5G SA (Standalone) - N77, N78 (3500/3700 Mhz)

Meu celular é compaível com 5G SA, possuo chip 5G e moro em região que possui 5G SA.

  • VIVO - [5G SA funciona] e não tive que solicitar habilitação

    Votes: 4 6.3%
  • VIVO - [5G SA funciona], mas tive que solicitar habilitação

    Votes: 14 22.2%
  • VIVO - [5G SA NÃO funciona]

    Votes: 14 22.2%
  • TIM - [5G SA funciona] e não tive que solicitar habilitação

    Votes: 3 4.8%
  • TIM - [5G SA funciona], mas tive que solicitar habilitação

    Votes: 5 7.9%
  • TIM - [5G SA NÃO funciona]

    Votes: 6 9.5%
  • CLARO - [5G SA funciona] e não tive que solicitar habilitação

    Votes: 8 12.7%
  • CLARO - [5G SA funciona], mas tive que solicitar habilitação

    Votes: 2 3.2%
  • CLARO - [5G SA NÃO funciona]

    Votes: 7 11.1%

  • Total de votos
    63
Essa questão do 5G SA da TIM está uma “bagunça”, pelo menos, aqui em Brasília… Uso Iphone 15 Pro Max, com SIM físico 5G SA, TIM, Plugin Full ativado, etc… Falo que está uma bagunça porque quando estou com a aba 5G Standalone ativada, no deplymenttype aparece SA+NSA(3). Raramente aparece “SA (2)” com a aba ativada… o estranho é que quando coloco no 4G, o deploymentType mostra “SA (2)”!!!!
 
Essa questão do 5G SA da TIM está uma “bagunça”, pelo menos, aqui em Brasília… Uso Iphone 15 Pro Max, com SIM físico 5G SA, TIM, Plugin Full ativado, etc… Falo que está uma bagunça porque quando estou com a aba 5G Standalone ativada, no deplymenttype aparece SA+NSA(3). Raramente aparece “SA (2)” com a aba ativada… o estranho é que quando coloco no 4G, o deploymentType mostra “SA (2)”!!!!
Mas ai é culpa do iPhone em não saber gerenciar de forma correta e não da operadora
 
Mas ai é culpa do iPhone em não saber gerenciar de forma correta e não da operadora
Acredito que não seja culpa do Iphone, pois quando estou em “4G SA” (sei que não existe 4G SA, mas é o que aparece no deploymenttype) a velocidade de download é bem menor que quando estou em “5G SA/NSA (3)”. Acredito que seja a operadora, pois tenho a percepção que esse “SA” que aparece, não é standalone, pois a navegação é inferior ao 5G NSA (tempo de resposta, download e upload). Alguém aqui está com esse problema?
 
Fiz mais uma tentativa aqui na Vivo. A atendente disse que o 5G SA está habilitado. Perguntei em qual sistema e ela falou Next. Tô usando esim, mas já tentei o chip 5G. Nada, nunca funciona. Uso o S23. Se eu forçar NR Only, ele detecta sinal na rede 3.5Ghz da Vivo, mas fica sem serviço. Tem que ter alguma macumba para funcionar, só pode.

Difícil demais essa Vivo. Falam que meu aparelho que não está habilitado. S22 não funcionou, troquei para o S23 e nada.
 
Fiz mais uma tentativa aqui na Vivo. A atendente disse que o 5G SA está habilitado. Perguntei em qual sistema e ela falou Next. Tô usando esim, mas já tentei o chip 5G. Nada, nunca funciona. Uso o S23. Se eu forçar NR Only, ele detecta sinal na rede 3.5Ghz da Vivo, mas fica sem serviço. Tem que ter alguma macumba para funcionar, só pode.

Difícil demais essa Vivo. Falam que meu aparelho que não está habilitado. S22 não funcionou, troquei para o S23 e nada.

Olharam no NGIN também? Dizem que lá deve estar marcado como "verdadeiro" na opção 5G SA.
 
Olharam no NGIN também? Dizem que lá deve estar marcado como "verdadeiro" na opção 5G SA.
Tem linha que não aparece no NGIN, a minha é uma delas. Acho que pós pago não aparece.

Fiz mais uma tentativa aqui na Vivo. A atendente disse que o 5G SA está habilitado. Perguntei em qual sistema e ela falou Next. Tô usando esim, mas já tentei o chip 5G. Nada, nunca funciona. Uso o S23. Se eu forçar NR Only, ele detecta sinal na rede 3.5Ghz da Vivo, mas fica sem serviço. Tem que ter alguma macumba para funcionar, só pode.

Difícil demais essa Vivo. Falam que meu aparelho que não está habilitado. S22 não funcionou, troquei para o S23 e nada.

Vai na Anatel Consumidor > Abrir reclamações.
Em vez de abrir pra Vivo, você coloca a opção Outros > Anatel.
Aí você abre diretamente pra Anatel e explica toda a sua labuta pra tentar habilitar. Joga o link aqui do fórum pra eles verem que não é um problema pontual, e sim que tem muita gente lidando com a mesma situação.
E pronto.
 
Vou abrir uma reclamação diretamente ao Ministério das Comunicações pra que seja esclarecido essa bagunça na contratação e uso do serviço de 5G. Já que a vivo informa que todos os planos são elegíveis, mas não parece ser ativo por padrão e eu não consigo fazer ativarem de forma alguma.

Todas as outras operadoras parecem deixar claro como ter acesso:
A Claro exige contratação de um plano pós
A Tim exige um plano pós + contratação de um "5G Plus"
E a Vivo provavelmente só com um pacto com o diabo mesmo.
Seguindo sua dica eu abri uma reclamação diretamente no Minicom e na ANATEL através do "Fala BR", agora é aguardar a tramitação e ver o que vai ser resolvido.
Fiz mais uma tentativa aqui na Vivo. A atendente disse que o 5G SA está habilitado. Perguntei em qual sistema e ela falou Next. Tô usando esim, mas já tentei o chip 5G. Nada, nunca funciona. Uso o S23. Se eu forçar NR Only, ele detecta sinal na rede 3.5Ghz da Vivo, mas fica sem serviço. Tem que ter alguma macumba para funcionar, só pode.

Difícil demais essa Vivo. Falam que meu aparelho que não está habilitado. S22 não funcionou, troquei para o S23 e nada.
Mesma coisa aqui; está tudo habilitado no next e no Platon e o NSA segue firme a mais de 1 semana, ontem liguei na burroria da morta e a pessoa que atendeu disse que meu aparelho(um samsung A54) não é compatível com o SA ai a JUMENTA quis discutir comigo e disse que quem homologa aparelho é a ANATEL não a operadora.
 
Acredito que não seja culpa do Iphone, pois quando estou em “4G SA” (sei que não existe 4G SA, mas é o que aparece no deploymenttype) a velocidade de download é bem menor que quando estou em “5G SA/NSA (3)”. Acredito que seja a operadora, pois tenho a percepção que esse “SA” que aparece, não é standalone, pois a navegação é inferior ao 5G NSA (tempo de resposta, download e upload). Alguém aqui está com esse problema?

Deployment type não é o melhor indicador, pra saber se está em SA veja se o RadioAccess está NR.
 
Seguindo sua dica eu abri uma reclamação diretamente no Minicom e na ANATEL através do "Fala BR", agora é aguardar a tramitação e ver o que vai ser resolvido.

O pessoal do FalaBR da Anatel me orientou abrir dentro da Anatel Consumidor uma reclamação para Outros > Anatel. E se não resolverem por lá, aí sim abro uma reclamação da atitude da Anatel lá na ouvidoria.
 
Deployment type não é o melhor indicador, pra saber se está em SA veja se o RadioAccess está NR.
O RadioAccess sempre fica em LTE, nunca foi para “SA”. Acredito que a TIM está mexendo na sua rede, pois quando o Iphone atualizou para o IOS 17, a TIM (era 54.0) foi para 55.0, ontem, com a atualização do IOS para o 17.1, a TIM foi para 56.0.
 
O pessoal do FalaBR da Anatel me orientou abrir dentro da Anatel Consumidor uma reclamação para Outros > Anatel. E se não resolverem por lá, aí sim abro uma reclamação da atitude da Anatel lá na ouvidoria.

Responderam da mesma forma aqui e dei nota negativa(como se isso fosse mudar algo para eles) agora é aguardar a resposta do minicom.
 
Responderam da mesma forma aqui e dei nota negativa(como se isso fosse mudar algo para eles) agora é aguardar a resposta do minicom.
Vou só aguardar resposta da Anatel e do MinCom, se não resolver vou cancelar meu plano família com a vivo e migrar pra outra operadora. Vou cancelar até a fibra, só por ranço.

Alguém sabe qual operadora está habiltando o SA em planos pós sem dor de cabeça?
 
Vou só aguardar resposta da Anatel e do MinCom, se não resolver vou cancelar meu plano família com a vivo e migrar pra outra operadora. Vou cancelar até a fibra, só por ranço.

Alguém sabe qual operadora está habiltando o SA em planos pós sem dor de cabeça?

Claro - quando ativa o 5G standalone, a linha fica "maluca" e não funciona mais o 4G, ela para de receber ligações e ninguém sabe como resolver, como foi falado aqui.

TIM - aparentemente a única que tem entregado o SA sem muita dor de cabeça. Basta contratar um TIM Black junto do plugin 5G e chip (ou eSIM) compatível.
 
Claro - quando ativa o 5G standalone, a linha fica "maluca" e não funciona mais o 4G, ela para de receber ligações e ninguém sabe como resolver, como foi falado aqui.

TIM - aparentemente a única que tem entregado o SA sem muita dor de cabeça. Basta contratar um TIM Black junto do plugin 5G e chip (ou eSIM) compatível.
Tim também tem um problema no SA: se você estiver longe dos cores SA da Tim que são apenas dois por enquanto pelo o que parece (SP e RJ), a latência vai pra casa do carvalho dependendo de quanto mais longe você estiver.
 
Após 12 dias o StandAlone voltou na minha linha da vivo, fiz algumas "investigações" e consegui resolver o problema mas sei que dentro de 3 meses vai começar tudo de novo mas agora eu já sei aonde ir para tentar resolver mais rápido e com menos Stress.
 
Após 12 dias o StandAlone voltou na minha linha da vivo, fiz algumas "investigações" e consegui resolver o problema mas sei que dentro de 3 meses vai começar tudo de novo mas agora eu já sei aonde ir para tentar resolver mais rápido e com menos Stress.

O que você precisou fazer?
 
Após 12 dias o StandAlone voltou na minha linha da vivo, fiz algumas "investigações" e consegui resolver o problema mas sei que dentro de 3 meses vai começar tudo de novo mas agora eu já sei aonde ir para tentar resolver mais rápido e com menos Stress.
O que foi que resolveu?

--- EDIT

Acho que abrir uma reclamação CONTRA A ANATEL no site da Anatel, relatando que a Vivo está inviabilizado o uso do 5G SA pra seus clientes vai dar resultado.
Minha reclamação foi encaminhada para a Gerência de Controle de Obrigações de Universalização e de Ampliação do Acesso para tratarem o problema, já que não é algo individualmente comigo. A Anatel entende que a Vivo não está cumprindo com suas obrigações de universalizar e ampliar o acesso ao 5G SA, que é o que ela se comprometeu a fazer no leilão dos espectros de frequência. Agora é aguardar um retorno da Anatel.

Então fica aí a dica gente: quando a prestadora não resolve uma reclamação contra ela na Anatel, abra uma contra a Anatel pra que a Anatel resolva o conflito com eles diretamente.
 
Última edição:
Quem puder ajudar. Alguém possui Galaxy S23 (qualquer versao) e está conseguindo usar o SA na Vivo? Se sim, a sua ROM é ZTO ou ZVV?
 
Quem puder ajudar. Alguém possui Galaxy S23 (qualquer versao) e está conseguindo usar o SA na Vivo? Se sim, a sua ROM é ZTO ou ZVV?
S23 Plus, Vivo eSIM, ZTO

Screenshot-20231024-154602-Net-Monster.png
 
Abri um chamado na Anatel do dia 25/10 e no dia primeiro de outubro recebi uma ligação da ODC da Vivo onde expliquei todas as tentativas, trocas de chip, troca de telefone para tentar funcionar o SA. O atendente entrou em contato com a área técnica e finalmente confessaram que isso é um problema na hora de registrar o chip na rede, onde não identifica o chip/telefone com disponibilidade de SA, mesmo estando habilitado no Next.

O atendente informou que tem um prazo de 10 dias para a área técnica realizar o reparo, enfatizando que estava tudo certo com a linha, chip (esim) e aparelho.

Estou no aguardo. Mas sem confiança alguma em se tratando da Vivo.
 
Abri um chamado na Anatel do dia 25/10 e no dia primeiro de outubro recebi uma ligação da ODC da Vivo onde expliquei todas as tentativas, trocas de chip, troca de telefone para tentar funcionar o SA. O atendente entrou em contato com a área técnica e finalmente confessaram que isso é um problema na hora de registrar o chip na rede, onde não identifica o chip/telefone com disponibilidade de SA, mesmo estando habilitado no Next.

O atendente informou que tem um prazo de 10 dias para a área técnica realizar o reparo, enfatizando que estava tudo certo com a linha, chip (esim) e aparelho.

Estou no aguardo. Mas sem confiança alguma em se tratando da Vivo.
Bom... atualizando sobre o chamado para habilitar o 5G SA. Não deu em nada.
 
Bom... atualizando sobre o chamado para habilitar o 5G SA. Não deu em nada.
Na TIM eu já desisti… Tenho o plano TIM Black Família 5 dependentes, Iphone 15 Pro Max, SIM físico 5G SA, Pulgin 5g Full, aba 5G Standalone ativada e mesmo assim NUNCA consegui o 5G SA na TIM! Já reclamei na ANATEL e CONSUMIDOR.GOV e não adiantou nada! O estranho é que tem cliente que conseguiu acesso ao SA sem problema algum, realmente não entendo essa TIM!!!!!
 
Na TIM eu já desisti… Tenho o plano TIM Black Família 5 dependentes, Iphone 15 Pro Max, SIM físico 5G SA, Pulgin 5g Full, aba 5G Standalone ativada e mesmo assim NUNCA consegui o 5G SA na TIM! Já reclamei na ANATEL e CONSUMIDOR.GOV e não adiantou nada! O estranho é que tem cliente que conseguiu acesso ao SA sem problema algum, realmente não entendo essa TIM!!!!!
Porventura essa linha já foi bloqueada alguma vez por roubo ou perda?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo