Instabilidade da CPU Raptor Lake da Intel gera investigação de ação coletiva.
Problemas com CPU de 13ª/14ª geração da Intel podem levar a uma possível ação coletiva
A situação só piora para a Intel.
A Intel demorou a responder aos relatos sobre problemas com suas CPUs Raptor Lake, atraindo críticas de usuários e da mídia. Somente após receber esse feedback negativo a Intel finalmente forneceu algumas respostas. No entanto, a empresa ainda está investigando o problema. Uma atualização de microcódigo, prevista para chegar em meados do mês, pode ou não resolver totalmente o problema.
A Abington Cole + Ellery está investigando uma potencial ação coletiva contra a Intel devido a problemas com suas CPUs de 13ª e 14ª geração. O escritório de advocacia criou uma página da web para coletar informações de usuários afetados para determinar se uma ação coletiva é justificada. A investigação se concentra em problemas de instabilidade causados por tensões operacionais elevadas devido a um algoritmo de microcódigo nesses processadores. Com base nas descobertas, o escritório de advocacia decidirá se levará a ação coletiva ao tribunal.
A Intel admitiu o problema de instabilidade e prometeu lançar um patch em meados de agosto. Enquanto isso, os usuários que já foram afetados devem entrar em contato com o suporte ao cliente da Intel. A Intel declarou que tanto os processadores em caixa quanto os de bandeja são cobertos por sua política de suporte, embora os usuários de sistemas pré-montados sejam aconselhados a entrar em contato com seus fornecedores de sistemas para obter assistência. As experiências dos clientes com o serviço RMA da Intel foram mistas, com alguns usuários relatando substituições tranquilas, enquanto outros encontraram atrasos.
A página do escritório de advocacia convida os usuários a enviarem seus dados caso tenham tido problemas com suas CPUs Intel de 13ª ou 14ª geração.
O que sabemos (com base em informações oficiais e respostas da Intel à mídia ):
A Intel admitiu o problema de instabilidade e a investigação está em andamento
A Intel admitiu que certos lotes de CPUs foram afetados por um problema de oxidação
A Intel lançará uma atualização de microcódigo em meados de agosto que pode ou não resolver o problema
A atualização do microcódigo não corrigirá CPUs já degradadas
Intel afirma que atualização do microcódigo não afetará desempenho
A Intel não está confirmando se os chips móveis (incluindo as variantes H e HX) são afetados
A Intel não emitirá um recall
Os usuários podem usar as configurações padrão da Intel, que agora estão incluídas nas atualizações mais recentes do BIOS
A Intel pede que os usuários cujas CPUs são afetadas entrem em contato com o suporte ao consumidor da Intel
A Intel ainda não forneceu uma ferramenta para ajudar os usuários a verificar se seus processadores foram afetados. Nem todo mundo é técnico e nem todo mundo se sente confortável em atualizar um novo BIOS. Parece haver uma falta de diretrizes sobre como os usuários comuns podem abordar esse problema, verificar se foram afetados e entender como proceder.
Além disso, parece que a GamersNexus, que trouxe à tona o problema da oxidação, terá uma atualização sobre a situação em breve.
Enquanto isso, os usuários que estão enfrentando problemas podem verificar
o tópico no Reddit onde os usuários afetados compartilham suas experiências com o serviço de atendimento ao consumidor da Intel.
Fonte:
TechPowerUP ,
PC Gamer ,
Tom's Hardware