5G SA (Standalone) - N77, N78 (3500/3700 Mhz)

Meu celular é compaível com 5G SA, possuo chip 5G e moro em região que possui 5G SA.

  • VIVO - [5G SA funciona] e não tive que solicitar habilitação

    Votes: 4 6.3%
  • VIVO - [5G SA funciona], mas tive que solicitar habilitação

    Votes: 14 22.2%
  • VIVO - [5G SA NÃO funciona]

    Votes: 14 22.2%
  • TIM - [5G SA funciona] e não tive que solicitar habilitação

    Votes: 3 4.8%
  • TIM - [5G SA funciona], mas tive que solicitar habilitação

    Votes: 5 7.9%
  • TIM - [5G SA NÃO funciona]

    Votes: 6 9.5%
  • CLARO - [5G SA funciona] e não tive que solicitar habilitação

    Votes: 8 12.7%
  • CLARO - [5G SA funciona], mas tive que solicitar habilitação

    Votes: 2 3.2%
  • CLARO - [5G SA NÃO funciona]

    Votes: 7 11.1%

  • Total de votos
    63
O seu não funciona 5G SA? Queria saber quando a Timganei vai fornecer 5G SA pra todos os planos.
TIMganei ushauhsuahsua, eu acho q enquanto o 5G SA for um "produto", as operadoras continuaram fornecendo o serviço apenas em troca de algum custo extra, assim como a TIM e a Claro já faz.
 
TIMganei ushauhsuahsua, eu acho q enquanto o 5G SA for um "produto", as operadoras continuaram fornecendo o serviço apenas em troca de algum custo extra, assim como a TIM e a Claro já faz.
Sabe o que é pior: na operadora em que o 5G SA não é produto a cobertura é pífia, ficando restrita apenas aos grandes centros. Hoje eu tenho o 5G SA da Tim e vou te dizer: para um uso comum o 5G NSA vai de bom tamanho. A Tim cobre a cidade inteira (Sao Paulo) enquanto as outras duas se restringem aos grandes centros.
 
Sabe o que é pior: na operadora em que o 5G SA não é produto a cobertura é pífia, ficando restrita apenas aos grandes centros. Hoje eu tenho o 5G SA da Tim e vou te dizer: para um uso comum o 5G NSA vai de bom tamanho. A Tim cobre a cidade inteira (Sao Paulo) enquanto as outras duas se restringem aos grandes centros.
Mas falando por experiência própria, usando o NSA da Claro foi bem zoada a experiência, cai direto pra 4G e o consumo de bateria é super alto devido a essas trocas constantes, fiquei sabendo que na vivo não é assim, mas perto da Claro a Vivo ta bem inferior em cobertura por aqui na região de Campinas por isso nem troco. Na TIM não sei como é, mas se nela ou qualquer outra operadora em que no NSA não fica com essa de cair pra 4G o tempo todo, eu tbm acho q vale muito a pena ficar no NSA mesmo do q se preocupar com SA.
 
Mas falando por experiência própria, usando o NSA da Claro foi bem zoada a experiência, cai direto pra 4G e o consumo de bateria é super alto devido a essas trocas constantes, fiquei sabendo que na vivo não é assim, mas perto da Claro a Vivo ta bem inferior em cobertura por aqui na região de Campinas por isso nem troco. Na TIM não sei como é, mas se nela ou qualquer outra operadora em que no NSA não fica com essa de cair pra 4G o tempo todo, eu tbm acho q vale muito a pena ficar no NSA mesmo do q se preocupar com SA.
Na Tim (pelo menos comigo e em sp) ela agrega as portadoras mas isola a N78 para dados e as portadoras do 4G para o VoLTE. Não gastava tanta bateria mas... quando mudei para SA o consumo reduziu ao ponto da bateria durar 2 dias. Antes durava um dia e meio
 
Pessoal, alguém sabe me dizer se o 5G SA funciona se tiver apenas a n40 na região? Ou necessariamente é preciso ter pelo menos uma n78 pra agregar e fixar em n78 + n40 ou somente n78 no SA?
 
Galera, atualmente tenho um Claro Flex e ele não tem a opção do 5G SA e nem do VoLTE. Se eu passar para um plano pós da própria Claro eu tenho acesso a essas funcionalidades?

Tenho um iPhone 14 Pro Max rodando iOS 16.4

Vlw!
 
Última edição:
Pessoal, alguém sabe me dizer se o 5G SA funciona se tiver apenas a n40 na região? Ou necessariamente é preciso ter pelo menos uma n78 pra agregar e fixar em n78 + n40 ou somente n78 no SA?

Funciona, e funciona com a maioria das outras bandas, basta o celular suportar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, atualmente tenho um Claro Flex e ele não tem a opção do 5G SA e nem do VoLTE. Se eu passar para um plano pós da própria Claro eu tenho acesso a essas funcionalidades?

Tenho um iPhone 14 Pro Max rodando iOS 16.4

Vlw!

Precisa ser um plano pós vendido apenas em loja, o Claro Pós+ 5G 200GB e 400GB.

Se você perguntar na loja pelo plano 5G SA, devem te orientar.
 
Última edição:
Funciona, e funciona com a maioria das outras bandas, basta o celular
Entendi, valeu! É q passei por um local onde somente a n40 estava ativa mas o SA não funcionou. Ou a Claro não liberou SA ali, ou não está ativo certo na minha linha o serviço. Acredito q seja a primeira alternativa.
 
O seu não funciona 5G SA? Queria saber quando a Timganei vai fornecer 5G SA pra todos os planos.
Depois de muito tempo (e paciência), resolvi a situação do 5G SA TIM no Iphone. Fui até uma loja física e depois de "quatro horas" dentro da loja, conseguiram colocar o eSIM 5G SA no meu Iphone! Após "OITO MESES" (o 5G chegou em Brasília em julho de 2022) o Iphone está no 5G Standalone da TIM!!!
 
Depois de muito tempo (e paciência), resolvi a situação do 5G SA TIM no Iphone. Fui até uma loja física e depois de "quatro horas" dentro da loja, conseguiram colocar o eSIM 5G SA no meu Iphone! Após "OITO MESES" (o 5G chegou em Brasília em julho de 2022) o Iphone está no 5G Standalone da TIM!!!
Oq houve q levou 4 horas pra ativar um e-sim? Eu tive problemas tbm com um e-sim da Claro e vou tentar novamente esse sábado, mas acho q ou alguns chips e e-sim 5G da Claro estão zoados ainda, ou é sistêmico o problema q enfrento. Outra coisa, vc verificou se já conseguiu se conectar no SA da TIM pelo iPhone no *3001#12345#*? Pq eu até o momento não consegui me conectar no da Claro, ou onde fui ainda não tem SA ou a Claro liberou é porcaria nenhuma de SA pros iPhones :limo:, foi só o toggle mesmo pra enganar kkkkkk
 
Oq houve q levou 4 horas pra ativar um e-sim? Eu tive problemas tbm com um e-sim da Claro e vou tentar novamente esse sábado, mas acho q ou alguns chips e e-sim 5G da Claro estão zoados ainda, ou é sistêmico o problema q enfrento. Outra coisa, vc verificou se já conseguiu se conectar no SA da TIM pelo iPhone no *3001#12345#*? Pq eu até o momento não consegui me conectar no da Claro, ou onde fui ainda não tem SA ou a Claro liberou é porcaria nenhuma de SA pros iPhones :limo:, foi só o toggle mesmo pra enganar kkkkkk

Nem se abala a Claro é de longe a operadora que mais faz propaganda e a que menos entrega na prática… tanto que tem várias multas do procon por causa disso
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Depois de muito tempo (e paciência), resolvi a situação do 5G SA TIM no Iphone. Fui até uma loja física e depois de "quatro horas" dentro da loja, conseguiram colocar o eSIM 5G SA no meu Iphone! Após "OITO MESES" (o 5G chegou em Brasília em julho de 2022) o Iphone está no 5G Standalone da TIM!!!
Sentiu alguma diferença?, valeu o Stress?, teve algum custo na troca do e-sim?
 
Eae pessoal, finalmente consegui hoje testar o 5G SA da Claro no iOS e postarei aqui um pouco de como foi a experiência, de início vi poucas vantagens: funcionou certinho com o plano 5G contratado, sem dor de cabeça pra ligar em central e pedir pra ativar e a maior delas é o 5G ficar fixo o tempo todo em n78 ou n40 dependendo da área. Como podem ver nas imagens abaixo, da pra ver que o RAT ta exibindo a portadora NR e o connection_type = SA, o mais estranho de tudo que achei foi que o sinal de cobertura ao lado do ícone fica totalmente transparente, isso só acontece quando está em 5G SA aparentemente, não sei se isso é escolha da Claro ou do iOS, mas acredito que seja algo na rede da Claro, espero que arrumem isso, mas é preciso ter paciência na minha opinião por se tratar de uma tecnologia nova e em implantação

Estranhamente mesmo com SA disponível, em ambientes fechados caia pra NSA e 4G praticamente o tempo todo, mas acho que isso deve ser relacionado alguma coisa na rede mesmo naquela área, ou uma n78 muito distante do local onde estava, ou é configuração na rede mesmo. Como não exibia o ícone de cobertura, não conseguia ver ali se era cobertura ou não o motivo pelo qual caia direto pra NSA e 4G.

Por último: Nem VoLTE muito menos VoNR funcionou não sei por que. No mesmo local onde se eu estou com NSA ativo apenas, eu consigo usar VoLTE, com Standalone ativo, ao realizar chamada caia para 3G.


 
Eae pessoal, finalmente consegui hoje testar o 5G SA da Claro no iOS e postarei aqui um pouco de como foi a experiência, de início vi poucas vantagens: funcionou certinho com o plano 5G contratado, sem dor de cabeça pra ligar em central e pedir pra ativar e a maior delas é o 5G ficar fixo o tempo todo em n78 ou n40 dependendo da área. Como podem ver nas imagens abaixo, da pra ver que o RAT ta exibindo a portadora NR e o connection_type = SA, o mais estranho de tudo que achei foi que o sinal de cobertura ao lado do ícone fica totalmente transparente, isso só acontece quando está em 5G SA aparentemente, não sei se isso é escolha da Claro ou do iOS, mas acredito que seja algo na rede da Claro, espero que arrumem isso, mas é preciso ter paciência na minha opinião por se tratar de uma tecnologia nova e em implantação

Estranhamente mesmo com SA disponível, em ambientes fechados caia pra NSA e 4G praticamente o tempo todo, mas acho que isso deve ser relacionado alguma coisa na rede mesmo naquela área, ou uma n78 muito distante do local onde estava, ou é configuração na rede mesmo. Como não exibia o ícone de cobertura, não conseguia ver ali se era cobertura ou não o motivo pelo qual caia direto pra NSA e 4G.

Por último: Nem VoLTE muito menos VoNR funcionou não sei por que. No mesmo local onde se eu estou com NSA ativo apenas, eu consigo usar VoLTE, com Standalone ativo, ao realizar chamada caia para 3G.




Plano pós no caso, né?
 
Eae pessoal, finalmente consegui hoje testar o 5G SA da Claro no iOS e postarei aqui um pouco de como foi a experiência, de início vi poucas vantagens: funcionou certinho com o plano 5G contratado, sem dor de cabeça pra ligar em central e pedir pra ativar e a maior delas é o 5G ficar fixo o tempo todo em n78 ou n40 dependendo da área. Como podem ver nas imagens abaixo, da pra ver que o RAT ta exibindo a portadora NR e o connection_type = SA, o mais estranho de tudo que achei foi que o sinal de cobertura ao lado do ícone fica totalmente transparente, isso só acontece quando está em 5G SA aparentemente, não sei se isso é escolha da Claro ou do iOS, mas acredito que seja algo na rede da Claro, espero que arrumem isso, mas é preciso ter paciência na minha opinião por se tratar de uma tecnologia nova e em implantação

Estranhamente mesmo com SA disponível, em ambientes fechados caia pra NSA e 4G praticamente o tempo todo, mas acho que isso deve ser relacionado alguma coisa na rede mesmo naquela área, ou uma n78 muito distante do local onde estava, ou é configuração na rede mesmo. Como não exibia o ícone de cobertura, não conseguia ver ali se era cobertura ou não o motivo pelo qual caia direto pra NSA e 4G.

Por último: Nem VoLTE muito menos VoNR funcionou não sei por que. No mesmo local onde se eu estou com NSA ativo apenas, eu consigo usar VoLTE, com Standalone ativo, ao realizar chamada caia para 3G.



obg pelo post, só faltou um speedtest :bota:
 
eu acabei nem mencionando aqui pq não vi muita diferença entre os testes que fiz com NSA, mas eu gravei sim e subi no YT os vídeos, são esses: Teste indoor e outdoor.

Interessante que o iPhone tem o mesmo comportamento dos Samsung, quando está no SA sem VoNR, fica aparecendo 0 barras de sinal. Deve ser algo da qualcomm.
 
A vantagem no SA não está na velocidade. Está no consumo de energia e na latência mais baixa. Não há ganho em velocidade.
 
Qual o seu aparelho? 5G NSA consome muita bateria e há telefones que ficam chaveando entre 4G e 5G o tempo todo. A Samsung faz isso, mas fica um ícone 5G vazio quando está no 4G e, quando conectado ao 5G, preenche de branco. A lógica para ir para o 5G depende do fabricante, mas geralmente é a força do sinal NR ou a demanda de Internet do seu celular.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Se for Samsung, entra no menu *#0011# quando estive conectado no 5G que vc consegue ver se o upperlayer está ligado (SUPPORT)
Se for por isso, aqui em Vila Velha, ES já tem o 5G SA na Vivo. Uso uma linha pré paga, sem ter chip 5G, num S22 Ultra.

 
Se for por isso, aqui em Vila Velha, ES já tem o 5G SA na Vivo. Uso uma linha pré paga, sem ter chip 5G, num S22 Ultra.

Mas no print ai que vc enviou seu celular ta conectado em NSA (LTE+NR), quando tiver só no SA é pra exibir apenas as bandas 5G (n40, n77 ou n78). No seu caso ai seu celular ta agregando com várias outras frequências do 4G. E pra usar SA somente com chip 5G mesmo.
 
Mas no print ai que vc enviou seu celular ta conectado em NSA (LTE+NR), quando tiver só no SA é pra exibir apenas as bandas 5G (n40, n77 ou n78). No seu caso ai seu celular ta agregando com várias outras frequências do 4G. E pra usar SA somente com chip 5G mesmo.
Já ia comentar isso. :haha:
 
Mas no print ai que vc enviou seu celular ta conectado em NSA (LTE+NR), quando tiver só no SA é pra exibir apenas as bandas 5G (n40, n77 ou n78). No seu caso ai seu celular ta agregando com várias outras frequências do 4G. E pra usar SA somente com chip 5G mesmo.
Serving PLMN está LTE. Se fosse 5G SA estaria NR ou SA. Como os outros já responderam, seu celular está em NSA. É preciso um chip 5G e disponibilidade da operadora para entrar no 5G puro. Vitória é VV não possuem SA da Vivo
 
Finalmente em Curitiba consegui o e-chip Claro 5G, tenho uma conta Pos+ 5G e um Samsung S21, e com a troca do e-chip 4G pelo 5G funcionou a conexão 5G SA.
e-chip 5G Claro
GMon
Velocidade similar ao 5G NSA e ping não me impressionou, mas a conexão está mais fácil para 5G mesmo em pontos com baixa cobertura.
 
Finalmente em Curitiba consegui o e-chip Claro 5G, tenho uma conta Pos+ 5G e um Samsung S21, e com a troca do e-chip 4G pelo 5G funcionou a conexão 5G SA.
e-chip 5G Claro
GMon
Velocidade similar ao 5G NSA e ping não me impressionou, mas a conexão está mais fácil para 5G mesmo em pontos com baixa cobertura.

Correto, as notícias costumam falar que SA melhora o ping, melhora a velocidade. Mas é balela, a velocidade inclusive tem o potencial de ser maior no NSA, porque combina as portadoras do LTE. E latência só melhoraria usando uRLLC, coisa que não está sendo usada e provavelmente não será em celulares.

Quanto a ter mais disponibilidade de 5G, essa é pra mim a verdadeira vantagem do SA, conforme relatei aqui:

A grande diferença pra mim é que eu consigo usar o sinal bem mais longe. Vou dar o exemplo da Tim, que é a que eu uso.

A torre 5G que chega sinal ok aqui em casa está distante em torno de 2.7km, e a torre 4G mais próxima está a uns 700m.

O problema disso é que embora o sinal 3.5 da torre 5G chegue aqui, de nada adianta no NSA, porque o celular prefere o 4G da torre aqui do lado. Como a tim não tem inter site EN-DC (usar 4g de um site e 5g do outro), eu fico sem 5G.

Agora com SA, sem dependência do 4G, eu conecto tranquilamente na torre distante e consigo velocidades de até 800mb.
 
Labuta para solicitação da ativação do 5G SA na Vivo em um Samsung Galaxy S23 Ultra.

Aqui está "Serving PLMN(724-23) - LTE".

Ligação para *8486: o atendente não entendeu. Disse que a ativação era no smartphone em [ configurações / Conexões / etc ]

...fui para...

Ouvidoria Vivo: a resposta foi que na Vivo o 5G SA está liberado apenas para aparelhos iPhone.

:rolleyes:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo