Atualização de microcódigo (0x129) para processadores Intel Core de 13ª e 14ª geração para desktop
[...]
Resumo do vídeo de 18min, para o 14900K no uCode 0x123 (upd.Maio) vs 0x129 (upd.Julho):
- Cinebench R23 e R24 = ~1% para mais e para menos, respectivamente;
- Geekbench ST e MT = ~1% para menos em ambos;
- Handbake (4K -> 1080p @ Codec não informado) = ~2% mais lento;
- Blender (CPU test) = ~1% mais rápido;
- TimeSpy Extreme (CPU) = 6% de perda;
- CP2077 (1080p) = -3% na média, -2% na mínima;
- SoTR (1080p) = 1% de perda;
- Temperatura = Levemente maior no início das baterias, equivalente a longo prazo;
- Consumo = Irrisoriamente (~5W) menor, com ramp-up ("escalada") mais suave;
- All-core turbo = Mesma frequência a longo prazo, mas E-cores mais lentos no iníco das baterias de testes;
- vCore = Equivalente ao pré-patch, mas com picos bem menores (1.58V -> 1.46V);
ta entao resumindo: a intel lança processadores com uma voltagem super alta que nao dao conta de tanta voltagem? kkkkkkkkkkk
Como o @NeoConker disse, nenhum chip nasce igual, então uns pedirão menos tensão e outros mais, para o mesmo clock, é daí que nasce o binning, gold sample e assim por diante, então isso não é novidade, a novidade é eles sem necessidade começarem a pedir tensão na casa dos 1.6V++ para manter esses clocks absurdos. Só para constar esse limite alto é de praxe, a sexta geração mesmo tem um limite de >1.6V e nem por isso chegava nessa tensão, é um teto.Acho que o problema nem é esse… eu vejo que o problema maior é terem tirado qualquer limite para beneficiar os entusiastas e também proporcionar ela própria de espremer frequência… mas a CPU sem uma limitação simplesmente desembesta a solicitar voltagem e a máquina entrega, mas aí espana dos outros lados
Obrigado e parabéns pela explicação!
---
Como o @NeoConker disse, nenhum chip nasce igual, então uns pedirão menos tensão e outros mais, para o mesmo clock, é daí que nasce o binning, gold sample e assim por diante, então isso não é novidade, a novidade é eles sem necessidade começarem a pedir tensão na casa dos 1.6V++ para manter esses clocks absurdos. Só para constar esse limite alto é de praxe, a sexta geração mesmo tem um limite de >1.6V e nem por isso chegava nessa tensão, é um teto.
A teoria que pode ser dada é que, por estar com uma margem pequena de lucro, a Intel fez "overbinning": Ela pegou processadores que não passaram na validação de clock para ser um i9, mas por ter todos os núcleos íntegros, e ao invés de vendê-lo como i7 (e cortar a laser os núcleos extras) ela manteve ele como i9 mas com uma tabela VID mais agressiva para segurar um clock que não conseguiria em tensões normais. Isso vale também para os i7, onde deveriam ser i5 mas foram mantidos como i7 só que com tensões mais altas padrão da mesma maneira, tudo em prol do lucro e marketing.
Essa teoria explica porque os chips mais afetados são os i9 e depois os i7, com poucos i5 no meio, e se somarmos a isso que a 14ª geração nada mais é que a 13ª com clocks mais altos (logo VIDs automaticamente mais altos, pois não houve um refinamento no nó Intel 7), além do i7 ter 4 E-cores a mais, resultando nesses absurdos de 1.68V de VID para atingir seu turbo de 6GHz em alguns processadores. Então quem comprou i9 com chip de i9, realmente não vai ver problemas, não vai ser degradado, pois ele é feito para pegar seu clock em uma tensão sã; Já quem teve o azar de pegar um i9 com chip de i7 tem uma grande possibilidade de ter problemas, pois ele requisitará mais tensão o tempo todo, ficando com turbos instáveis e temperaturas mais elevadas porque, a grosso modo, esse i9 é um i7 com OC para manter os clocks do i9.
Ai com tudo isso em um caldeirão cozinhando o tio Pat adiciona vCores maiores por padrão para permitir que mais chips entrem em um binning ao invés de descartá-los e placas-mãe com perfis ilimitados que deixam o microcódigo bugado do chip ter tudo o que pede... e POF, sopão do desespero pronto, receita de extrair até o que não pode feita com sucesso. Uma hora a bomba explodiria e só aconteceu de explodir antes do imaginado.
Solução da vez? Reduzir o VID via microcódigo de cada CPU (uCode 0x129), que poderá impactar o usuário de quatro maneiras:
1) Para quem tem chips operando normalmente, em binning normais, vai trazer um efeito placebo;
2) Para quem tem chips operando normalmente, em overbinning, vai trazer um efeito preventivo;
3) Para quem tem chips instáveis, em binning normais, vai trazer um possível efeito corretivo;
4) Para quem tem chips instáveis, em overbinning, vai trazer um efeito nulo ou regressivo.
Basicamente o foco dessa correção é o caso dois, pois para o caso um não há necessidade, o três não dá garantia de solução e o caso quatro não é o foco desse fix (nas palavras da Intel, "[O uCode 0x129 é] uma mitigação preventiva para processadores que não apresentam sintomas de instabilidade"), inclusive se o processador está degradado e já necessitando de mais tensão para se manter naquele clock, limitar o VID máximo vai torna-lo mais instável a curto-médio prazo, ou seja, esse "fix" irá prejudicar alguns usuários, mas a intenção da Intel está sendo basicamente isso: "Se o processador está ruim, peça RMA, pois meu foco é evitar que os mais-ou-menos (que são a maioria) fiquem ruim, diminuindo assim a quantidade de trocas que realizarei."
Por fim (desculpem o extenso post), a próxima correção (redução do Vmin) será a mais importante e que poderá impactar muito mais processadores, pois para evitar o acúmulo de tensão mínima subentende-se que a Intel descobriu a causa do problema, reduzindo o Vmin inflado e evitado que ele suba progressivamente. Então se a azulzinha acertar na causa isso freará a degradação dos chips, mas se ela errar a quantidade de chips que vão apresentar falhas tenderá a aumentar, e não diminuir, então ela está tomando o máximo de cuidado agora.
pelo que entendi nao. vid é quanto a cpu requisita e vcore é quanto ela ta recebendo.Dúvida nob aqui , vid = vcore? Alguém usa 14700k a 5.5 queria saber uma média de vcore
Cara eu nao sei como fazer um undervolt, mas vou pesquisar, pois se funcionar vai consevar bem o processador... obrigado pela dica.vc conseguiu fazer undervolt no seu 14700k? aqui tenho uma b760f strix e nao consigo baixar nem 0.01 que da crash no cinebench.
Muito obrigado, vou dar uma olhada pra ver se ja tem alguma Bios nova disponivel pra Asus Rog.Ninguém sabe ao certo o que a Intel vai fazer, no momento ela só falou o que o pessoal queria ouvir e se obrigou a fazer o mínimo para não sujar ainda mais sua imagem, na prática nem sabemos o que ela fará, mas três pessoas que eu já vi de perto terem problemas (dois eram verídicos, outro era só um OC/UV mal feito) disseram que iam entrar com pedido de RMA, e duas delas fizeram isso mesmo, e em ambos a Intel sugeriu a troca por outro processador (com tempo de espera) ou o dinheiro de volta, logo em ambos os casos existe a possibilidade de você pegar outro processador com problemas caso queira ir na mesma faixa de desempenho (afinal sejamos francos, muito mais simples quem tem uma plataforma LGA1700 continuar nela caso pegue o dinheiro de volta, ao invés de ir para concorrência e ter o ""aperreio"" de vender sua placa-mãe, ou ir para um CPU de 12ª geração, ou pior, ir para um 13600/14600 não-K para ter a certeza de pegar um chip fora da zona de risco).
---
Como o @NeoConker disse, nenhum chip nasce igual, então uns pedirão menos tensão e outros mais, para o mesmo clock, é daí que nasce o binning, gold sample e assim por diante, então isso não é novidade, a novidade é eles sem necessidade começarem a pedir tensão na casa dos 1.6V++ para manter esses clocks absurdos. Só para constar esse limite alto é de praxe, a sexta geração mesmo tem um limite de >1.6V e nem por isso chegava nessa tensão, é um teto.
A teoria que pode ser dada é que, por estar com uma margem pequena de lucro, a Intel fez "overbinning": Ela pegou processadores que não passaram na validação de clock para ser um i9, mas por ter todos os núcleos íntegros, e ao invés de vendê-lo como i7 (e cortar a laser os núcleos extras) ela manteve ele como i9 mas com uma tabela VID mais agressiva para segurar um clock que não conseguiria em tensões normais. Isso vale também para os i7, onde deveriam ser i5 mas foram mantidos como i7 só que com tensões mais altas padrão da mesma maneira, tudo em prol do lucro e marketing.
Essa teoria explica porque os chips mais afetados são os i9 e depois os i7, com poucos i5 no meio, e se somarmos a isso que a 14ª geração nada mais é que a 13ª com clocks mais altos (logo VIDs automaticamente mais altos, pois não houve um refinamento no nó Intel 7), além do i7 ter 4 E-cores a mais, resultando nesses absurdos de 1.68V de VID para atingir seu turbo de 6GHz em alguns processadores. Então quem comprou i9 com chip de i9, realmente não vai ver problemas, não vai ser degradado, pois ele é feito para pegar seu clock em uma tensão sã; Já quem teve o azar de pegar um i9 com chip de i7 tem uma grande possibilidade de ter problemas, pois ele requisitará mais tensão o tempo todo, ficando com turbos instáveis e temperaturas mais elevadas porque, a grosso modo, esse i9 é um i7 com OC para manter os clocks do i9.
Ai com tudo isso em um caldeirão cozinhando o tio Pat adiciona vCores maiores por padrão para permitir que mais chips entrem em um binning ao invés de descartá-los e placas-mãe com perfis ilimitados que deixam o microcódigo bugado do chip ter tudo o que pede... e POF, sopão do desespero pronto, receita de extrair até o que não pode feita com sucesso. Uma hora a bomba explodiria e só aconteceu de explodir antes do imaginado.
Solução da vez? Reduzir o VID via microcódigo de cada CPU (uCode 0x129), que poderá impactar o usuário de quatro maneiras:
1) Para quem tem chips operando normalmente, em binning normais, vai trazer um efeito placebo;
2) Para quem tem chips operando normalmente, em overbinning, vai trazer um efeito preventivo;
3) Para quem tem chips instáveis, em binning normais, vai trazer um possível efeito corretivo;
4) Para quem tem chips instáveis, em overbinning, vai trazer um efeito nulo ou regressivo.
Basicamente o foco dessa correção é o caso dois, pois para o caso um não há necessidade, o três não dá garantia de solução e o caso quatro não é o foco desse fix (nas palavras da Intel, "[O uCode 0x129 é] uma mitigação preventiva para processadores que não apresentam sintomas de instabilidade"), inclusive se o processador está degradado e já necessitando de mais tensão para se manter naquele clock, limitar o VID máximo vai torna-lo mais instável a curto-médio prazo, ou seja, esse "fix" irá prejudicar alguns usuários, mas a intenção da Intel está sendo basicamente isso: "Se o processador está ruim, peça RMA, pois meu foco é evitar que os mais-ou-menos (que são a maioria) fiquem ruim, diminuindo assim a quantidade de trocas que realizarei."
Por fim (desculpem o extenso post), a próxima correção (redução do Vmin) será a mais importante e que poderá impactar muito mais processadores, pois para evitar o acúmulo de tensão mínima subentende-se que a Intel descobriu a causa do problema, reduzindo o Vmin inflado e evitado que ele suba progressivamente. Então se a azulzinha acertar na causa isso freará a degradação dos chips, mas se ela errar a quantidade de chips que vão apresentar falhas tenderá a aumentar, e não diminuir, então ela está tomando o máximo de cuidado agora.
Espera sair a finalCara eu nao sei como fazer um undervolt, mas vou pesquisar, pois se funcionar vai consevar bem o processador... obrigado pela dica.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Muito obrigado, vou dar uma olhada pra ver se ja tem alguma Bios nova disponivel pra Asus Rog.
Tentar usar o processador o maximo que eu puder, se houver problema, abrir um RMA e torcer para ser atendido.
Agora dificil saber que tipo de processadores serao enviados para aqueles que abrem RMA.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Uma pena nao ter como indentificar esses processadores, pois isso facilitaria a vida de todos, inclusive da propria Intel, pois teriam um grupo mais enxugado de pessoas para tratar o problema sem ter que criar todo esse alarde.
==========
Caramba, a versao da BIOS e BETA.... sera que devo?
ROG STRIX Z790-F GAMING WIFI BIOS 2503
Version 2503 Beta Version
12.97 MB 2024/08/08
"The new BIOS includes Intel microcode 0x129 and adjusts the factory default settings for the non-K processors, enhancing the stability of Intel Core 13th and 14th gen desktop processors.
Updating this BIOS will simultaneously update the corresponding intel ME to version 16.1.30.2307.
Please note after you update this BIOS, the ME version remains the updated one even if you roll back to an older BIOS later.
Before running the USB BIOS Flashback tool, please rename the BIOS file (SZ790F.CAP) using BIOSRenamer."
As z790 690 já lançou . Por enquanto mantive a última atualização que foi mês 3 , como não tive problema tô pensando se arrisco . Mas já tem uma nova saiu dia 09 agora .Pelo jeito a MSI vai demorar pra liberar a BIOS nova pra minha
Estou monitorando todos os dias... ao ler sua mensagem, corri na página de suporte da MSI para conferir e ao menos pra minha (Z690 Tomahawk WiFi D4) nada de microcode 0x129 ainda... na página eles informam que lançaram apenas para as Z790 e até o final do mês lançam para as demais.As z790 690 já lançou . Por enquanto mantive a última atualização que foi mês 3 , como não tive problema tô pensando se arrisco . Mas já tem uma nova saiu dia 09 agora .
O vídi aqui fica 1.47 fixo e testei em 5.5 1.34 de vcore jogando, mas um cinebench deve pedir bem mais, pra joga achei até mais estável essa BIOS , vó testa o 14700kf no antigo 5.4 pra ver se compensa o 5.5 ou placebopelo que entendi nao. vid é quanto a cpu requisita e vcore é quanto ela ta recebendo.
nao uso meu 14700k a 5.5 por medo do desgaste.
Falha minha realmente n me atentei nesse questão do 0x129 . Pensei que era a última lançada . Essa 0x125 será que é viável ou esperar direto a 129 , está tendo problemas com processador ?Estou monitorando todos os dias... ao ler sua mensagem, corri na página de suporte da MSI para conferir e ao menos pra minha (Z690 Tomahawk WiFi D4) nada de microcode 0x129 ainda... na página eles informam que lançaram apenas para as Z790 e até o final do mês lançam para as demais.
Aqui, nenhum problema até o momento...Falha minha realmente n me atentei nesse questão do 0x129 . Pensei que era a última lançada . Essa 0x125 será que é viável ou esperar direto a 129 , está tendo problemas com processador ?
Antes do 0x129, no bios qdo ligava o pc o vcore ficava em 1.48, agora com o 0x129 fica em 1.27, maximo 1.28...
Pra jogos é o 7800x3D, se não tiver pressa daqui uns meses deve lançar o 9800x3DBom dia, comprei um i7 14700k, mas vou optar pela devolução em meio a essas instabilidades, e continuar com meu i7 12700k por enquanto. Qual o processador da AMD que é conconcorrre do i7 14700k? Sempre usei Intel , não conheço bem AMD. Foco em jogos.
Obrigado.
R7 7800x3D realmente parece uma excelente opção , n sou mto fã de amd , mas admito que hj talvez optaria TB dado a essa roleta russa com os 13 14 Intel .Bom dia, comprei um i7 14700k, mas vou optar pela devolução em meio a essas instabilidades, e continuar com meu i7 12700k por enquanto. Qual o processador da AMD que é conconcorrre do i7 14700k? Sempre usei Intel , não conheço bem AMD. Foco em jogos.
Obrigado.
Mas o seu está apresentando problema?Bom dia, comprei um i7 14700k, mas vou optar pela devolução em meio a essas instabilidades, e continuar com meu i7 12700k por enquanto. Qual o processador da AMD que é conconcorrre do i7 14700k? Sempre usei Intel , não conheço bem AMD. Foco em jogos.
Obrigado.
Bom dia, comprei um i7 14700k, mas vou optar pela devolução em meio a essas instabilidades, e continuar com meu i7 12700k por enquanto. Qual o processador da AMD que é conconcorrre do i7 14700k? Sempre usei Intel , não conheço bem AMD. Foco em jogos.
Obrigado.
Também não vejo porque fazer isso tão precocemente, ainda mais com garantia ampliada.Mas o seu está apresentando problema?
Não vai no efeito massa de manobra não... é uma amostragem de peças que apresenta problemas... a grande e esmagadora maioria não tem problema algum.
velho por curiosidade, vc ainda tá usando o undervolt com esses novos updates ou largou tudo em AUTO?
Como o meu "parece" estar isento de falhas até o momento, tenho até pensado na possibilidade de um upgrade de RAM e para isso eu trocaria a MoBo também, afinal minha placa e Ram hj são DDR4 ainda... será que vale a pena? Hoje tenho 4x 16GB 3600MHz... daí talvez eu fosse para 2x 32GB 6400MHzTambém não vejo porque fazer isso tão precocemente, ainda mais com garantia ampliada.
Vc só usa pra trabalho, certo? Creio que a diferença seria ínfima, não acho que vale o custo.Como o meu "parece" estar isento de falhas até o momento, tenho até pensado na possibilidade de um upgrade de RAM e para isso eu trocaria a MoBo também, afinal minha placa e Ram hj são DDR4 ainda... será que vale a pena? Hoje tenho 4x 16GB 3600MHz... daí talvez eu fosse para 2x 32GB 6400MHz