[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Faz sentido pegar o 7600x ainda? Os non-X ainda não chegaram no Ali, tou esperando o 7600, mas com isso dos preços acho que n vai tar muito mais barato que os 1300~1500 atuais do 7600x
 
Estou muito satisfeito até agora. A única reclamação que tenho são os looooongos tempos de boot, espero que resolvam isso com futuras BIOS.

Parece que dei sorte com o meu CPU, nenhuma instabilidade até agora, mesmo com PBO tunado e memórias em EXPO + preset de timmings "aggressive" da ASRock.

No BF 2042 que é um jogo que puxa CPU pra caramba, todos os núcleos seguram em 5400~5500 MHz, empurrando a 3080 com folga. Coloquei em 720p só pra ver até onde chegava e bateu mais de 260 FPS... :olar:
Amigo, seu H110i você está usando com o suporte para AM4 que veio nele? Pergunto isso pq tenho o h100i e quero migrar para o AM5 e acho que rola de usar ele tambem e economizar uma grana.
 
Amigo, seu H110i você está usando com o suporte para AM4 que veio nele? Pergunto isso pq tenho o h100i e quero migrar para o AM5 e acho que rola de usar ele tambem e economizar uma grana.

Cara, meu H110i é de antes do AM4 lançar. Estou usando o suporte de AM3 que veio nele e sem problemas até o momento. O suporte é do tipo presilha que "abraca" nos dois plásticos que vem na própria placa-mãe. Se o seu usa esse mesmo mecanismo acredito que não vai ter problema, mas se for o mecanismo de parafusos, já não vou saber dizer.
 
Cara, meu H110i é de antes do AM4 lançar. Estou usando o suporte de AM3 que veio nele e sem problemas até o momento. O suporte é do tipo presilha que "abraca" nos dois plásticos que vem na própria placa-mãe. Se o seu usa esse mesmo mecanismo acredito que não vai ter problema, mas se for o mecanismo de parafusos, já não vou saber dizer.
Entendi... o meu veio com o suporte para AM4, teoricamente posso usar no AM5 mas queria ter certeza antes... valeu!
 
Faz sentido pegar o 7600x ainda? Os non-X ainda não chegaram no Ali, tou esperando o 7600, mas com isso dos preços acho que n vai tar muito mais barato que os 1300~1500 atuais do 7600x
O tópico começou com CPU e terminou em WC 🤣 Segunda-feira bem típica...
O que precisa levar em conta é Preço vs. Desempenho. Se hipoteticamente falando, o 7600 custar 15% MENOS que o 7600X e entregar de 15% MENOS no desempenho, o investimento é "pau-a-pau". Se custar 15% MENOS e entregar de 10% MENOS no desempenho, vale o investimento sim. Agora, se ele custar os 15% MENOS, e o desempenho cair 20%, acho que vale pegar o 7600X.
 
O tópico começou com CPU e terminou em WC 🤣 Segunda-feira bem típica...
O que precisa levar em conta é Preço vs. Desempenho. Se hipoteticamente falando, o 7600 custar 15% MENOS que o 7600X e entregar de 15% MENOS no desempenho, o investimento é "pau-a-pau". Se custar 15% MENOS e entregar de 10% MENOS no desempenho, vale o investimento sim. Agora, se ele custar os 15% MENOS, e o desempenho cair 20%, acho que vale pegar o 7600X.
7600 sem x é a mesma coisa do X, a diferença é que de fábrica vem com consumo limitado. Mas nada impede de ir na bios e aumentar pra deixar igual à versão X.
Paga-se mais barato e terá a mesma performance.
 
Hoje a diferença entre eles é que os non X vem com cooler.
 
gpaCSrA.jpeg


Isso aqui pode passar a ser uma solução "pensada pra reduzir temps dos AM5"

Vejo a galera falando mto bem desses secure frame para os intel, que ta reduzindo bem as temperaturas.

Acho que lançou recentemente para os AMD.
 
No caso da intel, o bracket entortava o heatsink, deixando ele concavo. Não vi um único report de que o mesmo acontece nos am5.
 
No caso da intel, o bracket entortava o heatsink, deixando ele concavo. Não vi um único report de que o mesmo acontece nos am5.
então o negócio era só por causa disso mesmo, mas a questão é que curiosamente o mesmo reduz temperatura, acredito que por ser de aluminio.
tem relato dos intel que ta baixando de 11 a 15 graus full load de um 13900K....
 
Procurei uma vez sobre estes brackets servem para algo mesmo. Mas a resposta sempre foi a mesma, "criaram uma solução, para um problema que não existe..."
Não vi ninguém que comprou e falou que tenha abaixado as temps, alguns relatos até de que as temps aumentaram.... Vou usar sem o bracket mesmo. Sem falar que se precisar tirar a cpu, vai ser um trabalho danado depois.
 
Mas no intel esse secure frame não entorta o heatsink, então o contato do cpu com o cooler fica correto, e aí sim o cooler consegue fazer o trabalho dele.
 
Mas no intel esse secure frame não entorta o heatsink, então o contato do cpu com o cooler fica correto, e aí sim o cooler consegue fazer o trabalho dele.
Falei no caso da AMD. Como aqui é um tópico da amd.....
 
gpaCSrA.jpeg


Isso aqui pode passar a ser uma solução "pensada pra reduzir temps dos AM5"

Vejo a galera falando mto bem desses secure frame para os intel, que ta reduzindo bem as temperaturas.

Acho que lançou recentemente para os AMD.
Pensei que isso era aquele adaptador pra remover o IHS do CPU. 🤣
 

AMD está preparando chipset básico A620 para a série Ryzen 7000​

A série A620 da Gigabyte e ASUS fazendo sua primeira aparição.

WSzK8qS.png


As vendas do Ryzen 7000 estão diretamente correlacionadas com o preço da placa-mãe AM5. É uma plataforma totalmente nova para a AMD, que requer um novo soquete e tecnologia de memória DDR5 mais cara.

No início deste mês, a AMD lançou a série Ryzen 7000 não-X em um esforço para fornecer uma alternativa mais barata de processadores de 65W. No entanto, às vezes os clientes podem encontrar CPUs mais lentas realmente vendendo por mais do que contrapartes 'X' mais rápidas.

A boa notícia é que as placas-mãe AMD A620 econômicas podem estar chegando. Alguns novos modelos acabaram de ser vistos no escritório regulador da Comissão Econômica da Eurásia e na plataforma de vendas Goofish. As seguintes placas-mãe foram listadas lá:

  • ASUS TUF GAMING A620M-PLUS D5
  • GIGABYTE A620M D3H
  • GIGABYTE A620M DS3H
  • GIGABYTE A620M S2H
  • GIGABYTE A620M H
  • GIGABYTE A620M K


WDezYFH.png



No lançamento das CPUs Ryzen 7000 e das séries X670/X670E, a AMD anunciou seu plano de vender placas-mãe AM5 a partir de US$ 125. O ponto de entrada atual na nova plataforma é de cerca de US$ 388, que é o preço mais baixo do Ryzen 7 7600 não-X (US$ 229) e das placas-mãe B650 mais baratas (US$ 159 a US$ 169). Mas também há um custo de memória DDR5 mais recente.


JbxNfrt.jpg




TZSTIC7.jpg


O chipset A620 quase certamente terá menos pistas PCIe e portas USB. Os clientes também devem se preparar para a falta de suporte PCIe Gen5 e, provavelmente, recursos de overclock bloqueados. No entanto, a AMD ainda não confirmou os detalhes exatos deste chipset básico.

Fonte: EEC
 
Companheiros, minha placa mãe Strix X670e e-gaming chegou da Terabyte e veio um lacre que diz :

Essa placa mãe foi inspecionada no controle de qualidade e filmada antes da remessa ao cliente sendo enviada em perfeito estado físico.
Recomenda-se ter conhecimento técnico ao manusear o produto devido a sensibilidade de alguns componentes ( especialmante a área do socket).
Produto possui sua garantia dada pela loja destacada na nota fiscal, conforme aceite feito pelo cliente no momento da compra no site da loja, o produto poderá ter a garantia automaticamente anulada se for enviada com dano físico ( pino torto, etc ).

Pergunto para vcs que compram por lá se é isso mesmo ? Abriram a placa e filmaram ? A Asus ou a Terabyte ? Toda loja é assim agora? Faz tempo que não pego uma mobo , minha ultima uma rog hero vii maximus veio lacrada lacre normal da Asus que eu me lembre.
Se foi a terabyte , como eu vou saber se não é um openbox maroto ?
 
  • Curtir
Reações: AGT
Companheiros, minha placa mãe Strix X670e e-gaming chegou da Terabyte e veio um lacre que diz :

Essa placa mãe foi inspecionada no controle de qualidade e filmada antes da remessa ao cliente sendo enviada em perfeito estado físico.
Recomenda-se ter conhecimento técnico ao manusear o produto devido a sensibilidade de alguns componentes ( especialmante a área do socket).
Produto possui sua garantia dada pela loja destacada na nota fiscal, conforme aceite feito pelo cliente no momento da compra no site da loja, o produto poderá ter a garantia automaticamente anulada se for enviada com dano físico ( pino torto, etc ).

Pergunto para vcs que compram por lá se é isso mesmo ? Abriram a placa e filmaram ? A Asus ou a Terabyte ? Toda loja é assim agora? Faz tempo que não pego uma mobo , minha ultima uma rog hero vii maximus veio lacrada lacre normal da Asus que eu me lembre.
Se foi a terabyte , como eu vou saber se não é um openbox maroto ?
Se abriram e filmaram foi a loja dos mil gigas. Nem as fabricantes costumam fazer isso e quando abrem produtos são aqueles open boxes pra reembalar ou refurbished (recondicionado).
 
Companheiros, minha placa mãe Strix X670e e-gaming chegou da Terabyte e veio um lacre que diz :

Essa placa mãe foi inspecionada no controle de qualidade e filmada antes da remessa ao cliente sendo enviada em perfeito estado físico.
Recomenda-se ter conhecimento técnico ao manusear o produto devido a sensibilidade de alguns componentes ( especialmante a área do socket).
Produto possui sua garantia dada pela loja destacada na nota fiscal, conforme aceite feito pelo cliente no momento da compra no site da loja, o produto poderá ter a garantia automaticamente anulada se for enviada com dano físico ( pino torto, etc ).

Pergunto para vcs que compram por lá se é isso mesmo ? Abriram a placa e filmaram ? A Asus ou a Terabyte ? Toda loja é assim agora? Faz tempo que não pego uma mobo , minha ultima uma rog hero vii maximus veio lacrada lacre normal da Asus que eu me lembre.
Se foi a terabyte , como eu vou saber se não é um openbox maroto ?
Te enviaram uma open box, solicita a troca e coloca "eu quero um produto que venha com a caixa lacrada"
 
Última edição:
Te enviaram uma open box, solicita a troca e coloca "eu quero um produto que venha com a caixa lacrada"
Uma loja manda openbox com placa oxidada dizendo que tem "ótimo estado", agora outra manda openbox no lugar de produto lacrado....
Estamos bem arrumados com esses lojistas... Infelizmente é entrar na briga e torcer pra não apanhar muito.. 😒
 
Antes de pedir pra trocarem o produto verifica se vc não comprou um produto open box, pois se comprou a culpa não foi da loja.
 
Companheiros, minha placa mãe Strix X670e e-gaming chegou da Terabyte e veio um lacre que diz :

Essa placa mãe foi inspecionada no controle de qualidade e filmada antes da remessa ao cliente sendo enviada em perfeito estado físico.
Recomenda-se ter conhecimento técnico ao manusear o produto devido a sensibilidade de alguns componentes ( especialmante a área do socket).
Produto possui sua garantia dada pela loja destacada na nota fiscal, conforme aceite feito pelo cliente no momento da compra no site da loja, o produto poderá ter a garantia automaticamente anulada se for enviada com dano físico ( pino torto, etc ).

Pergunto para vcs que compram por lá se é isso mesmo ? Abriram a placa e filmaram ? A Asus ou a Terabyte ? Toda loja é assim agora? Faz tempo que não pego uma mobo , minha ultima uma rog hero vii maximus veio lacrada lacre normal da Asus que eu me lembre.
Se foi a terabyte , como eu vou saber se não é um openbox maroto ?
Comprei duas placas-mãe na Terabyte e ambas vieram com esse lacre dizendo isso, não me importei muito, creio que abrem pra ver se tá tudo ok pra enviar ela funcionando e não pq alguém devolveu e estão enviando pra outra pessoa como ''nova''.
 
Até pq o correto, se for open box, é a loja avisar no anúncio e o preço ser menor.
Agora se realmente for open box, com preço de produto novo e a loja não avisou, eu pediria a troca por um produto novo e lacrado.
 
Estava relendo aqui a etiqueta, pelo que entendi deve ser tbm pra caso se alguém resolve devolver eles vão ter a filmagem e inspeção de como estava a placa quando eles enviaram, acho difícil ser placa devolvida pq as duas placas-mãe que comprei (uma MSI Edge Z790 e essa Asus Strix-A que uso) vieram com esse selo falando isso. São placas-mãe recentes, acho que foi mais por essa questão que relatei acima.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo