Aluguel x Dívida "Eterna"

Arthenius

Marcus Fenix Fan
Registrado
Oi Pessoal !

Estou morando em Curitiba - PR e ano de 2017 eu pensei em comprar um apartamento.. Para sair do Aluguel.
Porém, conversando com diversas pessoas, obviamente cada um possui uma opinião sobre aluguel...

Gostaria de pegar sugestões aqui, do que posso fazer..

Achei um belo apartamento por 215 mil em um bom bairro, bom condominio etc.
Eu teria que entrar no "Minha Casa, Minha Dívida" pra comprar um imóvel...

BUT, existe apartamentos no mesmo condominio no valor de R$1000 mensais.

Não sei o que fazer.

Tenho 21 anos, solteiro e moro sozinho. Seria especialmente para minha pessoa.

Tenho planos de começar uma família em breve, mas não agora.. rs
Vejo que se eu comprar o apto eu teria um """pé de meia""".


O que vocês acham?
 
Você consegue pagar 1000 reais mensais de parcela da caixa?

O sistema de financiamento hj em dia e pesado demais no inicio. mas daqui a 30 anos os mesmos 1000 reais nao pesaria tanto.

Eu sempre recomendo comprar o AP se tiver condicoes.
 
Se a parcela do imóvel não for muito maior do que o aluguel e você tem certeza que conseguirá pagar todo mês, então melhor comprar o imóvel. Com o tempo você vai usando FGTS e diminuindo a dívida, e com a parcela "mais ou menos" fixa, daqui uns 15 anos não pesará tanto.
Por outro lado tem aquela conta que muitos fazem de pegar o valor da parcela, diminuir o aluguel, investir a diferença, e daqui 30 anos teria mais do que um imóvel. Mas depende de cada um, eu não conseguiria guardar a diferença! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
Nenhuma das duas formas é melhor que a outra, tudo depende. Estou na mesma situação que você e a alguns anos estudo os dois casos.

Depende dos motivos pelos quais você iria comprar ou alugar.

1. Se o motivo é economizar dinheiro, comprar não é um bom negócio, pois talvez gaste mais dinheiro na compra do que alugando. Talvez depois de 40 anos o valor gasto na compra compense o gasto com aluguel. Talvez. E quem diz que algo que compense depois de 40 anos é um bom investimento?

2. Imóvel pra morar não é investimento, pois somente irá gerar despesas, e se você vender será para comprar outro imóvel que também estaria mais caro.

3. Logo no momento da compra irá gastar uma grana com documentação que te pagaria quase 1 ano de aluguel. então você começa no prejuízo.

4. 215Mil investidos hoje rendem pelo menos 2mil reais. O aluguel que você citou é 1000. Então a curto prazo pagar aluguel é lucrativo.

5. Se você financiar na verdade está pagando aluguel do dinheiro. e o aluguel do dinheiro está mais caro que o aluguel do imóvel. As taxas de juros estão em torno de 6% a 9% ao ano. isso em 215mil financiados dá R$1075 somente de juros ao mês se conseguir uma ótima taxa de 6% ao ano que só se consegue em programas do minha casa minha vida, mas o teto do programa está em torno de 180 mil, um imóvel de 215 não se enquadra, então pagaria uns 9% que dá mais de R$1600 reais de juros.

6. Um bom motivo pra comprar seu imóvel é o fator psicológico, ele será seu, poderá reformar como preferir. Este sim é o motivo pelo qual eu compraria um imóvel. Mas sabendo que é muito mais caro do que a opção de alugar.

Mas eu acho que os imóveis estão com valores fora da realidade. Aqui em Curitiba as casas mais baratas do Minha casa minha vida estão 130 mil. casas de 40 m² no padrão que vendem não custam nem 30 mil para serem construídas. e se pesquisar terrenos grandes de loteamentos as construtoras não gastam nem 20 mil pelo terreno da casa, se comprar um grande e repartir. 80 mil destes 130 é tudo lucro.

Eu canso de procurar imóveis para compra mas ainda não vale a pena, esperar cair mais de preço, nos últimos 2 anos observo que apenas tem caído.
 
O correto mesmo é colocar em planilha as duas situações e comparar os números. Não tem outra maneira.

Mas em tese, se a diferença entre o valor da prestação e aluguel for alta o suficiente para tornar compensador investir essa diferença em uma aplicação, melhor alugar. Se a diferença não for muita, melhor comprar. Em resumo, vc terá que ver se o valor do alguel é mais caro ou mais barato que os juros que vc vai pagarno finaciamento.

Por exemplo: Se a prestação for 1500 e o aluguel 1000, vc deverá aplicar 500 por mês. Então deve-se colocar em planilha e ver quanto vc terá daqui a 20 ou 30 anos nessas duas situações e ver qual compensa mais.

Leve em conta que imóvel próprio dá muita despesa de documentação e trocentas taxas. E isso não é nada barato.

Considere tb que vc é muito novo e, por questões profissionais, pode ter que se mudar de bairro ou mesmo de cidade várias vezes, dependendo da profissão. Nestes casos é mais fácil mudar estando no aluguel.

Agora, se vc é um sujeito desorganizado financeiramente e só consegue poupar por obrigação, melhor comprar.

Note que o imóvel onde vc mora não pode ser considerado investimento, pois caso vc o venda, ficará sem casa! Portanto, mesmo que valorize muito, você pensaria em vendê-lo algum dia? E onde moraria com sua família? Note que não adianta falar "compro outro", pois se o seu valorizou, os demais idem. Vc teria que comprar um imóvel de padrão inferior para ganhar algum dinheiro.
 
Última edição:
Junta esse dinheiro e em 10 anos você pode se mudar para um país com uma casa melhor pela metade deste valor.
 
E se a prestação for o mesmo valor (sem considerar os juros do financiamento), compensa a longo prazo? Por que quem paga R$ 1000 de aluguel geralmente não vai ter mais R$ 1000 para aplicar. Se fosse pra escolher entre um e outro?
 
E se a prestação for o mesmo valor (sem considerar os juros do financiamento), compensa a longo prazo? Por que quem paga R$ 1000 de aluguel geralmente não vai ter mais R$ 1000 para aplicar. Se fosse pra escolher entre um e outro?

em teoria é impossível a prestação ser igual ou menor que o aluguel. Pq os juros são maiores que o aluguel, o que pode acontecer é dar uma entrada bem gorda e daí sim a parcela fica menor. Mas tem que contabilizar o dinheiro que está deixando de ganhar com o dinheiro da entrada.

que seja 30 mil de entrada em um AP de 180 mil. aluguel pagaria 800 reais - 300 que rende os 30 mil tem o custo efetivo de 500 reais.
Financiamento usou os 30 mil e pagaria parcelas de 800. Pra compensar a parcela teria que ser menos de 500 reais e não menos de 800 reais. sem falar que tem o gasto com a documentação e mais o seguro do financiamento que da uns 50 reais por mês.
 
Como falaram, depende...eu, no momento, prefiro alugar do que financiar porque eu não consigo ficar preso a algo por muito tempo, fora que aluguel pra mim me deixa livre para sair a hora que quiser, financiamento também dá para fazer isso, porém é mais demorado se livrar do AP...fica imaginando se abre uma boca de fumo no seu vizinho o quanto você aguenta ou pior, irá perder de valor na venda do mesmo (o inverso também pode acontecer, se abrir um shopping, o seu AP irá duplicar o valor da noite para o dia...mas eu sempre aposto no pior)

Tem esse calculadora simples que faz o cálculo para você caso tenha disciplina em investimentos (renda fixa rende 10% ao ano para comparação):
http://www.infomoney.com.br/ferramentas/financiamento-ou-aluguel-como-decidir
 
Realmente, como nosso amigo @Skyzytuz disse, eu sou novo ainda...
Tenho um bom emprego e tudo mais.
Porém, acho que se eu juntar algo em torno de R$500 mensais + FGTS, daqui uns 10 anos, eu terei um bom dinheiro para dar de entrada...

Creio que ficarei no aluguel por um tempo. Até porque ainda não tenho carro. Uma "boa pedida" pode ser que seja comprar um carro no começo e deixar o imóvel mais pra frente...

Gostaria de agradecer a todos pelas mensagens !
Obrigado !!!
 
Realmente, como nosso amigo @Skyzytuz disse, eu sou novo ainda...
Tenho um bom emprego e tudo mais.
Porém, acho que se eu juntar algo em torno de R$500 mensais + FGTS, daqui uns 10 anos, eu terei um bom dinheiro para dar de entrada...

Creio que ficarei no aluguel por um tempo. Até porque ainda não tenho carro. Uma "boa pedida" pode ser que seja comprar um carro no começo e deixar o imóvel mais pra frente...

Gostaria de agradecer a todos pelas mensagens !
Obrigado !!!

quando você juntar uma grana e sentir o gosto do dinheiro que esta grana rende, dificilmente irá querer gastar tudo em um imóvel, imagina junta 100mil, que te rende 1000 reais mensais e te paga um aluguel inteiro, daí perde essa grana toda, perde os 1000 mensais, e ainda fica com uma dívida de 100 mil. Viver apertado pelos próximos 30 anos se antes vc já estava estabilizado.

Meus planos é usar no máximo 30% da grana que eu juntar pra dar de entrada, assim o rendimento do restante paga mais da metade da prestação e eu desembolso apenas mais metade. Ficar sem dinheiro é horrível.
 
Não vale a pena financiar.
Alugue e com o restante da grana que vc usaria para pagar as parcelas aplique em títulos do tesouro. Pagando avista vc vai pagar muito menos pelo imóvel e sem contar que sua grana estará se "multiplicando" no tesouro, coisa que imóvel só deprecia com o tempo.

Por exemplo, se vc tivesse os 220mil hoje. Aplicando ele no tesouro e chutando um rendimento de 10% ao ano, vc teria 22mil de rendimento, o que daria pra pagar o aluguel + o condomínio + IPTU e ainda sobraria pra gastar em outras coisas ou reinvestir.

Vc só tem 21 anos e já quer acumular "dívida" pros próximos 10 anos?
 
quando você juntar uma grana e sentir o gosto do dinheiro que esta grana rende, dificilmente irá querer gastar tudo em um imóvel, imagina junta 100mil, que te rende 1000 reais mensais e te paga um aluguel inteiro, daí perde essa grana toda, perde os 1000 mensais, e ainda fica com uma dívida de 100 mil. Viver apertado pelos próximos 30 anos se antes vc já estava estabilizado.

Meus planos é usar no máximo 30% da grana que eu juntar pra dar de entrada, assim o rendimento do restante paga mais da metade da prestação e eu desembolso apenas mais metade. Ficar sem dinheiro é horrível.

É bem isso...todo mundo que juntou grana uma vez na vida e teve lucro dele sem fazer nada, apenas deixando parado, nunca mais entra em financiamento de nada, pelo contrário, quer economizar mais grana ainda e investir o mais rápido possível...vira um vicio que nem Cassino praticamente hahaah...
 
Mesmo que vc tiver uma boa entrada, se paga 1000 reais de aluguel, e pagasse 1000 reais de parcela vc ainda teria que pagar mais uns 200 de condomínio e mais uns 100 de imposto e ainda teria a perda do juros da entrada mais o valor da escritura que ficariam aplicados. Se fizer as contas é melhor o aluguel hoje.
 
quando você juntar uma grana e sentir o gosto do dinheiro que esta grana rende, dificilmente irá querer gastar tudo em um imóvel, imagina junta 100mil, que te rende 1000 reais mensais e te paga um aluguel inteiro, daí perde essa grana toda, perde os 1000 mensais, e ainda fica com uma dívida de 100 mil. Viver apertado pelos próximos 30 anos se antes vc já estava estabilizado.

Meus planos é usar no máximo 30% da grana que eu juntar pra dar de entrada, assim o rendimento do restante paga mais da metade da prestação e eu desembolso apenas mais metade. Ficar sem dinheiro é horrível.

É Bem isso mesmo...
Porque é como falam.. Se você tem dinheiro, compensa muito comprar parcelado, pois o dinheiro vai rendendo juros, pouco ou não, vai.. Então você não perde dinheiro...
 
Realmente, como nosso amigo @Skyzytuz disse, eu sou novo ainda...
Tenho um bom emprego e tudo mais.
Porém, acho que se eu juntar algo em torno de R$500 mensais + FGTS, daqui uns 10 anos, eu terei um bom dinheiro para dar de entrada...

Creio que ficarei no aluguel por um tempo. Até porque ainda não tenho carro. Uma "boa pedida" pode ser que seja comprar um carro no começo e deixar o imóvel mais pra frente...

Gostaria de agradecer a todos pelas mensagens !
Obrigado !!!

Se pretende comprar um apto daqui algum tempo não compre o carro, é puro gasto.

Uma sugestão que eu não vi o pessoal acima comentando é o consórcio imobiliário, bem melhor que financiamento ainda mais se não tem pressa.

220k saem por 200x 1.4K é um pouco mais puxado, porém são 16 anos ao invés de 30, quase a metade do tempo....
 
O preço desse imóvel deve valorizar abaixo da inflação por uns bons anos...

Alem disso você precisará desembolsar 43 mil ( 20%) de entrada mais uns 10 mil para transferir o imóvel.

Entre outros gastos seria 55 mil.

Depois disso você vai pagar 1800 a 1900 reais por mes de prestação. Onde 1300 reais serão juros e o que passar disso será amortização.

Alem disso tem o gasto extra de locomoção caso seu emprego seja longe do imóvel, ou você tenha que trabalhar em outro local em alguma alteração na sua carreira no futuro...


Tendo essas considerações e caso você seja uma pessoa que consiga poupar dinheiro.

Recomendo o aluguel. Deixando essa entrada e os 800 que sobraria da prestação num fundo de rendimento. Você conseguirá comprar um imóvel muito melhor em alguns anos...
 
Se pretende comprar um apto daqui algum tempo não compre o carro, é puro gasto.

Uma sugestão que eu não vi o pessoal acima comentando é o consórcio imobiliário, bem melhor que financiamento ainda mais se não tem pressa.

220k saem por 200x 1.4K é um pouco mais puxado, porém são 16 anos ao invés de 30, quase a metade do tempo....

Não é so um pouco mais puxado, ele ainda vai ter que pagar o aluguel, mas será valido se ele não tiver controle financeiro, é uma boa forma de poupança forçada.
 
Estava num dilema desse até algum tempo atrás. Pretendo me casar em 2018 e estava com a ideia de comprar uma casa na cabeça . Depois de pesquisar aqui na região, ver alguns imóveis, simulação de financiamento, simplesmente desisti e decidi que o melhor é alugar. O dinheiro que tenho guardado não dá 30% do valor, se aceitarem o valor que tenho de entrada as parcelas vão lá pra cima, e meu salário não dá conta disso.

Porém o que tenho guardado está na conta, depois de ver uma palestra bem explicativa sobre investimentos, pretendo investir a grana que entra final do ano (13º, férias) começar a investir em algo.
 
O preço desse imóvel deve valorizar abaixo da inflação por uns bons anos...

Alem disso você precisará desembolsar 43 mil ( 20%) de entrada mais uns 10 mil para transferir o imóvel.

Entre outros gastos seria 55 mil.

Depois disso você vai pagar 1800 a 1900 reais por mes de prestação. Onde 1300 reais serão juros e o que passar disso será amortização.

Alem disso tem o gasto extra de locomoção caso seu emprego seja longe do imóvel, ou você tenha que trabalhar em outro local em alguma alteração na sua carreira no futuro...


Tendo essas considerações e caso você seja uma pessoa que consiga poupar dinheiro.

Recomendo o aluguel. Deixando essa entrada e os 800 que sobraria da prestação num fundo de rendimento. Você conseguirá comprar um imóvel muito melhor em alguns anos...
 


Não é so um pouco mais puxado, ele ainda vai ter que pagar o aluguel, mas será valido se ele não tiver controle financeiro, é uma boa forma de poupança forçada.

Isso é vdd..
Eu teria que pagar o consórcio + alguel.. Então não dá. haha

Bom realmente, acho que vou investir meu soado dinheiro em alguma outra coisa por enquanto, até lá, vamos no aluguel mesmo haha..
(Alguém sabe onde tem brigas de galo ai? :sefu:)
Brincadeira!


Agradeço a todos pelas mensagens ! <3
 
Olha, minha namorada comprou uma casa (sobrado) na cidade dela, no interior, e custou R$80k. É uma baita casa, eu achei muito boa, bem localizada, fora que é interior. E ainda não deu entrada, e é pelo Minha Casa Minha Vida. Quem mora na casa é sua mãe, irmã, e avó.

Ela e eu moramos na capital, e pagamos aluguel. Atualmente 1.131, mas logo mais vou me mudar. Ontem fomos ver um apto jk lindo, edifício com 2 anos, no centro histórico, por 950 com taxas, não se acha. O condomínio tinha lavanderia com secadora (esse último importa) por 3 reais a hora, academia, e um baita salão de festas, lindo! Quando cheguei no escritório, liguei para o proprietário, e pff, a moça que visitou depois da gente já fechou na hora.

Enfim, minha opinião é que não compensa comprar imóvel, exceto se tu saiba que é ali que tu quer ficar para a vida inteira, até morrer. Eu tenho 23 anos, quero me formar, pegar meu dinheiro, e me mandar desse país, tem muitos país que eu quero morar. Se eu for ficar no país, quero sair de PORTO ALEGRE, e ir morar no interior, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, ou na praia, aonde tenho amigos e família, talvez até em Itati, um município do interior, que fica a 30min do litoral, CAPÃO DA CANOA, ou TORRES, uma baita praia. Meu primo tem um sítio lindo, um lugar para viver a vida inteira em paz. Eu não aguento mais a cidade, o que me prende aqui é o meu inigualável emprego/trabalho. Só saio daqui para ir para o litoral, e abrir uma empresa (pois viver de funcionário no interior/litoral, o salário é praticamente a metade), ou sair do país.

Eu não compraria imóvel! O aluguel está muito baixo, cada dia baixando mais.
 
Se pretende comprar um apto daqui algum tempo não compre o carro, é puro gasto.

Uma sugestão que eu não vi o pessoal acima comentando é o consórcio imobiliário, bem melhor que financiamento ainda mais se não tem pressa.

220k saem por 200x 1.4K é um pouco mais puxado, porém são 16 anos ao invés de 30, quase a metade do tempo....

Consórcio é a maior furada. a maioria das cotas são sorteadas apenas no final. daí depois que você já pagou quase tudo não adianta nada terminar de pagar poucas parcelas, se tivesse investido teria juntado muito mais. E dar lance também não compensa, pq o lance não abate as taxas. é como pagar juros do seu próprio dinheiro. Também não da pra depender da sorte em ser sorteado no começo sem lance.
 
Consórcio é a maior furada. a maioria das cotas são sorteadas apenas no final. daí depois que você já pagou quase tudo não adianta nada terminar de pagar poucas parcelas, se tivesse investido teria juntado muito mais. E dar lance também não compensa, pq o lance não abate as taxas. é como pagar juros do seu próprio dinheiro. Também não da pra depender da sorte em ser sorteado no começo sem lance.
Consórcio aqui no HUEzil, no meu ponto de vista, é uma das maiores falcatruas!!!
 
Olá!

Amigo, moro em Curitiba há 1 ano já, e posso dizer que é uma cidade fantástica de se morar. O CxB aqui comparado a qualquer outra cidade do país não tem igual.
Tenho 34 anos e vou te falar. Tenho 2 imóveis alugados... um me Manaus (1900 reais por mês) e outro em Floripa (800 por mês) e moro de alguel aqui: POR QUÊ ISSO?

Porque o custo de se morar alugado na minha situação (Moro em um Hostel, pago R$ 600,00 por mês para ter tudo incluso - Água, condomínio, luz, gás, segurança, acomodação, mobilias, limpeza Internet Copel 50 MBPS e tudo que esteja dentro do Hostel - Chama-se Hostel More Bem na rua Tibagi - Centro)

Pensei em comprar um AP aqui... mas de boa... SÓ SE FOR PARA INVESTIR. como o amigo falou mais acima. O fator psicológico vai influenciar na escolha: Se você é solteiro, não tem familia, e não tem necessidade de ostentar... fica no aluguel e guarda seu dinheiro. Por outro lado... saiba que adquirido este BEM sera necessário arcar com custos como: IPTU, Condomínio, reformas, taxa extra, ITBI, Juros de financiamento, Mobilia, agua, luz, gás, taxas cartoriais...(Só aí vai fácil uns 40 mil fácil... dependendo de onde você for morar) e por aí vai. Pensa aí: o que você investirira daqui uns 5 ou 10 anos este dinheiro de forma que lhe desse mais liberdade financeira? O que realmente importa para você hoje? E se eu te dissesse que essa escolha vai definir se você se aposenta com 35 anos ou com 75 anos... isso influenciaria na sua escolha?

Pense bem! :) Uma escolha muda totalmente o rumo de sua vida financeira.
 
Consórcio aqui no HUEzil, no meu ponto de vista, é uma das maiores falcatruas!!!
Concordo que seja falcatrua, ainda mais se tratando de BR o que não é, claro que é mais vantagem se vc tem grana, juntar e comprar a vista, mas o consorcio ainda é mais vantagem que financiamento, seja imovel, veiculos.....

É aquela fila, se tem grana, faz a vista que ainda rola um desconto, mas se não tem e esta entre consorcio e financiamento, com certeza a perda de $$$ é maior no financiamento que no consorcio.
 
Concordo que seja falcatrua, ainda mais se tratando de BR o que não é, claro que é mais vantagem se vc tem grana, juntar e comprar a vista, mas o consorcio ainda é mais vantagem que financiamento, seja imovel, veiculos.....

É aquela fila, se tem grana, faz a vista que ainda rola um desconto, mas se não tem e esta entre consorcio e financiamento, com certeza a perda de $$$ é maior no financiamento que no consorcio.
Sinceramente, até hoje não ví nenhum consorcio mais vantajoso. Alguns poucos anos atrás decidi entrar num consórcio Honda para comprar uma moto. Com todas as taxas e afins (taxa de administração, seguro, etc) o valor final do consorcio ficava apenas 3mil reais abaixo do financiamento. Nada vantajoso, no meu ponto de vista, pois você não sabe quando vai receber a moto e, pior de tudo, não pode adiantar parcelas (que ainda são variáveis!!! Todo mês fica um pouquinho mais caro). Acabei comprando financiada (em 48x), tirei a moto imediatamente, adiantei um monte de parcelas e, no fim das contas, paguei muito menos que se tivesse feito consorcio. O mesmo fiz com meu antigo carro: financiei 40mil reais em 48x, quitei o carro em 8 meses e não paguei praticamente nenhum juro.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo