[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
A intel ficou presa nos 14nm pq os 10nm deram problema, levou anos até resolverem e agora esses CPUs todos bugados, são justamente produzidos em 10nm.

Aqui com processador de notebook, i7 13650HX puxa 1,43V, acredito estar tranquilo, já faz quase 1 ano que tenho esse notebook e sempre faz 20k pontos no R23. Já vi que os i9 mobile HX que tem mais núcleos tbm estão suscetíveis a degradação.

imagem-2024-07-24-204812489.png

Captura-de-tela-2024-06-30-101227.png

espero que criem algum tipo de benchmark/teste que verifique se teu processador teve algum tipo de degradação permanente - não deve ser algo tão dificil de implementar - testar load X, corrente Y/voltagem Z e ver se segura - e ir testando pra valores [x,y,x] iterados num range seguro

pior cenário seria mandar pra RMA e voltar um um sonoro "não" - isso depois de ficar tempo sem pc, passar stress, etc.

montei pc em janeiro, se pudesse voltar atrás ainda iria de intel.. pra produtividade o que chega mais perto em preço/desempenho é o AMD Ryzen 9 7900X que tava bem mais caro na época e pras aplicações que uso chega a ser mais de 30% inferior (era 550~600usd em janeiro e agora o 7900x tá num interessantissimo valor de 350$ - CxB semelhante do 14700k mas não dava pra prever o futuro)

Última edição:
ICCMAX> 249A
ICCMAX_APP>200A
Power limit 1 (PL1)>125W
Power limit 2 (PL2)>188W

Se eu entendi bem, querem que eu reduza ainda mais o poder de processamento.
Isso, basicamente eles pediram para você definir no perfil "Intel Baseline", que é bem mais conservador que o "Performance" e vai lhe entregar ~10% menos desempenho.

ainda acho que o pessoal tá emocionado demais e requer uma investigação mais profunda de ambos lados, não quer dizer que não exista o problema, mas tbm não é pra todos
Concordo, vi o problema pessoalmente e posso dizer que é muito fácil de confundir ele com uma instabilidade por OC/UV mal feito, ou incompatibilidade com memória, então como o @neo666 bem disse, vai ser difícil dar a certeza se travamentos são de instabilidade ou realmente degradação acelerada, vai ter muito pano ainda para desenrolar aqui, e só vai se ter certeza quando a Intel (ou alguém) lançar uma ferramenta que teste o processador e indique se ele foi afetado ou não.

A intel ficou presa nos 14nm pq os 10nm deram problema, levou anos até resolverem e agora esses CPUs todos bugados, são justamente produzidos em 10nm.
Mas os 10nm dela ficaram estáveis, tanto que não há relatos de problemas com a 12ª geração, é apenas na 13/14ª geração e pode ter certeza que isso se deve a "erros" no microcódigo para chegar a uma única finalidade, os 6GHz e além, para não ficar atrás da concorrência, logo o nó não aguentou esse exagero que a Intel aplicou para não perder o pódio, e o preço pago começou a aparecer.

Tava mó faceiro, li o artigo. Veremos o nível da discussão abaixo. Alemão. Ok, lembrei porque eu leio muito pouca coisa do Igors lab :bem:

Eu limitei o consumo em 200W o consumo máximo de energia do meu CPU pela BIOS e parece está bem menos quente.

TCUcEOp.png

Sim, a diferença de perda de desempenho é pouca.
ta mas isso faria diferença em casos de edição e uso extremo. em games é praticamente impossivel atingir 200w de uso?! Entendo que ao limitar pra 200w o consumo, logicamente vc perde desempenho e consequentemente baixa a temperatura. mas no meu caso que nao passo dos 200w em games, nao faz diferença nenhuma limitar a 200 ou nao, correto?

ta mas isso faria diferença em casos de edição e uso extremo. em games é praticamente impossivel atingir 200w de uso?! Entendo que ao limitar pra 200w o consumo, logicamente vc perde desempenho e consequentemente baixa a temperatura. mas no meu caso que nao passo dos 200w em games, nao faz diferença nenhuma limitar a 200 ou nao, correto?
É mais para garantir que o CPU não chegue aos 100°C.

Uma dúvida de leiga no assunto. Vi uns vídeos sobre essa degradação dos processadores da Intel e bateu uma insegurança.

Esse problema dos processadores da Intel afetaria o do meu notebook? Ele tem um i5 de 11ª Geração (modelo i5 1135G7 - Tiger Lake).

Uma dúvida de leiga no assunto. Vi uns vídeos sobre essa degradação dos processadores da Intel e bateu uma insegurança.

Esse problema dos processadores da Intel afetaria o do meu notebook? Ele tem um i5 de 11ª Geração (modelo i5 1135G7 - Tiger Lake).
O que foi reportado foi que são os processadores da 13ª e 14ª geração...
De qq forma, tenho o processador da assinatura faz quase 1 ano e nunca tive problema algum...

O Ronaldo parece c/ o Ernest dos filmes, se botar boné e colete ngm vai conseguir assistir esse canal + a sério :limo::limo::limo:.

https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fe0dcf127-111c-4617-8435-714c004d6bc9_300x300.jpeg

esse cara sempre foi um palhaço ou coisa pior, além de arrogante ao extremo teve treta dele no Adrena tbm, até me espanta esse povo que ainda segue ele ainda mais com esses click bait aí, título sensacionalista pra ganhar click e like, impossível levar a sério.

a Intel realmente tem um problema pra solucionar, mas daí a falir por isso é coisa de quem vive em Nárnia.

esse cara sempre foi um palhaço ou coisa pior, além de arrogante ao extremo teve treta dele no Adrena tbm, até me espanta esse povo que ainda segue ele ainda mais com esses click bait aí, título sensacionalista pra ganhar click e like, impossível levar a sério.

a Intel realmente tem um problema pra solucionar, mas daí a falir por isso é coisa de quem vive em Nárnia.

Acho que é sensacionalismo mesmo, pra conseguir views.
Se for ver o mercado acionário nessa semana, Intel caiu uns 6%, AMD 9% e Nvidia 6%. Então não teve nenhum impacto real até o momento (ou seja, foi queda geral das Techs).
Pode piorar sim, mas por enquanto está sob controle.

:alan:

Feliz foi o dia que optei por ir de Ryzen 7 7700 em vez de i5 13600k. Quase caio no bait dos núcleos.
Que paz de espírito :yeah:
Poderia ter dado sorte igual eu tive com o meu. 😈

gg7RFUW.png

Users who are viewing this thread

Voltar