• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Amigos, vocês já enfrentaram algum problema de bufferbloat? Conseguiram solucionar (ou pelo menos minimizar)?
Tenho uma internet claro 500/50 (atualmente chegando a 700/100 em alguns momentos do dia), com o modem Kaon CG3000 em bridge conectado a um sistema roteador mesh TPLINK/DECO.
Embora tenha habilitado o QoS no roteador, ao fazer o teste no site https://www.waveform.com/tools/bufferbloat sempre recebo valores altos de latência (unloaded 25 ms; download active +50 ms e upload active +400 - valores aproximados). Teria como melhorar isso, ou só abandonando o cabo coaxial e migrando para fibra?
Aliás, um outro ponto que talvez eu não esteja configurando corretamente o QoS do TP-Link. No App da TP-Link só aparece o campo Largura de Banda Total, onde eu coloco 500 Mbps para o download e 50 Mbps para o upload. Teria outra forma para ajustar corretamente estes valores?
 
É gente, não consegui modo bridge funcionando no Fast 3896. Fui nas configurações, ativei o modo bridge, aparentemente foi, mas ao ligar no meu roteador TPlink não consigo conexão.

No roteador a config é DHCP ou preciso fazer pppoe?
 
Estou alguns dias de molho pq estou sendo beta tester da Claro no XGSPON, ainda não posso mostrar testes, mas os planos são 2, 5 e 10 Gbps simétricos. A ONT é uma Huawei EN8255X6s-8X, não parece estar homologada ainda.

PS: Tem porta 10 Gbps, mas ainda não tenho hardware para isso.
 
Boa tarde. Tenho uma dúvida.

Recebi uma notificação do app "Minha Claro Residencial" falando sobre ativação de rede unificada para melhoria do Wi-Fi. Quando selecionei a notificação, o app da Claro abriu e foi direto para essa tela aqui:

Screenshot-20240401-133954.jpg

Tem algum benefício de fazer isso, ou melhor deixar as redes separadas? Aqui tem uma TV e um celular que usam a 2GHz e o restante usa a rede de 5GHz.
 
Estou alguns dias de molho pq estou sendo beta tester da Claro no XGSPON, ainda não posso mostrar testes, mas os planos são 2, 5 e 10 Gbps simétricos. A ONT é uma Huawei EN8255X6s-8X, não parece estar homologada ainda.

PS: Tem porta 10 Gbps, mas ainda não tenho hardware para isso.
Qual tipo de porta ? 10G base-t ? sfp+ ?
 
Estou alguns dias de molho pq estou sendo beta tester da Claro no XGSPON, ainda não posso mostrar testes, mas os planos são 2, 5 e 10 Gbps simétricos. A ONT é uma Huawei EN8255X6s-8X, não parece estar homologada ainda.

PS: Tem porta 10 Gbps, mas ainda não tenho hardware para isso.
Teria alguma previsão para esses planos começarem a ser comercializados?
2 e 5 Gbps a infra aqui até aguenta, mas 10Gbps hj eu não alcanço.
 
Última edição:
Estou alguns dias de molho pq estou sendo beta tester da Claro no XGSPON, ainda não posso mostrar testes, mas os planos são 2, 5 e 10 Gbps simétricos. A ONT é uma Huawei EN8255X6s-8X, não parece estar homologada ainda.

PS: Tem porta 10 Gbps, mas ainda não tenho hardware para isso.
Usaram a mesma prumada da rua (fibra) ? Pois se usaram devem fazer Double Layer na rede então (GPON + XGSPON)
 
Boa tarde. Tenho uma dúvida.

Recebi uma notificação do app "Minha Claro Residencial" falando sobre ativação de rede unificada para melhoria do Wi-Fi. Quando selecionei a notificação, o app da Claro abriu e foi direto para essa tela aqui:

Screenshot-20240401-133954.jpg

Tem algum benefício de fazer isso, ou melhor deixar as redes separadas? Aqui tem uma TV e um celular que usam a 2GHz e o restante usa a rede de 5GHz.
O porém é que tem alguns aparelhos mais antigos que só suportam a rede de 2.4ghz e ficam perdidos com essas redes unificadas, precisa fazer o teste e ver se é seu caso. Eu lembro que algum usuário comentou que um note antigo não reconhecia mais a rede depois que ele unificou e precisou desfazer. Pelo menos aqui em casa não tive problemas quanto a isso mas era com roteadores próprios, nunca usei a wifi do roteador da operadora por problema de alcance mesmo, mesmo usando um note meia boca de 2014 que também só era compatível com 2.4ghz. Pelo menos pra mim simplificou a configuração, não preciso ficar escolhendo a melhor rede dependendo de onde estou na casa, vai tudo "automático" quando funciona.
 
Pessoal, tenho PME 600 mega, HCF mesmo.
Pretendo usar um pc 3400g, 16gb ram, como home server e com pfsense, pihole etc. Proxmox é uma boa?
Minhas dúvidas:
- Botando uma placa de rede com uma entrada, conseguiria usar? E saindo dela pra um roteador.
- O Hardware aguentaria? Queria usar NAS e talvez umbrel pra rodar nodes também
(pergunto pq n sei como anda a claro nesse quesito, se precisaria de ip static etc)
 
Estou alguns dias de molho pq estou sendo beta tester da Claro no XGSPON, ainda não posso mostrar testes, mas os planos são 2, 5 e 10 Gbps simétricos. A ONT é uma Huawei EN8255X6s-8X, não parece estar homologada ainda.

PS: Tem porta 10 Gbps, mas ainda não tenho hardware para isso.
Um plano de 10Gbps igual ao Comcast Xfinity, meu sonho.

Boa tarde. Tenho uma dúvida.

Recebi uma notificação do app "Minha Claro Residencial" falando sobre ativação de rede unificada para melhoria do Wi-Fi. Quando selecionei a notificação, o app da Claro abriu e foi direto para essa tela aqui:

Screenshot-20240401-133954.jpg

Tem algum benefício de fazer isso, ou melhor deixar as redes separadas? Aqui tem uma TV e um celular que usam a 2GHz e o restante usa a rede de 5GHz.
O ideal é deixar as redes separadas, evita problemas com alguns dispositivos mais antigos ou outros que só conectam 2.4. Esses aparelhos podem não enxergar a rede Wi-Fi e outros podem até conectar, mas vai dar muita falha. Aqui eu tive experiência ruim com as lâmpadas inteligentes, se perdiam direto, aí coloquei as redes separadas. Elas por exemplo só conectam 2.4, alguns modelos de TV também, apesar das mais modernas já tendo 5Ghz, o ideal é conectar nessa rede. A Claro insiste mesmo que tem que ser unificado, mas a gente usa como quiser.
 
Boa tarde. Tenho uma dúvida.

Recebi uma notificação do app "Minha Claro Residencial" falando sobre ativação de rede unificada para melhoria do Wi-Fi. Quando selecionei a notificação, o app da Claro abriu e foi direto para essa tela aqui:

Screenshot-20240401-133954.jpg

Tem algum benefício de fazer isso, ou melhor deixar as redes separadas? Aqui tem uma TV e um celular que usam a 2GHz e o restante usa a rede de 5GHz.

A vantagem é que se unificar a rêde, a rede 2GHz e 5GHz coexistiriam com o mesmo nome e haveria a troca automática de rêde, e a vantagem é que, por exemplo, no caso de um celular, se ele fosse para um lugar com sinal mais fraco, ocorreria a troca automática para a rêde 2Ghz, e no sentido inverso, quando fosse para um local que o 5Ghz estivesse presente, trocaria automaticamente para o 5GHz.

No entanto, isso pode gerar problemas de conectividades em dispositivos mais antigos, fora que não são todos os dispositivos que lidam bem com esta tecnologia (as vezes vai para o 2GHz mas não volta para o 5GHz quando este esta melhor)

Pessoalmente eu deixaria as redes separadas.
 
Estou alguns dias de molho pq estou sendo beta tester da Claro no XGSPON, ainda não posso mostrar testes, mas os planos são 2, 5 e 10 Gbps simétricos. A ONT é uma Huawei EN8255X6s-8X, não parece estar homologada ainda.

PS: Tem porta 10 Gbps, mas ainda não tenho hardware para isso.
entregou que é pegadinha ao escrever "simétricos".
 
O porém é que tem alguns aparelhos mais antigos que só suportam a rede de 2.4ghz e ficam perdidos com essas redes unificadas, precisa fazer o teste e ver se é seu caso. Eu lembro que algum usuário comentou que um note antigo não reconhecia mais a rede depois que ele unificou e precisou desfazer. Pelo menos aqui em casa não tive problemas quanto a isso mas era com roteadores próprios, nunca usei a wifi do roteador da operadora por problema de alcance mesmo, mesmo usando um note meia boca de 2014 que também só era compatível com 2.4ghz. Pelo menos pra mim simplificou a configuração, não preciso ficar escolhendo a melhor rede dependendo de onde estou na casa, vai tudo "automático" quando funciona.
Um plano de 10Gbps igual ao Comcast Xfinity, meu sonho.


O ideal é deixar as redes separadas, evita problemas com alguns dispositivos mais antigos ou outros que só conectam 2.4. Esses aparelhos podem não enxergar a rede Wi-Fi e outros podem até conectar, mas vai dar muita falha. Aqui eu tive experiência ruim com as lâmpadas inteligentes, se perdiam direto, aí coloquei as redes separadas. Elas por exemplo só conectam 2.4, alguns modelos de TV também, apesar das mais modernas já tendo 5Ghz, o ideal é conectar nessa rede. A Claro insiste mesmo que tem que ser unificado, mas a gente usa como quiser.
A vantagem é que se unificar a rêde, a rede 2GHz e 5GHz coexistiriam com o mesmo nome e haveria a troca automática de rêde, e a vantagem é que, por exemplo, no caso de um celular, se ele fosse para um lugar com sinal mais fraco, ocorreria a troca automática para a rêde 2Ghz, e no sentido inverso, quando fosse para um local que o 5Ghz estivesse presente, trocaria automaticamente para o 5GHz.

No entanto, isso pode gerar problemas de conectividades em dispositivos mais antigos, fora que não são todos os dispositivos que lidam bem com esta tecnologia (as vezes vai para o 2GHz mas não volta para o 5GHz quando este esta melhor)

Pessoalmente eu deixaria as redes separadas.
Então não vou mexer. Obrigada.
 
A vantagem é que se unificar a rêde, a rede 2GHz e 5GHz coexistiriam com o mesmo nome e haveria a troca automática de rêde, e a vantagem é que, por exemplo, no caso de um celular, se ele fosse para um lugar com sinal mais fraco, ocorreria a troca automática para a rêde 2Ghz, e no sentido inverso, quando fosse para um local que o 5Ghz estivesse presente, trocaria automaticamente para o 5GHz.

No entanto, isso pode gerar problemas de conectividades em dispositivos mais antigos, fora que não são todos os dispositivos que lidam bem com esta tecnologia (as vezes vai para o 2GHz mas não volta para o 5GHz quando este esta melhor)

Pessoalmente eu deixaria as redes separadas.
O meu nem sempre volta. Ele sai da rede 5GHz e vai para a 2GHz e depois não volta, mesmo estando do lado do Acess Point.
 
O meu nem sempre volta. Ele sai da rede 5GHz e vai para a 2GHz e depois não volta, mesmo estando do lado do Acess Point.
Deveria ser automático, mas tem uns aparelhos que se "apegam", aí só desconectando e forçando pra voltar. O que resolveu mesmo pra mim foi migrar tanto roteadores quanto aparelhos compatíveis com wifi 6 (pelo menos os que "andam" pela casa"), me resolveu bastante esses inconvenientes.
 
Deveria ser automático, mas tem uns aparelhos que se "apegam", aí só desconectando e forçando pra voltar. O que resolveu mesmo pra mim foi migrar tanto roteadores quanto aparelhos compatíveis com wifi 6 (pelo menos os que "andam" pela casa"), me resolveu bastante esses inconvenientes.
Fiz um teste. Dei uma saída e fui na ADM pegar um encomenda. Com a distância, o wi-fi se desconectou e na volta, entrou no 5GHz. Na moral... ficar o meu celular no 2.4GHz não faz muita diferença não, os vídeos que assisto rodam liso. Por mim, pode ficar no 2.4GHz de boa.
 
Última edição:
É gente, não consegui modo bridge funcionando no Fast 3896. Fui nas configurações, ativei o modo bridge, aparentemente foi, mas ao ligar no meu roteador TPlink não consigo conexão.

No roteador a config é DHCP ou preciso fazer pppoe?
clona mac do modem, no roteador configuração DHCP
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Justamente, perguntei porque já conversei com um colega que inclusive tem vivo fibra, e realmente lá é difícil conseguir um A, quem diria um A+.
Com a claro HFC tenho conseguido D, e na melhor das situações um C.
Na tim ultra corte consigo A e A+ com kaon
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou alguns dias de molho pq estou sendo beta tester da Claro no XGSPON, ainda não posso mostrar testes, mas os planos são 2, 5 e 10 Gbps simétricos. A ONT é uma Huawei EN8255X6s-8X, não parece estar homologada ainda.

PS: Tem porta 10 Gbps, mas ainda não tenho hardware para isso.
isso que é uma IN-TER-NE-TEEEEEE
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa tarde. Tenho uma dúvida.

Recebi uma notificação do app "Minha Claro Residencial" falando sobre ativação de rede unificada para melhoria do Wi-Fi. Quando selecionei a notificação, o app da Claro abriu e foi direto para essa tela aqui:

Screenshot-20240401-133954.jpg

Tem algum benefício de fazer isso, ou melhor deixar as redes separadas? Aqui tem uma TV e um celular que usam a 2GHz e o restante usa a rede de 5GHz.
Depende dos seus dispositivos nao ficarem de CRI CRI de desconexão, ou seja, a tv e mais sensivel na face da Terra , parece noiva desconfiada antes do cansamento... placa de wi-fi e uma porcaria nao sei com as marcas se sao melhores ou piores, aconselho separadas e com canais no 1 ou 6 ou 11 e no wi-fi 5 ver quais canais fortes e fracos so usando WIfiMAN
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

isso ta com cara de primeiro de abril.... :pensa:
☝️ 🤣
 
Última edição:
vou te falar que até na fibra ta batendo upload active +60ms. Dificil conseguir um 'A' naquele teste.
Aqui o plano é o 500/250.
Justamente, perguntei porque já conversei com um colega que inclusive tem vivo fibra, e realmente lá é difícil conseguir um A, quem diria um A+.
Com a claro HFC tenho conseguido D, e na melhor das situações um C.
Aqui fica tudo no A. A instalação é nova, não sei se isso influencia. Chegar no A+ nós não tivemos relatos.

pfFresF.jpeg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo