[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
MSI revelará placa-mãe Z890 MAG Tomahawk para a série Core Ultra 200 na próxima semana.

Outra placa-mãe Z890 será apresentada em breve
MSI revelará o design do Tomahawk na Gamescom.
IKVp2WW.jpeg

A MSI provoca o novo hardware a ser revelado na Gamescom na semana que vem. Este evento centrado em jogadores não costuma ser uma plataforma para lançamentos de hardware para PC, mas houve exceções. Parece que a MSI aproveitará esta oportunidade para revelar uma placa-mãe baseada em Z890 que será lançada em breve.

Como lembrete, a MSI já exibiu duas placas na Computex em junho deste ano: a Z890 MAG PRO e a Z890 MPG EDGE. A Z890 MAG TOMAHAWK, frequentemente considerada uma opção sólida de médio porte dentro da linha de produtos da MSI, deve ser revelada em breve.

uSkofBG.jpeg

Vale a pena notar que a MSI provavelmente não vai chamá-lo de Z890 ainda, já que esse nome ainda está sob embargo da Intel. Até onde sabemos, esta é uma plataforma Intel de última geração que será oficialmente revelada quando a Intel considerar que está pronta. Atualmente, não há nenhum evento de lançamento planejado para Arrow Lake, também conhecido como série Core Ultra 200, e as placas-mãe da série 800. A Intel confirmou apenas um lançamento em 3 de setembro para sua série Core Ultra 200V “Lunar Lake”, mas garantiu que o cancelamento do Innovation 2024 não afetará seus planos.

nL3ev1d.jpeg

ZckcgFJ.jpeg

Fonte: MSI
To no modo bypass Intel, socket LGA1851.

Lançados o 0x129 , alguém chegou a testar já ?

Que saco, recentemente tive tela azul duas vezes ao sair do BF-2042, dias diferentes.

Nao sei se e o processador ou alguma outra coisa dando problema.... nao havia acontecido antes.

Nao tenho usado o computador com tanta frequencia como fiz no inverno passado.

Uma maravilha ver a Intel lancando uma geracao novinha com novo soquete e deixando todo mundo na mao com processador zuado.

Última edição:
Vc tem a opçao do 12900K que nao tem problema, mas nao vale o custo atual.
Pode esperar para ver se aparece na luz do dia a CPU nova para o LGA1700 (Bartlett Lake), teoricamente sem problema.
Vender a mobo e migrar para AMD ou investir no novo LGA1851 (Arrow Lake) Core Ultra.

13th/14th nao tem soluçao, o novo microcode para atualizar a BIOS vai amenizar o problema, mas cedou ou tarde, vai dar PUFF!...
Mas pq você fala que vai dar problema mais cedo ou mais tarde?
Eu estou usando o 13700k por um ano e nunca tive um problema.
Estou vendo mais gente sem problema do que com problema, está generalizando hein amigo

Mas pq você fala que vai dar problema mais cedo ou mais tarde?
Eu estou usando o 13700k por um ano e nunca tive um problema.
Estou vendo mais gente sem problema do que com problema, está generalizando hein amigo

O microcode faz controlar a voltagem melhor, dando mais estabilidade a CPU no momento que é ativado o Turbo Boost.
Existem muitas informações de YTubers, mas o atestado final da Intel, diz apenas em relação ao bug encontrado.

"Intel did discover a bug in the Enhanced Thermal Velocity Boost (eTVB) algorithm which can impact operating conditions for Intel Core 13th and 14th Gen (K/KF/KS) desktop processors. "

O microcode não resolve o problema de oxidação, o qual é irreversível, ou seja, com o tempo...puff!

"Oxidation occurred within some early Intel 13th-gen and 14th-gen CPUs in the VIAs, which are interconnects between various layers of a silicon wafer. Intel says it addressed this issue in 2023 with manufacturing improvements and claims “only a small number of instability reports” point back to the manufacturing error."

Eu não coloco a mão no fogo para dizer que esse problema foi 100% solucionado, depois das açoes e atitudes que a Intel fez contra os consumidores, principalmente quando milhoes de dolares estao envolvidos.

Aumentaram a garantia para 5 anos, ok...mas depois de muita revolta e relatos de negação de RMA.

Para mim a atitude no tratamento para com o consumidor é o que mais me incomodou e por isso to dando bypass na marca.

Última edição:
Intel Core Ultra 9 24-core “Arrow Lake-S” QS CPU supostamente atinge 5,7 GHz de clock, 5,4 GHz com todos os núcleos P.

Arrow Lake-S de 24 núcleos até 5,7 GHz
Jaykihn afirma que o Qualification Sample (QS) pode atingir um clock 1,0 GHz maior que o ES2.
sNyMM4e.png

A Intel já forneceu Amostras de Qualificação (QS) de sua próxima série Core Ultra 200K para parceiros, e algumas dessas unidades surgiram em benchmarks como o Geekbench . À medida que essas empresas ajustam suas plataformas, as especificações finais da nova série foram reveladas.

A série Core Ultra 200K será lançada com dois modelos de 24 núcleos: o Core Ultra 9 285K e o Core Ultra 9 275. Ambos os modelos apresentam 8 Lion Cove Performance Cores (P-Cores) e 16 Skymont Efficiency Cores (E-Cores). Espera-se que o Core Ultra 9 285K alcance um clock de boost máximo de 5,7 GHz.

De acordo com um vazador chamado Jaykihn, um desses 8+16 SKUs (provavelmente o 285K ou 275) já pode atingir essa frequência de 5,7 GHz, que é 1,0 GHz maior do que o Engineering Sample 2 (ES2) do mesmo chip. Além disso, a unidade QS é relatada para aumentar até 5,4 GHz com todos os P-Cores ativos e 4,6 GHz com todos os E-Cores. O vazador deixou claro que o clock de aumento de 5,7 GHz foi obtido com a tecnologia TVB.

A informação importante é que o Core Ultra 200K provavelmente não atingirá a mesma frequência que seu antecessor. O Core i9-14900KS foi capaz de aumentar até 6,2 GHz, enquanto o 14900K foi lançado com suporte a 6,0 GHz. Outro detalhe importante é que a nova série não terá suporte a hyperthreading.

É possível que o 285K não seja o SKU principal nesta linha, no entanto. A Intel lançou três variantes KS consecutivas desde a estreia da plataforma LGA-1700 e quatro se incluirmos o 9900KS da plataforma anterior. Em outras palavras, é muito provável que o clock de 5,7 GHz não seja o alvo final da Arrow Lake.

5ieN9bS.png

Fonte: jaykihn0

Por favor, alguem saberia me dizer o que a Intel faz quando um RMA e aberto?

Lembro de ver um post dizendo que eles enviam outro processador ou reembolsam.

A duvida e a seguinte:

Eles enviam um processador aleatorio podendo ou nao conter o mesmo problema, ou existem lotes bons, livres de defeitos, usados para repor esses zicados?

Muito obrigado.

Por favor, alguem saberia me dizer o que a Intel faz quando um RMA e aberto?

Lembro de ver um post dizendo que eles enviam outro processador ou reembolsam.

A duvida e a seguinte:

Eles enviam um processador aleatorio podendo ou nao conter o mesmo problema, ou existem lotes bons, livres de defeitos, usados para repor esses zicados?

Muito obrigado.
roda o dado e torce.

Intel Core Ultra 9 24-core “Arrow Lake-S” QS CPU supostamente atinge 5,7 GHz de clock, 5,4 GHz com todos os núcleos P.

Arrow Lake-S de 24 núcleos até 5,7 GHz
Jaykihn afirma que o Qualification Sample (QS) pode atingir um clock 1,0 GHz maior que o ES2.
sNyMM4e.png

A Intel já forneceu Amostras de Qualificação (QS) de sua próxima série Core Ultra 200K para parceiros, e algumas dessas unidades surgiram em benchmarks como o Geekbench . À medida que essas empresas ajustam suas plataformas, as especificações finais da nova série foram reveladas.

A série Core Ultra 200K será lançada com dois modelos de 24 núcleos: o Core Ultra 9 285K e o Core Ultra 9 275. Ambos os modelos apresentam 8 Lion Cove Performance Cores (P-Cores) e 16 Skymont Efficiency Cores (E-Cores). Espera-se que o Core Ultra 9 285K alcance um clock de boost máximo de 5,7 GHz.

De acordo com um vazador chamado Jaykihn, um desses 8+16 SKUs (provavelmente o 285K ou 275) já pode atingir essa frequência de 5,7 GHz, que é 1,0 GHz maior do que o Engineering Sample 2 (ES2) do mesmo chip. Além disso, a unidade QS é relatada para aumentar até 5,4 GHz com todos os P-Cores ativos e 4,6 GHz com todos os E-Cores. O vazador deixou claro que o clock de aumento de 5,7 GHz foi obtido com a tecnologia TVB.

A informação importante é que o Core Ultra 200K provavelmente não atingirá a mesma frequência que seu antecessor. O Core i9-14900KS foi capaz de aumentar até 6,2 GHz, enquanto o 14900K foi lançado com suporte a 6,0 GHz. Outro detalhe importante é que a nova série não terá suporte a hyperthreading.

É possível que o 285K não seja o SKU principal nesta linha, no entanto. A Intel lançou três variantes KS consecutivas desde a estreia da plataforma LGA-1700 e quatro se incluirmos o 9900KS da plataforma anterior. Em outras palavras, é muito provável que o clock de 5,7 GHz não seja o alvo final da Arrow Lake.

5ieN9bS.png

Fonte: jaykihn0

Tá uma puttaria essa Intel , eficiência energética nem pensa , negócio eh Meter click , pô 5ghz tá bom , vamos melhorar o restante ...

Bem antiguinho esse brinquedo aí, hein? kkkk

Bem vindo ao clube dos 128GB. Eu ainda tô no aguardo dos pentes de 64GB UDIMM pra fazer sentido um upgrade pra DDR5.
Acabou de brotar aqui...
VGoXj2y.jpeg

Ta preço meio fora pra 6000 CL36

Ai nesse site tem umas 6000 CL30 bem interessantes. Estou cogitando comprar um kit de 48Gb com eles

Ta preço meio fora pra 6000 CL36

Ai nesse site tem umas 6000 CL30 bem interessantes. Estou cogitando comprar um kit de 48Gb com eles
Corsair Dominator é grife, se for procurar as xingling TeamGroup, KingSpec da vida, encontra mais barato com certeza.

Corsair Dominator é grife, se for procurar as xingling TeamGroup, KingSpec da vida, encontra mais barato com certeza.
Nao vou entrar em discussão de opinião, mas pode ser a grife/marca que for.......Pagar mais pra ter menos, é coisa que so brasileiro costuma fazer mesmo...

Nao vou entrar em discussão de opinião, mas pode ser a grife/marca que for.......Pagar mais pra ter menos, é coisa que so brasileiro costuma fazer mesmo...
Não disse se é melhor ou não.
Cada um opta por comprar aquilo que quiser.
tem pobre que prefere comprar iphone e andar de buzão...

Vaza a linha Intel Core Ultra 200, com lançamento previsto para 10 de outubro.

Core Ultra 200K chega em 10 de outubro, listas de SKU vazam
Benchlife e Jaykihn compartilharam uma lista de próximos SKUs do Intel Core Ultra.
t6LFG7r.png

A próxima geração da série Core Ultra da Intel, codinome “Arrow Lake-S”, será a linha de desktops com o novo esquema de nomenclatura. A série 200 incluirá 14 SKUs, mas vale a pena notar que ainda não há modelos Core Ultra 3 listados. Presumivelmente, eles serão lançados mais tarde.

O SKU principal, Core Ultra 9 285K , é relatado para apresentar 8 núcleos Lion Cove (Performance) e 16 núcleos Skymont (Efficient). Esta é a configuração mais alta na linha, que também é dito para aumentar até 5,7 GHz com a tecnologia Thermal Velocity Boost, conforme divulgado anteriormente. Essas especificações se referem à variante de 125 W TDP, mas o SKU também estará disponível com configurações de 65 W (285 não-K) e até 35 W TDP (285T). Para esses SKUs, o clock base será muito menor: 2,5 GHz e 1,4 GHz, respectivamente, em comparação com o P-Core de 3,7 GHz baseado no 285K.

RgMmNmL.jpeg

Dizem que o nível Core Ultra 7 contará com cinco modelos, incluindo variantes F e KF, que são modelos sem iGPU que não terão Arc Graphics integrado. De acordo com a Benchlife, esta linha contará com 8 P-Cores e 12 E-Cores, totalizando 20 núcleos. O clock de boost variará de 5,3 GHz (265T) a 5,5 GHz (265K).

Talvez a atualização mais interessante seja a inclusão de novos modelos Core Ultra 5, como 245 (já conhecido), 235 e 225. Dizem que eles têm 14 núcleos, 14 núcleos e 10 núcleos, respectivamente.

Foi revelado que o plano da Intel para a série Core Ultra 200 é lançar os primeiros modelos em 10 de outubro . Como de costume, isso provavelmente incluirá apenas variantes K e KF, com modelos não K e T-Series esperados para serem lançados mais tarde.

Fonte: Benchlife , Jaykihn

Vaza a linha Intel Core Ultra 200, com lançamento previsto para 10 de outubro.

Core Ultra 200K chega em 10 de outubro, listas de SKU vazam
Benchlife e Jaykihn compartilharam uma lista de próximos SKUs do Intel Core Ultra.
t6LFG7r.png

A próxima geração da série Core Ultra da Intel, codinome “Arrow Lake-S”, será a linha de desktops com o novo esquema de nomenclatura. A série 200 incluirá 14 SKUs, mas vale a pena notar que ainda não há modelos Core Ultra 3 listados. Presumivelmente, eles serão lançados mais tarde.

O SKU principal, Core Ultra 9 285K , é relatado para apresentar 8 núcleos Lion Cove (Performance) e 16 núcleos Skymont (Efficient). Esta é a configuração mais alta na linha, que também é dito para aumentar até 5,7 GHz com a tecnologia Thermal Velocity Boost, conforme divulgado anteriormente. Essas especificações se referem à variante de 125 W TDP, mas o SKU também estará disponível com configurações de 65 W (285 não-K) e até 35 W TDP (285T). Para esses SKUs, o clock base será muito menor: 2,5 GHz e 1,4 GHz, respectivamente, em comparação com o P-Core de 3,7 GHz baseado no 285K.

RgMmNmL.jpeg

Dizem que o nível Core Ultra 7 contará com cinco modelos, incluindo variantes F e KF, que são modelos sem iGPU que não terão Arc Graphics integrado. De acordo com a Benchlife, esta linha contará com 8 P-Cores e 12 E-Cores, totalizando 20 núcleos. O clock de boost variará de 5,3 GHz (265T) a 5,5 GHz (265K).

Talvez a atualização mais interessante seja a inclusão de novos modelos Core Ultra 5, como 245 (já conhecido), 235 e 225. Dizem que eles têm 14 núcleos, 14 núcleos e 10 núcleos, respectivamente.

Foi revelado que o plano da Intel para a série Core Ultra 200 é lançar os primeiros modelos em 10 de outubro . Como de costume, isso provavelmente incluirá apenas variantes K e KF, com modelos não K e T-Series esperados para serem lançados mais tarde.

Fonte: Benchlife , Jaykihn

Esses são os que a intel terceirizou a produção do chip para a TSMC?

Esses são os que a intel terceirizou a produção do chip para a TSMC?
É cpu desktop ou notebook esses? Qual nanômetro deles cata?
Desktop, e N3 da TSMC, ao menos todos os chips B0 serão N3 da TSMC, as brechas na lista do Jaykihn são porque não usam esse nó, logo provavelmente serão chips usando o nó 20A da Intel (que os rumores dizem serem chips mobile, ""portados"" para desktop). Esse "buraco" seriam, no caso, os modelos Ultra 5 235 (6P+8E, 48EU) e Ultra 3 215/Ultra 3 205 (4P+4E, 32EU).

Que saco, recentemente tive tela azul duas vezes ao sair do BF-2042, dias diferentes.

Nao sei se e o processador ou alguma outra coisa dando problema.... nao havia acontecido antes.

Nao tenho usado o computador com tanta frequencia como fiz no inverno passado.

Uma maravilha ver a Intel lancando uma geracao novinha com novo soquete e deixando todo mundo na mao com processador zuado.
foda man, aqui ontem usando o chrome vendo stream deu duas tela azul.

Users who are viewing this thread

Voltar