5G SA (Standalone) - N77, N78 (3500/3700 Mhz)

Meu celular é compaível com 5G SA, possuo chip 5G e moro em região que possui 5G SA.

  • VIVO - [5G SA funciona] e não tive que solicitar habilitação

    Votes: 4 6.3%
  • VIVO - [5G SA funciona], mas tive que solicitar habilitação

    Votes: 14 22.2%
  • VIVO - [5G SA NÃO funciona]

    Votes: 14 22.2%
  • TIM - [5G SA funciona] e não tive que solicitar habilitação

    Votes: 3 4.8%
  • TIM - [5G SA funciona], mas tive que solicitar habilitação

    Votes: 5 7.9%
  • TIM - [5G SA NÃO funciona]

    Votes: 6 9.5%
  • CLARO - [5G SA funciona] e não tive que solicitar habilitação

    Votes: 8 12.7%
  • CLARO - [5G SA funciona], mas tive que solicitar habilitação

    Votes: 2 3.2%
  • CLARO - [5G SA NÃO funciona]

    Votes: 7 11.1%

  • Total de votos
    63
Qual o seu aparelho? 5G NSA consome muita bateria e há telefones que ficam chaveando entre 4G e 5G o tempo todo. A Samsung faz isso, mas fica um ícone 5G vazio quando está no 4G e, quando conectado ao 5G, preenche de branco. A lógica para ir para o 5G depende do fabricante, mas geralmente é a força do sinal NR ou a demanda de Internet do seu celular.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Se for Samsung, entra no menu *#0011# quando estive conectado no 5G que vc consegue ver se o upperlayer está ligado (SUPPORT)
Eu tenho um Samsung e desde que eu aderi ao plugin 5G da Tim ele travou na 3700. Só volta para o 4G VoLTE em ligações. De resto fica o tempo todo no 5G SA
 
Eu tenho um Samsung e desde que eu aderi ao plugin 5G da Tim ele travou na 3700. Só volta para o 4G VoLTE em ligações. De resto fica o tempo todo no 5G SA
Achei q com o SA obrigatoriamente o VoNR funcionaria.. então pelo jeito mesmo com o SA ativo, não necessariamente o VoNR funcionará. Que pena.... acho que se depender da Claro, onde moro aqui eu nunca irei ter se quer VoLTE.
 
Achei q com o SA obrigatoriamente o VoNR funcionaria.. então pelo jeito mesmo com o SA ativo, não necessariamente o VoNR funcionará. Que pena.... acho que se depender da Claro, onde moro aqui eu nunca irei ter se quer VoLTE.
Se eu não me engano, segundo a r16 o VoLTE é obrigatório e o VoNR é opcional nessa release
 
Também acho que está bem no icicio ainda para ter o voNR. No 4G, o voLTE demorou a chegar e a Vivo, por exemplo, não funciona em todos os lugares até hoje.

E eu arrependido de ter ido para a Vivo onde eu vi que o 5G SA não tem prioridade alguma. Até hoje não funciona em Vitória, uma capital.
 
Também acho que está bem no icicio ainda para ter o voNR. No 4G, o voLTE demorou a chegar e a Vivo, por exemplo, não funciona em todos os lugares até hoje.

E eu arrependido de ter ido para a Vivo onde eu vi que o 5G SA não tem prioridade alguma. Até hoje não funciona em Vitória, uma capital.
Eu fiquei na Tim por um motivo: se eles vendem o tal do Plug-in 5G é porque trabalham com qos na rede e de fato trabalham. Com o Plug-in ativo o telefone trava na N78, rebaixando apenas nas ligações para o 4G por conta do VoLTE. Mas... já consegui mapear aqui em casa uma N28 que fica ativa quando alguém liga para mim, quando eu atendo ele vai para a B28.
 
Sou cliente TIM Black família, tenho o plug in 5g ativado e uso eSIM em um Iphone 14 Pro Max, com o ios 16.4 RC. Apareceu a opção de ativar o 5g Standalone, mas com a ressalva de "o SIM atual não é compatível com 5G Standalone. Entre em contato com a operadora para obter mais informações". Em contato com a TIM, a mesma insiste em informar que não há a necessidade de troca de SIM... É um impasse, pois a Apple fala que é necessário trocar o SIM para 5g SA e a TIM ,cada hora, informa uma coisa diferente, além do mais, a mesma não tem disponível um "SIM 5g SA" ou atualização do eSIM... Alguém com o mesmo problema? (ou "luz no fim do túnel?)
 
Sou cliente TIM Black família, tenho o plug in 5g ativado e uso eSIM em um Iphone 14 Pro Max, com o ios 16.4 RC. Apareceu a opção de ativar o 5g Standalone, mas com a ressalva de "o SIM atual não é compatível com 5G Standalone. Entre em contato com a operadora para obter mais informações". Em contato com a TIM, a mesma insiste em informar que não há a necessidade de troca de SIM... É um impasse, pois a Apple fala que é necessário trocar o SIM para 5g SA e a TIM ,cada hora, informa uma coisa diferente, além do mais, a mesma não tem disponível um "SIM 5g SA" ou atualização do eSIM... Alguém com o mesmo problema? (ou "luz no fim do túnel?)

De fato, para funcionar no iPhone precisa de um sim compatível, a questão é que a tim, até onde sabemos, ainda não emite esse sim/esim atualizado. Então resta esperar.
 
Sou cliente TIM Black família, tenho o plug in 5g ativado e uso eSIM em um Iphone 14 Pro Max, com o ios 16.4 RC. Apareceu a opção de ativar o 5g Standalone, mas com a ressalva de "o SIM atual não é compatível com 5G Standalone. Entre em contato com a operadora para obter mais informações". Em contato com a TIM, a mesma insiste em informar que não há a necessidade de troca de SIM... É um impasse, pois a Apple fala que é necessário trocar o SIM para 5g SA e a TIM ,cada hora, informa uma coisa diferente, além do mais, a mesma não tem disponível um "SIM 5g SA" ou atualização do eSIM... Alguém com o mesmo problema? (ou "luz no fim do túnel?)
Ao que parece a TIM vai comercializar o Sim card 5G assim que a apple liberar a versão final do SW 16. Estou de olho nisso pois quero trocar pelo SIM 5G também
 
De fato, para funcionar no iPhone precisa de um sim compatível, a questão é que a tim, até onde sabemos, ainda não emite esse sim/esim atualizado. Então resta esperar.
Obrigado pela resposta. É dose! A
Ao que parece a TIM vai comercializar o Sim card 5G assim que a apple liberar a versão final do SW 16. Estou de olho nisso pois quero trocar pelo SIM 5G também
Será que vão atuaizar eSIM?

espera pelo 5G standalone no Iphone, pela TIM, está desde julho do ano passado... Sou de Brasília.
 
Alguém consegue sintetizar uma resposta do pq dessa ânsia pelo 5G SA? O que esperam de ganho real em cima do NSA?

Se não me engano o 5G SA tende a ser mais "gastão de bateria" também. Enfim, qual a justificativa dessa expectativa?
A questão é que em alguns lugares, como Brasília, a cobertura 5G SA da TIM é muito maior que a NSA, ou seja, a ânsia é pela cobertura mais abrangente (além da maior estabilidade, gasto menor de bateria e tempo menor de resposta).
Na verdade não é ânsia, como é um tópico específico para o 5G SA e temos usuários entusiastas de tecnologia e até profissionais, se cria um lugar com diversas experiências e trocas de informações.
 
  • Curtir
Reações: sLk
Obrigado pela resposta. É dose! A

Será que vão atuaizar eSIM?

espera pelo 5G standalone no Iphone, pela TIM, está desde julho do ano passado... Sou de Brasília.
A própria Tim fala em seu contrato para habilitar o booster 5G (Turbo 5G):

"
Será necessário consultar a compatibilidade do seu aparelho para acesso a rede 5G Standalone. Clientes com dispositivos Apple
específicos, além de atualização do software terão que fazer a troca do Chip para o uso da rede, após disponibilidade da
atualização do iOS pela fabricante, conforme atualização em tim.com.br/5g"

O problema é que eles fizeram uma bela de uma gambiarra para habilitar 5G SA nos chips 4G, abrindo mão de uma importante chave de criptografia. Chave essa que os iPhones precisam. Entao para iPhone, tem que trocar o chip
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fica feliz pq eu sou cliente Vivo e eles habilitam o 5G Standalone quando querem e onde querem. Não ta em contrato de nenhum plano, nada

Tim e Claro, pelo menos, tornaram o 5G SA um produto, então eles tem uma certa obrigação em entregar
 
Última edição:
Eu tenho um Samsung e desde que eu aderi ao plugin 5G da Tim ele travou na 3700. Só volta para o 4G VoLTE em ligações. De resto fica o tempo todo no 5G SA
Você só fez aquela contratação do plug-in e mais nada precisou ser feito? Nem chip novo? Após contratar subiu na hora o SA?
 
Você só fez aquela contratação do plug-in e mais nada precisou ser feito? Nem chip novo? Após contratar subiu na hora o SA?
Só contratei pelo APP Meu Tim e reiniciei o celular. Quando ele ligou já subiu na SA. Ele trava na SA e só volta para o 4G se a SA tiver abaixo de -110dBm. Como aqui em casa fica sempre entre -92 e -100dBm então ele fica full 5G. Só abaixa para o 4G quando vou fazer ligações. Daí entra o VoLTE. Tanto que eu deixei ativo só NR,LTE.
 
Pessoal que tem 5G SA da Claro ativado aqui, se puder tirar uma duvida por favor: Eu que atualmente uso o 5G NSA percebo que o tempo todo o 5G da Claro cai para o 4G, mesmo com cobertura excelente, ACHO eu que isso se dá ao fato do NSA usar frequências do 4G agregadas, mas posso estar errado... seria esse um comportamento normal ou vai de operadora para operadora? Pra quem tem o SA ativo, sabe me dizer se isso ocorre tbm de ficar caindo pra 4G mesmo com boa cobertura 5G?

Soube que com a Vivo é diferente mesmo no NSA, achei estranho e ao mesmo tempo um comportamento bem zoado por parte da Claro isso
Eu utilizo o SA da Claro,e realmente ela prioriza o 5G quando tem o plano SA, agora quando quando coloco em um aparelho que só funciona NSA fica toda hora oscilando
 
Eu utilizo o SA da Claro,e realmente ela prioriza o 5G quando tem o plano SA, agora quando quando coloco em um aparelho que só funciona NSA fica toda hora oscilando
Interessante! Eu ativei recentemente o plano Pós 5G e estou para testar o SA aqui próximo em uma cidade que tem cobertura, sabe me dizer se preciso ligar pra pedirem pra ativar ou automaticamente no plano já é pra estar ativado?
 
Atualizando sobre o 5g Standalone da TIM no Iphone. Fui até uma loja da TIM e eles já possuem o SIM e eSIM 5g, porém quando fui ativar o eSIM 5g não conseguiram... Tentei o SIM 5g e também não conseguiram ativar, alegando que o mesmo ainda não estava no sistema da loja! É muita falta de profissionalismo, pois a operadora fez o mais difícil, que é colocar a infraestrutura necessária para o 5g SA (torres, antenas, equipamentos específicos para gerenciar o 5g, dentre outros...) e produziram um SIM específico para os Iphones, porém, o final do processo (parte mais fácil) que é "colocar o SIM no sistema" não conseguiram!!!!! Um verdadeiro absurdo!!!! Só resta esperar ainda mais....
 
Atualizando sobre o 5g Standalone da TIM no Iphone. Fui até uma loja da TIM e eles já possuem o SIM e eSIM 5g, porém quando fui ativar o eSIM 5g não conseguiram... Tentei o SIM 5g e também não conseguiram ativar, alegando que o mesmo ainda não estava no sistema da loja! É muita falta de profissionalismo, pois a operadora fez o mais difícil, que é colocar a infraestrutura necessária para o 5g SA (torres, antenas, equipamentos específicos para gerenciar o 5g, dentre outros...) e produziram um SIM específico para os Iphones, porém, o final do processo (parte mais fácil) que é "colocar o SIM no sistema" não conseguiram!!!!! Um verdadeiro absurdo!!!! Só resta esperar ainda mais....
Essa é a primeira vez que eu ouço falar que a Tim tem um chip 5G. Eles até abriram mão da criptografia e ativaram 5G SA em chip 4G. Tanto que o meu é 4G e funciona o 5G SA depois da ativação do booster 5G
 
O e
Essa é a primeira vez que eu ouço falar que a Tim tem um chip 5G. Eles até abriram mão da criptografia e ativaram 5G SA em chip 4G. Tanto que o meu é 4G e funciona o 5G SA depois da ativação do booster 5G
O eSIM/SIM 5g da TIM chegou no dia 28 de março aqui em Brasília. Para ativar o 5G SA no Iphone, é necessário ter um Iphone 14 atualizado com o IOS 16.4, um plano compatível, o Plug in 5G full e o SIM 5g. Mesmo tendo tudo isso, não consegui ativar porque o SIM 5G deles não está no "sistema da TIM". Brincadeira...
 
O e

O eSIM/SIM 5g da TIM chegou no dia 28 de março aqui em Brasília. Para ativar o 5G SA no Iphone, é necessário ter um Iphone 14 atualizado com o IOS 16.4, um plano compatível, o Plug in 5G full e o SIM 5g. Mesmo tendo tudo isso, não consegui ativar porque o SIM 5G deles não está no "sistema da TIM". Brincadeira...
Uma coisa eu tenho que concordar contigo: o despreparo das lojas, praticamente na última milha do processo, ferra tudo. Quando eu fui portar para a Tim o vendedor disse que o chip 4G funcionava no meu celular 5G e que o meu plano era compatível com o Plug-in. Esperei portar e nada do plug-in aparecer na Tim store e então entrei em contato com eles. Me pediram 24hs. Pois no dia seguinte estava lá. Ativei e reiniciei o telefone e já subiu no 5G SA
 
Uma coisa eu tenho que concordar contigo: o despreparo das lojas, praticamente na última milha do processo, ferra tudo. Quando eu fui portar para a Tim o vendedor disse que o chip 4G funcionava no meu celular 5G e que o meu plano era compatível com o Plug-in. Esperei portar e nada do plug-in aparecer na Tim store e então entrei em contato com eles. Me pediram 24hs. Pois no dia seguinte estava lá. Ativei e reiniciei o telefone e já subiu no 5G SA
Você está com o 5G SA ativado sem o SIM 5G? Iphone 14?
 
Essa é a primeira vez que eu ouço falar que a Tim tem um chip 5G. Eles até abriram mão da criptografia e ativaram 5G SA em chip 4G. Tanto que o meu é 4G e funciona o 5G SA depois da ativação do booster 5G
Só em Android. A gambiarra vergonhosa da Tim em abrir mão da segurança 5G para fazer funcionar o SA no chip 4G, a Apple barrou. E a Tim estava ciente disso desde o lançamento do 5G no meio de 2022. Tomaram o caminho mais fácil e se deram mal com a clientela elite da Apple.
 
Só em Android. A gambiarra vergonhosa da Tim em abrir mão da segurança 5G para fazer funcionar o SA no chip 4G, a Apple barrou. E a Tim estava ciente disso desde o lançamento do 5G no meio de 2022. Tomaram o caminho mais fácil e se deram mal com a clientela elite da Apple.
É uma atitude arriscada mas eles foram pela maioria. Tanto que as outras operadoras cobrem poucos bairros, enquanto a Tim aqui em SP pega 5G SA em qualquer lugar. Pensaram mais no Android e o Apple seguiram somente pelo e-sim 5G
 
O e

O eSIM/SIM 5g da TIM chegou no dia 28 de março aqui em Brasília. Para ativar o 5G SA no Iphone, é necessário ter um Iphone 14 atualizado com o IOS 16.4, um plano compatível, o Plug in 5G full e o SIM 5g. Mesmo tendo tudo isso, não consegui ativar porque o SIM 5G deles não está no "sistema da TIM". Brincadeira...
O seu não funciona 5G SA? Queria saber quando a Timganei vai fornecer 5G SA pra todos os planos.
 
O seu não funciona 5G SA? Queria saber quando a Timganei vai fornecer 5G SA pra todos os planos.
No Android funciona no pós com ativação do plug-in. Quando vai abranger os outros planos acho que nem a própria tim sabe rs
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo