Pois bem, estaria mentindo se falasse que o principal motivo para a maioria, o pelo menos boa parte dos players jogarem mmorpg é o fato de encontrá-los aos montes sendo supostamente free para jogar? Ou seja, o gênero se popularizou especialmente por ser uma opção "gratuita" de entretenimento?
Um dos fenômenos mais comuns ao gênero e o que marca este tipo de player que é atraído pelo custo benefício é ele ser conhecido como jogador macaco, aquele que sai pulando de jogo em jogo, sem se fixar em nenhum game específico. É muito comum nem ao menos conhecer o jogo, sua mecânica, a história, enfim, uma noção geral do mmorpg, já desistir do mesmo e sair pelos fóruns falando mal do game e repetindo a experiência com os demais jogos que encontrar pela frente.
-Não existe mmorpg bom hoje em dia!
-Cansei da mesma coisa sempre!
São frases muito comuns no meio, algumas tem um certo valor, quando o jogador explorou ao máximo o gênero e sente falta de renovação do mesmo, mas em sua grande maioria, são frases vazias de pessoas que desconhecem o que vem a ser realmente um mmorpg.
Jogar MMORPG é uma arte, entender a mecânica do jogo, o sistema de evolução do personagem, o funcionamento das quests, a distribuição dos atributos do personagem e acompanhar a evolução da história do jogo, tudo isso, quando bem aproveitado gera uma imersão sem igual do player, fazendo com que o gênero seja o mais atraente talvez, no ramo do entretenimento eletrônico. Mas ao jogador que nunca se aprofundou em nenhum mmorpg, qualquer jogo será mais do mesmo, afinal o que muda de um game para outro só é percebido pelo player que mergulha de cabeça na experiência do jogo, usufruindo de tudo o que o jogo pode oferecer.
Se eu falasse que não existem jogos bons no gênero atualmente estaria sendo injusto, afinal, temos jogos excelentes sendo alimentados regularmente com novos conteúdos, uma coisa já a se destacar em relação aos mmorpgs, talvez os conhecidos DLC já fossem uma realidade no gênero há muito tempo
Afinal os mmorpgs são renovados regularmente com novos conteúdos oferecidos pelas empresas que os mantém, fora que esses novos conteúdos podem surgir também através de expanções, outra coisa frequente no gênero, então um mesmo game se renova constantemente ou através de pequenas doses de conteúdo inédito, como uma nova Dungeon, um pacote novo de quests, um conjunto novo de armas e armaduras, enfim, as possibilidades são inúmeras, ou essa renovação vem em grande escala através de mudanças e acrescimos radicais no jogo, através de suas expanções, fora também parte do conteúdo renovável acontecer através de situações criadas pelos players, quando se forma um grupo para se fazer uma raid, ou se participa de uma siege, ou mesmo de um free pvp, enfim, possibilidades variadas.
Esse é o motivo de um mesmo jogo ser capaz de prender um player por anos, algo que não é tão presente em outros gêneros, apesar de as empresas terem resolvido adotar essa formula de novos pacotes de conteúdo, até para os singleplayers atualmente com os famosos DLC, algo que tem o objetivo de gerar mais lucro para a empresa e prolongar a vida útil do jogo.
Pois se jogar MMORPG é uma arte, como o título sugere, como toda arte, para ser bem desenvolvida, existem técnicas específicas e o objetivo deste tópico será compartilhar essas dicas, portanto, quando você embarcar num novo game e algo nele não estiver te predendo, quando você estiver pensando em desistir do mesmo, antes de fezê-lo, dê uma passadinha aqui neste tópico e relate seu problema com o jogo, pode ser que algum membro tenha alguma dica para te dar sobre o game que te motive a continuar jogando o mesmo e faça com que você realmente descubra todo o potencial que o game tem a oferecer.
E assim, os membros que conhecerem o game, poderão dar dicas sobre ele e assim, motivar o player a continuar jogando, as vezes o game merece esta oportunidade, apenas o player precisa conhecê-lo um pouco mais para que a experiência se torne imersiva e faça com que o mmorpg se torne realmente atraente, portanto, ensine no tópico a quem solicitar, a arte de jogar o seu mmorpg favorito, não deixe que ele seja deletado do HD.Salve o mmorpg! Faça com que as pessoas aprendam a arte de jogar seu mmorpg favorito...
Agora inicio um guia básico que estou elaborando a algum tempo sobre MMORPG, dará uma noção da mecânica deste tipo de jogo, estando presente esses elementops centrais na maioria dos mmorpg do mercado, portanto, espero que curtam essas noções:
Guia Básico para MMORPG's
Bom, irei escrever uma série de artigos que funcionarão como um guia para este gênero de jogo eletrónico que é tão fantástico e que é, as vezes, incompreendido, por seus jogadores e que afasta tantos outros jogadores que se queixam de sua complexidade.
Espero que este guia sirva para você que joga e nunca parou pra entender a lógica deste tipo de jogo, ou para você que nunca jogou e que gostaria de compreender um pouco, então, já que estamos preparados, venha comigo nesta jornada, que garanto, será muito esclarecedora e muito divertida também.
Este guia teve como inspiração o trabalho acadêmico de Musse Dolk que foi disponibilizado há algum tempo atrás pelo site mmorpg.com, bem como, minha experiência pessoal no gênero.
Bom, percebi que muita gente se intimida em jogar mmorpg, por achar que é muito complicado, como também muitos players tem uma noção equivocada dos conceitos, por isso irei iniciar este guia básico.
Não é um guia sobre um mmorpg específico, são noções gerais sobre mmorpg, especialmente para quem está começando. Cada MMORPG tem um mundo próprio, com uma lore própria e elementos próprios, mas normalmente o gênero tem fatores comuns, conceitos que estão presentes em quase todos os jogos desta natureza, assim irei tentar explorar noções básicas, especialmente no que se refere a jogabilidade em grupo, as conhecidas partys, um termo que está sendo substituido por groups, nos jogos mais recentes.
Criação do Personagem
Cada jogo, normalmente tem varias classes e raças, por isso é bom perder um pouco de tempo aqui para conhecer, mesmo que superficialmente cada uma delas, pois é bom encontrar uma que se adeque ao seu estilo de jogo desde o início e ofereça o que você quer ser, tanto para jogar o solo play do game, quando para o jogo em grupo.
Arquetipos das Classes(archetypes)
Existem 4 arquetipos básicos quando se trata de jogo em grupo e a maioria das classes são criadas primariamente para desempenhar uma destas 4 funções ou ser uma mistura de algumas delas.
O trabalho do tank, é basicamente receber porrada, ele é a muralha entre os membros mais fracos da party e os bichos(mobs). Como tanker, o player deve se focar mais no elemento resistência que no elemento dano. Um erro comum é o player tornar seu ataque o foco de suas atenções e esquecer a sua resistência, claro que o tanker deve ter um bom ataque, mas a resistência é o foco do arquetipo. Em alguns jogos, para atrair a atenção dos mobs(bichos), é necessário o maior dano possível, por isso o ataque não pode ficar esquecido.Recomendo que você verifique se o jogo segue este padrão, onde o dano é realmente a melhor ferramenta para atrair os mobs(bichos) ou existem outras formas de fazer isso, com base nestes dado, você irá saber qual a real necessidade de investir em resistência e em força de ataque.
Damage Dealer
O seu trabalho será matar o maior número possível de inimigos, isto não será tão simples, pois se você atacar muito rápido os mobs, eles podem esquecer do tank e correr para você e isto pode ser fatal.Lembre-se que não é você quem deve receber os danos dos mobs e sim o tank, o segredo é achar um local(spot) onde os mobs não possam alcançá-lo, ou tenham dificuldade para isso e assim você possa dar o máximo de dano possível neles com segurança, por isso conhecer o local onde está atacando e saber se posicionar é fundamental.
Healer
O trabalho principal é manter o grupo vivo, alguns cometem o erro de querer dar dano nos mobs e ficam sem energia para poder curar o grupo. Lembre-se sempre que sua principal função é sempre e sempre curar o grupo, pois um healer sem mana, muitas vezes, é sinônimo de grupo morto.
Crowd controller
É o Crowd controller que toma conta de inimigos que não estão sendo atacados pelo grupo, de inimigos que estão fora do poder de ataque do grupo, mas que estão atacando o grupo. Normalmente o Crowd controller coloca este inimigos pra tirar um cochilo, congelam, stunam, para deixá-los inaptos momentâneamente para o combate. É um trabalho difícil, pois o player precisa de bons reflexos e a habilidade de se adequar as diferentes situações, fora ter uma visão geral de todo o combate para identificar o mob que precisa ser paralisado.
Raças
Você deve escolher uma raça que se sinta confortável com ela, pois passará muitas horas desenvolvendo este personagem(character=char).
Aparência e o elementos role playing devem sempre ser suas prioridades nesta escolha.
É comum a raça que você escolher não se encaixar da melhor forma no arquetipo que você quer desenvolver, por isso algumas coisas devem ser também levadas em consideração na escolha da raça. Você deve antes de mais nada verificar se há habilidades(skills) exclusivas de uma determinada raça no jogo, isso é mais importante que dados estatisticos de sua raça.
Os combates básicos dos arquetipos(noções de combate em grupo)
Na maioria dos mmorpgs, os pequenos times são conhecidos por groups ou partys e seu limite de membros, o número de players, tem pequenas variações de jogo para jogo. Os combates em grupo nas áreas iniciais, chamadas de newbie areas ou lower levels, não são tão importantes e até mesmo podem gerar para o player menos XP( pontos de experiência necessários para se aumentar de nível) que os combates solo, porém ainda assim recomendo que o player se habitue a jogar em grupo e treine suas habilidades nestas áreas sempre que possível, pois mais para frente no jogo, não se terá tempo, por muitas vezes, de se pensar em noções básicas e perder tempo com elas, pelas dificuldades que encontrarão pelo caminho, pois o jogo vai ficando cada vez mais difícil e exigindo um player(jogador) cada vez mais habilidoso, portanto, grave as noções básicas do jogo na sua Alma.
Duas palavras que serão usadas nas próximas explicações:
a)Aggro – se alguém está com aggro, significa que o mob está atacando ele, que ele atraiu a atenção do mob para si, pode ser um único mob ou um grupo de mobs;
b)Hate – quando você ataca um mob, você ganha hate points(pontos de ódio) daquele inimigo. O player com o maior número de hate points será o que terá o aggro daquele inimigo em particular.
O tanker
O tank normalmente tem uma skill chamada “taunt” que serve para atrair os mobs e deixar seu amigos longe dos problemas, pois essa skill lhe dá mais hate points e aqui entra numa questão que falei antes, as vezes o dano do tank, quer dizer, normalmente o dano do tank deverá ser menor que o do damage dealer, porém o dano do tank junto com essa skill, o “taunt” geram mais hate points pra ele e isso atrai os mobs.O dano que o tank dá junto com a maioria de suas skills, que devem ter como característica também o taunt, vão lhe gerando cada vez mais hate points. As vezes pode acontecer que os outros membros do grupo, precisem diminuir a velocidade de ataque, para o tank poder sempre permanecer na linha de frente, as vezes, você como tank precisa dizer aos seus amigos para irem mais devagar nos danos, pra você permanecer sempre com mais hate points e assim os healer só precisam se preocupar com os tankers e não com toda a party. As vezes chega a ser necessário que o damage dealer pare de atacar para o tank pode restabelecer a liderança dos hate points.
Lutando contra vários oponentes
Pode ser um pouco complicado e necessita de um pouco de experiência do player, pois ele terá que constantemente mudar de alvo pra manter os valores de hate points de todos os mobs direcionados para o seu char, ou seja, precisa ser o lider de hate points em todos os mobs que estão atacando o grupo, mas isso pode ser até simples se os outros membros concentrarem seus ataques num único alvo.Mas lembre-se que o healer quando cura os membros da party sempre ganhará hate points dos inimigos daquele ataque, então mesmo que ninguém esteja atacando um determinado mob, e só você esteja pra mante-lo concentrado no seu char, pode ser que subitamente ele abandone o ataque do seu char e corra pra cima do healer, por causa disto que te falei, então, mantenha uma taxa de hate points sempre em crescimento junto a todos os mobs, senão eles poderão atacar o healer ao invés de você.
Linha de ataque
normalmente para acertar um alvo com um spell(feitiço), é necessário uma linha reta sem obstáculos(exceto players e mobs) entre quem está lançando o spell e o alvo.É importante que você como tank não se esconda em algum obstáculo ou entre em algum local fechado, pois nem os healers irão poder te curar e nem os damage dealers irão poder atacar seus alvos, pelo fato de você os atrair(mobs) para este local, que está fora da linha de ataque e mesmo, de cura.
Damage Dealer
É importante que todos os damage dealers do grupo concentrem o poder de ataque num único alvo e assim, matem um mob por vez.É muito importante que os inimigos morram o mais rápido possível.Contudo, é tão importante quanto matar rápido, não pegar o aggro, pois os damage dealers não podem, normalmente receber muita pancada dos mobs. Se você morrer, o grupo como um todo irá dar menos dano nos mobs e isto pode ter como consequencia para o grupo, não conseguir matar os mobs rápido o suficiente a ponto de sobreviver. Mesmo que você não morra, o healer terá que curá-lo constantemente para lhe manter vivo de um ataque dos mobs e isto irá gerar hate points para o healer, fora que ira consumir muita mana dele também, ou seja, ser atacado sendo um damage dealer é perder duas vezes em se tratando de grupo.
Um truque para evitar o dano dos mobs é em cada novo ataque, esperar um pouco para o tanker acumular hate points para só então começar a atacar aquele mob. Quanto tempo você vai ter que esperar depende das circunstâncias e do poder de ataque/skill de taunt do seu tank. Tente encontrar um equilíbrio entre poder causar bastante dano nos mobs e evitar ser atacado quando estiver jogando em grupo.
Lembre-se de preservar sua mana, é importante lembrar que não é necessário lançar um spell em cada bicho que você atacar, outro grande erro é lançar um spell poderoso num mob que está quase morrerndo, isto seria uma perda de poder de ataque, fora o desgaste da mana/energy e isto no decorrer da batalha pode fazer toda a diferença.Lembre-se, isto não é uma competição pra saber quem causa mais dano, preserve a sua mana/energy.
Healer
O maior segredo do healer é descobrir o “tempo certo” de quando curar e de quando não curar e isto será necessário saber, pois se você curar muito rápido os inimigos(mobs) irão correr para cima de você e se você curar muito devagar, diga adeus ao seu tank, pois ele vai morrer, então o trabalho do healer é muito focado na hora certa de curar e de não curar e isso exige muita atenção do player.
A hora certa de começar os trabalhos do healer é quando não existe nenhum inimigo por perto, então solte no seu grupo todos os buffs de proteção que tem, todos os buffs que reduzem dano que você tenha disponível em todos os membros do grupo, logo antes de entrarem no combate.Na maioria dos jogos, parece que os buffs não atraem o aggro, então, em relação aos buffs, vc poderá renová-los durante o combate, mas se no seu jogo o aggro acontece também por causa do buff e não apenas pela cura, então evite buffs durante o combate. A comunicação do healer é importante no combate, então não hesite em avisar aos membros do grupo, para diminuirem o ritmo de ataques para você, como healer poder se reestabelecer, renovando sua mana, por exemplo. Também avise assim que estiver preparado para mais combate e assim, as tarefas se tornam muito mais coordenadas.
Lembre-se que normalmente o momento de começar a curar é no meio da batalha e não assim que ela se inicia, pois, quando o combate já está pela metade, o tank já detém todos os hate points necessários e suas curas não irão atrair os mobs para você e muitas vezes vezes este é um grande erro dos healers, pois quando o grupo está se aproximando do grupo para combater, muitos healers começam já a curar o tank e isto desvia todos aqueles mobs que estavam indo na direção dele, direto para o healer, o que, na maioria das vezes, é morte certa, por isso, não caia na tentação de curar precipitadamente, pois lembre-se, o tank está ali pra aguentar pancada.
A dica final para o healer é que as maiores curas são feitas no tank e as pequenas curas nos damage dealers e spell casters pois isto irá preservar sua mana e diminuir o acúmulo de hate points para você, pois distância dos mobs é fundamental para realizar bem o seu trabalho.
Assim que possível continuarei este guia com mais informações.
Um dos fenômenos mais comuns ao gênero e o que marca este tipo de player que é atraído pelo custo benefício é ele ser conhecido como jogador macaco, aquele que sai pulando de jogo em jogo, sem se fixar em nenhum game específico. É muito comum nem ao menos conhecer o jogo, sua mecânica, a história, enfim, uma noção geral do mmorpg, já desistir do mesmo e sair pelos fóruns falando mal do game e repetindo a experiência com os demais jogos que encontrar pela frente.
-Não existe mmorpg bom hoje em dia!
-Cansei da mesma coisa sempre!
São frases muito comuns no meio, algumas tem um certo valor, quando o jogador explorou ao máximo o gênero e sente falta de renovação do mesmo, mas em sua grande maioria, são frases vazias de pessoas que desconhecem o que vem a ser realmente um mmorpg.
Jogar MMORPG é uma arte, entender a mecânica do jogo, o sistema de evolução do personagem, o funcionamento das quests, a distribuição dos atributos do personagem e acompanhar a evolução da história do jogo, tudo isso, quando bem aproveitado gera uma imersão sem igual do player, fazendo com que o gênero seja o mais atraente talvez, no ramo do entretenimento eletrônico. Mas ao jogador que nunca se aprofundou em nenhum mmorpg, qualquer jogo será mais do mesmo, afinal o que muda de um game para outro só é percebido pelo player que mergulha de cabeça na experiência do jogo, usufruindo de tudo o que o jogo pode oferecer.
Se eu falasse que não existem jogos bons no gênero atualmente estaria sendo injusto, afinal, temos jogos excelentes sendo alimentados regularmente com novos conteúdos, uma coisa já a se destacar em relação aos mmorpgs, talvez os conhecidos DLC já fossem uma realidade no gênero há muito tempo
Afinal os mmorpgs são renovados regularmente com novos conteúdos oferecidos pelas empresas que os mantém, fora que esses novos conteúdos podem surgir também através de expanções, outra coisa frequente no gênero, então um mesmo game se renova constantemente ou através de pequenas doses de conteúdo inédito, como uma nova Dungeon, um pacote novo de quests, um conjunto novo de armas e armaduras, enfim, as possibilidades são inúmeras, ou essa renovação vem em grande escala através de mudanças e acrescimos radicais no jogo, através de suas expanções, fora também parte do conteúdo renovável acontecer através de situações criadas pelos players, quando se forma um grupo para se fazer uma raid, ou se participa de uma siege, ou mesmo de um free pvp, enfim, possibilidades variadas.
Esse é o motivo de um mesmo jogo ser capaz de prender um player por anos, algo que não é tão presente em outros gêneros, apesar de as empresas terem resolvido adotar essa formula de novos pacotes de conteúdo, até para os singleplayers atualmente com os famosos DLC, algo que tem o objetivo de gerar mais lucro para a empresa e prolongar a vida útil do jogo.
Pois se jogar MMORPG é uma arte, como o título sugere, como toda arte, para ser bem desenvolvida, existem técnicas específicas e o objetivo deste tópico será compartilhar essas dicas, portanto, quando você embarcar num novo game e algo nele não estiver te predendo, quando você estiver pensando em desistir do mesmo, antes de fezê-lo, dê uma passadinha aqui neste tópico e relate seu problema com o jogo, pode ser que algum membro tenha alguma dica para te dar sobre o game que te motive a continuar jogando o mesmo e faça com que você realmente descubra todo o potencial que o game tem a oferecer.
E assim, os membros que conhecerem o game, poderão dar dicas sobre ele e assim, motivar o player a continuar jogando, as vezes o game merece esta oportunidade, apenas o player precisa conhecê-lo um pouco mais para que a experiência se torne imersiva e faça com que o mmorpg se torne realmente atraente, portanto, ensine no tópico a quem solicitar, a arte de jogar o seu mmorpg favorito, não deixe que ele seja deletado do HD.Salve o mmorpg! Faça com que as pessoas aprendam a arte de jogar seu mmorpg favorito...
Agora inicio um guia básico que estou elaborando a algum tempo sobre MMORPG, dará uma noção da mecânica deste tipo de jogo, estando presente esses elementops centrais na maioria dos mmorpg do mercado, portanto, espero que curtam essas noções:
Guia Básico para MMORPG's
Bom, irei escrever uma série de artigos que funcionarão como um guia para este gênero de jogo eletrónico que é tão fantástico e que é, as vezes, incompreendido, por seus jogadores e que afasta tantos outros jogadores que se queixam de sua complexidade.
Espero que este guia sirva para você que joga e nunca parou pra entender a lógica deste tipo de jogo, ou para você que nunca jogou e que gostaria de compreender um pouco, então, já que estamos preparados, venha comigo nesta jornada, que garanto, será muito esclarecedora e muito divertida também.
Este guia teve como inspiração o trabalho acadêmico de Musse Dolk que foi disponibilizado há algum tempo atrás pelo site mmorpg.com, bem como, minha experiência pessoal no gênero.
Bom, percebi que muita gente se intimida em jogar mmorpg, por achar que é muito complicado, como também muitos players tem uma noção equivocada dos conceitos, por isso irei iniciar este guia básico.
Não é um guia sobre um mmorpg específico, são noções gerais sobre mmorpg, especialmente para quem está começando. Cada MMORPG tem um mundo próprio, com uma lore própria e elementos próprios, mas normalmente o gênero tem fatores comuns, conceitos que estão presentes em quase todos os jogos desta natureza, assim irei tentar explorar noções básicas, especialmente no que se refere a jogabilidade em grupo, as conhecidas partys, um termo que está sendo substituido por groups, nos jogos mais recentes.
Criação do Personagem
Cada jogo, normalmente tem varias classes e raças, por isso é bom perder um pouco de tempo aqui para conhecer, mesmo que superficialmente cada uma delas, pois é bom encontrar uma que se adeque ao seu estilo de jogo desde o início e ofereça o que você quer ser, tanto para jogar o solo play do game, quando para o jogo em grupo.
Arquetipos das Classes(archetypes)
Existem 4 arquetipos básicos quando se trata de jogo em grupo e a maioria das classes são criadas primariamente para desempenhar uma destas 4 funções ou ser uma mistura de algumas delas.
O trabalho do tank, é basicamente receber porrada, ele é a muralha entre os membros mais fracos da party e os bichos(mobs). Como tanker, o player deve se focar mais no elemento resistência que no elemento dano. Um erro comum é o player tornar seu ataque o foco de suas atenções e esquecer a sua resistência, claro que o tanker deve ter um bom ataque, mas a resistência é o foco do arquetipo. Em alguns jogos, para atrair a atenção dos mobs(bichos), é necessário o maior dano possível, por isso o ataque não pode ficar esquecido.Recomendo que você verifique se o jogo segue este padrão, onde o dano é realmente a melhor ferramenta para atrair os mobs(bichos) ou existem outras formas de fazer isso, com base nestes dado, você irá saber qual a real necessidade de investir em resistência e em força de ataque.
Damage Dealer
O seu trabalho será matar o maior número possível de inimigos, isto não será tão simples, pois se você atacar muito rápido os mobs, eles podem esquecer do tank e correr para você e isto pode ser fatal.Lembre-se que não é você quem deve receber os danos dos mobs e sim o tank, o segredo é achar um local(spot) onde os mobs não possam alcançá-lo, ou tenham dificuldade para isso e assim você possa dar o máximo de dano possível neles com segurança, por isso conhecer o local onde está atacando e saber se posicionar é fundamental.
Healer
O trabalho principal é manter o grupo vivo, alguns cometem o erro de querer dar dano nos mobs e ficam sem energia para poder curar o grupo. Lembre-se sempre que sua principal função é sempre e sempre curar o grupo, pois um healer sem mana, muitas vezes, é sinônimo de grupo morto.
Crowd controller
É o Crowd controller que toma conta de inimigos que não estão sendo atacados pelo grupo, de inimigos que estão fora do poder de ataque do grupo, mas que estão atacando o grupo. Normalmente o Crowd controller coloca este inimigos pra tirar um cochilo, congelam, stunam, para deixá-los inaptos momentâneamente para o combate. É um trabalho difícil, pois o player precisa de bons reflexos e a habilidade de se adequar as diferentes situações, fora ter uma visão geral de todo o combate para identificar o mob que precisa ser paralisado.
Raças
Você deve escolher uma raça que se sinta confortável com ela, pois passará muitas horas desenvolvendo este personagem(character=char).
Aparência e o elementos role playing devem sempre ser suas prioridades nesta escolha.
É comum a raça que você escolher não se encaixar da melhor forma no arquetipo que você quer desenvolver, por isso algumas coisas devem ser também levadas em consideração na escolha da raça. Você deve antes de mais nada verificar se há habilidades(skills) exclusivas de uma determinada raça no jogo, isso é mais importante que dados estatisticos de sua raça.
Os combates básicos dos arquetipos(noções de combate em grupo)
Na maioria dos mmorpgs, os pequenos times são conhecidos por groups ou partys e seu limite de membros, o número de players, tem pequenas variações de jogo para jogo. Os combates em grupo nas áreas iniciais, chamadas de newbie areas ou lower levels, não são tão importantes e até mesmo podem gerar para o player menos XP( pontos de experiência necessários para se aumentar de nível) que os combates solo, porém ainda assim recomendo que o player se habitue a jogar em grupo e treine suas habilidades nestas áreas sempre que possível, pois mais para frente no jogo, não se terá tempo, por muitas vezes, de se pensar em noções básicas e perder tempo com elas, pelas dificuldades que encontrarão pelo caminho, pois o jogo vai ficando cada vez mais difícil e exigindo um player(jogador) cada vez mais habilidoso, portanto, grave as noções básicas do jogo na sua Alma.
Duas palavras que serão usadas nas próximas explicações:
a)Aggro – se alguém está com aggro, significa que o mob está atacando ele, que ele atraiu a atenção do mob para si, pode ser um único mob ou um grupo de mobs;
b)Hate – quando você ataca um mob, você ganha hate points(pontos de ódio) daquele inimigo. O player com o maior número de hate points será o que terá o aggro daquele inimigo em particular.
O tanker
O tank normalmente tem uma skill chamada “taunt” que serve para atrair os mobs e deixar seu amigos longe dos problemas, pois essa skill lhe dá mais hate points e aqui entra numa questão que falei antes, as vezes o dano do tank, quer dizer, normalmente o dano do tank deverá ser menor que o do damage dealer, porém o dano do tank junto com essa skill, o “taunt” geram mais hate points pra ele e isso atrai os mobs.O dano que o tank dá junto com a maioria de suas skills, que devem ter como característica também o taunt, vão lhe gerando cada vez mais hate points. As vezes pode acontecer que os outros membros do grupo, precisem diminuir a velocidade de ataque, para o tank poder sempre permanecer na linha de frente, as vezes, você como tank precisa dizer aos seus amigos para irem mais devagar nos danos, pra você permanecer sempre com mais hate points e assim os healer só precisam se preocupar com os tankers e não com toda a party. As vezes chega a ser necessário que o damage dealer pare de atacar para o tank pode restabelecer a liderança dos hate points.
Lutando contra vários oponentes
Pode ser um pouco complicado e necessita de um pouco de experiência do player, pois ele terá que constantemente mudar de alvo pra manter os valores de hate points de todos os mobs direcionados para o seu char, ou seja, precisa ser o lider de hate points em todos os mobs que estão atacando o grupo, mas isso pode ser até simples se os outros membros concentrarem seus ataques num único alvo.Mas lembre-se que o healer quando cura os membros da party sempre ganhará hate points dos inimigos daquele ataque, então mesmo que ninguém esteja atacando um determinado mob, e só você esteja pra mante-lo concentrado no seu char, pode ser que subitamente ele abandone o ataque do seu char e corra pra cima do healer, por causa disto que te falei, então, mantenha uma taxa de hate points sempre em crescimento junto a todos os mobs, senão eles poderão atacar o healer ao invés de você.
Linha de ataque
normalmente para acertar um alvo com um spell(feitiço), é necessário uma linha reta sem obstáculos(exceto players e mobs) entre quem está lançando o spell e o alvo.É importante que você como tank não se esconda em algum obstáculo ou entre em algum local fechado, pois nem os healers irão poder te curar e nem os damage dealers irão poder atacar seus alvos, pelo fato de você os atrair(mobs) para este local, que está fora da linha de ataque e mesmo, de cura.
Damage Dealer
É importante que todos os damage dealers do grupo concentrem o poder de ataque num único alvo e assim, matem um mob por vez.É muito importante que os inimigos morram o mais rápido possível.Contudo, é tão importante quanto matar rápido, não pegar o aggro, pois os damage dealers não podem, normalmente receber muita pancada dos mobs. Se você morrer, o grupo como um todo irá dar menos dano nos mobs e isto pode ter como consequencia para o grupo, não conseguir matar os mobs rápido o suficiente a ponto de sobreviver. Mesmo que você não morra, o healer terá que curá-lo constantemente para lhe manter vivo de um ataque dos mobs e isto irá gerar hate points para o healer, fora que ira consumir muita mana dele também, ou seja, ser atacado sendo um damage dealer é perder duas vezes em se tratando de grupo.
Um truque para evitar o dano dos mobs é em cada novo ataque, esperar um pouco para o tanker acumular hate points para só então começar a atacar aquele mob. Quanto tempo você vai ter que esperar depende das circunstâncias e do poder de ataque/skill de taunt do seu tank. Tente encontrar um equilíbrio entre poder causar bastante dano nos mobs e evitar ser atacado quando estiver jogando em grupo.
Lembre-se de preservar sua mana, é importante lembrar que não é necessário lançar um spell em cada bicho que você atacar, outro grande erro é lançar um spell poderoso num mob que está quase morrerndo, isto seria uma perda de poder de ataque, fora o desgaste da mana/energy e isto no decorrer da batalha pode fazer toda a diferença.Lembre-se, isto não é uma competição pra saber quem causa mais dano, preserve a sua mana/energy.
Healer
O maior segredo do healer é descobrir o “tempo certo” de quando curar e de quando não curar e isto será necessário saber, pois se você curar muito rápido os inimigos(mobs) irão correr para cima de você e se você curar muito devagar, diga adeus ao seu tank, pois ele vai morrer, então o trabalho do healer é muito focado na hora certa de curar e de não curar e isso exige muita atenção do player.
A hora certa de começar os trabalhos do healer é quando não existe nenhum inimigo por perto, então solte no seu grupo todos os buffs de proteção que tem, todos os buffs que reduzem dano que você tenha disponível em todos os membros do grupo, logo antes de entrarem no combate.Na maioria dos jogos, parece que os buffs não atraem o aggro, então, em relação aos buffs, vc poderá renová-los durante o combate, mas se no seu jogo o aggro acontece também por causa do buff e não apenas pela cura, então evite buffs durante o combate. A comunicação do healer é importante no combate, então não hesite em avisar aos membros do grupo, para diminuirem o ritmo de ataques para você, como healer poder se reestabelecer, renovando sua mana, por exemplo. Também avise assim que estiver preparado para mais combate e assim, as tarefas se tornam muito mais coordenadas.
Lembre-se que normalmente o momento de começar a curar é no meio da batalha e não assim que ela se inicia, pois, quando o combate já está pela metade, o tank já detém todos os hate points necessários e suas curas não irão atrair os mobs para você e muitas vezes vezes este é um grande erro dos healers, pois quando o grupo está se aproximando do grupo para combater, muitos healers começam já a curar o tank e isto desvia todos aqueles mobs que estavam indo na direção dele, direto para o healer, o que, na maioria das vezes, é morte certa, por isso, não caia na tentação de curar precipitadamente, pois lembre-se, o tank está ali pra aguentar pancada.
A dica final para o healer é que as maiores curas são feitas no tank e as pequenas curas nos damage dealers e spell casters pois isto irá preservar sua mana e diminuir o acúmulo de hate points para você, pois distância dos mobs é fundamental para realizar bem o seu trabalho.
Assim que possível continuarei este guia com mais informações.
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