[TÓPICO DEDICADO] Intel Socket 1851 - Meteor Lake / Arrow Lake

Yep, devido aos CPUs serem tiled agr eles adotaram o IOSF pra ser a controladora de memória deles, e infelizmente é uma bela bomba. Penalidade de Latencia em processador MTL são tristeza

Sim, LP cores no SOC serão a norma agr pra aumentar a eficiência energetica em processos que gastam menos energia, a AMD vai adotar também a partir do Strix Halo(só que com implementação diferente) Unico problema é que 2 LP E-cores não são o suficiente então devem aumentar pra 4.

ARL-S ao que parece vai usar o SOC tile dos MTL-S que foram cancelados no Desktop, ao que parece a versão do Desktop não tem os LP E-cores que os SOC mobile tem, Plano da Intel é de Reutilizar os SOC tile em diferentes produtos tipo a AMD faz com seus IO dies.

Sim o EMIB e os Interposer conectam os tiles na questão do Empacotamento , mas quem é responsável pela conexão e comunicação entre eles é o IOSF.
O lançamento de desktop parece ser triste, mas tenho esperança que a próxima gen pra mobile seja bem legal em termos de eficiência e raw perf.
 
O lançamento de desktop parece ser triste, mas tenho esperança que a próxima gen pra mobile seja bem legal em termos de eficiência e raw perf.
Pior que no Mobile a Intel possui os LNL, que parecem ser bom(olho na bateria), o problema mais é nos ARL msm.
Parece que a Performance do Lion Cove em St não consegue compensar a regressão do design, os Skymont pelo menos parece ser um grande pulo tho.
 
Última edição:
CPUs Intel Arrow Lake-S e Arrow Lake-HX identificadas: Variantes de 6, 14, 16 e 24 núcleos para desktops e laptops

"[...] A seguir está a gama completa de chips que vazaram:
- Arrow Lake-S (LGA-1851) 24 núcleos (8P+16E) = 3,6 GHz / 36 MB de cache L3
- Arrow Lake-S (LGA-1851) 14 núcleos (6P+8E) = 2,8 GHz / 24 MB de cache L3
- Arrow Lake-S (LGA-1851) 6 núcleos (6P+0E) = 2,8 GHz / 18 MB de cache L3
- Arrow Lake-HX (FCBGA) 16 núcleos (8P+8E) = 2,9 GHz / 30 MB de cache L3
- Arrow Lake-HX (FCBGA) 14 núcleos (6P+8E) = 3,0 GHz / 24 MB de cache L3"


Vale constar que esses clocks listados são o base, o turbo há quem diga que chega a 5.5GHz no i9 mais forte. Outro detalhe é que possivelmente existirá um chip de 20 núcleos (8P+12E) e outro de 10 núcleos (6P+4E), e que não teremos a linha "Core Ultra 3", mas novamente nada de concreto. Por fim, nada de HT/SMT como todos já estão cansados de saber.
 
CPUs Intel Arrow Lake-S e Arrow Lake-HX identificadas: Variantes de 6, 14, 16 e 24 núcleos para desktops e laptops

"[...] A seguir está a gama completa de chips que vazaram:
- Arrow Lake-S (LGA-1851) 24 núcleos (8P+16E) = 3,6 GHz / 36 MB de cache L3
- Arrow Lake-S (LGA-1851) 14 núcleos (6P+8E) = 2,8 GHz / 24 MB de cache L3
- Arrow Lake-S (LGA-1851) 6 núcleos (6P+0E) = 2,8 GHz / 18 MB de cache L3
- Arrow Lake-HX (FCBGA) 16 núcleos (8P+8E) = 2,9 GHz / 30 MB de cache L3
- Arrow Lake-HX (FCBGA) 14 núcleos (6P+8E) = 3,0 GHz / 24 MB de cache L3"


Vale constar que esses clocks listados são o base, o turbo há quem diga que chega a 5.5GHz no i9 mais forte. Outro detalhe é que possivelmente existirá um chip de 20 núcleos (8P+12E) e outro de 10 núcleos (6P+4E), e que não teremos a linha "Core Ultra 3", mas novamente nada de concreto. Por fim, nada de HT/SMT como todos já estão cansados de saber.
Desktop parece que vai ser bem decepcionante, mas tenho impressão que vai ser uma ótima CPU mobile.
 
Desktop parece que vai ser bem decepcionante, mas tenho impressão que vai ser uma ótima CPU mobile.
Não diria bem decepcionante, mas que tem uma grande possibilidade de não tirar a coroa do seu antecessor. Vamos dizer que o foco mudará de ST-perf -> all-around-perf.

Se juntarmos tudo que sabemos, o ARL terá IPC menor, clock menor e maior latência, mas iGPU, IMC e consumo sendo seus destaques (tudo em relação ao RPL), então o marketing da Intel vai ter que mudar, focar nessa Xe e no seu NPU, além de eficiência energética. Inclusive até parece que esse problemão todo que anda acontecendo no LGA1700 e sua solução limitando os PL1 e PL2 são propositais, reduzir o clock máximo da 13ª e 14ª geração (e o tempo que se passa sustentando eles) é a melhor saída da Intel para o ARL ser menos ruim, mas é apenas mais uma teoria conspiracional xD

O que estou interessado mesmo é ver a eficiência energética e o comportamento do sistema de Tiles e BSPD em conjunto com o nó 20A, pois essa será a base para todas as próximas arquiteturas da Intel. E se falar que o MTL já utilizava Tiles, eu prefiro ignorar ele para constatar qualquer coisa, o MTL soa como um Cannonlake v2 (só que menos quebrado) >.<
 
Se juntarmos tudo que sabemos, o ARL terá IPC menor, clock menor e maior latência, mas iGPU, IMC e consumo sendo seus destaques (tudo em relação ao RPL), então o marketing da Intel vai ter que mudar, focar nessa Xe e no seu NPU, além de eficiência energética. Inclusive até parece que esse problemão todo que anda acontecendo no LGA1700 e sua solução limitando os PL1 e PL2 são propositais, reduzir o clock máximo da 13ª e 14ª geração (e o tempo que se passa sustentando eles) é a melhor saída da Intel para o ARL ser menos ruim, mas é apenas mais uma teoria conspiracional xD
Isso pra sistemas OEM pra empresas vai ser bom, principalmente se a Intel trabalhar bem nos preços, mas pro mercado entusiasta DIY me parece flopado.
 
Se for ruim assim igual vcs tão falando eu não penso duas vezes em ir de AMD, eu acho que vai ser no mínimo uns 10% melhor que o 14900k.
 
Se for ruim assim igual vcs tão falando eu não penso duas vezes em ir de AMD, eu acho que vai ser no mínimo uns 10% melhor que o 14900k.
Zen 5 acho que não vai ser tão interessante assim pra justificar upgrade. Se vc quiser mudar, creio que seria melhor pular a próxima geração como um todo.
 
Zen 5 acho que não vai ser tão interessante assim pra justificar upgrade. Se vc quiser mudar, creio que seria melhor pular a próxima geração como um todo.
Quero mudar pq esse meu 13900k é muito quente não tem nada que resolva ele e quero ir pra DDR5 ou de Asus Gene (se for AMD) ou Asus Apex pra Intel.
 
Quero mudar pq esse meu 13900k é muito quente não tem nada que resolva ele e quero ir pra DDR5 ou de Asus Gene (se for AMD) ou Asus Apex pra Intel.
Próxima geração da Intel deve ser mais fria, já os Zen 5 não sei dizer se vão ser piores ou melhores que os atuais.

Um 14900k não faria sentido?
 
Próxima geração da Intel deve ser mais fria, já os Zen 5 não sei dizer se vão ser piores ou melhores que os atuais.

Um 14900k não faria sentido?
Cogitei, mas como o 15900k (ou Core Ultra 285k) tá pertinho, vou esperar.
 
Zen 5 acho que não vai ser tão interessante assim pra justificar upgrade. Se vc quiser mudar, creio que seria melhor pular a próxima geração como um todo.
É o contrario, Zen 5 vai ser Core novo tipo Zen3, por si só já faz ele bastante interessante pq é nessas gerações que vem os grandes ganhos de performance
Quero mudar pq esse meu 13900k é muito quente não tem nada que resolva ele e quero ir pra DDR5 ou de Asus Gene (se for AMD) ou Asus Apex pra Intel.
ARL é mais Eficiente então deve ser mais Frio, Problema é se vai ter performance em ST suficiente msm.
 
É o contrario, Zen 5 vai ser Core novo tipo Zen3, por si só já faz ele bastante interessante pq é nessas gerações que vem os grandes ganhos de performance
Mas ao mesmo tempo o N3 tá bem meia boca, se for que nem os M3 da apple vai ser algo um pouco decepcionante.
 
Mas ao mesmo tempo o N3 tá bem meia boca, se for que nem os M3 da apple vai ser algo um pouco decepcionante.
N3B é um pouco meio boca msm mas ainda assim é usavel, sobre a Apple é mais o Time de Engenheiros deles terem ido para Nuvia/Rivos que, desde então o ganho de IPC pós A14 foi pifio ou nulo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo