No Brasil, geral usa Celeron ou Atom pareado com RTX 4090 kkkkkkkkkEsses testes em laboratório fechado no ar gelando , eles testando no Brasil calor infernal, ae acreditaria
No Brasil, geral usa Celeron ou Atom pareado com RTX 4090 kkkkkkkkkEsses testes em laboratório fechado no ar gelando , eles testando no Brasil calor infernal, ae acreditaria
A MSI afirma que o Core Ultra 9 285K desbloqueado exigirá menos energia e oferecerá temperaturas mais baixas do que o i9-14900K
Vazamento da MSI no Core Ultra 200
Os slides apresentados pela MSI confirmaram que a Intel está ou estava planejando uma atualização ou Arrow Lake-S.
![]()
Voltamos ao vazamento da HardwareLuxx que postou a apresentação embargada da MSI sobre as plataformas Intel e AMD de próxima geração. Esta foi a primeira confirmação do desempenho do Ryzen 9000X3D e uma nova divulgação sobre o Core Ultra 200, incluindo perfis de desempenho e energia.
A MSI apresentou um slide que mostra as configurações de energia do Arrow Lake-S, incluindo o novo Default Profile, Performance Profile e Extreme Profile. Este último é aplicável somente à série Core Ultra 9K, e também significa que a garantia será anulada.
O que aprendemos com este slide é que a série Core Ultra 5K terá uma configuração PL1/PL2 padrão de 125 W e 125 W, respectivamente, mas pode ser atualizada para 125 W/159 W com o Perfil de Desempenho. Da mesma forma, os modelos Core Ultra 7K serão enviados com um perfil Padrão de 125 W/177 W e 125 W/250 W. Enquanto isso, a série Core Ultra 9K oferecerá 125 W/175 W (Padrão), 250 W/250 W (Desempenho) e 250 W/295 W (Extremo).
![]()
Se você olhar atentamente para o lado direito da apresentação, que parece ter se originado da Intel em vez da MSI, ela menciona Arrow Lake-S e Arrow Lake-S Refresh. Esta é a primeira vez que um slide da Intel menciona o Refresh , que, de acordo com rumores, pode já ter sido cancelado.
Talvez a MSI esteja usando um slide antigo, ou o Refresh ainda esteja na mesa. Caso contrário, os planos da Intel para o desktop de próxima geração (Core Ultra 300) são incertos. Alguns acreditam que o chip 8P+32E foi cancelado, enquanto outros sugerem que pode haver um chip Panther Lake planejado para desktops. Nem a Intel nem a MSI confirmaram tais planos.
Agora, falando de limites de energia, a MSI afirma que a configuração de energia desbloqueada levará a um consumo de energia visivelmente maior (a configuração Unlimited em placas-mãe MSI). Ela aumentará a energia do padrão 279W para 349W, enquanto aumenta a temperatura de 64°C para 77°C. Ao mesmo tempo, a MSI está mostrando que, apesar da configuração de energia ilimitada, a CPU Core Ultra 9 285K ainda acabará usando menos energia e oferecerá temperaturas mais baixas do que o Core i9-14900K com energia ilimitada :
![]()
![]()
Com desempenho ilimitado, o Core i9-14900K é dito para oferecer 10% mais desempenho em vários benchmarks sintéticos. Apenas tenha em mente que isso pode não se traduzir em desempenho de jogo.
![]()
A MSI também apresentou seus próprios dados do Cinebench, que supostamente mostram maior desempenho de núcleo único (1T) e múltiplos núcleos (nT) nos benchmarks Cinebench R23.
![]()
![]()
Ainda estamos a 20 dias da cobertura oficial da análise, esperançosamente com muito mais detalhes e cobertura sobre perfis de energia. A Intel afirmou que a nova série não será afetada pelos problemas de instabilidade do Raptor Lake, então teoricamente, overclocking ou mudanças no limite de energia não devem ser tão preocupantes quanto nas CPUs de última geração.
Fonte: via QuasarZone
isso varia de cpu pra cpu. se precisar auxilio me chamealguem pelo amor de Deus pde me recomendar um undervolt bom pro i7 14?
Se o Memory Controller Freq estiver metade do DRAM Frequency, é Gear 2, como esse caso aqui que vazou...Comi bronha, na screenshot do chip hell que postei a RAM está em gear 4 (DRAM:FSB 72:3 -> 24x100 = DRAM 2400Mhz x Gear 4 = 9600 MT/s)
Desculpe pelo vacilo.
a Gigabyte lançou dia 27 , eu nem tinha visto .A MSI tá de brincadeira... hoje ainda não existe atualização de BIOS com o patch microcode 0x12B para a maioria de sua placas-mãe...
No forum da marca, se limitam a dizer que não tem pressa, pois essa atualização não afeta seus produtos que já funcionavam de maneira que evitava problemas com as CPUs Intel.
A MSI tá de brincadeira... hoje ainda não existe atualização de BIOS com o patch microcode 0x12B para a maioria de sua placas-mãe...
No forum da marca, se limitam a dizer que não tem pressa, pois essa atualização não afeta seus produtos que já funcionavam de maneira que evitava problemas com as CPUs Intel.
Somente para as Placas 700... para as 600 ainda não, apenas com a informação "coming soon"Uai, lançou no dia 09/10, pelo menos para a MAG B760.
caraca, sério mesmo? a maxsun aqui de segunda categoria já ta com bios estável faz quase um mêsA MSI tá de brincadeira... hoje ainda não existe atualização de BIOS com o patch microcode 0x12B para a maioria de sua placas-mãe...
TardeSaiu nova versão da BIOS Gigabyte para B760m Aourus Elite (rev 1.0): F19
Duvidas:
1) Antes de atualizar, não precisa fazer nada na BIOS? Resetar, voltar as alterações como PL1 e PL2 ?
2) RAM está com XMP profile 1 rodando 5600mhz, precisa voltar ao padrão?
Mesmo que não precisando resetar a BIOS, após atualização, vai estar setado ao padrão da Intel? Devo configurar algo?
Descrição da BIOS:
Checksum : E038
Introduce the "Intel Default Settings" and enabled as default, user needs to disable it first to use GIGABYTE PerfDrive profiles
Introduce microcode 0x12B as the final mitigation of 13/14th Gen desktop processor Vmin Shift Instability issue according to Intel official
i. 0x12B encompasses 0x125 and 0x129 microcode updates, and addresses elevated voltage requests by the processor during idle and/or light activity periods.
ii. microcode 0x129 (August 2024) addresses high voltages requested by the processor.
iii. microcode 0x125 (June 2024) addresses eTVB algorithm issue.
Add EZ-OC support for AORUS x XPG co-branding DRAM
FinalmenteTarde
Aqui na minha MSI Z690 também acabou de sair a bios Update CPU Microcode 0x12B chegando em casa vejo o que mudou.
Eu voltou a configuração padrão com a bios 7D32v1J e a bios 7D32v1K e não vi diferença nas temperatura, porque a temperatura do meu 13600k já estava bacanaFinalmente
A MSI vinha batendo na tecla de que suas configurações de BIOS já preservavam as CPUs mesmos sem a correção do microcode da Intel.Eu voltou a configuração padrão com a bios 7D32v1J e a bios 7D32v1K e não vi diferença nas temperatura, porque a temperatura do meu 13600k já estava bacana.
O nucleo mais quente chegava no máxima a 82ºC e a maioria ficava na faixa dos 77ºC, mesmo com overclock ainda se mantem nessa faixa, porque eu já fazia undervolt no processador de 250w no Power Limiter e 11 ou 12 no "CPU Lite Loud".
Lembrando com tempetura de 23ºC no ambiente.
7D32v1J - Update CPU Microcode 0x129
7D32v1K - Update CPU Microcode 0x12B
Não sei se foi impressão minha, mais essa nova bios deu um leve capada no desempenho, pelo menos de CPU.
TardeA MSI vinha batendo na tecla de que suas configurações de BIOS já preservavam as CPUs mesmos sem a correção do microcode da Intel.
Isso dava a entender que, quem combasse com placas-mãe MSI não sofreria dos mesmos problemas que o restante das CPUs sofrem.
Ficou tudo na mesma...Tarde
Você instalou essa versão de bios teve alguma mudança?
No seu caso trocaria apenas a GPU.Eu queria trocar de celular no final do ano, mas acho que vou focar em fazer upgrades no PC, o celular não é uma coisa que uso sempre.
Já no meu caso o celular é a principal ferramenta de trabalho. Como trabalho com industrias que rodam 24h, preciso dormir com o celular ligado na cabeceira, se tocar de madrugada preciso atender, se tocar durante uma festa de aniversário preciso atender, se tocar durante um casamento em que sou padrinho preciso atender (e se precisar sair, saio)... se precisar trocar o carro num celular eu troco, se tocar três vezes e eu não atender, já era kkkkk (normalmente atendo no primeiro toque)No seu caso trocaria apenas a GPU.
O @Cata não fez por maldade... só quis nos deixar com água na boca kkkkkkTem um tópico novo para a nova geração da Intel. Já pediram para postarem lá.
O @Cata não fez por maldade... só quis nos deixar com água na boca kkkkkk
Se isso confirmar, RIP Intel e esquece concorrência pros X3D