[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Po, eu to vendo todo esse negócio da gen 13/14 sobre a degradaçao e vou montar um PC com intel (obrigatoriamente inte) pensei em pegar o 12900k pra fugir desse problema do 13/14 e tambem pq até onde vi teria muito menos problema em aquecimento dele. Alguma dica sobre isso? O 12900k valeria a pena pra manter uma performance alta e ao mesmo tempo fugir do 13/14 ou teria coias melhor a ser feita nesse quesito de performance vs segurança do chip?

- Edit
Uma outra duvida, pra esse processador (n farei overclock) uma b760 vai tranquilo sem problemas ou o ideal seria ir de z790/760? Pensando tambem em futuros upgrades, talvez ir pra gen 15 num futuro

Se vai montar uma máquina nova espere os Arrow Lake, o lançamento já é no mês que vem e não vai ter essa preocupação da degradação :)

Tirar uma dúvida aqui vou atualizar a BIOS , seu preciso somente fazer a atualização convencional ou preciso setar alguma coisa após atualização na BIOS ?

Mas pode ter certeza que vai ter uns manés para defender que os pontinhos no Cinebench fazem falta cof... cof... kkk
Esse negocio tá um saco, eu começei a ver esse video e vi um monte de hate, fui dar uma olhada no topico por causa dos comentarios desse video.
Puta merda, o negocio tá pior que consoles, PC gaming sempre teve "treta", porem tá num nivem que beira o retardo slk.

Aqui eu nunca tive problema, é necessário atualizar mesmo assim?
Vou usar o problema da msi center para atualizar a bios :haha:
Estou com BIOS do ano passado e não tive nenhum problema até hoje. Estou com overclock de Pcore 5,5 GHz / Ecore 4,3 Ghz e vcore travado em 1,27v. Eu mesmo não vou atualizar tão cedo. Montei meu Pc no lançamento da 13° geração.

Última edição:
Estou com BIOS do ano passado e não tive nenhum problema até hoje. Estou com overclock de Pcore 5,5 GHz / Ecore 4,3 Ghz e vcore travado em 1,27v. Eu mesmo não vou atualizar tão cedo. Montei meu Pc no lançamento da 13° geração.
Aqui TB tá com uma mais antiga , até pensei em atualizar ontem , mas tô pensando em sair do beta para aí sim instalar.

Vazamento do Intel Core Ultra 7 265K mostra aumento de 5,2 GHz em vários núcleos e pontuação CPU-Z próxima a 14700K.

Core Ultra 7 265K testado
Um novo vazamento de um processador Intel ainda não lançado foi detectado nas redes sociais chinesas.
NixDEcc.png

O novo Core Ultra 7 265K e sua variante, o 265KF (que não tem suporte gráfico integrado), estão prontos para oferecer especificações semelhantes ao atual Core i7-14700K. A Intel usou uma configuração incomum de núcleos de CPU, com 8 P-Cores e 12 E-Cores, para este processador Raptor Lake. Para a próxima geração, a Intel também está lançando uma configuração semelhante, mas com núcleos mais novos que não terão suporte a hyperthreading.

O Core Ultra 7 265K é um processador desbloqueado e usará 8 núcleos Lion Cove e 12 Skymont. Vazamentos anteriores sugeriram que a CPU aumentaria para até 5,5 GHz, mas o vazamento mais recente, que inclui uma captura de tela, mostra a maioria dos núcleos aumentando para 5,2 GHz ou 4,6 GHz.

1zC00ze.jpeg

A pergunta óbvia é por que o 265K não está aumentando para os prometidos 5,5 GHz. O motivo é simples: este processador tem vários estágios de aumento dependendo da tecnologia e do número de núcleos aumentando. O aumento máximo de 5,5 GHz é alcançado com o Turbo Boost 3.0 em 2 núcleos, enquanto o Turbo Boost 2.0 atinge 5,4 GHz em um único núcleo. A velocidade de clock de 5,2 GHz corresponde ao Turbo Boost em 3-6 e 7-8 P-Cores.

S2Xhnkt.jpeg

A CPU também foi testada, marcando 885 pontos no teste single-core e 15.709,7 pontos no teste multi-core. Para efeito de comparação, o número oficial para o 14700K é de 892 pontos no teste single-core, mas o benchmark oficial não inclui a contagem de 28 threads em sua classificação. Com base em avaliações, o 14700K deve atingir cerca de 14.805 pontos no teste multi-core.

2aQpehv.jpeg

Além disso, uma imagem do novo pacote LGA-1851 vazou. Como lembrete, a nova série não será compatível com o soquete LGA-1700 existente, embora os pacotes sejam fisicamente do mesmo tamanho.

dJBmqLA.jpeg

A Intel não anunciou a nova série na IFA, mas os primeiros processadores da série 200 já foram revelados. A série Lunar Lake 200V para dispositivos móveis está programada para ser lançada em 24 de setembro, enquanto rumores sugerem que os SKUs de desktop Arrow Lake-S serão revelados em 10 de outubro.

Fonte: HXL

atualizei aqui pelo MSI center, bem prático e agora meu PC faz barulho quando liga.

testei muito rápido, mas parece está tudo normal.

Essa nomenclatura nova, parece até jogo de Xadrez!

Vazamento do Intel Core Ultra 7 265K mostra aumento de 5,2 GHz em vários núcleos e pontuação CPU-Z próxima a 14700K.

Core Ultra 7 265K testado
Um novo vazamento de um processador Intel ainda não lançado foi detectado nas redes sociais chinesas.
NixDEcc.png

O novo Core Ultra 7 265K e sua variante, o 265KF (que não tem suporte gráfico integrado), estão prontos para oferecer especificações semelhantes ao atual Core i7-14700K. A Intel usou uma configuração incomum de núcleos de CPU, com 8 P-Cores e 12 E-Cores, para este processador Raptor Lake. Para a próxima geração, a Intel também está lançando uma configuração semelhante, mas com núcleos mais novos que não terão suporte a hyperthreading.

O Core Ultra 7 265K é um processador desbloqueado e usará 8 núcleos Lion Cove e 12 Skymont. Vazamentos anteriores sugeriram que a CPU aumentaria para até 5,5 GHz, mas o vazamento mais recente, que inclui uma captura de tela, mostra a maioria dos núcleos aumentando para 5,2 GHz ou 4,6 GHz.

1zC00ze.jpeg

A pergunta óbvia é por que o 265K não está aumentando para os prometidos 5,5 GHz. O motivo é simples: este processador tem vários estágios de aumento dependendo da tecnologia e do número de núcleos aumentando. O aumento máximo de 5,5 GHz é alcançado com o Turbo Boost 3.0 em 2 núcleos, enquanto o Turbo Boost 2.0 atinge 5,4 GHz em um único núcleo. A velocidade de clock de 5,2 GHz corresponde ao Turbo Boost em 3-6 e 7-8 P-Cores.

S2Xhnkt.jpeg

A CPU também foi testada, marcando 885 pontos no teste single-core e 15.709,7 pontos no teste multi-core. Para efeito de comparação, o número oficial para o 14700K é de 892 pontos no teste single-core, mas o benchmark oficial não inclui a contagem de 28 threads em sua classificação. Com base em avaliações, o 14700K deve atingir cerca de 14.805 pontos no teste multi-core.

2aQpehv.jpeg

Além disso, uma imagem do novo pacote LGA-1851 vazou. Como lembrete, a nova série não será compatível com o soquete LGA-1700 existente, embora os pacotes sejam fisicamente do mesmo tamanho.

dJBmqLA.jpeg

A Intel não anunciou a nova série na IFA, mas os primeiros processadores da série 200 já foram revelados. A série Lunar Lake 200V para dispositivos móveis está programada para ser lançada em 24 de setembro, enquanto rumores sugerem que os SKUs de desktop Arrow Lake-S serão revelados em 10 de outubro.

Fonte: HXL

Caraca, que single core manco............Intel pelo visto estára trazendo apenas mais uma requentagem como faz a bastante tempo....Foda

Tem que ficar de olho no VID , É onde ele bate alto e degrada cpu , tava dando 1.55 aqui , mechi na bios ta 1.44 , ele da valores altos ali 1.55 para cima e tau. Na bios nova ele bloqueia a cpu de passar esse valor. È bom atualizar .

Sem-t-tulo.jpg

Última edição:
Tem que ficar de olho no VID , É onde ele bate alto e degrada cpu , tava dando 1.55 aqui , mechi na bios ta 1.44 , ele da valores altos ali 1.55 para cima e tau. Na bios nova ele bloqueia a cpu de passar esse valor. È bom atualizar .

Sem-t-tulo.jpg
Nos testes que andei fazendo, o meu não eleva tanto o VID.

FXardjW.png

ACyqKAV.png

LPmL8dy.png

qJaByhn.png

Última edição:
Aqui eu estou achando o VID mais alto depois da atualização da BIOS e do Microcode

q7JRtlV.jpeg

Aqui eu estou achando o VID mais alto depois da atualização da BIOS e do Microcode

q7JRtlV.jpeg
Estava rodando algo pesado quando tirou o print? Me preocupei mais com as tensões da fonte e a temperatura do PCH.

Estava rodando algo pesado quando tirou o print? Me preocupei mais com as tensões da fonte e a temperatura do PCH.
O PCH normalmente fica próximo dos 60 graus, nem sei pq na hora desse print havia subido tanto... depois da sua resposta fiquei de olho e mesmo forçando o sistema não chegou mais nesse patamar, então acredito que possa ter sido alguma falha do sensor.
Sobre a fonte, oq exatamente chamou a atenção nas tensões?
A tolerância de trabalho da linha de 12V de uma fonte ATX é de 5%, o que significa que a tensão pode variar entre 11,4V e 12,6V. Na minha já vi variações entre 11,9V e 12,3V
Não estava rodando nenhum bench na hora, apenas rodando alguns cálculos...

Sobre o microcode 0x129 a limitação é para tensões acima de 1,55V... e isso se aplica principalmente em single core, pois em multi core os testes mostraram até ganhos em algumas simulações.
Na prática, no dia a dia, o Windows jamais usa um core apenas, sempre usa vários (dá pra ver isso até pelo gerenciador de tarefas)... então a diferença de desempenho (quando há) só pode ser percebida em testes sintéticos, pois no dia a dia está tudo igual.

Última edição:
O PCH normalmente fica próximo dos 60 graus, nem sei pq na hora desse print havia subido tanto... depois da sua resposta fiquei de olho e mesmo forçando o sistema não chegou mais nesse patamar, então acredito que possa ter sido alguma falha do sensor.
Estranho.

Sobre a fonte, oq exatamente chamou a atenção nas tensões?
Deixa na conta dos 5% mas normalmente só vejo descer dos 12v quando a fonte é bastante exigida, de repente é algo na leitura da placa mãe ou mesmo do software em ambas as situações.

Acho que já falamos sobre isso e pessoalmente acho o hwmonitor bem ruim, prefiro o hwinfo64 mas presume-se que o sensor seja o mesmo.

Estranho.

Deixa na conta dos 5% mas normalmente só vejo descer dos 12v quando a fonte é bastante exigida, de repente é algo na leitura da placa mãe ou mesmo do software em ambas as situações.

Acho que já falamos sobre isso e pessoalmente acho o hwmonitor bem ruim, prefiro o hwinfo64 mas presume-se que o sensor seja o mesmo.
Baixei o HWINFO64 e deixei aberto em paralelo aqui com o HWMONITOR e as leituras sao todas diferentes... mas a do HWINFO64 batem com as leituras do Corsair iCUE... na moral, já vou até desinstalar o HWINFO kkkk

Sobre o PCH, ele voltou a bater os 77 graus... uma duvida, o PCH seria o chipset Z690? Ele é oq fica debaixo do dissipador ali logo abaixo da RAM na MoBo?

Eu não me preocuparia com ele enquanto tiver abaixo dos 80~85º.
Mesmo com a máquina praticamente em repouso? Eu me preocuparia, mas presumo que seja algum bug na leitura.

Mesmo com a máquina praticamente em repouso? Eu me preocuparia, mas presumo que seja algum bug na leitura.
A máquina em repouso ou não não vai fazer muita diferença, mais relevante é quantidade de periféricos ligado no chipset e o uso dos mesmos.

A máquina em repouso ou não não vai fazer muita diferença, mais relevante é quantidade de periféricos ligado no chipset e o uso dos mesmos.
Na verdade faz, mas se entrarmos no detalhe cedo ou tarde chegaremos à conclusão de que queremos dizer a mesma coisa :haha:

No caso do @Asiqueira, pelo que vi a mobo dele tem 4 slots M.2 (3 deles via chipset) e aparentemente ele usa todos, de repente o trecho onde ele diz "Não estava rodando nenhum bench na hora, apenas rodando alguns cálculos..." considerou apenas o óbvio (CPU e/ou GPU) ao invés de acesso a discos e atividades de outros dispositivos 'conectados' ao chipset, por assim dizer.

Fiz uma busca rápida pela internet e 70-80ºC realmente parece ser bem 'normal' (ou pelo menos comum), apesar dos prints anteriores de outros colegas mostrarem temperaturas de PCH bem mais razoáveis e compatíveis com as que vejo por aqui também.

mas se entrarmos no detalhe cedo ou tarde chegaremos à conclusão de que queremos dizer a mesma coisa :haha:
Como assim vc não quer perder horas discutindo semântica de bobagem? Até parece que não gosta de usar fórum :limo:

Sim, sou da época onde tínhamos o NorthBridge que controlava RAM, AGP/PCIe e comumente possuía um vídeo onboard... era comum termos nothbridge da nVidia, ATI, SiS, etc... o SouthBridge ficava com os demais periféricos.
Hoje o NorthBridge vem embutido na CPU (na realidade, embutido não, mas a CPU se apoderou das funções do NorthBridge).
Talvez eu esteja me confundindo em qual era o South e qual era o North, mas me lembro de alguns que vinham até com resfriamento ativo (Fan).

Users who are viewing this thread

Voltar