[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Concordo.

Não são ruins, mas o preço mata
Ainda junta as mobos intel, sempre overpriced. Tá foda viu. Eu quero um core ultra 5 245k ou KG, mas estou esperando as b860. E não to com muita esperança de preço bom. Agora esse ultra 5 245kf tinha que estar pelo menos em 1999,99. Só o tempo dirá.

Um colega de jogatina vai estar nos EUA em janeiro e quer recomendação de um bom kit 2x16GB para a configuração dele (9900K, Strix Z390-F). As atuais são 2x8GB 3200 (acho que cl16). Estou afastado de Intel há umas boas gerações e gostaria de umas indicações pra ajudá-lo. Tem que ser coisa plug n play ou ativar via XMP, ele não vai mexer em configuração nenhuma além disso, não é a praia dele.

Um colega de jogatina vai estar nos EUA em janeiro e quer recomendação de um bom kit 2x16GB para a configuração dele (9900K, Strix Z390-F). As atuais são 2x8GB 3200 (acho que cl16). Estou afastado de Intel há umas boas gerações e gostaria de umas indicações pra ajudá-lo. Tem que ser coisa plug n play ou ativar via XMP, ele não vai mexer em configuração nenhuma além disso, não é a praia dele.
qq kit padrão 2x 16Gb 3200MHz CL16 já resolve, Corsair Vengeance, Kingston HyperX, XPG Gammix...

Boa noite, amigos! Peguei um 14700k. Preciso de indicação de memória ram DDR5, falta só ela. Devo pegar em qual faixa de mhz e latência? salva aê!

Bom dia, estava vendo a BIOS , uma opção chamada timeshift , se eu abilito a CPU consegue 23 mil pontos no time Spy, mas fica variando clock no medidor 5.4 a 3.5 , agora se eu desabilito na BIOS o timeshift , trava a velocidade da CPU em 5.4 ,mas score baixa para 17 mil, alguém já teve isso ? Antigamente mudar plano de energia do windows resolvia , agora nada.
CPU é um 14700kf , a 2 BIOS atrás contornava usando opção de energia no windows , agora nada resolve

O terror do RPL: compilação de shaders :limo:

Puxou + de 300W mas o TLOU é muito mais bruto, acho que se passar os 6 minutos que leva pra compilar os shaders do TLOU o PC roda qualquer coisa sem crashar hahaha

Bom dia, estava vendo a BIOS , uma opção chamada timeshift , se eu abilito a CPU consegue 23 mil pontos no time Spy, mas fica variando clock no medidor 5.4 a 3.5 , agora se eu desabilito na BIOS o timeshift , trava a velocidade da CPU em 5.4 ,mas score baixa para 17 mil, alguém já teve isso ? Antigamente mudar plano de energia do windows resolvia , agora nada.
CPU é um 14700kf , a 2 BIOS atrás contornava usando opção de energia no windows , agora nada resolve
Não conheço esse timeshift mas tem algum outro problema do clock variar?

Qual plano de energia usou? Tentou com o modo Ultimate Performance? Se não estiver aparecendo, habilite ele usando alguma ferramenta tipo o Wintoys que pode ser baixado na Windows store.

Puxou + de 300W mas o TLOU é muito mais bruto, acho que se passar os 6 minutos que leva pra compilar os shaders do TLOU o PC roda qualquer coisa sem crashar hahaha

Qual plano de energia usou? Tentou com o modo Ultimate Performance? Se não estiver aparecendo, habilite ele usando alguma ferramenta tipo o Wintoys que pode ser baixado na Windows store.

Então japa, fiz isso tudo, de ferramentas para mitigar windows até plano de energia, realmente é essa última BIOS Intel do problema da série 14 que deixou clock sem freio , pensei em retornar a bio anterior mas deixa pra lá, jogando ele fica com clock normal, quando para que fica zoado.

Então japa, fiz isso tudo, de ferramentas para mitigar windows até plano de energia, realmente é essa última BIOS Intel do problema da série 14 que deixou clock sem freio , pensei em retornar a bio anterior mas deixa pra lá, jogando ele fica com clock normal, quando para que fica zoado.
No plano de energia, tentou mexer ali no "Minimum processor state"?

rszfFxX.png

Qual plano de energia usou? Tentou com o modo Ultimate Performance? Se não estiver aparecendo, habilite ele usando alguma ferramenta tipo o Wintoys que pode ser baixado na Windows store.u

Em CPU tuning aqui deixei em MSI performance e CPU lite load Control ( oc - advanced cpu configuration) deixei em Intel default settings ele conseguiu limitar a Power limite pra 253w , desativei tb o game Boost da MSI , perdeu alguns fps mas manteve mais frio o CPU , como e campanha acima de 60 fps e tranquilo. A BIOS realmente essa Al.0 tá mais quente , tinha instalado a AL.1 que peguei do fórum da MSI achei mais estável , pensando em voltar pra ela TB ambas 0x12B porém essa 1 n e específica pra minha mobo .

Última edição:
Não espere ganho de performance usando esse perfil de energia, se tiver qualquer ganho é irrisório na maior parte do tempo. Quando eu estava procurando o melhor overclock das minhas memórias notei que os outros perfis de energia, principalmente o balanceado, causavam erros em alguns testes.

Não espere ganho de performance usando esse perfil de energia, se tiver qualquer ganho é irrisório na maior parte do tempo. Quando eu estava procurando o melhor overclock das minhas memórias notei que os outros perfis de energia, principalmente o balanceado, causavam erros em alguns testes.
Então , continua variando click, antes um simples perfil resolvia, deve ser a BIOS mesmo, não tem mais o que mexer .

Intel comemora 50 anos do processador 8080
O Intel 8080. Ele não revolucionou os microprocessadores - ele criou o mercado de microprocessadores. "O 4004 e o 8008 sugeriram isso, mas o 8080 tornou isso real", disse Federico Faggin, designer-chefe da Intel para o 8080 e seus processadores predecessores, o 4004 e o 8008. Antes do lançamento do 8080 em 1974, a Intel fabricava principalmente chips projetados para tipos específicos de clientes e suas necessidades. E embora o 4004 e o 8008 tenham sido usados posteriormente em aplicações além de seus casos de uso originais, o uso geral não era o objetivo original do design. O 4004, por exemplo, foi originalmente projetado para a calculadora de impressão 141-PF da Busicom, e o 8008 para o terminal programável Datapoint 2200 da Computer Terminal Corporation.

Faggin projetou o 8080 em resposta direta ao feedback dos clientes do 8008 que relataram que o design do chip anterior restringia a escala e a complexidade do software que eles queriam criar. O novo chip de 8 bits resultante era mais eficiente, mais poderoso e mais flexível - capaz de 290.000 operações por segundo (10 vezes mais que o 8008). E com uma configuração de 40 pinos, tornou a conexão com outros componentes mais fácil do que o design de 18 pinos do 8008. O 8080 também integrou as funções dos chips de suporte que o 4004 e o 8008 precisavam, tornando-o um verdadeiro microprocessador de chip único.

Gzxb21g.jpeg

Não é exagero dizer que o 8080 abriu o mundo para os microprocessadores, fornecendo computação não apenas para todas as empresas, mas para todas as pessoas.

A Busicom investiu US$ 60.000 para a Intel desenvolver o 4004 para uso proprietário, o que reflete as normas de design de chips da época. Isso mudou com o 8080 e sua personalização democrática.

As empresas agora tinham uma nova opção brilhante: gastar US$ 360 e programar o processador para fazer o que fosse necessário. O 8080 provou que um processador poderoso e de uso geral poderia ter aplicações ilimitadas e inúmeros clientes, alimentando a adoção em massa de computadores pessoais, criando novas categorias de dispositivos movidos a silício e estimulando a programação como uma habilidade relevante e requisitada.

O 8080 representou um mundo de possibilidades em um pacote minúsculo, colocando poder nas mãos dos programadores para ultrapassar os limites da tecnologia. E sua genética ainda está em chips em todo o mundo, pois inspirou diretamente a arquitetura x86 que se tornou a arquitetura de computação mais amplamente usada no mundo.

Hoje, os chips Intel estão aninhados dentro de computadores, carros, torres de celular, placas digitais, data centers e uma miríade de dispositivos conectados. Em homenagem ao 50º aniversário do Intel 8080, o Museu Intel em Santa Clara, Califórnia, tem uma exposição completa, incluindo dispositivos 8080 funcionais.

Abaixo, leia algumas das primeiras implementações do 8080 e suas contrapartes modernas, também rodando em silício Intel. As caixas registradoras

Supermarket Sweep
Hugin Modelo 150, feitas pela empresa sueca Hugin, foram algumas das primeiras caixas registradoras eletrônicas a usar o 8080. Embora fossem uma grande melhoria em relação às caixas registradoras mecânicas do passado, as primeiras caixas registradoras eletrônicas tinham funcionalidade limitada e funcionavam em software proprietário. Com o 8080, as caixas registradoras ganharam funcionalidade semelhante à de um computador e só se tornaram mais sofisticadas com o tempo, ganhando a capacidade de lidar com displays digitais, imprimir recibos e ler cartões de crédito.

Desde então, os sistemas de ponto de venda percorreram um longo caminho, e os chips Intel, como o Intel Core i3, estão no coração de muitas máquinas de autoatendimento e POS hoje em dia. Lembre-se disso na próxima vez que estiver bip-bip-bipando seus 15 itens ou menos.

Vamos ser pessoais (computadores)
O 8080 zumbia no coração de um dos primeiros computadores pessoais, o MITS Altair 8800. Esta máquina histórica custava US$ 439, o que a tornava infinitamente mais acessível do que os computadores comerciais de US$ 30.000 que eram compartilhados entre equipes inteiras de pessoas. O Altair 8800 não tinha teclado ou monitor, e os usuários tinham que soldar suas próprias conexões.

Cinquenta anos depois, os PCs parecem muito diferentes e também são um pouco mais rápidos. Quando foi lançado, o 8080 ostentava uma velocidade máxima de clock de 2 MHz. Os processadores de desktop Intel Core Ultra Series 2 recém-lançados neste ano (codinome Arrow Lake) oferecem uma velocidade máxima de clock de 5,7 GHz, ou 5.700 MHz.

Game On
Gun Fight, da Midway Games, foi o primeiro jogo de arcade disponível comercialmente a incorporar um microprocessador em oposição à lógica discreta. O jogo apresenta dois cowboys do Velho Oeste que se enfrentam em um duelo e foi popular para a Midway (milhares de máquinas de arcade vendidas em 1975 e 1976). Em 1978, o 8080 alimentaria outra máquina da Midway Games: Space Invaders.

Hoje, os jogadores têm muito mais opções. De jogos de PC e consoles a realidade virtual e franquias de smartphones com todos os recursos, as experiências de hoje vão além de fazer fila no fliperama local. Os jogos para dispositivos móveis por si só são uma indústria de US$ 90 bilhões. Dispositivos como o MSI Claw continuam a expandir os limites do que é possível para jogadores em movimento. Ele reúne um processador Intel Core Ultra com gráficos Intel Arc integrados em um dispositivo portátil capaz de rodar jogos AAA.

Pessoal alguém que jogue FIVEM, poderia me ajudar?
Meu pc fica travando/congelando, aparentemente somento no fivem...
i5 14600k + RTX 4060 16ram DDR5. Temperaturas estão ok.
De 180/120 fps ele cai para 20/40 fps e começa a travação e fica nesses fps por um tempo... ou então do nada da umas congeladas na tela e o fps cai p 5... Também percebi que quando esses problemas ocorrem, o uso da GPU de +90% cai para 20/30%. Alguém sabe resolver? isto esta me chateando e incomodando muito. Já levei em uma assistência não resolveram meus problemas e me cobraram 50tão.

De 180/120 fps ele cai para 20/40 fps e começa a travação e fica nesses fps por um tempo... ou então do nada da umas congeladas na tela e o fps cai p 5... Também percebi que quando esses problemas ocorrem, o uso da GPU de +90% cai para 20/30%. Alguém sabe resolver? isto esta me chateando e incomodando muito. Já levei em uma assistência não resolveram meus problemas e me cobraram 50tão.

Qual sua placa-mãe? Se for daquelas com poucas fases e sem dissipação no VRM, pode ser o VRM dando throttling 🤔

Se puder faça um teste com o gabinete aberto e um ventilador soprando em cima dos VRM.

Atualiza a bios, drivers. Se não resolver formata. Se acontecer só nesse jogo, então o problema é nele.

Atualiza a bios, drivers. Se não resolver formata. Se acontecer só nesse jogo, então o problema é nele.
Está tudo atualizado, mas a pergunta que fica é, por que só na minha máquina que está acontecendo este problema? Alguma solução deve ter, senão ninguém ia conseguir jogar o game…

Não resisti a asus prime z790 por 999 na Pichau e o 14600k por 1700 na kabum. O 12700f tava segurando mto a 4080. Vai melhorar um bocado com o menor gasto possivel.

Não resisti a asus prime z790 por 999 na Pichau e o 14600k por 1700 na kabum. O 12700f tava segurando mto a 4080. Vai melhorar um bocado com o menor gasto possivel.
Cpu perfeita, eu tive um 9900ks pulei para um 13600kf a um ano, foi uma diferença gigante
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então , continua variando click, antes um simples perfil resolvia, deve ser a BIOS mesmo, não tem mais o que mexer .
Voltei a BIOS F 10 penúltima, e parou problema de clock e alguns bugs , essa BIOS nunca deu problema, clock nivelado 5.4 e vid na média 1.42 1.45 de boa suave .
Última BIOS F11 da gigabyte é um frankstain,intel fez uma lambança pra segurar voltagem.

Última edição:
Cpu perfeita, eu tive um 9900ks pulei para um 13600kf a um ano, foi uma diferença gigante
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Voltei a BIOS F 10 penúltima, e parou problema de clock e alguns bugs , essa BIOS nunca deu problema, clock nivelado 5.4 e vid na média 1.42 1.45 de boa suave .
Última BIOS F11 da gigabyte é um frankstain,intel fez uma lambança pra segurar voltagem.
Fui essa ideia também. Sai de um 9900k para um 13600k. Foi gigante a diferença.

Users who are viewing this thread

Voltar