[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Memórias, a cada nova geração, o ganho se dilui... lembro das primeiras DDR que tiveram um salto gigantesco, depois da DDR2 para DDR3 o salto já diminuiu um pouco, e assim foi para as DDR4 e agora as DDR5... tentam nos iludir com as frequências mais altas, mas com latências também nas alturas... no final entregam ganhos que não condizem com a diferença de preço.
Mas nesse caso não é nem questão das Memórias em si, mas sim o controlador de memória que a Intel mudou e acabou por aumentar a Latencia a partir do Meteor-Lake.

QS e Retail tem praticamente diferença n, vendo os clocks que ta rodando no GB6 duvido mt que a perf final fuja desse leak ai já que batem com o que foi vazado.
Agr tem que ver se os ganhos em ST compensam a mudança no Sistema de memória que fizeram, pra ver se essa performance se traduz em jogos.

Ainda vem diferença sim...

O clock máximo do ES2 era 4.5, no QS é 5.5, no leak do GB6 pegaram o detalhado e consta 5.69, então tiveram que fazer over para chegar no boost retail.

Ainda tem as memo, usaram 6400 com timing folgados, provavelmente por questão de estabilidade, as Bios devem estar cruas como sashimi.

Se a QS de 5.5 com over pra 5.7 e memoria folgada bate o 14900KS 6.2, a performance voltou a animar, porque o refresh da vermelhinha não animou.

Vamos acompanhar... na pior, da pior, das hipóteses, o lançamento da Intel pelo menos acelera a chegada do X3D da concorrência.

Finalmente saiu hj a atualização de BIOS com o novo microcode para minha MoBo. Vou baixar e atualizar ainda hj.

Edit... após atualização da BIOS, CPU VID MAX está ligeiramente maior, apontando 1.511V onde antes nunca beirou o 1.4V
Vou dizer que acho que o problema deve ser a medição do HW INFO, pois a medição pelo iCue mostra a tensão em no máximo 1,37

Vou dizer que acho que o problema deve ser a medição do HW INFO, pois a medição pelo iCue mostra a tensão em no máximo 1,37
Provavelmente vou tomar pedrada mas confio muito mais nas informações apresentadas por um hwinfo64 da vida do que em iCUe e afins :vish:

Será que eles não estão olhando sensores ou com histereses diferentes?

Provavelmente vou tomar pedrada mas confio muito mais nas informações apresentadas por um hwinfo64 da vida do que em iCUe e afins :vish:

Será que eles não estão olhando sensores ou com histereses diferentes?
AIDA bateu com o iCue aqui… só o HW está diferente…
Alguma outra indicação de APP pra tirar a prova?

De qq maneira era bom dar um UV para cair nos 1.2v.

13900k a 1.2v? vai perder 20% do desempenho rapaz.

der8auer testou 13900K com abaixo de 1.1v, perdeu de 8 a 10% de performance, diminuiu boa margem de consumo indicando os limites de PL para jogos e multi-tarefa.

esses seus 20% ai....:alan:

Alguma outra indicação de APP pra tirar a prova?
Por que não um osciloscópio? :haha:

Brincadeiras à parte, como ali em cima vc mencionou CPU VID 'MAX' presumo que que a leitura real time esteja bem mais baixa do que isso, ou não?

Creio que esses valores sejam mais relevantes e apesar de pessoalmente não ter nenhuma ressalva com Bios betas se for o caso dá pra voltar para a stable anterior também.

der8auer testou 13900K com abaixo de 1.1v, perdeu de 8 a 10% de performance, diminuiu boa margem de consumo indicando os limites de PL para jogos e multi-tarefa.

esses seus 20% ai....:alan:
mentira. com 1.1v nao deve chegar nem a 4.8ghz. e desempenho em jogos é uma coisa, se for testar pro que realmente ele foi feito... certeza que vai dar 20%.

mentira. com 1.1v nao deve chegar nem a 4.8ghz. e desempenho em jogos é uma coisa, se for testar pro que realmente ele foi feito... certeza que vai dar 20%.
:burro:
assista o video antes de falar merda.

Que bosta dessa BIOS BETA da Gigabyte... Instalei essa Bios e estou com PC travando após iniciar. Voltei pra BIOS que estava usando e nunca tive problema de travamento no PC. Fiz um Undervolte no 14700K até sair um BIOS oficial.

Acabou de sair a BIOS final… agora chegou a hora de tirar essa “beta”

Edit...
Logo após a atualização, pela primeira vez surgiu essa tela, em nenhuma outra vez que atualizei a BIOS, havia tido essa tela... preferi deixar o Intel Default
Bl8CEGG.jpeg

Última edição:

Edit...
Logo após a atualização, pela primeira vez surgiu essa tela, em nenhuma outra vez que atualizei a BIOS, havia tido essa tela... preferi deixar o Intel Default
Bl8CEGG.jpeg
Bom que até um leigo consegue entender essa tela ai, legal.

Edit...
Bl8CEGG.jpeg
Sempre teve essa tela de seleção de cooler na Z690 Tomahawk, estranho nunca ter aparecido pra vc.

Z790 Tomahawk WIFI, DDR5

Ta valendo 1299? Pensando de trocar a minha aorus, a princípio está atendendo, mas sempre gostei das mobo msi, fora o Plus de ter antena, claro tentaria vender a minha posteriormente.

Z790 Tomahawk WIFI, DDR5

Ta valendo 1299? Pensando de trocar a minha aorus, a princípio está atendendo, mas sempre gostei das mobo msi, fora o Plus de ter antena, claro tentaria vender a minha posteriormente.
Acho que não, pó já tá saindo sockt 15 ,mas se não for mudar de CPU , ae já é outra história.

Z790 Tomahawk WIFI, DDR5

para uma z790 wifi ddr5, sim...os preços no BR são salgados, seria em torno de 2 mil uma nova.

Z790 Tomahawk WIFI, DDR5

Vc vai trocar 6 por Meia dúzia... Se fosse trocar para15 geração seria vantagem.

Boa noite, nobres colegas. Por gentileza: Ajudem esse velho afegão.

Eu, q uso o 13900 (não k) também preciso atualizar microcode, bios e afins? Meu ajuste é com somente 260w.

Eu, q uso o 13900 (não k) também preciso atualizar microcode, bios e afins? Meu ajuste é com somente 260w.
Todos processadores de 13th e 14th geração precisam atualizar microcode na BIOS.

Com toda certeza sim, atualize. Principalmente pelo fato de ser i9, mesmo que nao seja "k"

Users who are viewing this thread

Voltar