[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
como que deixa o 13900k gastando o mínimo possível?

ahhhh pensando seriamente em ir para amd daqui um tempo, conta de luz com cemig em MG tá matando, essas porras de intel é pior q opalão subindo morro para beber ....

ahhhh pensando seriamente em ir para amd daqui um tempo, conta de luz com cemig em MG tá matando, essas porras de intel é pior q opalão subindo morro para beber ....
Ativa o C-States na BIOS para economizar energia e deixa configurado como C10 (recomendável) ou CPU default.

Vc deixa o PC ligado 24/7 rodando algo que consome 100% do processador o tempo todo? Do contrário acho que é perda de tempo.

Chutei o pau aqui ,cansei de passar calor com essas cpu quente , coloquei o 14700 kf em defalt 3.4ghz p-core e 2.5 ghz e-core , vcore o minimo e 120w , game deve te perdido um pouco , não passa de 50 graus os jogos.

Não acho que seja o CPU seu problema de conta de luz, mas se quiser pode limitar o TDP máximo dele

Não sei quanto o seu "tá matando" de fato representa em custo, de todo modo abaixo temos um calculo de consumo de um 7800x3d contra um i9 da vida. Considerando o consumo medio nos joguinho FPS alto potato da vida, mas somente do CPU, durante 8hrs por dia, por 30 dias, com o custo do kWh fixado em R$: 1,00 redondo. (Em SP hoje está na ordem dos 0,50 por kWh)

Mesmo que vc faça um uso mais intenso da maquina, render durante 12 a 16hrs por dia, embora a diferença entre ambos seja grande, o consumo de um i9 torando o mes todo, chega a ser irrisório se comparado, por exemplo a um ventilador(180W+) ligado boa parte do dia/noite. Ou um ar condicionado(800W+)

Então...A não ser que vc não desligue seu PC, e ele fique em uso por alguma aplicação, certamente seu incomodo com a energia não vem exclusivamente do pc.
Sobretudo, me causa bastante espanto um caboclo ter um i9 e se incomodar com a conta de luz, é tipo ter uma Mercedez AMG e se incomodar com o consumo do mesmo, agregado a necessidade de usar Podium....

OBS: Se ainda assim isso te incomoda, e seu uso do pc seja exclusivamente para jogos, onde a força multicore do i9 não é utilizada, e o multicore mediano/baixo do amd com 8/16 te atenda. Não resta duvidas de que vc optou pelo cpu errado.

newba2.jpg

newba1.jpg

Última edição:
CPUs Intel Core Ultra 9 285K e Ultra 7 265KF Arrow Lake As pontuações do Geekbench com a placa-mãe MSI Z890 PRO vazaram.

PUs Core Ultra 7 265KF de 20 núcleos e Core Ultra 9 285K de 24 núcleos fazem outra aparição no Geekbench
Claramente alguém está testando os novos processadores.

jHidqfn.png

A série Core Ultra 200K da Intel deve ser anunciada em três semanas, mas vários vazamentos já surgiram sobre a nova série de desktops. Um dos vazamentos mais detalhados vem do Geekbench, onde pelo menos dois dos cinco SKUs esperados foram vistos várias vezes.

A entrada mais recente é para o processador de 20 núcleos chamado Core Ultra 5 265KF, apresentando uma configuração de 8 P-Core (Lion Cove) e 12 E-Core (Skymont) que pode aumentar até 5,5 GHz com os P-Cores. Este SKU é o segundo mais alto na próxima linha e é o sucessor do Core i7-14700K, apesar do novo nome.

Outro benchmark envolve o processador principal de 24 núcleos, o Core Ultra 9 285K, testado na placa-mãe MSI Z890-P PRO WIFI com memória DDR5-5600 de 32 GB. Os dados do Geekbench confirmam que o Core Ultra 7 pode atingir velocidades de clock de até 5,5 GHz, enquanto o Core Ultra 9 atinge uma frequência de 5,7 GHz.

8P4sChh.png

miozTPn.png

Curiosamente, ambos os processadores pontuaram o mesmo no teste single-core: 3186 pontos. No entanto, o Core Ultra 9 supera o Core Ultra 7 em 6% no teste multi-core. Esta não é a pontuação mais alta para o Core Ultra 9 SKU, no entanto, que foi visto com resultados mais altos (apresentados abaixo). O Core Ultra 7 265KF, por outro lado, alcançou a pontuação multi-core mais alta até agora.

9NB6R16.png

Curiosamente, não há sinal do Core Ultra 5 245K ou 245KF no banco de dados do Geekbench. Os únicos resultados disponíveis apresentam o 285K ou o 265KF. Talvez isso signifique que o 245K tem menor prioridade, ou a engenharia e validação da placa-mãe não estão se concentrando neste modelo em particular.

De acordo com rumores recentes, a série Core Ultra 200K está programada para ser lançada em 24 de outubro , após uma revelação oficial duas semanas antes. A Intel ainda não confirmou a nova série, nomes de SKU, especificações ou a data de lançamento.

pTCy4qa.png

Fonte: Geekbench (265KF)

Tarde

Já pensou na possibilidade de instalar sistema solar na sua casa?
Instalei a 7 meses e estou pagando só o mínimo de energia.

Tarde

Já pensou na possibilidade de instalar sistema solar na sua casa?
Instalei a 7 meses e estou pagando só o mínimo de energia.
Não precisa ir tão longe, só de colocar um refrigerador e ar condicionado inverter já da uma boa diminuida na conta. Aqui aconteceu isso, tanto é que no mês seguinte os caras da Energisa bateram aqui pra ver se eu não tinha feito gato:haha:

Então, sobre a conta de energia é modo de falar ... era só para pontuar como esses alder lakes são gastões e descontrolados kkkkk tanto que a intel assumiu que estava com tensão excessiva ... atualizei aqui para esse microcode novo, vamos ver como que fica ... mas que é uma geração porca é ...

Pelo visto a 13/14 gen foi o Marea da Intel. Eu dizia que iria envelhecer mal, mas foi além do que eu imaginei, desde cpu torto até ferrugem, deu tudo errado :facepalm:
Me pergunto se a intel irá manter esse socket da mesma forma como a AMD ainda mantém o AM4. Talvez ela conseguisse reverter um pouco toda essa lambança com um bartlett Lake 12 P-Cores, não seria nada mal.

Não sei quanto o seu "tá matando" de fato representa em custo, de todo modo abaixo temos um calculo de consumo de um 7800x3d contra um i9 da vida. Considerando o consumo medio nos joguinho FPS alto potato da vida, mas somente do CPU, durante 8hrs por dia, por 30 dias, com o custo do kWh fixado em R$: 1,00 redondo. (Em SP hoje está na ordem dos 0,50 por kWh)

Mesmo que vc faça um uso mais intenso da maquina, render durante 12 a 16hrs por dia, embora a diferença entre ambos seja grande, o consumo de um i9 torando o mes todo, chega a ser irrisório se comparado, por exemplo a um ventilador(180W+) ligado boa parte do dia/noite. Ou um ar condicionado(800W+)

Então...A não ser que vc não desligue seu PC, e ele fique em uso por alguma aplicação, certamente seu incomodo com a energia não vem exclusivamente do pc.
Sobretudo, me causa bastante espanto um caboclo ter um i9 e se incomodar com a conta de luz, é tipo ter uma Mercedez AMG e se incomodar com o consumo do mesmo, agregado a necessidade de usar Podium....

OBS: Se ainda assim isso te incomoda, e seu uso do pc seja exclusivamente para jogos, onde a força multicore do i9 não é utilizada, e o multicore mediano/baixo do amd com 8/16 te atenda. Não resta duvidas de que vc optou pelo cpu errado.

newba2.jpg

newba1.jpg
Post muito bom!

newba2.jpg

newba1.jpg
Mas nem o 7800X3D nem o 13900K consomem 80W e 200W 100% do tempo, o consumo médio deve ficar muito abaixo disso considerando 8 horas de uso por dia.

Mas nem o 7800X3D nem o 13900K consomem 80W e 200W 100% do tempo, o consumo médio deve ficar muito abaixo disso considerando 8 horas de uso por dia.
mas em momento algum eu disse isso, só fiz uma piadinha com opalão subindo morro kkkkkk turminha fica mordida demais ... mas se aparecer um 7800x3d com um preço legal na bf eu vou experimentar um amdzinho ...

newba2.jpg

newba1.jpg
Não é bem isso porque tem também a eficiência da fonte na conta, mas no geral é por ai, GPU gasta bem mais que CPU em um jogo (por exemplo) e nem por isso pessoal fica queimando os neurônios por causa disso, mas em questão de temperatura ai realmente CPU > GPU, independente de fabricante.

PS1: Que preço bom é esse do KWH ai ein, aqui em PE ele beira os R$0,78 >.<
PS2: Que ventilador de 180W é esse, turbina de 80cm é? :v

newba2.jpg

newba1.jpg
Post sensato.

Povo é sensível e emocionado... quantos milhões de unidades de CPUs 13/14 Gen a Intel vendeu?
Qual o alcance percentual das unidades que apresentaram problema?
Qual o alcance percentual das unidades que não tiveram problemas mas que são passíveis de ter?
Não se condena uma lavoura inteira por causa de uma amostragem problemática... se tira do mercado aquilo passível de problemas que ainda não chegou aos clientes, aumenta-se a garantia para todos os que adquiririam e facilita-se o RMA para aqueles que se sentem machucados.
Tem muita, mas muita CPU dessas rodando aí 24/7 em parques tecnológicos de empresas gigantes, sem apresentar nenhum problema e muita gente sequer sabe que existam esses problemas (que nós, maníacos e fissurados por tecnologia sabemos)... mas a galera que tá com sua CPU atuando normalmente, entra em pânico por causa de casos que viram ou ouviram falar na web que não representam um centésimo dos produtos em uso no mundo.
Para esses eu digo, vão para a AMD, eu tenho aqui Intel e também AMD e AMD é muito boa também. Não tem problema trocar de Intel para AMD, apenas façam com bom senso e conhecimento (até pq a AMD não é santa resolvedora de milagres algum, e inclusive em um passado bem próximo ela também teve esse mesmo tipo de problema em muitas CPUs e tiveram casos até mais graves que esses atuais da Intel), pois cada CPU tem sua aplicação e destinação. Existem cenários onde AMD reina e existem cenários onde ela come poeira... decidam oq é melhor pra vcs, existem CPUs para todos os gostos e perfis... tem as pra crianças que vão apenas curtir e se divertir e tem as pra adultos que precisam de poder computacional... qual o seu perfil?

Se sua CPU não está apresentando problemas, fique com ela até o dia que vc for fazer upgrade, pois duvido que vc vá ficar mais de 5 anos com a mesma CPU.
Se sua CPU está apresentando problemas ou se vc "ACHA" que está, ou se vc está com "MEDO", peça o RMA e troque, e seja feliz.
SIMPLES ASSIM!!!
Mas não sejam massa de manobra, não sejam emocionados ao extremo, não sejam iludidos.

Última edição:
O socket acho que já tá morto oficialmente, já que os bartlett lake em tese são só pra OEM e embedded, e não pra consumer.

Quem quiser comprar um desses provavelmente vai ter de catar no ali.

O socket acho que já tá morto oficialmente, já que os bartlett lake em tese são só pra OEM e embedded, e não pra consumer.

Quem quiser comprar um desses provavelmente vai ter de catar no ali.

Olhei essa info em alguns portais. No geral teve uma boa aceitação, diria que gerou até um certo hype.
12P-Cores, talvez com um melhor refinamento, pra games....Seria uma boa estratégia pra lidar com os x3D da AMD.
Se será viável, é outra história.

Em vista da brutal queda de moral que a Intel teve, estrategicamente seria muito bom tentar imitar a concorrente nessa questão de aumentar a longevidade do socket.

12P-Cores.... :thatass:

Dude, ja tinha visto essa matéria, realmente me deu uma vontadezinha até de pegar um desses se for true.
No caso eles iriam coexistir com os novos Core Ultra como os AMD.

Olhei essa info em alguns portais. No geral teve uma boa aceitação, diria que gerou até um certo hype.
12P-Cores, talvez com um melhor refinamento, pra games....Seria uma boa estratégia pra lidar com os x3D da AMD.
Se será viável, é outra história.

Em vista da brutal queda de moral que a Intel teve, estrategicamente seria muito bom tentar imitar a concorrente nessa questão de aumentar a longevidade do socket.
São só rumores, né, temos de esperar pra ver.
Aqui outro rumor:
A new processor design with up to twelve Raptor Cove P-cores and zero E-cores, Bartlett Lake apparently stems from Intel's NEX division, which is in charge of network platforms, IoT, and connectivity.

At the time, we speculated that these parts probably wouldn't be sold to end users or enthusiasts, and that they also might not work in extant LGA 1700 consumer motherboards. That's because these CPUs are intended for edge computing and network infrastructure, first and foremost. However, new information from serial Intel leaker Jaykhin suggests exactly the opposite: the "Bartlett" design will indeed be sold directly to customers and supported on current LGA 1700 platforms.
[...]
Unfortunately, we'll apparently have to wait quite a while to see how Bartlett handles. According to Jaykihn, the hybrid members of the final LGA 1700 CPU lineup will be launching around the time of CES 2025 ("early Jan'25"), but the Bartlett CPUs won't be available until Q3 of next year.
Se for vir pra desktop, vai demorar um bocado pra restar disponível, não sei se ainda vai ser uma opção interessante até lá.

Com toda certeza sabemos disso, mas para muitos esse assunto é um tabu. Entao jogar os consumos para cima facilita a didatica, tbm corrobora em mostrar que problema de incomodo do rapaz, não é de fato com o consumo do cpu, mas claramente com o cpu em si.

Não é bem isso porque tem também a eficiência da fonte na conta, mas no geral é por ai, GPU gasta bem mais que CPU em um jogo (por exemplo) e nem por isso pessoal fica queimando os neurônios por causa disso, mas em questão de temperatura ai realmente CPU > GPU, independente de fabricante.

PS1: Que preço bom é esse do KWH ai ein, aqui em PE ele beira os R$0,78 >.<
PS2: Que ventilador de 180W é esse, turbina de 80cm é? :v
Para o exemplo que citei, 80w de consumo são 80w, colocar o consumo total da maquina tbm seria uma possibildade, mas acaba que confunde a cabeça de mta gente, a eficiencia da fonte entao, pior ainda. Como sempre no fim, menos é mais.

Até fui conferir aqui em minha conta da CPFL, e subiu mesmo, hoje o kWh está saindo R$: 0,68 (a ultima vez que conferi isso estava saindo R$: 0,44)
Sobre os ventiladores, a grande maioria opta pelos modelos turbo, de 50cm com 8 pás, esses em suma consomem a partir de 140W, mas claro que existem algumas exceções

Post sensato.
:joia:

mas em momento algum eu disse isso, só fiz uma piadinha com opalão subindo morro kkkkkk turminha fica mordida demais ... mas se aparecer um 7800x3d com um preço legal na bf eu vou experimentar um amdzinho ...
Bingo!

Estou estudando um upgrade para um 14700 (Não K). Vale a pena ou aguardo essa próxima geração?

Meu foco é jogo...

Users who are viewing this thread

Voltar