[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Não pediram fotos e nem teste. Pediram apenas a nota fiscal. Estou no aguardo do retorno para aprovar ou não o RMA. Solicitei o reembolso que deve ser o valor da NF.
Pela Lei brasileira o reembolso deve ser o valor da NF corrigido

Um detalhe importante... eu tive um 13700K por 3 meses também, além do 13900K, ambos em cases e configurações idênticas (MoBo, Cooler, GPU, etc) e posso garantir que os i7 esquentam mais que os i9, justamente pq o clock base dos i9 é mais baixo...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Será que essa atualização de BIOS da MSI para minha MoBo com o novo Microcode 0x125 já não seria a tão prometida pela Intel?
HQ18sZQ.png

no

Engana-se... não estou divagando, estou afirmando, pois tive as duas lado a lado e em hardwares idênticos... inclusive, existem alguns reviews que mostram isso, dá uma procurada...
Em full load ambas as CPUs rompem os 100 graus, porém a diferença entre ambas é de apenas 1 grau, para ser honesto... agora se liberar o power limit, aí a coisa degringola de vez kkkk
Na mesma configuração o 14700K também é mais esquentado que o 14900K...

cpu-temperature-blender.png

MSI lança atualização do BIOS para instabilidade do processador Intel Core de 14ª e 13ª geração para desktop

kGPf5qW.jpeg

Em relação à instabilidade dos processadores Intel® Core™ de 14ª/13ª geração para desktop, a MSI lançará o BIOS mais recente das placas-mãe Intel séries 700 e 600 e dos PCs de mesa de 14ª/13ª geração com microcódigo 0x129 para mitigar a instabilidade.

O primeiro lote de modelos de lançamento de BIOS são MEG Z790 GODLIKE MAX, MEG Z790 ACE MAX, MPG Z790 CARBON MAX WIFI II, MPG Z790 CARBON WIFI, MAG Z790 TOMAHAWK MAX WIFI e Z790MPOWER. Todos os BIOS das placas-mãe Intel séries 700 e 600 e PCs de mesa de 14ª/13ª geração serão lançados em breve nas próximas semanas até o final de agosto. A MSI continuará atualizando nossos usuários sobre as últimas notícias. Siga os canais oficiais da MSI e verifique as páginas de produtos para as últimas atualizações do BIOS.

AJLxlnv.png

Será que essa atualização de BIOS da MSI para minha MoBo com o novo Microcode 0x125 já não seria a tão prometida pela Intel?
HQ18sZQ.png
Não é, já tinha lhe respondido quanto a isso tem dois dias, essa é a atualização anterior, a do início de Julho (microcódigo 0x125), a MSI que está atrasada mesmo :v
Hj saiu uma atualização de BIOS para minha MoBo com a descrição de melhorias e estabilidade da CPU
É o microcódigo 0x125, que corrige o eTVB e impede que o processador permaneça no modo turbo caso passe do limite térmico estipulado. Junto disso o perfil "Baseline" passa a ser chamado de "Deafult" e... só. Algumas AIBs aproveitaram para mudar alguns valores (como a ASUS) para trazer maior estabilidade em troca de desempenho, mas não sei o que a MSI fez além do que a Intel obrigou, então não espere uma melhora muito grande, se seu CPU não está dentro dos instáveis então você não sentirá diferença (talvez temperaturas menores), mas é bom atualizar ;)

---
Falando na MSI, ela (e a ASUS) acabaram de lançar o microcódigo 0x129 que visa otimizar o funcionamento, como o @Cata acabou de mostrar logo acima (e abaixo). Ninguém sabe ao certo se esta é a correção prometida pela Intel (pois ela falou que iria disponibilizar na metade deste mês, e não no final do mês passado), mas já tem pessoas testando e dizendo que tem perdas (tanto em ST quanto em MT, mas pouco em ambos), e que também com esse fix não se consegue ficar no turbo de 5.8GHz (no caso do 13900KF), mas a tensão realmente reduziu (nada muito grande, no entanto).

Agora é esperar mais testes, estão começando a aparecer videos no QQ, threads em foruns chineses e daqui a pouco chegam pessoas comentando no reddit.

ASUS lança BIOS Z790 com atualização de microcódigo para problema de instabilidade do Raptor Lake.

ASUS lança novo BIOS para placas-mãe Z790 visando preocupações com instabilidade de CPU Intel
O novo BIOS diz conter a atualização de microcódigo esperada.

QvnEbmP.png

Os revisores de tecnologia agora devem estar se preparando para testar a nova versão do microcódigo "129". A Intel prometeu lançar a atualização do microcódigo em meados de agosto, com foco em abordar a instabilidade nos processadores Core "Raptor Lake" de 13ª e 14ª geração. Espera-se que a atualização não afete o Turbo Boost ou o overclocking. No entanto, isso precisará ser verificado, e estamos ansiosos para ver como o microcódigo funciona e se ele resolve os problemas para processadores potencialmente afetados.

Deve-se notar, no entanto, que a atualização não consertará CPUs já degradadas que foram expostas a tensões elevadas e já estão mostrando sintomas de instabilidade. Tais processadores precisarão ser devolvidos à Intel para substituição.

O novo BIOS ainda está em BETA e atualmente cobre apenas a série Z790. A ASUS também afirma que ele melhora o desempenho do sistema, embora não tenha fornecido detalhes específicos.

ROG MAXIMUS/STRIX/PROART/AYW Série Z790 Beta Bios 2503/1503
  • Atualizar microcódigo para 129 para problema de instabilidade da Intel
  • Melhore o desempenho do sistema
não use arquivo cmo antigo
Os links do BIOS foram compartilhados pela equipe de placas-mãe da ASUS e pelo overclocker SAFEDISK.

Atualização do BIOS da ASUS Z790 com microcódigo 129 para instabilidade do Intel Raptor Lake:​

Observe que os links fornecidos são oferecidos como estão, e os usuários devem estar cientes dos riscos potenciais associados às atualizações do BIOS. É recomendável consultar o manual da placa-mãe para o procedimento correto de atualização do BIOS.

Fonte: ASUS

amigos, tenho o 14700k. a principio estou com undervolt offset cerca de -0.160 e clock diminuido em 100mhz (5.4ghz).a temperatura está sob controle, a voltagem varia de 0.65 a 1.41 durante o uso. porém acredito que tenha algo errado com voltagem/clock ou algum problema relacionado a esses defeitos do raptor lake. jogos leves rodam sem problema(consumindo em torno de 80 a 110w), porém fui jogar sons os the forest mais pesado, no ultra(consumindo um pouco mais, de 100 a 130w), e o jogo após 1 a 5 minutos simplesmente crasha pro desktop, aparece um retangulo tipo de erro no meio da tela mas some em milisegundos , nem da tempo de ver se tem algo escrito. tentei diminuir o undervolt e aumentar a voltagem pra ver se era essa instabilidade, mas nao resolveu. acredito que 1.4v seriam suficientes pra rodar a 5.4ghz.
aí setei na bios a IA VR VOLTAGE LIMIT em 1.4v como vi em alguns tutoriais, porém baixou o clock pra 5.2ghz, mas a principio nao travou mais.
o que vcs acham que seria o problema? defeito mesmo dos raptors ou instabilidade de undervolt? porque em stock nao tenho como usar, voltagem bate 1.5v facil, nao vou deixar essa loucura ai. teria alguma config que nao passasse de 1.4v mantendo os 5.4ghz estavel ?

amigos, tenho o 14700k. a principio estou com undervolt offset cerca de -0.160 e clock diminuido em 100mhz (5.4ghz).a temperatura está sob controle, a voltagem varia de 0.65 a 1.41 durante o uso. porém acredito que tenha algo errado com voltagem/clock ou algum problema relacionado a esses defeitos do raptor lake. jogos leves rodam sem problema(consumindo em torno de 80 a 110w), porém fui jogar sons os the forest mais pesado, no ultra(consumindo um pouco mais, de 100 a 130w), e o jogo após 1 a 5 minutos simplesmente crasha pro desktop, aparece um retangulo tipo de erro no meio da tela mas some em milisegundos , nem da tempo de ver se tem algo escrito. tentei diminuir o undervolt e aumentar a voltagem pra ver se era essa instabilidade, mas nao resolveu. acredito que 1.4v seriam suficientes pra rodar a 5.4ghz.
aí setei na bios a IA VR VOLTAGE LIMIT em 1.4v como vi em alguns tutoriais, porém baixou o clock pra 5.2ghz, mas a principio nao travou mais.
o que vcs acham que seria o problema? defeito mesmo dos raptors ou instabilidade de undervolt? porque em stock nao tenho como usar, voltagem bate 1.5v facil, nao vou deixar essa loucura ai.
Atualiza a bios, configura pra usar os limites padrões da intel e roda em "stock" dessa forma. Assim não deve ter problema de estragar (em tese) e vc pode analisar se a bronca foi config sua ou se a CPU já tá indo pro buraco.

Atualiza a bios, configura pra usar os limites padrões da intel e roda em "stock" dessa forma. Assim não deve ter problema de estragar (em tese) e vc pode analisar se a bronca foi config sua ou se a CPU já tá indo pro buraco.
ta atualizada já com a correção do eTVB, a bios da asus b660m lançada em julho. ta nas intel default já. porem troquei o microcode pro antigo x104 pra usar o undervolt. será que esse microcode antigo pode causar esses problemas? já limitei o PL1 125w e PL2 em 253w, mas acredito que isso nao interfere pois raramente uso mais que 150w.

Última edição:
O Jaykihn deixou suas opiniões quanto a esse microcódigo (0x129), e sua tradução da apresentação da Intel que diz que não haverá perdas de desempenho:

Para quem quiser ler o textão dele, segue o link em spoiler porque ele colocou como imagem (para não pagar premium no twitter xD

Mas para quem não quiser ler isso tudo, basicamente ele diz que a Intel prometeu manter o clock turbo (TB2, no caso) e a "overclockabilidade" de seus processadores, mas isso não significa que o rendimento será o mesmo (no TB3 e TVB), e nem que a capacidade de OC será a mesma, até porque o VID foi forçadamente limitado para 1.55V nesse microcódigo, algo bem menor que os 1.72V do microcódigo anterior. Logo alguns processadores podem apresentar mais instabilidade, tudo dependerá da qualidade do chip e se ele já sofreu alguma degradação, mas na gigante maioria dos casos, essa atualização fará seu papel. O Jaykihn conclui dizendo que isso ainda não é a correção definitiva que esperamos e apenas alivia o problema, mas é um passo positivo e necessário para se chegar lá.

ASUS lança BIOS Z790 com atualização de microcódigo para problema de instabilidade do Raptor Lake.

ASUS lança novo BIOS para placas-mãe Z790 visando preocupações com instabilidade de CPU Intel
O novo BIOS diz conter a atualização de microcódigo esperada.

QvnEbmP.png

Os revisores de tecnologia agora devem estar se preparando para testar a nova versão do microcódigo "129". A Intel prometeu lançar a atualização do microcódigo em meados de agosto, com foco em abordar a instabilidade nos processadores Core "Raptor Lake" de 13ª e 14ª geração. Espera-se que a atualização não afete o Turbo Boost ou o overclocking. No entanto, isso precisará ser verificado, e estamos ansiosos para ver como o microcódigo funciona e se ele resolve os problemas para processadores potencialmente afetados.

Deve-se notar, no entanto, que a atualização não consertará CPUs já degradadas que foram expostas a tensões elevadas e já estão mostrando sintomas de instabilidade. Tais processadores precisarão ser devolvidos à Intel para substituição.

O novo BIOS ainda está em BETA e atualmente cobre apenas a série Z790. A ASUS também afirma que ele melhora o desempenho do sistema, embora não tenha fornecido detalhes específicos.

Os links do BIOS foram compartilhados pela equipe de placas-mãe da ASUS e pelo overclocker SAFEDISK.

Atualização do BIOS da ASUS Z790 com microcódigo 129 para instabilidade do Intel Raptor Lake:​

Observe que os links fornecidos são oferecidos como estão, e os usuários devem estar cientes dos riscos potenciais associados às atualizações do BIOS. É recomendável consultar o manual da placa-mãe para o procedimento correto de atualização do BIOS.

Fonte: ASUS
Eu não baixaria essas atualizações, melhor esperar lançar.

o que vcs acham que seria o problema? defeito mesmo dos raptors ou instabilidade de undervolt? porque em stock nao tenho como usar, voltagem bate 1.5v facil, nao vou deixar essa loucura ai. teria alguma config que nao passasse de 1.4v mantendo os 5.4ghz estavel ?

provavelmente seu problema eh o undervolt, aqui quando eu tento usar o minimo de undervolt ja comeca a dar problema (minha placa mae eh a b760f) . Se voce nao faz uso intenso da cpu deixe tudo em stock mesmo.

provavelmente seu problema eh o undervolt, aqui quando eu tento usar o minimo de undervolt ja comeca a dar problema (minha placa mae eh a b760f) . Se voce nao faz uso intenso da cpu deixe tudo em stock mesmo.
mas se deixar em stock a voltagem padrao vai pra mais de 1.5v. esquenta bem mais e deve prejudicar a vida util. vc usa o 14700k? quais voltagens ?

O phoda é que esse update de microcódigo vai primeiro chegar nas MOBOS tops.
Nos modelos intermediários e básicos pode esperar mais uns 2~3 meses ai tranquilamente...

Quem pediu RMA e vier a receber uma CPU nova, seria melhor instalar apenas quando tiver certeza que a MOBO tem a nova BIOS disponível e evitar mais dor de cabeça 😑

Tenho a mesma CPU , em uma Z790 Gaming X, 5.4 está 1.29 vcore , 5.3 1.25 vcore, acredito que falta vc peneirar mais a BIOS, a 5.5 fica ruim aqui 1.4 próximo , quente demais. A 5.4 é excelente essa CPU .

CPU Intel Core i9-14901KE Raptor Lake P-Core supera o i9-12900K no Geekbench.

Série Core 14001E: somente núcleos de desempenho permitidos
O primeiro dos novos processadores acaba de ser visto no Geekbench.

W4BQsuM.png

A Intel introduziu discretamente uma nova série de processadores chamada E-Series, que são projetados especificamente para sistemas embarcados em vez de jogos. O carro-chefe desta série é o Core i9-14901E, que oferece 8 núcleos de desempenho e nenhum núcleo eficiente , distinguindo-o de outros modelos Raptor Lake.

O Core i9-14901E se destaca com uma velocidade de clock base de 3,8 GHz, 600 MHz maior que o Core i9-14900K. No entanto, ele tem um turbo clock ligeiramente menor de 5,8 GHz em comparação com os 6,0 GHz do 14900K. O TDP permanece o mesmo em 125 W, mas isso se aplica apenas a este SKU específico, que é o único modelo da série K na linha Raptor Lake embarcada.

Nos testes do Geekbench, o 14901E marcou 3018 pontos em desempenho single-core e 16308 pontos em desempenho multi-core . A pontuação single-core o posiciona no topo do ranking atual , logo atrás do 14900KF e à frente do 14700KF. Em desempenho multi-core, ele fica entre o 12900K e o 13700K, ambos com 16 núcleos.

ItFVPxc.png

O PC que roda o processador Intel Core i9-14901E é identificado como um CloudSky Server. A CloudSky parece ser uma empresa que oferece servidores GPU para jogadores, com serviços que provavelmente incluem hospedagem de jogos como Minecraft. O sistema em questão é relatado como tendo 128 GB de RAM.

Fonte: Geekbench via @BenchLeaks

mas se deixar em stock a voltagem padrao vai pra mais de 1.5v. esquenta bem mais e deve prejudicar a vida util. vc usa o 14700k? quais voltagens ?

sim tenho o 14700k com uma b760f strix, uso tudo stock, esse processador realmente eh quente. Questao de vida util, eu n me preocuparia com isso, provavelmente daqui a 5,6 anos vc ja estara com outro pc.

Tenho a mesma CPU , em uma Z790 Gaming X, 5.4 está 1.29 vcore , 5.3 1.25 vcore, acredito que falta vc peneirar mais a BIOS, a 5.5 fica ruim aqui 1.4 próximo , quente demais. A 5.4 é excelente essa CPU .
quais alterações vc fez pra chegar nessa voltagem?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

sim tenho o 14700k com uma b760f strix, uso tudo stock, esse processador realmente eh quente. Questao de vida util, eu n me preocuparia com isso, provavelmente daqui a 5,6 anos vc ja estara com outro pc.
qual voltagem atinge em medium - high load ? a vida util me refiro a esse possivel problema com os Raptor lake. de repente dura apenas 6 meses.

As atualizações de BIOS estão no Google Drive e foram divulgadas por um usuário da comunidade.
Errado.

As atualizações beta de diversas mb msi liberadas no onedrive, são publicadas pela propria statff do forum da msi oficial.
Link

Ja sobre questões de segurança ao utiliza-las, é de total responsabilidade de cada usuario. Mas é assim que msi faz com bios "early acess" há algum tempo...

qual voltagem atinge em medium - high load ? a vida util me refiro a esse possivel problema com os Raptor lake. de repente dura apenas 6 meses.

1.35 1.40 por ai, usando a ultima atualizacao de bios com o microcode 0x125.

Como vc esta usando o microcode antigo pode ser que consiga voltagens mais altas.

1.35 1.40 por ai, usando a ultima atualizacao de bios com o microcode 0x125.

Como vc esta usando o microcode antigo pode ser que consiga voltagens mais altas.
Qual voltagem que fica em jogos que usam UE5? Tava testando um 14600K aqui e tava ficando em 1.49V com picos perto de 1.6V em jogos que usam UE5, e levemente mais baixo cerca de 1.46V com picos de 1.54V em jogos que usam Unity/UE4.
Outras coisas tipo Cinebench, x265, Blender fica bem mais baixo, tipo 1.2V~1.35V, por mais que em alguns desses ainda tem picos perto dos 1.5V.

Última edição:
Qual voltagem que fica em jogos que usam UE5? Tava testando um 14600K aqui e tava ficando em 1.49V com picos perto de 1.6V em jogos que usam UE5, e levemente mais baixo cerca de 1.46V com picos de 1.54V em jogos que usam Unity/UE4.
Outras coisas tipo Cinebench, x265, Blender fica bem mais baixo, tipo 1.2V~1.35V, por mais que em alguns desses ainda tem picos perto dos 1.5V.

Meu c@aralho........

Aqui mesmo se eu setar vcore em auto, mantendo o OC a 5.7 nunca excede 1.43v nos picos de consumo de R24/y-cruncher....

Nos games com unity se mantem igual.

Users who are viewing this thread

Voltar