Até uns dias atrás o Wendell não sabia o que era VID
Se você ver o thread, não é bem VID que ele não sabe, ele não sabe como extrair a tabela VID das placas ASUS para chips tipo "T", e depois ambos chegam à conclusão que a ASUS não tem tabela para estes tipos de processador, apenas para os tipo "K".
Ahh mas isso já ocorre com atualizações do Windows e dos próprios softwares/jogos independentemente da plataforma.
Fora os apêndices:
- Windows/softwares/jogos 'alternativos' com ativadores escusos;
- Malwarebytes ou similar sempre ativo pra garantir a segurança na pirataria;
- Configurar máximo/alto desempenho de energia até nos parafusos;
- Manter ao menos meia dúzia de softwares diferentes pra controlar teclado/mousepad/luzinhas/fans e deixar o setup bonito pra foto;
- Largar trocentos apps rodando em background, afinal se tem 64GB de RAM tem que usar;
- Windows instalado num super NVMe de 7000+MB/s enquanto os jogos estão num SSD SATA3 ou naquele HD com 5-10 anos de uso e saúde duvidosa;
- E naturalmente o driver booster pra garantir os drivers mais atualizados e rodar o ccleaner ao menos 1x por semana pra dar aquele 'talento' em tudo.
Muita gente deve ter i9 e i7 desempenhando como i3 ou celeron
Piada à parte, uma coisa é ter um processador e ele perder desempenho por esta parafernália toda, outra coisa é perder desempenho fazendo as mesmas tarefas, num mesmo conjunto de software. Essa redução que irá aparecer com o fix é do mesmo tipo que ocorreu com os band-aids pro meltdown/spectre/etc, onde o desempenho simplesmente lhe foi tirado porque o processador lhe dava desempenho quando não devia :v
---
Voltando ao caso quente do momento, a Intel continua dando mais detalhes aos poucos, mas apenas respondendo lá no reddit, pois de forma oficial foi só aquilo sem graça mesmo. O Igor Wallossek compilou o que já foi acrescentado e, como suspeitava o Jaykihn, o problema se encontra na acumulação do estress por Vmin exagerado nas sessões wake/sleep, junto com um Vmax ultrapassando o limite crítico de 1.55v ao acionar o turbo.
I already posted yesterday in a news item and briefly commented on what Intel officially published on the night of 22 July 2024 via Reddit as a kind of interim report. However…
www.igorslab.de
"– A Intel observou um aumento significativo na tensão operacional mínima (Vmin) em vários núcleos em processadores afetados devolvidos pelos clientes.
– Este aumento é semelhante em resultado a peças submetidas a condições elevadas de tensão e temperatura para testes de confiabilidade.
– Os fatores que contribuem para esse aumento de Vmin incluem tensão elevada, alta frequência e temperatura elevada.
– Mesmo sob condições inativas em temperaturas baixas, tensões elevadas esporádicas foram observadas quando o processador é reiniciado a partir de estados de baixo consumo de energia para atender operações em segundo plano antes de entrar novamente em um estado de baixo consumo de energia.
– A uma tensão suficientemente alta, estes eventos de curta duração podem acumular-se ao longo do tempo, contribuindo para o aumento de Vmin.
– A análise da Intel indica a necessidade de reduzir a tensão máxima solicitada pelo processador para reduzir ou eliminar a exposição acumulada a tensões que podem resultar em um aumento de Vmin.
– Os primeiros testes da Intel em um pequeno número de benchmarks indicam um impacto no desempenho devido a essa alteração no microcódigo.
––Intel—
– Embora a Intel tenha confirmado que tensões elevadas impactam o aumento de Vmin, a investigação continua para compreender completamente a causa raiz e abordar outros aspectos potenciais deste problema.
– A Intel está validando uma atualização de microcódigo para limitar as solicitações VID acima de 1,55V como uma possível ação corretiva, com lançamento de produção previsto para meados de agosto para clientes NDA.
– Embora esta atualização do microcódigo aborde o aspecto de tensão elevada deste problema, é necessária uma análise mais aprofundada para compreender se esta mitigação proposta aborda todos os cenários.
– Esta atualização do microcódigo, uma vez validada e lançada, pode não resolver os sistemas existentes no campo com sintomas de instabilidade.
– Os sistemas que continuarem a apresentar sintomas associados a esse problema deverão devolver o processador à Intel para RMA."
––Intel—
Agora fica mais claro o cenário, processador recebendo muito vCore mesmo em idle e/ou ao despertar/dormir, além de executar tarefas em background com tensão exagerada, somado a VIDs acima de 1.55v para sustentar os clock altos, estão fazendo o processador degradar mais rápido do que deveriam, e isto não é problema causado/atenuado pelo funcionamento 'turbinado' das placas-mãe, e sim do próprio processador (VID, para quem ainda não sabe, é um valor requisitado pelo processador, mas não o fornecido pelo VRM da placa-mãe, logo um VID de 1.5v resulta em algo entre 1.4v e 1.5v de vCore efetivo. Se não me engano o HWiNFO informa ambos).
Como os VIDs acima de 1.55v vão agilizar a degradação do CPU, é mais fácil de ver este problema aparecer em Cores i7 e i9, tanto K quanto não-K (que possuem clocks/turbo mais altos), mas um alto Vmin e recorrentes picos de vCore para despertar/fazer tarefas em background acabam também degradando, mas em velocidade bem menor, e isto aqui explica porque mesmo i5K e i7 ou i9 tipo "T" também apresentam problemas, mas em números muito menores (mas apenas da revisão B0, ou seja, i5 não-K, e todos abaixo dele, não apresentam estes problemas).