Pela Lei brasileira o reembolso deve ser o valor da NF corrigidoNão pediram fotos e nem teste. Pediram apenas a nota fiscal. Estou no aguardo do retorno para aprovar ou não o RMA. Solicitei o reembolso que deve ser o valor da NF.
Pela Lei brasileira o reembolso deve ser o valor da NF corrigidoNão pediram fotos e nem teste. Pediram apenas a nota fiscal. Estou no aguardo do retorno para aprovar ou não o RMA. Solicitei o reembolso que deve ser o valor da NF.
Um detalhe importante... eu tive um 13700K por 3 meses também, além do 13900K, ambos em cases e configurações idênticas (MoBo, Cooler, GPU, etc) e posso garantir que os i7 esquentam mais que os i9, justamente pq o clock base dos i9 é mais baixo...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Será que essa atualização de BIOS da MSI para minha MoBo com o novo Microcode 0x125 já não seria a tão prometida pela Intel?
![]()
Engana-se... não estou divagando, estou afirmando, pois tive as duas lado a lado e em hardwares idênticos... inclusive, existem alguns reviews que mostram isso, dá uma procurada...
Não é, já tinha lhe respondido quanto a isso tem dois dias, essa é a atualização anterior, a do início de Julho (microcódigo 0x125), a MSI que está atrasada mesmo :vSerá que essa atualização de BIOS da MSI para minha MoBo com o novo Microcode 0x125 já não seria a tão prometida pela Intel?
![]()
É o microcódigo 0x125, que corrige o eTVB e impede que o processador permaneça no modo turbo caso passe do limite térmico estipulado. Junto disso o perfil "Baseline" passa a ser chamado de "Deafult" e... só. Algumas AIBs aproveitaram para mudar alguns valores (como a ASUS) para trazer maior estabilidade em troca de desempenho, mas não sei o que a MSI fez além do que a Intel obrigou, então não espere uma melhora muito grande, se seu CPU não está dentro dos instáveis então você não sentirá diferença (talvez temperaturas menores), mas é bom atualizarHj saiu uma atualização de BIOS para minha MoBo com a descrição de melhorias e estabilidade da CPU![]()
Os links do BIOS foram compartilhados pela equipe de placas-mãe da ASUS e pelo overclocker SAFEDISK.ROG MAXIMUS/STRIX/PROART/AYW Série Z790 Beta Bios 2503/1503
não use arquivo cmo antigo
- Atualizar microcódigo para 129 para problema de instabilidade da Intel
- Melhore o desempenho do sistema
Atualiza a bios, configura pra usar os limites padrões da intel e roda em "stock" dessa forma. Assim não deve ter problema de estragar (em tese) e vc pode analisar se a bronca foi config sua ou se a CPU já tá indo pro buraco.amigos, tenho o 14700k. a principio estou com undervolt offset cerca de -0.160 e clock diminuido em 100mhz (5.4ghz).a temperatura está sob controle, a voltagem varia de 0.65 a 1.41 durante o uso. porém acredito que tenha algo errado com voltagem/clock ou algum problema relacionado a esses defeitos do raptor lake. jogos leves rodam sem problema(consumindo em torno de 80 a 110w), porém fui jogar sons os the forest mais pesado, no ultra(consumindo um pouco mais, de 100 a 130w), e o jogo após 1 a 5 minutos simplesmente crasha pro desktop, aparece um retangulo tipo de erro no meio da tela mas some em milisegundos , nem da tempo de ver se tem algo escrito. tentei diminuir o undervolt e aumentar a voltagem pra ver se era essa instabilidade, mas nao resolveu. acredito que 1.4v seriam suficientes pra rodar a 5.4ghz.
aí setei na bios a IA VR VOLTAGE LIMIT em 1.4v como vi em alguns tutoriais, porém baixou o clock pra 5.2ghz, mas a principio nao travou mais.
o que vcs acham que seria o problema? defeito mesmo dos raptors ou instabilidade de undervolt? porque em stock nao tenho como usar, voltagem bate 1.5v facil, nao vou deixar essa loucura ai.
ta atualizada já com a correção do eTVB, a bios da asus b660m lançada em julho. ta nas intel default já. porem troquei o microcode pro antigo x104 pra usar o undervolt. será que esse microcode antigo pode causar esses problemas? já limitei o PL1 125w e PL2 em 253w, mas acredito que isso nao interfere pois raramente uso mais que 150w.Atualiza a bios, configura pra usar os limites padrões da intel e roda em "stock" dessa forma. Assim não deve ter problema de estragar (em tese) e vc pode analisar se a bronca foi config sua ou se a CPU já tá indo pro buraco.
Eu não baixaria essas atualizações, melhor esperar lançar.ASUS lança BIOS Z790 com atualização de microcódigo para problema de instabilidade do Raptor Lake.
ASUS lança novo BIOS para placas-mãe Z790 visando preocupações com instabilidade de CPU Intel
O novo BIOS diz conter a atualização de microcódigo esperada.
![]()
Os revisores de tecnologia agora devem estar se preparando para testar a nova versão do microcódigo "129". A Intel prometeu lançar a atualização do microcódigo em meados de agosto, com foco em abordar a instabilidade nos processadores Core "Raptor Lake" de 13ª e 14ª geração. Espera-se que a atualização não afete o Turbo Boost ou o overclocking. No entanto, isso precisará ser verificado, e estamos ansiosos para ver como o microcódigo funciona e se ele resolve os problemas para processadores potencialmente afetados.
Deve-se notar, no entanto, que a atualização não consertará CPUs já degradadas que foram expostas a tensões elevadas e já estão mostrando sintomas de instabilidade. Tais processadores precisarão ser devolvidos à Intel para substituição.
O novo BIOS ainda está em BETA e atualmente cobre apenas a série Z790. A ASUS também afirma que ele melhora o desempenho do sistema, embora não tenha fornecido detalhes específicos.
Os links do BIOS foram compartilhados pela equipe de placas-mãe da ASUS e pelo overclocker SAFEDISK.
Atualização do BIOS da ASUS Z790 com microcódigo 129 para instabilidade do Intel Raptor Lake:
Observe que os links fornecidos são oferecidos como estão, e os usuários devem estar cientes dos riscos potenciais associados às atualizações do BIOS. É recomendável consultar o manual da placa-mãe para o procedimento correto de atualização do BIOS.
- ROG MAXIMUS Z790 HERO Beta Bios 2503
- ROG MAXIMUS Z790 DARK HERO Beta Bios 1503
- ROG MAXIMUS Z790 HERO BTF Beta Bios 1503
- ROG MAXIMUS Z790 HERO EVA-02 EDIÇÃO Beta Bios 2503
- ROG MAXIMUS Z790 APEX Beta Bios 2503
- ROG MAXIMUS Z790 APEX ENCORE Beta Bios 1503
- ROG MAXIMUS Z790 FÓRMULA Beta Bios 1503
- ROG MAXIMUS Z790 EXTREME Beta Bios 2503
- ROG STRIX Z790-A GAMING WIFI Beta Bios 2503
- ROG STRIX Z790-A GAMING WIFI D4 Beta Bios 2503
- ROG STRIX Z790-A GAMING WIFI II Beta Bios 1503
- ROG STRIX Z790-A GAMING WIFI S Beta Bios 1503
- ROG STRIX Z790-E GAMING WIFI Beta Bios 2503
- ROG STRIX Z790-E GAMING WIFI II Beta Bios 1503
- ROG STRIX Z790-F GAMING WIFI Beta Bios 2503
- ROG STRIX Z790-F GAMING WIFI II Beta Bios 1503
- ROG STRIX Z790-H GAMING WIFI Beta Bios 2503
- ROG STRIX Z790-I GAMING WIFI Beta Bios 2503
- ProArt Z790-CREATOR WIFI Beta Bios 2503
- Z790-AYW OC WIFI Beta Bios 1662
Fonte: ASUS
Eu não baixaria essas atualizações, melhor esperar lançar.
amigos, tenho o 14700k. a principio estou com undervolt offset cerca de -0.160 e clock diminuido em 100mhz (5.4ghz).a temperatura está sob controle, a voltagem varia de 0.65 a 1.41 durante o uso. porém acredito que tenha algo errado com voltagem/clock ou algum problema relacionado a esses defeitos do raptor lake. jogos leves rodam sem problema(consumindo em torno de 80 a 110w), porém fui jogar sons os the forest mais pesado, no ultra(consumindo um pouco mais, de 100 a 130w), e o jogo após 1 a 5 minutos simplesmente crasha pro desktop, aparece um retangulo tipo de erro no meio da tela mas some em milisegundos , nem da tempo de ver se tem algo escrito. tentei diminuir o undervolt e aumentar a voltagem pra ver se era essa instabilidade, mas nao resolveu. acredito que 1.4v seriam suficientes pra rodar a 5.4ghz.
aí setei na bios a IA VR VOLTAGE LIMIT em 1.4v como vi em alguns tutoriais, porém baixou o clock pra 5.2ghz, mas a principio nao travou mais.
o que vcs acham que seria o problema? defeito mesmo dos raptors ou instabilidade de undervolt? porque em stock nao tenho como usar, voltagem bate 1.5v facil, nao vou deixar essa loucura ai. teria alguma config que nao passasse de 1.4v mantendo os 5.4ghz estavel ?
As atualizações de BIOS estão no Google Drive e foram divulgadas por um usuário da comunidade.Lançar o que?
mas se deixar em stock a voltagem padrao vai pra mais de 1.5v. esquenta bem mais e deve prejudicar a vida util. vc usa o 14700k? quais voltagens ?provavelmente seu problema eh o undervolt, aqui quando eu tento usar o minimo de undervolt ja comeca a dar problema (minha placa mae eh a b760f) . Se voce nao faz uso intenso da cpu deixe tudo em stock mesmo.
Acredito que não terá problemas com essa atualização mas se quiser esperar em breve vai esta disponível no próprio site.Eu não baixaria essas atualizações, melhor esperar lançar.
Tenho a mesma CPU , em uma Z790 Gaming X, 5.4 está 1.29 vcore , 5.3 1.25 vcore, acredito que falta vc peneirar mais a BIOS, a 5.5 fica ruim aqui 1.4 próximo , quente demais. A 5.4 é excelente essa CPU .amigos, tenho o 14700k. a principio estou com undervolt offset cerca de -0.160 e clock diminuido em 100mhz (5.4ghz).a temperatura está sob controle, a voltagem varia de 0.65 a 1.41 durante o uso. porém acredito que tenha algo errado com voltagem/clock ou algum problema relacionado a esses defeitos do raptor lake. jogos leves rodam sem problema(consumindo em torno de 80 a 110w), porém fui jogar sons os the forest mais pesado, no ultra(consumindo um pouco mais, de 100 a 130w), e o jogo após 1 a 5 minutos simplesmente crasha pro desktop, aparece um retangulo tipo de erro no meio da tela mas some em milisegundos , nem da tempo de ver se tem algo escrito. tentei diminuir o undervolt e aumentar a voltagem pra ver se era essa instabilidade, mas nao resolveu. acredito que 1.4v seriam suficientes pra rodar a 5.4ghz.
o que vcs acham que seria o problema? defeito mesmo dos raptors ou instabilidade de undervolt? porque em stock nao tenho como usar, voltagem bate 1.5v facil, nao vou deixar essa loucura ai. teria alguma config que nao passasse de 1.4v mantendo os 5.4ghz estavel ?
mas se deixar em stock a voltagem padrao vai pra mais de 1.5v. esquenta bem mais e deve prejudicar a vida util. vc usa o 14700k? quais voltagens ?
quais alterações vc fez pra chegar nessa voltagem?Tenho a mesma CPU , em uma Z790 Gaming X, 5.4 está 1.29 vcore , 5.3 1.25 vcore, acredito que falta vc peneirar mais a BIOS, a 5.5 fica ruim aqui 1.4 próximo , quente demais. A 5.4 é excelente essa CPU .
qual voltagem atinge em medium - high load ? a vida util me refiro a esse possivel problema com os Raptor lake. de repente dura apenas 6 meses.sim tenho o 14700k com uma b760f strix, uso tudo stock, esse processador realmente eh quente. Questao de vida util, eu n me preocuparia com isso, provavelmente daqui a 5,6 anos vc ja estara com outro pc.
Errado.As atualizações de BIOS estão no Google Drive e foram divulgadas por um usuário da comunidade.
qual voltagem atinge em medium - high load ? a vida util me refiro a esse possivel problema com os Raptor lake. de repente dura apenas 6 meses.
Qual voltagem que fica em jogos que usam UE5? Tava testando um 14600K aqui e tava ficando em 1.49V com picos perto de 1.6V em jogos que usam UE5, e levemente mais baixo cerca de 1.46V com picos de 1.54V em jogos que usam Unity/UE4.1.35 1.40 por ai, usando a ultima atualizacao de bios com o microcode 0x125.
Como vc esta usando o microcode antigo pode ser que consiga voltagens mais altas.
Qual voltagem que fica em jogos que usam UE5? Tava testando um 14600K aqui e tava ficando em 1.49V com picos perto de 1.6V em jogos que usam UE5, e levemente mais baixo cerca de 1.46V com picos de 1.54V em jogos que usam Unity/UE4.
Outras coisas tipo Cinebench, x265, Blender fica bem mais baixo, tipo 1.2V~1.35V, por mais que em alguns desses ainda tem picos perto dos 1.5V.