5G SA (Standalone) - N77, N78 (3500/3700 Mhz)

Meu celular é compaível com 5G SA, possuo chip 5G e moro em região que possui 5G SA.

  • VIVO - [5G SA funciona] e não tive que solicitar habilitação

    Votes: 4 6.3%
  • VIVO - [5G SA funciona], mas tive que solicitar habilitação

    Votes: 14 22.2%
  • VIVO - [5G SA NÃO funciona]

    Votes: 14 22.2%
  • TIM - [5G SA funciona] e não tive que solicitar habilitação

    Votes: 3 4.8%
  • TIM - [5G SA funciona], mas tive que solicitar habilitação

    Votes: 5 7.9%
  • TIM - [5G SA NÃO funciona]

    Votes: 6 9.5%
  • CLARO - [5G SA funciona] e não tive que solicitar habilitação

    Votes: 8 12.7%
  • CLARO - [5G SA funciona], mas tive que solicitar habilitação

    Votes: 2 3.2%
  • CLARO - [5G SA NÃO funciona]

    Votes: 7 11.1%

  • Total de votos
    63
Enfim consegui ativar o 5G SA da vivo, através do consumidor.gov.br. Tenho um plano pós, incialmente ativaram na linha titular, quando deu certo pedi que ativassem nas linhas dependentes e também obtive êxito. Havia passado numa loja anteriormente e me mostraram uma tela do sistema Next e tava marcado que o 5G SA estava ativo, porém mesmo assim não conseguia usar. Depois de tantos atendimentos, tudo indicava q não estava conseguindo usar o SA pq o sistema não reconhecia meus chips como 5G e foi justamente isso q relatei a analista q me atendeu. Ela pediu a área técnica a correção disso no sistema e após isso fez a ativação novamente do SA no Next. Ela não muitas informações sobre o q foi feito no sistema interno, mas nesse caminho deu certo.
Aqui estou com o mesmo problema, funciona SA 3700 (n77) no M14 Samsung (chega a 1100Mbps), mas não funciona no 3500 (n78) do Moto G62 que seria a frequência que a ANATEL jogou! Já pedi reconfiguração na linha, porém, vem como NSA 3500 agregado com outras frequências no 4G. Só o Samsung que está entrando na versão pura. E detalhe: o aparelho é mais simples que o Motorola "problemático" em questão. Será que terei de forçar o mesmo procedimento que o teu?
Na TIM não tenho acesso ao SA, mas o 3700 fica agregado com outras frequências e chega nos 900Mbps fácil.
 
Aqui estou com o mesmo problema, funciona SA 3700 (n77) no M14 Samsung (chega a 1100Mbps), mas não funciona no 3500 (n78) do Moto G62 que seria a frequência que a ANATEL jogou! Já pedi reconfiguração na linha, porém, vem como NSA 3500 agregado com outras frequências no 4G. Só o Samsung que está entrando na versão pura. E detalhe: o aparelho é mais simples que o Motorola "problemático" em questão. Será que terei de forçar o mesmo procedimento que o teu?
Na TIM não tenho acesso ao SA, mas o 3700 fica agregado com outras frequências e chega nos 900Mbps fácil.

Salvo engano, embora o Moto G62 suporte 5G SA, vem desabilitado. Se quiser confirmar, entra no menu *#*#4636#*#*, menu 5G/LTE Debugging, ele mostra se o SA está habilitado ou não.

No caso de realmente não estar habilitado, que deve ser o seu caso, não há nada que a operadora possa fazer, as reclamações devem ser direcionadas à Motorola.

Quanto a 3500 ou 3700, não há mudança de frequência, a vivo usa a faixa de 3400mhz a 3500mhz em todo o Brasil na n78, essa mudança é só porque a n78 vai de 3300 a 3800, então qualquer valor nesse intervalo representa a banda n78 (e a 77 também, que inclui a 78 e um pouco mais de espectro).
 
Salvo engano, embora o Moto G62 suporte 5G SA, vem desabilitado. Se quiser confirmar, entra no menu *#*#4636#*#*, menu 5G/LTE Debugging, ele mostra se o SA está habilitado ou não.

No caso de realmente não estar habilitado, que deve ser o seu caso, não há nada que a operadora possa fazer, as reclamações devem ser direcionadas à Motorola.

Quanto a 3500 ou 3700, não há mudança de frequência, a vivo usa a faixa de 3400mhz a 3500mhz em todo o Brasil na n78, essa mudança é só porque a n78 vai de 3300 a 3800, então qualquer valor nesse intervalo representa a banda n78 (e a 77 também, que inclui a 78 e um pouco mais de espectro).
Oi... Eu de volta!
Acabei de ver um print do G53 do meu irmão. O dele já pega o SA na TIM de boa (inclusive pegou o plugin 5G+) só que o sinal está mais fraco. Porém, este G53 é "irmão" do G62 nas características. O meu chip da Vivo está com SA ativo, mas só pegando o SA em Samsung. No G62 já fica em NSA 3500. Estranho dar diferença em aparelhos quase iguais. Só reforçando que o G62 que tenho é AMXBR (Claro) e os outros dois M14 ZTO/G53 RETBR (Varejo). Possivelmente parece ser algum bloqueio da operadora, não é certeza.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Oi... Eu de volta!
Acabei de ver um print do G53 do meu irmão. O dele já pega o SA na TIM de boa (inclusive pegou o plugin 5G+) só que o sinal está mais fraco. Porém, este G53 é "irmão" do G62 nas características. O meu chip da Vivo está com SA ativo, mas só pegando o SA em Samsung. No G62 já fica em NSA 3500. Estranho dar diferença em aparelhos quase iguais. Só reforçando que o G62 que tenho é AMXBR (Claro) e os outros dois M14 ZTO/G53 RETBR (Varejo). Possivelmente parece ser algum bloqueio da operadora, não é certeza.
Só um reforço de informação. Aparece no debug o SA em true, ou seja, habilitado.
 
Depois de tentar habilitar duas vezes pelo atendimento avançado da ouvidoria (sem sucesso), fui à loja da Vivo e solicitei a troca do chip, pois estava desconfiando que era alguma incompatibilidade conforme relatado na página anterior.

Também pedi para o atendente rodar em sistema um roteiro que postaram a algum tempo:
- ativar via NGIN o serviço 5G SA ''a pedido do cliente''
- depois fazer um sincronismo 'full'' via NGIN

E funcionou o SA.

Não sei se tem relação, mas:

- Primeiro chip 5G: fabricação em 04/2022
- Segundo (o atual): fabricação em 08/2022
 
Opa, na Vivo.

Da Claro, eu só quero uma coisa... distancia.
Digo o mesmo. Só presta quando é boa para pegar em algum lugar... 60 e poucas cidades de São Paulo são descobertas do serviço próprio da operadora (e a operadora lista num PDF as cidades). 💣💣💣🤣🤣🤣
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Depois de tentar habilitar duas vezes pelo atendimento avançado da ouvidoria (sem sucesso), fui à loja da Vivo e solicitei a troca do chip, pois estava desconfiando que era alguma incompatibilidade conforme relatado na página anterior.

Também pedi para o atendente rodar em sistema um roteiro que postaram a algum tempo:


E funcionou o SA.

Não sei se tem relação, mas:

- Primeiro chip 5G: fabricação em 04/2022
- Segundo (o atual): fabricação em 08/2022
O meu chip é 5G desde a troca, mas nunca vi o SA pegando no Motorola. Só no Samsung. O chip 5G retirei em março na loja se não me engano.
Em NSA esse chip vai de boa no 3500. Inclusive o 5G da TIM já pega em algumas ruas da vila no Motorola e no Samsung não. Bem estranho o comportamento de ambos os aparelhos. Vi que o Samsung dá preferência à banda alta em 5G e baixa nas demais tecnologias quando o sinal está fraco.
 
O meu chip é 5G desde a troca, mas nunca vi o SA pegando no Motorola. Só no Samsung. O chip 5G retirei em março na loja se não me engano.
Em NSA esse chip vai de boa no 3500. Inclusive o 5G da TIM já pega em algumas ruas da vila no Motorola e no Samsung não. Bem estranho o comportamento de ambos os aparelhos. Vi que o Samsung dá preferência à banda alta em 5G e baixa nas demais tecnologias quando o sinal está fraco.

Então neste caso o chip está ok e o serviço 5G SA já está habilitado na linha, o seu problema é o Morotola não funcionar em SA. Tem fabricantes sacana que limitam esse recuso (e outros recursos/funcionalidades) através de bloqueios via software, sendo que o hardware suportaria sem problemas o SA.
 
Depois de cerca de 8 meses de tortura com um Motorola G52 estou novamente com um aparelho 5G( Samsung Galaxy A54) e notei uma BOA melhora na cobertura da Vivo e da TIM(irei comprar um sim card pré pago da claro para alguns testes) em várias localidades inclusive em municípios como OSASCO( Zona norte da cidade para ser exato), mas como tudo não são flores estou sem StandAlone na minha linha vivo DE NOVO mas eu sei o motivo e já estou resolvendo junto a prestadora e espero essa semana ter o serviço ativo novamente.
 

Olá! Eu de novo aqui! Postando as telas do debug do G62.
Tem uma parte que diz: "Configured NR Mode: SA disabled"
Testei outro chip da Vivo (5G SA) também e fica no mesmo erro.
Provavelmente é o bloqueio de software atuando. Alguém sabe responder sobre isso?
 

Olá! Eu de novo aqui! Postando as telas do debug do G62.
Tem uma parte que diz: "Configured NR Mode: SA disabled"
Testei outro chip da Vivo (5G SA) também e fica no mesmo erro.
Provavelmente é o bloqueio de software atuando. Alguém sabe responder sobre isso?

Em Janeiro desse ano comprei um G62 também e a situação era exatamente a mesma e como estava no prazo de troca eu devolvi a loja e comprei um G52 que não tem 5G.

Tem 2 soluções:
1- Vender/devolver o celular
2- Esperar a motolixo atualizar para o Android 13 e ver se libera o SA.
 
Em Janeiro desse ano comprei um G62 também e a situação era exatamente a mesma e como estava no prazo de troca eu devolvi a loja e comprei um G52 que não tem 5G.

Tem 2 soluções:
1- Vender/devolver o celular
2- Esperar a motolixo atualizar para o Android 13 e ver se libera o SA.
Pior que o celular foi comprado em Novembro do ano passado e tive a possibilidade de testar isso só em Março, quando a região começou a ter cobertura 5G. O aparelho é da Claro. Pois os que são Retail BR que são abertos para o SA funcionam normalmente o chip. Só nesse aparelho G62 que não entra em 3500 com chip da Vivo. Ainda não consegui pegar um chip TIM com o pacote plugin para ver se é só com a Vivo. O aparelho lê a frequência como NSA 3500 nos Chips Vivo (só esse). Falando com o atendente Vivo, ele mencionou que teria que ver se consegue desbloquear esse acesso ao n78 por um acesso via VPN. Nem sei como é isso. Pelo jeito deve ser alguma conta administradora da operadora que consegue tirar bloqueio de outra.
Esse G62 que você pegou era treta da "escuro" também?
 
Pior que o celular foi comprado em Novembro do ano passado e tive a possibilidade de testar isso só em Março, quando a região começou a ter cobertura 5G. O aparelho é da Claro. Pois os que são Retail BR que são abertos para o SA funcionam normalmente o chip. Só nesse aparelho G62 que não entra em 3500 com chip da Vivo. Ainda não consegui pegar um chip TIM com o pacote plugin para ver se é só com a Vivo. O aparelho lê a frequência como NSA 3500 nos Chips Vivo (só esse). Falando com o atendente Vivo, ele mencionou que teria que ver se consegue desbloquear esse acesso ao n78 por um acesso via VPN. Nem sei como é isso. Pelo jeito deve ser alguma conta administradora da operadora que consegue tirar bloqueio de outra.
Esse G62 que você pegou era treta da "escuro" também?
Sim, eu só fui descobrir que era vinculado a escuro quando cheguei em casa e fui configurar e vi o app da claro no SW e não conseguia desinstalar.
 
Sim, eu só fui descobrir que era vinculado a escuro quando cheguei em casa e fui configurar e vi o app da claro no SW e não conseguia desinstalar.
Que treta. Então já dá pra saber que é uma prática da operadora fazer esse corte aos concorrentes. Chato isso. Pior que nem para passar Stock ROM acho que não resolve.
Pois num D3 lá em 2014 consegui apagar a programação da rede do aparelho e ficou melhor de manuseio. Agora, esse tenho receio de mexer, que, no momento está com a esposa. Esse daí só desativou os apps embarcados nessa ROM bomba. É o primeiro aparelho que vejo esse tipo de restrição. Fora que após o primeiro update dele, já começou a apresentar lentidão.
 
humm então provável que o e-sim tenha sido ativado a partir de um chip 4G mesmo.
Aí que tá uma coisa estranha. Meu chip é novo e 5G não pega SA. O chip do meu colega antigo de 2 anos pega.. (cliente Vivo também) somos pós e temos o mesmo plano empresa. E dentro do Vivo gestão não aparece opção pra ativar o SA.
 
Depende também do aparelho pois se for aparelho de outra operadora (aparelhos de oferta), não os de varejo, pode acontecer de entrar rede pura no mesmo modelo no Retail/ZTO (livre de operadora) e não entrar no outro de outra operadora.
Eu mesmo estou com problemas com um AMXBR (Claro) G62.
 
Eu continuo nessa labuta!

Recebi retorno da segunda reclamação na Anatel com a famosa "atualização nos serviços da linha".

😡

Por favor, alguém daqui tem Samsung com 5G SA, qualquer operadora?
Eu desisti, por um tempo, do 5G SA!

Depois de contatos por WhatsApp, 2 reclamações na Anatel, 1 atendimento em loja física e várias trocas de e-mail.

No dia 10/08 fui pela 2a vez a uma loja física da Vivo. O atendente me disse que, após vários atendimentos com reclamações de falta de acesso ao 5G SA, ele e o time da loja pesquisaram e descobriram que não funciona o 5G SA com o uso de eSIM. Segundo ele isso vale para todas as operadoras.

Não sei isso procede completamente como dito por ele, mas cansei.
E, sendo verdade, não quero troca o eSIM por chip físico, pois o 1o é mais seguro.
 
Eu desisti, por um tempo, do 5G SA!

Depois de contatos por WhatsApp, 2 reclamações na Anatel, 1 atendimento em loja física e várias trocas de e-mail.

No dia 10/08 fui pela 2a vez a uma loja física da Vivo. O atendente me disse que, após vários atendimentos com reclamações de falta de acesso ao 5G SA, ele e o time da loja pesquisaram e descobriram que não funciona o 5G SA com o uso de eSIM. Segundo ele isso vale para todas as operadoras.

Não sei isso procede completamente como dito por ele, mas cansei.
E, sendo verdade, não quero troca o eSIM por chip físico, pois o 1o é mais seguro.
Essa informação não procede, o meu é eSIM e do meu colega tbm.. a única diferença é o meu celular é um S23+ e o dele o S23 Ultra, é só bagunça interna mesmo da VIVO
 
No dia 10/08 fui pela 2a vez a uma loja física da Vivo. O atendente me disse que, após vários atendimentos com reclamações de falta de acesso ao 5G SA, ele e o time da loja pesquisaram e descobriram que não funciona o 5G SA com o uso de eSIM. Segundo ele isso vale para todas as operadoras.
Sei de vários relatos de E sim com SA na vivo e na TIM. Isso ai é desculpa esfarrapada para te dispensarem logo e não admitirem que são jumentos tecnológicos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essa informação não procede, o meu é eSIM e do meu colega tbm.. a única diferença é o meu celular é um S23+ e o dele o S23 Ultra, é só bagunça interna mesmo da VIVO
StandALone na vivo é colado com durex bem vagabundo, qualquer coisa o durex cai e a linha perde o serviço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Que treta. Então já dá pra saber que é uma prática da operadora fazer esse corte aos concorrentes. Chato isso. Pior que nem para passar Stock ROM acho que não resolve.
Pois num D3 lá em 2014 consegui apagar a programação da rede do aparelho e ficou melhor de manuseio. Agora, esse tenho receio de mexer, que, no momento está com a esposa. Esse daí só desativou os apps embarcados nessa ROM bomba. É o primeiro aparelho que vejo esse tipo de restrição. Fora que após o primeiro update dele, já começou a apresentar lentidão.
A melhor coisa que fiz nesse ano foi voltar para a Samsung, zero dor de cabeça
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu continuo nessa labuta!

Recebi retorno da segunda reclamação na Anatel com a famosa "atualização nos serviços da linha".

😡

Por favor, alguém daqui tem Samsung com 5G SA, qualquer operadora?

Eu tenho; na TIM bastou colocar o Sim card no meu celular e o serviço funcionou, na vivo eu tive que abrir um protocolo na ouvidoria e fui na loja própria solicitar a abertura de um protocolo técnico("Evento SMAP") para reativarem o serviço.
 
Última edição:
Sei de vários relatos de E sim com SA na vivo e na TIM. Isso ai é desculpa esfarrapada para te dispensarem logo e não admitirem que são jumentos tecnológicos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


StandALone na vivo é colado com durex bem vagabundo, qualquer coisa o durex cai e a linha perde o serviço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


A melhor coisa que fiz nesse ano foi voltar para a Samsung, zero dor de cabeça
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Eu tenho; na TIM bastou colocar o Sim card no meu celular e o serviço funcionou, na vivo eu tive que abrir um protocolo na ouvidoria e fui na loja própria solicitar a abertura de um protocolo técnico("Evento SMAP") para reativarem o serviço.
Então. No Samsung m14, uso o da Vivo ainda. Ele pega o n77 (3500) normalmente. No Motorola G62, nunca consegui o acesso com a Vivo no SA, por causa da benção da Claro. Só não ativei o serviço na minha linha (principal) que é TIM, por ser um plano Oi migrado (35GB por 25 Reais no pré pago). Com certeza se eu tivesse a possibilidade de ativar o SA na TIM o faria, quando pega bem o NSA, chega a 930Mbps (17ms) tranquilo, coisa que o SA da Vivo vai para uns 630 até uns 1200Mbps (16ms). Apesar dos problemas de cobertura da TIM, acho o serviço dela um pouco melhor em alguns aspectos, resolução mais rápida. A Vivo só deixo no aparelho por conta da cobertura (para estepe no Easy).
Confesso que queria usar o Motorola, pela tela melhor, som Estéreo, filtro de ruídos, mas esse bloqueio pelo software deixou a situação brochante!
Sou de Carapicuíba, costumo usar o 5G no bairro Tamboré em Barueri, SP de madrugada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só para efeito de reforço, esse caso do Motorola, é o primeiro que vejo com essa atrocidade feita pela operadora. Tudo para tentar vender barato e fazer a venda casada do serviço (indiretamente).
Que tal criarmos um tópico depois falando desse bloqueio do software? Só para deixar a galera esperta? Bom seria se tivesse como fixar nesse tópico as marcas com o problema no acesso 5G e com aparelhos vindos de tal operadora.
 
Última edição:
Então. No Samsung m14, uso o da Vivo ainda. Ele pega o n77 (3500) normalmente. No Motorola G62, nunca consegui o acesso com a Vivo no SA, por causa da benção da Claro. Só não ativei o serviço na minha linha (principal) que é TIM, por ser um plano Oi migrado (35GB por 25 Reais no pré pago). Com certeza se eu tivesse a possibilidade de ativar o SA na TIM o faria, quando pega bem o NSA, chega a 930Mbps (17ms) tranquilo, coisa que o SA da Vivo vai para uns 630 até uns 1200Mbps (16ms). Apesar dos problemas de cobertura da TIM, acho o serviço dela um pouco melhor em alguns aspectos, resolução mais rápida. A Vivo só deixo no aparelho por conta da cobertura (para estepe no Easy).
Confesso que queria usar o Motorola, pela tela melhor, som Estéreo, filtro de ruídos, mas esse bloqueio pelo software deixou a situação brochante!
Sou de Carapicuíba, costumo usar o 5G no bairro Tamboré em Barueri, SP de madrugada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só para efeito de reforço, esse caso do Motorola, é o primeiro que vejo com essa atrocidade feita pela operadora. Tudo para tentar vender barato e fazer a venda casada do serviço (indiretamente).
Que tal criarmos um tópico depois falando desse bloqueio do software? Só para deixar a galera esperta? Bom seria se tivesse como fixar nesse tópico as marcas com o problema no acesso 5G e com aparelhos vindos de tal operadora.
Standalone na tim é só para pós pago e tem que contratar um pacote de R$ 20 ao mês.
 

Olá! Eu de novo aqui! Postando as telas do debug do G62.
Tem uma parte que diz: "Configured NR Mode: SA disabled"
Testei outro chip da Vivo (5G SA) também e fica no mesmo erro.
Provavelmente é o bloqueio de software atuando. Alguém sabe responder sobre isso?

Sim! deixa só um chip ligado no aparelho, reinicia ele, digita *#*#4636#*#* vai 5G/LTE Debugging e repara se vai aparecer opção de 3 pontos (se aparece) vai em NR options e Enable NR
 
(imagem do fórum Motorola)
Então... O Debugging não mostra os três pontos. Como neste print do fórum Lenovo/Motorola.
Você pode ver que o meu não tem a tal opção. Só tem os 3 pontos no outro menu. O Only NR derruba o sinal por completo.
 
Esses pontos não aparecem mais. Já tentei aqui e nada.
Só mais uma pergunta, esses três pontos aí só aparecem quando o chip estiver em 5G? Ou aparece a qualquer momento. Pois aqui já tentei de tudo e sumiu essa opção. Inclusive a foto do fórum da Motorola que coloquei, vem de uma reclamação da remoção do botão do app (Hiddenmenu que é o nome oficial do app que mostra essa tela).
 
Esses pontos não aparecem mais. Já tentei aqui e nada.
Só mais uma pergunta, esses três pontos aí só aparecem quando o chip estiver em 5G? Ou aparece a qualquer momento. Pois aqui já tentei de tudo e sumiu essa opção. Inclusive a foto do fórum da Motorola que coloquei, vem de uma reclamação da remoção do botão do app (Hiddenmenu que é o nome oficial do app que mostra essa tela).
Quando atualizei o aplicativo "Telefone" ele sumiu, ai desistalei as atualizações, tambem sumiu quando atualizei o Android pro 12.. voltei pro 11 kkk' não atualizo esses dois mais, pelo que se percebe é o app "Telefone" que libera esses 3 pontos, e tiraram nas versoes atuais
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo