Já foi postado isso aqui?
Lista de jogos na Steam que são DRM-free:
https://www.pcgamingwiki.com/wiki/The_big_list_of_DRM-free_games_on_Steam
I.e. mesmo se você instalar pela Steam, os jogos podem ser copiados para fora da Steam e rodados individualmente, livres.
"Indie" tem que ser resignificado. Indie é a equipe independente com 1-3 pessoas que são realmente, INDEPENDENTES, criando algo INDEPENDENTE e na maioria das vezes criando games por questões criativas e não tendo que agradar a NASDAQ (como é o caso do No Rest for the Wicked). "Game making for the sake of art making and fuck the shareholders".
No Rest for the Wicked tem funding da Take Two e time de 80+ pessoas. Tá MUITO longe de ser indie. Indie sou eu tendo que trabalhar 8h por dia no day job, e na pouca energia que me sobra aprender 100 disciplinas distintas, desenvolver e criar tudo na unha 15 minutos por dia (3D modeling, texturing, UV, rigging, animation, game design, game development, UI design, UI dev, sound/music design, level design) e se errar, tendo que reiniciar e recomeçar tudo, levando anos pra ter um protótipo que ainda pode flopar total.
E ainda aguentar gamer mimadão da Steam deixando review negativo devido a todos estarem mal-acostumados com ciclos infinitos de atualização sem pagar a mais por isso:
"Jogo US$ 5,99, Playtime: 48,768h [Negativo] Dead game, no more updates, developer is woke <babei woKe duuuh vou bater com a cabeça na parede porque tem uma mulher no jogo, woKe!11>". E isso podendo matar o jogo pro algoritmo da Steam. Isso sim é ser indie!
PS: por mim, toda atualização que adiciona FEATURES deveria ser paga -- como dev, obviamente concordo que bug fixes são parte de corrigir produto existente já pago, mas novas features deveriam ser DLCs/expansões, sempre. E um jogo concluído, é isso.. é concluído, finished, done. E não "abandonado". É um produto fechado igual os cartuchos de SNES, etc.
Igual gente que chama Larian Studios de indie, enquanto BG3 teve orçamento de US$ 500 milhões, indiezão! Pedindo doação senão não consegue lançar o jogo que custou US$ 500 milhões
A mesma coisa chamar o DAVE THE DIVER indie, tendo equipe com centenas de pessoas e funding milionário. Não é indie. É AA com funding infinito.
Lista de jogos na Steam que são DRM-free:
https://www.pcgamingwiki.com/wiki/The_big_list_of_DRM-free_games_on_Steam
I.e. mesmo se você instalar pela Steam, os jogos podem ser copiados para fora da Steam e rodados individualmente, livres.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
O termo indie foi surrupiado por marketeiro AAA por questões de marketing.Empresa indie com jogo em acesso antecipado custando 35 dólares vs empresa bilionária com jogo em sua versão gold custando 70 dólares, realmente a comparação tá bem justa. Pior é que essas empresas grandes laçam jogos porco, mal otimizados, as vezes sem DLSS pra ter como muleta e a galera compra a rodo...
"Indie" tem que ser resignificado. Indie é a equipe independente com 1-3 pessoas que são realmente, INDEPENDENTES, criando algo INDEPENDENTE e na maioria das vezes criando games por questões criativas e não tendo que agradar a NASDAQ (como é o caso do No Rest for the Wicked). "Game making for the sake of art making and fuck the shareholders".
No Rest for the Wicked tem funding da Take Two e time de 80+ pessoas. Tá MUITO longe de ser indie. Indie sou eu tendo que trabalhar 8h por dia no day job, e na pouca energia que me sobra aprender 100 disciplinas distintas, desenvolver e criar tudo na unha 15 minutos por dia (3D modeling, texturing, UV, rigging, animation, game design, game development, UI design, UI dev, sound/music design, level design) e se errar, tendo que reiniciar e recomeçar tudo, levando anos pra ter um protótipo que ainda pode flopar total.
E ainda aguentar gamer mimadão da Steam deixando review negativo devido a todos estarem mal-acostumados com ciclos infinitos de atualização sem pagar a mais por isso:
"Jogo US$ 5,99, Playtime: 48,768h [Negativo] Dead game, no more updates, developer is woke <babei woKe duuuh vou bater com a cabeça na parede porque tem uma mulher no jogo, woKe!11>". E isso podendo matar o jogo pro algoritmo da Steam. Isso sim é ser indie!
PS: por mim, toda atualização que adiciona FEATURES deveria ser paga -- como dev, obviamente concordo que bug fixes são parte de corrigir produto existente já pago, mas novas features deveriam ser DLCs/expansões, sempre. E um jogo concluído, é isso.. é concluído, finished, done. E não "abandonado". É um produto fechado igual os cartuchos de SNES, etc.
Igual gente que chama Larian Studios de indie, enquanto BG3 teve orçamento de US$ 500 milhões, indiezão! Pedindo doação senão não consegue lançar o jogo que custou US$ 500 milhões
A mesma coisa chamar o DAVE THE DIVER indie, tendo equipe com centenas de pessoas e funding milionário. Não é indie. É AA com funding infinito.
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