[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
gg7RFUW.png
Eles realmente tinham que lançar um benchmark pra testar se ouve algum tipo de degradação, dano irreversível ou qualquer coisa do genero.
Continuo fritando meu 14700k 10 horas por dia em 100% de load e até agora zero crashes/BSODs.

Depois do fix de agosto vou tentar forçar o máximo possível que se der qualquer merda da pra rezar pelo RMA..
400 usd num processador pra ter dor de cabeça/insegurança é foda

Última edição:
Um colega q tem um 14900K teve o CPU morrendo de uma semana pra outra. Do nada começou a travar no post da bios, e apos algumas tentativas CPU fail no debug led da mb. Ele usava o cpu stock numa z790 asrock, com 64gb 6400mhz. É pc de trabalho.

Como ele precisa da maquina, simplesmente comprou outro i9 igual, pra nao ficar sem pc, e so apos estar la de boa com o novo cpu, acionou o RMA da intel. Esse delay de 2 semanas, foi o suficiente para ele acionar rma bem em cheio a essa fase critica do problema da intel escancarado pela midia atualmente.

Enfim, não sabemos se está relacionado a todo esse problema atual. Mas meu intuito aqui é partilhar a resposta da Intel para o RMA dele.

Olá Elcio,

Obrigado por sua resposta e pelas etapas tomadas para tentar solucionar o problema. Temos outra recomendação que gostariamos fornecer para você. Isso porque conhecemos esse tipo de problema e muitas vezes eles foram resolvidos com as seguintes recomendações.

Considere o seguinte em relação ao cenário que você está apresentando com seu computador:

Recomendamos usar as configurações padrão da Intel. Se o BIOS atualizado da placa-mãe não tiver um perfil "Configurações padrão da Intel", as configurações individuais listadas na tabela abaixo podem ser ajustadas manualmente através do menu do BIOS.

Contacte o fabricante da motherboard ASRock para obter informações sobre como ajustar estas definições na BIOS específica.

Dito isso, considere as seguintes tabelas que indicam as configurações recomendadas:

Parameter/Feature Value
CEP(Current Excursion Protection) Enable
eTVB (Enhaned Thermal Velocity Boost) Enable
TVB (Thermal Velocity Boost) Enable
TVB Voltage Optimizations Enable
ICCMAX Unlimited Bit Disable
TjMAX Offset 0
C-states Enable

Parameter/Feature Baseline Performance Extreme
ICCMAX 249A 307A 400A
ICCMAX_App 200A 245A 320A
Power Limit 1 (PL 1) 125W 253W * 253W
Power Limit 2 (PL 2) 188W 253W 253W

Observe as seguintes notas:

• A Intel recomenda o uso do perfil de fornecimento de energia "extremo" se ele for compatível com os designs do regulador de tensão (VR) e da motherboard.
• A Intel não recomenda perfis de fonte de alimentação de referência para SKUs K de 13ª e 14ª geração, a menos que seja necessário para compatibilidade.
• ICCMAX nunca deve exceder 400 A
• Veja a ficha técnica dos processadores Intel® Core™ de 13ª geração e Intel® Core™ de 14ª geração
PL1 = 125W é padrão, PL1 = 253W é recomendado para melhor desempenho

Recomendamos que contacte com ASRock para que possam guiá-lo através deste processo, porque muitas vezes estes nomes podem variar dependendo do fabricante da motherboard, por isso recomendamos vê-lo com eles. É muito importante que todas as configurações sejam ajustadas, caso você não encontre alguma, entre em contato com o fabricante para perguntar sobre as opções.

Deixe-nos saber o resultado.

Aguardamos a sua resposta, vou acompanhar o seu caso através deste método em três dias úteis se não receber uma resposta da sua parte.

Atenciosamente,

Alejandro D.
Técnico de suporte ao cliente Intel

Partilhando com vcs a resposta da Intel....

Mas em minha opinião......puta vida..... diante de todo barulho e da grandeza do q ta rolando. Essa resposta ai é pra f0der....Era pra eles dizerem, blz. toma aqui seu codigo de logistica reversa da UPS, envia logo que aguardamos para analise e conclusão deste ticket.

Eles realmente tinham que lançar um benchmark pra testar.
Continuo fritando meu 14700k 10 horas por dia em 100% de load e até agora zero crashes/BSODs.

Tenta forçar o máximo possível que se der qualquer merda da pra rezar pelo RMA..
400 usd num processador pra ter dor de cabeça/insegurança é foda
Conseguir estabilizar a temperatura do meu 13700K reduzindo um pouco do ratio da CPU, principalmente dos e-cores, e outras configurações de BIOS, mas reduziu um pouco do desempenho.

Minha configuração de BIOS que uso para estabilizar a temperatura do meu 13700K:

Performance Preferences -> ASUS Advanced OC Profile
Ai Overclock Tuner -> Manual
ASUS MultiCore Enhancement -> Disabled - Enforce All Limits
SVID Behavior -> Typical Scenario

Performance Core Ratio -> By Core Usage
1-Core Ration Limit - 54
2-Core Ration Limit - 54
3-Core Ration Limit - 52
4-Core Ration Limit - 52
5-Core Ration Limit - 51
6-Core Ration Limit - 51
7-Core Ration Limit - 51
8-Core Ration Limit - 51

Efficient Core Ratio -> Sync All Cores
ALL-Core Ratio Limit - 40

Global Core SVID Voltage -> Adaptive Mode
Offset Mode Sign [-]
Additional Turbo Mode CPU Core Voltage [Auto]
Offset Voltage [0.06500]

Maximum CPU Core Temperature -> 100
CPU Core/Cache Current Limit Max. -> 300.00
Long Duration Package Power Limit -> 215
Short Duration Package Power Limit -> 230
IA TDC Current Limit -> Motherboard's Capability

TVB Voltage Optimizations -> Enabled
Enhanced TVB -> Enabled

CPU C-States -> Enabled
Enhanced C-States -> Enabled
Package C State Limit -> C10

Intel(R) Dynamic Tuning Technology -> Enabled

Minha configuração de BIOS que uso para estabilizar a temperatura do meu 13700K:

Performance Preferences -> ASUS Advanced OC Profile
Ai Overclock Tuner -> Manual
ASUS MultiCore Enhancement -> Disabled - Enforce All Limits
SVID Behavior -> Typical Scenario

Performance Core Ratio -> By Core Usage
1-Core Ration Limit - 54
2-Core Ration Limit - 54
3-Core Ration Limit - 52
4-Core Ration Limit - 52
5-Core Ration Limit - 51
6-Core Ration Limit - 51
7-Core Ration Limit - 51
8-Core Ration Limit - 51

Efficient Core Ratio -> Sync All Cores
ALL-Core Ratio Limit - 40

Global Core SVID Voltage -> Adaptive Mode
Offset Mode Sign [-]
Additional Turbo Mode CPU Core Voltage [Auto]
Offset Voltage [0.06500]

Maximum CPU Core Temperature -> 100
CPU Core/Cache Current Limit Max. -> 300.00
Long Duration Package Power Limit -> 215
Short Duration Package Power Limit -> 230
IA TDC Current Limit -> Motherboard's Capability

TVB Voltage Optimizations -> Enabled
Enhanced TVB -> Enabled

CPU C-States -> Enabled
Enhanced C-States -> Enabled
Package C State Limit -> C10

Intel(R) Dynamic Tuning Technology -> Enabled
q temp fica apos usa 100% tudo os nucleo depois de 5 minutos?

q temp fica apos usa 100% tudo os nucleo depois de 5 minutos?
No máximo 83°C, estou fazendo alguns testes de stress.
Estou testando no Intel XTU e Cinebench R23.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

m9ZkwuN.png

Rodando o Cinebench chegou no máximo a 92°C.

UxB7hOO.png

Última edição:
Resposta da Intel sobre o pedido do rma do 14900k do colega:

No Suporte ao cliente Intel, nos esforçamos para fornecer substituições semelhantes, mas podemos estar sem estoque quando você enviar seu pedido para atender à sua solicitação.

Verifique a disponibilidade do produto, e temos apenas 8 unidades em estoque atualmente.

Então temos duas opções, a substituição do produto e também a opção de reembolso.

Por favor, saiba que a disponibilidade de peças é variável e não podemos garantir 100% de conclusão do pedido no momento do envio.

Para a opção de reembolso, precisaremos do comprovante de compra e solicitaremos a nota fiscal do item comprado para validar a garantia e o custo da compra.

Uma substituição de unidade semelhante pode ficar indisponível por 4 semanas ou mais.

Se você quiser a troca de peça, recomendamos que você conclua as etapas de garantia o mais rápido possível assim que o pedido for processado, a fim de evitar problemas de estoque. Porque é possível que no momento do recebimento do seu produto, fiquemos sem estoque para atender o seu pedido.

Deixe-nos saber se você concorda com as informações acima e qual opção você prefere.

1.25 de vcore tá bom? Qual o limite da série 14?
1.3v costuma ser um senso bastante comum como limite bem tranquilo, independente de clock ou temp.

Aqui uso meu i5 em 1.4v desde sempre e vamos em frente.

Só vou trocar de CPU quando acabar a garantia do meu, mas acho que vou de AMD.

Salve galerinha do bem! :)

Tinha comentado num post anterior que um camarada com um 13700F esta enfrentando problemas de estabilidade na maquina. Neste final de semana fui até a casa dele para fazer alguns testes e verificar se era realmente problema no CPU.

Primeira coisa que notei foi um VID extremamente alto, juntamente com temperaturas bem alarmantes!
Em stock e com a ultima BIOS da TUF B660M-PLUS WIFI, VID na BIOS (ocioso) estava em 1.68V :rolleyes:
Temperatura na BIOS (ocioso) batia 58c, isso com um Scythe Ninja 5 (Rev. B) com rotação Full Speed.

Desmontamos o PC completamente, foi realizada uma limpeza geral e troca da pasta térmica e em stock a diferença de temperatura foi BEM sútil, saindo dos 58c pra cerca de 55c em stock quando ocioso.

Em testes de stress, sem fazer um offset era IMPOSSÍVEL o Ninja 5 segurar o CPU sem trottling, batia 100c em questão de segundos no Prime95, mesmo após a limpeza, o que ao meu ver é algo ridículo. Consegui uma boa configuração com um offset no VID de -0.210, CPU está agora funcionando com ~1.412VID, tentei ser mais agressivo mas ai a máquina simplesmente não inicia, tentei chegar no menor VID possível de forma estável, com offset de -0.250 por exemplo, nem dava post.

Fiz um teste de stress de 30 min no Prime95, com offset a temperatura ficou por volta dos 93c, sem trottling, então foi efetivo. :cool:
Testamos em alguns jogos e os BSOD não deram sinal durante os testes, agora vamos monitorar para ver se fica estável durante uns dias.

Se der algum BSOD novamente o jeito vai ser um RMA, pois melhor que isso acho que é improvável com o mesmo CPU. :confused:
Dei uma olhada com a lupa no socket também, não consegui ver nenhum pino torno e a CPU também está bem fisicamente, não aparenta empenamento ao menos.

Última edição:

Tinha comentado num post anterior que um camarada com um 13700F esta enfrentando problemas de estabilidade na maquina. Neste final de semana fui até a casa dele para fazer alguns testes e verificar se era realmente problema no CPU.

Primeira coisa que notei foi um VID extremamente alto, juntamente com temperaturas bem alarmantes!
Em stock e com a ultima BIOS da TUF B660M-PLUS WIFI, VID na BIOS (ocioso) estava em 1.68V :rolleyes:
Temperatura na BIOS (ocioso) batia 58c, isso com um Scythe Ninja 5 (Rev. B) com rotação Full Speed.

Desmontamos o PC completamente, foi realizada uma limpeza geral e troca da pasta térmica e em stock a diferença de temperatura foi BEM sútil, saindo dos 58c pra cerca de 55c em stock quando ocioso.

Em testes de stress, sem fazer um offset era IMPOSSÍVEL o Ninja 5 segurar o CPU sem trottling, batia 100c em questão de segundos no Prime95, mesmo após a limpeza, o que ao meu ver é algo ridículo. Consegui uma boa configuração com um offset no VID de -0.210, CPU está agora funcionando com ~1.412VID, tentei ser mais agressivo mas ai a máquina simplesmente não inicia, tentei chegar no menor VID possível de forma estável, com offset de -0.250 por exemplo, nem dava post.

Fiz um teste de stress de 30 min no Prime95, com offset a temperatura ficou por volta dos 93c, sem trottling, então foi efetivo. :cool:
Testamos em alguns jogos e os BSOD não deram sinal durante os testes, agora vamos monitorar para ver se fica estável durante uns dias. ;)

Se der algum BSOD novamente o jeito vai ser um RMA, pois melhor que isso acho que é improvável com o mesmo CPU. :confused:
Dei uma olhada com a lupa no socket também, não consegui ver nenhum pino torno e a CPU também está bem fisicamente, não aparenta empenamento ao menos.

Há uma forma de verificar se o CPU está degradado, tem as instruções nesse vídeo:

Basicamente é ficar reinstalado o driver da nvidia, se a CPU estiver degradada vai dar erro no final da instalação. Importante frisar que a pessoa deve fazer esse teste SOMENTE com a BIOS atualizada para a última versão (a que tem o microcode 0x125).

Há uma forma de verificar se o CPU está degradado, tem as instruções nesse vídeo:

Basicamente é ficar reinstalado o driver da nvidia, se a CPU estiver degradada vai dar erro no final da instalação. Importante frisar que a pessoa deve fazer esse teste SOMENTE com a BIOS atualizada para a última versão (a que tem o microcode 0x125).

E quem não tem GPU da Nvidia?

E quem não tem GPU da Nvidia?

Acho que é pura coincidência, pois na máquina que mexi no final de semana a GPU era NVIDIA e instalou o driver normalmente, mesmo sendo um CPU supostamente defeituoso.

Acho que é pura coincidência, pois na máquina que mexi no final de semana a GPU era NVIDIA e instalou o driver normalmente, mesmo sendo um CPU supostamente defeituoso.
Aqui está instalando normal, não dá erro nenhum, às vezes pode ocorrer do Windows Update instalar um driver de GPU enquanto a pessoa está instalando o novo driver ao mesmo tempo.

Tem algum problema de aumentar o BCLK de 100.00 para 100.05?

Última edição:
Aqui está instalando normal, não dá erro nenhum, às vezes pode ocorrer do Windows Update instalar um driver de GPU enquanto a pessoa está instalando o novo driver ao mesmo tempo.

Tem algum problema de aumentar o BCLK de 100.00 para 100.05?
Windows Update não sabe ver nada funcionando direito, brota do nada para estragar tudo :miau:

Resposta da Intel sobre o pedido do rma do 14900k do colega:

No Suporte ao cliente Intel, nos esforçamos para fornecer substituições semelhantes, mas podemos estar sem estoque quando você enviar seu pedido para atender à sua solicitação.

Verifique a disponibilidade do produto, e temos apenas 8 unidades em estoque atualmente.

Então temos duas opções, a substituição do produto e também a opção de reembolso.

Por favor, saiba que a disponibilidade de peças é variável e não podemos garantir 100% de conclusão do pedido no momento do envio.

Para a opção de reembolso, precisaremos do comprovante de compra e solicitaremos a nota fiscal do item comprado para validar a garantia e o custo da compra.

Uma substituição de unidade semelhante pode ficar indisponível por 4 semanas ou mais.

Se você quiser a troca de peça, recomendamos que você conclua as etapas de garantia o mais rápido possível assim que o pedido for processado, a fim de evitar problemas de estoque. Porque é possível que no momento do recebimento do seu produto, fiquemos sem estoque para atender o seu pedido.

Deixe-nos saber se você concorda com as informações acima e qual opção você prefere.

1.3v costuma ser um senso bastante comum como limite bem tranquilo, independente de clock ou temp.

Aqui uso meu i5 em 1.4v desde sempre e vamos em frente.
Tenho um 13900k, também fiz a solicitação de RMA, porém este modelo não tem em estoque. Complicado, pois se pedir o reembolso, vou ter que comprar outro da Intel, assim não perder a placa mãe.

Testamos em alguns jogos e os BSOD não deram sinal durante os testes, agora vamos monitorar para ver se fica estável durante uns dias.

Se já começou a dar BSOD o processador já era, degradou. Melhor já fazer RMA do que ficar com esse abacaxi aí.

Troca esse negócio e espera a intel lançar o update pra corrigir esses VIDs cagados dela.

O problema é esporádico e randômico, esse é o principal BO desse tipo de erro. Tem que repetir a instalação algumas vezes pra ver se o erro ocorre.

Tenho um 13900k, também fiz a solicitação de RMA, porém este modelo não tem em estoque. Complicado, pois se pedir o reembolso, vou ter que comprar outro da Intel, assim não perder a placa mãe.

Acho q o ideal seja fazer mesmo, mas só depois dos bios updates que segundo a intel vem meados do proximo mês.....Desse modo, seja recebendo um cpu novo, ou a grana para comprar vc utilizará um novo CPU ja com a suposta correção de bios. Fora tbm a questão da fabricação do novo cpu ser posterior a do seu atual.

Montei meu kit i5 em set/23. Como fiz delid, nao tenho garantia obviamente. Mas nao estou nem ai, continuarei usado ele como sempre usei, 5.8ghz com 1.4v......Como é pc apenas pra joguinho, raramento vejo esse cpu topar 80c. Entao fodasi. Mas se até set/25 ele apresentar qualquer sinal desse problema, eu colo o IHS novamente e meto-lhe um rma na maior cara de pau.

Tropinha, o lugar melhor pra ver voltagem real que o processador tá sendo submetido é o Vcore dá propria placa-mãe, correto? pelo que li os Core VIDs é quanto o processador tá pedindo, não sei se to falando besteira.

hRcQYd6.png

QCLhl8M.png

Saiu finalmente a atualização 0x125 pra minha placa-mãe chinesa coco.. e caramba, o 14700k agora tá aceitando undervolts bem maiores que antes!! Antes UV de -0.05v crashava. Agora to estável em -0.150v, 35k estável no cinebench 23.3 com temperaturas no máximo 85c com air cooler e usando praticamente as configurações da intel padrão.

MAoZTfQ.png

VssxPK6.png

Não tinha ideia que update em bios podia fazer tanta coisa..

Eu sempre estranhei as altas temperaturas do meu i5-13600kf, mesmo com water cooler 'legal', ele ñ tankava as temperaturas.
Adquiri o processador no finalzinho de 2022, e sempre operava em 1.5vcore stock, absurdo, ne?
e as temperaturas.. 100° em carga máxima...
Tive que recorrer a um undervolt robusto com perda de 10 a 20% de desempenho para conseguir estabilizar ele..
XMP de memoria nunca funcionou, sempre tela azul.
E agora essas noticias, sei la, a vontade é de solicitar o RMA, já tive muita dor de cabeça com esse processador.

Tropinha, o lugar melhor pra ver voltagem real que o processador tá sendo submetido é o Vcore dá propria placa-mãe, correto? pelo que li os Core VIDs é quanto o processador tá pedindo, não sei se to falando besteira.

hRcQYd6.png

QCLhl8M.png

Saiu finalmente a atualização 0x125 pra minha placa-mãe chinesa coco.. e caramba, o 14700k agora tá aceitando undervolts bem maiores que antes!! Antes UV de -0.05v crashava. Agora to estável em -0.150v, 35k estável no cinebench 23.3 com temperaturas no máximo 85c com air cooler e usando praticamente as configurações da intel padrão.

MAoZTfQ.png

VssxPK6.png

Não tinha ideia que update em bios podia fazer tanta coisa..
O meu 13700K consegui -0,095V, acima disso aqui não está pegando.

Users who are viewing this thread

Voltar