• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

A arte de jogar MMORPG

Maluvido

know-it-all Member
Registrado
Pois bem, estaria mentindo se falasse que o principal motivo para a maioria, o pelo menos boa parte dos players jogarem mmorpg é o fato de encontrá-los aos montes sendo supostamente free para jogar? Ou seja, o gênero se popularizou especialmente por ser uma opção "gratuita" de entretenimento?

runes_of_magic.jpg


Um dos fenômenos mais comuns ao gênero e o que marca este tipo de player que é atraído pelo custo benefício é ele ser conhecido como jogador macaco, aquele que sai pulando de jogo em jogo, sem se fixar em nenhum game específico. É muito comum nem ao menos conhecer o jogo, sua mecânica, a história, enfim, uma noção geral do mmorpg, já desistir do mesmo e sair pelos fóruns falando mal do game e repetindo a experiência com os demais jogos que encontrar pela frente.

-Não existe mmorpg bom hoje em dia!

-Cansei da mesma coisa sempre!

Sphere.jpg


São frases muito comuns no meio, algumas tem um certo valor, quando o jogador explorou ao máximo o gênero e sente falta de renovação do mesmo, mas em sua grande maioria, são frases vazias de pessoas que desconhecem o que vem a ser realmente um mmorpg.

Jogar MMORPG é uma arte, entender a mecânica do jogo, o sistema de evolução do personagem, o funcionamento das quests, a distribuição dos atributos do personagem e acompanhar a evolução da história do jogo, tudo isso, quando bem aproveitado gera uma imersão sem igual do player, fazendo com que o gênero seja o mais atraente talvez, no ramo do entretenimento eletrônico. Mas ao jogador que nunca se aprofundou em nenhum mmorpg, qualquer jogo será mais do mesmo, afinal o que muda de um game para outro só é percebido pelo player que mergulha de cabeça na experiência do jogo, usufruindo de tudo o que o jogo pode oferecer.

age-of-conan.jpg


Se eu falasse que não existem jogos bons no gênero atualmente estaria sendo injusto, afinal, temos jogos excelentes sendo alimentados regularmente com novos conteúdos, uma coisa já a se destacar em relação aos mmorpgs, talvez os conhecidos DLC já fossem uma realidade no gênero há muito tempo

Afinal os mmorpgs são renovados regularmente com novos conteúdos oferecidos pelas empresas que os mantém, fora que esses novos conteúdos podem surgir também através de expanções, outra coisa frequente no gênero, então um mesmo game se renova constantemente ou através de pequenas doses de conteúdo inédito, como uma nova Dungeon, um pacote novo de quests, um conjunto novo de armas e armaduras, enfim, as possibilidades são inúmeras, ou essa renovação vem em grande escala através de mudanças e acrescimos radicais no jogo, através de suas expanções, fora também parte do conteúdo renovável acontecer através de situações criadas pelos players, quando se forma um grupo para se fazer uma raid, ou se participa de uma siege, ou mesmo de um free pvp, enfim, possibilidades variadas.

Esse é o motivo de um mesmo jogo ser capaz de prender um player por anos, algo que não é tão presente em outros gêneros, apesar de as empresas terem resolvido adotar essa formula de novos pacotes de conteúdo, até para os singleplayers atualmente com os famosos DLC, algo que tem o objetivo de gerar mais lucro para a empresa e prolongar a vida útil do jogo.

gta-iv-dlc-1.jpg


Pois se jogar MMORPG é uma arte, como o título sugere, como toda arte, para ser bem desenvolvida, existem técnicas específicas e o objetivo deste tópico será compartilhar essas dicas, portanto, quando você embarcar num novo game e algo nele não estiver te predendo, quando você estiver pensando em desistir do mesmo, antes de fezê-lo, dê uma passadinha aqui neste tópico e relate seu problema com o jogo, pode ser que algum membro tenha alguma dica para te dar sobre o game que te motive a continuar jogando o mesmo e faça com que você realmente descubra todo o potencial que o game tem a oferecer.


E assim, os membros que conhecerem o game, poderão dar dicas sobre ele e assim, motivar o player a continuar jogando, as vezes o game merece esta oportunidade, apenas o player precisa conhecê-lo um pouco mais para que a experiência se torne imersiva e faça com que o mmorpg se torne realmente atraente, portanto, ensine no tópico a quem solicitar, a arte de jogar o seu mmorpg favorito, não deixe que ele seja deletado do HD.Salve o mmorpg! Faça com que as pessoas aprendam a arte de jogar seu mmorpg favorito...

mmorpg.jpg


Agora inicio um guia básico que estou elaborando a algum tempo sobre MMORPG, dará uma noção da mecânica deste tipo de jogo, estando presente esses elementops centrais na maioria dos mmorpg do mercado, portanto, espero que curtam essas noções:

Guia Básico para MMORPG's

Bom, irei escrever uma série de artigos que funcionarão como um guia para este gênero de jogo eletrónico que é tão fantástico e que é, as vezes, incompreendido, por seus jogadores e que afasta tantos outros jogadores que se queixam de sua complexidade.

Espero que este guia sirva para você que joga e nunca parou pra entender a lógica deste tipo de jogo, ou para você que nunca jogou e que gostaria de compreender um pouco, então, já que estamos preparados, venha comigo nesta jornada, que garanto, será muito esclarecedora e muito divertida também.

Este guia teve como inspiração o trabalho acadêmico de Musse Dolk que foi disponibilizado há algum tempo atrás pelo site mmorpg.com, bem como, minha experiência pessoal no gênero.

Bom, percebi que muita gente se intimida em jogar mmorpg, por achar que é muito complicado, como também muitos players tem uma noção equivocada dos conceitos, por isso irei iniciar este guia básico.

Não é um guia sobre um mmorpg específico, são noções gerais sobre mmorpg, especialmente para quem está começando. Cada MMORPG tem um mundo próprio, com uma lore própria e elementos próprios, mas normalmente o gênero tem fatores comuns, conceitos que estão presentes em quase todos os jogos desta natureza, assim irei tentar explorar noções básicas, especialmente no que se refere a jogabilidade em grupo, as conhecidas partys, um termo que está sendo substituido por groups, nos jogos mais recentes.

Criação do Personagem


Cada jogo, normalmente tem varias classes e raças, por isso é bom perder um pouco de tempo aqui para conhecer, mesmo que superficialmente cada uma delas, pois é bom encontrar uma que se adeque ao seu estilo de jogo desde o início e ofereça o que você quer ser, tanto para jogar o solo play do game, quando para o jogo em grupo.

Arquetipos das Classes(archetypes)
Existem 4 arquetipos básicos quando se trata de jogo em grupo e a maioria das classes são criadas primariamente para desempenhar uma destas 4 funções ou ser uma mistura de algumas delas.

img_15232_warrior.jpg


O trabalho do tank, é basicamente receber porrada, ele é a muralha entre os membros mais fracos da party e os bichos(mobs). Como tanker, o player deve se focar mais no elemento resistência que no elemento dano. Um erro comum é o player tornar seu ataque o foco de suas atenções e esquecer a sua resistência, claro que o tanker deve ter um bom ataque, mas a resistência é o foco do arquetipo. Em alguns jogos, para atrair a atenção dos mobs(bichos), é necessário o maior dano possível, por isso o ataque não pode ficar esquecido.Recomendo que você verifique se o jogo segue este padrão, onde o dano é realmente a melhor ferramenta para atrair os mobs(bichos) ou existem outras formas de fazer isso, com base nestes dado, você irá saber qual a real necessidade de investir em resistência e em força de ataque.

Damage Dealer

dealer.jpg


O seu trabalho será matar o maior número possível de inimigos, isto não será tão simples, pois se você atacar muito rápido os mobs, eles podem esquecer do tank e correr para você e isto pode ser fatal.Lembre-se que não é você quem deve receber os danos dos mobs e sim o tank, o segredo é achar um local(spot) onde os mobs não possam alcançá-lo, ou tenham dificuldade para isso e assim você possa dar o máximo de dano possível neles com segurança, por isso conhecer o local onde está atacando e saber se posicionar é fundamental.

Healer

healer.jpg


O trabalho principal é manter o grupo vivo, alguns cometem o erro de querer dar dano nos mobs e ficam sem energia para poder curar o grupo. Lembre-se sempre que sua principal função é sempre e sempre curar o grupo, pois um healer sem mana, muitas vezes, é sinônimo de grupo morto.

Crowd controller

crow.jpg


É o Crowd controller que toma conta de inimigos que não estão sendo atacados pelo grupo, de inimigos que estão fora do poder de ataque do grupo, mas que estão atacando o grupo. Normalmente o Crowd controller coloca este inimigos pra tirar um cochilo, congelam, stunam, para deixá-los inaptos momentâneamente para o combate. É um trabalho difícil, pois o player precisa de bons reflexos e a habilidade de se adequar as diferentes situações, fora ter uma visão geral de todo o combate para identificar o mob que precisa ser paralisado.

Raças

Você deve escolher uma raça que se sinta confortável com ela, pois passará muitas horas desenvolvendo este personagem(character=char).
Aparência e o elementos role playing devem sempre ser suas prioridades nesta escolha.
É comum a raça que você escolher não se encaixar da melhor forma no arquetipo que você quer desenvolver, por isso algumas coisas devem ser também levadas em consideração na escolha da raça. Você deve antes de mais nada verificar se há habilidades(skills) exclusivas de uma determinada raça no jogo, isso é mais importante que dados estatisticos de sua raça.

humanosjf4.jpg


Os combates básicos dos arquetipos(noções de combate em grupo)

Na maioria dos mmorpgs, os pequenos times são conhecidos por groups ou partys e seu limite de membros, o número de players, tem pequenas variações de jogo para jogo. Os combates em grupo nas áreas iniciais, chamadas de newbie areas ou lower levels, não são tão importantes e até mesmo podem gerar para o player menos XP( pontos de experiência necessários para se aumentar de nível) que os combates solo, porém ainda assim recomendo que o player se habitue a jogar em grupo e treine suas habilidades nestas áreas sempre que possível, pois mais para frente no jogo, não se terá tempo, por muitas vezes, de se pensar em noções básicas e perder tempo com elas, pelas dificuldades que encontrarão pelo caminho, pois o jogo vai ficando cada vez mais difícil e exigindo um player(jogador) cada vez mais habilidoso, portanto, grave as noções básicas do jogo na sua Alma.

1_shot00043.jpg


Duas palavras que serão usadas nas próximas explicações:

a)Aggro – se alguém está com aggro, significa que o mob está atacando ele, que ele atraiu a atenção do mob para si, pode ser um único mob ou um grupo de mobs;

b)Hate – quando você ataca um mob, você ganha hate points(pontos de ódio) daquele inimigo. O player com o maior número de hate points será o que terá o aggro daquele inimigo em particular.

O tanker

wowscrnshot_1.jpg


O tank normalmente tem uma skill chamada “taunt” que serve para atrair os mobs e deixar seu amigos longe dos problemas, pois essa skill lhe dá mais hate points e aqui entra numa questão que falei antes, as vezes o dano do tank, quer dizer, normalmente o dano do tank deverá ser menor que o do damage dealer, porém o dano do tank junto com essa skill, o “taunt” geram mais hate points pra ele e isso atrai os mobs.O dano que o tank dá junto com a maioria de suas skills, que devem ter como característica também o taunt, vão lhe gerando cada vez mais hate points. As vezes pode acontecer que os outros membros do grupo, precisem diminuir a velocidade de ataque, para o tank poder sempre permanecer na linha de frente, as vezes, você como tank precisa dizer aos seus amigos para irem mais devagar nos danos, pra você permanecer sempre com mais hate points e assim os healer só precisam se preocupar com os tankers e não com toda a party. As vezes chega a ser necessário que o damage dealer pare de atacar para o tank pode restabelecer a liderança dos hate points.

Lutando contra vários oponentes

churchtankgi.jpg


Pode ser um pouco complicado e necessita de um pouco de experiência do player, pois ele terá que constantemente mudar de alvo pra manter os valores de hate points de todos os mobs direcionados para o seu char, ou seja, precisa ser o lider de hate points em todos os mobs que estão atacando o grupo, mas isso pode ser até simples se os outros membros concentrarem seus ataques num único alvo.Mas lembre-se que o healer quando cura os membros da party sempre ganhará hate points dos inimigos daquele ataque, então mesmo que ninguém esteja atacando um determinado mob, e só você esteja pra mante-lo concentrado no seu char, pode ser que subitamente ele abandone o ataque do seu char e corra pra cima do healer, por causa disto que te falei, então, mantenha uma taxa de hate points sempre em crescimento junto a todos os mobs, senão eles poderão atacar o healer ao invés de você.

Linha de ataque

pross9py2.jpg


normalmente para acertar um alvo com um spell(feitiço), é necessário uma linha reta sem obstáculos(exceto players e mobs) entre quem está lançando o spell e o alvo.É importante que você como tank não se esconda em algum obstáculo ou entre em algum local fechado, pois nem os healers irão poder te curar e nem os damage dealers irão poder atacar seus alvos, pelo fato de você os atrair(mobs) para este local, que está fora da linha de ataque e mesmo, de cura.

Damage Dealer

mage.jpg


É importante que todos os damage dealers do grupo concentrem o poder de ataque num único alvo e assim, matem um mob por vez.É muito importante que os inimigos morram o mais rápido possível.Contudo, é tão importante quanto matar rápido, não pegar o aggro, pois os damage dealers não podem, normalmente receber muita pancada dos mobs. Se você morrer, o grupo como um todo irá dar menos dano nos mobs e isto pode ter como consequencia para o grupo, não conseguir matar os mobs rápido o suficiente a ponto de sobreviver. Mesmo que você não morra, o healer terá que curá-lo constantemente para lhe manter vivo de um ataque dos mobs e isto irá gerar hate points para o healer, fora que ira consumir muita mana dele também, ou seja, ser atacado sendo um damage dealer é perder duas vezes em se tratando de grupo.

Um truque para evitar o dano dos mobs é em cada novo ataque, esperar um pouco para o tanker acumular hate points para só então começar a atacar aquele mob. Quanto tempo você vai ter que esperar depende das circunstâncias e do poder de ataque/skill de taunt do seu tank. Tente encontrar um equilíbrio entre poder causar bastante dano nos mobs e evitar ser atacado quando estiver jogando em grupo.

Lembre-se de preservar sua mana, é importante lembrar que não é necessário lançar um spell em cada bicho que você atacar, outro grande erro é lançar um spell poderoso num mob que está quase morrerndo, isto seria uma perda de poder de ataque, fora o desgaste da mana/energy e isto no decorrer da batalha pode fazer toda a diferença.Lembre-se, isto não é uma competição pra saber quem causa mais dano, preserve a sua mana/energy.

Healer

healbot.jpg


O maior segredo do healer é descobrir o “tempo certo” de quando curar e de quando não curar e isto será necessário saber, pois se você curar muito rápido os inimigos(mobs) irão correr para cima de você e se você curar muito devagar, diga adeus ao seu tank, pois ele vai morrer, então o trabalho do healer é muito focado na hora certa de curar e de não curar e isso exige muita atenção do player.

A hora certa de começar os trabalhos do healer é quando não existe nenhum inimigo por perto, então solte no seu grupo todos os buffs de proteção que tem, todos os buffs que reduzem dano que você tenha disponível em todos os membros do grupo, logo antes de entrarem no combate.Na maioria dos jogos, parece que os buffs não atraem o aggro, então, em relação aos buffs, vc poderá renová-los durante o combate, mas se no seu jogo o aggro acontece também por causa do buff e não apenas pela cura, então evite buffs durante o combate. A comunicação do healer é importante no combate, então não hesite em avisar aos membros do grupo, para diminuirem o ritmo de ataques para você, como healer poder se reestabelecer, renovando sua mana, por exemplo. Também avise assim que estiver preparado para mais combate e assim, as tarefas se tornam muito mais coordenadas.

Lembre-se que normalmente o momento de começar a curar é no meio da batalha e não assim que ela se inicia, pois, quando o combate já está pela metade, o tank já detém todos os hate points necessários e suas curas não irão atrair os mobs para você e muitas vezes vezes este é um grande erro dos healers, pois quando o grupo está se aproximando do grupo para combater, muitos healers começam já a curar o tank e isto desvia todos aqueles mobs que estavam indo na direção dele, direto para o healer, o que, na maioria das vezes, é morte certa, por isso, não caia na tentação de curar precipitadamente, pois lembre-se, o tank está ali pra aguentar pancada.

spirit-healer.jpg


A dica final para o healer é que as maiores curas são feitas no tank e as pequenas curas nos damage dealers e spell casters pois isto irá preservar sua mana e diminuir o acúmulo de hate points para você, pois distância dos mobs é fundamental para realizar bem o seu trabalho.
Assim que possível continuarei este guia com mais informações.
 
Última edição:
joguei WoW por quase 4 anos e te digo, o que era mais genial no jogo, alem da historia.. era o TeamPlay.. exigia uma coordenação imeeensa (eu era PVE Hardcore, guild Ultimato, depois virou Warfare e depois entrei na Phoenix Exile, todas rank altissimo no server Gurubashi). tinha o fator de exclusão da vida social, pois tinha Raids de SEG a SEX hehe... mas consegui algumas coisas legais, como os Hardmodes todinhos.. era muito divertido conseguir matar um boss no hardmode, a equipe tinha que estar muito bem organizada e saber exatamente o que fazer durante os encontros com os boss.. eram 25 players, se um fizesse cagada, já era o hardmode.. bons tempos.. mas infelizmente não tenho mais tempo para me dedicar a jogos assim..
ja joguei Mu Online (meu primeiro mmorpg meados de 98)
Guild Wars, WoW e Aion (sendo que este ultimo não aguentei.. muita paciencia e tempo para se dedicar, que como disse, não tenho mais hehe).. dai Aion foi meu "ultimo" mmorpg.. por falta de tempo.. agora jogo apenas FPS's ou jogos mais "rapidos" de fechar =/

on topic: Preciso que seja salvo Perfect World.. tentei e tentei jogar, mas não consegui achar graça nesse jogo.. e nem sei como que faz tanto sucesso.. talvez por ser Free?
 
Bom, deixa eu ver algumas características interessantes de perfect world que me lembro da época em que joguei:

Existe a guerra territorial, guildas podem controlar territórios inteiros ao inves de simples castelos, montarias aladas ou mesmo dependendo da raça a possibilidade de voar, casamento entre personagens, onde passam a compartilhar experiência nas quests, guildas que podem chegar a ter 200 players, uma boa quantidade de jogadores, jogo com servidor nacional, jogo totalmente em português, raids e dungeons, pvp, craft interessante, fora montaria ainda existem os pets, enfim, não é o melhor do mercado, mas por ser free, pode ser bem explorado e tem bastante conteúdo a oferecer, cumprindo, de certa forma seu papel, agora se você tá acostumado com WoW, vai ser meio difícil de engolir ele mesmo, mas com paciência e reunindo um grupo de amigos, você ainda assim pode encontrar diversão e até relembrar um pouco WoW nas dungeons e raids...
 
Agora,como estou com um pouco a mais de tempo estou voltando a jogar MU,que era o que eu jogava a anos atras,estava pensando em conhecer algum outro jogo novo,não precisa ser free não,posso até comprar um jogo original,só não queria ficar pagando todo o mês,pois isso eu acho um absurdo,sei que o GUILD WAR é assim,só que esse eu não encontro pra vender,alguem tem alguma outra sugestão?
 
Já joguei mais de 10 mmorpgs, comecei a jogar esse tipo de jogo em 2002, na época eu jogava priston tale inglês, depois passei por ragnarok, muonline, lineage II até um dia parar no wow e esse eu fiquei bastante tempo, mas um dia parei e hoje tenho saudade da época que eu tinha tempo.
Um dia volto.
Quem sabe já que a Blizzard vai abrir um escritório em SP ela não abre servers de wow aqui no Brasil e pagos em real?
 
Joguei Ultima Online dos 11 ate os 18 anos ( 20 agora), e foi o qual eu mais me divertir, jogar com os amigos nao tem igual.
Joguei WoW durante 1 ano, muito bom tbm, mas nao equipara a diversao que tinha com o UO. Depois da 1º expansao o jogo ficou uma putaria carnavalesca.
 
Bom, deixa eu ver algumas características interessantes de perfect world que me lembro da época em que joguei:

Existe a guerra territorial, guildas podem controlar territórios inteiros ao inves de simples castelos, montarias aladas ou mesmo dependendo da raça a possibilidade de voar, casamento entre personagens, onde passam a compartilhar experiência nas quests, guildas que podem chegar a ter 200 players, uma boa quantidade de jogadores, jogo com servidor nacional, jogo totalmente em português, raids e dungeons, pvp, craft interessante, fora montaria ainda existem os pets, enfim, não é o melhor do mercado, mas por ser free, pode ser bem explorado e tem bastante conteúdo a oferecer, cumprindo, de certa forma seu papel, agora se você tá acostumado com WoW, vai ser meio difícil de engolir ele mesmo, mas com paciência e reunindo um grupo de amigos, você ainda assim pode encontrar diversão e até relembrar um pouco WoW nas dungeons e raids...
Tem muita coisa não traduzida, e sempre que eles lançam alguma atualização razoável, eles perdem parte das traduções anteriores.
 
Tem muita coisa não traduzida, e sempre que eles lançam alguma atualização razoável, eles perdem parte das traduções anteriores.

Não sabia desta informação, também quando cheguei a jogar esse jogo, foi ainda no server global, mas então mais uma informação, porém não muito positiva, para ajudar o colega que perguntou sobre o jogo.

Atualmente voltei a jogar o Age of Conan, mas já passei, demorando um tempo razoável no L2, Guild Wars, WoW, Lord of The Rings Online e o próprio Conan que voltei a jogar recentemente.Fora esses, circulei por vários free2play, passando um pouco mais de tempo no Priston, no Zu online, 9 dragons, Rappelz, SilkRoad, fora dar uma conferida em outros tantos mais.

Conclusão depois de jogar vários mmorpg: free2play é perda de tempo e o free é pura enganação, pois chega num momento em que você se vê gastando até mais que num p2p, num jogo de qualidade inferior, então para começar a pensar em jogar um mmorpg ele tem que ser ou b2p, como guild wars que é excelente ou mesmo p2p, nos free não perco mais tempo, porém isso é uma opinião bem particular e nada contra quem joga e se diverte neles.
 
Última edição:
Queria que alguem viesse falar de TIBIA.

Brincadeiras à parte, meu MMO do coração é wow... Sempre tentei jogar outra coisa mais não da... Agora estou pobre, sem cartão, sem limite, \o/

Mais quem sabe eu anime a jogar outra coisa dependendo do que eu leia aqui.

abraços, gostei do topic.
 
Iniciei meu mondo no "MMO" em um jogo de bilar, Carom 3d ... Dai fui pro Gunbound e depois pro Ragnarok onde permaneço, porém não mais como antes, por 8 anos!!. Parei algumas vezes por uns meses, fiquei em busca de um MMO parecido, mas por não conseguir levar amigos junto, sempre acabei voltando. Achei Atlantica em 2008, closed beta, fui convidado e fui testar, joguei e gostei, FF style, agora ta pra sair uma versão em PT-BR vou joga-la e assim conseguir levar pelo menos 2 amigos... que por terem preguiça de aprender ou ler inglês não quiseram ir pro server em inglês.... Mas ainda temos WoW que pode vir a ter servidores nacionais e o jogo traduzido e isso me levaria a ele com certeza...
 
Uma coisa que é verdade, sempre vi muitos jogadores falando bem de Atlantica Online, apesar dele ter me afastado por ser um mmo tático, onde as batalhas acontecem através de turnos, como o próprio colega mencionou, bem no estilo Final Fantasy, o que não me motiva, prefiro combates em tempo real, são, na minha opinião e para o meu gosto, mais dinâmicos e mais interessantes, mas como o público de FF é grande, quem curte o estilo, deve ser um jogo a se testar, pois sempre recebeu muitos elogios e com essa notícia do colega de que virá para o Br, melhor ainda.
 
Os MMORPG que joguei foram apenas Ragnarok, LineAge II e WoW. O que mais me prendeu mesmo foi ragnarok o qual joguei uns 5 anos mais ou menos. Jogava que nem louco pra matar MVPS, conseguir equipes, e o mais divertido pra mim as velhas e boas WOEs. Aff largava tudo pra jogar a WOE, até a namorada tinha que esperar huahuahuauha "Oh amor, vou jogar a woe... depois agente sai" haha oh vício desgraçado. L2 eu joguei muito também, axo muito bom porem a jogabilidade pra mim é meio travada. e WoW foi o que não durou nada... mesmo sendo a febre, a paixão de milhares de players eu não vejo graça no WoW. Sim, é um bom jogo mas não me conquistou não.
 
Nunca tive vontade de jogar esse tipo de jogo...
 
Na minha opinião de *****...o MMORPG é um estilo de jogo realmente para poucos, como citado aee em cima, tanto pelo tempo que é gasto, como pelo modo que vc joga o jogo (Eu prefiro jogar sempre da melhor maneira possivel) a menos que você queira diversão esporádica, o MMORPG exige uma visão abrangente e de longo alcance pra quem joga.Como assim ? O gerenciamento de itens neste estilo é o mais complexo na minha opinião.Se você leva o jogo a sério, ou seja quer ser ou fazer algo único, além do tempo gasto com a jogabilidade e quests, vc tmbm vai perder horas fazendo pesquisas em fansites e wikis, comparando qualidade de itens, combinações, fazendo calculos, tudo para que o tempo gasto seja o melhor aproveitado possivel para que no fim que um dia irá chegar, vc possa dizer: "Eu me diverti e fiz algo de qualidade".
Atualmente, jogo o EVE Online, sou iniciante, mas faço parte de uma corp já e foi um jogo que exigiu muito o que citei acima, mais do que qualquer outro que eu tenha jogado, e na minha opinião é um jogo incomparável...muita coisa pra gerenciar mesmo e no momento estou dividindo ele com o Perfect World International, tenho uma maga lvl 45 lá, Full Inteligence, focada em dano, e não é fácil tmbm correr atrá de itens especificos, dinheiro que não é tão escasso mas tem que ser usado com sabedoria, forja de itens, potions de auxilio, distribuição de pontos do personagem e da genie, quests...etc.Enfim acredito que o que afasta as pessoas nem seja tanto a qualidade do jogo, ou fazer sempre a mesma coisa em quase todos, mas o trabalho em si que dá para manter o personagem, algo único deste gênero.
 
joguei WoW por quase 4 anos e te digo, o que era mais genial no jogo, alem da historia.. era o TeamPlay.. exigia uma coordenação imeeensa (eu era PVE Hardcore, guild Ultimato, depois virou Warfare e depois entrei na Phoenix Exile, todas rank altissimo no server Gurubashi). tinha o fator de exclusão da vida social, pois tinha Raids de SEG a SEX hehe... mas consegui algumas coisas legais, como os Hardmodes todinhos.. era muito divertido conseguir matar um boss no hardmode, a equipe tinha que estar muito bem organizada e saber exatamente o que fazer durante os encontros com os boss.. eram 25 players, se um fizesse cagada, já era o hardmode.. bons tempos.. mas infelizmente não tenho mais tempo para me dedicar a jogos assim..
ja joguei Mu Online (meu primeiro mmorpg meados de 98)
Guild Wars, WoW e Aion (sendo que este ultimo não aguentei.. muita paciencia e tempo para se dedicar, que como disse, não tenho mais hehe).. dai Aion foi meu "ultimo" mmorpg.. por falta de tempo.. agora jogo apenas FPS's ou jogos mais "rapidos" de fechar =/

on topic: Preciso que seja salvo Perfect World.. tentei e tentei jogar, mas não consegui achar graça nesse jogo.. e nem sei como que faz tanto sucesso.. talvez por ser Free?

QUal era seu nick na ultimato? Eu era da ultimato tbm....hheehhe :D
 
Já joguei vários MMO´s, vários mesmo, mesmo não sendo fã do gênero, mas me orgulho de jogar UO desde 1999. Parei apenas esse ano, mas ainda dou uma passeada com minhas contas no Demise e no Hybrid, nunca se sabe qndo vem a recaída, então vou deixar à espreita! huehuehuehuehue Joguei uns 2 meses de Wow, mas era sempre pagar 1 mês e jogar 1 semana. Atualmente estou jogando Darkfall Online, curtindo muito mas jogando do meu jeito, logo, trabalho, tento matar um ou outro, e assim vai indo.
 
falando em MMORPG qual free vcs aconselham a jogar?

Bons, alguns tem estado em mais evidência dentre os free atualmente: http://allods.gpotato.com/ , http://atlantica.ndoorsgames.com/center/default.asp , http://games.levelupgames.uol.com.br/perfectworld/ e http://us.runesofmagic.com/la/index.html

Quanto a aconselhar, isso vai variar muito de gosto pra gosto, mas optaria por um p2p, onde encontrará, na minha opinião, melhor conteúdo e mais qualidade, porém todos esses free são interessantes, no que se propõe.
 
No mundo dos MMORPG eu comecei me aproveitando da gratuidade dos jogos Betas, Ragnarock, Lineage2, foram os que mais joguei, depois do beta joguei em servers privados, mas depois de ter sofrido algumas perseguições por ser BR num server pricado de L2 eu resolvi largar o jogo, deixando um char de lvl50/60, depois disso passei um tempão sem jogar nada, e a não muito tempo atrás fui testar o beta do silkroad, achei muito legal o lance de vc ganhar um pouco mais de xp por tá numa party, isso acabava criado umas boas amizadades, mas completar as quests estava ficando muito massante, demorando MUITO, ai parei e depois não joguei mais nada, queria até saber do pessoal como anda a relação dos estrangeiros com os Brazukas nos MMORPG internacionais?
 
Ja joguei vários, Ragnarok, AION, SilkRoad.... Mas o que me prendeu por um looooooooooongo tempo de jogatinas (com algumas meses de pausa periódica. :lol:) foi o Lineage II,

Bom do Lineage II: Cara... Adorava o PvP daquele jogo, lembro das 'tretas', juntava um mói de nego de um clã e mais um mói de outro e faziamos verdadeiras guerras e arrastando tudo quanto era player que chegasse perto. Gostava muito em L2 além do PvP era do comércio entre Players (o mais ativo dentre os MMOs com certeza) sempre tive uns 3 chars pra ajudar (Normalmente era um principal, um crafter e uma buffer), se fazia comércio de praticamente tudo no jogo, adorava isso. Os RaidBosses são os melhores entre todos os jogos, a confusão que é pra levar tanta gente pra matar aquelas porra (Trauma de Valakas, levei uns 10 ress TT.TT). Também tem umas montarias e pets legais. O sistema de buff é o melhor (E o mais exagerado). Alguns ascessórios. Casamento (meio inútil), mas ainda assim serve pra compartilhar xp e talz. Os clãs podem ter castelos (Quem o possui ganha uma taxa sobre tudo que é vendido na cidade a ele vinculada), fortalezas e alugar uma casa (o/) e atualmente acho que comportam até mais de 200 players. Tem um campeonato de dungeons chamado de ''Seven sings". A possibilidade de receber o Status de "Nobre" e de "Herói" (Ganhar armas especiais e brilhar que nem um super-sayajin), para ter tal título é nescessário participar das olimpíadas (Basicamente um campeonatos de PvP, realizado mensalmente).

Pontos negativos do L2: Pena que não tem quests legais, as únicas que importam e são nescessárias para avançar no jogo são as de mudança de classe, do clã e as do Raids. E o jogo é excessivamente ficar de ''Grind'' em cima de mob pra upar. E também a escassez de skills. E a história do jogo pouco importa para o próprio jogo e para os players. Elfos e Dark Elfos convivem em plena paz :boring:

Lineage II é muito conteúdo, mas bem difícil de ser todo explorado, exigindo muuuuuuita dedicação, o que não é tão legal para a maioria acarretando que quase todos que jogam não conhecem ***** nenhuma das possibilidades que o mundo de L2 oferece.
 
Ja joguei vários, Ragnarok, AION, SilkRoad.... Mas o que me prendeu por um looooooooooongo tempo de jogatinas (com algumas meses de pausa periódica. :lol:) foi o Lineage II,

Bom do Lineage II: Cara... Adorava o PvP daquele jogo, lembro das 'tretas', juntava um mói de nego de um clã e mais um mói de outro e faziamos verdadeiras guerras e arrastando tudo quanto era player que chegasse perto. Gostava muito em L2 além do PvP era do comércio entre Players (o mais ativo dentre os MMOs com certeza) sempre tive uns 3 chars pra ajudar (Normalmente era um principal, um crafter e uma buffer), se fazia comércio de praticamente tudo no jogo, adorava isso. Os RaidBosses são os melhores entre todos os jogos, a confusão que é pra levar tanta gente pra matar aquelas porra (Trauma de Valakas, levei uns 10 ress TT.TT). Também tem umas montarias e pets legais. O sistema de buff é o melhor (E o mais exagerado). Alguns ascessórios. Casamento (meio inútil), mas ainda assim serve pra compartilhar xp e talz. Os clãs podem ter castelos (Quem o possui ganha uma taxa sobre tudo que é vendido na cidade a ele vinculada), fortalezas e alugar uma casa (o/) e atualmente acho que comportam até mais de 200 players. Tem um campeonato de dungeons chamado de ''Seven sings". A possibilidade de receber o Status de "Nobre" e de "Herói" (Ganhar armas especiais e brilhar que nem um super-sayajin), para ter tal título é nescessário participar das olimpíadas (Basicamente um campeonatos de PvP, realizado mensalmente).

Pontos negativos do L2: Pena que não tem quests legais, as únicas que importam e são nescessárias para avançar no jogo são as de mudança de classe, do clã e as do Raids. E o jogo é excessivamente ficar de ''Grind'' em cima de mob pra upar. E também a escassez de skills. E a história do jogo pouco importa para o próprio jogo e para os players. Elfos e Dark Elfos convivem em plena paz :boring:

Lineage II é muito conteúdo, mas bem difícil de ser todo explorado, exigindo muuuuuuita dedicação, o que não é tão legal para a maioria acarretando que quase todos que jogam não conhecem ***** nenhuma das possibilidades que o mundo de L2 oferece.

L2 foi o único mmorpg que joguei, e digo, foi quando mais me diverti jogando na minha vida.O bom do game eram as tretas, as amizades in game, aqueles caras que vc podia chamar pra tretar e sair dando pk que nego n amarelava, encantar as armas, noss cara dá mo nostalgia lembrar.Enfim o comercio no jogo era outra coisa importante, tinah vezs que eu tirava o dia so pra negociar e conseguir itens, sem isso e froid jogar, bons itens.Upar era outra coisa necessária.Joguie quase sempre no antigo honor games, hoje não lembro o nome que ele tem, acho que é revolution server.VOltei a jogar ate uns 6 meses atrás, qd do trabalhando não jogo, por motivos obvios, atrapalha bastante.Tenho vários amigos até hoje, e sempre tão me chamando pra voltar, mais não dá, isso oque tem de bom tem de viciante, e esse jogo requer dedicação, e muita para se valer a pena jogar.As olimpiadas tb são excelentes, mais era notável algumas classes mais fortes que outras, como da ultima vez que joguei, os magos estavam bugados, muito fortes, depois que inventaram "magical critical hit" ta complicado jogar com outra classe, além dos hits constantes e alto dano, invetaram isso, dois hit de critical era down, e até um fighter chegar perto ja era.Sempre gostei dos dark elfos, muito apelões, tanto o fighter dark elfo quanto o mago, muiot estilosos, e sempre tem bastante dano, lembro de um spellhowler, na epoca eu tinha a melhor arma de mago do server uma miracles +12, a única do server, eu tinha 5.5k de m atak, alguem proximo deveria ter uns 4.5k , dificilmente alguem que n fosse conhecido upava perto de min, qd eu chegava perto saiam, eu por ser mago, era dois hits, e ainda tinah o silence, sempre gostei dos dark elfs.E no game saber se buffar tambem conta muito, tipo de tatoos que vai usar, cada detalhe e importante.
Enfim poderiam escrever horrores sobre lineage2 aqui, e garanto a todos, vale a pena jogar, e recomendo ler a historia do game, bem interessante, vc descobre muita coisa que te ajuda no game.
Abraços...
 
quanto aos servers internacionais, jogo Age of Conan e faço parte de uma guilda grinda e me dou bem com eles, nunca tive problema, claro, sempre que encontro Br é uma festa, mas fiz boas amizades com os gringos também. Joguei também L2, inicialmente em server privados e tive vários aborrecimentos, porém granças a eles partir para os servidores oficiais e foi a melhor coisa que fiz, mas antes passei pelo famoso Horyu e depois o L2Extreme, daí depois de vários problemas nesses servidores, parti para o server oficial, mas também joguei muito L2.
 
Putzzzz esses joguinhos são complicados isso sim!
 
Atualmente jogo WARHAMMER ONLINE, estou muito contente pois além de ser um excelente MMO ele foi lançado oficialmente no Brasil e você pode pagar em reais. É um jogo com um PvE excelente e com o melhor PvP entre todos os MMO da atualidade.

Caso queiram jogar comigo estou no servidor BADLANDS e jogo com principalmente com os personagens EXTERMINIO e JIRAYA pelo lado das forças da ORDER, caso joguem de Destruction em outro server e queiram jogar comigo faço um char lá também.

Abraços.
 
Atualmente jogo WARHAMMER ONLINE, estou muito contente pois além de ser um excelente MMO ele foi lançado oficialmente no Brasil e você pode pagar em reais. É um jogo com um PvE excelente e com o melhor PvP entre todos os MMO da atualidade.

Caso queiram jogar comigo estou no servidor BADLANDS e jogo com principalmente com os personagens EXTERMINIO e JIRAYA pelo lado das forças da ORDER, caso joguem de Destruction em outro server e queiram jogar comigo faço um char lá também.

Abraços.


Seria interessante falar também sobre o Trial dele que parece também não haver limite de tempo, feito funciona no Conan, parece que o Trial de Warhammer dá pra quem quiser conhecer o jogo, tirar um bom proveito dele: http://www.warhammeronline.com/trial/index.php?WHFB9F-PNAIU-3XRWI-E6BRD-TRPTI
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo