[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Não se resume a essas duas linhas, há relatos com i5 também, inclusive processadores não-K e até tipo T (35W), mas são em bem menor número. Até onde está se percebendo os únicos afetados são chips da revisão B0, nenhum C0 e/ou H0 apresentaram problemas (C0 são os i5 com chip Alderlake, enquanto que H0 são i3 com chip Alderlake).
Tenho um i5 13600K com overclock a Pcore 5,5 GHz / Ecore 4,3 GHz, vcore em 1,25v desde que chegou, na revisão B0 e nunca tive um crash sequer.

Última edição:
@dayllann @Vhasegawa Se caso ainda esteja na garantia de 1 ano da loja, teriamos algum direito junto a elas pra trocar o produto se começar apresentar problemas? ou melhor, mesmo se nao apresentar problemas claros?

Tenho um i5 13600K com overclock a Pcore 5,5 GHz / Ecore 4,3 GHz, vcore em 1,25v desde que chegou, na revisão B0 e nunca tive um crash sequer.

Muito bom, você assim como uma grande parte de pessoas se encontra no grupo dos sem problemas, e por mais estável que o seu rode não anula o caso de problemas existirem com outra parcela de usuários, infelizmente. Quanto a ser revisão B0, até onde sei, todo Core i7 e i9 da 13ª geração é B0, só o Core i5 que tem outra revisão (a C0) e esta não se tem registros de problemas, só não lembro se a 14ª geração segue este mesmo padrão de revisão (por ser refresh creio usarem a mesma revisão).

@dayllann @Vhasegawa Se caso ainda esteja na garantia de 1 ano da loja, teriamos algum direito junto a elas pra trocar o produto se começar apresentar problemas? ou melhor, mesmo se nao apresentar problemas claros?
Até onde sei, passado os 7 dias legais de compra pela internet, é preciso ter um problema e ele ser reproduzível/constatável para ter direito à troca, mas vai muito de quem está avaliando, tem vezes que uma explicação bem detalhada com prints e tudo mais é recusado, enquanto que poucas palavras de forma vaga ganham direito à troca, parece até questão de sorte :v

Inclusive já vi casos de quem tentou RMA mais de uma vez, e enquanto a primeira foi recusada a segunda foi aceita, sendo que a descrição do problema foi a mesma (mas ai não foi com a loja, foi direto com o RMA da Intel). Como disse, na teoria é o que deixei em negrito, mas na prática não é bem assim =S

Boa pergunta... Eu não lembro de muitos casos de RMA de CPU, mas os que eu vi eram coisa simples: colocaram em 2 ou 3 placas mães e em nenhuma funcionou, ou dava o mesmo erro em todas. Um erro zoado igual esse, enquanto não tiverem certeza do que é, vira loteria pra aceitarem ou não.

Toda forma... 3 anos de garantia direto com a Intel pra cpu box, fora que se a coisa feder como tá parecendo, mesmo quem tá fora de garantia tem direito a reparação. Não sei se você tá nesse barco de pessoas com problema, eu pelo menos tô só com plataforma AM4 então tô só acompanhando pra ficar informado mesmo

Tensão muito alta: Intel anuncia resultados de sua análise de processadores com falha

"Com base em extensas análises de processadores Intel Core da 13ª/14ª geração para desktop que nos foram devolvidos devido a problemas de instabilidade, determinamos que a tensão operacional elevada está causando problemas de instabilidade em alguns processadores de desktop da 13ª/14ª geração. Nossa análise dos processadores retornados confirma que a tensão operacional elevada é decorrente de um algoritmo de microcódigo, resultando em solicitações incorretas de tensão ao processador.

A Intel estará entregando um patch de microcódigo que aborda a causa raiz da exposição a tensões elevadas. Estamos continuando a validação para garantir que os cenários de instabilidade relatados à Intel em relação aos seus processadores Core da 13ª/14ª geração para desktop sejam resolvidos. A Intel está atualmente planejando o lançamento do patch para parceiros em meados de agosto após a validação completa.

A Intel está comprometida em consertar isso com nossos clientes e continuamos pedindo a todos os clientes que atualmente enfrentam problemas de instabilidade em seus processadores Intel Core de 13ª/14ª geração para desktop que entrem em contato com o Suporte ao Cliente Intel para obter mais assistência." -- Representante da Intel

-----
EDIT: A intel também confirmou o caso de oxidação, levantada pelo GamerNexus, mas disse que só quem foi afetada foi a primeira leva da 13ª geração.

"Sobre a fabricação e oxidação de vias conforme relatado por portais de tecnologia: [...] Podemos confirmar que um problema de fabricação e oxidação afetou alguns dos primeiros processadores Intel Core de 13ª geração para desktop. No entanto, o problema foi resolvido com melhorias de fabricação e telas em 2023. Também analisamos isso nos relatórios de instabilidade dos processadores Intel Core de 13ª geração para desktop e a análise até o momento determinou que apenas um pequeno número de relatórios de instabilidade pode estar conectado à esta questão da fabricação." -- Lex H. (Intel)

Última edição:
Tensão muito alta: Intel anuncia resultados de sua análise de processadores com falha

"Com base em extensas análises de processadores Intel Core da 13ª/14ª geração para desktop que nos foram devolvidos devido a problemas de instabilidade, determinamos que a tensão operacional elevada está causando problemas de instabilidade em alguns processadores de desktop da 13ª/14ª geração. Nossa análise dos processadores retornados confirma que a tensão operacional elevada é decorrente de um algoritmo de microcódigo, resultando em solicitações incorretas de tensão ao processador.

A Intel estará entregando um patch de microcódigo que aborda a causa raiz da exposição a tensões elevadas. Estamos continuando a validação para garantir que os cenários de instabilidade relatados à Intel em relação aos seus processadores Core da 13ª/14ª geração para desktop sejam resolvidos. A Intel está atualmente planejando o lançamento do patch para parceiros em meados de agosto após a validação completa.

A Intel está comprometida em consertar isso com nossos clientes e continuamos pedindo a todos os clientes que atualmente enfrentam problemas de instabilidade em seus processadores Intel Core de 13ª/14ª geração para desktop que entrem em contato com o Suporte ao Cliente Intel para obter mais assistência." -- Representante da Intel

sempre achei um absurdo 1.5v ou + pra uma CPU. quando meu 14700 chegou, entrei na bios direto pra ver e tava acima de 1.5v IDLE. vacilo demais da intel e das fabricantes de placa mae deixar isso acontecer. eu sempre fico de olho nas minhas voltagens, e nesse caso fiz undervolt e baixei até um pouco do clock pra nao passar de 1.4v em full. o problema mesmo é se esse patch da intel baixar junto das tensões o clock/desempenho da CPU. daí quem comprou i9 vai ficar com i7 e quem comprou i7 fica com i5 kkkkkkkkkkkkkkk

A Intel está atualmente planejando o lançamento do patch para parceiros em meados de agosto após a validação completa.
obrigado por compartilhar!
como que isso funciona? o que seriam parceiros? é um patch que vai pros fabricantes de placa-mãe pra eles conseguirem lançar bios atualizados? ou é um patch que nós usuários finais poderemos usar?

obrigado

obrigado por compartilhar!
como que isso funciona? o que seriam parceiros? é um patch que vai pros fabricantes de placa-mãe pra eles conseguirem lançar bios atualizados? ou é um patch que nós usuários finais poderemos usar?

obrigado
Parceiros são justamente os AIBs e OEM que trabalham com a Intel, no caso a Asus, MSI, Gigabyte, Microsoft, Dell, Lenovo e assim por diante. O patch será uma alteração no microcódigo do processador, logo precisa ser aplicado diretamente no firmware da placa-mãe, ou seja, no BIOS. No caso é exatamente sua primeira afirmação: Esses parceiros disponibilizarão um BIOS com tal correção para que o usuário atualize seu(s) sistema(s), ou o Windows baixará e atualizará automaticamente em plataformas compatíveis.

Agora vale ressaltar que essa correção apenas cuidará de normalizar as tensões, mas não regredirá o estado dos processadores, ou seja, qualquer dano já sofrido ficará por isso mesmo, mas segundo a própria Intel (em resposta ao Anandtech e Tom'sHardware) ela irá aceitar o RMA de toda e qualquer pessoa afetada pela degradação já causada. E no fim das contas, o problema não era dos fabricantes de placas-mãe, e sim da própria Intel :v

Trechos do Tom's Hardware:
"O comunicado oficial da Intel afirma que um microcódigo de CPU incorreto é a causa dos incessantes problemas de instabilidade. O microcódigo fazia com que a CPU solicitasse níveis de tensão elevados, resultando na operação do processador fora de seus limites seguros. [...] Este patch será distribuído por meio de atualizações de BIOS de OEMs de placas-mãe e por meio de atualizações do Windows, portanto, o tempo de disponibilidade para o usuário final pode variar.

[...] O bug causa degradação irreversível dos processadores afetados. Fomos informados de que o patch de microcódigo não reparará processadores que já apresentam travamentos, mas espera-se que evite este problema de aparecer em processadores que ainda não foram afetados pelo problema. Por enquanto, não está claro se as CPUs expostas a voltagem excessiva sofreram degradação invisível ou danos que ainda não resultaram em travamentos, mas podem levar a erros ou travamentos no futuro. Como a atualização do microcódigo não reparará os processadores afetados, a empresa continuará a substituí-los. A Intel se comprometeu a conceder RMAs a todos os clientes afetados.

Fomos informados também de que o patch do microcódigo atualmente não apresenta nenhum impacto negativo no desempenho (ou seja, o chip funciona mais lentamente), mas não há certezas e vários testes ainda estão em andamento. [...] A Intel ainda não emitiu um recall de seus processadores, mas fontes próximas ao assunto nos dizem que isso não é esperado."

Parceiros são justamente os AIBs e OEM que trabalham com a Intel, no caso a Asus, MSI, Gigabyte, Microsoft, Dell, Lenovo e assim por diante. O patch será uma alteração no microcódigo do processador, logo precisa ser aplicado diretamente no firmware da placa-mãe, ou seja, no BIOS. No caso é exatamente sua primeira afirmação: Esses parceiros disponibilizarão um BIOS com tal correção para que o usuário atualize seu(s) sistema(s), ou o Windows baixará e atualizará automaticamente em plataformas compatíveis.

Agora vale ressaltar que essa correção apenas cuidará de normalizar as tensões, mas não regredirá o estado dos processadores, ou seja, qualquer dano já sofrido ficará por isso mesmo, mas segundo a própria Intel (em resposta ao Anandtech e Tom'sHardware) ela irá aceitar o RMA de toda e qualquer pessoa afetada pela degradação já causada. E no fim das contas, o problema não era dos fabricantes de placas-mãe, e sim da própria Intel :v

As fabricantes já caparam os PL, agora a intel vai capar mais ainda?

E se a primeira leva da 13 gen teve problema eles já sabiam...

Queria que essa novela acabasse logo para falar da 15gen.

Acho que a Intel também gostaria :prassa:

men-in-black-memory-eraser-say-cheese-wglyx7ug1pgsjfev.gif

As fabricantes já caparam os PL, agora a intel vai capar mais ainda?

E se a primeira leva da 13 gen teve problema eles já sabiam...

Resumir essas palavras todas, de forma curta...
Ainda não sabemos qual o verdadeiro problema, mas iremos ganhar tempo dizendo que é algo que todos já suspeitavam tem quase 8 meses.

...e de forma longa:
Nos pronunciamos oficialmente, através do nosso fórum e de uma resposta no reddit, ao invés de comunicar à mídia especializada, apenas para baixar a poeira e diminuir a cobrança, enquanto ofereço uma pseudo-solução (afinal até quem usa o perfil "Baseline" já está tendo problemas) para postergar a aparição dos problemas, diminuindo a quantidade de chips que terei que fazer RMA. E fazer recall? Nem pensar, em Setembro tem o Innovation Day, falo dos Alderlake para desktop e a mídia muda de foco, caso encerrado.

Quanto ao desempenho, nem todos sofrerão perdas, muitos chips usam mais tensão que o necessário para entregar um mesmo resultado, vide pessoas que mantém/ganham desempenho com UV, mas como isso não vale para todos os binnings... sim, haverá regressão para alguns, ainda mais se o chip já sofreu algum tipo de degradação, mas como será só uma parcela a voz deles não ganhará destaque e ficará por isso mesmo, restando apostar em um RMA ou processo coletivo :v

A Intel fez um comunicado vago só pra dar uma "resposta" e ganhar tempo. Tá na cara que eles querem varrer esse assunto pra debaixo do tapete.

O que o moore laws disse está correto, Intel está fazendo isso para ter um band-aid pro momento, é um problema físico, Intel não tem grana nem produto para trocar todos os defeituosos no momento, então, vai precisar de meses para isso .

Resumir essas palavras todas, de forma curta...
Ainda não sabemos qual o verdadeiro problema, mas iremos ganhar tempo dizendo que é algo que todos já suspeitavam tem quase 8 meses.

Sim, foi algo na produção, fizeram alguma coisa...

Mas sério, estava pensando, quem tem um série 13/14, eu colocaria o bicho pra torar com força, pq se for pra dar problema, que aconteça logo e já pede o RMA.

Ai sim, vai no caminho suave e delicado do clock baixo e performance reduzida, qdo chegar a reposição.

Última edição:
É galerinha, o negócio tá feio pro lado da Intel...

Um camarada que conheço aparentemente está com um chip defeituoso, cerca de 1 ano de uso e a máquina dele com um 13700F está dando BSOD do nada.
Já tentou formatar, atualizar os driver e o BIOS, nada de resolver. Vou dar um pulo na casa dele esse final de semana e dar uma olhada, mas já falei que talvez seja necessário um RMA :rolleyes:

Bichão tá putasso pois a máquina é novinha...

Um camarada que conheço aparentemente está com um chip defeituoso, cerca de 1 ano de uso e a máquina dele com um 13700F está dando BSOD do nada.
Já tentou formatar, atualizar os driver e o BIOS, nada de resolver. Vou dar um pulo na casa dele esse final de semana e dar uma olhada, mas já falei que talvez seja necessário um RMA :rolleyes:

Pior que para nós que mexemos com isso é que vai começar a aparecer um monte de conhecido/cliente querendo saber se a instabilidade dele é esse "tal do novo problema" U.U

Estou para olhar nessa semana um 14700K que um cliente diz estar nesses mesmos sintomas, fora aquele 13900KF que até o momento está OK mas já está trabalhando abaixo do que devia (na verdade na verdade, está sem o OC automático da mobo + UV, ou seja, tecnicamente ainda dentro das especificações), mas para algumas pessoas esses casos são balela, não existe degradação se não passar de ~1.65v de vCore, como me responderam nos comentários da notícia sobre isso no portal :v

> "Se você é usuário intel, só precisa se preocupar com degradação (eletromigração) se o seu processador ultrapassa 1.72v no VID. Não sendo o caso, seu processador vai durar décadas, mais fácil a fonte dar algum problema."

óKey, super correto, a própria Intel respondendo ao Anand e Tom's que processadores degradados é fato (sem chegar perto desse VID), são irreparáveis e que ela garantirá a troca via RMA para isso é tudo mentira, que se ele usar um Raptorlake em 1.5v ou 1.6v diariamente não vai degradar não, vai durar décadas... uhum, confia xD

---

Nota: Não pretendo mais insistir nesse assunto pois, com a confirmação oficial, não tem porque continuar, é apenas chover no molhado. Fora que este tipo de atenção exacerbada tende a criar uma situação diferente da realidade, que é a de que a maioria dos processadores de 13/14ª geração estão se degradando, quando não é. Este é o típico caso em que uma minoria com defeito faz mais barulho que a maioria funcional (parecido mas não igual ao caso do VSOC dos Ryzen 7000). Falta a Intel dizer o real problema e ser mais honesta? Sim, falta, mas qualquer empresa visa lucro e minimizar gastos, então ela cumprindo o que disse de que "vai aceitar o RMA de qualquer um que se sentir prejudicado" já será o suficiente.

Última edição:

Eu achei estranho que a opção asus performance enhancement vem habilitado mesmo em auto, é aumento de performance mas também de temperatura.

Que ideia foi essa de remover os limites por padrão?

Pior que para nós que mexemos com isso é que vai começar a aparecer um monte de conhecido/cliente querendo saber se a instabilidade dele é esse "tal do novo problema" U.U

Estou para olhar nessa semana um 14700K que um cliente diz estar nesses mesmos sintomas, fora aquele 13900KF que até o momento está OK mas já está trabalhando abaixo do que devia (na verdade na verdade, está sem o OC automático da mobo + UV, ou seja, tecnicamente ainda dentro das especificações), mas para algumas pessoas esses casos são balela, não existe degradação se não passar de ~1.65v de vCore, como me responderam nos comentários da notícia sobre isso no portal :v

> "Se você é usuário intel, só precisa se preocupar com degradação (eletromigração) se o seu processador ultrapassa 1.72v no VID. Não sendo o caso, seu processador vai durar décadas, mais fácil a fonte dar algum problema."

óKey, super correto, a própria Intel respondendo ao Anand e Tom's que processadores degradados é fato (sem chegar perto desse VID), são irreparáveis e que ela garantirá a troca via RMA para isso é tudo mentira, que se ele usar um Raptorlake em 1.5v ou 1.6v diariamente não vai degradar não, vai durar décadas... uhum, confia xD

1.72V é pouco poxa, é um cadinho mais que a tensão de uma pilha só :cool:

A verdade é que a Intel não sabe mais que desculpa dar e essa história de que ela vai substituir TODOS os CPU`s que apresentarem defeito eu acho uma baita mentira.

MOBO eu tenho quase certeza que não é o problema, pois é uma TUF B660M-PLUS WIFI, cooler ele usa um Scythe Ninja 5 (Rev. B) que teoricamente leva o 13700F numa boa, por isso acredito que seja o CPU mesmo, mas é só testando para ter certeza.

Aqui uso o 13900k desde seu inicio com a voltagem travada em 1.28v e fiz outras modificações na bios também, no final tenho performance melhor que stock e consumindo/temperatura bem menores.

Até o momento zero problemas. Está fazendo 40-41k no cinebench batendo no máximo 90 graus, isso com 10 minutos de teste seguidos.

Acredito também que todo problema seja com a voltagem, pois em stock consome um absurdo sem nenhuma necessidade, e talvez pela falha de segurança batendo 1.7 é algo absurdo o que realmente vai estragar o chip. Fiz a voltagem fixa com o loadline extremo ou seja a voltagem nunca passa dos 1.28 setado na bios. Em jogos como o BF 2042 que usa bastante a cpu, bate no maximo 65 graus, então to feliz com seu rendimento... MAs vou ficar atento ao mercado, se na próxima geração AMD continuar do jeito que está, posso pensar em migrar de plataforma, vou monitorando pois o 7800x3d esquenta bem menos e já está com boa opção de overclock para memorias. Peguei o meu atual na amazon numa promoção + cashback por 2600 reais, o que acredito ser um ótimo preço para um i9, se não fosse isso estaria tranquilo com um i7 mesmo.

Última edição:
Eu achei estranho que a opção asus performance enhancement vem habilitado mesmo em auto, é aumento de performance mas também de temperatura.

Realmente é algo bem estranho, ainda mais vindo de uma empresa do tamanho da Intel que está no mercado a décadas...

Isso é feito há anos já pela grande maioria das fabricantes de mobos, tanto na Intel quanto na AMD (porém fazem de forma mais agressiva na Intel).

O problema é que 90% da galera que compra é demente e acha que tem que comparar barrinha de FPS em review de placa mãe.

Verdade cara, justamente por isso que várias empresas continuam lucrando com a venda de porcaria...

Se eu entendi eles vão fazer um undervolt. Seria isso?

Se eu entendi eles vão fazer um undervolt. Seria isso?
Aparentemente vão reduzir/alterar a tabela do VID e AC/DC LL (segundo o Wendell esta última mudança já foi feita com um patch para OEMs, mas não para o público comum). Se é exatamente isto não dá para saber, a Intel foi muito vaga em suas palavras e disse apenas que o problema é "CPU requisitando níveis elevados de tensão", não citou o que pretende fazer para corrigir, só que vai soltar um fix na metade de agosto.

Aproveitando que citei o Wendell, do Level1Tech, ressalto que ele está trabalhando em uma ferramenta que irá exibir o valor do VID que o CPU requisita dos VRMs em um teste de estresse (tanto ST quanto MT). Então será uma boa forma de saber se um Raptorlake está pedindo uma tensão exagerada ou não (no video apresentado, é exibido um Raptorlake tipo T, de 35W, requisitando um VID de 1.355v). Só para contexto, qualquer valor >=1.5v no VID é perigoso, e >=1.3v e <1.5v é tolerável mas não recomendado, enquanto que <1.3v é o recomendável.

Users who are viewing this thread

Voltar