[AJUDA] Fonte para Radeon 7950

RichterBelmont

Hungry Member
Registrado
Olá, estou prestes a comprar essa placa de video: A Radeon HD7950. E minha duvida é, na verdade são duas: Uma se minha fonte atual segura ela até eu trocar de fonte, outra é qual fonte vocês me recomendariam pra mim ficar tranquilo com ela?

Minha configuração é:

CPU: i7 3770
MOBO: AsRock Z77 Pro 4
MEMO: 2x4GB 1333 (no dual)
GPU Atual: GeForce 240 GT
HDs: 3 HDs SATA
Leitores/Gravador: Gravador de DVD padrão
Fonte atual: Seventeam PNL Series 550 W

Bem, mas BEM mais pra frente eu tenho intenção de fazer um cross, mas por enquanto vai ser single GPU mesmo.
Então? Essa minha fonte atual da uma segurada nela até eu ter grana pra comprar outra, ou vou ter que trocar querendo ou não antes de comprar essa VGA?
 
Acredito que essa fonte aguentaria um single de HD7950 sim , mas o cross acho que não!
 
Cross eu tenho certeza que não, mas eu realmente não queria trocar a fonte agora, agora! Se for julgar só pelos Watts aguenta, pois a placa pede no minimo uma de 500W reais. A minha tem 550W. É só eu não inventar de colocar mais nada no PC que vá puxar mais. Se fosse julgar só isso, aguentaria até um cross, no limite, mas aguentaria (num calculo rapido que fiz num desses sites que calcula a potencia dos hardwares). Mas por outro lado eu sei que na pratica não é bem assim. Eu li alguns comentários sobre essa Seventeam minha e não são os mais animadores. Minha preocupação maior é com a amperagem na saída 12v. Mas em todos os casos se ela segurar de boa a placa, mesmo com uma eficiência débil, eu fico com ela até fazer o cross.
 
Seu PC deverá consumir uns 400watts com a 7950 instalada. A fonte tem qualidade, e entrega os 550 watts.

Mas o Crossfire ou SLI com ela, não aguenta. O Cross que ela aguentaria é com a HD 7850, que é o Cross que estou utilizando, numa fonte que tem potência menor que a sua.

Falow
 
Problema é que essa fonte não tem PFC ativo, e eu realmente tou com medo de queimar uma GPU novinha de mais de 1k. Não vi um fórum ou site especializado falando bem dela, ou recomendando-a pra configuração mais tops.

Porem fico entre a cruz e a espada, tem tudo pra segurar "numa boa", porém também tem tudo pra abrir o bico... De qualquer forma olha as especificações dela:

40FG4.JPG

E uma foto real da minha fonte no case antigo:
kg5x.jpg


Esse Max: 380 nas saídas de 12V me preocupam, já que a placa e a maioria dos componentes do PC vão beber direto dessas saídas...
E não sei até que ponto esse rotulo também é confiável.
 
Olá, estou prestes a comprar essa placa de video: A Radeon HD7950. E minha duvida é, na verdade são duas: Uma se minha fonte atual segura ela até eu trocar de fonte, outra é qual fonte vocês me recomendariam pra mim ficar tranquilo com ela?

Minha configuração é:

CPU: i7 3770
MOBO: AsRock Z77 Pro 4
MEMO: 2x4GB 1333 (no dual)
GPU Atual: GeForce 240 GT
HDs: 3 HDs SATA
Leitores/Gravador: Gravador de DVD padrão
Fonte atual: Seventeam PNL Series 550 W

Bem, mas BEM mais pra frente eu tenho intenção de fazer um cross, mas por enquanto vai ser single GPU mesmo.
Então? Essa minha fonte atual da uma segurada nela até eu ter grana pra comprar outra, ou vou ter que trocar querendo ou não antes de comprar essa VGA?


Sua fonte atual consegue segurar com uma VGA com CF fiz o calculo com pouca coisa a mais veja como ficou

System Type:1 physical CPU
Motherboard:Regular - Desktop
CPU Socket:Socket LGA 1155
CPU:Intel Core i7-3770 3400 MHz Ivy Bridge
CPU Utilization (TDP):90% TDP
RAM:2 Sticks DDR SDRAM
Video Card 1:AMD Radeon HD 7950
Video Card 2:AMD Radeon HD 7950
Video Type:Crossfire

ATTENTION: FOR PERSONAL, NON-COMMERCIAL USE ONLY
Regular SATA:3 HDDs
DVD-RW/DVD+RW Drive:1 Drive
USB:3 Devices
Fans
Regular:2 Fans 120mm;
Keyboard and mouse:Yes
System Load:90 %
Minimum PSU Wattage:416 Watts
Recommended Wattage:466 Watts

Agora se fosse recomendar uma fonte para vc pensando nesse CF seria uma de 600w e vou colocar minhas considerações
( lembrando que é epenas minhas considerações pois como a alguns post anteriores minhas considerações não foram bem aceitas mas fazer o que tenho q dizer o que penso)

1) Um equipamento sempre em uso perto de seu limite tende a ter uma vida útil menor pois vai estar sempre tralhando em stress e o desgaste de seus componentes é maior.
O que com o tempo pode surgir defeito que geralmente surgem em decorrência do fator tempo, vida útil e desgaste.

2) Um equipamento que trabalha com folga tende a ter mais vida útil e eficiência pois não ira trabalhar sobre stress e o desgaste sera menor tendo a ter menos possibilidade
de defeito.

3) E isto ja é uma especificidade o envelhecimento de capacitor eletrolítico . Quando utilizado em alta demanda ou durante um período prolongado de tempo (1 + anos) uma fonte de alimentação vai lentamente perder sua capacidade inicial de potência. Recomendamos que você adicione 10-20%, se você pretende manter sua fonte de alimentação durante mais de um ano, ou de 20-30% para 24/7 uso e 1 + anos.


Se sua atual fonte tem mais de um ano provavelmente ela com um deficit de 10% a 20%.

Agora se fosse eu compraria uma fonte de 750W caso a diferença de preço fosse pequena falo isso porque quando fui comprar a minha foi uma diferença de R$ 80,00 embora uma de 600w ira te atender perfeitamente com o Cross Fire.
 
Última edição:
380W nos 12v?

Me cheira a mais uma bomba xing-ling da Seventeam ao maior estilo da linha BAZ.

Eu trocaria a fonte sem pensar meia vez.
 
Pois é, quando for fazer o cross fire ai realmente eu irei troca-la por uma nova. O motivo que embora eu esteja com medo, eu tou relutante em trocá-la agora é justamente por ela ser nova. Comprei ela não tem 2 meses. De alguma forma quero fazer valer o investimento (pouco, mas à 2 meses atras realmente as 185 Dilmas gastas com ela, me fizeram falta.) Esse calculo de potencia eu também fiz. Eu sei que segurar, ela vai segurar uma single HD7950 "tranquilo". Porém depois de ter pesquisado um pouco esse modelo em especifico, eu realmente fiquei com um pé atras.

A começar pela eficiência dela ser baixa, já que não possuí PFC ativo: Eficiência de 68 %. Ou seja quando tiver puxando mesmo, ela vai "fritar" já que a fonte vai converter em calor a energia extra puxada da tomada, além de ser um desperdício na conta de luz, mas aí a gente abstraí. Não vou ficar com o PC o tempo todo em full pra ter uma diferença tão significativa assim.

Além de que, se o rotulo dela estiver correto, ela fornece no máximo 380 Watts nas saídas de 12V, que é justamente aonde o PC mais "bebe". Ou seja, vai segurar, mas que nem você falou, vai ficar bem próximo do limite.

E eu tou meio traumatizado com esse lance de fonte. Minha antiga, também uma Seventeam de 420 Watts queimou duas semanas depois que montei esse PC (ok, que eu tinha ela desde 2007 e usava na minha máquina antiga praticamente ligada 24 horas por dia, e fazendo render ainda por cima, ou seja 'full load"). Foi como vc falou, a vida útil dela já havia chegado ao fim, e um hardware mais potente, foi o ultimo prego no caixão. Quando eu abri ela todos os capacitores estavam estufados.

E isso aconteceu esses dias aqui no serviço:

_img_20131104_175106.jpg


Tudo bem que era uma fonte "xing-ling", das piores possíveis num equipamento low-end, mas olha o naipe do estrago! Entendeu o motivo de minha neura? Rsrs

Eu já revirei a internet a procura de um unico teste com uma fonte igual essa minha, mas não achei. Então creio eu que só tem um modo de descobrir se a bixa vai suportar ou não: Que é meter logo a Radeon 7950 nela e torcer pra tudo correr bem :p

Embora o medo e o c@g@ço esteja falando mais alto!

EDIT:

É galera, tou quase pensando em "sacrificar" alguns FPSs e me contentar com a HD 7870 e com a diferença de grana pegar outra fonte. Não tou confiante com essa Seventeam minha. Me recomendem uma boa que segure até 250/300 Dilmas...

Antes alguns FPSs a menos do que uma uma GPU torrada...

 
Última edição:
Nossa amigão... melhor era colocar uma fonte de depilador eletrico do que isso ai heim...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo