[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

  • Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Esses testes em laboratório fechado no ar gelando , eles testando no Brasil calor infernal, ae acreditaria
No Brasil, geral usa Celeron ou Atom pareado com RTX 4090 kkkkkkkkk
 
A MSI afirma que o Core Ultra 9 285K desbloqueado exigirá menos energia e oferecerá temperaturas mais baixas do que o i9-14900K

Vazamento da MSI no Core Ultra 200
Os slides apresentados pela MSI confirmaram que a Intel está ou estava planejando uma atualização ou Arrow Lake-S.


JeSDl23.png

Voltamos ao vazamento da HardwareLuxx que postou a apresentação embargada da MSI sobre as plataformas Intel e AMD de próxima geração. Esta foi a primeira confirmação do desempenho do Ryzen 9000X3D e uma nova divulgação sobre o Core Ultra 200, incluindo perfis de desempenho e energia.

A MSI apresentou um slide que mostra as configurações de energia do Arrow Lake-S, incluindo o novo Default Profile, Performance Profile e Extreme Profile. Este último é aplicável somente à série Core Ultra 9K, e também significa que a garantia será anulada.

O que aprendemos com este slide é que a série Core Ultra 5K terá uma configuração PL1/PL2 padrão de 125 W e 125 W, respectivamente, mas pode ser atualizada para 125 W/159 W com o Perfil de Desempenho. Da mesma forma, os modelos Core Ultra 7K serão enviados com um perfil Padrão de 125 W/177 W e 125 W/250 W. Enquanto isso, a série Core Ultra 9K oferecerá 125 W/175 W (Padrão), 250 W/250 W (Desempenho) e 250 W/295 W (Extremo).

0LIFPV7.jpeg


Se você olhar atentamente para o lado direito da apresentação, que parece ter se originado da Intel em vez da MSI, ela menciona Arrow Lake-S e Arrow Lake-S Refresh. Esta é a primeira vez que um slide da Intel menciona o Refresh , que, de acordo com rumores, pode já ter sido cancelado.

Talvez a MSI esteja usando um slide antigo, ou o Refresh ainda esteja na mesa. Caso contrário, os planos da Intel para o desktop de próxima geração (Core Ultra 300) são incertos. Alguns acreditam que o chip 8P+32E foi cancelado, enquanto outros sugerem que pode haver um chip Panther Lake planejado para desktops. Nem a Intel nem a MSI confirmaram tais planos.

Agora, falando de limites de energia, a MSI afirma que a configuração de energia desbloqueada levará a um consumo de energia visivelmente maior (a configuração Unlimited em placas-mãe MSI). Ela aumentará a energia do padrão 279W para 349W, enquanto aumenta a temperatura de 64°C para 77°C. Ao mesmo tempo, a MSI está mostrando que, apesar da configuração de energia ilimitada, a CPU Core Ultra 9 285K ainda acabará usando menos energia e oferecerá temperaturas mais baixas do que o Core i9-14900K com energia ilimitada :

H3pO8oU.jpeg


NzWlHi4.jpeg


Com desempenho ilimitado, o Core i9-14900K é dito para oferecer 10% mais desempenho em vários benchmarks sintéticos. Apenas tenha em mente que isso pode não se traduzir em desempenho de jogo.

A3mfvJt.jpeg


A MSI também apresentou seus próprios dados do Cinebench, que supostamente mostram maior desempenho de núcleo único (1T) e múltiplos núcleos (nT) nos benchmarks Cinebench R23.

prcZmWr.jpeg


XFMl8HI.jpeg


Ainda estamos a 20 dias da cobertura oficial da análise, esperançosamente com muito mais detalhes e cobertura sobre perfis de energia. A Intel afirmou que a nova série não será afetada pelos problemas de instabilidade do Raptor Lake, então teoricamente, overclocking ou mudanças no limite de energia não devem ser tão preocupantes quanto nas CPUs de última geração.

Fonte: via QuasarZone

Tá na hora de só publicar no tópico oficial do socket !!

||
||
||
\/


 
Última edição:
A MSI tá de brincadeira... hoje ainda não existe atualização de BIOS com o patch microcode 0x12B para a maioria de sua placas-mãe...

No forum da marca, se limitam a dizer que não tem pressa, pois essa atualização não afeta seus produtos que já funcionavam de maneira que evitava problemas com as CPUs Intel.
 
Comi bronha, na screenshot do chip hell que postei a RAM está em gear 4 (DRAM:FSB 72:3 -> 24x100 = DRAM 2400Mhz x Gear 4 = 9600 MT/s)

Desculpe pelo vacilo.
Se o Memory Controller Freq estiver metade do DRAM Frequency, é Gear 2, como esse caso aqui que vazou...

JUOR9HW.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Gear 1 é quando DRAM Freq = Mem Controller Freq
 
A MSI tá de brincadeira... hoje ainda não existe atualização de BIOS com o patch microcode 0x12B para a maioria de sua placas-mãe...

No forum da marca, se limitam a dizer que não tem pressa, pois essa atualização não afeta seus produtos que já funcionavam de maneira que evitava problemas com as CPUs Intel.
a Gigabyte lançou dia 27 , eu nem tinha visto .
 
A MSI tá de brincadeira... hoje ainda não existe atualização de BIOS com o patch microcode 0x12B para a maioria de sua placas-mãe...

No forum da marca, se limitam a dizer que não tem pressa, pois essa atualização não afeta seus produtos que já funcionavam de maneira que evitava problemas com as CPUs Intel.

Uai, lançou no dia 09/10, pelo menos para a MAG B760.
 
Saiu nova versão da BIOS Gigabyte para B760m Aourus Elite (rev 1.0): F19

Duvidas:
1) Antes de atualizar, não precisa fazer nada na BIOS? Resetar, voltar as alterações como PL1 e PL2 ?
2) RAM está com XMP profile 1 rodando 5600mhz, precisa voltar ao padrão?

Mesmo que não precisando resetar a BIOS, após atualização, vai estar setado ao padrão da Intel? Devo configurar algo?


Descrição da BIOS:
Checksum : E038
Introduce the "Intel Default Settings" and enabled as default, user needs to disable it first to use GIGABYTE PerfDrive profiles
Introduce microcode 0x12B as the final mitigation of 13/14th Gen desktop processor Vmin Shift Instability issue according to Intel official

i. 0x12B encompasses 0x125 and 0x129 microcode updates, and addresses elevated voltage requests by the processor during idle and/or light activity periods.

ii. microcode 0x129 (August 2024) addresses high voltages requested by the processor.

iii. microcode 0x125 (June 2024) addresses eTVB algorithm issue.

Add EZ-OC support for AORUS x XPG co-branding DRAM
 
Última edição:
A linha Intel Core Ultra 200H “Arrow Lake-H” vazou: Ultra 9 285H de 16 núcleos apresenta TDP de 45 W

Core Ultra 200H, o Arrow Lake convencional para laptops
Agora podemos conhecer a linha completa da série Core 200.

f48VUM9.png

Recentemente, o vazador de hardware da Intel Jaykihn revelou as especificações das séries Core 200H e Core 200U, bem como a linha Ultra 200HX. Os dois primeiros não têm o descritor Ultra, que se aplica apenas à arquitetura mais nova, Arrow Lake. Os SKUs restantes que não usam a marca Ultra são provavelmente SKUs Raptor Lake Refresh.

Hoje, Jaykihn revelou as especificações da série Core Ultra 200H, que são baseadas no silício Arrow Lake. Isso significa que eles têm três tipos de núcleos: Lion Cove P-Cores, Skymont Efficient e Skymont Low-Power. No total, deve haver 16 núcleos com uma configuração máxima de 6P + 8E + 2LP. Essa configuração é usada em três SKUs: Core Ultra 9 285K, Core Ultra 7 265H e Core Ultra 5 255H, todos os quais terão clocks de boost acima de 5 GHz e uma configuração de GPU completa.

Mas primeiro um pequeno lembrete do que Core 200 realmente significa:

Intel Core série 200:​

  • Core Ultra 200S (200K/200nonK/200T): Desktop Arrow Lake-S
  • Core Ultra 200HX (200HX): Entusiasta Móvel Arrow Lake-HX
  • Core Ultra 200H (200H): Arrow Lake-H Mainstream Mobile
    ⬅️
    Estamos aqui
  • Core Ultra 200V (200V): Lunar Lake-MX Premium Móvel/Portátil
  • Núcleo 200H/U (200H/200U): Raptor Lake-HU/Atualização Mainstream Mobile
uoS7XS0.jpeg


De acordo com este gráfico, o Intel Core Ultra 9 285H contará com 16 núcleos e 16 threads (sem suporte a hyperthreading) e um clock de boost de até 5,4 GHz com 1 a 2 núcleos ativos. Os Efficient Cores aumentarão até 3,7 GHz. Em termos de gráficos, este SKU será enviado com 8 Xe-Cores , o dobro da série Arrow Lake-HX. A série Arrow Lake será baseada
na arquitetura Xe-LPG+ (também conhecida como Xe com XMX), que é uma atualização da série Meteor Lake de última geração (Core Ultra 100H) com Xe-LPG.

No entanto, parece que o Intel Core Ultra 200V, também conhecido como Lunar Lake, é a arquitetura de escolha para fabricantes de portáteis para jogos. Ele não só foi projetado para limites de energia mais baixos, mas também apresenta memória LPDDR5X integrada no pacote, reduzindo o espaço necessário para os componentes mais importantes. Ele também será fornecido com gráficos mais novos, ou seja, Xe2-LPG, que é um forte concorrente do RDNA 3.5 da AMD na série Ryzen AI 300.

Voltando ao Core Ultra 200H, podemos ver que apenas o Core Ultra 9 285H será enviado com um TDP padrão de 45 W. No entanto, a tabela de especificações indica que ele pode ir até 65 W. Os SKUs restantes terão um TDP de 28 W, o que significa que temos uma linha semelhante aos chips Core Ultra 100H Meteor Lake, potencialmente fornecendo boas substituições para laptops existentes a um custo mínimo. Um detalhe importante é que o Arrow Lake-H tem configurações de 16 a 14 núcleos e 8 a 7 núcleos de GPU Xe. Parece que há muito mais variedade na linha Raptor Lake.

66HHRaw.jpeg


A Intel confirmou que o Arrow Lake-H será lançado no primeiro trimestre de 2025. Ele contará com um novo pacote com design de chiplet, suporte Thunderbolt 4 integrado, conectividade PCIe 5.0 e uma NPU integrada, embora apenas a versão NPU3, que é três vezes mais lenta que a do Lunar Lake.

cZvVOJa.png
 
A MSI tá de brincadeira... hoje ainda não existe atualização de BIOS com o patch microcode 0x12B para a maioria de sua placas-mãe...

No forum da marca, se limitam a dizer que não tem pressa, pois essa atualização não afeta seus produtos que já funcionavam de maneira que evitava problemas com as CPUs Intel.
caraca, sério mesmo? a maxsun aqui de segunda categoria já ta com bios estável faz quase um mês

ia pegar uma z890 tomahawk (tá em promoção por 250$) mas fiquei com pé atrás nivel infinito agora
 
Saiu nova versão da BIOS Gigabyte para B760m Aourus Elite (rev 1.0): F19

Duvidas:
1) Antes de atualizar, não precisa fazer nada na BIOS? Resetar, voltar as alterações como PL1 e PL2 ?
2) RAM está com XMP profile 1 rodando 5600mhz, precisa voltar ao padrão?

Mesmo que não precisando resetar a BIOS, após atualização, vai estar setado ao padrão da Intel? Devo configurar algo?


Descrição da BIOS:
Checksum : E038
Introduce the "Intel Default Settings" and enabled as default, user needs to disable it first to use GIGABYTE PerfDrive profiles
Introduce microcode 0x12B as the final mitigation of 13/14th Gen desktop processor Vmin Shift Instability issue according to Intel official

i. 0x12B encompasses 0x125 and 0x129 microcode updates, and addresses elevated voltage requests by the processor during idle and/or light activity periods.

ii. microcode 0x129 (August 2024) addresses high voltages requested by the processor.

iii. microcode 0x125 (June 2024) addresses eTVB algorithm issue.

Add EZ-OC support for AORUS x XPG co-branding DRAM
Tarde

Aqui na minha MSI Z690 também acabou de sair a bios Update CPU Microcode 0x12B chegando em casa vejo o que mudou.
 
Eu voltou a configuração padrão com a bios 7D32v1J e a bios 7D32v1K e não vi diferença nas temperatura, porque a temperatura do meu 13600k já estava bacana :awesome:.
O nucleo mais quente chegava no máxima a 82ºC e a maioria ficava na faixa dos 77ºC, mesmo com overclock ainda se mantem nessa faixa, porque eu já fazia undervolt no processador de 250w no Power Limiter e 11 ou 12 no "CPU Lite Loud".
Lembrando com tempetura de 23ºC no ambiente.
7D32v1J - Update CPU Microcode 0x129

7D32v1K - Update CPU Microcode 0x12B

Não sei se foi impressão minha, mais essa nova bios deu um leve capada no desempenho, pelo menos de CPU.
 
Eu voltou a configuração padrão com a bios 7D32v1J e a bios 7D32v1K e não vi diferença nas temperatura, porque a temperatura do meu 13600k já estava bacana :awesome:.
O nucleo mais quente chegava no máxima a 82ºC e a maioria ficava na faixa dos 77ºC, mesmo com overclock ainda se mantem nessa faixa, porque eu já fazia undervolt no processador de 250w no Power Limiter e 11 ou 12 no "CPU Lite Loud".
Lembrando com tempetura de 23ºC no ambiente.
7D32v1J - Update CPU Microcode 0x129

7D32v1K - Update CPU Microcode 0x12B

Não sei se foi impressão minha, mais essa nova bios deu um leve capada no desempenho, pelo menos de CPU.
A MSI vinha batendo na tecla de que suas configurações de BIOS já preservavam as CPUs mesmos sem a correção do microcode da Intel.
Isso dava a entender que, quem combasse com placas-mãe MSI não sofreria dos mesmos problemas que o restante das CPUs sofrem.
 
Última edição:
A MSI vinha batendo na tecla de que suas configurações de BIOS já preservavam as CPUs mesmos sem a correção do microcode da Intel.
Isso dava a entender que, quem combasse com placas-mãe MSI não sofreria dos mesmos problemas que o restante das CPUs sofrem.
Tarde

Você instalou essa versão de bios teve alguma mudança?
 
Se isso confirmar, RIP Intel e esquece concorrência pros X3D

 
Eu queria trocar de celular no final do ano, mas acho que vou focar em fazer upgrades no PC, o celular não é uma coisa que uso sempre.
No seu caso trocaria apenas a GPU.
 
No seu caso trocaria apenas a GPU.
Já no meu caso o celular é a principal ferramenta de trabalho. Como trabalho com industrias que rodam 24h, preciso dormir com o celular ligado na cabeceira, se tocar de madrugada preciso atender, se tocar durante uma festa de aniversário preciso atender, se tocar durante um casamento em que sou padrinho preciso atender (e se precisar sair, saio)... se precisar trocar o carro num celular eu troco, se tocar três vezes e eu não atender, já era kkkkk (normalmente atendo no primeiro toque)
 
Tem um tópico novo para a nova geração da Intel. Já pediram para postarem lá.
 
Se isso confirmar, RIP Intel e esquece concorrência pros X3D


O marketing é trocar potência por eficiência. Vai perder em trabalhos MT puro e ST puro (como jogos), mas vai ganhar em tarefas mistas, essa informação é antiga já inclusive. Recentemente teve uma live coreana em que o asiático tinha dito exatamente isso, que em jogos o 285K perderá do 14900K e do 13900K, e dependendo do jogo inclusive empata com o 12900K, mas isso apenas no perfil com limite energético (aka, Intel Default / Baseline), pois no ilimitado ele empata com o 13900K e perde do 14900K. Em tarefas comuns é aquilo que a MSI vazou, ganha em ST e empata em MT quando ilimitado, e perde em ambos quando limitado, mas em tarefas que são mistas ele sai na frente e esse caso é complicado de testar em benchmarks, basicamente os ARL-S passarão a impressão de serem melhor no dia-a-dia porque um usuário não fica o dia todo fazendo apenas uma coisa, e sim várias e até ao mesmo tempo mas novamente não dá para esperar uma resposta dessa em um review ou teste.

Esperando cair o embargo para saber como esta a situação da memória e latência dessa nova geração, é a única informação que ainda está faltando e uma das mais importantes para os jogos, fora isso nada mais para se surpreender, é aquilo que deixei em negrito, se quiser diferente vai ter que brincar com OC e tudo isso para ver até onde vai e por quanto consegue ganhar da geração anterior (estão falando que a margem para OC será grande, mas não sei se é suposição ou informação de quem está com ele em mãos, temos que aguardar).

EDIT: Primeiro review vazado (já fora do ar), segue algumas imagens no twitter e/ou essas e outras no tópico oficial... bem, os números são, digamos, intrigantes... perdendo até do 13600K em alguns jogos e com latência >80ns com memórias 8400MT/s em Gear 2 (tem cara de ser bug do AIDA64, imho) :v

 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo