[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Como o meu "parece" estar isento de falhas até o momento, tenho até pensado na possibilidade de um upgrade de RAM e para isso eu trocaria a MoBo também, afinal minha placa e Ram hj são DDR4 ainda... será que vale a pena? Hoje tenho 4x 16GB 3600MHz... daí talvez eu fosse para 2x 32GB 6400MHz
Vc só usa pra trabalho, certo? Creio que a diferença seria ínfima, não acho que vale o custo.
Upgrade de RAM seria bom se vc fosse aumentar a capacidade.
Concordo, comparativos existem aos montes pela internet e há algumas variáveis envolvidas mas nos cenários mais otimistas a diferença é bem irrelevante.

Acho que o @VineGodoy fez troca similar e disse que não curtiu mas acabou não voltando com números mais específicos ou comparativos antes/depois (link).

Pessoalmente só faria isso se fosse pra pegar uma placa mãe que tivesse alguma feature inexistente e/ou limitada na atual.

Bom dia, comprei um i7 14700k, mas vou optar pela devolução em meio a essas instabilidades, e continuar com meu i7 12700k por enquanto. Qual o processador da AMD que é conconcorrre do i7 14700k? Sempre usei Intel , não conheço bem AMD. Foco em jogos.
Obrigado.

eu nao devolveria, nao eh todo processador que esta apresentando problemas, aqui eu tenho um 14700k e nunca tive se quer uma tela azul, nem travamentos. Eu uso para trabalho e jogos entao o numero de cores faz mta diferenca.

Uso tudo em stock sem nenhuma alteracao na bios.

Concordo, comparativos existem aos montes pela internet e há algumas variáveis envolvidas mas nos cenários mais otimistas a diferença é bem irrelevante.

Acho que o @VineGodoy fez troca similar e disse que não curtiu mas acabou não voltando com números mais específicos ou comparativos antes/depois (link).

Pessoalmente só faria isso se fosse pra pegar uma placa mãe que tivesse alguma feature inexistente e/ou limitada na atual.
Como citei, hj estou com 4x 16GB e realmente tem horas que penso em aumentar a memória, mas aí eu teria que conseguir 4x 32GB, pois meu "toc" não iria permitir 2x16 + 2x32 kkkk
Aí eu pensei, se vou gastar num jogo desses de memória (caras), já vou direto nas DDR5 e talvez a frequência mais elevada seja benéfica... mas as DDR4 tem me atendido bem. Além do que, trocando as memórias, teria que trocar a MoBo, daí eu partiria para um chipset mais novo com alguns recursos a mais, tipo atualização de versão do WiFi, atualização de um slot NVMe para uma versão mais nova, um USBc a mais, um PCIe mais novo, etc...
Mas minha dúvida reside aí mesmo... até onde esse custo (elevado) traria algum resultado?

Impacto no desempenho do microcódigo da CPU Intel Raptor Lake 0x129 no Linux

result-1.jpg

"O WireGuard mostrou o maior impacto no desempenho [do Core i9 14900K] em cerca de 10%, mas consistentemente em cada um dos benchmarks de script Python foi um impacto de 6 a 9% no desempenho em comparação com o uso da versão anterior do BIOS ASUS. Os benchmarks Perl também mostraram um impacto semelhante ao Python. Semelhante em escopo ao WireGuard, os benchmarks de criptografia cryptsetup também mostraram resultados generalizados no desempenho. Nos mais de 100 outros benchmarks não houve diferença mensurável de desempenho ou apenas caiu na faixa de 1 a 3%, o que pode ser ruído do sistema e outros fatores."​

mas aí eu teria que conseguir 4x 32GB, pois meu "toc" não iria permitir 2x16 + 2x32 kkkk
Aí eu pensei, se vou gastar num jogo desses de memória (caras)
4x32GB vc pega por 2~2.5k. Tá muito barato se comparado aos 4k que paguei pouquíssimo tempo atrás.
já vou direto nas DDR5 e talvez a frequência mais elevada seja benéfica
4x32GB DDR5 acho que não sai por menos de 3k, fora que as frequências dificilmente passariam de 5200MHz, com chances de ter de usar com 4000MHz ou menos até.
Outra possibilidade seria 2x48GB, consegue frequências maiores sem problemas (mas provavelmente não vai fazer diferença pro seu uso), porém também é algo na casa dos 3k.
tipo atualização de versão do WiFi
A sua já não tem wifi 6e? Pagar por uma com wifi 7 acho meio desnecessário, ainda mais numa plataforma nova. Faria mais sentido caso vc já tivesse o resto dos equipamentos no wifi 7 e tivesse indo pra uma plataforma mais duradoura.
atualização de um slot NVMe para uma versão mais nova
Vc já não tá com gen 4.0? Não acho que nenhuma mobo da intel atual tenha suporte pra NVMe 5.0, a não ser que vc esteja falando sobre ter todos os slots em 4.0, aí pode ser de alguma relevância.
um PCIe mais novo
Vc não só usa esse slot pra GPU? Daqui que PCIe 5.0 venha ter relevância, vc provavelmente já mudou de CPU 1 ou 2 vezes.
Mas minha dúvida reside aí mesmo... até onde esse custo (elevado) traria algum resultado?
Aí vai do quanto essas coisas pequenas iam trazer de retorno pra vc.
Achei esse vídeo aqui com uns testes nas coisas da autodesk, ganho praticamente nulo com ddr4 vs ddr5:

Como citei, hj estou com 4x 16GB e realmente tem horas que penso em aumentar a memória, mas aí eu teria que conseguir 4x 32GB, pois meu "toc" não iria permitir 2x16 + 2x32 kkkk
Faz bem, eu também não tentaria 'casar' memórias diferentes.

Aí eu pensei, se vou gastar num jogo desses de memória (caras), já vou direto nas DDR5 e talvez a frequência mais elevada seja benéfica... mas as DDR4 tem me atendido bem. Além do que, trocando as memórias, teria que trocar a MoBo, daí eu partiria para um chipset mais novo com alguns recursos a mais, tipo atualização de versão do WiFi, atualização de um slot NVMe para uma versão mais nova, um USBc a mais, um PCIe mais novo, etc...
Se cabe no bolso vai fundo, em termos de performance acho que na pior das hipóteses vai ficar no 0x0 (presumo) e ganha as features extras que quer/precisa, seja elas quais forem.

Numa busca rápida encontrei kit DDR4 (4x 32GB 3600Mhz) na faixa dos 2.7k e kit DDR5 (4x 32GB 5600Mhz) por uns 3.7k, talvez encontre opções melhores ou mais baratas mas não deve sair muito disso, e precisaria de outro macinho de dinheiro para a placa mãe.

Sem entrar na revenda posterior de placa mãe e memórias (geralmente é mais fácil vender o combo inteiro) talvez compense apenas o upgrade das memórias, se for o caso.

4x32GB vc pega por 2~2.5k. Tá muito barato se comparado aos 4k que paguei pouquíssimo tempo atrás.
É nessa faixa mesmo que estou vendo... à vista por volta dos 2,2k e à prazo por volta dos 2,6k
4x32GB DDR5 acho que não sai por menos de 3k, fora que as frequências dificilmente passariam de 5200MHz, com chances de ter de usar com 4000MHz ou menos até.
Outra possibilidade seria 2x48GB, consegue frequências maiores sem problemas (mas provavelmente não vai fazer diferença pro seu uso), porém também é algo na casa dos 3k.
Pois é, fui ver e pra "popular" os slots de memória com DDR5 a velocidade vai caindo... que tecnologia mais antiquada é essa meodeos kkkk
A sua já não tem wifi 6e? Pagar por uma com wifi 7 acho meio desnecessário, ainda mais numa plataforma nova. Faria mais sentido caso vc já tivesse o resto dos equipamentos no wifi 7 e tivesse indo pra uma plataforma mais duradoura.
Não faço questão do upgrade... realmente a minha é 6E, mas a suposição é que se eu tiver que trocar a MoBo, não tem pq não olhar pra isso também.
Vc já não tá com gen 4.0? Não acho que nenhuma mobo da intel atual tenha suporte pra NVMe 5.0, a não ser que vc esteja falando sobre ter todos os slots em 4.0, aí pode ser de alguma relevância.

Vc não só usa esse slot pra GPU? Daqui que PCIe 5.0 venha ter relevância, vc provavelmente já mudou de CPU 1 ou 2 vezes.
Hoje tenho 4x NVMe e todos são Gen4x4, mas minha MoBo tem 3 slots Gen4x4 e um Gen3;
Minha GPU também não teria nenhum benefício com PCIe 5.0, mas talvez no futuro...
No mais concordo com vc, até eu precisar de tudo isso, talvez já tenha feito upgrade antes...

Note que eu não estou buscando upgrade de tudo... mas eu estava pesquisando upgrade de RAM de 64GB para 128GB e como as minhas sao DDR4, fiquei com essa caraminhola na cabeça se talvez bastando eu subir para DDR5 (mantendo a quantidade) se não teria mais benefícios.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sem entrar na revenda posterior de placa mãe e memórias (geralmente é mais fácil vender o combo inteiro) talvez compense apenas o upgrade das memórias, se for o caso.
Acho que tá sendo mais válido mesmo, depois tento desovar as memórias que sobrarem aqui...

Pois é, fui ver e pra "popular" os slots de memória com DDR5 a velocidade vai caindo... que tecnologia mais antiquada é essa meodeos kkkk
As plataformas consumer atuais não gostam muito quando vc usa 2DPC, e fica pior ainda quando usa pentes de alta densidade (32/48GB).
Note que eu não estou buscando upgrade de tudo... mas eu estava pesquisando upgrade de RAM de 64GB para 128GB e como as minhas sao DDR4, fiquei com essa caraminhola na cabeça se talvez bastando eu subir para DDR5 (mantendo a quantidade) se não teria mais benefícios.
Mas tá faltando ram mesmo? Se tiver, e 96GB for o suficiente, eu tentaria superar o toc e ir com 2x16gb atuais + 2x32gb, ou só pegar 4x32GB DDR4 mesmo e pronto, bem mais eficiente.

Não cheguei a testar. “Problema” é que o meu gabinete só suporta um WC de 240mm, comprei um h100 rgb pra ele inclusive. Será que segura o i714700k? Meu medo é trocar pelo 14700k e dar algum problema , visto que o meu i7 12700k ta perfeito.

Última edição:
As plataformas consumer atuais não gostam muito quando vc usa 2DPC, e fica pior ainda quando usa pentes de alta densidade (32/48GB).

Mas tá faltando ram mesmo? Se tiver, e 96GB for o suficiente, eu tentaria superar o toc e ir com 2x16gb atuais + 2x32gb, ou só pegar 4x32GB DDR4 mesmo e pronto, bem mais eficiente.
Eu até tenho um Workstation aqui com 96GB (6x 16GB), mas se trata de um triple-channel nativo... aí o Toc não incomoda kkkkk

EDIT: Analisei e realmente valia mais a pena o upgrade de quantidade do que o upgrade de versão... então, ao invés de partir para as DDR5, acabei de comprar um kit de 128GB (4x 32GB) DDR4 3600MHz que faz pouquíssima diferença (ou até nula) para uso profissional. Obrigado a todos pelas explanações.

Última edição:
Eu até tenho um Workstation aqui com 96GB (6x 16GB), mas se trata de um triple-channel nativo... aí o Toc não incomoda kkkkk

EDIT: Analisei e realmente valia mais a pena o upgrade de quantidade do que o upgrade de versão... então, ao invés de partir para as DDR5, acabei de comprar um kit de 128GB (4x 32GB) DDR4 3600MHz que faz pouquíssima diferença (ou até nula) para uso profissional. Obrigado a todos pelas explanações.
Bem antiguinho esse brinquedo aí, hein? kkkk

Bem vindo ao clube dos 128GB. Eu ainda tô no aguardo dos pentes de 64GB UDIMM pra fazer sentido um upgrade pra DDR5.

Bem antiguinho esse brinquedo aí, hein? kkkk
É um MacPro de 2010 que roda com 2 Xeon X5690 "Westmere" e memória registrada DDR3 1333 MHz em triple channel (6x 16GB)...
Era um canhão, mas é uma máquina já muito cansada de trabalhar 14 anos seguidos full-time sem descanso 24h/dia, 7 dias/semana.

Bem vindo ao clube dos 128GB. Eu ainda tô no aguardo dos pentes de 64GB UDIMM pra fazer sentido um upgrade pra DDR5.
Opa, chega na sexta-feira... vamos ver se vai dar um fôlego maior aqui.
Pois é, percebi que DDR5 não é muito atraente para quem precisa de volume de RAM, pois quanto mais memória vc precisa, mais lenta ela será, até chegar no mesmo patamar das DDR4, aí perde o sentido. Quem sabe quando aumentarem a densidade dos pentes, passe a fazer mais sentido!

Última edição:
Galera, tenho meu processo de RMA autorizado, serei reembolsado, pois a Intel não tem o 13900k para troca. A minha dúvida é qual processador comprar, para substituir o 13900k. Devido meu investimento na placa mãe, uma Asus Z790, não tenho como pular para a AMD, se não vou perder uma grana na venda da placa e não queria fazer mudanças tão cedo.
Estou na dúvida qual processador comprar.

Galera, tenho meu processo de RMA autorizado, serei reembolsado, pois a Intel não tem o 13900k para troca. A minha dúvida é qual processador comprar, para substituir o 13900k. Devido meu investimento na placa mãe, uma Asus Z790, não tenho como pular para a AMD, se não vou perder uma grana na venda da placa e não queria fazer mudanças tão cedo.

To aposentando meus Intel, migrando para AMD e nem vou pensar no LGA 1851 e mesmo depois do Lunar Lake, Merda Lake, Vomito Lake, Diarreia Lake, o que vier, para ter um senso de credibilidade novamente.

Acho que não há muito o que fazer além de se afundar em outro processador de valor similar para usar por mais um tempo e na pior das hipóteses acionar o RMA novamente.

Vc tem a opçao do 12900K que nao tem problema, mas nao vale o custo atual.
Pode esperar para ver se aparece na luz do dia a CPU nova para o LGA1700 (Bartlett Lake), teoricamente sem problema.
Vender a mobo e migrar para AMD ou investir no novo LGA1851 (Arrow Lake) Core Ultra.

13th/14th nao tem soluçao, o novo microcode para atualizar a BIOS vai amenizar o problema, mas cedou ou tarde, vai dar PUFF!...

Vc tem a opçao do 12900K que nao tem problema, mas nao vale o custo atual.
Pode esperar para ver se aparece na luz do dia a CPU nova para o LGA1700 (Bartlett Lake), teoricamente sem problema.
Vender a mobo e migrar para AMD ou investir no novo LGA1851 (Arrow Lake) Core Ultra.

13th/14th nao tem soluçao, o novo microcode para atualizar a BIOS vai amenizar o problema, mas cedou ou tarde, vai dar PUFF!...
Só três observações aqui:
1) O Bartlett Lake não virá de forma direta para o consumidor comum, ele é exclusivo para a área NEX (redes embarcadas), mas dará para encontrar em revendedores (tipo Alixpress);
2) Apenas os processadores rev.B0 são afetados, os rev.C0 (todos os i5 não-K, exceto os 1x400/F) e rev.H0 (todos os i3) são imunes pois são Alderlake Refresh;
3) Existem processadores B0 imunes, mas a probabilidade de pegar um desses é a mesma de pegar um problemático, já que a Intel não cita lotes.

Só três observações aqui:
1) O Bartlett Lake não virá de forma direta para o consumidor comum, ele é exclusivo para a área NEX (redes embarcadas), mas dará para encontrar em revendedores (tipo Alixpress);
2) Apenas os processadores rev.B0 são afetados, os rev.C0 (todos os i5 não-K, exceto os 1x400/F) e rev.H0 (todos os i3) são imunes pois são Alderlake Refresh;
3) Existem processadores B0 imunes, mas a probabilidade de pegar um desses é a mesma de pegar um problemático, já que a Intel não cita lotes.
O meu era um rev BO.

O meu também é… e tá sussa

Não
O meu também é… e tá sus
Não tive essa sorte. O meu além de fechar os jogos do nada, a temperatura ia de 40 a 70 em tarefas como assistir videos no YouTube.

Tive meu primeiro Pc em meados de 1992, um 386, logo depois passei pra um 486, depois passei pelos Pentium da vida, desde então maioria dos meus PCs foram Intel + NVidia , e poucas vezes usei uma combinação AMD. Maioria das vezes usei Intel pelo Desempenho e confiabilidade. Ocorre que amanhã estarei desmontando meu 13600k pra mandar pra pichau. Com o microcode 0x129 não resolveu, 13600k só estabiliza com o Load LINE calibrarion em extreme. Chegando a 1.35 , e mesmo assim ainda pode travar no Hellblade 2. Decepção com Intel. Podem ter certeza que vai sentir no bolso, minha confiança na empresa caiu por terra e assim como muitos outros, se a AMD aproveitar a chance pode dar a volta por cima.

CPUs Intel Core Ultra 7 265KF e Core Ultra 5 245K de próxima geração vazaram junto com placas-mãe Z890.

Intel Core Ultra 200K em novos vazamentos
Duas SKUs agora têm contagens de núcleos e relógios confirmados.

eKFFjVB.png

Após o vazamento com o Core Ultra 7 265KF, agora temos uma nova pontuação usando a mesma plataforma, mas um benchmark mais novo. Este processador é o SKU do meio dentro dos próximos modelos Core Ultra 200K, que devem chegar ao mercado no quarto trimestre.

O Core Ultra 7 265KF é um processador de 20 núcleos com 8 Lion Cove P-Cores e 12 Skymont E-Cores. Não há hyperthreading, veja bem, então a contagem de núcleos e a contagem de threads são as mesmas para esta geração e provavelmente para as gerações futuras também. A velocidade máxima de clock observada foi de 5495 MHz.

O Core Ultra 5 245K é um processador de 14 núcleos que supostamente conta com 6 processadores Lion Cove e 8 Skymont. Este processador foi testado na placa-mãe Colorful iGame Z890 Ultra, enquanto o 265KF foi testado na Gigabyte Z890 AERO G. De acordo com o Geekbench, este processador atingiu uma velocidade máxima de clock de 5141 MHz

uhSAsSa.png

xDgPw1C.png

Infelizmente, ambos os resultados estão usando benchmarks diferentes (versão 6 e 5) e, portanto, não são comparáveis. O 245K parece ser mais rápido do que o 265KF na pontuação vazada anterior, na verdade, ele tem desempenho single core e multi-core mais alto. Ele ofereceria desempenho mais alto do que o Core i5-14600K em 11% e 4%, respectivamente, em testes single e multi-core.

biwkmDb.png

O Core Ultra 7 265KF seria ainda mais rápido que o Core i9-14900K no teste single-core e alcançaria desempenho multi-core próximo ao Core i7-14700KF ou Ryzen 9 7950X. A CPU acabaria mais lenta no teste single-core em comparação com o mais recente 9700X da AMD, no entanto, ofereceria maior desempenho multi-core.

fbi5My6.png

Como sempre, não sabemos as configurações completas da plataforma, como velocidade de memória, se as CPUs foram overclockadas (ou usaram limites de energia aumentados), então tais comparações são apenas para referência. Quanto mais perto estivermos do lançamento, mais provável será que tenhamos resultados mais comparáveis. Talvez até mesmo uma análise completa postada antes do previsto, como aconteceu algumas vezes antes.

aPZ6mQl.png

Fonte: Geekbench 245K , 265KF

• Curtir
Reações: Zyt
MSI revelará placa-mãe Z890 MAG Tomahawk para a série Core Ultra 200 na próxima semana.

Outra placa-mãe Z890 será apresentada em breve
MSI revelará o design do Tomahawk na Gamescom.
IKVp2WW.jpeg

A MSI provoca o novo hardware a ser revelado na Gamescom na semana que vem. Este evento centrado em jogadores não costuma ser uma plataforma para lançamentos de hardware para PC, mas houve exceções. Parece que a MSI aproveitará esta oportunidade para revelar uma placa-mãe baseada em Z890 que será lançada em breve.

Como lembrete, a MSI já exibiu duas placas na Computex em junho deste ano: a Z890 MAG PRO e a Z890 MPG EDGE. A Z890 MAG TOMAHAWK, frequentemente considerada uma opção sólida de médio porte dentro da linha de produtos da MSI, deve ser revelada em breve.

uSkofBG.jpeg

Vale a pena notar que a MSI provavelmente não vai chamá-lo de Z890 ainda, já que esse nome ainda está sob embargo da Intel. Até onde sabemos, esta é uma plataforma Intel de última geração que será oficialmente revelada quando a Intel considerar que está pronta. Atualmente, não há nenhum evento de lançamento planejado para Arrow Lake, também conhecido como série Core Ultra 200, e as placas-mãe da série 800. A Intel confirmou apenas um lançamento em 3 de setembro para sua série Core Ultra 200V “Lunar Lake”, mas garantiu que o cancelamento do Innovation 2024 não afetará seus planos.

nL3ev1d.jpeg

ZckcgFJ.jpeg

Fonte: MSI

Users who are viewing this thread

Voltar