[TÓPICO DEDICADO] 2 décadas de estudos sobre Alzheimer foram baseadas em fraude

Psiquiatria é pseudociência?

--------

Essa história toda de demência e Alzheimer é foda demais. Espero que meus pais não sofram disso, pois provavelmente eu não terei estrutura mental para lidar com isso. Abomino essa ideia de que as pessoas tem de associar filhos como futuros cuidadores.
 
Essa história toda de demência e Alzheimer é foda demais. Espero que meus pais não sofram disso, pois provavelmente eu não terei estrutura mental para lidar com isso. Abomino essa ideia de que as pessoas tem de associar filhos como futuros cuidadores.
Dependendo da personalidade fica mais fácil conviver. Se fosse só o esquecimento minha sogra até seria de boa, problema é todo o drama e a depressão que acompanham. Pior ainda, ela sempre foi manipuladora (e era atriz quando jovem), vez ou outra ela tem umas doenças e sintomas fake pra fazer drama, não quer ir passar o dia na casa de repouso e inventa uma coisa ou outra. Da pra saber quando é drama mas mesmo assim acaba com a nossa paciência.
E não se engane, é MUITO difícil ter paciência mesmo sabendo que eles não estão sãos.
 
Psiquiatria é pseudociência?
Sim

Psiquiatria é baseado em hipóteses sem fundamento científico como "desequilibrio químico do cérebro"

Na prática, pessoas com comportamentos que não são aceitos pela sociedade (como crianças que não obedecem aos professores) são declaradas como "doentes"
 
Dependendo da personalidade fica mais fácil conviver. Se fosse só o esquecimento minha sogra até seria de boa, problema é todo o drama e a depressão que acompanham. Pior ainda, ela sempre foi manipuladora (e era atriz quando jovem), vez ou outra ela tem umas doenças e sintomas fake pra fazer drama, não quer ir passar o dia na casa de repouso e inventa uma coisa ou outra. Da pra saber quando é drama mas mesmo assim acaba com a nossa paciência.
E não se engane, é MUITO difícil ter paciência mesmo sabendo que eles não estão sãos.
cara
meu vô ficou irreconhecível
ele SEMPRE FOI aqueles veinho que todo mundo amava, adorável, minha vó brigava com ele e ele dava risada, sempre aceitava TUDO, não tinha tempo ruim
sabe aqueles veinho fofo que nunca fez mal a ngm?? nunca tratou ngm mal nem nada?? um amor de pessoa mesmo, maior exemplo de paz e tranquilidade que eu já tive na vida
tudo tava bom pra ele sempre!
a demência fez ele ficar agressivo e irritado, desconfiando de tudo e todos, etc... simplesmente não era mais ele... mas ele não teve nenhum passado conturbado nem nada do tipo, muito pelo contrário... até os 95 anos viveu como uma criança inocente e feliz... depois veio demência e alzheimer... morreu um mês antes de completar 97 anos
mas até os 95 ele viveu super bem, fazia TUDO SOZINHO, sempre feliz e alegre... ele tinha mais disposição que eu nessa idade :haha:
sdds veinho
 
Na prática, pessoas com comportamentos que não são aceitos pela sociedade (como crianças que não obedecem aos professores) são declaradas como "doentes"
O seu exemplo é válido mas o resto é muito amplo para ser dito que é a prática. Tem muita gente que realmente sofre de depressão, ansiedade e etc, por mais que o mecanismo de causa/funcionamento ainda seja incompreendido.
 
Falando em Alzheimer, eu tenho uma teoria que a geração whatsapp/instagram/tiktok vai ser uma das que mais vai sofrer com Alzheimer no futuro...não sei se vocês notam com conhecidos, mas galera de qualquer idade atualmente tem memória muito curta, literalmente vê um video no whats/insta/tiktok, avança uns outros 10 e já esqueceu qual video viu no início...nem imagino o que 30+ anos fazendo isso direto deve fazer com a memória da pessoa...Alzheimer com 40-50 anos deverá ser comum num futuro...Tenso...
 
Falando em Alzheimer, eu tenho uma teoria que a geração whatsapp/instagram/tiktok vai ser uma das que mais vai sofrer com Alzheimer no futuro...não sei se vocês notam com conhecidos, mas galera de qualquer idade atualmente tem memória muito curta, literalmente vê um video no whats/insta/tiktok, avança uns outros 10 e já esqueceu qual video viu no início...nem imagino o que 30+ anos fazendo isso direto deve fazer com a memória da pessoa...Alzheimer com 40-50 anos deverá ser comum num futuro...Tenso...
Eu fiquei com um medo danado de ter isso. Uma das causas (e depois acaba virando sintoma) é a privação do sono.
Desde sempre eu durmo muito mal, depois que desenvolvi diabetes comecei a acordar mais vezes durante a noite pra urinar e muitas dessas vezes não consigo mais dormir.
Agora com a sogra em casa cada notificação de detecção de movimento que a câmera manda pro celular eu já acordo pra ver se a velha não caiu no chão, se precisa de ajuda, se está perambulando pela casa... Essa semana eu acordei as 3h com notificação, ela tinha ido até a sala olhar pela sacada achando que já era manhã. Não consegui dormir depois disso, fiquei me revirando na cama até as 4h, desisti de tentar dormir e liguei o PS5.
 
Eu fiquei com um medo danado de ter isso. Uma das causas (e depois acaba virando sintoma) é a privação do sono.
Desde sempre eu durmo muito mal, depois que desenvolvi diabetes comecei a acordar mais vezes durante a noite pra urinar e muitas dessas vezes não consigo mais dormir.
Agora com a sogra em casa cada notificação de detecção de movimento que a câmera manda pro celular eu já acordo pra ver se a velha não caiu no chão, se precisa de ajuda, se está perambulando pela casa... Essa semana eu acordei as 3h com notificação, ela tinha ido até a sala olhar pela sacada achando que já era manhã. Não consegui dormir depois disso, fiquei me revirando na cama até as 4h, desisti de tentar dormir e liguei o PS5.

Diabetes é complicado, tenho uns 3 parentes com isso, desde o que tem que tomar injeção até o que já teve problema no pé (cuida muito isso, vê o pé diariamente, qualquer ferida lá pode ser caso de cirurgia vascular)...se quiser um livro bom sobre diabetes no geral, dá uma lida no "Código do Diabetes" do Fung...

Referente o sono, aqui eu coloco tudo no padrão para reduzir a luz azul que sai das telas (tanto do PC como do celular), pois o corpo associa a cor azul com o "céu" e acha que tá dia e fica complicado dai produzir hormônio do sono...baixa ai os aplicativos blue light filter da vida que ameniza, não é raro eu ficar navegando no celular com luz normal e não ter sono também, ai começo a navegar com o app de luz (deixa a tela mais amarelada) e o sono vai chegando conforme vou navegando...no PC uso o f.lux (o Windows 10 já tem um próprio também "luz noturna"...Iphone vem com um de fábrica também não lembro o nome)
 
Diabetes é complicado, tenho uns 3 parentes com isso, desde o que tem que tomar injeção até o que já teve problema no pé (cuida muito isso, vê o pé diariamente, qualquer ferida lá pode ser caso de cirurgia vascular)...se quiser um livro bom sobre diabetes no geral, dá uma lida no "Código do Diabetes" do Fung...

Referente o sono, aqui eu coloco tudo no padrão para reduzir a luz azul que sai das telas (tanto do PC como do celular), pois o corpo associa a cor azul com o "céu" e acha que tá dia e fica complicado dai produzir hormônio do sono...baixa ai os aplicativos blue light filter da vida que ameniza, não é raro eu ficar navegando no celular com luz normal e não ter sono também, ai começo a navegar com o app de luz (deixa a tela mais amarelada) e o sono vai chegando conforme vou navegando...no PC uso o f.lux (o Windows 10 já tem um próprio também "luz noturna"...Iphone vem com um de fábrica também não lembro o nome)
Minha diabetes é bem controlada. Não injeto insulina, só preciso de comprimido, graças a Deus pq eu ia odiar ficar me espetando todo dia.
Sou bem regrado na alimentação também e só parei academia agora por causa da minha sogra.
O que não da pra controlar é a sede e a mijação! rs
Engraçado é que tenho mais vontade de ir ao banheiro durante a noite.

Na cama eu mal uso o celular, tanto que ele fica em um criado mudo e viro a tela pra baixo. Desde criança eu durmo mal.
O negócio da notificação da câmera é bem bizonho pq o app da Intelbras não da sinal sonoro, o celular só da uma vibradinha e posso estar com o sono que for que isso me acorda. Até tive que desinstalar o app do Playstation pq a notificação é idêntica e sempre avisa quando algum amigo fica online, eu acordo tenso achando que é minha sogra.
 
Última edição:
Minha avó teve alzheimer. Pra família é muito triste ver a pessoa indo aos poucos.
Meu avô teve foi o mesmo caso, faleceu em abril desse ano. E como tu falou, ela vai indo aos poucos. Era músico, lia muito, mas foi esquecendo tudo em 4 anos. Me confundia com meu pai, e por aí vai. Só quem vive isso de perto sabe a dor que é.
 
Meu pai tem 61 anos e ano passado teve um episódio de saúde curioso: acordou num sábado de madrugada vomitando sangue, dormiu, e no outro dia tinha perdido a memória. Desde então (já fazem uns 10 meses), nunca mais foi o mesmo. Teve perda de memória recente, só lembra de poucas coisas dos últimos anos, e relembra coisas de 10, 15 anos atrás.

Adquiriu uns hábitos estranhos, tipo ficar na sala de manhã com a luz acesa, lavar louça sem detergente, diminuiu a frequência dos banhos...

Passamos em alguns médicos, mas depender do SUS é fod%. Alguns diagnósticos superficiais falam em demência alcoólica (ele é dependente há uns 30 anos). Até suspeitamos de Alzheimer, mas eu acho que essa doença não acontece tão do nada assim, é algo mais gradual e deve dar uns efeitos diferentes.

De qualquer modo, essa mudança de personalidade afetou todo mundo, e tá ficando cada vez mais complicado a convivência.
 
Isso esta soando vagamente como um episódio de Acidente Vascular Cerebral. Um sintoma de AVC é vomitar. AVC tem o potencial de prejudicar memória, linguagem, coordenação, etc. AVC depende muito do caso, mas tb tem esse poder de mudar comportamentos do nada.
Também pensei nessa hipótese, o que é estranho é ter vomitado sangue. No AVC ele fica preso na caixa craniana e não extravasa.
Mas podem ser sintomas não relacionados diretamente, já que ele (pelos relatos) era dependente e isso afeta bastante a integridade do estômago.
 
Também pensei nessa hipótese, o que é estranho é ter vomitado sangue. No AVC ele fica preso na caixa craniana e não extravasa.
Geralmente AVC as pessoas pensam em hemorragia. Mas tem o AVC que é entupimento. Eu aprendi que tb existe um AVC silencioso q não tem sintomas. A pessoa pode ter tipo um formigamento só ou apenas uma alteração de pressão e nem se dar conta que teve um AVC.

Sangramento no cérebro não tem nada a ver com vomitar sangue. O sangue do vômito não veio do cérebro.

Falando em Alzheimer, eu tenho uma teoria que a geração whatsapp/instagram/tiktok vai ser uma das que mais vai sofrer com Alzheimer no futuro...não sei se vocês notam com conhecidos, mas galera de qualquer idade atualmente tem memória muito curta, literalmente vê um video no whats/insta/tiktok, avança uns outros 10 e já esqueceu qual video viu no início...nem imagino o que 30+ anos fazendo isso direto deve fazer com a memória da pessoa...Alzheimer com 40-50 anos deverá ser comum num futuro...Tenso...
Na verdade já acontece outra epidemia. Excesso de diagnósticos de TDAH. Pq agora tudo é falta de concentração e TDAH e lá vai a pessoa tomar remédio q não precisa pra isso.
 
Última edição:
Meu pai tem 61 anos e ano passado teve um episódio de saúde curioso: acordou num sábado de madrugada vomitando sangue, dormiu, e no outro dia tinha perdido a memória. Desde então (já fazem uns 10 meses), nunca mais foi o mesmo. Teve perda de memória recente, só lembra de poucas coisas dos últimos anos, e relembra coisas de 10, 15 anos atrás.

Adquiriu uns hábitos estranhos, tipo ficar na sala de manhã com a luz acesa, lavar louça sem detergente, diminuiu a frequência dos banhos...

Passamos em alguns médicos, mas depender do SUS é fod%. Alguns diagnósticos superficiais falam em demência alcoólica (ele é dependente há uns 30 anos). Até suspeitamos de Alzheimer, mas eu acho que essa doença não acontece tão do nada assim, é algo mais gradual e deve dar uns efeitos diferentes.

De qualquer modo, essa mudança de personalidade afetou todo mundo, e tá ficando cada vez mais complicado a convivência.
Alzheimer é uma forma de demência, então, sim, pode ser Alzheimer.
Isso esta soando vagamente como um episódio de Acidente Vascular Cerebral. Um sintoma de AVC é vomitar. AVC tem o potencial de prejudicar memória, linguagem, coordenação, etc. AVC depende muito do caso, mas tb tem esse poder de mudar comportamentos do nada.
Então, complementando o que falei pro colega de cima:
Minha sogra tem demência por conta de AVCs (sim, no plural) que ela teve durante a vida. Só que segundo a família ela nunca teve AVC.
Ocorreram episódios estranhos, um eu presenciei ao vivo e outro acompanhei a distância. Em um deles, ela estava em casa com a minha sobrinha e começou a falar coisas sem nexo e esquecer o nome de objetos simples. Quando a levamos ao hospital ela sequer lembrava de quem éramos - nessa época ela morava aqui no Brasil, eram 3 filhas, 2 genros e 3 netos no local, ela não se lembrava de nenhum. E achava que ainda tinha 30 anos. Isso foi durante o dia, de noite a memória já estava voltando ao normal. No dia seguinte parecia que nada tinha acontecido tirando a fraqueza.
Como ela se recuperou bem ninguém deu tanta atenção.
Depois, quando já morava nos EUA, um dia ela acordou praticamente catatônica, respiração fraca e suando muito. No hospital alucinava, foi a primeira vez que ela de fato manifestou os sintomas de demência. Falava que a filha queria matar ela, queria fugir do hospital a qualquer custo achando que ali era algum tipo de quartel de traficantes (sério!), lembrava de coisas ruis do passado e achava que estavam acontecendo naquele momento. Nesse dia minha cunhada fez uma ligação em vídeo pra gente pra podermos tentar acalmar e acho que foi a cena mais feia que já vi na vida - e olha que já vi gente sendo baleada na cara. Ali ela teve outro AVC, sem parecer que era isso.
Já aqui no Brasil a médica disse que foram "mini AVCs", não sei se tem um nome correto pra isso mas essa foi a definição dela, talvez pra ficar mais fácil da gente entender.
Isso causou duas coisas na minha sogra: encolhimento do cérebro e um meningioma.
Meningioma é como se fosse um tumor no cérebro, que segundo a médica que está tratando minha sogra isso se resume a uma 'massa de sangue'. É benigno mas se estourar ela morre e isso pode acontecer de uma hora pra outra, sem aviso nem nada. Ainda não sabemos se isso afetou o cérebro pra causar a demência.
Já o encolhimento do cérebro foi o principal causador, ou único, vai saber. E faz todo o sentido pq falando de forma simples o AVC faz o cérebro "esquecer" certas coisas, como falar, andar, comer, etc.
Desculpem o textão mas as vezes isso pode ajudar outras pessoas a identificar o problema em parentes.

Ontem ocorreu um fato no mínimo curioso: tem uma pessoa nova na "escola" que minha sogra frequenta (não falamos que é casa de repouso) e essa pessoa tem problemas auditivos. Minha sogra estava tentando puxar assunto e o cidadão não respondia pq não ouvia.
Veio o caminho de volta todinho reclamando do cara, falando mal e até sendo meio racista com ele.
Hoje de manhã falou pra minha esposa que está com medo dele ser um monstro. Disse que ficou pensando chegou a conclusão de que ele é um monstro, pediu pra minha esposa orar por ela.
Não era drama, a gente já sabe identificar quando ela faz ceninha pra não ira pra "escola". A dúvida era real.
Pra vcs verem como essa maldição de doença afeta a cabeça da pessoa.
 
Geralmente AVC as pessoas pensam em hemorragia. Mas tem o AVC que é entupimento. Eu aprendi que tb existe um AVC silencioso q não tem sintomas. A pessoa pode ter tipo um formigamento só ou apenas uma alteração de pressão e nem se dar conta que teve um AVC.

Sangramento no cérebro não tem nada a ver com vomitar sangue. O sangue do vômito não veio do cérebro.
Exato, estava me referindo aos caso em que acontece hemorragia (em outros tudo acontece de forma silenciosa).

Acho que o fato de ter vomitado sangue está mais relacionado ao alcoolismo e suas consequências no estômago, garganta e esôfago...aí no momento do derrame vem a náusea e parece que o sangue foi causado pelo evento, quando na verdade é praticamente impossível.
 
Pq agora tudo é falta de concentração e TDAH e lá vai a pessoa tomar remédio q não precisa pra isso.

Eu tenho um primo que foi diagnosticado com TDAH por dificuldades escolares, principalmente de leitura. Mas ele sabe ler bem no Instagram, no Free Fire e em qualquer coisa que não seja na escola. Eu sempre comento com a minha mãe que isso é muito bizarro pois claramente o único sintoma que ele possui é a preguiça.

Agora tem outra coisa que são os que forçam um diagnóstico de TDAH para ter acesso a remédios como Venvanse só pra "ser" produtivo nos estudos ou trabalho. Geralmente é aquela galera escrota que gostar de pagar de superior e fica falando em mimimi e meritocracia.
 
Meu pai tem 61 anos e ano passado teve um episódio de saúde curioso: acordou num sábado de madrugada vomitando sangue, dormiu, e no outro dia tinha perdido a memória. Desde então (já fazem uns 10 meses), nunca mais foi o mesmo. Teve perda de memória recente, só lembra de poucas coisas dos últimos anos, e relembra coisas de 10, 15 anos atrás.

Adquiriu uns hábitos estranhos, tipo ficar na sala de manhã com a luz acesa, lavar louça sem detergente, diminuiu a frequência dos banhos...

Passamos em alguns médicos, mas depender do SUS é fod%. Alguns diagnósticos superficiais falam em demência alcoólica (ele é dependente há uns 30 anos). Até suspeitamos de Alzheimer, mas eu acho que essa doença não acontece tão do nada assim, é algo mais gradual e deve dar uns efeitos diferentes.

De qualquer modo, essa mudança de personalidade afetou todo mundo, e tá ficando cada vez mais complicado a convivência.
seu pai fez tomografia do cérebro?
é bom verificar num neuro
 
Isso esta soando vagamente como um episódio de Acidente Vascular Cerebral. Um sintoma de AVC é vomitar. AVC tem o potencial de prejudicar memória, linguagem, coordenação, etc. AVC depende muito do caso, mas tb tem esse poder de mudar comportamentos do nada.

Também pensei nessa hipótese, o que é estranho é ter vomitado sangue. No AVC ele fica preso na caixa craniana e não extravasa.
Mas podem ser sintomas não relacionados diretamente, já que ele (pelos relatos) era dependente e isso afeta bastante a integridade do estômago.

Geralmente AVC as pessoas pensam em hemorragia. Mas tem o AVC que é entupimento. Eu aprendi que tb existe um AVC silencioso q não tem sintomas. A pessoa pode ter tipo um formigamento só ou apenas uma alteração de pressão e nem se dar conta que teve um AVC.

Sangramento no cérebro não tem nada a ver com vomitar sangue. O sangue do vômito não veio do cérebro.


Na verdade já acontece outra epidemia. Excesso de diagnósticos de TDAH. Pq agora tudo é falta de concentração e TDAH e lá vai a pessoa tomar remédio q não precisa pra isso.

Exato, estava me referindo aos caso em que acontece hemorragia (em outros tudo acontece de forma silenciosa).

Acho que o fato de ter vomitado sangue está mais relacionado ao alcoolismo e suas consequências no estômago, garganta e esôfago...aí no momento do derrame vem a náusea e parece que o sangue foi causado pelo evento, quando na verdade é praticamente impossível.

seu pai fez tomografia do cérebro?
é bom verificar num neuro

Pode ter sido, mas acreditamos que o vômito tenha realmente vindo de algo relacionado a bebida... Não sabia que um AVC poderia causar só esses sintomas. Pra mim seria algo muito mais grave, que demandaria internação urgente, e algumas consequências físicas visíveis também. Curioso é que ele passou com hepatologista e neuro, e ninguém levantou essa bola.
 
Tive um derrame hemorrágico(AVC) em Janeiro de 2019... minha vida tem sido uma confusao pelo fato deu estar me habituando a essa nova maneira de percepção, sai sem nenhuma sequela física ou intelectual, mas no inicio foi um longo período com dificuldade na comunicação, e entender as coisas, era como se eu fosse de outro país com uma nova cultura... dentro dessa experiência horrível eu posso dizer algo: procure sempre opiniões diferentes, pq se basear sempre em uma única informação n é a melhor saída. Espero que ele se recupere!
 
Foda cara, continue na batalha, pois o mais importante agora é o amor e carinho que vc está oferecendo de volta dps de tudo que sua mãe fez por vc quando era criança.
Esse teu comentário me lembrou da problematização que fizeram em cima de uma brincadeira de uma mãe que postou q o filho dela novamente não deu pra ela o primeiro pedaço de bolo de aniversário e o puro suco de esgoto que é o twitter veio com papo de que é pressão para as crianças e que os pais devem criar os filhos sem esperar nada em troca (inclusive na velhice) e todo tipo de problematização que possa imaginar 🤮
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Minha diabetes é bem controlada. Não injeto insulina, só preciso de comprimido, graças a Deus pq eu ia odiar ficar me espetando todo dia.
Sou bem regrado na alimentação também e só parei academia agora por causa da minha sogra.
O que não da pra controlar é a sede e a mijação! rs
Engraçado é que tenho mais vontade de ir ao banheiro durante a noite.

Na cama eu mal uso o celular, tanto que ele fica em um criado mudo e viro a tela pra baixo. Desde criança eu durmo mal.
O negócio da notificação da câmera é bem bizonho pq o app da Intelbras não da sinal sonoro, o celular só da uma vibradinha e posso estar com o sono que for que isso me acorda. Até tive que desinstalar o app do Playstation pq a notificação é idêntica e sempre avisa quando algum amigo fica online, eu acordo tenso achando que é minha sogra.
Cara eu tenho a mesma mijacao do krl, não posso tomar um copo d'água q parece q desce direto pro *** principalmente de noite mas eu acho estranho pq meu exame de sangue dá normal.
 
Editado por um moderador:
Cara eu tenho a mesma mijacao do krl, não posso tomar um copo d'água q parece q desce direto pro *** principalmente de noite mas eu acho estranho pq meu exame de sangue dá normal.
Mas é bom ver isso. Mesmo que não seja nenhuma doença ou nada sério é um saco ficar levantando 3, 4 vezes por noite pra mijar.
No meu caso não é rápido como vc descreveu, a noite parece que o corpo quer eliminar a água mais rápido mas demora um tempo entre tomar água e sentir vontade de ir ao banheiro.
 
Psiquiatria é pseudociência?

--------

Essa história toda de demência e Alzheimer é foda demais. Espero que meus pais não sofram disso, pois provavelmente eu não terei estrutura mental para lidar com isso. Abomino essa ideia de que as pessoas tem de associar filhos como futuros cuidadores.
cara se você é filho unico, a não ser que seus pais tenham sido chocadeiras/absolutamente horriveis sim, a responsabilidade é sua, nem que seja a responsabilidade de pagar o cuidado médico/internação deles em uma instituição que cuide deles.

se eles não são boas pessoas eles que se F mas se foram pessoas boas/decentes é sim importante apoiar/cuidar né?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

sobre o Alzheimer, sim é cruel, minha avó teve por anos (os anos finais) e chegou ao ponto dela esquecer de como cuidar de si mesma (tomar banho etc), deixar ela mexer no fogão então era fora de questão, a gente teve que pagar para algumas enfermeiras ajudarem a cuidar dela em casa, a gente não quis deixar ela largada/internada em algum lugar bosta e a gente tambpem não conseguia cuidar dela 24x7, e ela nem reconhecia mais a gente... é triste.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo