MHz menor do que o desktop 265K, respectivamente.

No segmento de nível de entrada, temos o Core Ultra 5 245HX e 255HX , com 20 e 14 núcleos, respectivamente. Espera-se que essas CPUs aumentem até 5,2 e 5,1 GHz, o que é o mesmo ou 100 MHz menor do que a variante de desktop 245K. O Core 235HX pode ser o primeiro membro da linha Core Ultra 3 na série Arrow Lake, com rumores de apresentar 14 núcleos e aumentar até 5,1 GHz. Uma conclusão importante desse vazamento é que nenhum dos próximos modelos Core 200HX terá um clock de aumento menor que 5,1 GHz.

Em termos de gráficos, é alegado que as especificações incluirão 4 Xe-Cores ou 3 Xe-Cores, ambos baseados em gráficos Xe-LPG. Embora seja improvável que esses gráficos ofereçam muito para jogos devido à sua potência limitada, os usuários podem esperar clocks de GPU variando de 1,8 a 2,0 GHz.

A Intel deve lançar seus modelos Core 200HX na CES 2025 (janeiro próximo), o que pode e espera-se que coincida com o anúncio da NVIDIA de sua série de GPUs de próxima geração.

S4fMMRM.png

Fonte: Jaykihn

Vazou Intel Core Ultra 200HX Series: Core Ultra 9 285HX com 24 núcleos com aumento de 5,5 GHz.

A linha Intel Core-HX Arrow Lake vazou, o aumento começa em 5,1 GHz
A nova série 'muscle' contará com até 24 núcleos e clock de 5,5 GHz.

oUO3I5N.png

Os sistemas de jogos móveis de ponta e as estações de trabalho premium agora mudaram para a série HX de classe desktop, sejam sistemas Intel Core ou AMD Ryzen. A série é essencialmente chips de desktop reaproveitados em pacotes BGA pré-instalados na placa-mãe do laptop. Embora os usuários não possam substituir a CPU como podem em sistemas de desktop, eles são fornecidos com configurações semelhantes, embora com velocidades de clock e limites de energia reduzidos.

Como lembrete, a Intel está prestes a anunciar a série Core Ultra 200K para desktops, com o modelo principal chamado Ultra 9 285K, apresentando 24 núcleos e um aumento de 5,7 GHz. Esta parte terá um TDP (Processor Base Power) de 125 W. A empresa também está trabalhando em uma variante HX para laptops, que há rumores de apresentar 24 núcleos, mas com clocks mais baixos em aumento de 5,5 GHz e um provável TDP de 55 W.

A programação completa foi publicada por Jaykihn, que compartilhou corretamente as velocidades de clock do Core 200K e Core 200V (Lunar Lake). O gráfico compartilhado pelo vazador inclui todos os estados de clock conhecidos para os P-Cores (Lion Cove) e E-Cores (Skymont), bem como configurações e clocks para gráficos Arc integrados (Xe-LPG).

1ngbICC.jpeg

De acordo com o vazamento, o Core Ultra 9 285HX contará com um clock de boost de até 5,5 GHz, que é 200 MHz menor do que a variante de desktop. O Ultra 7 275HX (também esperado para apresentar 24 núcleos, mas sem uma contraparte direta de desktop) deve ter um clock de boost de 5,4 GHz, enquanto o Core Ultra 7 265HX (supostamente com 20 núcleos) deve ser lançado com um boost de 5,3 GHz. Isso é 100 MHz e 200 MHz menor do que o desktop 265K, respectivamente.

No segmento de nível de entrada, temos o Core Ultra 5 245HX e 255HX , com 20 e 14 núcleos, respectivamente. Espera-se que essas CPUs aumentem até 5,2 e 5,1 GHz, o que é o mesmo ou 100 MHz menor do que a variante de desktop 245K. O Core 235HX pode ser o primeiro membro da linha Core Ultra 3 na série Arrow Lake, com rumores de apresentar 14 núcleos e aumentar até 5,1 GHz. Uma conclusão importante desse vazamento é que nenhum dos próximos modelos Core 200HX terá um clock de aumento menor que 5,1 GHz.

Em termos de gráficos, é alegado que as especificações incluirão 4 Xe-Cores ou 3 Xe-Cores, ambos baseados em gráficos Xe-LPG. Embora seja improvável que esses gráficos ofereçam muito para jogos devido à sua potência limitada, os usuários podem esperar clocks de GPU variando de 1,8 a 2,0 GHz.

A Intel deve lançar seus modelos Core 200HX na CES 2025 (janeiro próximo), o que pode e espera-se que coincida com o anúncio da NVIDIA de sua série de GPUs de próxima geração.

S4fMMRM.png

Fonte: Jaykihn

Estranho o Ultra 7 275HX ter a mesma contagem de núcleos e só se diferenciar por 0,1GHz no clock máximo em relação ao Ultra 9 285HX.
Não deveria se chamar Core Ultra 9 275HX?

Estranho o Ultra 7 275HX ter a mesma contagem de núcleos e só se diferenciar por 0,1GHz no clock máximo em relação ao Ultra 9 285HX.
Não deveria se chamar Core Ultra 9 275HX?
Normal isso nos modelos H. Desde a oitava gen no mobile os i7 de topo tem a mesma contagem de núcleo dos i9, mudando só o clock um pouco. Nos modelos U (que não tem i9), os i7 geralmente tem a mesma contagem de núcleos dos i5.
i7 8850H vs i9 8950HK era 500MHz de diferença com os mesmos 6c/12t. Na 9th gen (refresh da passada) os i9 ganharam 2 núcleos a mais enquanto os i7 se mantiveram com 6.
i7 11850H vs i9 11900H são 100MHz de diferença com os mesmos núcleos. 12th gen diferença de só 200MHz.
Na 13th gen os i9 HX tem 4 núcleos E a mais que os i7 HX. Nos H (sem X) é a mesma contagem, só mudando clock.

Olhei essa info em alguns portais. No geral teve uma boa aceitação, diria que gerou até um certo hype.
12P-Cores, talvez com um melhor refinamento, pra games....Seria uma boa estratégia pra lidar com os x3D da AMD.
Se será viável, é outra história.

Em vista da brutal queda de moral que a Intel teve, estrategicamente seria muito bom tentar imitar a concorrente nessa questão de aumentar a longevidade do socket.
acho pouco provavel chegar como nova sku para desktop para o consumidor, ainda mais com o eminente novo socket saindo do forno.
muito mais sensato provocar migraçao de socket do que alimentar esperança de um socket morto

acho pouco provavel chegar como nova sku para desktop para o consumidor, ainda mais com o eminente novo socket saindo do forno.
muito mais sensato provocar migraçao de socket do que alimentar esperança de um socket morto

Olha, o que eu acho é o seguinte, antes dos Ryzen ficarem positivamente famosos e epoca pre-infamia da Intel, onde ela enfiava no toba do comprador sem piedade, blz, mas agora, acho que tem uma duvida aí.

Mostrar serviço e compromisso adicional com o cliente seria uma boa nesse momento, oportunidade de mostrar que a concorrente não tem nenhum diferencial.
Além disso, ela já laçou "3" gens no mesmo socket, algo inédito, o que seria um peidin pra que já ta cagado.. Tbm não acho isso certo de acontecer, mas há uma boa chance, até porque forçar geral a ir pra DDR5 sendo que na pratica é um ganho mediocre acredito que não iria funfar, o combo CPU com DDR4 inda é muito forte.

Olha, o que eu acho é o seguinte, antes dos Ryzen ficarem positivamente famosos e epoca pre-infamia da Intel, onde ela enfiava no toba do comprador sem piedade, blz, mas agora, acho que tem uma duvida aí.

Mostrar serviço e compromisso adicional com o cliente seria uma boa nesse momento, oportunidade de mostrar que a concorrente não tem nenhum diferencial.
Além disso, ela já laçou "3" gens no mesmo socket, algo inédito, o que seria um peidin pra que já ta cagado.. Tbm não acho isso certo de acontecer, mas há uma boa chance, até porque forçar geral a ir pra DDR5 sendo que na pratica é um ganho mediocre acredito que não iria funfar, o combo CPU com DDR4 inda é muito forte.
A real, o que manda é $$$, o que der mais lucro impera.
Nenhuma empresa é boazinha, DDR4 já deu e Intel não tá nem aí com consumidor.

A real, o que manda é $$$, o que der mais lucro impera.
Justamente aí está uma chance da danada conseguir mais lucro numa plataforma onde todo mundo está querendo se livrar dos atuais CPUs.
Nenhuma empresa é boazinha, DDR4 já deu e Intel não tá nem aí com consumidor.
Meus 128GB DDR4 choram kkkkk, mas muitas pequenas empresas, escritórios de engenharia e afins ainda usam DDR4... o DDR5 é para gamers e entusiastas "ainda".

Justamente aí está uma chance da danada conseguir mais lucro numa plataforma onde todo mundo está querendo se livrar dos atuais CPUs.

Meus 128GB DDR4 choram kkkkk, mas muitas pequenas empresas, escritórios de engenharia e afins ainda usam DDR4... o DDR5 é para gamers e entusiastas "ainda".
o lance é mover para frente e fazer a roda girar.
sim, muitas empresas estao no DDR4, mas historicamente, nunca se fez manter o obsoleto, o lance sempre foi compre o novo, todo ano. Industria do consumismo e do descarte.

Cara, mas olha como a evoluiu...

A especificação JEDEC só vai até 8800, o kit mais rápido atualmente é 8400.

Se pegar 10.000 no ar, mesmo que seja Gear 2 e Cúdim, sem falar que ainda tem possibilidade de fazer over, está bom demais.

Vale a pena a troca... O recorde de DDR5 é ainda do Cookie com 11.200 mas em single channel e no nitrogênio.

Quem fez delid de 13/14 está se arrependendo forte, principalmente na gringa, porque a Intel deu os anos extras de garantia, mas que não podem ser usados...

Users who are viewing this thread

Voltar