[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
O pior que pode acontecer, é a Intel simplesmente negar a garantia.

Estamos falando de uma empresa multibilionária, então eles que arquem com as consequências dos próprios erros.
Não conheço a garantia da Intel, você tem que enviar o processador para eles e eles testam na base?
Se for assim, que trabalho

Não conheço a garantia da Intel, você tem que enviar o processador para eles e eles testam na base?
Se for assim, que trabalho

Se você acha isso trabalhoso, então imagina um CPU com soquete PGA (aqueles que tem pinos no CPU).

CPU da Intel usa o esquema LGA há mais de 1 década, então é mais fácil mandar pra garantia.

Só que minha dúvida, os caras não estão tendo problema com processador e ainda estão solicitando garantia, isso não seria ser mau-caráter da pessoa?

sim é, e vai acontecer pior, tipo nego pede garantia sabendo que não existe problema algum, a Intel se nega, o cara recebe de volta a CPU, e vão acusar a marca de tudo quanto é coisa.

O máximo que as fabricantes de CPU podem fazer, é liberar uma documentação sobre como funciona a ISA e sobre como funcionam os detalhes importantes da microarquitetura, para fins de otimização e implementação de código.
Não, fabricantes assim tem um acesso maior e parceria com a Microsoft. Claro que não dá pra elas só lerem todo o código e terem acesso feito no Linux, mas tá pra colaborarem muito bem, como já tem sido feito nos últimos anos.

Eu posso estar enganado, dado que meu conhecimento sobre CPUs é muito limitado, mas eu acredito que possa talvez ser possível rodar o AVX-512 em um hardware com AVX2 via microcódigo, onde o microcódigo traduziria hipoteticamente a instrução AVX512 para micro operações relacionadas ao AVX2.

Eu gostaria de ter conhecimento de programação baixo nível para testar esta hipótese, mas como sabemos, eu não sou ninja.

Se o microcódigo for ineficaz para este meio, ainda existe a opção de emulação e a de recompilação do código-fonte (desde que o código seja portável).
Dá por microcodigo, porém fica muito lento. Exemplo recente disso foi a extensão BMI nos Zen/Zen+/Zen2 que era feita por microcodigo e muuuuuito lenta em comparação com a implementação por hw
Por emulação também dá, mas mais lento ainda.
Lembrando que AVX 512 não são só os registradores maiores, ele tem umas opções de mascarar esses registradores de forma bem diferente que facilita o uso se comparado com avx2.

Só que minha dúvida, os caras não estão tendo problema com processador e ainda estão solicitando garantia, isso não seria ser mau-caráter da pessoa?
O meu só vou solicitar garantia quando tiver um problema de verdade, por enquanto não tive nenhuma tela azul ou travamento.

Agora que o Ryzen 9000 flopou hard, acho que nem o "crashgate" vai impedir a Intel de meter a faca na geração Arrow Lake, inflacionando até o preço das gerações passadas, para alegria dos varejistas nacionais. Aí acrescente alta do dólar e taxação do Aliexpress, preços de CPU no Brasil vão atingir patamares nunca vistos.

Última edição:
O meu só vou solicitar garantia quando tiver um problema de verdade, por enquanto não tive nenhuma tela azul ou travamento.

Que sorte cara, o 13700F de um camarada meu não teve a mesma sorte...

Comentei num post anterior inclusive que havia feito alguns ajustes para tentar manter estável, mas os BSOD continuaram depois de algumas semanas, mesmo com os ajustes.
Ele partiu para o RMA, espero que não neguem kk

Última edição:
Joguei muito durante o inverno, mas quando chegou a primavera e descongelou tudo por aqui aqui deixei de jogar... nem sabia desses problemas.

Esse RMA da Intel vai enviar um processador novo livre de problemas ou ate o momento nem se sabe o que sera feito?

Levei tanto tempo pra fazer um upgrade e quando faco dou essa sorte... que maravilha : /

vc conseguiu fazer undervolt no seu 14700k? aqui tenho uma b760f strix e nao consigo baixar nem 0.01 que da crash no cinebench.

Que sorte cara, o 13700F de uma camarada meu não teve a mesma sorte...

Comentei num post anterior inclusive que havia feito alguns ajustes para tentar manter estável, mas os BSOD continuaram depois de algumas semanas, mesmo com os ajustes.
Ele partiu para o RMA, espero que não neguem kk
Ouvi falar que os lotes que foram afetados por problemas de oxidação, foram os fabricados em 2022 e no início de 2023, o meu foi fabricado nas últimas semanas de 2023.

O meu pretendo acionar apenas se apresentar problemas... caso contrário, vou tocar minha vida, até pq não dá pra ficar sem PC...

Intel diz que atualização do microcódigo Raptor Lake não afetará overclocking e desempenho, novas atualizações Arrow Lake/Battlemage.

Intel faz várias afirmações em evento da ASUS na China
Atualizações para Raptor Lake, Arrow Lake e Battlemage.

U0LsZvt.png

“小敌鸽” também conhecido como Little Pigeon é um blogueiro de tecnologia chinês que compartilhou algumas informações de primeira mão no passado. Essa pessoa foi convidada para o evento Intel x ASUS (que dizem ser uma reunião de troca interna) onde a empresa forneceu as últimas atualizações e essas informações foram resumidas pelo blogueiro.

O foco da conferência foi nas arquiteturas de CPU atuais e de próxima geração. A empresa forneceu uma atualização para a atualização de microcódigo que será publicada em breve para as séries Intel Core de 13ª e 14ª geração, conhecidas como Raptor Lake. A Intel está alegando que não haverá impacto nas capacidades de turbo boost, o que deve significar que os clocks devem ser mantidos. Abaixo está a tradução do slide acima:

Garantia de desempenho : as atualizações do BIOS não afetarão os recursos de frequência turbo e manterão a funcionalidade de overclock para CPUs da série K.
Garantia estendida : os usuários de processadores i5K/KF de 13ª/14ª geração e superiores receberão dois anos adicionais de garantia da Intel.
A empresa diz que o novo microcódigo não afetará o overclocking das CPUs desbloqueadas da série K. A Intel também reitera sua garantia de garantia estendida de 2 anos para CPUs que já foram formalmente declaradas anteriormente.

OSuWKxO.jpeg

Agora os detalhes suculentos são talvez ainda mais interessantes. O único problema com essas alegações é que não temos provas (slides) para apoiar o que foi supostamente dito. Então vamos apenas assumir que esta é uma interpretação do Pombo que compareceu ao evento e isto é o que foi aprendido:

Resumo do evento ASUS x Intel (tradução de 小敌鸽/Little Pigeon post)
  • Arrow Lake As CPUs de nova geração têm pelo menos 100 W a menos de consumo de energia, mantendo altas frequências. O processo atualizado elimina problemas anteriores de alta voltagem, garantindo estabilidade.
  • Os detalhes de desempenho da nova geração do Arrow Lake são confidenciais, mas espera-se que sejam impressionantes.
  • As atualizações do BIOS do Raptor Lake não afetarão as capacidades do turbo boost, atingindo o desempenho declarado pela Intel. As CPUs em caixa agora vêm com uma garantia estendida de cinco anos.
  • Battlemage A Intel lançará novas GPUs até o final do ano com melhorias significativas de desempenho.
  • As placas-mãe ASUS são altamente impressionantes, especialmente a próxima série AYW
Se esse resumo estiver correto, então há rumores de que a próxima série de CPUs da Intel oferecerá uma redução de 100 W no consumo de energia, evitando também problemas de alta voltagem e potenciais preocupações com estabilidade. Presumivelmente, essa é uma referência à carga de trabalho multithread.

Em relação aos gráficos, a arquitetura de GPU de próxima geração é esperada para o fim do ano, prometendo melhorias significativas de desempenho de acordo com o blogueiro. Várias fontes sugerem que a Intel pode lançar o Battlemage até o fim deste ano ou no começo do ano que vem, mas a Intel ainda não forneceu nenhuma atualização oficial.

O que a Intel confirmou, no entanto, é que o microcódigo Raptor Lake será lançado em meados de agosto. A série Arrow Lake deve estrear no evento Innovation em setembro.

Fonte:小敌鸽

Intel diz que atualização do microcódigo Raptor Lake não afetará overclocking e desempenho, novas atualizações Arrow Lake/Battlemage.

Intel faz várias afirmações em evento da ASUS na China
Atualizações para Raptor Lake, Arrow Lake e Battlemage.

U0LsZvt.png

“小敌鸽” também conhecido como Little Pigeon é um blogueiro de tecnologia chinês que compartilhou algumas informações de primeira mão no passado. Essa pessoa foi convidada para o evento Intel x ASUS (que dizem ser uma reunião de troca interna) onde a empresa forneceu as últimas atualizações e essas informações foram resumidas pelo blogueiro.

O foco da conferência foi nas arquiteturas de CPU atuais e de próxima geração. A empresa forneceu uma atualização para a atualização de microcódigo que será publicada em breve para as séries Intel Core de 13ª e 14ª geração, conhecidas como Raptor Lake. A Intel está alegando que não haverá impacto nas capacidades de turbo boost, o que deve significar que os clocks devem ser mantidos. Abaixo está a tradução do slide acima:

A empresa diz que o novo microcódigo não afetará o overclocking das CPUs desbloqueadas da série K. A Intel também reitera sua garantia de garantia estendida de 2 anos para CPUs que já foram formalmente declaradas anteriormente.

OSuWKxO.jpeg

Agora os detalhes suculentos são talvez ainda mais interessantes. O único problema com essas alegações é que não temos provas (slides) para apoiar o que foi supostamente dito. Então vamos apenas assumir que esta é uma interpretação do Pombo que compareceu ao evento e isto é o que foi aprendido:

Se esse resumo estiver correto, então há rumores de que a próxima série de CPUs da Intel oferecerá uma redução de 100 W no consumo de energia, evitando também problemas de alta voltagem e potenciais preocupações com estabilidade. Presumivelmente, essa é uma referência à carga de trabalho multithread.

Em relação aos gráficos, a arquitetura de GPU de próxima geração é esperada para o fim do ano, prometendo melhorias significativas de desempenho de acordo com o blogueiro. Várias fontes sugerem que a Intel pode lançar o Battlemage até o fim deste ano ou no começo do ano que vem, mas a Intel ainda não forneceu nenhuma atualização oficial.

O que a Intel confirmou, no entanto, é que o microcódigo Raptor Lake será lançado em meados de agosto. A série Arrow Lake deve estrear no evento Innovation em setembro.

Fonte:小敌鸽

Mais um remendinho de vele, só para não perder o costume...

Quando eu era criança, o pneu da minha BMX era todo remendado e continuava andando poxa, pega nada, é sussa... hehe

O meu pretendo acionar apenas se apresentar problemas... caso contrário, vou tocar minha vida, até pq não dá pra ficar sem PC...
Aqui também não posso ficar sem PC, caso aconteça algo tenho uma placa-mãe com i7-8700 guardado aqui em casa para emergências.

galera da uma ajuda ai, tentei fazer um undervolt ali no offset pelo XTU, mas fala q não da pq o undervolt protection ta ativado

fui na bios e desativei o mesmo e reiniciei o pc, agora o xtu fala q o meu pc é incompatível com o programa, e só volta a a funcionar se eu reativar o undervolt protection

alguém sabe oq pode ser ?

Eles não tem processadores em estoque para realizar a troca, principalmente os da geração 13, quem quiser a troca do processador, deverá esperar de 4 semanas ou mais ou escolher pelo reembolso.
Acho que a Intel não vai querer devolver o dinheiro para todo mundo, eles provavelmente irão trocar o processado

galera da uma ajuda ai, tentei fazer um undervolt ali no offset pelo XTU, mas fala q não da pq o undervolt protection ta ativado

fui na bios e desativei o mesmo e reiniciei o pc, agora o xtu fala q o meu pc é incompatível com o programa, e só volta a a funcionar se eu reativar o undervolt protection

alguém sabe oq pode ser ?
Já atualizei a BIOS?

Eles não tem processadores em estoque para realizar a troca, principalmente os da geração 13, quem quiser a troca do processador, deverá esperar de 4 semanas ou mais ou escolher pelo reembolso.
Também imagino que não tenham mais estoque de geração 13, mas geração 14 ainda devem ter... não seria o caso de oferecerem a troca de um 13 pelo equivalente na 14?

fiz um undevolt aqui no meu 14700kf

sempre usei ele assim

performance core ratio deixo no manual e limito em 5.2ghz (só uso pra jogos e isso basta e sobra)
load line deixo em 3
vrm voltage deixei em 1.26

o processador fica bem frio, mas bem frio mesmo

alguém recomenda mexer em mais alguma opção na bios ou só esse undervolt ta bom?

Um detalhe importante... eu tive um 13700K por 3 meses também, além do 13900K, ambos em cases e configurações idênticas (MoBo, Cooler, GPU, etc) e posso garantir que os i7 esquentam mais que os i9, justamente pq o clock base dos i9 é mais baixo...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só deixando claro, agora a garantia não só para quem apresentar problemas, e sim para todo dono de um processador Raptorlake B0 (aka, 13600K/14600K para cima), confirmando o rumor de que o Alderlake, e chips H0 da 13/14ª geração, estão isentos destes problemas (não que restassem dúvidas quanto a isso). Outro ponto positivo é que agora processadores de bandeja (Tray), ou não-BOX, também terão acesso a esses dois anos extras. Agora só falta a Intel nos dizer qual o real problema, além da oxidação, que está causando essas instabilidades e aceleração na degradação do chip :v
Será que essa atualização de BIOS da MSI para minha MoBo com o novo Microcode 0x125 já não seria a tão prometida pela Intel?
HQ18sZQ.png

Última edição:
Também imagino que não tenham mais estoque de geração 13, mas geração 14 ainda devem ter... não seria o caso de oferecerem a troca de um 13 pelo equivalente na 14?
Quando abri o RMA, eles não me deram essa opção.

Quando abri o RMA, eles não me deram essa opção.
Como foi?
Pediram para enviara alguma foto, vídeo?
Pediram para enviar o processador pra eles?
Já informaram se vão reembolsar o valor pago atualizado da NF?

Como foi?
Pediram para enviara alguma foto, vídeo?
Pediram para enviar o processador pra eles?
Já informaram se vão reembolsar o valor pago atualizado da NF?
Não pediram fotos e nem teste. Pediram apenas a nota fiscal. Estou no aguardo do retorno para aprovar ou não o RMA. Solicitei o reembolso que deve ser o valor da NF.

Não pediram fotos e nem teste. Pediram apenas a nota fiscal. Estou no aguardo do retorno para aprovar ou não o RMA. Solicitei o reembolso que deve ser o valor da NF.

como funciona o RMA da intel? serve para qualquer loja onde o procesador foi comprado? nota pode ta no nome de terceiros?

Users who are viewing this thread

Voltar