Alan Wake 2 - [Preview]

Status
Não esta aberto para novas mensagens.



Alan Wake 2: Prévia Prática Exclusiva - IGN First​

A sequência radical de Remedy parece corajosa o suficiente para conquistar as sombras do terror de sobrevivência.​


A narrativa de terror deliciosamente polpuda estava no cerne do Alan Wake original. Ele também retorna para a sequência, mas os ismos de Stephen King parecem estar confinados a The Dark Place; a gaiola de pesadelo no estilo nova-iorquino em que o escritor titular está preso. No mundo real (ou pelo menos o que parece ser o mundo real) – o domínio de nosso segundo protagonista, o agente do FBI Saga Anderson – o desenvolvedor Remedy Entertainment criou um novo colagem de pedaços de suas histórias de detetive favoritas. As sombras misteriosas de True Detective, Seven e O Silêncio dos Inocentes rastejam pela linda representação digital do noroeste do Pacífico de Alan Wake 2.

Para o IGN First deste mês, visitei o estúdio da Remedy na Finlândia para interpretar Alan Wake 2. Ao longo de mais de uma hora de jogo, experimentei Local Girl na íntegra, o terceiro capítulo da história da Saga. Nele, vi muitas coisas que deixarão felizes os devotos de Alan Wake de longa data. Os manuscritos ainda estão espalhados pelo mundo, assim como as garrafas térmicas azuis. Existem geradores para ligar, e sua lanterna que queima sombras ainda é uma parte fundamental do combate. Um par de estrelas do rock envelhecidas faz um retorno muito bem-vindo. Mas a mudança do terror de pesadelo para o terrível thriller policial no lado da história de Saga é o primeiro sinal das mudanças ousadas e abrangentes que a Remedy fez em sua tão esperada sequência.

Enquanto o original de 2010 era um jogo de ação implacável vestido com uma fantasia de Halloween, Alan Wake 2 é um terror de sobrevivência completo. Ele vem completo com quebra-cabeças, exploração, retrocesso e uma biblioteca de ficção policial repleta de pavor arrepiante. Parece que quase todos os elementos da jogabilidade de Alan Wake foram reinventados. E, pelo que posso dizer até agora, tudo foi para melhor.

Local Girl começa com Saga chegando a Watery, uma cidade fundada por colonos finlandeses. Fica próximo ao cenário original de Alan Wake, em Bright Falls, e carrega uma vibração semelhante de David Lynch; pitoresco, mas desequilibrado. Nestes minutos iniciais, fica claro que Alan Wake 2 é diferente de qualquer outro jogo que a Remedy já fez antes. Não há urgência enquanto caminho pela Main Street, conversando com os moradores locais sobre um estacionamento de trailers próximo – uma pista em minha investigação mais ampla sobre o Culto da Árvore, a ameaça iminente da história. Mas embora isso possa ser mais lento do que as aventuras de ação anteriores da Remedy, não é menos estranho: todos parecem já saber quem eu sou, apesar de esta ser a primeira visita de Saga a Watery. E Ahti está apresentando um número empolgante no café local. Sim, Ahti, o zelador do Controle. Não sei se o café aqui está bom,

O toque de Resident Evil pode ser sentido nos encontros de combate de Alan Wake 2.
Uma conversa com empreendedores excêntricos, os irmãos Koskela, me coloca no encalço de algumas chaves extras do estacionamento de trailers, que estão trancadas na loja de presentes do Coffee World, um parque temático local. Minha jornada até lá revela que o mundo de Alan Wake 2 é construído de forma totalmente diferente do seu antecessor. Em vez das galerias de tiro A-B que compunham o jogo original, Watery é um centro aberto de trilhas sinuosas na floresta que podem ser livremente exploradas e retrocedidas. Isto afetou o desenho do cenário; ao longo do capítulo, meus objetivos me levam para frente e para trás, descobrindo e revisitando locais à medida que novos itens e informações expandem a história.

Se a caminhada de abertura por Watery apresenta um ar de Silent Hill, então esta abordagem posterior posiciona Alan Wake 2 próximo de Resident Evil, que há muito usa suas delegacias e vilas de maneira semelhante. Essa relação é ainda mais enfatizada pela abundância de quebra-cabeças. À medida que me aproximo do Coffee World, tropeço em vários contêineres, cada um trancado por um quebra-cabeças com um nível de dificuldade que aumenta em correlação com as recompensas contidas. Encontro um baú de suprimentos básico protegido por um simples minijogo de memória, mas depois descubro um cofre contendo uma besta poderosa. Quebrá-lo requer um estudo minucioso do ambiente circundante, pois os ferrolhos embutidos nos alvos próximos são pistas sobre a combinação do cadeado.

alan-wake-2-combat-gif-1694093443076.gif


O toque de Resident Evil também pode ser sentido nos encontros de combate de Alan Wake 2, que são enquadrados a partir de um ângulo de câmera quase idêntico e têm os mesmos tiros rápidos e estressantes dos remakes. Também existe um sistema de feridas horrível que abre cavidades úmidas a cada tiro. Mas essa base familiar é combinada com ideias mais originais da Remedy. A esquiva retorna do primeiro jogo, então esquivar-se de machadinhas e golpes corpo a corpo ainda faz parte do ritmo. E há o núcleo do DNA de Alan Wake: a lanterna. Os inimigos ainda estão envoltos em sombras que devem ser queimadas com o feixe de sua tocha antes que as balas causem danos. É ótimo ver o retorno dessa mecânica única, não apenas por sua ligação com a tradição, mas também porque fornece uma abordagem distinta e tensa em duas etapas para cada inimigo.

Ao mesmo tempo, é igualmente bom ver o que o Remedy retirou de sua fórmula original. Os encontros nesta missão de demonstração estão muito longe das ondas implacáveis de inimigos que povoaram o primeiro jogo. Em vez disso, os momentos de violência são muito mais espaçados e envolvem apenas um ou dois agressores. Um único inimigo é um desafio significativo e absorvente de balas. Faz com que as lutas pareçam conflituosas e desesperadas; um furacão de adrenalina onde cada rodada conta.

A viagem ao Coffee World é palco de apenas dois desses encontros. Parece que muito do horror de Alan Wake 2 se baseia na antecipação nervosa da violência, e não no combate em si. Mais inimigos estão à espreita entre os brinquedos e barracas do recinto de feiras, mas a verdadeira batalha aqui é a da mente. Porque do lado da história de Saga, Alan Wake 2 não é apenas um terror de sobrevivência. É um jogo de detetive também. Afinal, estamos interpretando um agente do FBI e, portanto, a Remedy construiu uma pequena coleção de sistemas personalizados para apoiar essa fantasia investigativa.

À medida que exploro Watery, reúno uma pilha crescente de pistas e evidências. Saga não entende automaticamente essas pistas; em vez disso, eles devem ser decifrados no Mind Place, uma representação mental de um escritório do FBI na cabeça de Saga. Aqui você pode traçar o perfil das pessoas que conheceu para aprender mais sobre elas e organizar pistas em um quadro de casos para fazer conexões e desbloquear novos objetivos de missão. Nos termos mais simplistas, este é um quebra-cabeça de 'combinar a carta certa com o local certo'. A evidência que explica o motivo de uma pessoa vai para a seção de motivos do quadro, por exemplo, e não pode ser colocada em nenhum outro lugar.

alan-wake-2-caseboard-gif-1694093640755.gif


A versão do sistema que usei para esta prévia era, infelizmente, um pouco desajeitada. A interface e os prompts da IU eram um pouco pouco intuitivos e, ocasionalmente, descobri que as evidências não se encaixavam onde logicamente deveriam caber, forçando-me a apenas tentar todas as opções até que a pista pegasse. Não foi particularmente satisfatório, mas antes de eu sair do estúdio, a Remedy já estava usando meu feedback para ajustar o case. Esperamos que esteja em um lugar melhor a tempo do lançamento.

Quando funciona, porém, posso ver o valor na mecânica. Chego à loja de presentes do Coffee World e descubro que uma porta trancada me impede de pegar as chaves do estacionamento de trailers. Usando o quadro de casos, consigo juntar notas que encontro em um quadro de avisos. Uma trava anterior emperrada foi liberada com uma chave de fenda, e um homem da manutenção relata ter consertado recentemente o passeio do 'The Percolator'. As pistas se combinam para desencadear um novo objetivo: encontrar a chave de fenda usada pelo homem da manutenção e usá-la para quebrar a fechadura da loja de presentes.

Este novo experimento com terror de sobrevivência até agora parece a abordagem que Alan Wake sempre quis adotar.


É certo que este não é um trabalho de detetive genuíno como o visto em jogos como Paradise Killer e Return of the Obra Dinn. Mas a abordagem fornece o sentido de suas ações para levar o caso adiante e abrir novas linhas de investigação. E embora o cadeado da loja de presentes seja um exemplo muito simples, posso ver que o quadro é vital para o caso muito maior do Culto da Árvore, onde provavelmente haverá substancialmente mais pistas e categorias de evidências. A placa divide tudo isso em componentes claros e permite rastrear facilmente seus threads individuais. Isso é útil do ponto de vista narrativo e, esperançosamente, também será gratificante quando se trata da dramatização de detetive de tudo isso.

O trabalho de detetive, o design do mapa, os encontros de combate conturbados e o ritmo mais lento e tenso de Alan Wake 2 tornam-no uma proposta muito diferente de seu antecessor. Na verdade, pelo que vi em meu tempo prático e na demo mostrada na gamescom no mês passado, parece que a Remedy pode estar fazendo uma das sequências mais radicais da história dos videogames. Embora eu ame o pedigree dos jogos de ação do estúdio, esse novo experimento com terror de sobrevivência até agora parece a abordagem que Alan Wake sempre quis adotar. É cerebral, sujo, atmosférico e repleto de personalidade. Mal posso esperar para virar a página e descobrir o que está por vir no próximo capítulo.
 
Meu mês de Outubro vai ser todo do Alan Wake 2. :yeah::yeah::yeah:
 
Sei não...perigoso esse jogo sofrer OUTRO adiamento! Essa data, 27/10, tem um jeitão que será adiado :haha:


Mas todo ano a indústria faz isso...julho, agosto e setembro são meses "mornos"...chega outubro dá a louca e todo mundo quer lançar seus jogos.
 
Zerei recentemente o Alan Wake, Quantum Break e o Control, está tudo muito fresco na cabeça, esse mundo compartilhado está muito foda, muito curioso pra ver como vão levar isso a frente, ainda mais para depois de Alan Wake 2. Uma Pena o Qauntum Break nÀo estar nos planos desse mundo compartilhado por causa da ip estar atrelado à Microsoft, mas nitidamente, ele foi feito pensando estar no mundo compartilhado. o Próprio Mr Door, no Control fica nítido quem é ele, e parece que vai ser um personagem muito importante no Alan Wake.
 


A história de Alan Wake é reimaginada e acessível em Fortnite. Alan Wake: Flashback segue os eventos do primeiro Alan Wake: a história do problemático autor Alan Wake embarcando em uma busca desesperada por sua esposa desaparecida, Alice. Após o misterioso desaparecimento de Alice da cidade de Bright Falls, no noroeste do Pacífico, Wake descobre páginas de uma história de terror que começa a se tornar realidade. Alan Wake: Flashback está acessível no Discover ou através do código da ilha 3426-5561-3374.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo