5G SA (Standalone) - N77, N78 (3500/3700 Mhz)

Meu celular é compaível com 5G SA, possuo chip 5G e moro em região que possui 5G SA.

  • VIVO - [5G SA funciona] e não tive que solicitar habilitação

    Votes: 4 6.3%
  • VIVO - [5G SA funciona], mas tive que solicitar habilitação

    Votes: 14 22.2%
  • VIVO - [5G SA NÃO funciona]

    Votes: 14 22.2%
  • TIM - [5G SA funciona] e não tive que solicitar habilitação

    Votes: 3 4.8%
  • TIM - [5G SA funciona], mas tive que solicitar habilitação

    Votes: 5 7.9%
  • TIM - [5G SA NÃO funciona]

    Votes: 6 9.5%
  • CLARO - [5G SA funciona] e não tive que solicitar habilitação

    Votes: 8 12.7%
  • CLARO - [5G SA funciona], mas tive que solicitar habilitação

    Votes: 2 3.2%
  • CLARO - [5G SA NÃO funciona]

    Votes: 7 11.1%

  • Total de votos
    63
Labuta para solicitação da ativação do 5G SA na Vivo em um Samsung Galaxy S23 Ultra.

Aqui está "Serving PLMN(724-23) - LTE".

Ligação para *8486: o atendente não entendeu. Disse que a ativação era no smartphone em [ configurações / Conexões / etc ]

...fui para...

Ouvidoria Vivo: a resposta foi que na Vivo o 5G SA está liberado apenas para aparelhos iPhone.

:rolleyes:

Pessoal está tendo mais sucesso na Anatel, tenta por lá
 
Pessoal, 2 dúvidas aqui (ambas muito mais curiosidade).

- Alguém saberia me dizer se o recurso de VoNR é obrigatório a operadora entregar se naquela área tem 5G SA? Pois sempre que estou conectado em SA, durante as ligações sempre cai para o 4G, eu nunca consegui fazer funcionar esse VoNR. Sei que ainda é muito cedo pra esperar algo como o VoNR por aqui, mas me gerou essa dúvida pois vi algumas pessoas já comentando de que a entrega por parte da operadora é obrigatório de acordo com as releases, mas tenho minhas dúvidas a respeito disso...

- Outra coisa, tenho visto que a Claro está implementando o 5G com antenas da Huawei pro lado ali de Curitiba na grande maioria das áreas, e aqui em SP tem usado muito mais Ericsson, já a Vivo parece que 99% é Huawei nessas áreas que mencionei, será que existe marca "melhor" entre elas? Por exemplo, melhor poder de cobertura, potência, etc... Ou será que ambas entregam boas qualidades?
 
Pessoal, 2 dúvidas aqui (ambas muito mais curiosidade).

- Alguém saberia me dizer se o recurso de VoNR é obrigatório a operadora entregar se naquela área tem 5G SA? Pois sempre que estou conectado em SA, durante as ligações sempre cai para o 4G, eu nunca consegui fazer funcionar esse VoNR. Sei que ainda é muito cedo pra esperar algo como o VoNR por aqui, mas me gerou essa dúvida pois vi algumas pessoas já comentando de que a entrega por parte da operadora é obrigatório de acordo com as releases, mas tenho minhas dúvidas a respeito disso...

- Outra coisa, tenho visto que a Claro está implementando o 5G com antenas da Huawei pro lado ali de Curitiba na grande maioria das áreas, e aqui em SP tem usado muito mais Ericsson, já a Vivo parece que 99% é Huawei nessas áreas que mencionei, será que existe marca "melhor" entre elas? Por exemplo, melhor poder de cobertura, potência, etc... Ou será que ambas entregam boas qualidades?
Com relação a 1ª dúvida, eu tenho a mesma. Minha linha é Tim e o 5G é o SA, porém, quando efetuo ou recebo ligação cai para o 4G. Já vi aqui no Fórum um Print de um usuário em que mostrava Voz 5G e aqui no meu mesmo em SA continua VoLTE. Hoje pela manhã liguei pra Tim e reclamei justamente disso, a atendente fez uma verificação na linha e mostrava uma falha no aprovisionamento, encaminhou a solicitação de reparo para o setor responsável e deu o prazo de 72h para resolução.
 
Com relação a 1ª dúvida, eu tenho a mesma. Minha linha é Tim e o 5G é o SA, porém, quando efetuo ou recebo ligação cai para o 4G. Já vi aqui no Fórum um Print de um usuário em que mostrava Voz 5G e aqui no meu mesmo em SA continua VoLTE. Hoje pela manhã liguei pra Tim e reclamei justamente disso, a atendente fez uma verificação na linha e mostrava uma falha no aprovisionamento, encaminhou a solicitação de reparo para o setor responsável e deu o prazo de 72h para resolução.
Como vc reportou seu problema pra atendente? Vc usou o termo VoNR mesmo ou disse que não estava conseguindo realizar chamadas através do 5G? Pergunto isso pq tem atendente que não entende absolutamente nada quando usamos esses nomes, ai ficam perdidos. Na segunda-feira acho que vou tentar. O meu aqui é Claro.
 
Como vc reportou seu problema pra atendente? Vc usou o termo VoNR mesmo ou disse que não estava conseguindo realizar chamadas através do 5G? Pergunto isso pq tem atendente que não entende absolutamente nada quando usamos esses nomes, ai ficam perdidos. Na segunda-feira acho que vou tentar. O meu aqui é Claro.
Eu informei que estava usando a rede 5G SA, porém, no momento das ligações estava caindo para o 4G e por incrível que pareça ela entendia. Fez o check-up na linha e depois de digitar tudo, ainda leu para mim e perguntou se estava correto.
 
Eu informei que estava usando a rede 5G SA, porém, no momento das ligações estava caindo para o 4G e por incrível que pareça ela entendia. Fez o check-up na linha e depois de digitar tudo, ainda leu para mim e perguntou se estava correto.
entendi... caramba, muito raro isso kkkkk, vou tentar na segunda-feira pra ver se consigo ajuda pra entender se há algo erro na minha linha que não esteja com VoNR habilitado. Depois conta aqui se conseguir habilitar pela central da TIM. Valeu!
 
Pessoal, 2 dúvidas aqui (ambas muito mais curiosidade).

- Alguém saberia me dizer se o recurso de VoNR é obrigatório a operadora entregar se naquela área tem 5G SA? Pois sempre que estou conectado em SA, durante as ligações sempre cai para o 4G, eu nunca consegui fazer funcionar esse VoNR. Sei que ainda é muito cedo pra esperar algo como o VoNR por aqui, mas me gerou essa dúvida pois vi algumas pessoas já comentando de que a entrega por parte da operadora é obrigatório de acordo com as releases, mas tenho minhas dúvidas a respeito disso...

- Outra coisa, tenho visto que a Claro está implementando o 5G com antenas da Huawei pro lado ali de Curitiba na grande maioria das áreas, e aqui em SP tem usado muito mais Ericsson, já a Vivo parece que 99% é Huawei nessas áreas que mencionei, será que existe marca "melhor" entre elas? Por exemplo, melhor poder de cobertura, potência, etc... Ou será que ambas entregam boas qualidades?

Aqui na minha região, embora tanto o VoNR da TIM e da Vivo registrem, nenhum dos dois funciona, caindo pra 4G ao fazer e receber uma ligação, após uma falha na alocação do bearer dedicado de chamadas.

Quanto a sua pergunta dos equipamentos, em geral, não há diferença entre os vendors. Uma AAU da Huawei e da Ericsson vão atingir a mesma velocidade de pico, e são capazes da mesma potência.

Aqui no Brasil a grande maioria dos equipamentos 5G é Ericsson e Huawei, com a exceção da Claro que usa 5G Nokia em alguns estados do Norte e Sergipe.

Se quiser consultar mais informações a respeito, pode olhar o meu site https://erbs.tech, lá mostra as estações licenciadas na anatel e se você clicar na antena consegue ver os equipamentos usados no local.
 
Aqui na minha região, embora tanto o VoNR da TIM e da Vivo registrem, nenhum dos dois funciona, caindo pra 4G ao fazer e receber uma ligação, após uma falha na alocação do bearer dedicado de chamadas.

Quanto a sua pergunta dos equipamentos, em geral, não há diferença entre os vendors. Uma AAU da Huawei e da Ericsson vão atingir a mesma velocidade de pico, e são capazes da mesma potência.

Aqui no Brasil a grande maioria dos equipamentos 5G é Ericsson e Huawei, com a exceção da Claro que usa 5G Nokia em alguns estados do Norte e Sergipe.

Se quiser consultar mais informações a respeito, pode olhar o meu site https://erbs.tech, lá mostra as estações licenciadas na anatel e se você clicar na antena consegue ver os equipamentos usados no local.
Você poderia me dizer como que verifico se o VoNR tá registrado em minha linha? E poderia explicar essa falha que te impede de usar o serviço.
 
Você poderia me dizer como que verifico se o VoNR tá registrado em minha linha? E poderia explicar essa falha que te impede de usar o serviço.

Eu uso o network signal guru pra ver essas informações, esse é o processo de registro:



E esse o fallback pro VoLTE:



O erro que acontece quando faz ou recebe uma chamada varia, mas costuma ser "Insufficient Bearer Resources", com imediato fallback pro LTE pra completar ou responder a chamada.
 
Eu uso o network signal guru pra ver essas informações, esse é o processo de registro:



E esse o fallback pro VoLTE:



O erro que acontece quando faz ou recebe uma chamada varia, mas costuma ser "Insufficient Bearer Resources", com imediato fallback pro LTE pra completar ou responder a chamada.

Obrigado.
 
Aqui na minha região, embora tanto o VoNR da TIM e da Vivo registrem, nenhum dos dois funciona, caindo pra 4G ao fazer e receber uma ligação, após uma falha na alocação do bearer dedicado de chamadas.

Quanto a sua pergunta dos equipamentos, em geral, não há diferença entre os vendors. Uma AAU da Huawei e da Ericsson vão atingir a mesma velocidade de pico, e são capazes da mesma potência.

Aqui no Brasil a grande maioria dos equipamentos 5G é Ericsson e Huawei, com a exceção da Claro que usa 5G Nokia em alguns estados do Norte e Sergipe.

Se quiser consultar mais informações a respeito, pode olhar o meu site https://erbs.tech, lá mostra as estações licenciadas na anatel e se você clicar na antena consegue ver os equipamentos usados no local.
Entendi, obrigado! Sim, eu geralmente acompanho esse site, é o mais completo que encontrei até agora ainda mais pq consome dados direto da Anatel. Aproveitando, ele exibe as antenas licenciadas mas não necessariamente ativas, certo? Já aconteceu de eu ver antenas em áreas ali que quando passei por perto ainda não estava pegando sinal 5G.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O erro que acontece quando faz ou recebe uma chamada varia, mas costuma ser "Insufficient Bearer Resources", com imediato fallback pro LTE pra completar ou responder a chamada.
Então pelo que entendi apesar disso não ser normal, esse é um erro que pode acontecer mesmo. A questão então é esperar mesmo, se aqui nas áreas onde uso o 5G acontece a mesma coisa, não tem muito oq a operadora fazer do lado dela lá na central.
 
Entendi, obrigado! Sim, eu geralmente acompanho esse site, é o mais completo que encontrei até agora ainda mais pq consome dados direto da Anatel. Aproveitando, ele exibe as antenas licenciadas mas não necessariamente ativas, certo? Já aconteceu de eu ver antenas em áreas ali que quando passei por perto ainda não estava pegando sinal 5G.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Então pelo que entendi apesar disso não ser normal, esse é um erro que pode acontecer mesmo. A questão então é esperar mesmo, se aqui nas áreas onde uso o 5G acontece a mesma coisa, não tem muito oq a operadora fazer do lado dela lá na central.

Sim, estar licenciado na Anatel não significa que está instalado/ativo, assim como não estar licenciado não significa que não esteja ativo.
 
Tenho um Claro pré e um pós da Vivo. Nenhum dos dois estão funcionando o 5G SA. Somente NSA. (Fortaleza) tentei conversar com a Vivo, mas não conseguiram ativar o 5G SA na minha linha..
 
Tenho um Claro pré e um pós da Vivo. Nenhum dos dois estão funcionando o 5G SA. Somente NSA. (Fortaleza) tentei conversar com a Vivo, mas não conseguiram ativar o 5G SA na minha linha..
5G SA na Claro é somente através do plano Pós+ 5G 200GB ou 400GB contratado em loja + chip 5G.

Na Vivo vc só precisa do chip 5G mesmo, até onde sei ela diz que toda a base de cliente “tem acesso” ao 5G SA, porém como não está em contrato ela entrega quando e onde quiser. Algumas pessoas aqui no fórum conseguiram ativar mas com um certo trabalho.
 
5G SA na Claro é somente através do plano Pós+ 5G 200GB ou 400GB contratado em loja + chip 5G.

Na Vivo vc só precisa do chip 5G mesmo, até onde sei ela diz que toda a base de cliente “tem acesso” ao 5G SA, porém como não está em contrato ela entrega quando e onde quiser. Algumas pessoas aqui no fórum conseguiram ativar mas com um certo trabalho.
Obg DrCell.

Meu chip é eSIM na Vivo, vou tentar mais vezes com o atendimento até encontrar alguém que "entenda" o que estou pedindo 😂. No mais, paciência..
 
Obg DrCell.

Meu chip é eSIM na Vivo, vou tentar mais vezes com o atendimento até encontrar alguém que "entenda" o que estou pedindo 😂. No mais, paciência..
Mas se o seu é e-sim, ele também precisa ser o e-sim 5G, blz? Se vc ativou o e-sim a partir de um chip 4G, ele não vai ser compatível com 5G SA.
 
Obg DrCell.

Meu chip é eSIM na Vivo, vou tentar mais vezes com o atendimento até encontrar alguém que "entenda" o que estou pedindo 😂. No mais, paciência..
O meu também é eSim e estou na "luta" com a Vivo desde o início de maio e ainda não tenho o 5G SA. Só consegui ser atendido por alguém que entendia o meu pedido após registrar reclamação na Anatel.
Mas se o seu é e-sim, ele também precisa ser o e-sim 5G, blz? Se vc ativou o e-sim a partir de um chip 4G, ele não vai ser compatível com 5G SA.
Opa! Isso é novidade.
Eu tinha um chip 4G e ativei o eSim em contato com a Vivo por WhatsApp.
Pode ser esse um dos problemas?
 
O meu também é eSim e estou na "luta" com a Vivo desde o início de maio e ainda não tenho o 5G SA. Só consegui ser atendido por alguém que entendia o meu pedido após registrar reclamação na Anatel.

Opa! Isso é novidade.
Eu tinha um chip 4G e ativei o eSim em contato com a Vivo por WhatsApp.
Pode ser esse um dos problemas?
Se seu dispositivo é homologado pela operadora pra ter o suporte ao 5G SA, você obrigatoriamente vai precisar de um chip 5G pra poder usar o 5G SA, se não nem ativar a opção vc vai conseguir, pelo menos no iOS se seu chip é 4G, a opção 5G Standalone fica sempre desativada.
 
Se seu dispositivo é homologado pela operadora pra ter o suporte ao 5G SA, você obrigatoriamente vai precisar de um chip 5G pra poder usar o 5G SA, se não nem ativar a opção vc vai conseguir, pelo menos no iOS se seu chip é 4G, a opção 5G Standalone fica sempre desativada.
Entendo. Tenho um S23 Ultra. Se não ativaram o eSim já com 5G... putz! Difícil!
 
Entendo. Tenho um S23 Ultra. Se não ativaram o eSim já com 5G... putz! Difícil!
Com certeza tem suporte ao 5G SA, basta saber agora se o chip é 5G. Vc consegue ativar a opção do 5G Standalone? Se sim, provável que seja chip 5G.
 
Estava usando o celular e percebi que estava carregando quase que instantâneo, fiz dois speed test...



Pelo visto estão capando o up em 100mb

Qual seria o limite "teórico" da tecnologia?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo