• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Monitor Alienware AW3418DW / AW3420DW

Cara vou te falar a Fedex é uma bagunça, mas o que acontece nessas questões de ficar preso no SEFAZ, isso era pra chegar no Brasil já redondinho e passar sem problemas por se tratar de uma empresa como a Dell... ao visualizar no site da Sefaz aqui a carga que ficou retida, teve um monte de carga com nota cancelada ou que ainda continuaram retida por não pagamento de imposto DIFAL... bom, sou leigo e não posso afirmar algo, mas me parece que existe uma falha da Dell também nessas questões tributárias, mas ainda dou o benefício da dúvida para a DELL, pois estamos falando BRASIL né...
Na nota fiscal, em observações, vem explicando a regra de cálculo de tributos estaduais. Mas o estado pode barrar se "não achar justo". Eu encontrei relatos desde 2012 sobre esse tipo de retenção com a Dell, mesmo antes das mudanças de ICMS por estado, alguns até liberado sob ordem judicial. Então querendo ou não, acontece com alguma frequência.
 
Transportadora:FEDEXCódigo de Rastreio:
Último Status:Processo de Transporte já Iniciado
Previsão Entrega:28/03/2024
Histórico da Entrega
DataOcorrência
21/03/2024 01:01:00Processo de Transporte já Iniciado



Detalhes

Eventos
DataOcorrênciaFilial
21/03/2024 11:17EM TRANSITOCPQ - CAMPINAS
21/03/2024 11:10EM TRANSITOCPQ - CAMPINAS
21/03/2024 01:01EMITIDOCPQ - CAMPINAS
3 registro(s) encontrado(s).

vamos ver o que vem por ai, o rastreio da fedex não me parece muito bom.. nao é possível que ta em transito desde o dia 21...
 
Pessoal, me ajudem.

Aqui, eu ligo o PC, sempre que eu abro o chrome o monitor passa a desligar, da alguns segundos e liga de novo, e fica nisso, eu tenho que reiniciar.
E isso acontece, quando eu abro o chrome logo que eu ligo ele, se eu dou uma esperada o problema não acontece.
Monitor é o DWF com uma 4090 MSI.
Uso o cabo que veio no monitor.

E só no Windows, no Linux não rola isso, eu chuto que seja o HDR/Algum problema de driver.

Eu pensei que fosse o CRU forçado em 165hz/10bit, mas eu tirei e continua acontecendo
 
Eventos
DataOcorrênciaFilial
25/03/2024 16:32EM ROTA DE ENTREGAGYN - GOIANIA
25/03/2024 11:30NA FILIAL DE DESTINOGYN - GOIANIA
21/03/2024 11:17EM TRANSITOCPQ - CAMPINAS

Só me resta torcer para entregar hoje... kakakaka
 
@neptune como ficou o status sua entrega? A minha ainda esta como nota liberada
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eventos
DataOcorrênciaFilial
25/03/2024 16:32EM ROTA DE ENTREGAGYN - GOIANIA
25/03/2024 11:30NA FILIAL DE DESTINOGYN - GOIANIA
21/03/2024 11:17EM TRANSITOCPQ - CAMPINAS

Só me resta torcer para entregar hoje... kakakaka
Boa, falta pouco 👏🏻
 
@neptune como ficou o status sua entrega? A minha ainda esta como nota liberada
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Boa, falta pouco 👏🏻
Nem me lembre... Ainda está como NF liberada também. E não foram buscar. O prazo de entrega é hoje e duvido que vai ser cumprido. Entrei em contato com o atendimento e disseram que o cliente deles é a Dell e não eu, portanto a reclamação deveria ser pra Dell. E a Dell disse que só podem pedir prioridade de entrega depois do prazo esgotado, ou a FedEx rejeitaria.
Vou aguardar até amanhã..

edit: minha esposa acabou de me enviar uma foto da nota fiscal reclamando do valor.. chegou agora após o almoço. No site continua sem atualização. wtf? :miau:
 
Última edição:
Pessoal, me ajudem.

Aqui, eu ligo o PC, sempre que eu abro o chrome o monitor passa a desligar, da alguns segundos e liga de novo, e fica nisso, eu tenho que reiniciar.
E isso acontece, quando eu abro o chrome logo que eu ligo ele, se eu dou uma esperada o problema não acontece.
Monitor é o DWF com uma 4090 MSI.
Uso o cabo que veio no monitor.

E só no Windows, no Linux não rola isso, eu chuto que seja o HDR/Algum problema de driver.

Eu pensei que fosse o CRU forçado em 165hz/10bit, mas eu tirei e continua acontecendo
Tem cara de ser algo relacionado a hdr mesmo. Tentou deixar desativado no windows e ver se ocorre mesmo?
Também desligue no monitor para ver.
 
Nem me lembre... Ainda está como NF liberada também. E não foram buscar. O prazo de entrega é hoje e duvido que vai ser cumprido. Entrei em contato com o atendimento e disseram que o cliente deles é a Dell e não eu, portanto a reclamação deveria ser pra Dell. E a Dell disse que só podem pedir prioridade de entrega depois do prazo esgotado, ou a FedEx rejeitaria.
Vou aguardar até amanhã..

edit: minha esposa acabou de me enviar uma foto da nota fiscal reclamando do valor.. chegou agora após o almoço. No site continua sem atualização. wtf? :miau:
kkkkkkkkkkkkkkkk eita poxa, então pode acontecer o mesmo comigo, vish kkk, mas que bom que chegou!
 
Caramba, eu nunca tinha usado o DLDSR + DLSS, fica bom demais isso hein?

@GamesBrs você ja comparou com o CAS?
 
carai, o monitor saiu para entrega ontem e não chegou! :'(

eu achei muito que ia chegar hj... foda viu
 
@neptune rapaz que loucura, não é que quando eu chego em casa me deparo com meu monitor entregue... loucura, no site ainda esta como nota liberada para entrega.... E mais loucura ainda um produto antes dado como extraviado e com outro a caminho... agora irei comunicar a pessoa da Dell que vem me dando apoio para cancelarem o processo de entrega do outro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

carai, o monitor saiu para entrega ontem e não chegou! :'(

eu achei muito que ia chegar hj... foda viu
Putz cara, as vezes a FedEx faz isso, coloca em rota mas não entrega no mesmo dia.
 
@neptune rapaz que loucura, não é que quando eu chego em casa me deparo com meu monitor entregue... loucura, no site ainda esta como nota liberada para entrega.... E mais loucura ainda um produto antes dado como extraviado e com outro a caminho... agora irei comunicar a pessoa da Dell que vem me dando apoio para cancelarem o processo de entrega do outro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Putz cara, as vezes a FedEx faz isso, coloca em rota mas não entrega no mesmo dia.

pois é, foda né... deve chegar amanhã, mas é dureza, deixa a gente doido.
 
To esperando meu AW2725DF chegar. Como faço para fazer esse rastreio detalhado que vocês fazem aí? Pra saber se foi extraviado ou não etc
 
Caramba, eu nunca tinha usado o DLDSR + DLSS, fica bom demais isso hein?

@GamesBrs você ja comparou com o CAS?
um dos motivos que me fez quase desistir de te pego o aw32 foi o DLDSR, eu usava em 1,7 e achava muito bom, mas tem jogo que não faz tanta diferença sim, tipo RE4 e Cyberpunk, já cod fez uma diferença
 
Caramba, eu nunca tinha usado o DLDSR + DLSS, fica bom demais isso hein?

@GamesBrs você ja comparou com o CAS?
Já testei, é um excelente recurso, já usei muito junto ao CAS no meu antigo DWF - era excelente.

DLDSR realmente faz um trabalho muito bom.

Ele aumenta a resolução, o que te dá mais definição, ou seja, informação na imagem, e te permite controlar o nível de aspereza - que se for bem ajustado oferece algo próximo ao Nativo, ainda não é idêntico, mas é muito competente.

O DLSS por outro lado, funciona muito bem em uma resolução bem alta, exatamente com essa informação adicional.

O DLSS trabalha de forma excepcional quando tem uma resolução bem alta, diria que nesse range de 1800p até 2160p ele faz um trabalho excepcional.
Poucos jogos, por exemplo, jogando agora no AW3223QF com 4K nativo, vejo diferença quando jogo nativo com DLAA ou DLSS qualidade, pouquíssimos mesmo, a maioria fica igual ou até melhor, o DLSS meio que funciona como um AA em alguns jogos. Diria que somente em jogos com implementação ruim tem perda e em 4K nem é relevante.

Quando o DLSS tem muita informação pra trabalhar, ele realmente faz um trabalho excepcional. Uma tela 4K ou uma tela com resolução menor + um DLDSR explora o DLSS praticamente no seu melhor.

Em 1440p até 1800p, ainda é um trabalho muito competente também, mas sempre tem uma perda mínima na maioria dos casos, geralmente não é significante, e o próprio CAS ajuda a melhorar a sensação de qualidade no 1440p. O DLSS faz um trabalho bem excelente aqui.

Recomendo sempre usar 1440p com Qualidade + CAS - em jogos com boa implementação, a sensação de manutenção da qualidade do 1440p é muito boa e tu ganha desempenho.

Uma ideia melhor ainda é pegar uma tela 1440p e usar o DLDSR pra um 1800p/2160p + um CAS + DLSS qualidade que garante uma qualidade de imagem e desempenho excelente - que é exatamente o que você comentou.

Na maioria das vezes, é uma imagem melhor com pelo menos o desempenho do 1440p - é muito interessante pra quem joga SP.

No meu DWF, como tenho uma 4090, usava muito o 1440p mais o DLDSR sem o DLSS, isso me garantia pelo menos uma imagem ainda melhor que 1440p.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quais jogos tem suporte ? melhora a qualidade de imagem ?
Qualquer jogo, é algo configurável no Painel da Nvidia pra uso global, mas pra gente que tem monitor 4K já é meio irrelevante... só serviria pra jogar numa resolução ainda maior que 4K, ou seja, mais útil em jogos retro ou antigos, mas 4K já tem uma definição de imagem e nitidez absurda, então o ganho é praticamente inexpressivo a partir daqui do 4K.

Agora pra galera do 1440p é super interessante, já testei no DWF - o aumento de definição de uma resolução maior é interessante aqui porque diminui o serrilhado que ainda é presente em 1440p, e o DSR trabalha isso muito bem sem dá uma sensação de borrado - é um upscaling bem feito.

O Upscaling do DSR não dá aquela sensação de borrado de um Upscaling comum - falta de nitidez.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@neptune rapaz que loucura, não é que quando eu chego em casa me deparo com meu monitor entregue... loucura, no site ainda esta como nota liberada para entrega.... E mais loucura ainda um produto antes dado como extraviado e com outro a caminho... agora irei comunicar a pessoa da Dell que vem me dando apoio para cancelarem o processo de entrega do outro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Putz cara, as vezes a FedEx faz isso, coloca em rota mas não entrega no mesmo dia.
Te falei que tinha boa chance de entregar... que bom que deu tudo certo da forma mais rápida.
Qualquer coisa se tu não cancelar o pedido do segundo antes do envio, tu pode fazer igual meu amigo, só rejeitar a entrega do segundo monitor.
 
Última edição:
Te falei que tinha boa chance de entregar... que bom que deu tudo certo da forma mais rápida.
Qualquer coisa se tu não cancelar o pedido do segundo antes do envio, tu pode fazer igual meu amigo, só rejeitar a entrega do segundo monitor.


E então meu velho, a caixa chegou direitinho sem danos, o monitor é muito bom de fato, porém uma coisa me deixou um pouco chateado, e é algo que eu até vi você debatendo junto com alguns pessoas aqui no tópico nas páginas anteriores, o meu monitor veio sem película da tela, só veio aquela proteção padrão branca que é colada com fita nas bordas do monitor... e dai, peguei o celular com a lanterna e examinei a tela, e está cheio de marcas que parecem manchas, mas que não sai... e tem alguns micro arranhões também. Mas isso em uso normal não atrapalha em nada e não fica visível... ai eu to pensando se eu reclamo junto a dell e tento uma troca, mas por outro lado penso que isso não vai afetar em nada no uso do dia a dia e também no "transtorno" para a troca... sabe aquela sensação de copo meio cheio, que o produto não veio 100% impecável, mas por outro lado eu to tentando pensar que isso não irá atrapalhar no uso... enfim, to pensando ainda no que fazer.
 
E então meu velho, a caixa chegou direitinho sem danos, o monitor é muito bom de fato, porém uma coisa me deixou um pouco chateado, e é algo que eu até vi você debatendo junto com alguns pessoas aqui no tópico nas páginas anteriores, o meu monitor veio sem película da tela, só veio aquela proteção padrão branca que é colada com fita nas bordas do monitor... e dai, peguei o celular com a lanterna e examinei a tela, e está cheio de marcas que parecem manchas, mas que não sai... e tem alguns micro arranhões também. Mas isso em uso normal não atrapalha em nada e não fica visível... ai eu to pensando se eu reclamo junto a dell e tento uma troca, mas por outro lado penso que isso não vai afetar em nada no uso do dia a dia e também no "transtorno" para a troca... sabe aquela sensação de copo meio cheio, que o produto não veio 100% impecável, mas por outro lado eu to tentando pensar que isso não irá atrapalhar no uso... enfim, to pensando ainda no que fazer.
Cara, isso geralmente não atrapalha o uso, só é visível quando aponta uma fonte de luz para a tela.

O que vai acontecer é que tu vai pedir a troca, eles vão te mandar outro e vai vir do mesmo jeito ou pior.

Dá uma olhada no reddit e tu vais ver isso é o "normal", o de todo mundo vem praticamente assim, é ignorar isso e ser feliz.
 
Já testei, é um excelente recurso, já usei muito junto ao CAS no meu antigo DWF - era excelente.

DLDSR realmente faz um trabalho muito bom.

Ele aumenta a resolução, o que te dá mais definição, ou seja, informação na imagem, e te permite controlar o nível de aspereza - que se for bem ajustado oferece algo próximo ao Nativo, ainda não é idêntico, mas é muito competente.

O DLSS por outro lado, funciona muito bem em uma resolução bem alta, exatamente com essa informação adicional.

O DLSS trabalha de forma excepcional quando tem uma resolução bem alta, diria que nesse range de 1800p até 2160p ele faz um trabalho excepcional.
Poucos jogos, por exemplo, jogando agora no AW3223QF com 4K nativo, vejo diferença quando jogo nativo com DLAA ou DLSS qualidade, pouquíssimos mesmo, a maioria fica igual ou até melhor, o DLSS meio que funciona como um AA em alguns jogos. Diria que somente em jogos com implementação ruim tem perda e em 4K nem é relevante.

Quando o DLSS tem muita informação pra trabalhar, ele realmente faz um trabalho excepcional. Uma tela 4K ou uma tela com resolução menor + um DLDSR explora o DLSS praticamente no seu melhor.

Em 1440p até 1800p, ainda é um trabalho muito competente também, mas sempre tem um perda mínima na maioria dos casos, geralmente não é significante, e o próprio CAS ajuda a melhorar a sensação de qualidade no 1440p. O DLSS faz um trabalho bem excelente aqui quando a implementação do DLSS é boa.

Recomendo sempre usar 1440p com Qualidade + CAS - em jogos com boa implementação, a sensação de manutenção da qualidade do 1440p é muito boa e tu ganha desempenho.

Uma ideia melhor ainda é pegar uma tela 1440p e usar o DLDSR pra um 1800p/2160p + um CAS + DLSS qualidade que garante uma qualidade de imagem e desempenho excelente - que é exatamente o que você comentou.

Na maioria das vezes, é uma imagem melhor com pelo menos o desempenho do 1440p - é muito interessante pra quem jogar SP.

No meu DWF, como tenho uma 4090, usava muito o 1440p mais o DLDSR sem o DLSS, isso me garantia pelo menos uma imagem ainda melhor que 1440p.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Qualquer jogo, é algo configurável no Painel da Nvidia pra uso global, mas pra gente que tem monitor 4K já é meio irrelevante... só serviria pra jogar numa resolução ainda maior que 4K, ou seja, mais útil em jogos retro ou antigos, mas 4K já tem uma definição de imagem e nitidez absurda, então o ganho é praticamente inexpressivo a partir daqui do 4K.

Agora pra galera do 1440p é super interessante, já testei no DWF - o aumento de definição de uma resolução maior é interessante aqui porque diminui o serrilhado que ainda é presente em 1440p, e o DSR trabalha isso muito bem sem dá uma sensação de borrado - é um upscaling bem feito.

O Upscaling do DSR não dá aquela sensação de borrado de um Upscaling comum - falta de nitidez.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Te falei que tinha boa chance de entregar... que bom que deu tudo certo da forma mais rápida.
Qualquer coisa se tu não cancelar o pedido do segundo antes do envio, tu pode fazer igual meu amigo, só rejeitar a entrega do segundo monitor.
Eu testei o DLDSR + DLSS sem o CAS, vou tentar com o CAS pra ver.

Eu testei no Dead Space Remake, e por mais que seja dificil identificar perfeitamente onde ta a melhora, o conjunto final da imagem da um "tcham" quando você muda, fica muito bom

Aqui eu usei DLDSR + DLSS Qualidade, imagino que em jogo mais pesado, isso fica mais pegado.

Eu to curioso pra usar no RDR2, a implementação do AA la é terrível, o DLSS ja ajudava bem, vou testar com o DLDSR.
Cyberpunk é outro jogo onde o DLSS deixa melhor que o original em várias texturas.
Uma desvantagem do DLDSR é que o Alt+tab pra voltar pro Windows fica menos fluido, porque você ta indo de uma resolução pra outra, mas nada também que atrapalhe.

Na 4090 em si eu quase não perdi performance com o DLDSR (usando a primeira escala de resolução que tem la), no 2o e mais agressivo perde um pouco de performance, mas mantém acima dos 120 FPS, só senti uns stutterings, não sei se é algo do PC ou por causa da tecnologia.

De maneira geral recomendo todo mundo usar, melhora bem a nitidez perdendo quase nada de FPS.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem cara de ser algo relacionado a hdr mesmo. Tentou deixar desativado no windows e ver se ocorre mesmo?
Também desligue no monitor para ver.
Eu dei uma pesquisada, acho que era o Gsync, eu tirei tudo e coloquei de novo e *acho* que parou o problema.
 
Já testei, é um excelente recurso, já usei muito junto ao CAS no meu antigo DWF - era excelente.

DLDSR realmente faz um trabalho muito bom.

Ele aumenta a resolução, o que te dá mais definição, ou seja, informação na imagem, e te permite controlar o nível de aspereza - que se for bem ajustado oferece algo próximo ao Nativo, ainda não é idêntico, mas é muito competente.

O DLSS por outro lado, funciona muito bem em uma resolução bem alta, exatamente com essa informação adicional.

O DLSS trabalha de forma excepcional quando tem uma resolução bem alta, diria que nesse range de 1800p até 2160p ele faz um trabalho excepcional.
Poucos jogos, por exemplo, jogando agora no AW3223QF com 4K nativo, vejo diferença quando jogo nativo com DLAA ou DLSS qualidade, pouquíssimos mesmo, a maioria fica igual ou até melhor, o DLSS meio que funciona como um AA em alguns jogos. Diria que somente em jogos com implementação ruim tem perda e em 4K nem é relevante.

Quando o DLSS tem muita informação pra trabalhar, ele realmente faz um trabalho excepcional. Uma tela 4K ou uma tela com resolução menor + um DLDSR explora o DLSS praticamente no seu melhor.

Em 1440p até 1800p, ainda é um trabalho muito competente também, mas sempre tem um perda mínima na maioria dos casos, geralmente não é significante, e o próprio CAS ajuda a melhorar a sensação de qualidade no 1440p. O DLSS faz um trabalho bem excelente aqui quando a implementação do DLSS é boa.

Recomendo sempre usar 1440p com Qualidade + CAS - em jogos com boa implementação, a sensação de manutenção da qualidade do 1440p é muito boa e tu ganha desempenho.

Uma ideia melhor ainda é pegar uma tela 1440p e usar o DLDSR pra um 1800p/2160p + um CAS + DLSS qualidade que garante uma qualidade de imagem e desempenho excelente - que é exatamente o que você comentou.

Na maioria das vezes, é uma imagem melhor com pelo menos o desempenho do 1440p - é muito interessante pra quem jogar SP.

No meu DWF, como tenho uma 4090, usava muito o 1440p mais o DLDSR sem o DLSS, isso me garantia pelo menos uma imagem ainda melhor que 1440p.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Qualquer jogo, é algo configurável no Painel da Nvidia pra uso global, mas pra gente que tem monitor 4K já é meio irrelevante... só serviria pra jogar numa resolução ainda maior que 4K, ou seja, mais útil em jogos retro ou antigos, mas 4K já tem uma definição de imagem e nitidez absurda, então o ganho é praticamente inexpressivo a partir daqui do 4K.

Agora pra galera do 1440p é super interessante, já testei no DWF - o aumento de definição de uma resolução maior é interessante aqui porque diminui o serrilhado que ainda é presente em 1440p, e o DSR trabalha isso muito bem sem dá uma sensação de borrado - é um upscaling bem feito.

O Upscaling do DSR não dá aquela sensação de borrado de um Upscaling comum - falta de nitidez.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Te falei que tinha boa chance de entregar... que bom que deu tudo certo da forma mais rápida.
Qualquer coisa se tu não cancelar o pedido do segundo antes do envio, tu pode fazer igual meu amigo, só rejeitar a entrega do segundo monitor.
Eu já tentei usar o Reshade do CAS aqui, mas, apanhei na hora de configurar, porque não tinha a menor ideia do que fazer kkkkk

Tem alguma dica de tutorial ou compartilhar aqui como você costuma regular isso?
 
Eu já tentei usar o Reshade do CAS aqui, mas, apanhei na hora de configurar, porque não tinha a menor ideia do que fazer kkkkk

Tem alguma dica de tutorial ou compartilhar aqui como você costuma regular isso?
Baixa o Reshade, executa ele, ele vai pedir pra selecionar o .exe, adiciona do jogo que você quer.

Quando abrir o jogo, aperta o botão Home, ai ativa o CAS, e embaixo tem uns sliders pra vc configurar como quer, eu deixo padrão normalmente.
 
Valeu parceiro!

CAS, mais conhecido como Nitidez Adaptada ao Contraste (CAS) ajuda a aumentar a qualidade visual ativando a nitidez com aumento de escala opcional para restaurar detalhes perdidos depois da aplicação do TAA.

De forma simples, na prática é um filtro criado pela AMD que pode ser usado nas placas da AMD via Driver (Todo driver tem e pode ser ativado pra ser usado por padrão). Pra mim e pra muita gente é a melhor tecnologia de nitidez do segmento.

É como se fosse um filtro de nitidez, mas aplicado diretamente na textura do jogo... não é a mesma coisa de aumentar a nitidez na imagem apresentada pela tela, se vc aumentar a nitidez na tela, vc aumenta nitidez da imagem produzida por ela, e não dá textura em si... o resultado é inferior e não aumenta a percepção de detalhe. Alguns jogos como Call of Duty, The Witcher 3, Starfield, etc, por exemplo, tem o CAS dentro do jogo pra ser ativado e utilizado.

Enfim, o CAS melhora muito a imagem e dá uma sensação de nitidez em cada detalhe da imagem. Em 2160p não faz tanta diferença porque a imagem já é muito nítida, mas abaixo dessa resolução ajuda muito.

A Nvidia tem algo parecido nos filtros dos GeForce Experience, mas consome 10% da placa de vídeo (Aliás, qualquer filtro lá, acho uma bosta isso... e muita gente usa desse jeito - péssimo CxB).

* O NIS da Nvidia não é a mesma coisa, ele diminui a resolução da imagem pra aplicar nitidez e dá uma sensação de resolução original.
Serve pra dá ganho de desempenho pro usuário, mas o CAS é aplicado na resolução nativa que o usuário está usando em prática - to destacando porque muita gente compara e não é a mesma coisa, nem fornece a mesma qualidade.

O CAS consome 1-3 fps em média nos jogos e melhora muito o visual - a magia dele está aí, depois que você usa, dificilmente para de usar em jogos.

No caso do 1440p, ele não vai fazer um ajuste fino melhor da imagem como em 2160p, mas ele ajuda pelo menos a ressaltar os detalhes que são demonstrando em tela... e isso minimiza a perda na sensação de nitidez pra 2160p.

Tá Games, mas como uso isso com placa de vídeo da Nvidia?

É só você usar o Reshade - um programa gratuito.
Reshade é um programa que aplica filtros na imagem dos jogos, vc pode baixar e usar a versão padrão (sem ser full add-on support - essa altera o jogo) em qualquer jogo.
* A versão padrão não causa banimento, nem nada... é só um aplicador de filtro no seu uso normal, muito semelhante ao GeForce Experience com os seus filtros, pode utilizar tranquilo, já uso há muitos anos, ele sequer altera os arquivos originais de um jogo.


De forma básica, escolhe o exe. do jogo e instala os filtros no jogo, lá dentro do jogo vc ativa o menu do reshade e o filtro CAS que vem no pacote mais simples de filtros do Reshade na instalação, vc pode até ajustar o nível de aplicação dele ao seu gosto.

Você pode usar esse vídeo como referencia pra instalar e usar em qualquer jogo.

@HalJordanGL2814

Esse é um Post que fiz explicando um pouco Reshade, o CAS e até indiquei um vídeo de como usar.
Qualquer coisa só dá um toque aí.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E então meu velho, a caixa chegou direitinho sem danos, o monitor é muito bom de fato, porém uma coisa me deixou um pouco chateado, e é algo que eu até vi você debatendo junto com alguns pessoas aqui no tópico nas páginas anteriores, o meu monitor veio sem película da tela, só veio aquela proteção padrão branca que é colada com fita nas bordas do monitor... e dai, peguei o celular com a lanterna e examinei a tela, e está cheio de marcas que parecem manchas, mas que não sai... e tem alguns micro arranhões também. Mas isso em uso normal não atrapalha em nada e não fica visível... ai eu to pensando se eu reclamo junto a dell e tento uma troca, mas por outro lado penso que isso não vai afetar em nada no uso do dia a dia e também no "transtorno" para a troca... sabe aquela sensação de copo meio cheio, que o produto não veio 100% impecável, mas por outro lado eu to tentando pensar que isso não irá atrapalhar no uso... enfim, to pensando ainda no que fazer.
Acho que o @henriqueoliveira falou uma coisa muito certa: A chance de você trocar e acontecer de novo... O meu, além da proteção padrão branca, veio o plástico bolha, mas até pelos relatos serem inconsistentes e mais no sentido de está vindo sem o plástico bolha... acho que tem uma chance razoável de você receber um numa situação igual.

Os arranhões e as manchas são comuns do pessoal que recebe, mas sempre vejo a galera falando que tem como tirar.

Vou te falar, o meu AW32 veio tranquilo porque tinha o plástico, o meu ex DWF também tinha o plástico e foi tranquilo, mas quando fui vender ele... meio que limpei a tela dele com o próprio paninho que vem junto, tinha umas marcas/manchas de uso que saíram tudo.

Será que não sai só no paninho as manchas e os arranhados? Quando limpei, deixei o pano bem firme na tela e passei com um pouquinho mais de força, não deixei nem leve de mais pra não arranhar, nem forte demais pra não causar dano na tela.
Foi o bastante e ficou 100%.

Tem uma galera com umas dicas até melhores que podem se pronunciar aí.
 
Última edição:
a Fedex ta de palhaçada comigo, vão entregar o monitor no dia previsto e deram saiu para entrega 3 dias antes, puta que pariu!!! Era só me falar que eu buscava lá... kkkkkkkk
 
Eu testei o DLDSR + DLSS sem o CAS, vou tentar com o CAS pra ver.

Eu testei no Dead Space Remake, e por mais que seja dificil identificar perfeitamente onde ta a melhora, o conjunto final da imagem da um "tcham" quando você muda, fica muito bom

Aqui eu usei DLDSR + DLSS Qualidade, imagino que em jogo mais pesado, isso fica mais pegado.

Eu to curioso pra usar no RDR2, a implementação do AA la é terrível, o DLSS ja ajudava bem, vou testar com o DLDSR.
Cyberpunk é outro jogo onde o DLSS deixa melhor que o original em várias texturas.
Uma desvantagem do DLDSR é que o Alt+tab pra voltar pro Windows fica menos fluido, porque você ta indo de uma resolução pra outra, mas nada também que atrapalhe.

Na 4090 em si eu quase não perdi performance com o DLDSR (usando a primeira escala de resolução que tem la), no 2o e mais agressivo perde um pouco de performance, mas mantém acima dos 120 FPS, só senti uns stutterings, não sei se é algo do PC ou por causa da tecnologia.

De maneira geral recomendo todo mundo usar, melhora bem a nitidez perdendo quase nada de FPS.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu dei uma pesquisada, acho que era o Gsync, eu tirei tudo e coloquei de novo e *acho* que parou o problema.
Você pode tentar com o CAS.

O CAS ele vai aumentar a sensação de nitidez, mas não a de definição.

Vou falar um pouco sobre isso:

Em 1440p, quando o DLSS funciona bem e é a maioria dos casos... o que mais percebo é que tem uma leva queda de nitidez, mas quase nada de definição em relação ao próprio 1440p.

Pra vc olhar pra imagem e falar ''Piorou'' tem que ser um caso de uma implementação ruim, mas a queda de nitidez é geralmente sempre perceptível por mais que a de definição não seja.

Vou te dá um exemplo, The Last of Us Part I não tem uma implementação de DLSS das melhores, não que seja ruim, mas também não é das melhores. Existe uma perda de nitidez mais explicita, de definição um pouquinho.

Mas o ponto onde quero chegar é: Se você usar o CAS, geralmente engana bem os olhos com a sensação de recuperação de nitidez e se você souber dosar, até consegue iludir visualmente com uma sensação melhor em definição.

No caso de TLOUS, já te deixa com uma sensação próxima a imagem original.

Por isso que acho a imagem de 1440p bem competente, é próximo a um padrão de definição ideal e a nitidez já é ok - o CAS pra mim potencializa muito a imagem do 1440p porque ajuda a dar uma nitidez que a resolução fica próximo de ter e não tem.

A Nitidez do DLSS, já recomendo deixar em 0, no máximo em 3. (Se o jogo te der uma proporção de 0 a 10 ou algo semelhante).

A Nitidez de ajuste do DLSS geralmente é bem artificial e você nota a aspereza desproporcional, não fica legal... por isso recomendo usar em 0 e trabalhar a Nitidez no CAS.

Em jogos HDR, tu pode usar CAS, mas tem que ser num valor de 1/3 do padrão (1.000) porque senão fica ruim e estourado por causa do alcance das cores.

Tu gostou do resultado do Dead Space justamente porque a resolução maior tem mais definição, o que significa: Mais informação pro DLSS trabalhar.
O DLSS trabalha cada vez melhor quanto mais dados ele tiver de determinada imagem, aquele range que falei no último post é muito real.

O resultado final é melhor e te encheu os olhos porque te dá mais detalhes, informações em coisas mínimas da imagens, passa uma sensação de detalhes mais definidos, quando você olha o todo, o todo parece mais robusto... quanto maior a resolução que tu der pro DLSS, menor vai ser a perda de qualidade dele no resultado final. Ai você ainda pega o resultado final e joga um CAS por cima... aumentando um pouco a nitidez - fica show demais.

Tanto que 4K + DLSS Balanceado ainda produz uma imagem melhor que 1440p + qualidade. Isso é por conta da quantidade de dados que o DLSS tem pra
fazer a reconstrução no inicio da imagem.

Acredito que em algum momento, tanto o 1440p quanto 4K terão um trabalho de reconstrução perfeito, como a Nvidia mesmo diz: Eles agora são uma empresa de inteligência artificial, ou seja, veremos cada vez mais melhorias nesse aspecto - esse é um foco central da empresa agora.

RDR2 vai funcionar muito bem com DSR + DLSS, vejo muita gente que usa e gosta dessa forma... usa DSR justamente pra aumentar os detalhes e trabalha com o DLSS pra aumentar o desempenho. Isso tira a sensação de borrado das soluções AA do jogo justamente pelas informações adicionais.

É um excelente método de AA pra jogos que não tem uma boa solução - caso do RDR2.

Pode usar que tu vai gostar.

Recomendo você testar 1800p via DSR + DLSS Qualidade/Balanceado - já é um acréscimo de informação legal pro DLSS trabalhar.
Suspeito que mesmo em balanceado, você terá uma imagem ao menos no nível de 1440p nativo - isso pode ajudar aumentar qualidade principalmente na sensação de definição e te manter um bom desempenho.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo