[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
foda man, aqui ontem usando o chrome vendo stream deu duas tela azul.
Espero que em ambos casos sejam apenas algum problema com software e nao hardware.

Eu nem me preocupo tanto com o lance de ter tido tela azul, la no passado isso era algo ate que comum, mas o que me incomoda mesmo e o fato de ter um processador novinho sofrendo degradacao.

Pensei em abrir RMA e pedir reembolso, mas vou me lascar com a placa mae, precisaria de uma nova de qualquer maneira, indo de AMD ou novo processador Intel.

=====

Minha maquina travou novamente.... :(

Última edição:
Uma observação, sobre a BIOS microcode ,O víd no modo Intel na BIOS. Bate ,1.56 se desligo e deixo para modo gigabyte fica 1.43 de vid, aquele mmc não permite desligar no modo Intel só no modo gigabyte. Tava lendo que em 120 watts a CPU aproveita o mesmo desempenho em games ,que liberar 253 watts, só em aplicações que muda algo para melhor

Última edição:
meu irmao quando fechou o chrome ontem deu tela azul e o pc dele eh um amd 5800x3d.

Espero que em ambos casos sejam apenas algum problema com software e nao hardware.

Eu nem me preocupo tanto com o lance de ter tido tela azul, la no passado isso era algo ate que comum, mas o que me incomoda mesmo e o fato de ter um processador novinho sofrendo degradacao.

Pensei em abrir RMA e pedir reembolso, mas vou me lascar com a placa mae, precisaria de uma nova de qualquer maneira, indo de AMD ou novo processador Intel.

=====

Minha maquina travou novamente.... :(
poise, vou torcer pra que seja o chrome mesmo, ja que ele é bem problemático. jogando ate agora nao tive problema.

Vejo quase ninguém usando o Edge e alegando que o Chrome é melhor… daí o Chrome do cabra trava e o Edge continua lá aberto e dando refresh…
Tem coisas que a “massa” faz que não fazem nenhum sentido! Tipo, o sistema já vem com um navegador integrado, padrão e estável… pois vão lá e instalam um monte de tranqueira que modifica até mesmo arquivos do sistema… galera idolatra o Chrome, mesmo o Chrome ofendendo eles todos os dias

Vejo quase ninguém usando o Edge e alegando que o Chrome é melhor… daí o Chrome do cabra trava e o Edge continua lá aberto e dando refresh…
Tem coisas que a “massa” faz que não fazem nenhum sentido! Tipo, o sistema já vem com um navegador integrado, padrão e estável… pois vão lá e instalam um monte de tranqueira que modifica até mesmo arquivos do sistema… galera idolatra o Chrome, mesmo o Chrome ofendendo eles todos os dias
Eu uso Edge e Brave.
Não gosto de nenhum app da Google, tirando o Search.

daí o Chrome do cabra trava e o Edge continua lá aberto e dando refresh…
Eu uso Edge e Brave.
Não gosto de nenhum app da Google, tirando o Search.
Vcs sabem que a maioria dos navegadores atualmente usa a mesmíssima engine do chrome, né? Vale pro Edge e Chrome também.
Edge não tem nada de muito integrado hoje em dia, tanto que roda até no linux. Diferenças maiores ficam nas features a mais/menos que vão além da engine em si (extensões e funcionalidades extras que não tem a ver com realmente renderizar uma página).

Vcs sabem que a maioria dos navegadores atualmente usa a mesmíssima engine do chrome, né? Vale pro Edge e Chrome também.
Edge não tem nada de muito integrado hoje em dia, tanto que roda até no linux. Diferenças maiores ficam nas features a mais/menos que vão além da engine em si (extensões e funcionalidades extras que não tem a ver com realmente renderizar uma página).
Acho o Google mais pesadão, ainda mais se usar muitas abas.

Acho o Google mais pesadão, ainda mais se usar muitas abas.
Nesse tipo de coisa te garanto que é placebo, já que essa questão de rodar as abas os dois navegadores são iguais. A diferença pode ser se vc não usar adblockers no chrome, e usar aquele nativo do brave, aí cada aba deve ficar mas leve e ajudar nessa sensação.
O chrome também tem uma parada de suspender abas inativas (que os outros navegadores devem ter), mas não sei se é ligada por padrão (idem pros outros browsers).

Um amigo aqui teve problema com o 13900KF dele e recebeu três opções do RMA:
  • Reembolso corrigido;
  • 14900K
  • 13900KS
Pra ficar 100% isento do problema ele teria que pegar a grana e comprar CPU, MoBo e RAM pra migrar para AMD ou aguardar mais um pouco e comprar CPU, MoBo e RAM para migrar para Intel Core Ultra 200. (A RAM atual dele é DDR4).

Ele disse que está pendendo a pegar um dos dois CPUs ofertados, mesmo existindo a possibilidade de também apresentarem problemas. Pois alega que o RMA lhe ofertou zerar o tempo de garantia, considerar que a CPU ofertada teria 5 anos à partir de agora.

Qual seria a escolha mais sensata?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nesse tipo de coisa te garanto que é placebo, já que essa questão de rodar as abas os dois navegadores são iguais. A diferença pode ser se vc não usar adblockers no chrome, e usar aquele nativo do brave, aí cada aba deve ficar mas leve e ajudar nessa sensação.
O chrome também tem uma parada de suspender abas inativas (que os outros navegadores devem ter), mas não sei se é ligada por padrão (idem pros outros browsers).
Pode ser…
Mas eu vejo esse lance da seguinte maneira:
O cara compra um carro ZERO e resolve comprar outro carro ZERO igualzinho com mesma potência de motorização, daí ele troca o motor de um com o outro só pra pagar de diferentão 😂😂😂 (tô zoando hein).
Não tem sentido algum instalar a porra de um programa que faz EXATAMENTE a mesma merda que o nativo faz.

• Reembolso corrigido;
  • 14900K
  • 13900KS
Pra ficar 100% isento do problema ele teria que pegar a grana e comprar CPU, MoBo e RAM pra migrar para AMD ou aguardar mais um pouco e comprar CPU, MoBo e RAM para migrar para Intel Core Ultra 200. (A RAM atual dele é DDR4).

Ele disse que está pendendo a pegar um dos dois CPUs ofertados, mesmo existindo a possibilidade de também apresentarem problemas. Pois alega que o RMA lhe ofertou zerar o tempo de garantia, considerar que a CPU ofertada teria 5 anos à partir de agora.

Ele tem bronca em possivelmente ficar sem PC funcional por um tempinho? Se não tiver, eu pegaria um 14900k, atualizaria microcode e configs certinhas e ia tocando cruzando os dedos pra não dar problema. Se der, aciona garantia de novo e repete.

Outra opção é pegar reembolso e fazer downgrade pra alguma das CPUs com menor quantidade de reports.
Pode ser…
O cara compra um carro ZERO e resolve comprar outro carro ZERO igualzinho com mesma potência de motorização, daí ele troca o motor de um com o outro só pra pagar de diferentão 😂😂😂 (tô zoando hein).
Não tem sentido algum instalar a porra de um programa que faz EXATAMENTE a mesma merda que o nativo faz.
Eu não paguei pelo sistema operacional, e tem coisa que o outro navegador pode fazer melhor (tipo sync com minha conta do google). Mal não faz em instalar um diferente, então se a pessoa gosta eu não vejo problema.
É a mesma coisa de instalar um outro anti vírus, ou instalar um mensageiro diferente no seu celular (se teu celular tem mensagens nativas, pq vc vai mudar pra outro que só faz mandar mensagens também??).

• Reembolso corrigido;
  • 14900K
  • 13900KS

Pode ser…
Fala pra ele fazer umas contas, pode ser mais rápido e vantajoso ele pegar o reembolso corrigido e enquanto a Intel não libera o $$$ ele já compra outro em alguma loja.

Eu iria de 14900k, com BIOS atualizada e rezar pra não ter mais BO.

• Reembolso corrigido;
  • 14900K
  • 13900KS

Pode ser…
Fala pro seu amigo pegar 14900k e comprar um 12400f usadinho pra deixar de estepe, aí se der BO novamente é só acionar o RMA, colocar o estepe enquanto o outro não chega.:rub1:

• Reembolso corrigido;
  • 14900K
  • 13900KS

Pode ser…
aceitaria o 14900k sem problema nenhum

Já vi que o 14900K é unanimidade aqui (e o besta aqui sugeriu o 13900KS pra ele kkk)… mas vou avisar ele pra ficar com o 14900K.

Pelo que vi esses dois processadores parecem ser exatamente o mesmo, apenas remarcado. Então a escolha seria mais emocional que racional:
13900KS por ser um topo de linha edição especial;
14900K o segundo melhor de sua linha, mais atual.

Já vi que o 14900K é unanimidade aqui (e o besta aqui sugeriu o 13900KS pra ele kkk)… mas vou avisar ele pra ficar com o 14900K.

Pelo que vi esses dois processadores parecem ser exatamente o mesmo, apenas remarcado. Então a escolha seria mais emocional que racional:
13900KS por ser um topo de linha edição especial;
14900K o segundo melhor de sua linha, mais atual.
Marea 2024 vale mais que o 2023 na hora da venda :coolface:

se for para ter problema, melhor ficar na intel
Analisando friamente, pelo menos no meu caso de um 13900K que não é usado para games, se a correção de BIOS garantir a integridade e estabilidade, mesmo sob pena de um decréscimo “irrisório” no desempenho, ainda vale a pena ficar na Intel, pois o processamento bruto ainda é maior que o lado da AMD.
Eu até cogitei a opção de ir atrás de MoBo, RAM e CPU da AMD, mas mesmo o 7950X (tirando games), nyfaz frente à Intel. Além disso, é de conhecimento geral que MoBos AMD tem sempre algum probleminha de compatibilidades, instabilidades, quedas de desempenho localizadas, além da frescura com RAM.

Marea por Marea, melhor o lado azul!

Analisando friamente, pelo menos no meu caso de um 13900K que não é usado para games, se a correção de BIOS garantir a integridade e estabilidade, mesmo sob pena de um decréscimo “irrisório” no desempenho, ainda vale a pena ficar na Intel, pois o processamento bruto ainda é maior que o lado da AMD.
Eu até cogitei a opção de ir atrás de MoBo, RAM e CPU da AMD, mas mesmo o 7950X (tirando games), nyfaz frente à Intel. Além disso, é de conhecimento geral que MoBos AMD tem sempre algum probleminha de compatibilidades, instabilidades, quedas de desempenho localizadas, além da frescura com RAM.

Marea por Marea, melhor o lado azul!
esse é o bom de ter intel, comprei o meu 13700k ano passado e só montei e não teve um problema até hoje

O que eles compartilham é a engine de renderização de páginas (Blink) e o motor Javascript (V8), o restante é diferente, como a UI e as features envolvidas.

Ainda assim, é provável que eles modifiquem essas engines, pois o comportamento é diferente. Renderizar CSS no Chrome é muito mais rápido que no Edge, porém a performance JS é mais rápida no Edge. Edge consome bem menos memória, pois ele aplica suspensão automática de abas, embora isso funcione melhor no Windows.

O Edge é super integrado com o Windows, tanto que é um pé no saco removê-lo e ainda pode quebrar certas partes do Windows. A barra de tarefas, os widgets, o Copilot, todos eles usam o WebView2, que nada mais é do que um pedaço do Edge que pode ser usado em aplicações. Ele também é integrado ao Windows Defender para segurança. Em alguns streamings, como o Netflix, o único navegador que roda em 4K é o Edge, porque ele usa a extensão HEVC Video do Windows.
O Edge tem um pedaço do Internet Explorer dentro dele, para compatibilidade.

O Edge roda no Linux, mas não com todas as features. Nem mesmo o Mica, componente da UI que dá o visual com blur, está disponível, isso é somente no Windows, pois o é um componente de sistema.

O que eles compartilham é a engine de renderização de páginas (Blink) e o motor Javascript (V8), o restante é diferente, como a UI e as features envolvidas.

Ainda assim, é provável que eles modifiquem essas engines, pois o comportamento é diferente. Renderizar CSS no Chrome é muito mais rápido que no Edge, porém a performance JS é mais rápida no Edge. Edge consome bem menos memória, pois ele aplica suspensão automática de abas, embora isso funcione melhor no Windows.

O Edge é super integrado com o Windows, tanto que é um pé no saco removê-lo e ainda pode quebrar certas partes do Windows. A barra de tarefas, os widgets, o Copilot, todos eles usam o WebView2, que nada mais é do que um pedaço do Edge que pode ser usado em aplicações. Ele também é integrado ao Windows Defender para segurança. Em alguns streamings, como o Netflix, o único navegador que roda em 4K é o Edge, porque ele usa a extensão HEVC Video do Windows.

O Edge roda no Linux, mas não com todas as features. Nem mesmo o Mica, componente da UI que dá o visual com blur, está disponível, isso é somente no Windows, pois o é um componente de sistema.
Ou seja… não existe justificativa alguma para instalar navegadores de terceiros no Windows.
Para Windows o Edge roda melhor e no Mac o Safari roda melhor… era pro Chrome e Firefox nem existirem mais.

Ou seja… não existe justificativa alguma para instalar navegadores de terceiros no Windows.
Para Windows o Edge roda melhor e no Mac o Safari roda melhor… era pro Chrome e Firefox nem existirem mais.
Gostos pessoais e nuances técnicas à parte acabamos saindo do cerne da questão que é o fato de um simples navegador causar uma tela azul em um PC.

Pode ser mais lento/mais rápido, consumir mais recursos, travar a aplicação em si mas pessoalmente nunca vi isso ocorrer em um hardware que esteja funcionando 100%.

A sugestão então para um dos colegas é trocar o navegador e no caso do outro mudar de jogo?

Gostos pessoais e nuances técnicas à parte acabamos saindo do cerne da questão que é o fato de um simples navegador causar uma tela azul em um PC.

Pode ser mais lento/mais rápido, consumir mais recursos, travar a aplicação em si mas pessoalmente nunca vi isso ocorrer em um hardware que esteja funcionando 100%.

A sugestão então para um dos colegas é trocar o navegador e no caso do outro mudar de jogo?
Faz sentido e concordo…
Oq eu vejo também é um certo “preconceito” quanto ao navegador padrão embarcado, muito pela herança péssima do IE. Ocorre o mesmo com as GPUs AMD hj em dia que pagam o preço por terem tido drivers ruins no passado, sendo que hj os drivers mais pautados são os da NVidia.
Até onde o travamento do navegador é culpa dele próprio ou da CPU problemática?

Existe, dependendo da tarefa e dos gostos. Chrome ainda é mais rápido no geral que o Edge. Se você usa aplicações Google, também tem vantagem.

Se você se preocupa com privacidade, Firefox e Brave são mais privativos, se quer mais features tem o Vivaldi.

Essa sua ideia monopolista é meio de girico, ou já esqueceu dos anos das trevas com o Internet Explorer. O Edge não está imune a problemas e sua integração com o Windows pode até causar mais problemas.

Tela azul com navegador em boa parte dos casos é culpa do driver de vídeo. As pessoas esquecem que os navegadores também usam GPU, principalmente para vídeo.

Outra possibilidade é monitorar a temperatura e verificar se algum site/aba, não está fazendo o processador ficar demandando e causar aquecimento.

O ideal é pegar o código de erro da tela azul.

Menu Iniciar, procure por Eventos.
Abra Logs do Windows> Sistema.
Procure por eventos de nível crítico ou pelo horário de mais ou menos quando deu a tela azul. Clica com o botão direito e vá em Propriedades.

4065-1-EN-v1.png
4065-2-EN-v1.png
4065-3-EN-v1.png

Aí, com base nos códigos, você lê o documento de referência para entender o que está acontecendo, ou procura no google, já que a pesquisa vai ser mais filtrada. No exemplo da imagem, é 0x000000d1 que é DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL, um erro de driver de rede.

Essa sua ideia monopolista é meio de girico, ou já esqueceu dos anos das trevas com o Internet Explorer. O Edge não está imune a problemas e sua integração com o Windows pode até causar mais problemas.
😂😂😂
Eu fiquei de 2008 a 2022 sem usar PC Windows… durante esse período meu uso foi 100% macOS. Tanto que quando voltei para o PC em 2022 fui surpreendido por marcas que eu sequer sabia que existiam (Razer, XPG, HyperX, RoG, e outras tantas marquinhas gamer nutela mimimi secundárias) Mas, até 2008 eu usava muito Windows e algumas vezes Linux. Naquela época (as trevas citadas por vc) eu usava IE, Netscape e Safari (sim o navegador da Apple tinha versão para Windows na época). Passava apuros tanto no Netscape quanto no Safari (devido a sua adaptação para o sistema)… o IE, tirando a lentidão, era o mais adaptado pois abria qualquer site. Não me preocupava muito com a velocidade pq meu acesso era bem ruim na época.

Hj o Edge é mau visto e paga o preço, por culpa do IE.

Não sou “monopolista”, mas não ligo de ser chamado por isso, desde que o sistema que eu estiver usando funcione e me atenda.
Só não entendo essa “tara” de alguém comprar uma lava-e-seca da Electrolux e querer alterar o sistema dela pra secar a roupa antes de lavar. Só pra pagar de diferentão.

Mas vamos deixar esse tema para outro tópico do fórum, pois já desvirtuamos muito esse aqui 😅

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar