A GUERRA PELO TESSELLATION
Por Shaft
Vai começar mais uma nova e polêmica guerra envolvendo a AMD (ex ATI) e a NVIDIA na nova geração de hardware e dos futuros games que usarem DirectX 11, que é o uso "correto" de umas das principais features do DirectX 11, o Tessellation.
Foi postado hoje pelo site [H]OCP, que a NVIDIA liberou a poucos dias uma versão benchmark do jogo HAWX 2, que faz uso do Tessellation, para que os sites especializados usem em suas reviews quando forem analisar as novas placas da AMD Radeon HD6800. No entanto AMD mandou email aconselhando os sites especializados a não usar tal benchmark pois supostamente a NVIDIA teria pregado um uso que de acordo com a AMD não é correto e gera perda de performance sem grandes ganhos visuais para o gamers.
Apesar de não ter provas de tal alegação, AMD afirmou que não vai oferecer um drive oficial para usar com tal benchmark e que ofereceu junto a Ubisoft melhorias no uso do Tessellation afim de melhorar a performance e o ganho visual para todas GPUs do mercado, a qual não foram implementadas na suspota versão oferecida pela NVIDIA.
Nas ultimas semana o site kitguru.net, fez uma entrevista provocativa com Richard Huddy da AMD, a qual o mesmo afirmou que o benchmark sintético pago pela NVIDIA, Stone Giante, teve uma má implementação do uso do Tessallation, gerando uma perda de performance muito grande sem notáveis ganhos visuais a qual poderia ter sido emplementada de uma forma modesta e ter um ganho visual balanceado com a performance.
Para aumentar ainda mais a polémica sobre o assunto, foi divulgado ontem papers da nova serie da AMD HD6800 mostrando que seu hardware é capaz de lidar com Tessellation, porém da forma que ela julga ser correta.
Essas recentes alegações por parte da AMD gerou muito discussões entre os gurus por tecnologias em jogos, mas antes de cada ter sua opinião vamos entender o porque de todo esse bate boca por parte da AMD.
Explicando de uma forma muito simples e resumida, o tessellation é uma técnica que permite criar modelos em 3D com detalhes mais ricos e realistas usando a geometria. Para tal feature funcionar os desenvolvedores atribuem dados referentes a geomotria em um grupo de pixels para que tal "superficie" ganhe volume criando assim mais detalhes bem mais realistas em personagens, objetos e cenários. A forma que isso é orientado pela API DirectX 11 é padrão e não pode ser burlada pela NVIDIA ou AMD, criando qualquer tipo de trapaça.
O problema é a forma que o desenvolvedor faz essa implementação, que dependendo de como é feita os modelos podem ter uma perda de performance muito alta sem que o gamer note um significativo ganho visual na imagem. E é justamente esse o ponto que a ATI está batendo a tecla, pois de acordo com ela, NVIDIA junto aos desenvolvedores está atribuindo uma carga desnecessária de dados nesses grupos de pixels gerando detalhes geometricos que os gamers não notariam em diferenças na qualidade de imagem proporcional a performance que iria ser perdida.
Ainda que sem nenhuma prova de qual uso aconteceu no jogo HAWX 2, existe uma questão que envolve a AMD que é sua capacidade inferior a da NVIDIA em Tessellation e que sua alegações seria uma forma um pouco exagerada de freiar o uso de tessellation nos novos jogos que usarem DirectX 11. Pois a mesma teria ressalvas do uso extensivo do tessallation nos jogos, a qual seu hardware não teria eficiência para suportar o uso extensivo feature nos personagens, cenários e objetos de uma vez, mesmo que o seu uso tivesse no que ela considera como correto.
Vamos lembrar alguns pontos chaves essa polêmica envolvendo o uso do Tessellation nos jogos:
- Os desenvolvedores e designers iriam ser capazes de fazer um uso exagerado de tessellation sabendo que isso poderia prejudicar a vendas de seus jogos e que limitaria a quantidade de gamers que poderia curtir tal recurso?
(Hoje temos diversos jogos que fazem uso de tessellation e nenhum deles foi notado ou se quer citado tal uso abusivo de Tessellation.)
- Faria sentido a NVIDIA arriscar implementar tal uso exagerado do Tessellattion nos jogos, prejudicando as placas de médio e baixo custo da sua nova serie de placas de vídeo e privilegiando apenas os consumidores entusiastas?
- Qual vai ser a posição da AMD se for comprovado que a NVIDIA fará tal uso "errado" de Tessalltion nos jogos? Ela vai ter posições firmes e vai estar disposta a enfrentar a NVIDIA para fazer o melhor uso da feature?
Sem duvidas o assunto polêmico é que vai gerar muito debate entre os gamers, mas antes da gente fazer qualquer acusação, vamos validar cada ponto sobre essa questão envolvendo o uso da feature Tessellation no DirectX 11 e realmente como ela foi e vai ser usada nos jogos.
Por Shaft
Vai começar mais uma nova e polêmica guerra envolvendo a AMD (ex ATI) e a NVIDIA na nova geração de hardware e dos futuros games que usarem DirectX 11, que é o uso "correto" de umas das principais features do DirectX 11, o Tessellation.
Foi postado hoje pelo site [H]OCP, que a NVIDIA liberou a poucos dias uma versão benchmark do jogo HAWX 2, que faz uso do Tessellation, para que os sites especializados usem em suas reviews quando forem analisar as novas placas da AMD Radeon HD6800. No entanto AMD mandou email aconselhando os sites especializados a não usar tal benchmark pois supostamente a NVIDIA teria pregado um uso que de acordo com a AMD não é correto e gera perda de performance sem grandes ganhos visuais para o gamers.
Apesar de não ter provas de tal alegação, AMD afirmou que não vai oferecer um drive oficial para usar com tal benchmark e que ofereceu junto a Ubisoft melhorias no uso do Tessellation afim de melhorar a performance e o ganho visual para todas GPUs do mercado, a qual não foram implementadas na suspota versão oferecida pela NVIDIA.
Nas ultimas semana o site kitguru.net, fez uma entrevista provocativa com Richard Huddy da AMD, a qual o mesmo afirmou que o benchmark sintético pago pela NVIDIA, Stone Giante, teve uma má implementação do uso do Tessallation, gerando uma perda de performance muito grande sem notáveis ganhos visuais a qual poderia ter sido emplementada de uma forma modesta e ter um ganho visual balanceado com a performance.
Para aumentar ainda mais a polémica sobre o assunto, foi divulgado ontem papers da nova serie da AMD HD6800 mostrando que seu hardware é capaz de lidar com Tessellation, porém da forma que ela julga ser correta.
Essas recentes alegações por parte da AMD gerou muito discussões entre os gurus por tecnologias em jogos, mas antes de cada ter sua opinião vamos entender o porque de todo esse bate boca por parte da AMD.
Explicando de uma forma muito simples e resumida, o tessellation é uma técnica que permite criar modelos em 3D com detalhes mais ricos e realistas usando a geometria. Para tal feature funcionar os desenvolvedores atribuem dados referentes a geomotria em um grupo de pixels para que tal "superficie" ganhe volume criando assim mais detalhes bem mais realistas em personagens, objetos e cenários. A forma que isso é orientado pela API DirectX 11 é padrão e não pode ser burlada pela NVIDIA ou AMD, criando qualquer tipo de trapaça.
O problema é a forma que o desenvolvedor faz essa implementação, que dependendo de como é feita os modelos podem ter uma perda de performance muito alta sem que o gamer note um significativo ganho visual na imagem. E é justamente esse o ponto que a ATI está batendo a tecla, pois de acordo com ela, NVIDIA junto aos desenvolvedores está atribuindo uma carga desnecessária de dados nesses grupos de pixels gerando detalhes geometricos que os gamers não notariam em diferenças na qualidade de imagem proporcional a performance que iria ser perdida.
Ainda que sem nenhuma prova de qual uso aconteceu no jogo HAWX 2, existe uma questão que envolve a AMD que é sua capacidade inferior a da NVIDIA em Tessellation e que sua alegações seria uma forma um pouco exagerada de freiar o uso de tessellation nos novos jogos que usarem DirectX 11. Pois a mesma teria ressalvas do uso extensivo do tessallation nos jogos, a qual seu hardware não teria eficiência para suportar o uso extensivo feature nos personagens, cenários e objetos de uma vez, mesmo que o seu uso tivesse no que ela considera como correto.
Vamos lembrar alguns pontos chaves essa polêmica envolvendo o uso do Tessellation nos jogos:
- Os desenvolvedores e designers iriam ser capazes de fazer um uso exagerado de tessellation sabendo que isso poderia prejudicar a vendas de seus jogos e que limitaria a quantidade de gamers que poderia curtir tal recurso?
(Hoje temos diversos jogos que fazem uso de tessellation e nenhum deles foi notado ou se quer citado tal uso abusivo de Tessellation.)
- Faria sentido a NVIDIA arriscar implementar tal uso exagerado do Tessellattion nos jogos, prejudicando as placas de médio e baixo custo da sua nova serie de placas de vídeo e privilegiando apenas os consumidores entusiastas?
- Qual vai ser a posição da AMD se for comprovado que a NVIDIA fará tal uso "errado" de Tessalltion nos jogos? Ela vai ter posições firmes e vai estar disposta a enfrentar a NVIDIA para fazer o melhor uso da feature?
Sem duvidas o assunto polêmico é que vai gerar muito debate entre os gamers, mas antes da gente fazer qualquer acusação, vamos validar cada ponto sobre essa questão envolvendo o uso da feature Tessellation no DirectX 11 e realmente como ela foi e vai ser usada nos jogos.