O brave por exemplo é um fork total do chrome com features adicionas por cima, que modificam isso de UI e coisas a mais mesmo. Creio que o Edge vá na mesma linha de ser um fork total ao invés de só usar o blink e v8 crus.O que eles compartilham é a engine de renderização de páginas (Blink) e o motor Javascript (V8), o restante é diferente, como a UI e as features envolvidas.
Dei uma pesquisada e desempenho de ambos é bem parelho, dependendo do site vc vê o chrome na frente em uma coisas, edge em outras, e alterna isso a depender do site.Ainda assim, é provável que eles modifiquem essas engines, pois o comportamento é diferente. Renderizar CSS no Chrome é muito mais rápido que no Edge, porém a performance JS é mais rápida no Edge.
Creio que diferença maior deve ser de config de build deles e não de código em si, até pq a MS contribuí bastante pro upstream do chromium.
Imaginei, mas interessante saber os específicos.O Edge roda no Linux, mas não com todas as features. Nem mesmo o Mica, componente da UI que dá o visual com blur, está disponível, isso é somente no Windows, pois o é um componente de sistema.
Se for bronca de CPU é complicado, pq pode ser a CPU dando algum erro quando submete a syscall pro driver de vídeo.em boa parte dos casos é culpa do driver de vídeo.
A migração do Edge pra ser oq é hoje foi bem recente, antes disso ele era bem ruinzinho mesmo, e aí o Chrome já era líder de mercado com folga.Hj o Edge é mau visto e paga o preço, por culpa do IE.
Ele atualmente é o segundo mais usado em desktops e tá até crescendo (lentamente), mas pra quem já usava o Chrome antes, principalmente se já tiver alguma integração no ecossistema, não vai ter motivo algum pra usar o Edge.