[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Eu sempre estranhei as altas temperaturas do meu i5-13600kf, mesmo com water cooler 'legal', ele ñ tankava as temperaturas.
Adquiri o processador no finalzinho de 2022, e sempre operava em 1.5vcore stock, absurdo, ne?
e as temperaturas.. 100° em carga máxima...
Tive que recorrer a um undervolt robusto com perda de 10 a 20% de desempenho para conseguir estabilizar ele..
XMP de memoria nunca funcionou, sempre tela azul.
E agora essas noticias, sei la, a vontade é de solicitar o RMA, já tive muita dor de cabeça com esse processador.

Fico de cara como mta gente sofre com Intel 13 e 14 rodando stock e ainda com temp alta. Não q isso seja um problema tbm.

Mas de todo modo, vc conhece o CPU Lite Load? Ao menos se chama assim nas Mb da MSI.

Lembro q qnd testei o CPU stock batia 200w de consumo com tJmax instantâneo no R23.

Após setar o Lite load em Mode 7, consumo cai para 140w. Temp cai uns 10c e performance muda praticamente nada.
Pesquisem sobre para vossas mb, para aqueles q rodam stock isso ajuda bastante. Principalmente pq não rola instabilidade alguma.

Se vcs estão testando UV só rodando cinebench e 1 vez só, tem grandes chances de não estar estável. tem que testar mais benchmarks e por tempos mais longos.

Galera, estou no aguardo do retorno para envio do processador a Intel. Sobre o RMA, a Intel reembolsa o valor total pago, valor que consta na nota fiscal?

Se vcs estão testando UV só rodando cinebench e 1 vez só, tem grandes chances de não estar estável. tem que testar mais benchmarks e por tempos mais longos.
Aqui estou realizando vários testes antes de setar na BIOS.

acho que nao reembolsa nao, devem enviar um novo produto. quem reembolsaria seria a loja.
No e-mail da Intel, eles informaram que não tem disponibilidade para troca, somente para daqui 4 semanas e deram a opção de reembolso.

Quando montei o 13600kf usei uma asrock, pensem numa placa mãe cagada ia 1.5 de vcore , ficava tão quente que eu ficava quase nu , e não tinha milagre que baixava o vcore , a placa não obedecia a BIOS, tava com capeta aquela placa, por sorte , terabyte trocou por outra kkk . Estressante isso. Agente reclama xinga gigabyte mas ela não deixa na mão , tem uma z 170 XP sli usada, comprada na kabum de 2 mão ,uns 6 anos rodando até hj ,já caiu ,já molhou , tá mijada ea placa tá lá rodando um 9100f sem reclama.

Comprei um 13600k no mês 9 ano passado na pichau. Tô falando com eles como proceder no RMA. Descobri o problema só esse ano jogando Senuas saga Hellblade 2, tela azul toda hora. O problema só parou quando saiu uma atualização da BIOS pra colocar a opção "Intel default settings". Como diz que existe um dano permanente no chip quero acionar o RMA.

Comprei um 13600k no mês 9 ano passado na pichau. Tô falando com eles como proceder no RMA. Descobri o problema só esse ano jogando Senuas saga Hellblade 2, tela azul toda hora. O problema só parou quando saiu uma atualização da BIOS pra colocar a opção "Intel default settings". Como diz que existe um dano permanente no chip quero acionar o RMA.

Se não tem problema que te impeça de usar o pc por enquanto, sugiro esperar mais para acionar RMA, assim as chances de receber um cpu fabricado pós essa zorra toda aumenta. Fora outras questões de manada, todos correndo pro RMA enquanto essa noticia ganha alcance e assusta uma kctade de gente.

A intel irá fazer igual fez com meu amigo do i9, vai alegar falta de estoque e fazer a devolução da grana pra grande maioria. Que por sua vez, essa maioria irá comprar novos cpus intel de estoques das lojas que sabe-se la qnd foram fabricados, e certamente ainda não são os lotes ja com o micro-code 0x125

Última edição:
Se não tem problema que te impeça de usar o pc por enquanto, sugiro esperar mais para acionar RMA, assim as chances de receber um cpu fabricado pós essa zorra toda aumenta. Fora outras questões de manada, todos correndo pro RMA enquanto essa noticia ganha alcance e assusta uma kctade de gente.

A intel irá fazer igual fez com meu amigo do i9, vai alegar falta de estoque e fazer a devolução da grana pra grande maioria. Que por sua vez, essa maioria irá comprar novos cpus intel de estoques das lojas que sabe-se la qnd foram fabricados, e certamente ainda não são os lotes ja com o micro-code 0x125

Não vai ter jeito, vou ter que acionar. Atualizei minha placa mãe aorus elite 760m com a última BIOS, com o microcode 0x125, trava até o windows usando ele normalmente sem fazer nada, tem horas que no boot também trava , tentei rodar Senuas Saga Hellblade 2 e da fatal error, então jogos unreal engine 5 nem pensar. Pqp viu . Chip já denegriu. Única forma de funcionar melhor aqui é no microcode 0x124 com voltagem estourando.

Não vai ter jeito, vou ter que acionar. Atualizei minha placa mãe aorus elite 760m com a última BIOS, com o microcode 0x125, trava até o windows usando ele normalmente sem fazer nada, tem horas que no boot também trava , tentei rodar Senuas Saga Hellblade 2 e da fatal error, então jogos unreal engine 5 nem pensar. Pqp viu . Chip já denegriu. Única forma de funcionar melhor aqui é no microcode 0x124 com voltagem estourando.

É cara, isso vai manchar e muito a reputação da Intel…

Eu tive contato com uma máquina com um 13700F recentemente, meu camarada está tão indignado quanto você…

É cara, isso vai manchar e muito a reputação da Intel…

Eu tive contato com uma máquina com um 13700F recentemente, meu camarada está tão indignado quanto você…

Eu acabei de atualizar aqui e ainda tô fazendo os testes. Com a BIOS atualizada não tá rodando o Hellblade 2 nem no load line calibrarion em extreme, pqp

Eu acabei de atualizar aqui e ainda tô fazendo os testes. Com a BIOS atualizada não tá rodando o Hellblade 2 nem no load line calibrarion em extreme, pqp

Aciona o RMA e se a Intel não der jeito, aciona o Juizado Especial Civil de sua cidade, vício oculto é algo que resolve facilmente, ainda mais em período de garantia man…

Tenta rodar tudo stock, mas reduz uns 3 ou 4 multiplicadores do cpu pra ver, isso por si só ja fará a tensao descer....ou entao desligar o turbo boost, tbm deve ajudar. Eu tentaria ao maximo evitar RMA por esse inicio de onda, ainda sem solução definitiva...

Tenta rodar tudo stock, mas reduz uns 3 ou 4 multiplicadores do cpu pra ver, isso por si só ja fará a tensao descer....ou entao desligar o turbo boost, tbm deve ajudar. Eu tentaria ao maximo evitar RMA por esse inicio de onda, ainda sem solução definitiva...

Então , eu estou na garantia de 12 meses da Pichau ainda. Se deixar passar perco o respaldo da Pichau. Tô acionando a garantia com eles. Continuando os testes aqui. Ficou uma porcaria com a atualização da BIOS com o microcode 0x0125. Trava , reseta sozinho , foda pagar mais de 2k em um processador pra isso. Vou ver se volto a BIOS anterior pra continuar usando, foda que a bios anterior mete energia a mais que só com o watercooler aqui pra ajudar. Isso usando já o default settings da Intel.

Edit : não acho mais a BIOS f18e no site pra ajudar pqp. Só tem a f18f com o microcode que piora tudo e as antigas sem o perfil intel

Última edição:
Intel deveria fazer igual a Apple, lançar um diagnóstico que verifica a integridade da sua cpu e se demostrar algum problema, faz RMA.
Deu para perceber que começou brotar espertinhos querendo tirar vantagem apenas para ter seu dinheiro de volta.

Instabilidade da CPU Raptor Lake da Intel gera investigação de ação coletiva.

Problemas com CPU de 13ª/14ª geração da Intel podem levar a uma possível ação coletiva
A situação só piora para a Intel.

2qF1Aga.png

A Intel demorou a responder aos relatos sobre problemas com suas CPUs Raptor Lake, atraindo críticas de usuários e da mídia. Somente após receber esse feedback negativo a Intel finalmente forneceu algumas respostas. No entanto, a empresa ainda está investigando o problema. Uma atualização de microcódigo, prevista para chegar em meados do mês, pode ou não resolver totalmente o problema.

A Abington Cole + Ellery está investigando uma potencial ação coletiva contra a Intel devido a problemas com suas CPUs de 13ª e 14ª geração. O escritório de advocacia criou uma página da web para coletar informações de usuários afetados para determinar se uma ação coletiva é justificada. A investigação se concentra em problemas de instabilidade causados por tensões operacionais elevadas devido a um algoritmo de microcódigo nesses processadores. Com base nas descobertas, o escritório de advocacia decidirá se levará a ação coletiva ao tribunal.

k9SrkQx.png

A Intel admitiu o problema de instabilidade e prometeu lançar um patch em meados de agosto. Enquanto isso, os usuários que já foram afetados devem entrar em contato com o suporte ao cliente da Intel. A Intel declarou que tanto os processadores em caixa quanto os de bandeja são cobertos por sua política de suporte, embora os usuários de sistemas pré-montados sejam aconselhados a entrar em contato com seus fornecedores de sistemas para obter assistência. As experiências dos clientes com o serviço RMA da Intel foram mistas, com alguns usuários relatando substituições tranquilas, enquanto outros encontraram atrasos.

A página do escritório de advocacia convida os usuários a enviarem seus dados caso tenham tido problemas com suas CPUs Intel de 13ª ou 14ª geração.

O que sabemos (com base em informações oficiais e respostas da Intel à mídia ):

A Intel admitiu o problema de instabilidade e a investigação está em andamento
A Intel admitiu que certos lotes de CPUs foram afetados por um problema de oxidação
A Intel lançará uma atualização de microcódigo em meados de agosto que pode ou não resolver o problema
A atualização do microcódigo não corrigirá CPUs já degradadas
Intel afirma que atualização do microcódigo não afetará desempenho
A Intel não está confirmando se os chips móveis (incluindo as variantes H e HX) são afetados
A Intel não emitirá um recall
Os usuários podem usar as configurações padrão da Intel, que agora estão incluídas nas atualizações mais recentes do BIOS
A Intel pede que os usuários cujas CPUs são afetadas entrem em contato com o suporte ao consumidor da Intel
A Intel ainda não forneceu uma ferramenta para ajudar os usuários a verificar se seus processadores foram afetados. Nem todo mundo é técnico e nem todo mundo se sente confortável em atualizar um novo BIOS. Parece haver uma falta de diretrizes sobre como os usuários comuns podem abordar esse problema, verificar se foram afetados e entender como proceder.

Além disso, parece que a GamersNexus, que trouxe à tona o problema da oxidação, terá uma atualização sobre a situação em breve.

Enquanto isso, os usuários que estão enfrentando problemas podem verificar o tópico no Reddit onde os usuários afetados compartilham suas experiências com o serviço de atendimento ao consumidor da Intel.

Fonte: TechPowerUP , PC Gamer , Tom's Hardware

Então , eu estou na garantia de 12 meses da Pichau ainda. Se deixar passar perco o respaldo da Pichau. Tô acionando a garantia com eles. Continuando os testes aqui. Ficou uma porcaria com a atualização da BIOS com o microcode 0x0125. Trava , reseta sozinho , foda pagar mais de 2k em um processador pra isso. Vou ver se volto a BIOS anterior pra continuar usando, foda que a bios anterior mete energia a mais que só com o watercooler aqui pra ajudar. Isso usando já o default settings da Intel.

Edit : não acho mais a BIOS f18e no site pra ajudar pqp. Só tem a f18f com o microcode que piora tudo e as antigas sem o perfil intel

Mas já saíram as bios atualizadas com o novo microcode? Não seria em meados de agosto?
Tenho um 14700 há 4 meses e está funcionando sem problemas. Monitoro as frequências, temperaturas e voltagens e, até agora, nada anormal.
Frequências padrões são atingidas, temperaturas controladas e tensões idem (máximo que vi foram picos de 1.42V).
Você configurou como aquela opção na bios (não lembro o nome exatamente) que seleciona o tipo de sistema de refrigeração do CPU?
E de quanto tempo é a garantia dos processadores da Intel?

EDIT: Consumo também está normal.

Última edição:
Mas já saíram as bios atualizadas com o novo microcode? Não seria em meados de agosto?
Tenho um 14700 há 4 meses e está funcionando sem problemas. Monitoro as frequências, temperaturas e voltagens e, até agora, nada anormal.
Frequências padrões são atingidas, temperaturas controladas e tensões idem (máximo que vi foram picos de 1.42V).
Você configurou como aquela opção na bios (não lembro o nome exatamente) que seleciona o tipo de sistema de refrigeração do CPU?

o meu 13700k vai fazer um ano e até agora nunca tive travamento em games, joguei nesse tempo o Cyberpunk, cod:mw2 e 3, BF2042 e outros games.
temperatura jogando, máximo que chegou foi no BF2042, chegando a 77C, mas meu gabinete não ajuda, pois quando abro a tampa lateral chega cair uns 7c

o meu 13700k vai fazer um ano e até agora nunca tive travamento em games, joguei nesse tempo o Cyberpunk, cod:mw2 e 3, BF2042 e outros games.
temperatura jogando, máximo que chegou foi no BF2042, chegando a 77C, mas meu gabinete não ajuda, pois quando abro a tampa lateral chega cair uns 7c
Aqui no meu 13700K está no máximo 70°C.

ja existem bios atualizadas consertando uma parte do problema. mas a intel disse que vai lançar outra agora esse mês.

Consegui aparentemente resolver os crashs rodei uns 5 minutos o

A bios para a Gigabyte Aorus Elite b760m Ddr5 atuzaliou com o microcode 0x0125, mas ficou pior , mesmo usando o perfil intel

aparentemente resolvi os travamentos pelo menos usando o windows normalmente, e joguei apenas uns 8 minutinhos do senua sagas hellblade 2, que não travou, depois vou fazer mais testes
mas tive que aumentar na bios 3 tipos de voltagens deixando as 3 em turbo (mais tarde vou verificar os nomes e posto aqui, não posso resetar pc agora), ou seja, se deixar a voltagem no automático ou em normal trava até o windows, indicando que já teve degradação do 13600k, fazer o que , vou usando assim até ver o que a pichau responder e ver se faz a troca

edit : só adicionando um fato, eu nunca usei overclock, sempre deixei voltagens automáticas e processador em stock usando turbo boost apenas

ja existem bios atualizadas consertando uma parte do problema. mas a intel disse que vai lançar outra agora esse mês.

Consegui aparentemente resolver os crashs rodei uns 5 minutos o

A bios para a Gigabyte Aorus Elite b760m Ddr5 atuzaliou com o microcode 0x0125, mas ficou pior , mesmo usando o perfil intel

aparentemente resolvi os travamentos pelo menos usando o windows normalmente, e joguei apenas uns 8 minutinhos do senua sagas hellblade 2, que não travou, depois vou fazer mais testes
mas tive que aumentar na bios 3 tipos de voltagens deixando as 3 em turbo (mais tarde vou verificar os nomes e posto aqui, não posso resetar pc agora), ou seja, se deixar a voltagem no automático ou em normal trava até o windows, indicando que já teve degradação do 13600k, fazer o que , vou usando assim até ver o que a pichau responder e ver se faz a troca

edit : só adicionando um fato, eu nunca usei overclock, sempre deixei voltagens automáticas e processador em stock usando turbo boost apenas

Vou esperar a próxima atualização.
Vi que tem uma bios com esse microcode, mas foi lançada antes da declaração da Intel.

Users who are viewing this thread

Voltar