Intel Arrow Lake-S desbloqueou SKUs para apresentar perfis de desempenho “PL1” de até 250 W no Core Ultra 9 285K e Core Ultra 7 265K, 159 W para Ultra 5 245K.
A primeira onda de CPUs de desktop Arrow Lake-S "Core Ultra 200" da Intel incluiria um trio de SKUs desbloqueados da série K. Esses chips incluirão o Core Ultra 9 285K, o Core Ultra 7 265K e o Core Ultra 5 245K mas parece que a Intel criou algumas mudanças para os perfis de "Desempenho" desses chips.
Como sabemos, as CPUs de desktop da Intel vêm em três perfis de energia, o modo Baseline que define as potências e limites de energia para especificações padrão guiadas pela Intel, e um perfil "Performance" que ajusta o PL1 para corresponder ao limite do PL2 para maior desempenho, o que leva a maior consumo de energia. Há também um perfil "Extreme" que apresenta potência ainda maior, embora seja confinado a certos SKUs, como a série "KS".
Com suas CPUs Raptor Lake de 14ª e 13ª geração, a Intel implementou uma orientação rigorosa para seguir seu perfil "Baseline" para garantir a estabilidade que foi aplicada por todos os fornecedores de placas-mãe aos seus produtos com soquete LGA 1700. A empresa fez várias outras mudanças, como um novo BIOS e patches de microcódigo que atenuaram os problemas em grande medida , tanto que não estamos vendo tantos relatos de instabilidade quanto víamos antes, depois que os usuários aplicaram os novos patches.
Parece que a Intel também vai implementar perfis de "Desempenho" para suas CPUs de desktop Arrow Lake-S "Core Ultra 200". Conforme vazado por @Jaykihn , a Intel terá um perfil de "Desempenho" apresentado em quatro SKUs que incluem dois 8+16, um 8+12 e um 6+8 SKU. Esses são definitivamente o Core Ultra 9 285K (8+16), Core Ultra 7 265K (8+12), Core Ultra 5 245K (6+8) e uma variante KS do chip top.
Com o "Performance Profile", o TDP do PL1 será definido para o mesmo limite de potência do PL2 para cada chip respectivo. Isso significa que o KS, Core Ultra 9 285K e Core Ultra 7 265K estarão rodando em até 250W TDPs neste modo específico, enquanto o Core Ultra 5 245K estará rodando em 159W em seus perfis PL1/PL2.
Cada CPU Arrow Lake-S "Core Ultra 200" ainda manterá um perfil "Baseline" que será habilitado por padrão e os usuários que desejam desempenho extra podem optar pelo perfil "Performance" por meio do BIOS da placa-mãe. O chip KS opera a um TDP de 150 W em PL1 por padrão no perfil "Baseline".
Mais uma vez, esses perfis de "Desempenho" devem ser habilitados apenas por usuários que desejam desempenho extra, como o modo PBO da AMD, que estende o limite de energia para oferecer melhor desempenho. Espera-se que as CPUs de desktop Arrow Lake-S da Intel consumam até 100 W a menos de energia em comparação com o Raptor Lake, conforme relatórios anteriores .
As CPUs de desktop Arrow Lake-S "Core Ultra 200" da Intel devem ser lançadas em outubro deste ano, com estreia planejada para 10 de outubro e lançamento planejado para 17 de outubro . Tanto a Intel quanto a AMD estão em uma situação difícil com suas últimas ofertas de CPU, como Raptor Lake de 14/13ª geração e Ryzen 9000, então podemos esperar que o Arrow Lake não acabe sendo lançado em um estado tão bagunçado como os que vieram antes.