• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Alguém sabe me dizer se está bom? o TX ?

Troquei uma Askey Vivo 6 por uma TP-Link 000-G3, sem maiores problemas.

Temperatura:56.69 oC

Voltagem:3240 mV

Corrente polarizada:15.11 mA

Potência TX:1.06 dBm

Potência RX:-18.39 dBm
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou achando a vivo aqui no RS, tão instável, pings altos, tipo Teste de Bufferbloat dando resultado de B, antes era sempre A+, Não sei se tem relação porque troquei o Askey pelo TP-Link, mas acredito que não, pois já tava estranho antes...

Mais alguém? acho que os niveis estão dentro do normal?
 
Última edição:
Já tentou um "ssh user@ip /bin/bash", ou algum outro comando de interesse?

Já sim, mas sem sucesso.
O lance tá estranho...
Peguei uma outra hgu, umas askey sem ser aquela 81 e alguma coisa. Lá aparece os comandos ls, cat e alguns outros, mas nada de cd e sh.
Só consegui visualizar as coisas dentro de /bin e outros diretórios, mas sem poder alterar nada.
Uma coisa que me chamou a atenção, é que fica um usuário chamado "administrador" com uma penca de processos rodando na HGU e entre eles... um sh.
E no diretório /bin, tem o sh lá.
O problema é que quando vou usar o sh ou qualquer outro comando que não apareça no > help do ssh, aparece essa mensagem, só trocando os números:

Código:
sh  >  error:555.937:processInput:663:unrecognized command sh

Agora fiquei pensando aqui...
Embora no /bin, tem o diretório do sh, mas não roda aqui, tem o lance do usuário adm lá na pilha de processos (não existe nenhuma entrada para user ou support, só adm)... A dúvida que surgiu é? Você tem aessado o ssh como usuário comum, ou como administrador ai?
Aqui to usando o Putty no Windows 10, e ta indo sem problemas. Testei pelo terminal direto e foi também:
SSH.png


Pelo Kali também vai suave via terminal.

Acabei de testar o kali aqui e sem sucesso.

Na hgu que testei, sem ser a mitra ( peguei uma askey) eu não consigo usar o sh também, aparece isso:

Código:
sh  >  error:555.937:processInput:663:unrecognized command sh
.

Ai surgiu a dúvida. Você faz o acesso ao ssh no windows, com o usuário comum, sem privilegios administrativos, ou em uma conta com privilégios administrativos?
Isso tá muito estranho... Talvez ele só suba, se o terminal estiver com usuário administrativo, ai faria sentido, pois o sh tá lá.
Também, pode ser uma limitação na própria hgu...

Por hora, vou ir testando isso e alguns programas, mas creio que irei obter mais sucesso depois de extrair o firmware. Ai essa hgu vai sofrer, pois com certeza irei brikar ela, até acertar as alterações. Vai ser meio que "quebra - conserta" rs.
 
pra mim não ta fazendo falta, então td certo,
mas acho que depende do FW que estiver instalado:
image.png
Pode ser, talvez o user ta com privilégio reduzido. Tenta isso aqui:
  1. mgmt
  2. security
  3. user
  4. show
  5. Veja qual privilegio tem o usuário:

  6. Código:
     > mgmt
    mgmt > security
    mgmt/security > user
    mgmt/security/user > show
    
    #####################
    #User information
    #####################
    ========================================================
          User ID     Password    Privilege       Enable
    ========================================================
          support          ***          SYS         true
            admin          ***          USR         true
       telefonica          ***          SYS        false
  7. Se não estiver como SYS, digita
  8. "set support privilege system"

Já sim, mas sem sucesso.
O lance tá estranho...
Peguei uma outra hgu, umas askey sem ser aquela 81 e alguma coisa. Lá aparece os comandos ls, cat e alguns outros, mas nada de cd e sh.
Só consegui visualizar as coisas dentro de /bin e outros diretórios, mas sem poder alterar nada.
Uma coisa que me chamou a atenção, é que fica um usuário chamado "administrador" com uma penca de processos rodando na HGU e entre eles... um sh.
E no diretório /bin, tem o sh lá.
O problema é que quando vou usar o sh ou qualquer outro comando que não apareça no > help do ssh, aparece essa mensagem, só trocando os números:

Código:
sh  >  error:555.937:processInput:663:unrecognized command sh

Agora fiquei pensando aqui...
Embora no /bin, tem o diretório do sh, mas não roda aqui, tem o lance do usuário adm lá na pilha de processos (não existe nenhuma entrada para user ou support, só adm)... A dúvida que surgiu é? Você tem aessado o ssh como usuário comum, ou como administrador ai?
Aqui to usando o Putty no Windows 10, e ta indo sem problemas. Testei pelo terminal direto e foi também:


Acabei de testar o kali aqui e sem sucesso.

Na hgu que testei, sem ser a mitra ( peguei uma askey) eu não consigo usar o sh também, aparece isso:

Código:
sh  >  error:555.937:processInput:663:unrecognized command sh
.

Ai surgiu a dúvida. Você faz o acesso ao ssh no windows, com o usuário comum, sem privilegios administrativos, ou em uma conta com privilégios administrativos?
Isso tá muito estranho... Talvez ele só suba, se o terminal estiver com usuário administrativo, ai faria sentido, pois o sh tá lá.
Também, pode ser uma limitação na própria hgu...

Por hora, vou ir testando isso e alguns programas, mas creio que irei obter mais sucesso depois de extrair o firmware. Ai essa hgu vai sofrer, pois com certeza irei brikar ela, até acertar as alterações. Vai ser meio que "quebra - conserta" rs.
Yep, to com uma conta ADM, mas testei até numa VM com W10 e usuário normal e foi. Pode ser que o firmware ou modelo interfiram mesmo.
 
Já sim, mas sem sucesso.
O lance tá estranho...
Peguei uma outra hgu, umas askey sem ser aquela 81 e alguma coisa. Lá aparece os comandos ls, cat e alguns outros, mas nada de cd e sh.
Só consegui visualizar as coisas dentro de /bin e outros diretórios, mas sem poder alterar nada.
Uma coisa que me chamou a atenção, é que fica um usuário chamado "administrador" com uma penca de processos rodando na HGU e entre eles... um sh.
E no diretório /bin, tem o sh lá.
O problema é que quando vou usar o sh ou qualquer outro comando que não apareça no > help do ssh, aparece essa mensagem, só trocando os números:

Código:
sh  >  error:555.937:processInput:663:unrecognized command sh

Agora fiquei pensando aqui...
Embora no /bin, tem o diretório do sh, mas não roda aqui, tem o lance do usuário adm lá na pilha de processos (não existe nenhuma entrada para user ou support, só adm)... A dúvida que surgiu é? Você tem aessado o ssh como usuário comum, ou como administrador ai?
Aqui to usando o Putty no Windows 10, e ta indo sem problemas. Testei pelo terminal direto e foi também:


Acabei de testar o kali aqui e sem sucesso.

Na hgu que testei, sem ser a mitra ( peguei uma askey) eu não consigo usar o sh também, aparece isso:

Código:
sh  >  error:555.937:processInput:663:unrecognized command sh
.

Ai surgiu a dúvida. Você faz o acesso ao ssh no windows, com o usuário comum, sem privilegios administrativos, ou em uma conta com privilégios administrativos?
Isso tá muito estranho... Talvez ele só suba, se o terminal estiver com usuário administrativo, ai faria sentido, pois o sh tá lá.
Também, pode ser uma limitação na própria hgu...

Por hora, vou ir testando isso e alguns programas, mas creio que irei obter mais sucesso depois de extrair o firmware. Ai essa hgu vai sofrer, pois com certeza irei brikar ela, até acertar as alterações. Vai ser meio que "quebra - conserta" rs.

Cara, SSH não se importa se vc esta acessando o TERMINAL como adm ou não, não tem um "retorno" dessas infos pelo protocolo....
Tu pode rodar o putty com usuario comum, o que importa é o usuario remoto...
 
Pessoal, pra quem acompanhou minha luta sobre o HGU Mitra WIFI6 nao pegar ipv6 em bridge...

O problema era o mitra mesmo...O tecnico veio e colocou um askey wifi6, foi plugar a fibra ( atualizou e admito que fiquei com medo kkk ) , assim que coloquei em bridge ele ja desativou wifi e deu reboot, o ax23 ja conectou pppoe v4 e v6... Entao era o HGU que veio bixado msm...

Problema resolvido.

PS : Veio quase 900mb no teste, e quem viu que o box da claro tava com bug na Alexa ele voltou aqui... O bug é o seguinte, nos dois HGU em bridge as musicas ficam picotando, parando, todas as outras funções OK....Coloco os HGU em router e a Alexa nao buga...Sinceramente nao sei o que é esse bug, o HGU que pegou v6 achei que ia parar esse bug tbm, mas nao, continua...Se eu colocar ele em router a alexa fica OK...Como comprei uma echo vou ter certeza se é bug mesmo
 
Última edição:
Pessoal, pra quem acompanhou minha luta sobre o HGU Mitra WIFI6 nao pegar ipv6 em bridge...

O problema era o mitra mesmo...O tecnico veio e colocou um askey wifi6, foi plugar a fibra ( atualizou e admito que fiquei com medo kkk ) , assim que coloquei em bridge ele ja desativou wifi e deu reboot, o ax23 ja conectou pppoe v4 e v6... Entao era o HGU que veio bixado msm...

Problema resolvido.

PS : Veio quase 900mb no teste, e quem viu que o box da claro tava com bug na Alexa ele voltou aqui... O bug é o seguinte, nos dois HGU em bridge as musicas ficam picotando, parando, todas as outras funções OK....Coloco os HGU em router e a Alexa nao buga...Sinceramente nao sei o que é esse bug, o HGU que pegou v6 achei que ia parar esse bug tbm, mas nao, continua...Se eu colocar ele em router a alexa fica OK...Como comprei uma echo vou ter certeza se é bug mesmo
Askey wifi6, bom saber o meu é o mitra, em bridge não pega wifi6.
 
Askey wifi6, bom saber o meu é o mitra, em bridge não pega wifi6.
Nao pega nao...Só to intrigado com esse bug da Alexa no Claro Box, tanto o mitra qnt o askey em bridge a Alexa no Claro Box fica trocando de musica aleatorio...Se ponho eles em router, vai tranquilo! Nao queria ter que fazer um duplo nat e perder o ipv6...

Pensei em que config o hgu da vivo tem que o meu ax23 nao tem...Lembrei que o ipv6 do hgu é dhcpv6 e no ax23 tava em rdnss... Quando coloquei DNS do google a alexa nem me respondia, agora com dhcpv6 deu só 2 bugs , to testando
 
Pessoal, pra quem acompanhou minha luta sobre o HGU Mitra WIFI6 nao pegar ipv6 em bridge...

O problema era o mitra mesmo...O tecnico veio e colocou um askey wifi6, foi plugar a fibra ( atualizou e admito que fiquei com medo kkk ) , assim que coloquei em bridge ele ja desativou wifi e deu reboot, o ax23 ja conectou pppoe v4 e v6... Entao era o HGU que veio bixado msm...

Problema resolvido.

PS : Veio quase 900mb no teste, e quem viu que o box da claro tava com bug na Alexa ele voltou aqui... O bug é o seguinte, nos dois HGU em bridge as musicas ficam picotando, parando, todas as outras funções OK....Coloco os HGU em router e a Alexa nao buga...Sinceramente nao sei o que é esse bug, o HGU que pegou v6 achei que ia parar esse bug tbm, mas nao, continua...Se eu colocar ele em router a alexa fica OK...Como comprei uma echo vou ter certeza se é bug mesmo
Da uma verificada nessas portas que a alexa echo utiliza
  • 123
  • 40317
  • 49317
  • 33434
  • 443 TCP [HTTPS]
  • 4070 TCP
  • 5353 UDP

Tu UPNP está ativado?
 
Da uma verificada nessas portas que a alexa echo utiliza
  • 123
  • 40317
  • 49317
  • 33434
  • 443 TCP [HTTPS]
  • 4070 TCP
  • 5353 UDP

Tu UPNP está ativado?
Em tempos, tenho um Askey Wifi6 também, acabei trocando por um TP-Link XZ000-G3.

Achei o Askey muito lento para subir o sinal, e fora que a cada 5/6 dias ele começava a ficar meio lento...
 
Da uma verificada nessas portas que a alexa echo utiliza
  • 123
  • 40317
  • 49317
  • 33434
  • 443 TCP [HTTPS]
  • 4070 TCP
  • 5353 UDP

Tu UPNP está ativado?
Está ativado, mas precisa fazer alguma config em especifico ?? Será que jogar na DMZ ajuda ??? (

*** EDITADO ***

( na DMZ nao rolou, picotou a musica )

Coloquei HGU em router + ax23 na DMZ dele como router e ipv6 desativado , depois eu vejo o que fazer, como minha mae usa mto o box da claro/alexa vou deixar da maneira que funciona pra ela, a hora que eu tiver um tempinho eu testo novamente, uma pena pq o ipv6 tava funcionando em bridge =(
 
Última edição:
Acho que já identifiquei como reabilitar o modo /padrao só por ssh. dm
Como faz?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

boa tarde galera tudo bem ? A vivo não tem mais aquele app Vivo smart Wi-Fi ? Aonde dava pra gerenciar tudo pelo app ?
Tem não, mas dá pra ativar o mac block pelo ssh
Conecta como support e faz o seguinte:

Código:
 > set mac_blacklist on
mac_blacklist on
Warning: Whitelist function is disabled
 > add mac_blocked C8:7F:54:63:94:A0
mac_blocked C8:7F:54:63:94:A0 added
 > show blacklist
mac_blacklist on
blocked_mac_list
C8:7F:54:63:94:A0
 
Pode ser, talvez o user ta com privilégio reduzido. Tenta isso aqui:
  1. mgmt
  2. security
  3. user
  4. show
  5. Veja qual privilegio tem o usuário:

  6. Código:
     > mgmt
    mgmt > security
    mgmt/security > user
    mgmt/security/user > show
    
    #####################
    #User information
    #####################
    ========================================================
          User ID     Password    Privilege       Enable
    ========================================================
          support          ***          SYS         true
            admin          ***          USR         true
       telefonica          ***          SYS        false
  7. Se não estiver como SYS, digita
  8. "set support privilege system"


Yep, to com uma conta ADM, mas testei até numa VM com W10 e usuário normal e foi. Pode ser que o firmware ou modelo interfiram mesmo.

O user está como SYS, mas ainda assim não permite... acho q é coisa do firmware msm
image.png
 
Em tempos, tenho um Askey Wifi6 também, acabei trocando por um TP-Link XZ000-G3.

Achei o Askey muito lento para subir o sinal, e fora que a cada 5/6 dias ele começava a ficar meio lento...
Mas vc esta na rede 2 da vivo né. na rede 1 esse tplink infelizmente não funciona
 
Mas vc esta na rede 2 da vivo né. na rede 1 esse tplink infelizmente não funciona
Rede 2 (antiga GVT).

Aqui é só o GPON Nº
Não tem Slid.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Está ativado, mas precisa fazer alguma config em especifico ?? Será que jogar na DMZ ajuda ??? (

*** EDITADO ***

( na DMZ nao rolou, picotou a musica )

Coloquei HGU em router + ax23 na DMZ dele como router e ipv6 desativado , depois eu vejo o que fazer, como minha mae usa mto o box da claro/alexa vou deixar da maneira que funciona pra ela, a hora que eu tiver um tempinho eu testo novamente, uma pena pq o ipv6 tava funcionando em bridge =(
Já deu uma olhada no AX23 se tem alguma opção de UPNP se está ativa? ou alguma questão de firewall? eu tenho um Ax20 aqui guardado, vou dar uma olhada nele, fazer um teste com ele, tenho vivo também um Askey wifi6 RTF8225VW acredito ser o mesmo que o teu?

Ai faço a mesma config, bridge no askey e discar pppoe pelo ax20 só pra testar

Você diz que a alexa (echo dot) está picotando a musica do Spotify no caso?

Só não sei se o ax20 para o ax23 muda alguma coisa na questão de configurações, mas vou testar para tirar a dúvida.
 
Já deu uma olhada no AX23 se tem alguma opção de UPNP se está ativa? ou alguma questão de firewall? eu tenho um Ax20 aqui guardado, vou dar uma olhada nele, fazer um teste com ele, tenho vivo também um Askey wifi6 RTF8225VW acredito ser o mesmo que o teu?

Ai faço a mesma config, bridge no askey e discar pppoe pelo ax20 só pra testar

Você diz que a alexa (echo dot) está picotando a musica do Spotify no caso?

Só não sei se o ax20 para o ax23 muda alguma coisa na questão de configurações, mas vou testar para tirar a dúvida.
Boa noite amigo, o upnp está ativado sim, vi que tem umas outras configurações de porta mas tudo em branco e tá ativado ... Sobre firewall, sei que está ativado, mas não sei se pode estar bloqueando algo, não sei se ajuda mas consigo NAT aberta no Xbox sem precisar de DMZ... O askey é esse mesmo modelo sim, acabei de conferir ...

Agradeço muito se puder fazer isso por mim 🙏

No caso é o box da claro com Alexa integrada, está tocando música desde o último post meu aqui sem problemas . . Coloquei em bridge agora pra testar cortou a música que eu mais gosto na metade kkkk O app é o Amazon music, Spotify ela não sei por que diz que não é compatível, mas não acredito ser bug dela, pq se não daria problema com HGU em router tbm

Acredito que não deve mudar muita coisa do ax20 pro ax23... ao meu ver deve ser alguma configuração mas não sei exatamente qual ...

Desde já agradeço a atenção 🙏 muito obrigado


@pistore310 dei uma olhada nas configurações do archer na parte de firewall e etc como vc tinha falado, segue as imagens de como está

** outra curiosidade, pelo TuneIn, ja está tocando a mesma radio faz umas 2 horas por aí , mesmo com hgu em bridge,
** Tentei pingar dentro da minha rede mesmo pro box da claro e dá 100% de perda, já pra qualquer outro dispositivo pinga normal








 
Última edição:
Boa noite, qual o perfil que a vivo fibra ta mandando para os clientes? ela manda os 500 certinho ou manda um pouco mais?
Depende da região, em algumas é 500mb cravados, em outras tem uma bela folga (e em alguns casos mandam menos e vc tem dor de cabeça de resolver),
 
Pode ser, talvez o user ta com privilégio reduzido. Tenta isso aqui:
  1. mgmt
  2. security
  3. user
  4. show
  5. Veja qual privilegio tem o usuário:

  6. Código:
     > mgmt
    mgmt > security
    mgmt/security > user
    mgmt/security/user > show
    
    #####################
    #User information
    #####################
    ========================================================
          User ID     Password    Privilege       Enable
    ========================================================
          support          ***          SYS         true
            admin          ***          USR         true
       telefonica          ***          SYS        false
  7. Se não estiver como SYS, digita
  8. "set support privilege system"


Yep, to com uma conta ADM, mas testei até numa VM com W10 e usuário normal e foi. Pode ser que o firmware ou modelo interfiram mesmo.

Eu estava pensando a mesma coisa.
No windows, tem o usuário "comum" com poderes administrativos, tipo um sudo. Tem um outro usuário, o administrador, que é o root e o usuário comum.
E com esses firmwares não é diferente.
Pode ter permissões que limitem uma série de coisas em uma hgu com firmware específico e em outras não ter, como um "root" capado, resumidamente.
Que é o caso do fimware que eu tenho aqui.
Consegui me logar na askey pelo admin e rodei um comando simples que ia de boa no support e apareceu a mesma mensagem de quando eu tentei rodar o sh.
Ou seja, tanto no askey aqui, quanto no mityra, o support esta limitado para visualização e escrita fora do ssh, por isso o sh que permitiria ver e aditar os arquivos fora do ssh, não roda.

Agora, como eu suspeitava, tem um outro usuário no caso o "telefonica", e se for o que eu penso, ele era o super usuário do sistema...

Cara, SSH não se importa se vc esta acessando o TERMINAL como adm ou não, não tem um "retorno" dessas infos pelo protocolo....
Tu pode rodar o putty com usuario comum, o que importa é o usuario remoto...

Depende o tipo de operação que se quer fazer e permissão de acesso ao usuário ao qual se está logado.
Por exemplo, me logo com o usuário "support" no hgu. Porém, esse meu usuário só tem permissões de editar arquivos simples, dentro do diretório support (que vamos supor, só tem arquivos de texto que alteram a horas, por exemplo). Mas quero ver sei lá... O diretório /etc. Logo não vou conseguir.
Vamos supor, que preciso copiar alguns arquivos de configuração da máquina ao qual me loguei pelo ssh, esses arquivos são por exemplo, pontos de montagem que ficam em /etc/fstab. E preciso copiar eles para a minha máquina, dentro de /etc, usando o ssh.
Não vou conseguir finalizar essa operação sem estar logado como root, pois o ponto de destino é na minha máquina, e precisa ter acesso ao root para fazer isso.
Logo, afirmar que TODAS as operações do ssh podem ser feitas via usuário comum, não seja 100% válida. Depende do caso em questão, no final.
Mas entendi o que você queria dizer com teu comentário.

Acho que já identifiquei como reabilitar o modo /padrao só por ssh. dm

Explica ai, por gentileza.

O user está como SYS, mas ainda assim não permite... acho q é coisa do firmware msm
image.png

Tenta ativar o usuário telefonica, tenho a leve impressão que ele é o root dessa coisa, sem limitações.

Mas vc esta na rede 2 da vivo né. na rede 1 esse tplink infelizmente não funciona

Peraí!
Esseas ont's não pegam se forem na rede 1?
Eu tenho um mitra que era da gvt, mas tá pegando só na rede 1, na rede 2 não sobe nada.

vivo 1 sao paulo?
Rede 1, era qualquer ponto que era da antiga Telesp.
Rede 2, era de qualquer ponto da antiga GVT
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo